Como Saber Quem Enviou Carta Registrada?

Sejam para cartas ou encomendas, o endereçamento correto traz rapidez, economia e segurança no envio. Saiba como preencher envelopes para os Correios e descubra quais elementos formam o processo.

Como Saber Quem Enviou Carta Registrada?

O preenchimento correto facilita a entrega (Imagem: Correios/Divulgação)

1.Composição básica para preenchimento

São as informações básicas que devem estar contidas no preenchimento de cartas e etiquetas para encomendas. Os dados facilitam a entrega precisa para o destinatário.

  • Nome do Destinatário;
  • Tipo do Logradouro (Rua, Avenida, etc.) + Nome do Logradouro + Número do Lote (da casa ou prédio) + Complemento (se houver);
  • Nome do Bairro;
  • Nome da Localidade (Cidade) + Sigla da Unidade da Federação (Estado);
  • CEP.

2.Para enviar encomendas

São duas modalidades para envio de encomendas: utilizando as caixas próprias dos correios e por etiquetas coladas em embalagem particular.

Caixas dos Correios

Ao utilizar uma das embalagens dos Correios, preencha todos os campos disponíveis, lembrando que o telefone do remetente e do destinatário são opcionais. 

É interessante colocar o número dos telefones, assim o remetente pode ser avisado sobre algum contratempo e o destinatário pode ser informado da chegada da encomenda via SMS, caso o remetente assim escolha.

Etiquetas dos correios

Caso não esteja utilizando uma das embalagens dos Correios, o remetente poderá utilizar as etiquetas de endereçamento geradas pelo “Endereçador – Encomendas”, disponível no site dos Correios. O endereçador gera etiquetas dentro dos padrões desejáveis pelos Correios, com o CEP de destino em código de barras.

Ao enviar, o remetente também poderá escrever, no papel que reveste o pacote ou em uma etiqueta à parte, os dados do remetente e do destinatário, dando ênfase aos dados inseridos, não custa reforçar.

3.Preenchendo para enviar envelopes

Se a postagem for realizada por pessoas físicas, recomenda-se que o endereço manuscrito no envelope contenha o CEP como a única informação na última linha.

Parte da frente (onde fica o selo)

Nessa parte são colocados os dados do destinatário, quem irá receber a carta ou envelope.

  • Nome do destinatário;
  • (Rua, Avenida, Travessa, etc.) + Nome da rua + Número do endereço seguido de complemento, se tiver;
  • Bairro que irá receber;
  • Nome da Cidade + Sigla do Estado;
  • CEP.

No verso (dados do remetente, quem envia)

  • Nome do remetente;
  • Endereço seguido de número e complemento + nome da cidade e sigla do Estado;
  • CEP.
  • É recomendado preencher com letras de forma, pois são mais fáceis de entender e minimizam a chance de erro na entrega.
  • Seguindo esses passos, já estará pronto em saber como preencher envelopes para os Correios, podendo enviar todas as suas encomendas e cartas com maior segurança. 
  • Com informações: Correios.

www.eurosender.com

Enviou uma encomenda por serviço de correio e ela não chegou? Verificou o rastreamento dos correios e o objeto consta como entregue, mesmo sem o ter recebido? Existe alguma forma de saber quem recebeu a minha encomenda em meu lugar? Neste artigo iremos responder a estas e outras questões sobre encomendas entregues no local errado.

Ao suspeitar que a sua encomenda terá sido entregue noutra morada, o primeiro passo a dar é verificar o estado do seu pedido na página da transportadora ou do serviço de correios responsável.

Caso o objeto conste como entregue, verifique se a morada está escrita corretamente.

O motivo mais frequente para a ocorrência de uma entrega falhada é a existência de algum erro no endereço facultado ou não haver informações insuficientes para que o estafeta o consiga localizar.

Se a morada estiver escrita corretamente, alguma das seguintes situações pode ter ocorrido:

  • Outra pessoa na sua residência pode ter assinado pela encomenda por si.
  • Em casos específicos, o estafeta pode ter deixado o objeto com um vizinho ou com o porteiro.
  • Se o rastreamento indicar que o objeto foi entregue ou saiu para entrega ao destinatário, pode ser que o estafeta ainda tente realizar a entrega mais tarde nesse mesmo dia. De vez em quando, por algum motivo, as encomendas podem estar marcadas pelas empresas de correio como “entregues” quando ainda se encontram em distribuição.

