Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Por via das dúvidas, é sempre prudente verificar se a sua rede de internet sem fio não está sendo compartilhada indevidamente. Ou mesmo ter certeza de quantos e quais dispositivos têm acesso ao seu Wi-Fi, caso a conexão esteja mais lenta do que o normal, por exemplo.

Para descobrir quantos computadores, smartphones, tablets ou videogames estão ligados ao seu Wi-Fi, a tarefa é bastante simples. Você só precisa digitar na barra de endereços do seu navegador o número de IP do roteador ou modem. Ao pressionar Enter, você será levado para a página de configuração do seu distribuidor de Wi-Fi, que deverá pedir-lhe um nome de usuário e senha.

A senha de usuário e senha é definida pelo dono do computador. Mas se, por acaso, você é o dono e não se lembra de ter definido um login, pode tentar usar o padrão fornecido pelo Windows: “admin” para ambos os campos, usuário e senha. Recomendamos, porém, que você defina credenciais de segurança personalizadas assim que possível.

A tela que se abre, portanto, é a página de configuração do roteador ou modem. Por ela você pode redefinir a senha do Wi-Fi, reiniciá-lo e até ter acesso a alguns dados mais sensíveis. É nessa página que você encontra a lista de dispositivos conectados à rede, mas o local específico dessa opção pode mudar de acordo com o provedor de internet ou o fabricante do roteador.

Se este for a DS-Link, por exemplo, é possível encontrar a lista na guia “Wireless”, dentro da seção “Station info”. No caso de outras fabricantes, você pode procurar pelas opções “My Network”, “Device list”, “Attached Device” ou algo do gênero – normalmente, em inglês.

Como descobrir o IP do modem ou roteador

Normalmente, você pode encontrar esse número no manual ou na parte inferior do dispositivo. Mas, caso você não o encontre, há outras maneiras não tão simples.

Sendo assim, se você estiver usando um computador com sistema Windows, aperte os botões no seu teclado Windows+R. Isso abrirá a janela “Executar”, a partir da qual você vai acessar o Prompt de Comando do PC.

Digite as letras “cmd” na barra e clique em “OK”.

Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

A tela que se abre mostra um fundo preto e alguns dígitos brancos. Esse, caso você não conhecia, é o Prompt de Comando do computador. Ao final da linha “C:Users” há o nome do usuário do sistema e um sinal “>”. Digite agora as letras “ipconfig” e pressione Enter no seu teclado.

Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Verificando endereços

▷ Quatro maneiras de saber quem se conecta ao seu roteador WiFi. –

Com um pouco de prática e o software certo, podemos facilmente saber se um vizinho está usando a nossa rede Wi-Fi para se conectar à internet gratuitamente.

Um dos primeiros sintomas, que muitos usuários comentam que os faz perceber que pode haver vizinhos usando seu WiFi, é a queda na velocidade de conexão.

É normal que em qualquer conexão à internet em algumas horas do dia a velocidade seja reduzida ou cortada, mas se essas anomalias forem persistentes e a qualquer momento, isso pode significar que alguém está acessando a internet por WiFi sem permissão.

Felizmente, existem aplicativos gratuitos que rastreiam nossa rede e nos informam quantos dispositivos estão conectados. Conhecendo os dispositivos que estão conectados à internet a qualquer momento, também podemos saber se algum deles está fazendo para roubar WiFi da casa ao lado.

Atualmente, existem muitas maneiras de compartilhar a internet entre vários usuários. Por exemplo, podemos nos conectar de casa ao nosso local próximo, onde temos internet sempre que for visível a partir da janela.

Muitos usuários salvam a internet em casa transmitindo de seu próprio escritório ou loja próxima e instalando uma antena tipo painel direcional na janela, como o Melon N4000 356dbi.

Também é comum permitir que um vizinho ou amigo se conecte ao nosso roteador para obter Wi-Fi gratuito, esporadicamente, para o qual lhe forneceremos a senha e permitiremos a conexão com um único dispositivo. Obviamente, em todos esses casos, devemos controlar que você não se conecta a vários dispositivos e também que você não os fornece a outros sem nossa permissão.

