Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Até quantos meses o cachorro cresce: descubra como prever o tamanho que seu filhote vai alcançar

O crescimento de um filhote de cachorro é uma das principais dúvidas de quem adota um recém-nascido. A vontade de prever o tamanho que o animal vai alcançar quando adulto passa da escala da curiosidade: é algo necessário por causa da logística de vida dele (e da sua também). Por isso, antes de levar um filhotinho que é fofo e bem pequeno para casa, o ideal é calcular todos os possíveis resultados de vida dele: descubra, aqui embaixo, como fazer isso!

Cachorro cresce até que idade? A progressão de crescimento varia de acordo com o porte

Que o porte do cachorro é o que determina o tamanho que ele vai alcançar quando chegar na vida adulta todo mundo já sabe.

O que passa despercebido para muita gente é que, assim como a expectativa de vida, também é o porte do animal que vai dizer com quantos meses o cachorro para de crescer.

Geralmente, animais de porte pequeno têm um crescimento mais rápido (e precisam crescer consideravelmente menos do que os outros) em relação aos médios, grandes e gigantes. 

  • Cachorros de porte pequeno: os animais que chegam até os 10kg na fase adulta param de crescer com 10 meses de idade;
  • Cachorros de porte médio: esses aqui levam 12 meses para alcançar a média de peso que fica entre 11kg e 25kg;
  • Cachorros de porte grande: 15 meses depois do nascimento, os animais de porte grande param de crescer, pesando entre 26kg e 44kg;
  • Cachorros de porte gigante: com mais de 45kg, os cães gigantes param de crescer entre 18 e 24 meses.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

O filhote de cachorro é pequeno por pouco tempo

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Cachorro

Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose.

Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele.

Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Cachorro

O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves.

Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar.

Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Cachorro

Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça.

O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho.

 Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Cachorro

As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação.

Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária.

Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Determinar o porte de um cachorro sem raça definida é um pouco mais complicado porque prever o tamanho que eles vão alcançar é muito difícil.

Nesse caso, você pode contar com a ajuda de um veterinário: depois de uma avaliação da dentição, é possível determinar quantas semanas o animal tem.

Divida o peso dele por essa quantidade de semanas e multiplique o resultado por 52: você vai ter o peso aproximado desse cachorro ao completar um ano de idade. 

O truque das patas e orelhas também funciona: se, enquanto filhote, o cachorro SRD já tem essas partes do corpo muito desproporcionais, é bem provável que ele chegue ao porte grande quando crescer. Uma outra forma de prever isso é, quando for possível, olhar para os pais do filhote: os machos, geralmente, ficam no tamanho do pai e as fêmeas são mais semelhantes às mães. 

Por que é importante saber até que idade o cachorro cresce e o tamanho que ele vai atingir na fase adulta?

A surpresa com o tamanho do animal depois de crescido é um dos principais motivos que levam algumas pessoas a abandonar e desistir de cuidar dos bichinhos.

Por isso, antes da adoção ou da compra, o ideal é pensar no trabalho que você vai ter e no espaço que você tem para oferecer a esse cachorro: os de porte grande, por exemplo, são criados de forma muito mais confortável em espaços maiores.

Antes de assumir a responsabilidade de chamar um filhotinho de seu, lembre-se: ele não vai ser filhote para sempre e vai continuar precisando da sua atenção, amor e carinho nas outras fases da vida. Ou seja, descobrir se você vai conseguir fazer isso é algo que passa pelo cálculo do tamanho do seu novo amigo. 

Redação: Ariel Cristina Borges 

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Continuar Lendo

Como saber se o cachorro vai crescer muito?

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Ver fichas de  Cachorros

Quando falamos de cachorros misturados ou vira-lata, geralmente estamos falando de um cachorro cuja ascendência é desconhecida e que apresenta caraterísticas de duas ou mais raças. Estes cachorrinhos são geralmente fruto de cruzamentos não seletivos e podem ser tão bons companheiros como os cachorros de uma raça específica.

