Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Melão é uma delícia e faz muito bem à saúde, como já falamos aqui no blog. Ao mesmo tempo, ele é uma das frutas que mais geram dúvidas na cabeça de muita gente na hora da compra. Como escolher melão? Como saber se ele está doce e maduro?

Antes de tudo – escolha onde comprar o seu melão

Antes de aprender como escolher melão, é preciso escolher o lugar onde comprar a sua fruta. Você só deve comprar frutas, verduras e legumes de lugares que oferecem alimentos de qualidade, variedade e que passam por um rigoroso processo de seleção, como a Pede Sabores.

Se você estiver na feira, observe a higiene da barraca e dos vendedores, como eles manuseiam as frutas e recebem os pagamentos em dinheiro. No supermercado, fique atento às gôndolas, se eles estão conservados na temperatura correta e se existem frutas em decomposição.

Conhecendo alguns tipos de melão

Melão Amarelo

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Esse é um dos mais populares no Brasil. Sua casca é de um amarelo bastante intenso, enquanto sua polpa é bem branquinha, podendo ser esverdeada nas extremidades.

Ele é bastante suculento e seu sabor é mais suave e neutro. Ele é ótimo em saladas ou carpaccios e adicionam crocância às suas receitas.

Melão Orange ou Cantaloupe

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

É outro queridinho. Este melão, além de ser uma delícia, é incrivelmente perfumado. Sua casca é amarronzada e tem textura de renda. Sua polpa é uma das mais doces e é bastante alaranjada.

Atenção: este melão é um dos mais sensíveis e fica maduro bem rápido. Assim que chegar na sua casa, conserve o melão na geladeira.

Melão Pele de Sapo

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Este melão é lindo. Sua casca é verde-escura com alguns tons mais claros (ele se parece com uma melancia). Sua polpa é branca e de sabor agradável e doce – mais acentuado que o melão amarelo. Ótimo para fazer sucos e drinks.

Melão Gália

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

O melão Gália é bastante parecido com o Melão Orange em termos de perfume e sabor. Sua casca é amarela e possui a mesma textura de renda, porém sua polpa é branca e um pouco esverdeada. Seu sabor e perfume são únicos.

O seu melão preferido entregue na sua casa. Sem trânsito, sem filas, sem preocupação. Peça agora!

Como escolher melão

Agora que você já conheceu as principais variedades de melão disponíveis aqui no Brasil, vamos ao que interessa: como escolher melão! Separamos alguns passos obrigatórios para você observar na sua compra:

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

  • Verifique a consistência da casca. Você deve procurar o melão que não seja muito firme (indica que ele está verde) e nem muito mole (significa que ele passou do ponto). As cascas devem ter as características que falamos acima, sem manchas, fungos, umidade ou amassados.
  • Use o truque do “umbigo”. O “umbigo” do melão está na extremidade oposta à haste. Pressiona um pouco o umbigo e se ele ceder, o melão está no ponto.
  • Verifique o caule. Se o melão ainda estiver com o caule, provavelmente ele ainda está verde. Cheire a extremidade do caule do melão – o cheiro deve ser exatamente ao do melão. Se não houver cheiro algum ou mau cheiro, não compre.
  • Balance o melão. Se as sementes estiverem soltas, ele está no ponto certo.

Não deixe de consumir frutas e verduras de qualidade por falta de tempo. A Pede Sabores entrega tudo selecionado e no conforto da sua casa. Confira nosso Kit Fit!

Como conservar o seu melão

O melão é uma fruta bastante sensível e se estiver madura, ele irá se deteriorar rapidamente. Por isso, recomendamos que você compre o seu melão para consumo imediato.

Se você precisar guardar o seu melão depois de aberto, envolva-o em plástico-filme, sem sementes e guarde na geladeira. Não esqueça de envolve-lo no plástico! O melão irá absorver outros odores na sua geladeira e ficar com um gosto ruim.

Se o seu melão ainda não estiver completamente maduro, ele pode ser conservado em temperatura ambiente até que esteja pronto para o consumo.

Gostou das nossas dicas? Qual é o seu melão preferido e como você gosta de consumi-lo? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Como escolher o melão mais maduro do supermercado

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

22 Ago, 2016 – 10:15

Doce e fresca: esta é uma das melhores frutas para consumir no verão. Deixamos-lhe algumas dicas para escolher o melão que vai fazê-la pedir mais uma fatia e outra e outra…

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

{%%affiliation_html_769%%}Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. Mas na hora de escolher o melão, muitas são as dúvidas que surgem.

Mas antes disso, vamos perceber melhor as variedades e benefícios desta fruta de verão!
Além de ser rico em água e muito refrescante, o melão é rico em substâncias que beneficiam a saúde no geral.

