Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

Você está à procura de algum tipo de orientação vocacional? Faça nosso Teste Vocacional Online e Grátis para conhecer carreiras que fazem sentido para seu perfil!

O Teste Vocacional do Na Prática é diferente de todos os outros: nele, você conversa com nosso robô (bot ou assistente virtual): o Fê. Ele será responsável por analisar o seu perfil, para te contar mais sobre suas características profissionais e carreiras que fazem sentido de acordo com seus resultados!

Ah, também é um teste vocacional rápido, bem mais do que você encontra por aí. 

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?Trecho do Teste Vocacional do Na Prática (Imagem: Reprodução).

O que é teste vocacional profissional

O teste vocacional, ou exame vocacional, é uma avaliação aplicada por diversos tipos de profissionais – como psicólogos, coachs, orientadores –  a fim de trazer mais clareza para quem está em busca de definir uma carreira a seguir. Eles podem se basear em várias teorias criadas por especialistas que mapearam perfis e agruparam em categorias, de acordo com critérios em particular.

Basicamente, a ideia de cada teste vocacional é, a partir da análise de um conjunto de características específicas da personalidade e traçando um paralelo com o que dizem um ou mais desses especialistas, conseguir apontar áreas ou profissões em que você pode se adequar melhor.

Teste de Personalidade: faça e descubra como pode ajudar na sua carreira

Teste de vocação x teste de aptidão

Embora tenha possibilidade de ajudar no autoconhecimento necessário para uma decisão de carreira, o teste de aptidão não serve para o mesmo fim que o teste vocacional. Na prática, o teste de aptidão avalia se a pessoa possui a capacidade exigida para um trabalho ou função. Por conta disso, muitas vezes é aplicado pelas organizações durante processos seletivos.

Na contramão, existem opções de testes de aptidão que buscam mapear as habilidades do profissional para, então, sugerir funções que combinem com seu ramo de competências. Então, da mesma forma que os testes vocacionais funcionam melhor como complemento, os de aptidão podem ser utilizados em conjunto com outras ferramentas – e reflexões – para ajudar na decisão de carreira. 

Por que os testes vocacionais não são o bastante (sozinhos!)

Não tem nada de errado em fazer um teste vocacional, nem em acreditar em seu resultado. O problema é: ele não é nem de longe o suficiente para você fazer uma escolha acertada de carreira.

Infelizmente, é impossível que, com algumas perguntas, qualquer avaliação do tipo consiga contemplar toda a complexidade do seu perfil – incluindo sonhos, medos, valores, ambições e propósito.

Além disso, os testes vocacionais não medem todo seu potencial nem conseguem refletir o quanto você muda com cada escolha. Tem também outro ponto: o mercado de trabalho é grande demais e está em constante transformação. Muitas das profissões que existem hoje não existiam há cerca de 10 anos.

Leia mais: Sites que oferecem cursos online e gratuitos com certificado

Para você ter ideia, muitas pesquisas indicam que 50% das profissões que existem hoje desaparecerão ou mudarão radicalmente nos próximos 20 anos. Ou seja: as profissões do futuro ainda nem foram criadas – como um teste vocacional pode prevê-las?

Então, eles no máximo conseguem te dar um norte ao calcular o que está num círculo de possibilidades que podem fazer sentido de acordo com características superficiais da sua personalidade.

O processo de escolha profissional, para ser completo e satisfatório, precisa envolver outros fatores – como seus interesses, influências e habilidades, além da sua curiosidade como ferramenta. Só assim você conseguirá sair do retrato do seu momento e passar a atuar como protagonista da sua vida.

Então, como descobrir minha vocação? (e como aproveitar o teste vocacional)

O processo de decisão profissional, para ser completo e satisfatório, precisa envolver outros fatores – como seus interesses, influências, valores, missão e habilidades. Há diversas formas de mapear alguns desses pontos importantes da sua personalidade.

Uma delas, por exemplo, é a mandala Ikigai, um exercício que, basicamente, aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional e te dá clareza como levar em conta todos esses aspectos na hora de decidir a carreira.

