Como Saber Que Deus Está Falando Comigo?

Como Saber Que Deus Está Falando Comigo?

Mas quando o Espírito da verdade (o Espírito que dá a verdade) vier, ele os guiará a toda a verdade (a verdade completa). -JOÃO 16:13

Parece um ponto bastante fundamental, mas acredito que existem muitos que ainda questionam se Deus realmente fala com as pessoas. Alguma vez você já se perguntou sobre isso? Você se pergunta se Deus vai sempre falar com você? Você ficará feliz em saber que a resposta é sim.

Quando estava terminando seu tempo na terra, Jesus disse a Seus discípulos, Eu ainda tenho muitas coisas para dizer a vocês, mas vocês não são capazes de suportá-las ou de levá-las com vocês ou de compreendê-las neste momento. Mas quando Ele, o Espírito da Verdade (o Espírito que dá a verdade) vier, Ele os guiará a toda a Verdade (a verdade completa) (João 16: 12-13).

Quando Jesus disse essas palavras, Ele estava se dirigindo aos homens com quem Ele havia passado os últimos três anos… ainda assim Ele tinha mais para ensinar a eles. Isso é surpreendente, porque eu pensaria que se Jesus estivesse comigo pessoalmente por três anos, dia e noite, eu teria aprendido tudo o que há para saber.

Mas Jesus sempre tem algo mais a dizer, porque nós constantemente enfrentaremos novas situações na vida, através das quais Ele quer nos guiar. É por isso que nos foi dado o Espírito Santo – para que possamos ouvir Deus falar, mesmo que Ele possa não estar fisicamente diante de nós.

Por meio de Cristo e do poder do Espírito Santo, Deus quer falar diretamente com você todos os dias. Ele quer te guiar passo a passo para as coisas boas que Ele tem reservado para você.

O Pai vai dar o dom do Seu Espírito a todos que pedirem a Ele (veja Lucas 11:13). Eu repito enfaticamente que cada um de nós pode ouvir Deus e ser guiado pelo Espírito Santo diariamente. Você está ouvindo?

Comece a orar

Deus, peço que eu seja guiado pelo Espírito Santo. Eu acredito que o Senhor está falando comigo e eu quero saber o que o Senhor tem a dizer.

Quando eu sei realmente que Deus está falando comigo?

Como Saber Que Deus Está Falando Comigo?

Olá pastor Josimar, eu sei que não falo muito com o senhor, mas eu sempre estou lendo o que o senhor manda. Eu gostaria de te fazer uma pergunta que pode ser até boba, mas gostaria de saber do senhor. Quando realmente eu sei que é Deus falando comigo ou me respondendo?

———

Com certeza pela Bíblia! Mas a Bíblia é como uma carta. Lendo você lê a mensagem de Deus. Imagine os versículos como se fossem tweets. Mas de repente um versículo vai saltar das páginas da Bíblia e você vai sentir uma coisa tremenda dentro de si. É Deus falando contigo. 

Mas é preciso conhecer a Voz de Deus primeiro. A maioria dos crentes não conhece a Voz de Deus. É preciso parar e aprender a ouvir o próprio coração bater. Você já ouviu seu coração bater? 

Já foi para um bosque ou mesmo no seu quarto e ouviu seu próprio coração bater? Ouvir o silêncio na presença de Deus. Discernir a voz do Senhor. Qual é e como é Sua voz dentro de si mesmo?

Comece a conversar com Ele, de manhã, de tarde, à noite. Caminhando. Em todo o tempo. Eu falo com Ele o tempo todo. Se estou irritado. Falo tudo. Tudo mesmo, coisas que se alguém ouvisse iria me crucificar. 

Eu falo porque de qualquer maneira Ele conhece meus pensamentos e meus sentimentos. Falando ou não falando Ele sabe de tudo. Quando estou em algum lugar, num parque, à beira de um rio, parado em meu carro. Trabalhando. Mas eu tenho lugares especiais onde vou aqui e no Brasil para ficar a sós com Jesus. 

Eu tinha há muito tempo atrás um tronco de goiabeira caído às margens do Rio Pomba. Ali sentava e falava com o Espírito Santo. Eu geralmente escrevo o que falo e imagino Ele falando comigo, e escrevo também. 

Você vai ficar maravilhado com esta comunhão e relacionamento. Você somente tem certeza que é teu pai falando contigo porque você conhece sua voz. Não é?

Pede ao Pai celestial para mostrar a você a Sua VOZ. 

A linguagem de Deus são os pensamentos. “Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos”, Ele disse. 

Aquieta-te e ouvirá a Voz de Deus. 

O tamanho da tua fome e sede de Deus vai determinar o que realmente procura. E jamais vai desistir. Estou com fome e sede de Deus o tempo todo. Não conheço outro estado além disto há décadas e décadas. 

O mundo está para assistir um exército de jovens que não queira outra coisa na vida, senão conhecer a Jesus. Não queira fazer outra coisa na vida, senão amar e servir a Jesus em todos os cantos, a começar em casa, com seus pais e sua família. 

Cada uma das pessoas que encontramos é como se fosse Jesus. É Jesus! No mais, não queira outra coisa, senão mergulhar-se numa profunda comunhão com Jesus. Você já é um dos jovens deste exército de Jesus.

Josimar Salum 

#ASONE

Menu

Como Saber Que Deus Está Falando Comigo?

