Como Saber Que Itens Comprar No Lol?

Oi, galera! Esperamos que vocês tenham gostado da prévia de algumas das mudanças da pré-temporada que foram exibidas no último Riot PLS. Como tudo isso está quase chegando ao PBE, achamos que seria uma boa ideia compartilhar mais informações sobre as mudanças na Loja de Itens, como foi mencionado pela Safelocked no vídeo.

Atualização da Loja dos Itens

Antes das coisas chegarem ao PBE, vamos falar um pouquinho mais sobre a interface da loja. Agradecimentos ao BarackProbama, designer de UX do projeto, pelas anotações.

A Página de Recomendados foi completamente refeita para comportar nosso novo sistema de recomendações. Esse sistema levará em consideração tudo que seu Campeão pode construir, com base em dados coletados de jogadores e jogadoras de alto nível, e oferecerá opções de itens viáveis. Vai funcionar assim:

  1. A Loja carregará todos os itens que seu Campeão pode construir com base no que você já possui.

    Você é a Caitlyn e comprou uma Lâmina de Doran e Poções de Vida. Normalmente, quem joga de Caitlyn constrói em seguida uma Força do Vendaval, um Mata-Colossos ou Arcoescudo Carmesim.

  2. O sistema analisa os atributos da equipe inimiga durante a partida (tais como dano causado, CG, cura, resistências e vários outros) e, com essas informações, exibe as recomendações “bom contra”, tendo como base quais itens seriam boas escolhas contra cada inimigo na partida.

    Como você está enfrentando um Malphite que está construindo itens de Armadura, o item Mata-Colossos é especialmente eficaz contra ele. Já a Akali inimiga tem um dano explosivo ameaçador, então o Arcoescudo Carmesim é uma ótima escolha contra ela.

  3. Essas informações são exibidas, mas é você que decide a melhor estratégia para a partida específica.

Vai ser bem assim:

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?

A princípio (no PBE e na primeira atualização da pré-temporada), colocaremos as itemizações no sistema manualmente, mas, depois que coletarmos dados suficientes, eles serão utilizados no sistema de recomendações.

A página Todos os Itens é onde vocês podem encontrar… bem, todos os itens. Quem prefere construir sua própria itemização na hora vê essa tela com frequência. Essa página tem algumas funcionalidades que merecem ser citadas:

  • Várias abas permitirão que os itens sejam filtrados pelas classes que normalmente os constroem. Se você é um tanque, tudo de que precisa provavelmente estará na aba “Tanque”.
  • Um filtro de popularidade que utiliza os dados do sistema de recomendações para exibir apenas os itens que seu Campeão normalmente constrói. (Quando o filtro estiver desativado, esses itens permanecerão indicados por uma estrela.)
  • Os itens serão separados por raridade. Em vez de serem separados por preço, como é atualmente, será possível ver todos os itens básicos e iniciais em um lugar só, assim como os míticos e lendários de maior nível.
  • Inicialmente, não teremos filtros por atributo disponíveis no PBE, mas eles chegarão depois e estarão prontos para serem utilizados na atualização da pré-temporada. 

Uma nova página Arsenal também chegará ao PBE posteriormente (ainda a tempo de entrar na pré-temporada, claro) e manterá toda a funcionalidade que vocês já conhecem e utilizam atualmente. Esse sistema será compatível com arsenais personalizados, assim como com aplicativos de terceiros que carreguem conjuntos dinâmicos de itens para seu Campeão.

Além dessas páginas, lançaremos as barras de Compra Rápida. Essas barras aparecerão com a visualização de Recomendados e de Todos os Itens, oferecendo fácil acesso a itens comprados com frequência, tais como poções, elixires, sentinelas e botas. Quem não compra Sentinelas de Controle não tem mais desculpa!

Atualização dos ícones

Uma parte essencial dessa experiência renovada com os itens é a atualização completa dos ícones para um estilo mais moderno. Isso pode significar duas coisas: reformulações integrais de itens queridinhos de 10 anos de idade ou pequenas alterações em itens adicionados recentemente. Em todos esses casos, nossos objetivos são os seguintes:

