Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Como verificar sua placa gráfica no Windows 10
.

A placa gráfica é um componente essencial do hardware do computador.

Se você quiser jogar qualquer tipo de videogame, verá que sua placa gráfica está listada entre as especificações mais importantes para qualquer jogo que você queira jogar, fornecendo quase todos os recursos visuais que você vê na tela.

Placas de vídeo poderosas são igualmente importantes para edição de vídeo, já que os núcleos de renderização e CUDA são alimentados pela placa de vídeo dentro de sua máquina.

A maioria dos jogos e programas do Windows incluem detalhes da placa gráfica em seus requisitos de sistema, e você pode precisar verificar qual placa gráfica você tem para ver se ela atende aos requisitos.

Se você está confuso sobre placas gráficas dedicadas e integradas, a quantidade de VRAM em sua placa dedicada ou o fabricante que criou sua placa, é fácil verificar – mesmo sem abrir seu laptop, desktop ou tablet. Vamos dar uma olhada em como você pode descobrir as informações da sua placa gráfica no Windows 10.

O que é uma placa gráfica?

A primeira coisa a entender sobre o seu computador – não importa se é um laptop, desktop ou tablet – é que vários componentes funcionam juntos para alimentar tudo o que você faz no seu computador.

Desde navegar na web, assistir a vídeos e verificar mídias sociais até jogar videogames e fazer arte, se o seu computador faz isso, é por causa de uma combinação de várias partes diferentes, como um corpo humano.

Evitaremos mergulhar profundamente nas funções de cada parte do seu PC, porque você não precisa entender cada aspecto individual do seu computador para aprender sobre a sua placa gráfica. Em vez disso, vamos explicar rapidamente as três partes principais do seu PC e como elas interagem umas com as outras.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Placa-mãe: A placa-mãe é o componente que permite que cada peça de tecnologia em seu computador, incluindo seu disco rígido, sua CPU, GPU, memória, ventiladores e muito mais, se comuniquem. É uma placa de circuito que, usando conectores e pinos onde outros componentes podem se encaixar, lê e transfere dados entre componentes.

A placa-mãe é como a espinha dorsal do seu dispositivo, permitindo que sua máquina opere em todo o seu potencial, ao mesmo tempo em que permite expansões e outros periféricos ao longo da linha (para desktops; laptops normalmente não têm espaço para expandir a capacidade do seu dispositivo fora do IO portas ao longo das laterais do dispositivo).

CPU (processador): Se a placa-mãe é a espinha dorsal do seu dispositivo, a CPU (ou unidade de processamento central) é o cérebro, encarregado de emitir comandos e computar os dados que seu sistema joga nele.

A CPU é de longe a parte mais importante do seu sistema.

Tudo, desde a rapidez ou lentidão com que sua máquina funciona, a rapidez com que pode alternar entre os aplicativos e a qualidade com que pode transmitir vídeo e outros dados, chega à sua CPU.

GPU (placa gráfica): Finalmente, chegamos ao GPU, que vem em duas formas distintas: dedicado e integrado.

Normalmente, as GPUs integradas – placas gráficas embutidas em sua CPU – são incluídas em dispositivos de baixo custo ou baixo consumo de energia, como PCs econômicos e ultrabooks.

Como as placas gráficas dedicadas, especialmente em laptops, são caras e muitas vezes exageradas, a menos que você queira jogar alguns jogos sérios ou editar fotos ou vídeos, as placas gráficas integradas costumam ser o melhor investimento em laptops.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Também é importante ter em mente que alguns dispositivos, especificamente laptops, têm GPUs integradas e dedicadas, com a capacidade de alternar entre os dois chips dependendo do que você está fazendo com o seu PC.

Procurando as informações da placa gráfica no Windows 10

Pesquisar sua placa gráfica no Windows 10 é fácil e há algumas maneiras de fazer isso, dependendo da quantidade de informações que você deseja aprender sobre a placa.

Nosso primeiro método usa a ferramenta de diagnóstico DirectX integrada do Windows, que é usada para ler as informações do sistema de sua máquina enquanto detalha as informações sobre os componentes DirectX do sistema. DirectX, para quem não sabe, é a API do Windows para lidar com conteúdo multimídia, incluindo vídeo e jogos em sua plataforma.

Nosso segundo método usa uma ferramenta de software externa, GPU-Z, para ler as informações em seu dispositivo, geralmente oferecendo mais informações com o custo adicional de instalação de um aplicativo separado.