Como Saber Que Profissão Seguir Teste? Mandala Ikigai

Veja mais sobre a mandala Ikigai aqui!

Se preferir, coloque tudo que te importa e te move no papel da forma que achar melhor. Assim, visualiza o que deve ser levado em conta.

A partir disso, faz sentido listar áreas, setores e profissões que se encaixem com tudo que você busca e tem a oferecer (ou quer ter a oferecer).

Para se guiar por entre profissões existentes, vale fazer um teste vocacional e incrementar sua lista de possibilidades com os resultados.

Mesmo com essas dicas, descobrir que caminho profissional seguir é um processo complexo – por envolver várias facetas, como explicamos – e que pode ser diferente para todo mundo. Portanto, a fim de auxiliar com ferramentas e teorias sobre caminhos profissionais e processos de decisão, a Fundação Estudar lançou o curso Decisão de Carreira Na Prática.

Viu como o teste vocacional deixa de fora muitos fatores importantes? Agora que você já sabe que a decisão de carreira está longe de parar por aí, entenda o que você pode fazer a partir dos resultados sobre as profissões que combinam com seu perfil, que você tira do Teste Vocacional do Na Prática, para se encaminhar profissionalmente. 

Depois de decidir no que quer atuar com nosso teste de orientação vocacional, como montar um plano de carreira

O plano de carreira serve para levá-lo do seu estado atual(como você está hoje profissionalmente) ao estado desejado (como gostaria de estar dentro de um período determinado de tempo).

Assim, é interessante que ele seja trabalhado quando você escolher de fato qual trajetória quer seguir, após o processo de investigação complexo que envolve uma decisão tão grande quanto a de carreira.

Inteligência Emocional: entenda o que é, a importância e como desenvolver

O objetivo pode ser de médio ou longo prazo, adaptado e remodelado com o passar do tempo. Para começar, basta ter papel e caneta.

Passo 1: Defina seu estado desejado

Você já parou para pensar quem deseja ser profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos? Essa reflexão é importante para alcançar a felicidade e plenitude nesse setor da sua vida, e nenhum teste vocacional vai te dar essa resposta. 

Leia também:  Como Saber Quanto Vale Um Apartamento?

Quando você define seu objetivo, é capaz de guiar melhor sua carreira e aproveitar as oportunidades. Por fim, toma as rédeas da sua vida profissional e não fica à mercê dos acontecimentos.

Passo 2: Valide seu estado desejado

Mas não adianta apenas definir qual é seu estado desejado. Para se sentir efetivamente motivado e chegar até ele, você precisará compreender o que está por trás dessa vontade. Então, algumas questões podem ajudá-lo nessa reflexão:

  • Por que valerá a pena alcançar tal objetivo?
  • Por que isso é importante para você?

As respostas devem estar totalmente alinhadas aos seus valores e ao que você quer para sua vida. Somente assim será possível manter o foco durante toda a execução do seu plano de carreira.

Passo 3: Trace metas

Enfim, agora que você já tem seu ponto de largada e o de chegada, só faltam os degraus que ligarão um ao outro. Para defini-los, faça o seguinte:

  • Identifique a distância que o separa do seu estado desejado
  • Divida essa distância em espaços menores
  • Mapeie o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá

Passo 4: Invista em autoconhecimento e conhecimento de mercado

Identificar o que precisa aprender, adquirir ou mudar fica muito mais fácil quando você investe em autoconhecimento – algo que vai muito além do teste vocacional. É muito importante descobrir quem você é, quais são seus pontos fortes e fracos, o que você que faz bem e o que precisa melhorar para desenvolver as habilidades e competências que permitirão que seu objetivo seja alcançado.

Também é importante conhecer de fato sua área de interesse e aquilo que você precisa saber para atuar naquele mercado. Para tanto, você pode:

  • Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o setor e entender quem são as grandes empresas e grandes modelos, quais são as tendências, desafios e oportunidades
  • Conversar com profissionais da área que podem lhe oferecer conselhos úteis e atualizados
  • Conectar-se com o meio através de cursos, projetos e eventos

Passo 5: Estipule prazos para cumprir cada meta

Agora que você partiu do seu teste vocacional e criou metas, elas devem ser organizadas no plano de carreira de modo a permitir que você alcance determinado objetivo em um período bem definido. Isso exige que cada etapa seja cumprida dentro de um prazo. Ao estipular tais datas, você deve considerar realisticamente as dificuldades e os obstáculos que enfrentará.