Neste artigo vamos falar sobre 4 maneiras muito simples de ver e bloquear usuários não autorizados de uma rede WiFi. A melhor maneira de ter controle total sobre nossa rede é saber quem está se conectando via Wi-Fi e, se detectarmos invasores, poderemos removê-los facilmente para preservar nossa velocidade de internet e, acima de tudo, nossa privacidade.

1 – Use “Microsoft Network Monitor” para escanear redes WiFi

Esta ferramenta é muito completa, é um software gratuito desenvolvido pela Microsoft que é compatível com seus sistemas operacionais, começando com o Windows XP, até o Windows 10. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no centro de download da Microsoft. Uma vez baixado, podemos instalá-lo em nosso computador para começar a capturar informações sobre o tráfego de rede.

Como bloquear vizinhos que usam nosso WiFi sem permissão.

O Network Monitor permite monitorar as portas LAN da rede, enquanto desenha um gráfico das estatísticas de tráfego. Essas estatísticas podem ser usadas para detectar falhas ou intrusos na rede.

Por exemplo, ele detecta rapidamente um servidor descartado ou um dispositivo que faz muitas solicitações de trabalho.

A captura de dados é feita através de “frames” usados ​​em uma placa de rede que permite o modo promíscuo É um programa muito completo, mas também difícil de usar, pois captura todo o conteúdo que viaja pela rede e que não é criptografado, incluindo conversas por chat, e-mails, fotos, senhas, etc.

Leia também:  Como Provar A Uma Pessoa Que Gosta Dela?

2 – Use o programa “Quem está no meu wifi” para ver quem está conectado ao WiFi

Este programa é executado em segundo plano no nosso computador e pode mostrar o status da conexão, bem como o tempo que cada dispositivo se conectou. Você pode baixar a versão mais recente de “who is on my WiFi” no site do produto. Eles têm uma versão de avaliação gratuita e uma versão de pagamento mais completa.

Este programa, além de escanear e fornecer informações, também permite bloquear equipamentos e até mesmo receber notificações de intrusões não autorizadas por e-mail. Quando o programa é executado, aparece um assistente de configuração, que permite estabelecer parâmetros simples que protegerão nosso WiFi contra possíveis ataques externos.

Ao escanear a rede, o programa nos diz exatamente o que seu nome promete, ou seja, quem está conectado à nossa rede WiFi. Todos os dispositivos conectados ao roteador com ou sem permissão aparecem na tela. O processo de bloqueio é simples, se marcarmos Conhecido como nossos dispositivos só eles podem se conectar.

Estranhos ou estranhos os marcam como “desconhecidos” e, dessa forma, são bloqueados.

Se, ao fazer uma nova varredura, detectarmos um invasor ou vizinho, poderemos bloqueá-lo rapidamente com a opção de bloqueio de “bloqueio” para impedir o acesso aos dispositivos, um por um. Desta forma, esse usuário nunca poderá se conectar à nossa rede WiFi.

3 – Como usar o aplicativo Fing para escanear nossa rede WiFi

Mas, sem dúvida, o aplicativo mais fácil de usar de qualquer telefone é o FING. Este aplicativo nos diz de forma rápida e intuitiva se há intrusos na rede, quantos e quanto tráfego eles usam. O aplicativo gratuito do Fing é facilmente instalado em qualquer celular Android da Play Store.

Ao executar o aplicativo, ele nos informa rapidamente o endereço MAC de cada dispositivo que está conectado à rede Wi-Fi, incluindo o MAC do próprio telefone.

Se o teste é feito quando sabemos que em nossa casa o único dispositivo conectado e ligado naquele momento é o nosso celular, e o Fing detecta mais dispositivos conectados, podemos deduzir rapidamente que alguém está roubando o WiFi.

Uma prática muito recomendada é apontar o MAC de cada dispositivo que usamos e nos conectamos à internet, por exemplo, nosso celular, nosso computador, o tablet, etc. E assim, vamos detectar imediatamente que o MAC é o estranho.

Fing nos diz o MAC ou o número exclusivo de 12 dígitos de cada dispositivo que se conecta à Internet e, às vezes, o nome do fabricante ou nome configurado para cada dispositivo. O aplicativo também permite que você veja em que dia e em que horário cada dispositivo foi conectado pela primeira vez e a frequência de uso da rede.

Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Informações exibidas pelo aplicativo FING. Roteador WiFi, PC conectado e celular conectado.