  • Legibilidade: esse é o objetivo mais importante. Para que o ícone seja reconhecido em todos os lugares (Loja, inventário etc.), ele precisa ter silhueta e paleta de cores distintas. Nem adianta dar zoom nessas versões para tentar encontrar detalhes complexos. Aqui, precisamos que os ícones sejam visualmente compreensíveis quando pequenos mesmo, o que dará mais clareza à mecânica de jogo.
  • Lógica da mecânica de jogo: queremos que o ícone e a temática transmitam os atributos e mecânicas do item. As pessoas devem conseguir identificar a temática do efeito mecânico ao olhar a arte do item. Estamos sempre experimentamos várias técnicas para tornar isso possível, como alinhar a temática com a classe pretendida (por exemplo, arcos para itens de atirador, armaduras pesadas para itens de tanque). Outra técnica é tentar equiparar as cores do ícone às cores dos atributos. Funciona muito bem, mas não pode ser implementada tão rigorosamente, senão todos os itens de DdA serão da mesma cor.
  • Qualidade artística: muitas das artes de itens são tão antigas quanto o próprio LoL, com criação em 2009. Desde então, nossa equipe de arte desenvolveu e refinou bastante nosso estilo e técnicas artísticas. O objetivo aqui é dar vida a cada item criando artes refinadas e muito bem renderizadas.
  • Familiaridade: mudar é sempre bom, mas mudar sem um bom motivo é algo que evitamos. Na maioria dos casos, esperamos que cada ícone novo seja imediatamente reconhecido pela comunidade, já que ela está acostumada com as silhuetas e cores antigas.
  • Temática e propriedade intelectual:
    queremos aproveitar a oportunidade para fazer esses itens poderosos se encaixarem na história do mundo de Runeterra, e até mesmo aprofundá-la.

Com todos esses objetivos em mente, alguns dos nossos itens já existentes precisam apenas de pequenas mudanças. Porém, outros precisam de grandes alterações e, em alguns casos, uma transformação temática completa. Aqui estão alguns exemplos de antes e depois para mostrar a extensão dessas mudanças:

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?
Como Saber Que Itens Comprar No Lol?
Como Saber Que Itens Comprar No Lol?

A pré-temporada está chegando ao PBE

Se todo o processo correr bem, revelaremos tudo e levaremos a pré-temporada completa ao PBE em menos de duas semanas! A partir daí, vocês poderão jogar com todos os novos itens e conferir as novidades que a pré-temporada trará. Como sempre, vale lembrar que o PBE é um lugar para trabalhos em andamento. Ficaremos atentos a todos os feedbacks e realizaremos qualquer mudança necessária antes da atualização da pré-temporada que chega em novembro.

Valeu por jogar, pessoal! Continuem se cuidando.

Scruffy

Veja como comprar itens no LoL e entenda a loja do MOBA

Os itens são parte fundamental do League of Legends, afinal são eles que vão dar forças aos campeões, seja para mais dano, mais utilidade ou defesa. Se você está meio perdido sobre como funciona a loja de itens no LoL, o Mais Esports vai te ajudar a entender cada atalho dela.

  • Veja também: Rotas do LoL: Quais são as cinco posições do League of Legends

Existem duas formas de comprar itens, seja pelo atalho “P”, que pode ser usado a qualquer momento, ou clicando no vendedor de itens que fica na sua base, logo onde você é teletransportado quando dá o Recall.

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?Basca clicar neste vendedor para abri a loja de itens no LoL. (Foto: Reprodução/LoL)

Entendendo a loja do LoL

Ao abrir a loja de itens, você irá se deparar com uma interface bem completa, que te ajuda a comprar itens dependendo de quais campeões você esteja contra. É possível ver os Itens Sugeridos ou mesmo os Comprados com Frequência, que são as opções mais compradas por quem está jogando com o seu campeão.

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?Página inicial da loja de itens no LoL. (Foto: Reprodução/LoL)

Ao clicar em “Todos os itens”, você irá para uma janela em que poderá acessar tudo o que está disponível na loja. Eles estão separados por diferentes categorias, então vamos te explicar cada uma.

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?Filtro de itens na loja do LoL. (Foto: Reprodução/LoL)

Na barra horizontal, temos as organizações de itens de acordo com classes, e aqui o próprio sistema já seleciona a classe do seu campeão automaticamente, mas você pode selecionar as outras quando quiser. Contando da esquerda para a direita, as opções são:

  • Listar todos os itens;
  • Listar os itens mais populares para o campeão que você está escolhendo;
  • Listar itens recomendados para Lutadores;
  • Listar itens recomendados para Atiradores;
  • Listar itens recomendados para Assassinos;
  • Listar itens recomendados para Mago;
  • Listar itens recomendados para Tanque;
  • Listar itens recomendados para Suporte;

Na barra vertical, temos as organizações de itens por atributos. Se você não clicar em “Todos os itens”, algumas opções estarão apagadas, pois o jogo entenderá que o seu campeão não usa itens com atributo. Se você quiser ver todas as opções, é necessário clicar no ícone que lista todos os itens. Contando de cima para baixo, as opções são:

Dano AD

  • Dano de ataque;
  • Acerto crítico;
  • Velocidade de ataque;
  • Efeitos ao contato;
  • Penetração de armadura;

Poder de habilidade

  • Dano AP;
  • Poder de habilidade;
  • Mana e regeneração;
  • Penetração mágica;

Entenda o que é AP e AD aqui. 