Questões frequentes

O que fazer se a minha encomenda for entregue no local errado?

Após verificar todas as opções acima e ter-se certificado de que a sua encomenda foi efetivamente entregue noutra morada, o primeiro passo a dar é contactar a empresa de transporte. Um agente dos correios ou da transportadora irá, então, verificar a situação do seu pedido e tentar encontrar o pacote. Pode levar alguns dias até que o rastreamento esteja completo.

Ao enviar uma encomenda com a Eurosender, por exemplo, pode realizar o rastreamento do seu pacote online.

Encontrar a minha encomenda

Se, durante a investigação, for determinado que o seu envio foi de fato entregue, o próximo passo será verificar quem recebeu a encomenda do Sedex, CTT ou da transportadora responsável. Para que o pacote seja dado como entregue, a pessoa que o recebe deve assinar um comprovativo no ato da entrega. Este documento fica arquivado no sistema de rastreamento da transportadora.

Em alguns casos, o cliente pode ver o apelido do recetor diretamente na ferramenta de rastreamento online enquanto que, noutros, deverá entrar em contacto com o serviço de correios para que esta informação possa ser verificada. Se se concluir que a sua encomenda foi, de facto, entregue a outra pessoa, deve imediatamente contactar o serviço de correios.

Tenho direito a reembolso caso a minha encomenda tenha sido entregue a outra pessoa?

Antes de tomar qualquer atitude, o seu pacote deverá primeiro ser declarado como perdido pelo serviço de correios. O rastreamento pode levar alguns dias, por isso, é importante entrar em contacto com a transportadora imediatamente quando perceber que há algo de errado com a entrega.

Caso a sua encomenda esteja efetivamente perdida, ela será declarada como extraviada e poderá dar início a uma reclamação com o objetivo de ser reembolsado pela sua perda.

Quando ocorre o extravio de uma encomenda, cada caso é avaliado individualmente. Para tal, a empresa solicitará uma prova de valor dos itens contidos no pacote.

Depois de a empresa de correios avaliar o seu caso, irá informá-lo sobre a decisão final.

Recebi uma encomenda de outra pessoa – como proceder?

Da mesma forma que a sua encomenda pode ser entregue no endereço errado, pode acontecer também que receba a encomenda de outra pessoa. Estes erros não são frequentes mas, infelizmente, podem ocorrer. A melhor opção neste caso é recusar o pacote e informar o estafeta durante a entrega. Deste modo ele poderá verificar as informações e efetuar a entrega no destino correto.

No entanto, caso só perceba que recebeu a encomenda de outra pessoa depois de já a ter aceite, deverá contactar o serviço de correios assim que possível. Não recomendamos nunca que abra um pacote de outra pessoa.

Se é o remetente do envio, pode inserir um papel com as suas informações pessoais e contactos dentro do pacote. Deste modo, mesmo que a encomenda seja entregue a outra pessoa e o rótulo tenha sido danificado, o recetor saberá como e onde contactá-lo.

Receber encomenda de outra pessoa é crime?

Segundo as leis portuguesas e brasileiras, abrir correspondências e encomendas endereçadas a outra pessoa pode ser considerado crime por violar o direito à privacidade. Envios errados podem acontecer por engano, portanto, é importante saber o que fazer nesta situação.

Nunca deve abrir algo que não tenha sido enviado para si: seja um pacote, objeto ou carta. Ao receber uma encomenda errada, deve simplesmente devolvê-la.

Entre em contacto com o serviço de correios para que a mesma possa ser redirecionada para o destinatário correto.

No rótulo encontrará as informações necessárias para saber qual foi a empresa responsável pela entrega e os dados do remetente.

Como Saber Quem Enviou Carta Registrada?

Como podem encomendas ser entregues em moradas erradas?

Diversas situações podem ocorrer e resultar em entregas erradas. A seguir iremos explorar alguns dos casos mais frequentes.