4 – Como bloquear um dispositivo que se conecta via WiFi do nosso roteador

A maioria dos roteadores também pode nos fornecer informações sobre quem está conectado via Wi-Fi. A partir da página de configuração na seção Status, geralmente encontramos uma informação de status da conexão WiFi ou WLAN 2.

4Ghz. Nesta seção, informaremos quantos dispositivos estão conectados e qual é o MAC que os identifica. Assim que soubermos o MAC, podemos saber se o dispositivo é nosso ou se é de fora e será fácil bloqueá-lo do próprio roteador.

Como Saber Quem Esta Conectado No Wifi?

Informação do roteador mostrando o MAC dos dispositivos conectados por WiFi

Para bloquear o acesso aos vizinhos, a maneira mais eficaz é configurar corretamente o nosso roteador e, acima de tudo, alterar a configuração padrão do roteador WiFi. Existem várias maneiras de estabelecer uma configuração segura para o roteador, o mais útil e eficaz é alterar o nome da rede e senha WiFi.

Se colocarmos uma nova senha do WiFi e segurança máxima, podemos ter certeza de que ninguém se conectará e também não conseguirá hackear facilmente essa senha.

Se, por algum motivo, não quisermos alterar a senha padrão do roteador de fábrica, poderemos limitar o acesso pelo filtro MAC, impedindo o acesso aos MACs que vimos e nos conectando sem permissão ou limitando o acesso apenas aos MACs. dos nossos dispositivos.

Uma precaução extra para dar mais segurança à nossa rede Wi-Fi é desativar o modo WPS de WiFi, já que o WPS é um sistema que usa um código PIN de oito dígitos, muito fácil de adivinhar para qualquer hacker amador.

Para instalar um roteador que é fácil de configurar, com uma interface em espanhol e com segurança máxima WiFi, firewall, bloqueio de MAC, digitalização em rede, etc. etc. Recomendamos o roteador SILENO Opern-Wrt.

Como Saber se tem Alguém Usando meu Wi-Fi e Como Bloquear Isso

Então, é essencial manter sua rede de Wi-Fi protegida e em segurança – e, neste artigo, você vai saber como descobrir se há alguém usando seu Wi-Fi sem sua autorização e como bloquear isso.

Como saber quem está usando meu Wi-Fi?

Você pode descobrir quem está usando sua rede e, assim, identificar possíveis intrusos.

Para fazer isso, digite o IP do seu roteador em qualquer navegador web, faça login e vá para as configurações DHCP. Você vai conseguir visualizar todos os dispositivos conectados na seção “dispositivos conectados” – ou qualquer seção com um nome semelhante.

Leia também:  Paypal O Que É E Como Funciona?

Se você identificar dispositivos estranhos, é só removê-los. Mas, atenção: isto só desconecta os dispositivos, mas não “bane” eles e intrusos podem voltar a se conectar na sua rede.

Outra dica interessante é desconectar todos os seus dispositivos, tanto móveis quanto aqueles que usam cabo para se conectar à internet. Se ainda assim houver dispositivos conectados na sua rede, este é um grande sinal de que há invasores.

Uma dica muito útil é instalar uma VPN no seu roteador.

Por que eu devo banir pessoas não autorizadas?

Além do fato de que a pessoa que se conecta à sua rede sem sua permissão te lesar financeiramente ao usar uma conexão particular sem pagar por ela, há vários motivos mais que suficientes para que você jamais permita acessos não autorizados à sua rede:

  • Quando pessoas não autorizadas se conectam na sua rede, elas “sobrecarregam” sua conexão, tornando-a mais lenta e, assim, prejudicando suas atividades.
  • Pessoas que roubam seu Wi-Fi podem baixar arquivos ilegais usando seu endereço de IP e, legalmente, você pode acabar respondendo por crimes que não cometeu.
  • Conexões não autorizadas são ameaças, já que a pessoa pode tomar ações criminosas (além do fato de roubar a conexão de outra pessoa, é claro), como hackear seus dispositivos, infectar sua rede e roubar suas informações.

Quem acessa sua rede sem seu consentimento não pode ter boas intenções em mente. Isto significa um ataque à sua privacidade, à sua propriedade e à sua segurança (e a de todas as pessoas que usam sua rede).