Ferramenta de diagnóstico DirectX

Para encontrar mais detalhes sobre sua GPU, você pode usar a ferramenta de diagnóstico DirectX integrada do Windows, que é usada para ler as informações do sistema de sua máquina.

Iniciar a ferramenta de diagnóstico DirectX é relativamente simples.

A ferramenta está incluída em todas as versões do Windows 10, portanto, independentemente do seu PC, você poderá acessar esta ferramenta através do menu Iniciar.

DirectX também é um padrão bem antigo, então você deve ser capaz de encontrar isso em versões mais antigas do Windows, como 7, 8 e 8.1. Veja como acessar suas informações.

Comece localizando a chave do Windows no canto inferior esquerdo. Clique nele com o mouse e digite “Executar” quando o menu Iniciar for aberto.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Assim que Executar estiver aberto em sua área de trabalho, digite a palavra “dxdiag” no campo de texto e clique em “OK” na caixa abaixo. Você verá uma caixa de diálogo aberta com as informações do DirectX mostradas (se, antes de iniciar o aplicativo abaixo, você receber uma caixa com um prompt “Sim” ou “Não” sobre como iniciar a Ferramenta de Diagnóstico, clique em “Sim”).

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Assim que a ferramenta de diagnóstico DirectX for carregada, você verá algumas guias separadas, junto com muitas informações do sistema, incluindo a hora atual, data, o fabricante ou sua placa-mãe, a quantidade de memória em seu PC e seu processador.

Embora todas essas informações sejam importantes, a guia do sistema no DirectX não exibe nenhuma informação sobre sua placa gráfica. Para isso, teremos que abrir a segunda guia na ferramenta de diagnóstico DirectX, “Display”.

A guia Vídeo, no canto superior esquerdo, contém todas as informações genéricas sobre as preferências de exibição atuais do seu sistema, incluindo a placa gráfica, marca e modelo, a quantidade de VRAM (RAM de vídeo) em sua placa gráfica e a resolução atual sendo empurrado para fora pelo seu dispositivo.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Para qualquer pessoa que tenha duas placas gráficas em seu sistema, você terá duas guias “Display” abertas na janela de seu display.

Embora alguns usuários avançados e jogadores possam ter duas placas gráficas reais, você provavelmente terá esse problema se estiver usando um laptop com CPU com gráficos integrados e uma GPU dedicada que liga quando necessário.

Este é um recurso de certos laptops com placa de vídeo Nvidia, normalmente projetado para alternar automaticamente para ajudar a ajudar na vida útil da bateria do seu laptop.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Esteja você procurando substituir a placa, tentando encontrar software compatível para o seu dispositivo ou apenas procurando informações genéricas sobre o seu hardware, isso normalmente é tudo que você precisa para fazer uma escolha.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

TechPowerUp GPU-Z

O GPU-Z pode nos fornecer algumas informações adicionais sobre nossa placa de vídeo, portanto, se você estiver procurando por informações específicas – velocidade do clock, versão do BIOS, data de lançamento do seu processador ou qualquer outra coisa – veja como fazer isso.

GPU-Z (também conhecido como TechPowerUp GPU-Z) é um utilitário totalmente gratuito, sem anúncios ou paywalls, então não se preocupe em ter que pagar para usar o aplicativo em seu dispositivo.

Leia também:  Como Fazer Com Que Uma Pessoa Sinta Sua Falta?

Em vez disso, você poderá usar o programa para descobrir muito mais sobre a placa gráfica do seu computador do que você sabia antes. Comece indo para esta página para baixar o utilitário.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Aqui você encontrará dois temas separados: a versão padrão do GPU-Z e o programa temático ASUS ROG (Republic of Gamers, a linha de equipamentos voltados para o jogador da ASUS). Para nossas necessidades, precisamos apenas da versão padrão, mas se você está procurando algum flash visual em seus utilitários, pode pegar o da ASUS também. Ambos os aplicativos farão a mesma tarefa básica.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Depois de clicar no botão de download, você será levado a uma página de download solicitando que selecione um servidor para download. Se você estiver nos Estados Unidos, qualquer um dos servidores dos Estados Unidos funcionará para você; caso contrário, selecione o servidor mais próximo de seu país para obter as velocidades de download mais rápidas disponíveis.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

À primeira vista, este aplicativo tem uma tonelada de informações com as quais você pode não saber o que fazer.