Devido a inúmeros fatores, se destacando a grande variabilidade genética, são inúmeras as vantagens de adotar um cachorro vira-lata e é importante frisar este ponto já que, lamentavelmente, os vira-lata são muitas vezes vistos como inferiores ao cachorros de raça. Se está pensando adotar um vira-lata e se está se questionando como saber se o cachorro vai crescer muito, leia este artigo do PeritoAnimal.

Estimar o tamanho exato que um filhote de cachorro vira-lata pode atingir não é uma tarefa fácil. Será bem mais fácil se conhecermos a ascendência do filhote, ou seja, o tamanho que tinham os seus progenitores.

A herança genética representa um papel muito importante no tamanho e aparência física total de um cachorro misturado ou vira-lata.

Dois cachorros vira-lata pretos podem originar uma ninhada de pelagem dourada? Sim! É completamente possível que isso aconteça porque os cachorros vira-lata têm uma grande quantidade de genes recessivos que, embora neles não se tenham manifestado, podem ser transmitidos e revelados na ninhada.

Por essa mesma razão, o fato de você conhecer o tamanho dos progenitores e ambos serem grandes não significa que seja certo que o cachorro vai ser também grande. A genética pode ser muito surpreendente.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Desde 2007 que é possível, em alguns países como os Estados Unidos, realizar um teste genético através de uma amostra de sangue ou saliva.

Leia também:  Como Descobrir Quem Lançou Mau Olhado?

Apesar de estarem disponíveis para venda ao público e de assegurarem que determinam a composição de raças de um cachorro vira-lata, o certo é que têm uma validade limitada porque poucas “raças puras” foram avaliadas geneticamente.

Este teste permite determinar as sequências genéticas que são características de uma determinada raça ou outra, podendo dar uma ideia da ascendência do nosso cachorro vira-lata. Apesar disso, garantir um determinado tamanho continua a ser uma tarefa bastante delicada.

A extensão do processo de crescimento está associada ao tamanho do nosso cachorro. Podemos utilizar este dado como pista, já que a idade com que ele vai deixar de crescer depende muito do porte dele:

  • Tamanho pequeno: O cachorro crescerá de forma rápida e, aos 3 meses, já deve ter alcançado metade do peso que terá em idade adulta. Deixará de crescer por volta dos 6 meses.
  • Tamanho médio: Crescerá ativamente até aos 7 ou 8 meses. A altura e o volume do cachorro ficarão definidos por volta dos 12 meses.
  • Tamanho grande: O processo de crescimento é muito mais lento em comparação com as raças mais pequenas. Alcançam metade do peso adulto por volta dos 6 meses de idade e podem continuar crescendo até atingirem um ano e meio.

Ao observarmos que o nosso cachorro abranda o seu crescimento, podemos estimar o tamanho dele de forma orientativa. Se o seu cachorro não está aumentando de tamanho, consulte o artigo “Porque o meu cachorro não cresce?” do PeritoAnimal.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro vai crescer muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura: quais as diferenças entre eles?

O cachorro Pinscher é uma das menores raças de cachorro que existe e é perfeito para quase todo tipo de dono. Especialmente os que vivem em apartamentos, pois a raça necessita de pouco espaço para se sentir bem.

Muitas pessoas, no entanto, não sabem que o Pinscher apresenta variedades com tamanhos diferentes, que podem pesar de 2 kg até 5 kg. Essas variedades podem ser chamadas de diversas formas, mas aqui no Brasil costumamos chamá-las de Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura.

Mas será que essas variedades de Pinscher se diferenciam apenas pelo tamanho? Há diferenças no comportamento de cada variedade e nos cuidados que os donos devem ter com elas? Neste artigo, você poderá entender melhor esses e outros detalhes dos Pinchers 0, 1, 2 e Miniatura.