Defesa

  • Vida e regeneração;
  • Armadura;
  • Resistência mágica;

Outros

  • Aceleração de habilidade;
  • Movimento;
  • Roubo de vida e Vampirismo;

O mais legal é que você pode selecionar mais de uma das opções que foram listas acima, e o jogo irá criar filtros combinando o que foi selecionado. Por exemplo, se você escolher “Dano de ataque” e “Velocidade de ataque”, o sistema irá te mostrar apenas os itens que tenham os dois atributos.

Leia também:  O Que É Realidade Aumentada E Como Funciona?

Vender e desfazer itens

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?É possível vender ou desfazer uma compra de itens no LoL. (Foto: Reprodução/LoL)

O “Desfazer” funciona como um CTRL + Z, ou seja, ele vai retornar a sua última ação. Isso serve para “descomprar” ou “desvender” algum item, por exemplo, mas só é possível ser feito enquanto o personagem ainda não saiu da fonte. Quando você sai da fonte, a ação não poderá ser desfeita.

Também é possível vender os itens a qualquer momento, independente se você já saiu da base ou não. É válido ressaltar que ao vender os itens, você recebe um valor em ouro menor do que gastou para comprá-lo, então pense bem antes de fazer negócio.

Veja outros tutoriais sobre League of Legends:

Confira os melhores itens para Zoe de League of Legends

Zoe é uma campeã única, mas para mandar bem, você precisa aprender quais itens deve comprar durante as batalhas. Por ser uma campeã Mago de longa distância, você terá de comprar itens que melhoram a habilidade de poder, velocidade de movimento e mana. Confira!

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?

Itens Iniciais

Anel de Doran

Custo: 400 (400)

  • +60 de Vida;
  • +15 de Poder de Habilidade;
  • +50% de Regeneração de Mana base;
  • Passivo ÚNICO: restaura 4 de Mana ao abater uma unidade.

2xPoção Mágica

Custo: 50 (50)

  • Restaura 150 de Vida ao longo de 15 segundos.

O Anel de Doran é o item ideal para quase todos os magos. Os pontos de Vida, Poder de Habilidade e Regeneração de Mana Base são os atributos fundamentais para os primeiros momentos da batalha. As duas Poções Mágicas são muito importantes para se manter vivo.

Itens Core

Perdição de Lich

Custo: 3200 (450)

  • +80 de Poder de Habilidade;
  • +7% de Velocidade de Movimento;
  • +10% de Redução do Tempo de Recarga;
  • +250 de Mana;
  • Passivo ÚNICO – Lâmina Arcana: após usar uma habilidade, o próximo ataque básico causa 75% do Dano de Ataque base (+50% do Poder de Habilidade) como Dano Mágico adicional ao contato (1.5s de Tempo de Recarga).

A Perdição de Lich funciona muito bem com a passiva Brillim! para aumentar o DPS. Como a Zoe é uma campeã de auto-attack você vai tirar muita vantagem com esse item.

Sapatos do Feiticeiro

Custo: 1100 (800)

  • +18 de Penetração Mágica;
  • Passivo ÚNICO – Movimento Aprimorado: +45 de Velocidade de Movimento.

São claramente as melhores botas para a Zoe, pois aumentam a Penetração Mágica. Porém, você poderá usar outras botas como a Tabi Ninja (30 Armadura) para sobreviver aos ataques de assassinos como Zed ou Talon.

Morellonomicon

Custo: 2900 (665)

  • +100 de Poder de Habilidade;
  • +400 de Mana;
  • Passivo ÚNICO: +20% de Redução do Tempo de Recarga;
  • Passivo ÚNICO: causar Dano Mágico a campeões com menos de 35% de Vida inflige Feridas Dolorosas por 8 segundos;
  • Passivo ÚNICO: abates e assistências restauram 20% de sua Mana máxima.

A Morellonomicon é um item muito popular entre os Magos pela Redução do Tempo de Recarga e o grande aumento de Mana. Indispensável para Zoe.

Cajado do Vazio

Custo: 2650 (1365)

  • +80 de Poder de Habilidade;
  • Passivo ÚNICO: +40% de Penetração Mágica.

O Cajado do Vazio é um item bastante útil para para detonar a Resistência Mágica alta que os inimigos têm a esta altura da batalha.

Itens Finais

Capuz da Morte de Rabadon

Custo: 3800 (1265)

  • +120 de Poder de Habilidade;
  • Passivo ÚNICO: aumenta o Poder de Habilidade em 35%.

É um item muito caro e, por isso, ficou fora dos Itens Core. Mas se você achar que está precisando de mais Poder de Habilidade, pode substituir o Cajado do Vazio por este item potente.

