Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Bom, se você clicou para ler a matéria, talvez já seja um sinal que a maternidade não é um sonho tão distante. Mas o que mais pode indicar que você está pronta para ser mãe?

Sabemos que às vezes a gravidez pode vir de forma inesperada, ser um plano a curto prazo ou até nem tenha passado pela sua cabeça ser mãe, pelo menos agora. Mas a vontade de ter um bebê pode se manifestar de forma inconsciente, por pequenos sinais que você dá e talvez nem perceba. Já pensou nisso?

Será que você está pronta para ser mãe?

Preparamos uma lista com 10 destes sinais divertidos que podem indicar que é hora de começar a pensar em aumentar a família!

1 – Você espia sites de dicas de maternidade e enxoval de bebê

Esse é o sinal que já denunciamos no início da matéria. Será mesmo que foi um clique sem querer ou você tem mesmo vontade se aprofundar nos assuntos de maternidade? Você lê sobre gravidez, se encanta com as roupinhas mais fofas do universo e não vê a hora de começar a pensar na decoração do quarto de bebê. Sinal verde para a maternidade!

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

2 – Quando uma amiga diz que está grávida, você percebe o quanto queria estar também

Sabemos que você também fica muito feliz por ela, mas sabe aquela vontadezinha que surge quando te dão a notícia de uma gravidez? Vocês até brincam que poderiam engravidar juntas, para os pequenos crescerem juntos! É o que chamamos de invejinha boa!

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

3 – Você adora conversar com suas amigas que têm filhos e faz mil perguntas

Esse é um clássico! Você adora visitar e sair com suas amigas que têm filhos, ajuda a cuidar dos pequenos e adora saber como é a rotina de uma mãe. Quer saber como foi a gravidez, se foi fácil engravidar, como foi o parto, como é cuidar do bebê, se ele dorme a noite toda, se é difícil amamentar, etc.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

4 – Seu bebê já tem nome (de menino e menina rs)

Tudo bem que isso é normal! Você pode até já ter pesquisado os nomes em tendência na internet. E, quem sabe, até evita contar para outras pessoas, com medo de que “roubarem” sua ideia, né?

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

5 – Você não fica TÃO assustada quando a menstruação não vem

E você até já fez uns testes de gravidez de farmácia, sem tanto medo do resultado. Esse é um sinal positivo que uma gravidez não seria a pior coisa do mundo e que, talvez, você esteja pronta para ser mãe.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

6- Você já decidiu como dar a notícia ao pai

Quando você vai sentindo que gostaria de ter um filho, a idealização muda sobre como contar ao pai sobre a gravidez. E você já montou toda a cena na cabeça um milhão de vezes! E cada vez que vê uma inspiração na internet, muda os planos novamente!

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

7- Você já decorou todo o seu ciclo de ovulação

Seja por meio de um aplicativo ou outro método de controle, se você anda olhando com mais carinho para os dias  férteis, é um forte sinal de que a gravidez é um sonho bem próximo.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

8- Você anda comprando vários testes de farmácia

Uma atrasadinha que seja na menstruação já é motivo para correr à farmácia adquirir um teste de gravidez. Deu negativo? Vamos tentar mais um para comprovar! Sem contar toda pesquisa na internet antes: será que teste de farmácia é eficaz mesmo?

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

9 – Grávidas e bebês em todo lugar?

Pra qualquer lugar que você olha, tem um bebê ou uma gravidinha, não é? Na verdade, como você já está começando a se preparar para ser mãe, sua atenção está mais focada neles.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

10 – Você fica feliz ao ver que conseguiu passar uma noite em claro

Antes mesmo de ser mãe, você já sabe que as horas de sono serão escassas! E quando você nota que está dando conta de passar noites em claro, sente que, de certa forma, está preparada para encarar a maratona de cuidar de um bebê. Mas já adiantamos: o difícil é manter o pique!

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Conta pra gente: quais desses sinais você já percebeu?

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

7 Sinais de que você está preparada para ser mãe

Embora não exista uma receita de bolo para identificar o melhor momento de aumentar a família, alguns indicativos podem ajudar a mulher a pesar a decisão e definir a sua hora. Quer saber se você se identifica com esses sinais?