Diferentes tamanhos do cachorro Pinscher

Originalmente, o Pinscher possui apenas um tamanho padrão. Segundo a Federação Cinológica Internacional, o Pinscher Miniatura, que é como esta entidade denomina a raça, deve ter uma altura de 25 a 30 centímetros e um peso de 2 a 4 quilos.

Lembrando que a altura é medida dos ombros do cachorro até o chão e que as medidas mínimas são relacionadas às fêmeas e as medidas máximas são relacionadas aos machos.

Porém, é muito comum que criadores da raça criem variedades específicas de Pinscher, não apenas com tamanhos diferentes, mas também com cores e temperamentos diferentes.

No Brasil, já se tornou comum falar em 4 tipos de Pinscher: Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura.

No entanto, mesmo aqui no Brasil os criadores podem usar outras classificações, como, por exemplo, Pinscher 0, 1, 2 e 3 (ou Miniatura).

Os criadores podem realizar muitos cruzamentos diferentes para gerar Pinschers dessas variedades. Especialmente no caso do Pinscher 0, que possui o menor porte de todos, esses cruzamentos podem ser arriscados, já que podem resultar em cães com diversos problemas de saúde. O mais recomendado, portanto, é adotar um Pinscher que se encaixe no padrão de tamanho da raça.

Mesmo com diferenças significativas nos seus portes, as variedades de Pinscher não costumam se diferenciar muito quanto ao comportamento.

Em todas elas prevalece o padrão da raça, que é ser um cachorro enérgico, corajoso, com grande instinto de proteção e companheirismo.

Pinschers podem ser temperamentais e latir bastante, mas esses problemas de comportamentos podem ser resolvidos com socialização desde cedo e treinamento à base de reforços positivos.

Entenda a seguir as principais características de cada variedade de Pinscher.

Pinscher 0

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Sendo o menor de todos os tipos, a altura do Pinscher 0 costuma ser por volta de 15 cm, o que é muito pouco, especialmente se compararmos com o padrão da raça (25 a 30 cm). Seu peso costuma ser de 2,5 kg apenas.

Devido ao tamanho muito reduzido, é preciso tomar alguns cuidados com o Pinscher 0. Sobretudo, deve-se moderar nas brincadeiras, já que qualquer gesto mais brusco pode ferir o animal.

Pinscher 1

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

A diferença do Pinscher 0 para o 1, está principalmente no tamanho. Sendo um pouco maior, o Pinscher 1 costuma medir de 20 a 25 cm e pesar por volta de 3 kg quando adulto. Suas dimensões também são muito reduzidas se comparadas ao padrão da raça e por isso também deve receber mais atenção dos seus tutores.

Pinscher 2

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

O Pinscher 2 está bem próximo do padrão da raça, que é uma altura de 25 a 30 cm. Quando adulto, pode chegar a pesar 4 kg, o que é uma medida bastante aceitável.

Pinscher Miniatura

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

O Pinscher Miniatura, como é chamado por muitos criadores no Brasil, não corresponde ao mesmo Pinscher Miniatura que as sociedades cinológicas consideram como padrão da raça.

Ele é a maior das variedades que apresentamos aqui, podendo chegar a 5 kg, o que já está fora do padrão aceito pela FCI, por exemplo. Ainda assim, trata-se de um cachorro de porte bastante pequeno.

Como identificar o tamanho do filhote de Pinscher?

No caso dos filhotes de Pinscher é mais difícil saber se trata de uma variedade 0, 1, 2 ou Miniatura. Todo Pinscher, quando filhote, já é bastante pequeno, e as diferenças de tamanho podem ser muito sutis. Nesse caso, o mais recomendado é se informar com o estabelecimento em que os filhotes foram adquiridos ou com os donos do genitores dos filhotes.

Lembre-se de adquirir os filhotes de canis ou de pessoas confiáveis, que mostram responsabilidade com os cães. Desconfie de quem te oferecer um Pinscher muito pequeno, pois animais assim são mais suscetíveis a problemas de saúde.