O seu alto teor de vitamina E promove a saúde da pele, combatendo o efeito de secura e os seus níveis de vitamina E permitem que o cabelo e a unhas fiquem ainda mais bonitos e saudáveis. Os seus nutrientes são ainda eficazes para um bom funcionamento do trato gastro-intestinal. Além disso, é um fruto baixo em calorias e rico em sabor.

Diferentes tipos de melão – qual é o seu preferido?

Existem vários tipos de melões diferentes. Sabe identificar o seu preferido?

  • O melão amarelo, também conhecido como melão comum, é oval, com casca rugosa e polpa que varia do tom branco-esverdeado ao creme. É resistente ao transporte e tem a polpa carnosa e firme.
  • O chamado melão “pingo de mel”, provavelmente ganhou esse apelido pelo seu interior açucarado e suculento. A casca é lisa e amarela e a polpa, branca.
  • O melão orange é redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito doce quando maduro.
  • Já a variação orange verde diferencia-se justamente pela polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.
  • O melão gália, esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem polpa branca esverdeada e macia, com aroma marcante.
  • O cantaloupe, de casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa “cor-de-abóbora” e um aroma também característico.
Leia também:  Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Como escolher o melão utilizando 4 sentidos

Normalmente, observar apenas a cor da casca não é o suficiente para escolher o melão. Uma boa forma de verificar é pressionando levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto.

Se a casca está pegajosa, com manchas húmidas e pouco consistente, o melão já está passado do ponto e no início da sua deterioração. Por outro lado, se não for possível sentir um aroma suave e adocicado, provavelmente foi colhido antes de amadurecer.

Por isso, o melhor método para escolher o melão é usando todos os sentidos:

  • Tacto: pegue no melão e pressione as extremidades, que devem ceder levemente
  • Audição: sacuda o melão e preste atenção, porque as sementes devem estar soltas, sinal de que está maduro
  • Visão: a casca deve ser firme, de cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insectos
  • Olfacto: o melão deverá ter um aroma suave e agradável.

As melhores colheitas de melão ocorrem na primavera e no início do verão. Por isso, desfrute do seu sabor e frescura, num final de tarde de férias, como sobremesa ou como lanche. Sabe tão bem…

Veja também:

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Recomendamos

Como Saber se o Melão está Maduro

Skip to content Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Como Saber se o Melão está Maduro – Se escolher um melão maduro sente como uma tarefa completamente intimidante, eu posso assegurá-lo que você não está sozinho. Às vezes essa escolha parece mais um salto de fé, onde você cruza os dedos e espera o melhor.

Mas há maneiras de descobrir os mais doces, maduros, suculentos melões, e arrancá-los do heap.

Escolher um bom melão vem com desafios. Não é como a seleção de bagas onde você pode ver dicas verdes de imaturos. E não é certamente tão fácil quanto selecionando um bom pêssego ou uma nectarina, onde você possa sentir para o Juicy, e cheirar o perfume da maturação perfeita.

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

A partir de agora, use estas 5 dicas para escolher um melão maduro cada vez!

1. Inspecione o melão para defeitos

Sua primeira ordem do negócio deve ser inspecionar o que o melão Olha como. Tem hematomas, manchas ou rachaduras? Escolha um melão que não esteja danificado por fora. Deve ser livre de contusões, manchas macias, manchas mofado e rachaduras.

2. Verifique a cor da pele

Ao comprar a melancia e a melada, escolha um melão com uma aparência de vista maçante. Uma parte externa brilhante é um indicador de um melão submaduro. Além disso, a melada deve ser amarelo pálido à luz de limão em cor, não demasiado verde.

Com melões tais como o melão e o muskmelons, a casca abaixo da líquido-como a textura deve ser dourada ou alaranjado na cor. Evite melões com uma cor verde ou branca subjacente.

3. Size não importa

Pegue alguns melões e veja como eles se sentem. Escolha um melão que seja pesado para seu tamanho.

4. Toque, toque, toque!

Você tentou nunca o teste de batida ao comprar uma melancia? É bem simples. Basta tocar o melão com a palma da mão. Se ouvir um som oco, passa o primeiro teste.

5. Não esqueça o teste do cheiro

Isto funciona melhor com melões como melões e melado. Empurre os dedos na secção redonda onde a videira foi anexada. Deve ser ligeiramente macia e deve cheirar fresco e perfumado com uma pitada de doçura.

Qual é o seu melhor conselho para escolher um melão maduro?

Como escolher melão na feira? Saiba diferenciar os tipos e descobrir se está doce

Como Saber Que O Melão Está Maduro? Marccophoto/istock

Existem muitas espécies de melão hoje em dia sendo produzidas no Brasil, principalmente no Nordeste, variedades que podem ser brancas, verdes e amarelos. O melão amarelo ou pingo de mel (“honey dew”) continua sendo a alternativa com maior oferta e melhor preço no Brasil, mas as opções estão aumentando.