Este é um dos erros mais comuns e pode acontecer a qualquer um. Ao comprar um produto em lojas virtuais como Custo Justo, OLX ou eBay, deve prestar muita atenção na hora de preencher os dados de entrega.

Se percebe que colocou a morada de entrega errada antes de receber a confirmação do pedido, pode ainda pedir para que sejam feitas alterações. No entanto, uma vez estando o pedido confirmado e processado, dependendo do serviço de correios contratado, poderá não ser possível realizar alterações.

Entre em contacto com a empresa transportadora assim que possível para que possa avaliar individualmente o seu pedido.

Poderá também ocorrer um erro na entrega caso tenha alterado os dados de entrega após o pedido já ter sido confirmado e processado. Por vezes leva algum tempo até que o sistema processe uma alteração e o armazém ou estafeta responsável pelo seu envio pode não receber a atualização a tempo. Deste modo, a encomenda pode ainda ser entregue no endereço primeiramente facultado.

Leia também:  Como Arranjar Iphone Que Caiu Na Agua?

Ao preencher os dados de entrega de um pedido, deve sempre inserir todas as informações de que o estafeta possa necessitar para realizar a entrega. Tal inclui, por exemplo, o número do apartamento e o nome que consta na campainha. Se organizar um envio para um hotel ou uma universidade, deve deixar esta informação clara para que o estafeta deixe a sua encomenda na receção.

A parte mais importante ao preencher o endereço de entrega é o código postal. As empresas transportadoras utilizam-no no processo de triagem de encomendas, que é normalmente realizado através de máquinas. Se a morada não coincidir com o código postal, pode levar algum tempo até que o erro seja identificado.

Nos casos de morada insuficiente ou quando a empresa de correios não consegue encontrar o endereço, uma das duas situações pode ocorrer:

  • O serviço de correios pode contactar o remetente para pedir informações adicionais e tentar realizar uma nova entrega.
  • A encomenda pode ser devolvida ao remetente.

Tenha em consideração que cada empresa e serviço de correio tem as suas próprias regras e forma de operação. Se tem ainda alguma questão ou necessita de mais informações, não hesite em entrar em contacto com os nossos especialistas.

Como enviar uma carta registrada passo a passo – SIMPLES

Como Saber Quem Enviou Carta Registrada?

As cartas registradas são aqueles que nos garantem a sua chegada ao destinatário e são muito úteis quando precisamos mandar algo muito importante. Além disso, este tipo de envio acelera a entrega da carta registrada e permite-nos saber sempre qual é o estado do envio. Caso não seja possível entregar a carta à pessoa que deve recebê-la, ela será devolvida ao remetente. Nesse artigo do umCOMO explicamos os passos sobre como enviar uma carta registrada.

É muito comum que tenhamos dúvidas em relação a como enviar uma carta, ainda mais cartas registradas que fogem do padrão usual de envio.

As cartas registradas não são muito diferentes das cartas comuns, têm apenas um diferencial que une o clássico correio à tecnologia.

Quando enviamos uma carta registrada temos a vantagem de ter um código de rastreio do correio, o que é bastante vantajoso caso estejamos enviando algo que tem prazo para chegar ou que estamos ansiosos para saber se já chegou ao destino.

A única desvantagem da carta registrada em relação às comuns é que o envio é um pouco mais caro, entretanto, nada fora de acesso. Nelas é possível enviar não apenas papéis mas também arquivos digitais por meio de CD, DVD, pen drive e cartão de memória.

  • A primeira coisa que você deve fazer para poder mandar uma carta registrada é escrever a carta, seguindo a estrutura adequada em função do tipo de carta: formal, amistosa, de agradecimento, para solicitar um pagamento, entre outros. Além do conteúdo da carta, também é necessário saber o endereço postal do destinatário da carta, pois caso contrário não a conseguirá enviar. Se não tem forma de a pedir diretamente, pode ver aqui como encontrar o endereço de uma pessoa.
  • Quando já tiver o endereço completo, deverá escrevê-lo no envelope da carta a registrar, seja imprimindo o endereço no envelope ou escrevendo à mão, com letra legível. Quando tiver a carta e o envelope prontos, você deve colocar a carta dentro do envelope e fechar bem. De seguida, vá até a uma agência de Correios mais próxima e peça para enviar a carta registrada. Para isso, você deve preencher um formulário com os seus dados pessoais e os do destinatário da carta.
  • Geralmente os envelopes de carta vêm com uma cola que podemos utilizar saliva para fazer fazer fechar, caso você tenha comprado um envelope que não tenha com cola, nos balcões de preenchimento dos correios existem potes de cola com essa função.