Pinscher: pequeno e cheio de afeto

Os Pinschers são uma raça de cachorro pequeno, bastante antiga e com uma longa história de companheirismo com os humanos. O seu nome tem a ver justamente com a aparência fofa que a raça passa aos seus muitos admiradores.

Porém, infelizmente muitos ainda pensam que o Pinscher é um “baixinho problemático”, demasiado agressivo com estranhos ou até mesmo com conhecidos. Essa fama de fato faz algum sentido, já que o Pinscher é cheio de energia e gosta de proteger os seus donos.

As qualidades do Pinscher certamente são várias e independem do seu tamanho.

Além do entusiasmo natural da raça, Pinschers demonstram muito afeto com os seus donos e se dão bem inclusive com crianças, embora seja recomendável que os adultos supervisionem as brincadeiras entre os cãezinhos e as crianças pequenas. Outra grande qualidade do Pinscher é que ele é uma das raças que soltam menos pelos.

VEJA TAMBÉM:Diferenças entre o Chihuahua e Pinscher

Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

No momento da adoção, uma das principais preocupações é saber qual tamanho o cão ficará quando crescer. No caso de cães de raça, é mais fácil ter essa ideia, mas e quando estamos falando dos cães sem raça definida, como o famoso Vira-lata caramelo? Como saber de qual tamanho um cão ficará quando crescer?

Leia também:  Como Saber Qual A Memoria Ram Do Meu Pc?

Cães com raça definida

Nesse caso, para identificar o tamanho que seu cão chegará na vida adulta, atente-se em alguns pontos:

  • Pesquise sobre a raça e o porte que os cães costumam chegar. Inclusive, no caso de uma raça com vários tamanhos diferentes, entenda de qual porte eram os pais.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

  • No caso de raças com portes parecidos, analise o tamanho dos pais. Cadelas costumam puxar o tamanho da mãe e machos do pai. E, se a diferença entre os dois for muito grande, é provável que seu filhote alcance um tamanho intermediário.
  • Para o caso de raças misturadas, a probabilidade maior é, também, um tamanho médio entre as duas.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Cães sem raça definida

Identificar o tamanho de um filhote Vira-lata é sempre mais complicado, principalmente porque, em grande parte dos casos, não sabemos o tamanho dos pais. E, quando conhecemos apenas a mãe, não sabemos se o pai tinha um porte parecido para conseguirmos comparar e tirar uma média.

Então, nesse caso, a atenção precisa ficar em alguns pontos:

  • Se o seu filhote possui patas e orelhas muito grandes e desproporcionais ao tamanho, é bastante provável que ele ainda cresça bastante.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

  • É possível ter uma ideia do porte fazendo um cálculo: pegue o peso do cachorro, divida por sua idade calculada por semanas e, depois, multiplique o resultado por 52, que é o número de semanas que existe dentro de um ano. Isso ajuda a prever o crescimento médio neste período. Lembre-se que cães de grande porte podem crescer até os dois anos de idade!

Não existe uma maneira de ter certeza sobre qual tamanho o cão ficará quando crescer. Mas uma coisa é certeza: o amor será mil vezes maior que ele!

Como saber qual será o tamanho de um cachorro quando ele crescer?

A pergunta de um milhão na hora de decidir adotar um cachorro pode ser qual tamanho o animal vai alcançar quando chega na fase adulta? Enquanto são pequenos todos os cães são adoráveis e manipuláveis, mas alguns deles se tornarão verdadeiros gigantes. Assim, antes de levar o animal para sua casa, leve em conta algumas variáveis que podem dificultar a sua vida dependendo do tamanho de um cachorro.

Detalhes que devemos ter em conta para criar cães grandes

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Se o animal de estimação cresce até limites impensáveis, você deve considerar, por exemplo, contar com espaço suficiente em sua casa para que tanto as pessoas como os animais que morem no ambiente fiquem confortáveis.