Variedades de melão

O famoso pele de sapo é verde, alongado e tem a casca toda rajada, quase como a melancia. Já o melão gália é esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, e tem polpa branca esverdeada e macia, com aroma marcante. O cantaloupe, tem a casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, mas a polpa cor de abóbora.

São muitos os benefícios do seu consumo já que 90% da fruta é constituída por água e, além de ser pouco calórico, o melão é ainda ótima fonte de vitaminas A e C.

As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão.

No Brasil, a safra vai de outubro à janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço ao consumidor.

Leia também:  Como Fazer Com Que O Cachorro Durma A Noite Toda?

Como Saber Que O Melão Está Maduro? Ana GomezLauria/istock

Como escolher melão?

Pressione levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se o melão estiver muito firme, ainda pode estar um pouco verde. Porém, se essa casca puder ser pressionada sem muito esforço, o melão pode estar maduro demais.

Se o caule ainda estiver preso à fruta, evite comprá-la pois provavelmente estará verde. Dentre as características da aparência física do melão, sua casca precisa ser firme, de cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos.

Costume cheirar a extremidade do caule. Se não houver cheiro algum, ou algo parecido com mofo, evite comprar. Quando a fruta está madura, deve cheirar exatamente como melão: um aroma ligeiramente frutado. Por último, sacuda a fruta e preste atenção se as sementes estão soltas. Esse é outro sinal de que o melão está maduro.

Descubra motivos para comer abacaxi

Como Saber que o Melão está Bom (Entenda)

Se está em dúvida sobre como saber se o melão está bom, então saiba que logo abaixo vamos mostrar como que faz para saber se o melão está bom para ser consumido. Além disso, também vamos mostra qual é o melão mais doce e muito mais.

O melão é uma fruta muito consumida pelas pessoas e que faz muito bem para a saúde. Essa fruta é rica em água e substâncias que beneficiam a saúde, como vitamina E que promove a saúde da pele, entre outros.

Para saber se o melão está maduro comece conferindo a cor dele. Se estiver bege com veias verdes ele está imaturo, agora se estiver amarelo com partes amarelo brilhante quer dizer que ele foi retirado da vinha muito cedo.

Um melão bom vai estar em um tom dourado, e não se preocupe se tiver algumas manchas marrons, pois essas manchas indicam que nesse local o melão está doce.

É importante também cheirar o melão, principalmente a ponta do caule. Se essa fruta estiver com um cheiro doce esse é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser utilizada.

Aperte o melão também de forma cuidadosa, um melão saudável precisa estar firme, mas não duro e não deve ter locais macios. Se o melão estiver muito esponjoso é sinal de que ele está muito maduro.

Balance um pouco o melão, pois as fibras de um melão maduro vão se separar um pouco, e com isso você vai escutar as sementes se movimentarem dentro dele.

Bata no melão como se estivesse batendo em uma porta, caso ouça um som oco quer dizer que ele não tem muita umidade e não está doce. Agora se o som for profundo, significa que ele está saudável.

Para saber se o melão está estragado toque nele, se ele parecer mole ou liberar suco sem ser cortado, é bem provável que ele esteja estragado. Além disso, confira se os melões estão mofados ou murchos, pois esses são sinais de que ele está estragado também.

VEJA TAMBÉM: Como congelar a beringela

Como Saber Que O Melão Está Maduro?

Como amadurecer melão

Para amadurecer o melão coloque ele em um saco de papel e sele o topo. Deixe ele no saco durante a noite que provavelmente de manhã ele vai estar maduro.

Você também pode verificar se houve maturação cheirando o final do talo. E, caso o melão esteja muito verde, pode ser que ele precise de duas noites para amadurecer.

Qual o melão mais doce?

Existem diversos tipos de melão, uns mais doces do que o outro. O melão BRS Araguaia é o melão mais doce que tem, ele tem uma doçura uniforme em toda a extensão da polpa, isso quer dizer que ele continua muito doce mesmo na parte da polpa que fica localizada perto da casca.

Agora que você já sabe tudo sobre melão, aproveite as dicas deste post para fazer a feira e escolher o mais doce e mais maduro, do jeito que preferir.

Como escolher um melão maduro e doce

Início / Alimentos / Como escolher um melão maduro e doce

Verão e melão, tudo a ver! Uma fruta refrescante que em sua composição tem 90% de água, e por isso é super indicada para os meses de calor.

O melão é produzido por uma planta da família das cucurbitáceas, originária da Ásia e aclimatada no Brasil. Pertence à mesma família da melancia.

Tem formato variável (redondo, oval ou alongado), entre 20 e 25 cm de diâmetro, casca lisa, enrugada ou apresentando nervuras em forma de rede, e cor da casca variando do verde ao amarelo.