FAQ

O teste vocacional, ou exame vocacional, é uma avaliação feita com objetivo de trazer mais clareza para quem está em busca de definir uma carreira a seguir.

A ideia de cada teste vocacional é, a partir da análise de um conjunto de características específicas da personalidade, apontar áreas ou profissões em que a pessoa possa se adequar melhor de acordo com seu perfil.

Embora não seja necessariamente uma resposta decisiva por si só, o teste vocacional pode ajudar na orientação de decisões profissionais, já que mostra traços do perfil e carreiras relacionadas. Os testes vocacionais são aplicados por diversos tipos de profissionais, como psicólogos, coachs, orientadores de carreira.

Atualmente, no entanto, estão disponíveis em larga escala na internet para que o profissional consiga acessar seus resultados independentemente. Apesar disso, a interpretação completa e mais apurada dos resultados é propriedade dos profissionais especializados.

Para fazer um teste vocacional, você pode procurar profissionais especializados, como coaches, psicólogos e orientadores de carreira. Outra forma é fazer os que estão disponíveis na internet, como o do Na Prática, que é conduzido por um assistente virtual, que mapeia o perfil profissional e indica carreiras. Enquanto o teste vocacional mapeia carreiras de acordo com o perfil, o teste de aptidão avalia se a pessoa possui capacidades exigidas para um trabalho ou função.

Infográfico feito pela parceira Venngage.

Como descobrir qual profissão combina comigo?

“Eu preciso achar a minha profissão. Todos falam pra eu fazer o que gosto, mas eu não gosto de nada. E agora? Qual profissão combina comigo?”

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

CALMA CALMA CALMA!

Não se desespere, amigão. Muitos passam por esta fase. E quando eu digo muitos, são muitos mesmo. Se você é nosso fã e já leu que “não está sozinho”, pode parecer repetitivo, mas é verdade.

Antes de ler o conselho desse texto, experimente ler esse artigo aqui embaixo. Ele pode te ajudar também:

Já leu e ainda assim ficou com aquela pulguinha atrás da orelha?

Como eu descubro qual profissão combina comigo?

A primeira coisa que você deve se perguntar é: “quais são os meus interesses?”.

A pergunta aqui não é sobre o que você gosta de fazer no seu tempo livre, nem sobre o que você é bom fazendo, e sim o que te interessa?

São as histórias das grandes navegações? É a maneira como um ser humano evoluiu até aprender a se comunicar com os outros? Ou é um novo aplicativo que transforma a sua vida magicamente?

Saber o que te interessa te ajuda a saber principalmente que caminhos NÃO seguir. Por que você faria algo que não te interessa, não é mesmo?!

Olhe mais a fundo para os seus interesses

Por que o seu interesse te interessa?

Usando o exemplo de antes, por que você se interessa pelas grandes navegações?

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

É pelo fato dos exploradores navegarem em direção ao desconhecido? É pelo fato deles passarem 752453 dias em alto mar? Ou pelos cálculos que fizeram para chegar até a terra firme?

Você deve entender qual é o motivo do seu interesse. Sabendo isso, você pode entender não só com O QUE vai trabalhar, mas também COMO vai trabalhar.

O fato de você curtir as grandes navegações não quer dizer que você vai ser o novo Cristóvão Colombo, mas se o seu interesse é nos cálculos e estudos que esses caras faziam durante as viagens, pode ser que Geografia, Engenharia Cartográfica ou Oceanografia possam te interessar.

“Mas e se mesmo assim eu não descobrir qual profissão combina comigo?”.

Leia também:  Porque Os Sucrilhos Tem Um Tigre Como Icon?