O preço do envio registrado varia em função do peso da carta ou pacote e para onde o deseja enviar (a variação vai de acordo com ser nacional ou internacional e também em razão da distância entre o seu local atual e o endereço do destinatário).

Após pagar pelo serviço, o pessoal dos Correios irá dar-lhe um código através do qual você poderá saber sempre o estado do envio registrado, principalmente através da página deles na Internet.

Outra opção para rastrear o envio e saber onde está e se já chegou ao destino, é utilizar o aplicativo dos correio que enviará notificações sempre que a situação do pacote for atualizado, o que inclui o momento de envio e de recebimento.

Caso a carta ou pacote registrado não possa ser entregue ao destinatário, será devolvido ao seu domicílio, por isso, é bastante importante aprender como mandar carta pelo correio.

Tanto para enviar carta registrada quanto para enviar uma comum, o mecanismo de preenchimento deverá ser o mesmo, sendo que para especificar que deseja fazer envio por carta registrada deve ser feito no atendimento do correio quando o envelope já estiver preenchido.

Para preencher o envelope corretamente, você deverá:

  • Na frente: inserir os dados do destinatário, ou seja, da pessoa que receberá a carta. Na primeira linha, escreva o nome completo, na segunda linha, escreva endereço do remetente com rua, número, cidade e estado e, na última linha, coloque o CEP. Caso você não possua a última informação, veja como descobrir CEP;
  • No verso: inserir os seus dados ou dados do remetente ideal caso esteja enviando em nome de uma pessoa jurídica. Na primeira linha, coloque o nome da pessoa física ou jurídica que envia a carta, escreva o nome completo, na segunda linha, escreva endereço do remetente com rua, número, cidade e estado e, na última linha, coloque o CEP.

É necessário aprender como preencher e como mandar uma carta pelo correio, afinal, erros podem causar um retorno do envio para o endereço do remetente ou acabar se perdendo no meio do caminho.

O processo de como mandar uma carta é bastante simples. Veja abaixo as opções:

  • Se você já tem o envelope com selo: o processo de como enviar carta já tendo o envelope exige apenas que você vá até uma caixa dos correio e deposite o envelope. Isso não envolve cartas registradas pois não tem como o sistema do correio saber que essa é a intenção, sendo assim, pegue uma senha e vá até um caixa de atendimento.
  • Se você ainda não tem o envelope: é necessário ir até uma unidades dos correio, pegar uma senha e esperar ser chamado. Quando chegar ao caixa de atendimento do correio, peça por um envelope com selo e insira o conteúdo a ser enviado, sendo que carta comuns estão com o preço incluso no preço do envelope. Caso você queira saber como mandar carta registrada, saiba que é apenas necessário pedir ao atendente que deseja mandar uma carta registrada e os custos extras serão calculados de acordo com o destino do envio. O limite de peso para uma carta registrada é de 500 gramas, caso o pacote exceda os 500 gramas você deverá pagar taxas extras.

Se você já tiver um envelope comum sem selo, é possível comprar o selo nos correios e utilizar o envelope comum que já foi adquirido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como enviar uma carta registrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos

  • Só serão aceites como carta registrada a postagem de CDs, DVDs, disquetes, pen drives, tokens, fitas cassetes, cartões de memória e mídia player portátil, como MP3, desde que não tenham valor comercial.
  • O peso máximo de cada objeto só pode ser de até 500 gramas. Objetos com peso superior a 500 gramas serão enviados pelo SEDEX.

Como Enviar uma Carta Registrada pelos Correios (Tutorial)

Confira como enviar uma carta registrada pelos Correios, pelo Sedex, caixa postal, saiba mais sobre envio de cartas anônima, para os Estados Unidos e muito mais. Fique atento para ficar por dentro de tudo.