Se você é novo em placas gráficas e arquitetura de computador, muitas palavras e frases aqui podem precisar de alguma explicação.

Verdade seja dita, para 98 por cento dos leitores, você não precisará saber a maioria das informações aqui. Em vez disso, aqui está o que você achará interessante mostrado por meio da GPU-Z:

  • O botão de pesquisa: Clicar aqui iniciará seu navegador para carregar uma página em sua placa gráfica específica, junto com uma imagem do dispositivo, datas de lançamento e toneladas de outras informações. Muito disso é mostrado no GPU-Z, mas se você precisar enviar ou compartilhar as informações da sua placa gráfica com alguém, o banco de dados de placas gráficas do TechPowerUp é confiável e fácil de compartilhar.
  • Nome: Isso exibirá o nome genérico de sua placa de vídeo (na imagem abaixo, ele exibe uma Nvidia GeForce GTX 970). No entanto, isso não exibirá a marca de sua placa gráfica (isso é conhecido como um sub-fornecedor do GPU-Z).
  • Tecnologia: Mostra o tamanho e a estrutura de sua GPU, medidos em nm (nanômetros). Quanto menor o chip, menos calor gerado pela GPU.
  • Data de lançamento: A data de lançamento original de sua placa gráfica específica.
  • Subvendor: O fabricante que criou sua placa (ASUS, EVGA, etc).
  • Tipo e tamanho de memória: O tipo e geração da memória dedicada contida em sua placa gráfica (VRAM). O tamanho é mostrado abaixo do tipo, listado em MB (megabytes). Quanto mais VRAM, mais poderoso é o chip.
  • Velocidades do relógio: Esta é a velocidade em que sua GPU está configurada para funcionar. Eles podem ser aumentados e com overclock, dependendo da sua placa e dispositivo, então você também verá informações sobre as velocidades de clock do turbo-boost aqui. Eles são medidos em MHz (megahertz).
  • Se você estiver confuso sobre o que algo significa, você pode passar o mouse sobre os campos de entrada de texto em cada parte do aplicativo para obter mais detalhes.
  • Finalmente, você também pode usar o menu suspenso na parte inferior do aplicativo para alternar entre as informações da placa, se o seu computador tiver duas placas gráficas (ou, mais provavelmente, para alternar entre as informações nas placas gráficas dedicadas e integradas).
  • ***

Se você estiver interessado em descobrir como seu computador funciona, ou se precisar atualizar ou consertar um problema com sua placa gráfica, saber como procurar essas informações pode ser uma ferramenta muito útil. Mesmo que você esteja apenas procurando descobrir se pode ou não correr Cyberpunk 2077 no seu PC, você ficará feliz em saber que o Windows 10 tem essas informações gráficas integradas a ele.

Claro, a GPU-Z pode ajudá-lo a aprender os meandros de como seu dispositivo funciona se você já se perguntou o que exatamente uma placa de vídeo faz.

Como as placas de vídeo são tão importantes quanto são para o funcionamento de um computador, saber como consultar as informações em sua placa é uma das dicas mais úteis.

Portanto, quer esteja solucionando problemas do seu computador ou comprando novos jogos durante a próxima venda do Steam, você ficará feliz em saber exatamente onde encontrar as informações que procura.

Como ficar a saber as especificações completas do PC com o Windows 10

Qualquer que seja o computador que esteja a utilizar, portátil ou desktop, saber o que está dentro do caixote dá sempre jeito.

Por exemplo se não tem a certeza se um determinado software funciona bem na sua máquina, ou quando um dispositivo qualquer deixa de funcionar inexplicavelmente e precisa de saber o que falhou.

Ou ainda quando o computador começa a ficar mais lento e está na hora de actualizar uma qualquer peça de hardware.

O Windows 10 dá-lhe várias ferramentas que lhe permitem saber com exactidão que componentes tem no computador, como o processador, memória, drives, placa gráfica, versão do sistema operativo, a versão do BIOS ou do firmware Unified Extensible Firmware Interface (UEFI). O resultado que estas ferramentas lhe dão são algo diferentes, tanto a nível da leitura, como do detalhe.