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?Nós Dois Fotografia

Não tem jeito. Depois da união sacramentada com seu par, toda mulher sofre alguma pressão a respeito do tema maternidade. Às vezes, as perguntas sobre os planos do casal de ter filhos acontecem ainda na própria festa, entre uma mordida e outra do bolo de casamento. Tantas indagações costumam gerar grande ansiedade e insegurança sobre a hora correta para se ter um bebê. Mas não se apresse.

Embora não exista um momento considerado ideal para se adotar tal responsabilidade caso seja este mesmo o seu desejo, existem sinais que ajudam a identificar a fase propícia da vida para pensar na maternidade. Nada tem a ver com idade e normalmente não ocorre enquanto ainda existem parcelas a serem pagas pela decoração de casamento, mas pode ocorrer antes de tudo isso acontecer também.

Trazer uma criança ao mundo requer planejamento, comprometimento e alguma dose de coragem. O pequeno ou pequena irá demandar tempo, dinheiro e energia de seus pais, numa jornada que mudará completamente a rotina e a dinâmica do casal. Por isso, além da vontade de ser mãe, outros indicativos devem ser considerados e a decisão jamais deve ser unilateral na vida a dois.

Capacidade de diálogo e de atenção a si e ao outro são características fundamentais para um relacionamento sadio, não só o amoroso, mas também naquele a ser construído entre mãe e filho ou filha. Entender e aperfeiçoar esta qualidade é um passo importantíssimo para transformar o sonho em realidade.

Dito isto, vamos aos demais sinais que podem ajudar a determinar uma boa hora de aumentar a família.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

1. Está “obcecada” com o bebê de uma pessoa próxima

Sua irmã, prima ou amiga de infância descobriu estar grávida. Você fica eufórica com a novidade como se ela fosse sua e passa, então, a vivenciar toda a gestação. Assim, faz questão de estar presente em todo o processo, lendo tudo a respeito e acompanhando cada exame.

Dá pitaco sobre o nome, tipo de parto a ser realizado, o profissional que irá trazer o bebê ao mundo e etc. Quando ele finalmente nasce, a todo instante oferece ajuda e fica ansiosa para estar perto da criança. Até já entoou para ela as músicas para cantar em casamento da sua cerimônia, na hora de ninar.

Se esse não é um alerta claríssimo sobre a sua vontade em ser mãe, difícil saber o que seria.

2. Teve êxito em um teste de fogo como babá

Bebês são lindos, fofos e apaixonantes. Mas dão trabalho. Muito trabalho. Ainda que a criança não seja pequena, precisa ser monitorada a todo instante, ser alimentada, higienizada, medicada… É uma lista de afazeres sem fim.

Se você se mostrar capaz de dar conta disso por uma quantidade significativa de tempo, gerenciando crises de choro, manha e sono sem pirar ou sair correndo de um rebento de algum amigo ou conhecido, já demonstrou ter uma habilidade para os desafios da maternidade. Resiliência é o seu codinome.    

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

3. O casal está feliz

A decisão de gerar uma criança ao mundo deve ser vista como um novo passo a ser tomado na relação do par, e ela deve vir para coroar a boa fase. Usar um filho ou filha para tentar salvar uma história de amor é um erro que deve ser evitado.

Transferir ao rebento a missão de ser boia de algo que está desandando é uma carga muito pesada para qualquer um, ainda mais de alguém em desenvolvimento.

E, caso o plano dê errado, tende a piorar a comunicação entre duas pessoas que terão de se entender pelo resto da vida em prol do herdeiro ou herdeira.

Se tudo está às mil maravilhas na relação, conversem sobre a vontade de ter filhos entre as trocas de frases curtas de amor, sempre visando um consenso que agrade a ambos sobre quando realizar o sonho. O companheirismo e parceria dará conta de tudo.    

Leia também:  Como Contar Que Vai Ter Um Irmão?

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

4. Gasta tempo vendo produtos para bebês

Um dia você está vendo sapatos vermelhos para noivas. Em outro, sapato vermelho para recém-nascidos. Roupinhas para criança e brinquedos são itens que sempre acabam calando fundo ao coração de tão graciosos que são.

Mas já se perguntou sobre essa curiosidade repentina? Se você se percebeu diversas vezes pesquisando na internet ou andando em corredor de lojas ou segmentos infantis, este pode ser um aviso de que o desejo de ser mãe está mais forte do que nunca.