Leia também:  Como Saber Que O Melão Está Maduro?

As cartas registradas são aquelas que garantem a sua chegada ao destinatário e são bem úteis quando é necessário mandar algo mais importante. Além disso, esse tipo de envio acelera a entrega da carta registrada e permite nos saber sempre qual é o estado do envio. Se a entrega da carta à pessoa que deve receber não for possível, ela é entregue de volta ao remetente.

O único ruim da carta registrada em relação às comuns é que o envio é um pouco mais caro, porém, nada fora de acesso. Nelas tem como enviar não somente papéis mas também arquivos digitais por meio de CD, DVD, cartão de memória e pen drive.

Para poder mandar uma carta registrada a primeira coisa que você deve fazer é escrever a carta, seguindo a estrutura adequada em função do tipo de carta formal, de agradecimento, amistosa, para solicitar um pagamento, entre outros. Além do conteúdo da carta, também é preciso saber o endereço postal do destinatário da carta, pois caso contrário não tem como enviar.

Quando já tiver o endereço completo, é preciso escrever ele no envelope da carta a registrar, seja imprimindo o endereço no envelope ou escrevendo à mão, com letra legível.

Quando tiver a carta e o envelope tudo pronto, você deve colocar a carta dentro do envelope e fechar bem. Depois, é só ir até uma agência dos Correios mais próxima e pedir para enviar a carta registrada.

Para isso, é preciso preencher um formulário com os seus dados pessoais e os do destinatário da carta.

Normalmente os envelopes de carta vem com uma cola que podemos utilizar para fazer fechar, mas caso tenha comprado um envelope que não possua cola, nos balcões de preenchimento dos correios tem potes de cola com esse intuito.

O preço do envio registrado depende, pois varia em função do peso da carta ou pacote e para onde o remetente deseja enviar (a variação vai de acordo com ser nacional ou internacional e também em virtude da distância entre o seu local atual e o endereço do destinatário).

Depois de pagar pelo serviço, os Correios vão te dar um código por meio do qual você vai conseguir saber sobre o estado do envio registrado, principalmente por meio da página dos Correios na internet. Outra opção para rastrear o envio e saber onde está a carta é utilizar o aplicativo dos Correios que vai te notificar sempre que a situação do pacote for atualizada.

Se por acaso o pacote registrado não poder ser entregue ao destinatário, será devolvido ao seu domicílio, por isso é muito importante aprender como mandar a carta registrada pelo correio da forma correta.

Como preencher um envelope de carta

Para enviar carta registrada, bem como para enviar uma comum, o mecanismo de preenchimento deverá ser o mesmo, sendo que para especificar que quer fazer envio por carta registrada deve ser realizado no atendimento do correio quando o envelope já estiver preenchido.

Para preencher o envelope do jeito certo, saiba que na frente é preciso colocar os dados do destinatário, que é a pessoa que vai receber a carta. Na primeira linha é preciso escrever o nome completo, na segunda linha, escreva o endereço com rua, número, bairro, cidade e estado e na última linha coloque o CEP;

Como Saber Quem Enviou Carta Registrada?

Já no verso é preciso inserir os seus dados ou dados do remetente oficial que esteja enviando a carta. Na primeira linha é preciso colocar o nome da pessoa que envia a carta, escreva o nome completo, depois na segunda linha escreva o endereço, número, bairro, cidade e estado, e na última linha coloque o CEP.

É essencial aprender a preencher e mandar uma carta pelo correio, até mesmo porque erros podem causar um retorno do envio para o endereço do remetente ou acabar se perdendo no meio do envio.

Um envelope é uma cobertura de papel ou outro material para guardar cartas, documentos ou impressos de qualquer outra natureza para enviar pelos correios.

O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referente ao destinatário que é escrito na frente do envelope, no lado sem aba, e ao remetente que é atrás no envelope, o lado com aba.

Por isso, a parte frontal é lisa, com as dobras do papel sempre para trás.