Procure ajuda

  • Como Saber Que Profissão Seguir Teste?
  • Procurar um psicólogo NÃO quer dizer que você tem algum tipo de distúrbio psicológico.
  • Você percebeu a complexidade da reflexão que você teve que fazer ali em cima?
  • Existem profissionais que te auxiliam a fazer essa reflexão, para que você possa se conhecer melhor e escolher uma profissão ou curso que combina com você.
  • Se você não manja nenhum profissional dessa área que possa te atender, sugerimos os nossos amigos doICOP.

FAÇA A NOSSA AVALIAÇÃO e descubra qual é a profissão que mais combina com você

  1. A gente recomenda que você passe pela etapa anterior, mas se você preferir pular e ir direto para nossoTESTE VOCACIONAL!
  2. Lá você vai encontrar várias possibilidades de atuação e saber quais cursos podem combinar mais com as suas preferências.
  3. Talvez você descubra outros interesses, cursos e até alguma coisa sobre essa pessoinha maravilhosa que você é e diga:

“Valeu, Que Curso?! Vocês me ajudaram a descobrir qual profissão combina comigo e agora sou um vestiba melhor!”.

De nada.

#tamojunto

Teste para saber qual profissão seguir

Fazer um teste para saber qual profissão seguir é uma das melhores formas de entender que tipo de trabalho combina com cada tipo de pessoa. É preciso ter autoconhecimento e nem todos os testes vocacionais online oferecem isso.

Neste artigo você conhecerá o novo e mais completo teste vocacional online do mercado. Faça o teste e tenha uma experiência incrível descobrindo quais profissões combinam com a sua personalidade.

Além de te auxiliar nesse aspecto, te ajudamos também a passar no Enem e nos vestibulares em geral. Conheça o Simulado Beduka, com as questões dos anos anteriores do Enem, resultado na hora e correção pela nota TRI.

Tipos de pessoas que procuram testes vocacionais…qual é você?

1 – O curioso

Esse é o tipo que não está realmente em dúvida, apenas quer saber se o teste vocacional vai acertar sua profissão, seus gostos, suas possibilidades. Você é aquele que faz por pura curiosidade.

Se esse é o seu caso, vai se surpreender com a assertividade do Raio-X do Beduka. O teste acerta em mais de 90% das vezes como é a personalidade de quem fez o teste e nas profissões indicadas.

2 – O indeciso

Esse é o tipo que realmente não sabe o que quer fazer na faculdade. Tem gente que passa mal de tanta dúvida e por isso recorre ao teste para saber qual profissão seguir. 

Não se preocupe. Faça este teste vocacional aqui.

Com ele você saberá detalhes da sua personalidade e a quais profissões ela se relaciona. Dessa forma, serão indicadas apenas profissões que combinam com o seu jeito de ser, com o seu perfil.

3 – Quem já escolheu um curso e profissão

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

Ué! Por que uma pessoa que já escolheu um curso deveria fazer um teste para saber qual profissão seguir?

Porque mesmo quem já escolheu quer saber se escolheu certo, se combina consigo próprio e, além do mais, está em busca de mais certeza.

E então? Será que a profissão que você escolheu realmente combina com você?

Descubra agora!

Em geral, esse tipo de teste ajuda vários tipos de pessoas:

  • Jovens e adultos;
  • Estudantes e profissionais já empregados;
  • Trabalhadores insatisfeitos;
  • Pessoas que não sabem qual profissão combina com elas;
  • Quem busca por salários melhores;
  • Quem quer aprender coisas diferentes.

FAÇA AQUI O TESTE VOCACIONAL E DE PERSONALIDADE

Os alunos estão amando esse novo teste vocacional

Saiba porquê esse teste vocacional é tão bom e todos estão gostando muito de fazê-lo.

Veja o depoimento de quem já fez e recomenda que todos façam. Cada um tem um relatório individual e muito completo. Não há nada assim entre os testes vocacionais online por aí.

  • Como escolher a profissão certa?

O Raio-X do Beduka não é somente um teste vocacional. Ele também é um teste de personalidade.