Ainda mais se a vontade de engravidar ou adotar continuar após verificar os preços dos produtos. 

5. As finanças estão em dia

Ser mãe é caro. Tudo relacionado à maternidade é caro. Do nascimento à criação do pequeno ou pequena. A sua planilha de gastos mensais irá virar do avesso porque a criança se tornará a prioridade de tudo, dos seus gastos e ganhos.

Ela terá necessidades específicas, gastos com médicos, medicamentos, perderá itens rapidamente por conta da velocidade do desenvolvimento. Terá de ser olhado por alguém na sua ausência.

Se você é uma pessoa com muitas dívidas, que tende a fazer compras impulsivamente ou com dificuldade de se manter no azul no banco, eduque-se financeiramente primeiro. Passar por apuros financeiros com uma criança é bem pior do que “só” com seu par.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

6. Está emocionalmente estável 

A maternidade provoca um maremoto de transformações na realidade feminina e no seu humor. Mudanças do corpo, dos hormônios, da forma de pensar, da dinâmica do relacionamento, das prioridades, dos sonhos e objetivos.

O quanto melhor estiver de cabeça e ânimo, melhor para a mulher e para quem nascerá dela. Além das mudanças, haverá sempre uma serie de preocupações ligadas ao fato de que você é agora juridicamente, financeiramente e emocionalmente responsável por alguém.

Você tem de conseguir lidar com todas essas inseguranças de maneira saudável. Se você se sente madura para ser mãe, esta é uma ótima notícia.  

7. Mudança brusca de rotina não te assusta    

É alguém facilmente adaptável a mudanças? Então já está em grande parte apta a ter filhos. Mergulhe no mundo mágico das noites sem dormir. As horas a menos de sono te soarão como recompensa frente a felicidade de ter seu herdeiro ou herdeira diante dos olhos.

Seus horários mudarão e toda a rotina será condicionada às necessidades da criança. Seu par também terá participação nisso e provavelmente abraçará mais responsabilidades da casa. Conversem muito, você e seu amor.

Se ambos estiverem tranquilos com relação a isso, embarque na viagem da maternidade.

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?Leandro Lima Fotografia

Coroar uma relação com um bebê é o maior e o melhor presente que pessoas com o desejo de ter uma grande família podem providenciar para si mesmas.

Apesar dos desafios, pense no sentimento inigualável de poder viver essa experiência ao lado da pessoa que escolheu dividir a vida.

Por maior que seja o apego que tenha desenvolvido ao seu buquê de flores no casamento, é certo de que considerará este o melhor adorno que poderia ter nos braços nos álbuns de fotos.  

Pronto para ter filhos? 15 sinais para saber se você está preparado – Mamãe & Cia

Ter filhos é a maior decisão que um casal pode tomar para suas vidas. É uma grande responsabilidade. As crianças exigem o nosso tempo, nosso amor, são caras, e estarão por perto por pelo menos 18 anos. Você está pronto para ter filhos? Aqui estão 15 sinais de que você pode estar pronto para a paternidade.

Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

1. Se você tem entre 25 e 35 anos de idade

Este parece ser o sweet spot estatístico para ter filhos. A maioria das pessoas tem filhos quando eles têm entre 25 e 35 anos. Se você está nessa faixa etária, então você está oficialmente na faixa etária que a maioria das pessoas tem filhos e isso sempre é um bom começo para descobrir se você: Estou pronto para ter filhos.

2. Suas prioridades estão alinhadas

Você sabe onde seu dinheiro está indo. Normalmente, suas contas estão em dia, você tem um lugar estável para viver, e seu trabalho é estável.

Quando você sai do trabalho, você literalmente não tem nada para fazer o resto do dia porque todas as coisas importantes são feitas.

Quando todas as suas prioridades estão em ordem, então você está definitivamente pronto para a responsabilidade de ter filhos.

3. O seu cônjuge também está pronto para ter filhos

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Você saberá quando isso acontecer. Eles começarão a dar dicas sobre isso. Eles passam a olhar mais para os outros casais que têm filhos. Costumam caminhar pelo corredor de artigos para bebê no supermercado.

Obviamente, você não deve se sentir pressionado para algo que você ainda não está pronto, mas se seu cônjuge está pronto para ir, então você sabe que não vai entrar nessa sozinho e isso é tranquilizador.