Eco de Luden

Custo: 3200 (1100)

  • +100 de Poder de Habilidade;
  • +10% de Velocidade de Movimento;
  • Passivo ÚNICO – Eco: recebe cargas ao movimentar-se ou conjurar. Com 100 cargas, a próxima habilidade que acertar e causar dano consome todas as cargas para causar 100 (+10% do Poder de Habilidade) de Dano Mágico adicional a até 4 alvos ao contato.

O Eco de Luden é um item mais barato que o Capuz da Morte de Rabadon e oferece quase o mesmo Poder de Habilidade. Compre se você estiver perdendo a batalha.

Paradoxo de Zhonya

Custo: 3900 (1000)

  • +100 de Poder de Habilidade;
  • +60 de Armadura;
  • +10% de Redução do Tempo de Recarga;
  • Ativo ÚNICO – Estase: o Campeão torna-se invulnerável e inatingível por 2.5 segundos, mas fica incapaz de se movimentar, atacar, conjurar habilidades ou usar itens durante este período (120s de Tempo de Recarga).

O Paradoxo de Zhonya é um item para reforçar a Armadura. Vai ser muito útil para sobreviver na rota do meio.

Véu da Banshee

Custo: 3000 (800)

  • +70 de Poder de Habilidade;
  • +60 de Resistência Mágica;
  • +10% de Redução do Tempo de Recarga;
  • Passivo ÚNICO: concede um Escudo de Feitiço que bloqueia a próxima habilidade inimiga. O escudo é redefinido caso não seja recebido dano de Campeões inimigos por 40 segundos.
  • Você deve comprar o Véu de Banshee se estiver encarando inimigos com alto dano mágico.
  • Tormento de Liandry
  • Custo: 3100 (750)
  • +80 de Poder de Habilidade;
  • +300 de Vida;
  • Passivo ÚNICO – Olhos de Dor: +15 de Penetração Mágica;
  • Passivo ÚNICO: habilidades incineram inimigos por 3 segundos, causando Dano Mágico adicional igual a 2% de sua Vida atual por segundo. O dano do fogo é dobrado contra unidades com movimento debilitado.

Este item é uma boa alternativa ao Eco de Luden aumentando bem o seu dano graças à Penetração Mágica. Este pode ser o último item da build para o final da batalha.

Exemplos de Builds

As características de Zoe

Atributos Nível 1 Nível 18 Por Nível
Vida 526 2090 +92
Regeneração de Vida 6.5 16.7 +0.6
Dano de Ataque 56 112 +3.3
Velocidade de Ataque 0.625 42.5% +2.5%
Armadura 20.8 80.3 +3.5%
Resistência Mágica 30 38.5 +0.5%
Mana 340 1190
Regeneração de Mana 6.5 16.7 +0.6%
Velocidade de Movimento 340
Alcance 525

Como criar a melhor build para seu campeão em League of Legends

Muitos jogadores iniciantes cometem o erro de manter o mesmo padrão de build em todas as partidas e se esquecem dos itens considerados situacionais.

Neste guia, explicaremos essa diferença e o que considerar na hora de criar a build para seu campeão. Lembrando que o Patch usado como referência é o 8.13.

Caso ainda não tenha escolhido seu campeão, confira esse guia para saber qual é o herói ideal pra você.

Como Saber Que Itens Comprar No Lol?

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Primeiro, vamos explicar o que significa esse termo dentro do League of Legends. A build é o seu inventário, simplesmente os itens que você compra durante o jogo. Desde aqueles iniciais, como os dorans, poções, espada longa, entre outros, até finalizar de vez os seis espaços disponíveis para itens de seu campeão.

O jogo nos mostra alguns itens recomendados para o campeão que escolhemos, colocando equipamentos essenciais para ele. Porém, repetimos, não será sempre que você vai manter o mesmo conjunto de itens.

A base, aqueles itens considerados essenciais para o campeão, permanecerá, mas realizar uma ou outra mudança poderá ser necessária.

Portanto, preste atenção no guia para compreender quando uma build pode se tornar situacional ou não.

1 de 9
Itens recomendados do campeão Malphite. Armadura, Vida, Resistência Mágica. Tudo que um bom Tank precisa. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens recomendados do campeão Malphite. Armadura, Vida, Resistência Mágica. Tudo que um bom Tank precisa. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Geralmente, o começo de todos os campeões é bastante parecido, com os 500 de ouro disponíveis. Para os Top Laners, Mid Laners e Ad Carries, estão disponíveis os itens dorans.

A Espada de Doran, para aqueles que causam dano físico, e o Escudo de Doran, para os campeões mais tanks ou aqueles que desejam mais resistência, custam 450 de ouro.

Com o restante, é possível comprar uma poção de vida, que ajudará a sobreviver mais tempo nos primeiros minutos da fase de rota.