Como banir intrusos da sua rede Wi-Fi

Há vários métodos para excluir e banir pessoas que usam sua conexão de modo irregular:

  • Altere a senha de acesso da sua rede Wi-Fi e o nome da sua rede: mude sua senha para uma mais forte e mais difícil de ser descoberta e habilite criptografía WPA2 para garantir proteção extra – o único incômodo deste processo é ter de reconectar todos os seus dispositivos e passar a nova senha para quem realmente precisa usar sua rede.
  • Habilite a filtragem MAC: sigla para Media Access Control (“controle de acesso de mídia”), são sequências numéricas usadas para identificar os dispositivos em uma rede; habilite esta filtragem para que sua rede só aceite dispositivos que estejam incluídos na lista de permissão – mas tenha em mente que alguém com bons conhecimentos técnicos pode mudar o próprio MAC caso tenha a senha da sua rede e, assim, burlar esta restrição
  • Use as configurações do seu roteador: abra o painel de configurações do seu roteador inserindo o IP dele no seu navegador web para desabilitar conexões suspeitas e mudar sua senha – isto vai fazer com que quem está conectado não consiga se reconectar automaticamente, o que dificulta a vida de conexões indesejadas na sua rede
  • Use um bom aplicativo e monitoramento: há bons apps que permitem monitorar usuários indesejados na sua rede e, assim, bani-los – mas, tome cuidado, já que muitos destes aplicativos são vírus disfarçados e fazem exatamente o contrário: ajudam criminosos a roubar suas informações.

Também é essencial proteger sua conexão Wi-Fi em lugares públicos.

Como proteger sua rede Wi-Fi

É possível proteger sua rede e diminuir as chances de invasões adotando algumas medidas:

  • Estabeleça uma rede para visitantes (guest network): isto vai isolar as conexões de outros usuários temporários da rede principal que você utiliza.
  • Use uma boa senha e habilite a criptografia WPA2.
  • Desabilite a SSID da rede para impedir que sua rede não se propague desnecessariamente
  • Verifique as configurações do seu roteador com frequência para monitorar conexões suspeitas.
  • Não partilhe arquivos e dispositivos na sua rede se perceber alguma atividade suspeita.
  • Não compartilhe a senha da sua rede com pessoas que você não conhece e não confia.
  • Mude sua senha ao menos a cada um ou dois meses.
  • Use a NordVPN.

A NordVPN é uma excelente VPN que ajuda a manter sua privacidade, melhora a criptografia e a segurança da sua conexão e, assim, torna sua rede mais segura contra intrusos e contra ameaças em geral. Você pode baixar a VPN, assinar nosso serviço e desfrutar de todas as vantagens dele.

Como saber quem está usando sua rede WiFi

No ambiente de trabalho ou em casa, é bastante importante saber quem está conectado a seu WiFi. Em uma conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Enquanto isso, no ambiente corporativo, permite gerenciar as ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Para facilitar sua vida, apresentaremos ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Wireshark é um software gratuito que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Com ele, é possível monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Exclusivo para Windows, Wireless Network Watcher é outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi. É possível observar os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Leia também:  Como É Que Se Chama Um Cão Que Não Tem Patas?

Bandwich On Linux

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Como o próprio nome diz, é uma ferramenta exclusiva para usuários de Linux. Disponível no GitHub, o Bandwich tem os mesmos recursos dos exemplos anteriores, mas não tem uma interface amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

(Fonte: Ubergizmo/Reprodução)

Além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, o GlassWire apresenta alguns recursos extras, como criar um “firewall personalizado”, acompanhar as atividades da rede e detectar a presença de spywares. A ferramenta cria um histórico com todos os dispositivos conectados à rede; contudo, após os 7 dias de avaliação gratuita, certas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Acessando o roteador como administrador

Essa é uma opção para pessoas com experiência na área de informática e que estão acostumadas com as configurações de roteadores, por isso não é considerada um método simples para ter acesso às informações sobre os dispositivos conectados ao WiFi.

Independentemente do modelo (D-Link, TP-Link), é importante ter o manual do aparelho para auxiliar nessa ação, pois ele apresenta os caminhos para o painel de controle do roteador, no qual há a indicação de “dispositivos conectados” ou “lista de dispositivos” com as informações sobre quem está acessando a rede.