4. Você começa a gostar de estar ao redor dos filhos de outras pessoas

Alguns de seus amigos provavelmente têm filhos. Quando o desejo biológico de ter seu próprio filho começa a te incomodar, você irá compensar, aproveitando o passar do tempo com os filhos de outras pessoas.

Você se candidata voluntariamente para cuidar do bebê do outro. Em piqueniques ou churrascos, você é o único com “macarrão de piscina” que finge ser o monstro do oceano ou jogando o beisebol com as crianças. Se isso soar familiar para você, acredite, você pode estar pronto para ter filhos.

5. Você começa a falar sobre “quando você tem filhos…

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Este requer uma pequena auto-realização, mas você vai saber quando acontecer. Você começará a dizer a outras pessoas como você vai criar seus filhos, o que você fará com eles e como você vai ensinar-lhes coisas.

Você já ouviu outras pessoas dizerem essas coisas antes. “Sim, quando eu tiver filhos, eles vão fazer musicalização desde pequenos, porque ouvi dizer que isso ajuda a desenvolver melhores habilidades de aprendizagem.” Esse é um dos sinais de que você está pronto para ter filhos.

6. Você começou a ter mais sentimentos não-românticos

Este é um sinal de que a mãe ou o pai que existe dentro de você está ansioso para sair. Você só tem esse desejo de se preocupar com algo ou alguém de uma maneira que você nunca sentiu antes.

É um tipo diferente de amor e não é imediatamente quantificável.

Se você está querendo algo assim em sua vida, talvez seja hora de ter um filho para que você possa sentir e experimentar o que é isso.

7. Você começou a planejar inconscientemente

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Você poderia ter comprado aquele um carro esportivo e aquele apartamento no centro de um quarto é realmente muito bom! Mas não, ao invés disto, você comprou uma SUV ou uma minivan e até preferiu um lugar com mais quartos em um bairro mais tranquilo da cidade.

Não são as coisas perfeitas para ter quando criar uma família?

Por que sim, sim, sim.

Você pode estar planejando ter filhos algum dia. Quando você colocar sua emoção nos seus planos, significa que está muito perto de estar pronto para ter filhos.

8. Você está pronto para continuar as tradições familiares

Quando você era criança, você tinha tradições em sua casa. Você pode ter festas de Natal em família ou acampar no verão com seus familiares. Pode ser qualquer coisa.

Leia também:  Como Acabar Com Janelas Que Abrem Sozinhas?

Quando você começa a pensar em querer continuar essa tradição familiar, você está pensando que gostaria que seus filhos vivenciem essas experiências.

Secretamente, você está desejando ter filhos para que as tradições familiares continuem, por isso, esse também é um indicativo que você está pronto para ter filhos.

9. Você trata seus animais de estimação como pessoas

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Ter animais de estimação não é como ter filhos, mas existem algumas semelhanças. Você deve alimentá-los,  mantê-los limpos e dar-lhes atenção, não é mesmo?. Você se importa com eles mais do que alguns de seus amigos.

No entanto, quando você começa a dizer às pessoas que seus animais de estimação são seus filhos, é o seu subconsciente gritando que você está pronto para a responsabilidade de crianças.

É a sua biologia falando.
Se você quiser vontade de fingir que seus animais de estimação são crianças, então você provavelmente estará pronto para ter filhos.

10. Sua atitude em relação às coisas das crianças muda

Você começou a curtir os desenhos de criança, como Bob Esponja? Você vê alguém mudando a fralda do seu filho e não sai fugindo com terror?

Você pode ter descoberto que as coisas que as crianças não te incomodam, tanto quanto costumavam incomodar. Enfim, as coisas que eles gostam já não são tão ruins quanto você originalmente pensava.

As pessoas que não estão prontas para ter filhos geralmente não gostam das coisas que as crianças fazem.

11. Sua atitude em relação a outras pessoas que têm filhos muda

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Quando você está pronto para ter filhos, seus amigos que têm filhos nunca mais parecem uma má idéia.

Você não teme o número aparentemente infinito de imagens de bebê

30 sinais claros de que você definitivamente ainda NÃO está pronta para ter filhos!