Vejamos como se faz:

Como obter informação de sistema através das ‘Definições’ do Windows 10

  • Se apenas precisa de verificar algumas especificações básicas do sistema, como o processador, memória e a versão actual do Windows 10 pode usar a ferramenta ‘Definições’ para as ver:
  • Abra as ‘Definições’ (Menu ‘Iniciar’, roda dentada).
  • Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?
  • Clique em ‘Sistema’.
  • Clique em ‘Acerca de’ (coluna da esquerda).
  • Neste ecrã encontra as secções ‘Especificações do dispositivo’ e ‘Especificações do Windows’.
  • Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?
  • Na primeira zona encontra o nome do dispositivo, o tipo e marca do processador, a quantidade de memória RAM, a arquitectura do sistema e se o computador pode ser utilizado com uma caneta.
  • Na segunda zona pode ver informações sobre o Windows 10 (se é a versão Home, Pro ou Enterprise), a versão, a data da última actualização e o número da build do sistema que está instalada.

Como obter informação de sistema através da aplicação ‘Informações de Sistema’

  1. Pode utilizar a ferramenta ‘Informações de Sistema’, que já existe há já bastante tempo e que continua a ser uma das melhores formas de obter informação completa sobre o computador.
  2. Abra o menu ‘Iniciar’.
  3. Escreva ‘Informações de sistema’ ou ‘System information’ se o primeiro não funcionar.

  4. Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?
  5. Por defeito a primeira opção que aparece seleccionada é a ‘Resumo do sistema’.
  6. Na zona maior estão informações acerca do modelo do computador, BIOS ou UEFI, actualizações, memória RAM, etc.

Contudo, neste ecrã não aparecem as informações acerca de periféricos como a placa gráfica. Se precisar desta informação clique em ‘Componentes’ (na coluna da esquerda) e depois em ‘Visualização’.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Se precisar de procurar uma informação específica pode utilizar o campo de busca no fundo da janela.

Como criar um ficheiro de texto com as especificações do computador

Uma das funções mais úteis da ferramenta ‘Informações de sistema’ é a capacidade de criar um ficheiro de texto com um relatório completo das especificações do computador.

Na aplicação ‘Informações de sistema’ clique na classe de especificações que quer exportar, por exemplo ‘Visualização’.

Abra o menu ‘Ficheiro’ e depois clique em ‘Exportar’. Escolha uma localização, um nome para o ficheiro e depois clique em ‘Guardar’.

Open Start.
Search for System Information and click the top result to open the experience.

Select the specifications you want to export.

Como descobrir o modelo da placa de vídeo de um notebook

O mundo da informática é realmente uma caixinha de surpresas. Há, nesse imenso meio, um termo chamado possibilidades, que se baseia em várias opções para a realização de um determinado fim.

Leia também:  O Que É Um Tornado E Como Se Forma?

Como exemplo, podemos citar uma simples dica que para muitos é um fator mais complexo. Estamos falando de como descobrir o modelo da placa de vídeo de um notebook.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Imagem via Shutterstock

Apesar de aparentemente fácil, muitos usuários de PC pensam que o processo requer a abertura para visualização de componentes internos. Para se descobrir o modelo da placa de vídeo, basta usar algum softwere específico ou o próprio sistema operacional.

Mas para que eu preciso disso? Saber o modelo da placa de vídeo de um notebook pode ser útil quando você for comprar outra para incrementar a usabilidade, ou simplesmente por defeito da mesma. Lembrando que essa dica também funciona para desktop.

Descobrindo através do Windows

Iremos utilizar o Windows para nos auxiliar nessa descoberta, então iremos no menu iniciar e, no campo de busca, iremos digitar o comando “dxdiag”, logo mais dê um enter para concluir o processo. Após aparecer um arquivo na tela selecione-o clicando.

Depois disso, será aberta uma nova janela onde aparecerão diversas informações, tais como Memória RAM e diversas características do seu computador. Vá gora na seção “Exibir“, que estará localizada no lado esquerdo na parte superior da tela.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Agora você pode ver que na opção dispositivo constarão diversas informações sobre a sua placa gráfica, entre elas o modelo, que está descrito em “Nome“. Além do modelo da placa, você também poder averiguar o nome da fabricante, o tipo de processador, informações do DirectX e muito mais.

Além da possibilidade anterior, você também pode conferir o modelo da sua placa de vídeo através do painel de controle. Para isso, basta você ir no menu iniciar, painel de controle e seção correspondente a “Hardware e Som”. Feito isso, basta você abrir o gerenciador de dispositivos conforme mostra a ilustração mais abaixo.

  • Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?
  • Depois que o gerenciador de dispositivos estiver aberto, basta você ir até a opção “Adaptadores de vídeo“, aqui você poderá averiguar qual é o modelo da sua placa de vídeo, veja a ilustração logo abaixo.
  • Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?
  • O gerenciador de arquivos ainda contém diversas informações úteis sobre os mais variados componentes do seu notebook, portanto, vale a pena dar uma conferida e descobrir detalhes dos drives do seu dispositivo.

Além das medidas anteriores, você também poderá verificar o modelo da sua placa de vídeo através de alguns softwares, como, por exemplo, o Everest.

Esse programa faz  todo o processo de descoberta do modelo da placa de vídeo do seu computador.

Por mais que essa seja uma medida desnecessária à primeira instância, o uso do Everest poderá ser útil futuramente, pois o mesmo possibilita a visualização apurada de diversas outras informações de seu computador.

Fonte: O Notebook

Saber qual a placa gráfica instalada no seu Windows sem usar uma app

Conhecer o hardware presente num computador Windows, ajuda o utilizador a gerir melhor os recursos presentes e o que deles pode retirar. É por isso importante saber de forma atualizada que componentes estão presentes em cada máquina.

O Windows tem toda esta informação presente e disponível, basta saber procurar. Hoje mostramos como podem saber que placa gráfica está instalada no seu computador, sem qualquer app ou ferramenta externa.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Tudo o que precisamos saber sobre o nosso computador está no Windows. Este sistema operativo tem um extenso registo sobre o hardware em que está a correr e o utilizador apenas precisa de saber onde consultar.

A app que lhe diz tudo sobre o hardware do Windows

No caso de precisar de saber que placa gráfica tem instalada no seu computador, precisa apenas de consultar o msinfo32. Só tem de colocar este nome na caixa de pesquisa do Windows a fim de a procurar.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

De imediato é mostrado a app que vai querer usar. Basta apenas clicar nela para que seja aberta e usada. Se necessitar, pode também executar a app com permissões de Administrador. Este modo deverá ser usado apenas em caso de necessidade.

Toda a informação sobre a placa gráfica presente

De toda a informação presente, referente ao Windows e ao hardware, podem escolher a que querem ver. No caso da placa gráfica do computador, esta estará na área de Componentes. Aí dentro deverão escolher Visualização. De imediato têm toda a informação sobre a placa gráfica.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Nomeadamente, o nome da placa e o fabricante, o tipo ou a descrição deste componente. Há ainda acesso à quantidade de RAM presente, a versão do driver usado ou a resolução máxima suportada. Toda a informação presente é útil, assim como complementa o que precisam saber.

Desta forma simples e rápida têm acesso a toda a informação sobre a placa gráfica instalada no computador. Podem igualmente explorar mais esta área e conhecer ainda mais o hardware presente na máquina. Provavelmente, vão descobrir mais do que sabem e até ficar surpresos.

Dica: Como obter toda a informação útil sobre o seu PC no Windows 10

Como saber o nome da placa de vídeo no Windows 10

Cedo ou tarde necessitamos saber o nome e/ou modelo da placa de vídeo do nosso notebook ou computador de mesa. Na maioria das vezes essa pesquisa está relacionada com a instalação dos drives de vídeo.

  • Felizmente na maioria das vezes o sistema operacional Windows 10 encontra e instala automaticamente os drives de vídeo (fabricante parceiro), quando não, instala um drive genérico, que na maioria das vezes deprecia o desempenho do vídeo (quebra o galho).
  • Sendo assim, vamos lá encontrar essas informações (nome e modelo da placa de vídeo).
  • Ferramenta do próprio Windows 10

Pressione a tecla Windows + R, logo é apresentado a janela de execução de ferramentas do Windows. No campo “Abrir” digite “dxdiag” sem as aspas e pressione a tecla “Enter”.

Em seguida a ferramenta é apresentada e na mesma consta as seguintes abas: Sistema, Exibir, Som e Entrada.

Em foco está Sistema, no mesmo é apresentado as informações do sistema operacional, como por exemplo, nome do computador, fabricante do sistema, modelo do sistema, BIOS, processador, memória e outras informações importantes que podem ser uma mão na roda.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Mas vamos ao que interessa! Mude para aba “Exibir”, logo na divisão “Dispositivo” é apresentado as informações que estamos procurando (nome e modelo). Além disso é possível saber o total aproximado de memória do dispositivo de vídeo (informação crucial para os entusiastas de games).