Além disso, tenha em conta que existe uma variedade de fatores que são indispensáveis para o bem-estar do animal e que portanto, você acabará investindo mais dinheiro. Como por exemplo:

  • Alimentação;
  • Acessórios,
  • Gastos com veterinário;
  • Transporte (sobretudo se você não conta com um carro próprio);

Além destas coisas básicas, apontamos algumas dicas essenciais para descobrir qual será o tamanho do seu cachorro quando ele crescer.

Como posso descobrir qual será o tamanho de um cachorro quando ele crescer?

Se o animal de estimação é de raça e  você conhece os pais do animal, é possível ter uma ideia aproximada do peso e altura que seu cão alcançará quando ele chegar em uma idade adulta. Por exemplo:

  • As cadelas com certeza serão similares à mãe nestes aspectos e os machos serão similares ao pai;
  • Se existe muita diferença de tamanho entre os progenitores, o mais provável é que seu cão alcance um tamanho intermediário;
  • Descubra sobre o peso e a altura média da raça de seu cão em suas distintas etapas de crescimento e compare os dados com os registros que você fizer de seu animal. Se existirem diferenças muito discrepantes, o mais provável é que seu cão seja um pouco menor ou maior que o habitual para a raça a que pertence;
  • Se o animal é de raça misturada, tenta traçar uma média entre os tamanhos padrão de cada animal;

Formas de calcular o tamanho de uma cachorro mestiço na idade adulta

A questão se complica um pouco quando você tem diante a um lindo vira lata e não tem nem ideia de quem são os pais. No entanto, sempre há pistas para tentar entender qual será o tamanho de um cachorro.

Por exemplo: se o cão tem as patas e as orelhas muito grandes em comparação com seus corpos, é quase certo que será um adulto de tamanho considerável. Você também pode fazer um cálculo aproximado do peso que seu animal terá quando ele tiver um ano de idade, que é a data média em que os cães alcançam a idade adulta. Siga os seguintes passos:

  • Descubra o peso do cão;
  • Divida essa cifra por sua idade calculada em semanas;
  • Multiplique esse resultado por 52, que é a quantidade de semanas que há em um ano.

De todas formas, lembre que os cães pequenos crescem muito mais rápido, por isso podem estar completando seu crescimento antes dos doze meses de idade e que os animais muito grandes podem continuar crescendo até os dois anos de idade.

Seguimento do peso e a altura de um cachorro

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

  • Além disso, se você quiser, pode ir avaliando o crescimento de seu cachorro ao longo dos meses, para ter uma ideia do tamanho que ele alcançará quando for adulto.
  • De um modo geral, como todos os animais, os cães apresentam níveis de crescimento que nos ajudam a entender o quanto ele vai crescer.
  • Existem fórmulas específicas para realizar este cálculo, ou bem você pode consultar curvas de crescimento padrão e ir comparando com o peso de seu cão de acordo aos meses ou dias que ele tiver.
  • Também você tem que ter em conta que:
  • A maioria dos cães, aos 6 meses de idade chega aos 75% do tamanho definitivo.
  • A nutrição, a saúde e outros fatores podem afetar o crescimento do animal.

O tamanho de um cachorro é o de menos

  1. Se você quer um animal, com certeza, a altura, peso e raça de seu animal de estimação serão um dado de menor importância para você.
  2. Você o amará de qualquer forma e ele vai adorar você. E será responsável pelo seu amigo de quatro patas sem se importar
  3. Mas nunca é demais considerar algumas variáveis para poder cuidá-lo da melhor maneira possível durante toda sua vida.

Ache o Porte – SRD

Na literatura pesquisada, encontrei diversos critérios para estabelecer os tamanhos, sendo que a

maioria não contemplava os minis e os gigantes. Resolvi, então, elaborar um quadro de classificação visando atender um conceito mais popular e prático de como nós, proprietários, percebemos os tamanhos.

Para tanto utilizei o seguinte critério: levei em consideração a

1-    Faixa de peso – o peso mínimo das fêmeas e o máximo dos machos atribuidos aos padrões de cada raça.