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

“Cadê o neném da mamãe? Cadê? Achooou”. Se este pequeno monólogo muito usado por adultos para se comunicarem com seus bebês te despertou calafrios ou uma vergonha súbita, atenção: esse pode ser um indício de que você não está nem um pouco disposta a “padecer no paraíso”, como diz o famoso ditado que define a missão de ser mãe. Mas não precisa se sentir desconfortável ou culpada: assim como você, há muitas outras mulheres com o mesmo sentimento!

salvarComo Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

Se para algumas, viver a maternidade é um verdadeiro sonho, para outras, ter um filho significa entrar num universo desconhecido e nem sempre tão desejado, seja pelas suas prioridades do momento, ou simplesmente por não terem afinidade nenhuma com os pequenos. Se você é dessas que por algum desses motivos ainda não consegue se ver como mãe, listamos aqui os 30 sinais de que você definitivamente ainda não está pronta para ter filhos. Confira!

1- Você morre de medo de segurar bebês no colo com medo de eles caírem do seu colo;
2- Quando você finalmente concorda em segurá-los em seus braços, fica tão torta e sem jeito que acaba cheia de dores por todo o corpo…
3- … e a criança, é claro, sempre começa a chorar no seu colo;
4-  Você nunca sabe de que jeito deve falar com as crianças;

Confira ainda: 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!

salvarComo Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?Foto: Closer to love Photographs

5-  Você não sabe fazer brincadeirinhas ou aquela voz de neném que os bebês aparentemente amam;
6-  Quando você vê os outros fazendo brincadeirinhas ou aquela voz de neném, isso te parece idiota e você sente vergonha alheia;
7-  Músicas infantis te causam náuseas;
8-  Quando uma criança fofinha tenta interagir com você na rua, você olha para outro lado porque te dá pânico ter que devolver a “fofura” em público;
9- Você está completamente focada em sua carreira. Não há nada nem ninguém que possa desviá-la dos seus planos, e seu futuro está sempre em primeiro lugar ;
10- Você nunca escolheu um(a) parceiro(a) levando em conta o seu potencial para um bom pai ou mãe;

salvarComo Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

11- Suas plantas nunca sobrevivem por muito tempo;
12- A maioria dos seus blocks ou unfollows nas redes sociais foram porque sua amiga só postava fotos de seu bebê recém-nascido;
13- Você sabe o quão caras são as fraldas e sim, isso te incomoda;
14- Você não tem ideia se sua TV a cabo tem canais como Cartoon Network ou Disney Channel;
15- Você nunca se ofereceu para tomar conta ou mesmo dar uma “olhadinha rápida” nos filhos dos seus amigos;

Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

16- Quando uma amiga anuncia que está grávida, a primeira coisa que você pensa é: “Aff, é sério?”;
17- Até atingirem a adolescência, você tem problemas para adivinhar a idade das crianças.

4? 5? 8? Para você, todos têm a mesma aparência!
18-  Você não faz a mínima ideia e nunca pensou sobre quando vai começar a providenciar um bebê;
19-  Em reuniões de família, seus priminhos pequenos te deixam à beira de um ataque de nervos;

Como saber se está preparada para ser mãe? Descubra!

O desejo de ser mãe é natural para muitas mulheres, ele pode surgir ou não.

  Quando ele surge, bate aquela dúvida: eu estou preparada para ser mãe? A escolha da maternidade realmente deve ser feita com consciência, não se trata de uma brincadeira e a chegada de uma criança muda completamente a vida dos pais. Portanto, é bom que a mulher saiba se está preparada física e emocionalmente para isso.

Ser mãe é uma construção diária, não se aprende em um curso, ou com leituras. O fato é que quando o relógio biológico começa a funcionar, o desejo de ser mãe parece incontrolável. E por mais que saibamos que vamos enfrentar diversos desafios, o ato mágico de ter um filho vale a pena. Veja abaixo, algumas dicas para avaliar se você está preparada para ser mãe.

“No momento em que um bebê nasce, também nasce uma mãe”.Rajneesh

Eu estou preparada para ser mãe?

  • Seu relógio biológico está te gritando para ser mãe, mas, e o seu companheiro? Também está preparado? Por mais que o seu desejo de ter um filho seja enorme, essa deve ser uma decisão conjunta. Você não será a única responsável por essa criança e o apoio de seu companheiro neste momento será essencial. Portanto, não engravide sem antes ter uma conversa decisiva com ele.