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Ferramenta de terceiros

No mercado de software temos vários programas que analisam toda a arquitetura do hardware, e assim apresentam informações cruciais aos profissionais de TI que analisam e empreendem soluções com tais informações.

Um dos softwares notório nesse nicho é o AIDA64, o mesmo tem vários modulo que ajudam a solucionar diversos problemas, dentre esses temos o diagnostico do computador, no mesmo, é possível encontrar informações detalhadas demais de 185 mil dispositivos de hardware e de quebra ajuda a atualiza drives e a BIOS.

E é isso pessoal! Acima foram apresentados os dois métodos para encontrarmos as informações da placa de vídeo, vale lembrar que esses não são os únicos métodos que podemos encontrar essas informações.

Como ver a placa de vídeo do PC para descobrir o modelo

No tutorial a seguir, confira três formas de ver placa de vídeo do PC e descobrir o modelo instalado no computador. O procedimento foi realizado em um PC com o Windows 10, mas as dicas também valem para as versões anteriores do sistema da Microsoft.

1 de 7
Tutorial mostra como ver a placa de vídeo do PC para descobrir o modelo — Foto: Divulgação/Nvidia

Tutorial mostra como ver a placa de vídeo do PC para descobrir o modelo — Foto: Divulgação/Nvidia

Leia também:  Como Saber Qual O Melhor Oleo Usar No Motor?

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pelo Gerenciador de Tarefas

Passo 1. Clique sobre um espaço vazio da barra de tarefas e, no menu de contexto, abra o “Gerenciador de Tarefas”;

2 de 7
Abra o Gerenciador de Tarefas para ver a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Abra o Gerenciador de Tarefas para ver a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Nele, acesse a aba “Desempenho” e clique em “GPU”, na coluna lateral à esquerda. À direita, você poderá ver a marca e modelo da sua placa de vídeo.

3 de 7
Visualizando marca e modelo da GPU, placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Visualizando marca e modelo da GPU, placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pela Ferramenta de Diagnóstico do DirectX

Passo 1. Pressione as teclas Windows + R para abrir o menu Executar. Entre com o comando “dxdiag” (sem aspas) e pressione Enter ou toque em “OK”;

4 de 7
Abra a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX para descobrir o modelo da placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Abra a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX para descobrir o modelo da placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Agora, na janela da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX, acesse a aba “Exibição”. A marca e modelo da sua placa de vídeo serão exibidas logo abaixo.

5 de 7
Visualizando informações sobre a GPU, placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Visualizando informações sobre a GPU, placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pelo Gerenciador de Dispositivos

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar. No menu de contexto, abra o “Gerenciador de Dispositivos”;

6 de 7
Abra o Gerenciador de Dispositivos para ver a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Abra o Gerenciador de Dispositivos para ver a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Na janela do Gerenciador de Dispositivos, expanda o item “Adaptadores de vídeo”. A marca e modelo da sua placa de vídeo serão exibidas logo abaixo.

7 de 7
Visualizando informações sobre a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Visualizando informações sobre a placa de vídeo do PC — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para descobrir a placa de vídeo do PC e ver o modelo da GPU.

Como Saber Que Placa Grafica Tenho Windows 10?

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Como ver e saber qual placa gráfica tenho o Windows 10

 Autor: admininfo.info Data De Publicação: April/2021

Entre os componentes físicos de um equipamento de computador, destacam-se elementos que desempenham um papel essencial no comportamento geral da própria equipe em termos de velocidade e qualidade, alguns deles são processador ou CPU, disco rígido, RAM e um dos O mais importante, e muitas vezes não considerado, é a placa de vídeo.

Independentemente de sermos amantes de jogos on-line ou locais, ou se usarmos aplicativos que exijam alto consumo de gráficos, esta placa desempenha um papel fundamental na maneira como os resultados finais ou jogos serão exibidos em nossos monitores e é que, graças à placa de vídeo ou placa de vídeo, será possível obter as melhores resoluções, até os níveis de 4K, graças às suas características internas.

Este cartão foi desenvolvido como um cartão de expansão composto por um circuito integrado cuja missão é realizar o processo dos dados enviados pelo processador. A partir dessas informações, converta-os em dados visíveis para nós através do monitor ou outro dispositivo de saída ativo.