Quanto aos campeões que buscam causar mais dano mágico e boa recuperação de mana, o Anel de Doran é a opção, custando 400 de ouro. Com esse preço, pode-se gastar os 100 de ouro restantes com duas poções na loja.

Outra boa opção é a Poção Corrupta, que custa 500 de ouro, tem três cargas, recupera vida e mana, e pode ser recarregada na base. Também depende bastante do estilo de jogo de cada um.

2 de 9
Espada longa e três poções também é uma opção interessante para campeões como a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Espada longa e três poções também é uma opção interessante para campeões como a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Os Junglers e suportes possuem um começo diferente, mas simples também. Pela selva, é obrigação do caçador comprar o item Machete do Caçador para facilitar a realização dos campos de monstros e ainda garantir experiência adicional. Lembrando que se você esquecer de selecionar o feitiço Golpear em seu campeão, a Machete não estará disponível. Portanto, atenção.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Tipo De Pele?

A respeito dos suportes, vamos lembrar que se trata de uma posição de utilidade, onde o ouro acumulado é mais comumente gasto em sentinelas e itens que concedem buffs – melhoras de atributo – para seus aliados.

Há três itens disponíveis para começar a construir a sua build de suporte, mas vamos dar destaque a apenas dois, que são os mais utilizados pelos jogadores em geral: Escudo Relicário Desgastado e Gume do Ladrão Desgastado.

Ambos custam 350 de ouro, restando ouro suficiente para comprar três poções. O Escudo Relicário Desgastado é a opção de compra para os suportes corpo a corpo, e o Gume do Ladrão Desgastado fica como principal opção para os suportes magos, que precisam de Poder de Habilidade para aumentar o dano ou melhorar curas e escudos disponíveis.

3 de 9
O Gume do Ladrão Desgastado é a escolha inicial mais adequada para campeões como a Janna. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Gume do Ladrão Desgastado é a escolha inicial mais adequada para campeões como a Janna. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Como mencionado, o começo de cada campeão é bastante simples. No entanto, com o decorrer da fase de rotas, é preciso prestar atenção em diversos fatores para que você não fique para trás no jogo, mesmo que tenha adquirido mais ouro do que seus oponentes.

O essencial e o situacional: pensando no potencial de seu campeão

Há razões claras para se comprar um item para determinado campeão. Razões que levam em consideração todas as características presentes em suas habilidades e em suas passivas.

Basta parar e se perguntar: como potencializar seus pontos positivos? Com Dano? Poder de Habilidade? Redução do Tempo de Recarga? Vida? Armadura e Resistência Mágica? Não é porque determinado item é útil para um campeão que ele terá o mesmo potencial em outro.

Para explicar melhor, imagine uma batalha entre Riven e o Dr.Mundo na Top Lane. A Riven é uma campeã de dano físico, que tem suas habilidades como armas principais. Sua habilidade na tecla Q, Asas Quebradas, por exemplo, é uma arma fenomenal, tanto para causar dano como para perseguições e fugas.

Dando destaque apenas a essa habilidade, já podemos pensar a respeito do que poderá ser bom para a Riven: Dano e Redução do Tempo de Recarga. Dessa forma, além de causar mais dano com as Asas Quebradas, ela poderá utilizar mais vezes em um menor intervalo de tempo.

4 de 9
Martelo de Guerra de CaulField e Botas Ionianas da Lucidez são itens de Redução de Tempo de Recarga recomendados para a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Martelo de Guerra de CaulField e Botas Ionianas da Lucidez são itens de Redução de Tempo de Recarga recomendados para a Riven. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Já o Dr.Mundo é um campeão que tem como principal característica a sua Regeneração de Vida. Por isso que um dos itens mais importantes na construção de sua build seria o Semblante Espiritual.

5 de 9
Nos itens recomendados do Dr.Mundo, podemos observar o Semblante Espiritual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Nos itens recomendados do Dr.Mundo, podemos observar o Semblante Espiritual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

A passiva do Semblante Espiritual aumenta em 30% a cura recebida, potencializando a própria passiva do Dr.Mundo e seu ultimate, ambos relacionados à Regeneração de Vida.

Porém, embora o personagem vá fazer esse item no jogo de um jeito ou de outro, é importante destacar que estamos falando de uma batalha contra uma Riven, campeã focada mais em Dano Físico, e o Semblante Espiritual tem mais foco para a Resistência Mágica.

Com isso, vale a pena atrasar a compra de um item essencial e comprar um item que tenha Armadura e Vida para que o Dr.Mundo possa resistir mais ao dano da Riven na fase de rotas.

A Capa de Fogo, por exemplo, que aparece nos itens recomendados, é um item excelente que, além de dar Vida e Armadura, tem uma passiva que causa dano ao redor do campeão, ajudando-o nos combates contra sua oponente.