  • É importante ressaltar que um filho traz muitos gastos. Suas finanças devem estar bem planejadas antes de tomar a decisão de engravidar. É claro que seu filho não precisa ter uma casa cheia de luxo, mas é necessário ter estabilidade financeira para cobrir os gastos com saúde, educação, vestuário, etc. Nós nunca estaremos 100% prontos financeiramente para ter um filho, mas é essencial ter o mínimo de segurança econômica.

  • Só de pensar em ter um bebê você já fica feliz? Este é um ótimo sinal! Se este pensamento enche seu coração de alegria você está emocionalmente no momento certo para começar a construir uma família. Porém, deve estar ciente da diferença entre um sonho e um projeto. Os sonhos não são concretos, mas, ao assumir um projeto, diversos aspectos devem ser considerados. Se você possui um parceiro estável e ambos podem oferecer o que o filho precisar, as condições estão totalmente favoráveis.

  • Ser mãe é uma reponsabilidade para a vida toda. E, principalmente no início, é importante estar bem emocionalmente para criar um filho. Você deve estar realmente preparada a disposta a ter um filho, sem se deixar influenciar por pressões das pessoas, por causa da sua idade ou qualquer circunstância. Para ser mãe deve estar disposta a renunciar seu tempo e dividi-lo com alguém que depende inteiramente de você. Muitas vezes, isso significa deixar seus prazeres e metas de lado para conquista-los de outra forma.

  • Mesmo que você esteja decidida que quer ser mãe, o pensamento ainda te assusta um pouco? As dúvidas e inseguranças são inevitáveis. Será que sou mesmo capaz? Será que estou pronta para ser mãe?  Mas, essas são preocupações normais. Elas na verdade mostram que você quer fazer a coisa certa, uma escolha consciente. Se a ideia de ter filho ainda te aterroriza um pouco você deve identificar as incertezas e procurar formas de resolvê-las. Se após este exercício, não identificar nenhum obstáculo significativo, essa angústia não tem fundamento e você só precisa de um tempo para se acostumar com a ideia. Nunca haverá o momento perfeito para ser mãe, mas alguns podem ser mais propícios que outros. Para receber seu filho, você precisa estar em um estado positivo mentalmente. Se preocupar com as mudanças que isso vai trazer para a sua vida é totalmente justificável.

  • A decisão de ser mãe nunca deve ser tomada por causa de outra pessoa. Trata-se de uma escolha muito importante, que deve ser feita apenas pela mãe e o pai, com planejamento e consciência.  Se depois de fazer muitas reflexões você decidir que prefere levar uma vida em casal ou sozinha, não se preocupe com isso. O seu momento pode não ter chegado ou você simplesmente não deseja ter filhos. Isso não deve ser um problema. O que importa é que você esteja segura e feliz com a decisão que tomar.

  • É importante estar ciente que a chegada de um filho vai mudar sua vida completamente. Em muitos momentos, você vai achar que tudo está de cabeça para baixo. Se você estiver consciente disso e não se importar em passar por tantas mudanças, está preparada para encarar o desafio de ser mãe. Apesar de todos os obstáculos, ter filhos não significa que você não vai aproveitar mais nada na vida. É apenas uma outra etapa, uma nova fase e um jeito diferente de levar a vida.

Leia também:  Como Perceber Que Uma Relação Acabou?

Não tenha medo, no fim, você vai entender que ter o filho é uma experiência incrível, apesar de todos os sacrifícios. Dê o seu melhor e sorria para a benção de ter um filho.

Saiba mais :

Como saber se estou preparada para ser mãe? – Sou Mamãe

Ser mãe é o desejo natural e normal da maioria das mulheres, mas também é verdade que não se trata de uma brincadeira nem de uma decisão tomada sem pensar. Por isso, é bom que toda mulher saiba se está preparada para ser mãe tanto física quanto emocionalmente.

O desejo de ser mãe…

Ser mãe significa ser responsável, ter tempo e vontade. Não é algo que se aprende em nenhum curso acadêmico ou universitário. Ser mãe é algo natural que acontece em determinado momento das nossas vidas. O relógio biológico da mulher começa a funcionar e o desejo de ser mãe surge dentro dela.