Remetente e destinatário são as formas de endereçamento utilizadas para enviar correspondências por correio. Para quem não sabe o remetente é quem manda a carta ou encomenda, enquanto o destinatário é quem a recebe.

O preço para enviar uma carta varia pois depende de diversos fatores, mas geralmente o valor não é muito alto, e normalmente não irá ultrapassar cinco reais. Portanto, fique tranquilo em relação ao preço, pois o custo é bem acessível. O principal fator que vai determinar o preço do envio é o endereço do destinatário e o peso da carta.

VEJA TAMBÉM: Que roupa as freiras usam

Como enviar uma carta para outros país? Internacional

Fique sabendo que enviar documentos, mercadorias e presentes para o exterior é muito rápido, pois os Correios contam com o serviço de Exportação dos Correios, para saber mais sobre é só se dirigir presencialmente até uma agência dos Correios mais próxima.

Como Lidar com o Recebimento de Cartas Anônimas

  1. 1

    A melhor maneira de lidar com cartas anônimas é ignorá-las. Muitas pessoas pensam que as opiniões emitidas dessa forma não merecem atenção nenhuma.[1]
    Por isso, simplesmente esqueça o acontecimento.

    • Se você ficar magoado, o autor da carta terá conseguido seu objetivo. Não poste nada nas redes sociais nem responda à carta. Isso só vai validar a intenção do autor, e ele inclusive poderá mandar outras mensagens.[2]
  2. 2

    Ao invés de guardar o papel, jogue fora! Rasgue, amasse, pique… Faça o que achar melhor, mas não guarde aquilo. Se a mensagem for digital, delete. Se ficar lendo aquilo, não vai conseguir esquecer.

    • Se a carta contiver informações falsas, o melhor mesmo é destruí-la para evitar que caia nas mãos erradas. No entanto, rasgue ou queime, pois nunca se sabe quem pode xeretar seu lixo.[3]
  3. 3

    Se não conseguir parar de pensar na carta, analise o conteúdo. Pergunte a si mesmo: “Por quê alguém me mandaria isso?”

    • Se a mensagem estiver falando de sua personalidade ou aparência, confronte isso. As críticas são válidas? Você pode usar as informações para melhorar como pessoa? [4]
  4. 4

    Se realmente quiser resolver o problema, tente descobrir o remetente da carta. Primeiro, analise o assunto da mensagem. É trabalho? Nesse caso, o remetente provavelmente é um colega de profissão. Se a carta falar sobre o cachorro que não para de latir, então a probabilidade de ser um vizinho próximo é muito grande.

    • Se a mensagem for geral, pense em pessoas que possam ter um problema com você. Discutiu com alguém recentemente? Está numa posição superior no trabalho ou na comunidade e, por isso, está recebendo críticas?[5]
    • Muitas vezes, a carta em si pode dar pistas do remetente. Analise a gramática e a linguagem utilizada. Isso pode ajudar a determinar a idade da pessoa, por exemplo. A pessoa assinou como “Um amigo”, “Um vizinho preocupado” ou “Uma mãe irritada”? Claro que nada disso não é infalível, mas ajuda.
    • Geralmente, o remetente é uma pessoa próxima de você.[6]
  5. 5

    Analise a seriedade da carta. Se a mensagem foi recebida no trabalho, por exemplo, o melhor é denunciar a seu supervisor.

    • Pense sobre o conteúdo da mensagem em si. Traz nomes, datas e acontecimentos específicos? Claro que isso tudo pode ser falso, mas fique alerta.
    • Há algum motivo para que a comunicação tenha sido anônima? O remetente teme alguma represália?
    • A linguagem é abusiva e cheia de ódio? Nesse caso, pode ser apenas uma pirraça.[7]
  6. 6

    Encare o problema! Se a carta acusar alguém de fazer alguma coisa, esse é o melhor caminho a seguir. A dica é escutar com calma o que a pessoa tem a dizer. No entanto, fique de olho para ver se ela está mentindo.