Por conta dessa forma de construir a build do Dr.Mundo, a Riven precisa pensar um pouco a respeito de seus itens. Em League of Legends, há itens de Penetração – Penetração de Armadura e Penetração Mágica. São itens que ignoram parte da armadura construída pelo oponente, podendo dar mais vantagem nas lutas contra campeões tanks.

Claro, essa é apenas uma de várias situações no jogo. É necessário conhecer bem o seu campeão, o campeão do oponente e os itens disponíveis.

Leia as habilidades, veja se o campeão necessita de Velocidade de Ataque, de Vida, de Chance de Crítico, de mais Poder de Habilidade, de mais Mana e assim por diante.

Veja o que poderá ser bom contra aquele que estiver enfrentando. O começo, a fase de rotas, pode ser decisivo para o restante da partida.

6 de 9
O Cutelo negro é um exemplo de item que reduz a armadura e que pode ser muito útil para a Riven nesse confronto — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Cutelo negro é um exemplo de item que reduz a armadura e que pode ser muito útil para a Riven nesse confronto — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Do meio ao fim do jogo: a defesa é o melhor ataque?

Com o fim da fase de rotas, entramos no mid game. Nessa parte do jogo, paramos de comprar itens prestando atenção apenas no nosso oponente de rota e passamos a observar bem mais os outros quatro oponentes no mapa.

Esse é um momento decisivo, no qual mesmo aquele campeão que adquiriu vantagem na rota pode ver essa mesma vantagem sendo frustrada, dependendo da situação do jogo. Certos itens podem salvar a sua vida.

Então focar um pouco na segurança pode ser uma decisão sábia.

Já aprendemos que precisamos construir a build com base no potencial do nosso campeão, comprando itens que melhorem suas principais características.

Porém, e quando o desenrolar da partida nos obriga a conseguir um item específico? Não é apenas na Fase de Rotas que isso acontece.

Itens que concedem escudos, livram de efeitos negativos, deixam você invulnerável e assim por diante podem ser escolhas melhores do que simplesmente comprar mais Dano, Vida e Armadura, ou Resistência Mágica.

Para explicar melhor, deixaremos mais um exemplo: Vamos colocar uma Vayne (Ad Carry) e uma Janna (suporte) contra um Skarner (Jungler) e um Ryze (Mid Laner).

Quando lemos as habilidades da Vayne, em especial o Rolamento (Q) e os Dardos de Prata (W), notamos que devemos valorizar a Velocidade de Ataque e os Acertos Críticos da campeã. Itens como a Dançarina Fantasma, Gume do Infinito e Espada do Rei Destruído são perfeitos para ela. Porém, nem tudo deve significar comprar itens baseando-se no dano que irá causar.

A Vayne está jogando contra um campeão muito resistente e que possui uma ultimate poderosa. Esse campeão é o Skarner e a ultimate é o Empalar. Quando ele utiliza dessa habilidade, o campeão alvo é suprimido, e o Skarner pode arrastá-lo tranquilamente até seus companheiros.

Se a Vayne tiver ouro suficiente, é recomendado que gaste no item Bandana de Mercúrio, um item que, quando ativado, remove todos os efeitos negativos de grupo, incluindo a habilidade Empalar do Skarner e também a Prisão de Runa do Ryze. Uma compra simples que pode tirar você do sufoco.

7 de 9
O próprio jogo recomenda a compra da Cimitarra Mercurial, item final da Bandana de Mercúrio. Lembrando que é um item situacional — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O próprio jogo recomenda a compra da Cimitarra Mercurial, item final da Bandana de Mercúrio. Lembrando que é um item situacional — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Outro item defensivo muito interessante é a espada chamada Hexdrinker. Essa espada laranja possui uma passiva excelente contra campeões que utilizam do Poder de Habilidade para causar a maior parte do dano, como o Ryze do nosso exemplo.

Caso o Ryze esteja sendo um problema, a Hexdrinker poderá ser a solução. Ao receber um dano mágico que reduz sua vida para menos de 30%, a Hexdrinker ativa um escudo que absorve de 110 a 280 de dano mágico por 5 segundos. É um item que pode tornar as trocas contra um mago um pouco mais tranquilas e, assim como a Bandana de Mercúrio, pode impedir a sua morte.

A Janna, suporte da Vayne, poderá optar por itens como Medalhão dos Solari de Ferro para conceder escudos e o Cadinho de Mikael para curar e purificar alguns efeitos negativos. São itens que poderão acrescentar muito na capacidade de suporte da Janna e também salvar a vida de seu Ad Carry ou de qualquer outro companheiro de equipe.