Contém quantidades razoáveis de cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Além disso, tem também a vitamina A que protege a visão, a vitamina C, que age contra infecções e a niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afeções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.

Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas.

Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Windows?

Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de vitamina A, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico.

As sementes contém aminoácidos como lisina e histidina, sendo usadas em muitos países em substituição de amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições.

Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarreias. Até a sua casca contém potássio, por isso pode ser usada como adubo.

Tipos de Melão

Melão AmareloEsse é um dos mais populares no Brasil. Sua casca é de um amarelo bastante intenso, enquanto sua polpa é bem branquinha, podendo ser esverdeada nas extremidades. Ele é bastante suculento e seu sabor é mais suave e neutro. Ele é ótimo em saladas ou carpaccios e adicionam crocância às suas receitas.

Melão Orange ou CantaloupeEste melão, além de ser uma delícia, é incrivelmente perfumado. Sua casca é amarronzada e tem textura de renda. Sua polpa é uma das mais doces e é bastante alaranjada. Este melão é um dos mais sensíveis e fica maduro bem rápido. Assim que chegar na sua casa, conserve o melão na geladeira.

Melão Pele de SapoEste melão é lindo. Sua casca é verde-escura com alguns tons mais claros (ele se parece com uma melancia). Sua polpa é branca e de sabor agradável e doce – mais acentuado que o melão amarelo. Ótimo para fazer sucos e drinks.

Melão GáliaO melão Gália é bastante parecido com o Melão Orange em termos de perfume e sabor. Sua casca é amarela e possui a mesma textura de renda, porém sua polpa é branca e um pouco esverdeada. Seu sabor e perfume são únicos

Valor Nutricional

Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:

:: Calorias – 31 kcal:: Proteínas – 0,85 g:: Gorduras – 0,15 g:: Vitamina A – 2800 U.l.:: Vitamina B1 (Tiamina) – 30 mcg:: Vitamina B2 (Riboflavina) – 20 mcg

:: Vitamina B3 (Niacina) – 0,55 mg

:: Vitamina C

Como saber quando um melão está maduro

Assim como muitas frutas, eles são doces quando maduros, mas um pouco amargos e desagradáveis quando consumidos antes de amadurecerem bem. Mas apenas observar a cor da casca não é o suficiente para escolher o melão.

#1 Verifique a cor do melão Se estiver bege com veias verdes, não está maduro. Essa seria uma boa escolha se planeja comê-lo após alguns dias.

Um tom de amarelo com partes amarelo brilhante significa que foi retirado do meloeiro muito cedo. Procure um dourado e não se preocupe se ele tiver algumas manchas marrons.

Na verdade, essas manchas indicam que nesse local o melão está rico em açúcar, o que é um bom sinal.

#2 Cheire o melãoParticularmente a ponta do caule. Um cheiro doce é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Se o melão ainda estiver com o caule, provavelmente ele ainda está verde.

#3 Aperte-o cuidadosamente Quando comprimido nas extremidades, deve ceder levemente. Um melão saudável deve estar firme, mas não duro. Também não deve possuir locais macios. Alguns deles dão a sensação de estarem esponjosos, o que significa que estão muito maduros.

#4 Balance-o cuidadosamente As fibras de um melão maduro se separarão um pouco. Você deverá escutar as sementes se moverem dentro dele. Quando as sementes estiverem soltas, ele está no ponto certo.

#5 Bata com cuidadoBata como se estivesse batendo em uma porta. Um som oco não é bom, pois significa que ele não tem muita umidade e que não está doce. O som de um melão saudável deve ser um pouco profundo.

DICAS

:: Aproveite as sementes do melão.Lave-as em água corrente e coloque numa forma para secar. Leve ao fogo numa frigideira para que tostem ligeiramente. Depois, polvilhe com sal. Ficam ótimas para acompanhar caipirinha ou uma cerveja bem gelada.

:: O melão está muito aguadoSe o melão estiver muito aguado ou pouco doce, polvilhe com sal. Ele melhora muito.

:: Quer dar um sabor especialmelão fica delicioso quando é regado com um pouco de suco de limão.

Como conservar o melão

O melão é uma fruta bastante sensível e se estiver madura, ele irá se deteriorar rapidamente. Por isso, recomendamos que você compre o seu melão para consumo imediato.

Se você precisar guardar o seu melão depois de aberto, envolva-o em plástico-filme, sem sementes e guarde na geladeira. Não esqueça de envolve-lo no plástico! O melão irá absorver outros odores na sua geladeira e ficar com um gosto ruim.

Se o seu melão ainda não estiver completamente maduro, ele pode ser conservado em temperatura ambiente até que esteja pronto para o consumo.

Compartilhe essa informação!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*