    • Por exemplo, se a carta diz que seu cônjuge está o traindo, fale com a pessoa. Seja honesto e fale da carta. Afinal, é necessária uma boa explicação. Se acreditar na resposta da pessoa, esqueça a carta. No entanto, se o cônjuge ficar na defensiva, fique alerta.[8]
  1. 1

    Fale com um amigo de confiança. Assim, vai poder ganhar uma perspectiva totalmente diferente.[9]
    Por exemplo, se a carta estiver cheia de críticas, outra pessoa vai conseguir ajudá-lo a entender se há alguma validade nelas. Se a carta acusar alguém de alguma coisa, vocês poderão determinar juntos se vale a pena ou não fazer uma denúncia.

  2. 2

    Se a carta contiver alguma ameaça, ligue para a polícia. [10]

    • Nesse caso, guarde a carta como prova.
    • Se a ameaça acontecer no trabalho, fale imediatamente com o supervisor e decidam o que fazer.
    • Se for um adolescente e estiver recebendo mensagens anônimas na internet, fale com os pais ou procure a secretaria da escola. Se isso não resolver, entre em contato com sites como o “Safernet”.
  3. 3

    Muitas vezes, tanto cartas físicas quanto digitais são capazes de fornecer informações sobre o autor. Se recebeu o envelope pelos Correios, veja se há algum selo. Se foi por e-mail, tente localizar o IP de quem enviou. Se a carta foi jogada na caixa de correio, a pessoa pode ser do bairro.

    • Para descobrir a informação em um e-mail, habilite a opção “Cabeçalho Avançado”. É possível encontrá-la clicando na função de visualizar mais informações. Leias as opções disponíveis e digite o endereço de IP no campo adequado para descobrir a localidade do remetente.
  4. 4

    Se estiver recebendo mensagens anônimas na internet, bloqueie o usuário. Hoje em dia, todas as redes sociais têm essa função. Além disso, muitos provedores de e-mail também fornecem esse serviço. Outra opção é marcar o endereço da pessoa como spam.[11]

    • Em redes sociais, além do bloqueio, também é possível reportar o usuário que estiver fazendo as ameaças. [12]
Leia também:  Como Saber Quando Colher Batata Doce?

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 11 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 22 402 vezes.

Categorias: Artigos em Destaque | Cartas

Esta página foi acessada 22 402 vezes.

CONOSCO VOCÊ PODE RASTREAR SUA ENCOMENDA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO

Tudo o que é enviado por correio é classificado como simples ou registrado. Correio simples inclui: cartas, postais, “pacotes menores”, encomendas, e pode ser enviado e recebido sem o recibo.

A monitoração do deslocamento das remessas simples não é gravada. As remessas registradas recebem obrigatoriamente um código de identificação individual para o rastreamento.

Esse código é atribuído a todas as remessas registradas (cartas registradas, encomendas registradas etc.). Nesse caso é possível rastrear a remessa online.

O número de rastreamento (em inglês: tracking number) são algarismos ou uma sequência alfanumérica individual atribuídos à remessa registrada. Esse número permite determinar a localização atual dos seguintes tipos de remessa:

  • remessas postais registradas nacionais;
  • remessas registradas internacionais (para/de outro país).
  • onde:
  • R/C/E – indicam o tipo do envio;
  • Х – letras de A a Z servem para unificar o código;
  • 123456781 – combinação de algarismos para unificar o código;
  • CN – código-identificador do país remetente de acordo com a Norma S10 UPU (sendo, neste exemplo, a China).

Quando a remessa for supervisionada por transportadoras expressas comerciais (UPS, DHL etc.) a estrutura do código de rastreamento pode diferir da norma internacional.

Por exemplo, a DHL Global Mail usa a seguinte estrutura: GM12345678912345678, onde «GM» é o tipo de entrega, 17 algarismos formam o código único. Esse código permite rastrear a remessa enquanto ela está dentro do país remetente.

Após exportação a remessa recebe um código internacional conforme a norma S10 para o seu rastreamento posterior.

O código de rastreamento do envio postal será indicado no recibo (fatura) emitido pela agência postal.

Caso a compra tenha sido efetuada numa loja online, o código aparecerá na conta pessoal na página do pedido.

Não confundir o número de pedido e número de rastreamento: o primeiro é atribuído na confirmação da compra e o segundo somente após o registro da carga pelo vendedor na transportadora.