No momento em que um bebê nasce, também nasce uma mãe. Ela nunca tinha existido antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo.

–Rajneesh–

Como saber se eu estou preparada para ser mãe?

Ter vontade de ser mãe

Se dentro de você surge um desejo que não consegue controlar, uma vontade incontrolável de formar uma família, um pensamento que se repete à cada momento, provavelmente seja o momento adequado para ser mãe.

Não tenha medo de fracassar ou do que as outras pessoas podem dizer. Ser mãe é algo que se aprende com o tempo.

Uma vez que você se sinta preparada, ter seu filho nos braços vai ensinar como ser uma boa mãe no dia a dia.

Se, pelo contrário, só de pensar em ser mãe você sente ansiedade ou frustração, se o medo vence a emoção, ou se a ideia de ter um filho provoca uma sensação de inquietação, talvez você tenha que pensar melhor sobre o assunto, essa insegurança pode indicar que você não está suficientemente preparada.

Você deve se preparar emocionalmente

Ser mãe não é um passatempo nem uma diversão. É uma séria responsabilidade que você terá por toda a vida. Uma mãe nunca deixa de ser mãe, mesmo que os filhos tenham crescido e constituído sua própria família.

Por isso, cada mulher deve se sentir preparada para ser mãe, sem receber pressões de qualquer tipo por causa da sua idade, do ambiente ou das circunstâncias. Ser mãe significa estar disposta a renunciar seu tempo para dividi-lo com alguém que precisa de você, e muitas vezes deixar seus prazeres e suas metas de lado para tentar conquistar outras novas.

Planeje as finanças

Não custa nada dizer que o mais importante para o seu filho não vai ser uma casa cheia de luxos e caprichos, mas um lar repleto de amor e carinho. Mas a verdade é que na hora de pensar em ser mãe terá que planejar muito bem as finanças da sua casa.

Você deverá pensar não apenas nos gastos que a chegada do novo membro ao lar vão exigir, mas também nos custos adicionais que aparecerão posteriormente: a estimativa com gastos médicos, educação, vestuário, etc…

Uma decisão do casal

Se você tem um parceiro, a decisão de ser mãe não é apenas sua. Deve ser um desejo compartilhado pelos dois, e ambos devem querer muito. Vocês devem estar convencidos de que se tornar pais vai significar uma mudanças nas suas vidas, pois como já dissemos, ter um filho é uma séria responsabilidade, além de uma grande alegria.

Não se obrigue a ser mãe

Nunca tome a decisão de ser mãe obrigada por ninguém. Provavelmente, a decisão de ser mãe será uma das decisões mais importantes da sua vida. Deve ser uma escolha sua e do seu parceiro, que deve ser bem pensada e planejada.

Se depois de dar muitas voltas você decidir que ser mãe não é para você e que prefere levar um vida em casal ou sozinha, não se preocupe. Talvez seu momento ainda não tenha chegado. O mais importante é você estar segura e feliz com a decisão que tomar.

Saiba que sua vida vai mudar

É importante que você saiba que a chegada de uma criança vai mudar a sua vida por completo. E mais, em muitos aspectos você vai sentir que sua vida está de cabeça para baixo. Se você tiver isso em mente e não se importar em viver esse novo desafio, você está preparada para começar a nova aventura de ser mãe.

Quando se é mãe, nunca se está realmente sozinha em seus pensamentos. Uma mãe sempre tem que pensar duas vezes, uma vez por si mesmo e outra por seus filhos

–Sophia Loren–

Além disso, ser mãe não significa que você já não poderá aproveitar mais nada na vida, longe disso. Porém você deve estar consciente de que a vida que vai começar será muito diferente da que teve até agora.

A partir de agora seus planos, suas metas, seus objetivos e tudo o que você decidir e fizer, terá que levar em consideração o seu filho. Pense que muitas vezes as necessidades dele terão que se sobrepor às suas. 

Não tenha medo, muito em breve você vai perceber que ter um filho é uma experiência maravilhosa que faz você feliz; dê o melhor de si e se presenteie com uma oportunidade nova para sorrir todos os dias. Ser mãe vai fazer você se sentir indispensável na vida dessa nova pessoa que vai chegar indefesa a esse mundo, e será, sem dúvidas, a melhor experiência que você já teve.

Pode interessar a você…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*