É importante destacar, mais uma vez, que essa não é uma opção recomendada para pessoas leigas. Isso porque, mesmo que não intencionalmente, podem alterar alguma configuração essencial do aparelho.

Essas são algumas das ferramentas e opções simples para quem deseja monitorar o acesso ao Wi-Fi. Sem dúvidas, elas podem ser bem importantes para controlar a rede tanto em casa quanto no trabalho.

‎Fing – Scanner de Rede

A Fing ajudou 40 milhões de usuários em todo o mundo a identificar se:• Alguém está usando o meu WiFi?• Alguém está roubando o meu WiFi e a minha banda larga?• Fui hackeado? Minha rede é segura?• Há câmeras escondidas na pousada onde eu estou?• Porque o Netflix começou a armazenar em buffer?• O meu provedor de internet me fornece a velocidade pela qual eu pago?O Fing é o scanner de rede nº 1: com nossa tecnologia patenteada, usada também por fabricantes de roteadores e empresas de antivírus em todo o mundo, descobre todos os dispositivos conectados ao seu Wi-Fi e os identifica. Com as ferramentas e utilitários gratuitos do aplicativo Fing você pode:• Ampliar a varredura das redes com o scanner de rede Wi-Fi do Fing e descobrir todos os dispositivos conectados a qualquer rede• Obter o reconhecimento de dispositivo mais preciso de endereços de IP, endereços MAC, nomes de dispositivo, modelos, fornecedores e fabricantes• Executar testes de velocidade de internet, testes de velocidade de Wi-Fi, velocidade de download e análise de velocidade de upload e latência• Procure interrupções na Internet em sua área, classificações de ISP, análises e estatísticas de velocidade• Fazer uma análise avançada de nomes, propriedades e tipos de dispositivos NetBIOS, UPnP, SNMP e Bonjour • Detectar intrusos no Wi-Fi, mostrando seus novos dispositivos desconhecidos a cada varredura• Incluir varredura de porta, ping de dispositivo, traceroute, pesquisar DNS e Wake-on-LAN• Inscrever-se para receber alertas de segurança de rede e dispositivos em seu telefone e e-mailAdicione o Fingbox para desbloquear recursos avançados de proteção de rede e de solução de problemas de casa inteligente para: • Sempre saber quem está em casa enquanto você estiver fora• Ver todos os dispositivos que passam perto da sua casa • Bloquear intrusos e dispositivos desconhecidos automaticamente antes que eles entrem na sua rede• Definir recursos de controle dos pais para agendar o horário da tela e pausar o acesso à internet • Analisar o uso de largura de banda por dispositivo, para descobrir quem está usando • Encontrar pontos de acesso Wi-Fi• Automatizar os testes de velocidade da rede e obter relatórios para avaliar o desempenho do ISP • Proteger sua rede doméstica com detecção de porta aberta e análise de vulnerabilidade de rede

Você pode encontrar todos os detalhes sobre os termos de uso das compras no aplicativo e o uso da conta Fing em https://www.fing.com/fing-terms-of-service.

Ativação aprimorada do Fing DesktopCorreções de bugs e melhorias

App muito bom para área específica uso já tem muito tempo e sempre corresponde o esperado parabéns a todos os envolvidos na estrutura do app !!

Tive que bx outro app idêntico ao que ele faz pq não é mais confiável… mostra diversos aparelhos conectados como se alguém estivesse roubando meu sinal, como aparelhos desconhecidos.

Estava acreditando que algum vizinho estava realmente roubando meu sinal, aí verifiquei no outro app e nada de errado. Só os aparelhos daqui de casa mesmo aparecem. Perdi a confiança e vou desinstalar…

pena pq era excelente…

O desenvolvedor, Fing Limited, indicou que as práticas de privacidade do app podem incluir o gerenciamento de dados conforme descrito abaixo. Para obter mais informações, consulte a política de privacidade do desenvolvedor.

Os seguintes dados podem ser coletados, mas não estão vinculados à sua identidade:

  • Localização
  • Contatos
  • Conteúdo do usuário
  • Identificado­res
  • Dados de utilização
  • Diagnóstico
  • Outros dados

As práticas de privacidade podem variar, por exemplo, com base nos recursos que você usa ou na sua idade. Saiba mais

  • Site do desenvolvedor
  • Suporte do app
  • Política de privacidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*