  • Ele te ajuda em uma das coisas mais importantes da vida de uma pessoa madura: o autoconhecimento.
  • Saiba mais sobre autoconhecimento neste artigo completo.
  • Ao ler o seu resultado você saberá:
  • Emoções típicas
  • Objetivo
  • Forma de considerar os outros
  • Forma de influenciar os outros
  • Importância de uma pessoa com o seu tipo de perfil
  • Características marcantes
  • Forma de agir sob pressão
  • Seus medos
  • Formas de melhorar seu desempenho

E mais:

  1. A explicação completa e detalhada das suas dominâncias
  2. Principais características
  3. Talentos naturais
  4. Pontos fracos a serem melhorados
  5. Dicas de como se relacionar melhor com determinados perfis
  6. Exemplos do dia a dia
  7. Frases típicas
  8. Curiosidade: E se a sua personalidade fosse como a de um animal? Qual seria?
  9. Curiosidade: Quais artistas e personagens da ficção possuem o mesmo perfil que você?

Não está nem um pouco curioso? O que será que o teste vai revelar sobre você? Faça aqui!

A grande diferença desse teste para os outros

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

Quem busca um teste para saber qual profissão seguir quer uma resposta séria, bem embasada e que realmente acerte.

A maioria dos outros testes não faz isso, não tem essa dedicação. É muito simplista te perguntar quais as matérias que você mais gosta na escola e a partir delas traçar profissões parecidas. Ou perguntar o que você mais gosta e sugerir profissões.

É mais complexo do que isso!

O diferencial desse novo teste vocacional online

Nós ajudamos mais de 600 mil estudante todos os meses a se prepararem para o ENEM e escolherem a faculdade certa para estudar. Agora queremos ajudar você a fazer a escolha certa do seu caminho profissional. 

O Raio-X do Beduka não parte dos seus gostos ou das matérias que você mais gosta na escola para sugerir profissões. Ele parte de quem você é.

Logo, o teste primeiro descobre como é a sua personalidade. Isso é feito através da metodologia DISC, aceita mundialmente e aplicada em mais de 70 países, em milhares de pessoas.

Essa metodologia segue estudos já comprovados de psicologia do comportamento e tem como base o livro “As Emoções das Pessoas Normais”, de William Moulton Marston.

As profissões indicadas estão alinhadas aos 15 tipos de perfis clássicos existentes. Um deles é o seu.

  1. O nosso teste também apresenta os salários de cada tipo de profissional e também as variações no salário quando se alcança algumas especializações.
  2. Já sabe quais são as profissões em alta no mercado?
  3. Conheça o Raio-X do Beduka.
Leia também:  Czy stres może być przyczyną nadwagi i utrudniać odchudzanie?

Obs: O Raio-X é indicado para estudantes a partir de 16 anos de idade. Quem tiver idade abaixo de 16 anos, recomendamos que o teste seja feito com orientação dos pais ou de um responsável. 

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Dê um novo rumo à sua carreira. Faça um teste de aptidão profissional!

Quando eu crescer, quero ser…”. Desde a infância, somos apresentados à pergunta que objetiva descobrir o que desejamos fazer da vida no futuro. Por anos, essa conversa é uma mera brincadeira ou algo ainda sem grande importância. Mas, e agora, você já sabe qual profissão escolher? 

Ter dúvidas quanto ao futuro profissional é natural. No decorrer da vida escolar, os estudantes nem sempre têm a oportunidade de conhecer as opções que o mercado oferece e descobrir com qual se identificam. Uma forma de solucionar essa questão é fazendo um teste de aptidão profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura! 

Como Saber Que Profissão Seguir Teste?

O que é um teste de aptidão profissional, afinal?

Existe uma expressão popular que diz que quem sabe pra onde quer ir já tem metade do caminho feito. Vale a mesma lógica para sua escolha de curso universitário. E, vamos falar a verdade, há tantas opções de cursos superiores que, às vezes, fica até difícil decidir qual é o mais indicado para você.

Por isso, é importante entrar no mundo do teste vocacional e ter informações sobre essa ferramenta que pode ser muito útil para você saber, definitivamente, qual profissão escolher. Vamos lá?