  • Tipos de gráficos
  • Existem basicamente dois tipos de placas gráficas que são:
  • Placas gráficas integradas: estas são as que vêm por padrão na placa-mãe do computador e geralmente ficam próximas à CPU. É graças a isso que essas placas podem usar os gráficos integrados para realizar muitas outras tarefas adicionais no processamento gráfico.
  • Placas gráficas dedicadas: hoje em dia, são placas que podemos comprar com vários recursos e que possui sua própria GPU, sistema de refrigeração, memória gráfica, saídas de vídeo e mais componentes. Eles são naturalmente conectados às portas PCI-Express na placa-mãe.
  1. Gráficos de acordo com a saída de vídeo
  2. No nível de saída de vídeo para placas gráficas, existem algumas opções como:
  3. Devemos ter em mente que o papel desempenhado pela placa gráfica é extremamente complexo, pois a partir daí podemos obter os melhores resultados na tela, especialmente se usarmos equipamentos dedicados, como Surface, monitores 4K, etc.
  4. Em seguida, o Solvetic explicará como podemos ver o modelo e os recursos de nossa placa gráfica no Windows 10.

1. Veja e conheça a placa gráfica usando o DirectX

O DirectX é uma opção integrada no Windows 10, graças à qual será possível acessar informações detalhadas dos componentes DirectX do sistema operacional.

Esses componentes do DirectX são a própria API do Windows, através da qual o conteúdo multimídia, como videogames, é gerenciado, para que, em sejam estes ligados à placa gráfica, podemos ver as características dela.

Passo 1 Para fazer uso dessa opção, usaremos a seguinte combinação de teclas e, na janela exibida, executaremos o seguinte comando:

dxdiag

+ R

Etapa 2 Pressione Enter ou Accept e a seguinte janela será exibida onde acessaremos as informações sobre os componentes DirectX do sistema:

Etapa 3 Inicialmente, encontramos informações específicas, como:

  • Sistema operacional e versão usada
  • Quantidade de RAM instalada

Etapa 4 Para conhecer em detalhes as características da placa de vídeo, precisamos ir para a guia Tela 1 e, se usarmos outro monitor adicional, veremos a guia Tela 2, onde encontraremos as seguintes informações. Ao clicar na próxima página, iremos para a próxima guia.

  • Controlador e muitos mais elementos

2. Veja e conheça a placa gráfica usando GPU-Z

GPU-Z é um aplicativo desenvolvido para exibir todas as informações sobre a placa de vídeo e a GPU instalada no sistema.$config[ads_text5] not found

Passo 1 Seu download está disponível no seguinte link:

GPU-Z

Etapa 2 Depois que o arquivo de instalação for baixado, clique duas vezes no executável e veremos o seguinte. Lá, podemos permitir que um link para o aplicativo seja gerado diretamente na área de trabalho e no menu Iniciar.

Etapa 3 Depois de selecionar a melhor opção, a seguinte janela será exibida onde acessamos informações como. Assim, acessamos um resumo completo de nossa placa gráfica no Windows 10.

  • Relógio GPU e muitos mais detalhes técnicos

$config[ads_text6] not found$config[ads_text5] not found

3. Visualize e conheça a placa gráfica usando o Gerenciador de dispositivos

O Gerenciador de dispositivos no Windows 10 é outra opção geral, graças à qual será possível obter detalhes específicos de nossos drivers do Windows.

Passo 1 Para acessar este administrador, temos as seguintes opções:

Etapa 2 Depois que o Gerenciador de dispositivos for implantado, iremos para a seção “Adaptadores de vídeo” e lá veremos a referência daquele instalado atualmente em nossa máquina. A partir daí, podemos executar algumas ações, como atualizar o driver, removê-lo etc.

$config[ads_text6] not found$config[ads_text5] not found

4. Veja e conheça a placa gráfica usando o msinfo32

Msinfo32 é um resumo completo no qual todos os elementos que estão dentro do Windows 10 são especificados detalhadamente no nível do hardware e do software.

Passo 1 Para uso, usaremos as seguintes chaves e executaremos o comando “msinfo32”:

+ R

msinfo32

Etapa 2 Pressionar Enter ou Accept exibirá a seguinte janela, onde iremos para a seção “Components” e então clicaremos na categoria “Display” para acessar o resumo completo da nossa placa gráfica na seção “Descrição do adaptador”:

$config[ads_text6] not found$config[ads_text5] not found

Dessa forma, temos várias maneiras de acessar as informações em nossa placa gráfica e, assim, executar ações de gerenciamento nela.

tutoriais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*