2-   Faixa de altura – também segui o padrão de cada raça abrangendo a faixa entre o mínimo para as fêmeas e o máximo para os machos.

Em seguida adotei a correlação peso X altura

                                                       TABELA DE PORTE

Porte  Peso – Kg Altura máxima
 Mini    0,5  a   6        33  cm
   P      6   a  15        43  cm
   M     15  a  25        60  cm
   G     25  a  45        70  cm
  XG     45  a  90      sem limite

                 Os donos dos Sem Raça Definida poderão classificar o porte de seus cães.

                  É só verificar quanto ele pesa e medir a altura.

  •                Medir altura: encoste seu cão numa parede, em pé, com as quatro patas com um lápis faça uma marquinha na parede, na altura onde acaba o pescoço do cão e começa o corpo (= cernelha).
  •                                                Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?
  •                      Veja em cm dessa marca até o chão quanto mede – essa é a altura do seu cão.
Leia também:  Ćwiczenia mięśni Kegla a nietrzymanie moczu

Copyright Cristina Agostini – 2009 Este texto é protegido pela lei de direitos autorais.  É permitida a sua reprodução sem alterações, desde que incluídos o link e os créditos a seguir: Cristina Agostini – Adestradora        Dogsnet – Produtos e Brinquedos diferentes prá cachorro!            www.dogsnet.com.br

Como saber qual será o tamanho de um cachorro quando ele crescer?

Enquanto são pequenos todos os cães são adoráveis e manipuláveis, mas alguns deles se tornarão verdadeiros gigantes. Assim, antes de levar o animal para sua casa, leve em conta algumas variáveis que podem dificultar a sua vida dependendo do tamanho de um cachorro.

Como Saber Que Tamanho O Cachorro Vai Ficar?

Como posso descobrir qual será o tamanho de um cachorro quando ele crescer?

Se o animal de estimação é de raça e  você conhece os pais do animal, é possível ter uma ideia aproximada do peso e altura que seu cão alcançaráquando ele chegar em uma idade adulta. Por exemplo:

  • As cadelas com certeza serão similares à mãe nestes aspectos e os machos serão similares ao pai;
  • Se existe muita diferença de tamanho entre os progenitoreso mais provável é que seu cão alcance um tamanho intermediário;
  • Descubra sobre o peso e a altura média da raça de seu cão em suas distintas etapas de crescimento e compare os dados com os registros que você fizer de seu animal. Se existirem diferenças muito discrepantes, o mais provável é que seu cão seja um pouco menor ou maior que o habitual para a raça a que pertence;
  • Se o animal é de raça misturada, tente traçar uma média entre os tamanhos padrão de cada animal;

Formas de calcular o tamanho de um cachorro mestiço na idade adulta

A questão se complica um pouco quando você tem diante a um lindo vira lata e não tem nem ideia de quem são os pais. No entanto, sempre há pistas para tentar entender qual será o tamanho de um cachorro.

Por exemplo: se o cão tem as patas e as orelhas muito grandes em comparação com seus corpos, é quase certo que será um adulto de tamanho considerável. Você também pode fazer um cálculo aproximado do peso que seu animal terá quando ele tiver um ano de idade, que é a data média em que os cães alcançam a idade adulta. Siga os seguintes passos:

  • Descubra o peso do cão;
  • Divida essa cifra por sua idade calculada em semanas;
  • Multiplique esse resultado por 52, que é a quantidade de semanas que há em um ano.

Lembre-se que os cães pequenos crescem muito mais rápido, por isso podem estar completando seu crescimento antes dos doze meses de idade e que os animais muito grandes podem continuar crescendo até os dois anos de idade.

Sabemos que você será responsável pelo seu amigo de quatro patas e irá amá-lo sem se importar, mas nunca é demais considerar algumas variáveis para poder cuidá-lo da melhor maneira possível durante toda sua vida.