Quanto ao Skarner, o que ele poderá fazer para resistir à força da Vayne? Bem, mais uma vez, vamos lembrar da importância de conhecer o campeão do oponente.

A Vayne busca fazer Velocidade de Ataque e aumentar as chances de causar Dano Crítico em seus Ataques Básicos. Também causa dano com base na porcentagem de vida do oponente.

O que podemos fazer para, pelo menos, aguentar um pouco mais os seus ataques?

Contra a Velocidade de Ataque, o Skarner poderá fazer o item Coração Congelado. Já para diminuir o dano do Ataque Crítico, o Presságio de Randuin. Para simplesmente resistir um pouco mais e devolver parte do dano para ela, Armadura de Espinhos. Claro que o Skarner não ficará invencível contra a Vayne, mas são itens que darão um pouco mais de resistência para ele.

8 de 9
Nem todos os itens citados aparecem nos recomendados pelo jogo para o Skarner. Por isso que não devemos nos basear apenas nesta lista. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Leia também:  Como Saber Qual O Melhor Carro Para Comprar?

Nem todos os itens citados aparecem nos recomendados pelo jogo para o Skarner. Por isso que não devemos nos basear apenas nesta lista. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

O Ryze, assim como os outros personagens magos que utilizam mana, tem a opção de comprar a Lágrima da Deusa no decorrer da fase de rotas, fechar o Cajado do Arcanjo e evoluí-lo para o Abraço de Seraph.

Esse último item possui uma habilidade ativa que concede ao campeão um escudo baseado na quantia de mana consumida, 20% do total do campeão.

Um simples escudo pode ser o suficiente para impedir a sua morte, assim como outro item chamado de Ampulheta de Zhonya, onde seu personagem fica impedido de se mexer, mas também fica invulnerável a qualquer dano nesse período de tempo.

O fim do jogo é o momento em que ambos os times fecharam ou estão quase fechando as suas builds. A mesma lógica se aplica aqui, onde os campeões continuarão a aumentar seus danos, defesas ou suportes. Caso não tenha comprado itens mais defensivos, como os já citados, esse pode ser o momento para realizar essa compra e evitar que um desastre aconteça.

9 de 9
Um exemplo de build completa com o Campeão Darius. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Um exemplo de build completa com o Campeão Darius. — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Para finalizar com mais um exemplo: o Darius é um campeão que precisa estar próximo de seus oponentes para causar todo o seu dano.

Por isso, sua build se baseia em itens que concedem Velocidade de Movimento, como as próprias botas, a Força da Trindade e a Couraça do Defunto, que também concede um pouco de Armadura. Semblante Espiritual para dar mais vida e mais Resistência Mágica.

Fúria de Sterak, que pode conceder um escudo dependendo do dano recebido e da quantidade de vida. Por fim, o Anjo Guardião, um item que faz seu campeão retornar à vida após ser abatido.

É uma build simples de ser feita e bem padrão para o Darius. Porém, nada o impedirá de fazer uma mudança ou outra, dependendo do time que estiver enfrentando. Anjo Guardião pode ser substituído pela Bandana de Mercúrio. Elmo Adaptativo pode aparecer no lugar do Semblante Espiritual. Assim funcionam os itens situacionais, como já explicamos.

É muito difícil citar todos os campeões e cada situação. Então, a principal dica é: conheça o máximo de campeões e itens que conseguir para não ser surpreendido.

Sempre procure ler as habilidades de cada personagem e o que cada build oferece, veja os itens recomendados pelo jogo e descubra o que poderá ser útil para você.

Dessa forma, você evitará utilizar sempre o mesmo padrão de build e vai pensar melhor a respeito dos itens situacionais e o melhor momento para comprá-los.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.

Item

Os Itens são artefatos ou objetos da história de Runeterra que aparecem dentro do jogo como melhorias para campeões.

Um campeão pode carregar apenas seis itens e um Amuleto simultaneamente, tornando a seleção de itens uma parte importante para conseguir a vitória. Itens são compráveis apenas na loja localizada dentro da fonte.

Os itens também podem ser vendidos de volta por 70% do ouro pago, com exceção de itens Garimpeiro, Doran, itens que aumentam o ganho de ouro, Consumíveis, e Anjo Guardião, que são vendidos por 40% do preço.

Classificação

Itens na loja

Categorias

Pelo menu da loja na aba Todos os Itens, há os seguintes filtros no lado esquerdo:

Classificações

Receita para o item Mítico Espada do Rei Destruído.

Itens que são parte de uma melhoria são divididos em quatro classificações: básicos, avançados, lendários e míticos.