O número de pedido normalmente consiste de algarismos, e o código de rastreamento, como já foi demonstrado, é alfanumérico. A exceção é quando o rastreamento é suposto acontecer apenas no país remetente, nesse caso o código também pode ser apenas numérico.

Alguns vendedores enviam o número único para o endereço de e-mail. Caso você não encontre o número na sua conta pessoal na loja ou na sua caixa de entrada de e-mail, deve em contato com o vendedor e pedir o número.

Todas as remessas internacionais são enviadas para o país de destino de dois modos:

  1. Através dos serviços de correios nacionais (Brasil Correios, Portugal Post, China – China Post, USA – USPS etc.) ou pela EMS. O destinatário recebe a entrega na agência de correio local ou em casa.
  2. Através de serviços de entrega internacionais (FedEx, DHL, UPS etc.). A carga também é recebida na agência de correio local ou será entregue em casa.

Dados sobre a operadora de transporte são indicados pelo vendedor – de forma independente consegue-se apenas determinar o país remetente ao verificar as letras no final do código de rastreamento. Sabendo qual é a transportadora, o envio da remessa pode ser verificado também.

Os serviços de correios e de entrega têm sites oficiais, onde a remessa pode ser rastreada inserindo o código de rastreamento no campo de pesquisa (que normalmente está na página inicial do site).

Assim que a encomenda sai do país de envio, o rastreamento pode ser feito no site oficial do serviço de correios do país de destino, ou no site da transportadora responsável pela entrega no país de destino. Para envios de preço médio, são habitualmente os serviços de correios nacionais.

Todos os sites oficiais são na língua do país (na melhor das hipóteses têm a versão inglesa), sendo por vezes bastante complicado entender a interface e o status da remessa.

O nosso serviço permite rastrear a encomenda pelo código de rastreamento mesmo que você não saiba através de qual transportadora ela foi enviada. Além disso, você não vai mais precisar ir de um site para outro, pois o pkge.

net automaticamente detecta serviços de correios e de entregas não só no país de envio, mas também no país do destino, e fornece informações detalhadas sobre a sua encomenda em português. Para isso você só precisa consultar o seu código de rastreamento e inseri-lo no campo de pesquisa.

O nosso serviço tem acesso às informações de mais de 100 serviços de entrega em todo o mundo, e por isso você não terá nenhuma dificuldade em rastrear a sua encomenda.

Rastrear a remessa logo após obter o código é impossível. Principalmente no caso de lojas online. Primeiro a carga é registrada, embalada e transferida para local de triagem (no total todos os procedimentos preparatórios levam de 2 a 7 dias). Somente após a chegada da encomenda no local de triagem é que ela se torna “visível” para rastreamento.

Remessas internacionais chegam ao destino em média dentro de 2-3 semanas, encomendas menores podem demorar um mês, encomendas EMS demoram 1-2 semanas. Os serviços expressos funcionam mais rapidamente e entregam encomendas dentro de 3 a 7 dias.

Caso a remessa esteja indisponível para rastreamento ou tenha deixado de ser rastreada, isso pode significar o seguinte:

  • o vendedor forneceu-lhe um número inválido e enviou a remessa de forma não registrada;
  • o vendedor registrou a remessa, mas ainda não a enviou;
  • o rastreamento postal estava disponível apenas no país de envio;
  • a remessa foi perdida no local de triagem ou na alfândega.

No primeiro e terceiro casos, você terá que aguardar uma notificação por escrito na sua caixa de entrada de e-mail. Caso a encomenda tenha sido perdida, você terá que apresentar uma declaração de busca.

Quando o período de seguro termina e a informação sobre a remessa ainda está ausente e o vendedor não é capaz de prestar esclarecimentos, você terá que solicitar um reembolso.

Quando a encomenda atravessou a fronteira e está em atraso, você terá que negociar uma renovação de seguro com o vendedor.

Controle as suas encomendas, e se por qualquer motivo a encomenda não chegar dentro de 5 dias antes do final da proteção de cliente, inicie uma disputa. O status da sua encomenda que você pode obter com o nosso serviço servirá como prova em seu favor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*