O teste de aptidão profissional é também conhecido como teste vocacional. Essa aptidão é a “habilidade específica de cada indivíduo que vai determinar a escolha de sua futura profissão“. Indica, ainda, os “interesses, os valores e o talento” que apontam o futuro profissional de cada um.

Assim sendo, um teste para saber qual profissão seguir é um mecanismo que pode ajudar você a identificar quais são as suas principais habilidades e interesses, além de mostrar com quais atuações profissionais essas suas características se relacionam. 

Como funciona o teste de aptidão

Qual profissão seguir? Um teste vocacional pode ajudar!

Escolher uma carreira profissional é tomar uma decisão que acompanha sua trajetória ao longo da vida.

É eleger uma área na qual se investe boa parte do tempo e que diz respeito aos conhecimentos que se aprende e aplica pessoalmente e profissionalmente.

Aponta, ainda, para o perfil de pessoa cujo contato será mais comum. Ao escolher uma carreira, sim, você também escolhe um estilo de vida.

Mas como é possível saber se a combinação entre carreira e personalidade é compatível? Com o teste vocacional! E este é o assunto sobre o qual falaremos neste post: como funciona esse teste de faculdade, quais opções e o que leva em conta para dar o resultado?

Conhecendo a ferramenta

Um teste vocacional traz à tona as áreas de interesse do estudante a partir de uma avaliação do seu perfil. É uma ferramenta de autoconhecimento orientada para a jornada profissional, de acordo com características pessoais e psicológicas.

O teste avalia como a pessoa se relaciona com os outros e com o mundo, seus interesses e motivações, como responde às demandas da vida e com o que se identifica. É um processo de investigação e descoberta.

Os resultados revelam, então, quais carreiras têm mais probabilidade de ser compatíveis com a personalidade do aluno.

Existem algumas opções de teste para saber qual faculdade fazer. Veja só:

Online

Esse tipo de teste vocacional para faculdade é, geralmente, gratuito e fácil de se encontrar na internet. Leva em conta características mais generalistas nas pessoas, como gostar de números ou não; saber escutar; e ser mais da prática ou da teoria. Veja um exemplo!

Nessa opção, é importante avaliar se o teste vocacional traz critérios científicos, preparados por psicólogos ou profissionais da área de autoconhecimento.

Acompanhado por profissional

Geralmente, essa opção de teste vocacional é mais individualizada e apresenta resultados aprofundados sobre a relação da pessoa com a carreira. Pode ser feito individualmente ou em grupo, desde que acompanhado sempre por um profissional da área — psicólogos e coaches.

Mas não se engane: o profissional não decide a sua carreira. Apenas o orienta para desvendar os caminhos que levam você à decisão adequada, ok?

Conhecendo o perfil do estudante

Bom, depois de realizado o primeiro passo, que é o teste vocacional, o estudante se identifica como parte de alguma das grandes áreas do conhecimento. Confira quais são:

Humanas

É marcada por pessoas que gostam de se comunicar e propor reflexões sobre os indivíduos, seu papel na sociedade e as diferentes culturas. Trazem diferentes formas de pensar e um forte senso crítico. História, Psicologia, Comunicação e Filosofia são algumas das graduações na área.

Biológicas

Essa é a grande área do conhecimento que explora os seres vivos, desde suas células, o meio ambiente e as demandas de saúde. O perfil do estudante é marcado pela vontade de experimentação, curiosidade e observação. Geralmente, também são aventureiros e gostam de ajudar o próximo. Biologia, Medicina e Enfermagem integram as opções da área.

Exatas

Geralmente, são pessoas mais objetivas e diretas. Têm interesse por raciocínio lógico, independentemente do assunto, e gostam de solucionar problemas. Fazem parte dessa área as graduações de Engenharia, Física e Matemática.

O teste vocacional é uma bússola para as pessoas que desejam encontrar realização profissional. E quem escolhe uma carreira compatível com os próprios interesses e habilidades tem mais chances de se tornar um profissional de sucesso.

Agora que você já conhece essa ferramenta, que tal compartilhar com seus colegas para que eles também saibam qual profissão seguir?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*