Fonte: https://meusanimais.com.br/

De que tamanho meu cachorro vai ficar? – Clube para Cachorros

A dúvida universal de todos os tutores é: Que tamanho meu cão vai ter quando estiver adulto? Pode parecer difícil estimar o porte do cãozinho quando ele chega em casa ainda filhote e, por isso, tem gente que prefere adotar um cão já adulto. Entretanto, basta ficar atento a algumas características do peludo, da raça a qual ele pertence e aos pais biológicos do pet.

Como ocorre o crescimento em cães?

Cada cachorro cresce de forma diferente, pois fatores como saúde e alimentação também contribuem para o crescimento do peludo.

De forma geral, pode-se dizer que o desenvolvimento de cães se diferencia pelo porte que eles são.

Antes de comprar, adotar ou ganhar um cachorrinho é necessário saber as características de determinada raça, para saber se aquele bichinho pode fazer parte da sua vida em todas as fases.

Por exemplo, um Yorkshire é uma raça naturalmente pequena, enquanto um dougue alemão é um cão gigante. Se você mora em um apartamento, o primeiro cão seria ideal e o segundo um desastre, justamente pela questão do espaço. A diferença entre essas raças não está limitada só ao porte delas, mas também a forma como elas se desenvolvem até alcançarem a fase adulta.

Foto: Pixabay

  • Cães pequenos ou muito pequenos: O crescimento nesses animais é muito mais rápido, se comparado a outros portes. Um cão dessa classe alcança o tamanho final aos 10 meses de vida e junto a ele, todas as características de um pet adulto, como comportamento, cio (no caso das fêmeas) etc. Como se desenvolvem muito rápido, necessitam de uma quantidade maior de nutrientes. Portanto, é preciso muita atenção dos tutores com a alimentação. Exemplos: yorkshire, pinscher, maltês etc;
  • Cães médios: Os peludos que se encaixam nessa classificação, tendem a ter seu crescimento final até os 12 meses de vida. Como eles têm um rápido desenvolvimento, também necessitam de uma atenção no que se refere as taxas energéticas do corpo, sendo assim, os donos precisam focar em uma alimentação equilibrada que possa atender a essas necessidades. Exemplo: buldogue francês, bulldog, welsh corgi pembroke etc;
  • Cães de porte grande: Com um crescimento prolongado, durando até 15 meses até o desenvolvimento completo do animal, esse pet tende a ter uma sensibilidade maior no trato digestivo, que é proporcionalmente menor aos dos cães de pequeno porte. Em outras palavras, eles crescem, mas os órgãos demoram para amadurecer. Exemplos: São Bernardo, labrador, pastor alemão etc;
  • Cães gigantes: Os animais que se encaixam nessa classificação têm duas fases de crescimento. A primeira vai até os oito meses, quando há um desenvolvimento muito rápido dos ossos do cão. Já a segunda, que só finaliza entre o 18° e 24° mês de vida, ocorre de maneira mais lenta e é nesse período que os músculos vão se formar. É preciso que o dono consiga proporcionar uma alimentação que supra essa necessidade. Exemplo: dougue alemão.

Fatores ligados ao crescimento do cão

Depois de entender como funciona o crescimento do cão, você deve saber que junto a ele existem outros fatores como o amadurecimento e o sexo do pet.

 No geral, cães menores se tornam mais responsáveis e menos brincalhões mais cedo. Em contrapartida, animais de porte grande costumam levar um tempo maior para se comportarem como adultos.

Já as fêmeas costumam ser menores que os machos, mas amadurecem mais cedo que eles.

Vira-latas: como saber o tamanho que eles ficam?

Pode parecer complicado saber o tamanho que os cães sem raça definida (SRD) vão ficar quando estiverem adultos, mas existem algumas técnicas que podem ajudar.

Se os pais do filhote forem conhecidos fica mais fácil saber uma estimativa do porte que ele ficará quando for mais velho, caso isso não seja possível observe o tamanho das patas do peludo.

Cães com patas grandes tendem a ficar grandes, e vice-versa.

Katharyne BezerraJornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*