  • Um item básico não requer a compra de outros itens.
  • Um item que possua uma receita que consiste de itens básicos, é considerado um item avançado.
    • Quando se compra um item avançado, todos os itens básicos da receita que estiverem no inventário do jogador serão consumidos.
    • Um item avançado pode ser comprado sem precisar comprar todos os componentes separadamente. Nesse caso, o preço será acrescido do preço dos itens faltantes .
  • O mesmo vale para itens Lendários, que devem possuir ao menos um item avançado em sua receita.
  • Itens Míticos possuem ao menos um item lendário em sua receita.

Transformações

A maioria dos itens pode ser melhorado por meio de pagamento de uma quantia em ouro. Alguns, porém, não podem ser comprados e devem ser obtidos apenas pelo processo de transformação – um efeito único que ocorre dentro de condições específicas, geralmente com o ganho de certo numero de acúmulo no item.

Encantamentos

Encantamentos são um grupo especial de melhorias de itens que aplicam o mesmo efeito adicional a vários itens diferentes. Atualmente existem encantamentos disponíveis para itens da Selva de Tier 2.

Consumíveis

Itens Consumíveis são diferentes dos outros itens em dois aspectos. Primeiro, a maioria dos itens consumíveis podem ser acumulados, permitindo que os itens duplicados ocupem apenas um espaço.

Segundo, itens consumíveis podem ser gastos para cumprir uma função especifica, permanentemente removendo este item do inventário do campeão.

Em itens baseados em cargas como a Poção Corrupta, a carga é consumida mas o item não pode ser acumulado ou consumido.

Amuletos

Amuletos são uma categoria especial de itens que não ocupam nenhum dos 6 espaços do inventário. O espaço de amuleto não pode ser ocupado por outros itens.

Efeitos

Todo item no jogo concede algum tipo de efeito. Um efeito primário de um item é geralmente de status, por exemplo, conceder dano de ataque extra.

Entretanto, alguns itens podem ter efeitos secundários, que fornecem para os campeões mais do que status. Itens consumíveis são uma exceção, já que só passam a dar benefícios depois de consumidos.

Em adição, alguns efeitos são rotulados únicos (como é explicado abaixo).

  • Status: Melhora os atributos do campeão. Com umas poucas exceções, os itens não consumíveis garantem uma melhora em algum ou em vários status do campeão, como o dano de ataque. A única exceção é o Machete do Caçador e seus aprimoramentos.
  • Ativos: São ativados ao escolher um alvo ou ao apertar a tecla de a atalho do item, similar às habilidades dos campeões. Esses efeitos tem tempo de recarga após serem ativados, e eles não são diminuídos por redução do tempo de recarga, mas podem ter seu tempo de recarga diminuído pelos talentos.
  • Passivos são efeitos que funcionam automaticamente, sem precisar de ativação, assim como as passivas dos campeões.
  • Auras são buffs ou debuffs que afetam aliados ou inimigos em uma área, respectivamente. Todos os efeitos de aura são únicos.
    • O detentor de um item aura não é considerado sob efeito da aura, e assim pode continuar com o benefício de uma aura. Isso permite que auras se acumulem até duas vezes em campeões que possuem a aura em si. Outros aliados não irão se beneficiar além da primeira aura.
  • Consumíveis são itens que não fornecem nenhuma vantagem até serem consumidos, como poções ou sentinelas. Geralmente podem ser acumulados no inventário em um mesmo espaço. Consumíveis costumam ser focados primariamente em ganhar controle do mapa pelo uso de sentinelas, ou melhorar os stats de um campeão temporariamente, por meio de poções e elixires. Consumir um item irá ou destruí-lo ou consumir uma carga. Consumíveis de cargas serão recarregados ao retornar a base.

Efeitos Únicos

Os efeitos de alguns itens são únicos. Um efeito único significa que se um campeão comprar dois itens com efeitos únicos idênticos, estes efeitos não se acumularão, sedo fornecidos apenas uma vez.

Alguns itens garantem estatísticas como redução de tempo de recarga e vampirísmo mágico com uma tag de efeito único para impedir que o item seja comprado várias vezes para abusar destes efeitos.

Alguns itens tem efeitos únicos nomeados. Um efeito único nomeado é similar a um efeito único, só que as condições para ele ser único são globais. Os efeitos nomeados únicos só podem ser conseguidos uma vez, como a Tenacidade.

Observações

  • A menos que o efeito seja nomeado, dois diferentes itens com passivas iguais acumulam-se. Por exemplo, os 10% da redução do tempo de recarga do Martelo de Guerra de Caulfield e do Códex Demoníaco serão acumulados. No entanto, ter múltiplos Martelo de Guerra de Caulfield não terá um adicional da redução do tempo de recarga.
  • Somente os efeitos únicos e nomeados únicos não vão se acumular.
  • Páginas com ligações inválidas para arquivos
  • Itens
  • Čeština
  • Deutsch
  • English
  • Español
  • Français
  • Polski
  • Русский
  • 中文

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*