Foto: David Nascimento

“E aí, Deus fala comigo? Claro que fala! E fala todo dia. ‘Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos’ (Sl 19.1). Você vê uma flor: o perfume, as cores, os detalhes… estão falando do Criador.

Deus fala com a gente por meio da Sua Palavra. Leia a Bíblia, você vai ver quanta sustança lá. Mas se você quiser perceber a vontade de Deus, vou te dar uma dica que me ajudou demais, foi o Dr. Shedd que me ensinou há muito tempo:

A vontade de Deus: põe um triângulo aí na sua cabeça. De um lado, a vontade decretada de Deus. Deus fala que vai acontecer e não tem para ninguém, vai acontecer e ninguém impede. Deus falou assim: “a virgem vai dar à luz”, Maria deu à luz.

O Senhor decretou: Jesus ia morrer por nossos pecados na cruz do calvário, morreu e ressuscitou. Diz um decreto do Senhor que Jesus voltará, não tem quem impeça. Um outro decreto: os mortos em Cristo ressuscitarão, não tem para ninguém.

Você fecha o olho, um dia o anjo toca a trombeta, Jesus volta e fala assim: “Oi, psiu, levanta” e onde você estiver enterrado, levanta. Isso é decreto.

O segundo lado da vontade de Deus é a vontade ordenada. Decretada ninguém resiste, ordenada você pode resistir e nós resistimos demais.

Diz a Bíblia assim: “Guarda a tua boca, seus lábios não falem dolosamente”, quanta bobagem você já falou hoje? “Em tudo dai graças”, quantas vezes você já murmurou hoje? “Filho, honra teu pai e tua mãe”, e aí, como é que está lá? E não é só para os pequenos não, você que está casado, encrencando aí com a sogra, ou você que esqueceu sua mãe idosa, nem ajudou ela a pagar a conta de luz no mês passado, vai lá e “honra teu pai e tua mãe”. A vontade ordenada de Deus pode ser resistida. Onde você encontra a vontade ordenada de Deus? Na Bíblia. Leia sua Bíblia, recupera ela lá, vai aprender, está lá bonitinho.

O terceiro aspecto da vontade de Deus é a desejada. Aí é que encrenca.

“Eu mudo de trabalho ou eu não mudo de trabalho?”, “eu pinto o cabelo ou não pinto o cabelo?”, “com quem eu vou casar?”, “eu compro o tênis azul ou o marrom?”, “eu uso floral ou camisa lisa?”.

A vontade desejada de Deus, Ele nos dá inteligência, bom senso, os princípios da Palavra, oração e bons conselhos de gente que ajuda a calibrar a vida da gente e depois você decide, mata no peito as consequências e pede a Deus graça para seguir a vida.

A vontade desejada de Deus não vem pronta, pastor não sabe, não tem casamento por profetada: “minha serva, estou vendo um servo de tênis rosa chegando”. Abre o seu olho, entendeu? Casamento a gente decide. Juízo, hein?!

Decretada: ninguém resiste. Ordenada: resiste, perde bênção, sofre consequências. Desejada: discernimento, conselho, princípios bíblicos, oração!”

6 maneiras de saber que Deus está falando com você | Familia

Em um mundo de constante ruído o caos, ? s vezes, é difícil reconhecer a voz de Deus e entender o que Ele está tentando dizer.

Como Saber Que Deus Está Falando Comigo?

As famílias de hoje precisam desenvolver a capacidade de conhecer e entender a voz de Deus em sua vida. Maridos e esposas precisam reconhecer quando Deus lhes fala, para que possam aprender a construir o seu casamento em um alicerce de fé e serviço altruísta.

Leia também:  Como Se Chama Um Homem Que Faz Panelas?

Mães e pais precisam da voz de Deus para ajudar a guiá-los ao criarem e ensinarem seus filhos e para ajudar seus filhos a cultivar valores justos e caráter moral.

As crianças precisam reconhecer a voz de Deus, para que possam ser alertadas do perigo quando ele surgir e mantê-las livres da tentação quando são colocadas em situações difíceis.

Em um mundo onde a vida acelerada e de alta tecnologia é a norma todos os dias, às vezes pode ser difícil ouvir os ainda suaves sussurros do Espírito, que é uma das formas preferidas de Deus para comunicar-se.

Muitas vezes, mesmo quando ouvimos, é difícil distinguir entre as muitas vozes do mundo que nos inundam. Se a voz de Deus às vezes é difícil de ser reconhecida por você ou seus filhos, lembre-se, na maioria das vezes Deus fala à mente e ao coração.

Então, procure essa voz em seus pensamentos e sentimentos. Aqui estão seis maneiras que você pode saber se Deus está falando com você.

1. A voz o persuade a fazer o bem?

Se de repente você está inspirado a fazer uma boa ação ou você se sente inclinado a fazer as coisas certas então você pode saber que está recebendo uma comunicação de Deus. Tudo de bom vem de Deus, e isso inclui pensamentos benignos.

2. Promove sentimentos de amor?

Você se sente motivado a mostrar bondade quando a indiferença seria muito mais fácil? Você se sente compelido a vestir os sem-teto, alimentar os famintos, ou ajudar uma família em necessidade? Se o seu coração está cheio de amor e preocupação pelos outros, então você pode saber que Deus está falando com você. É a sua maneira de ajudar seus filhos em necessidade através de você.

3. Ilumina sua mente?

Você se sente inspirado a criar algo bonito, a aprender algo novo ou para ganhar uma maior compreensão? O seu caminho parece claro, sua mente acelerou ou você vê a vida sob uma nova luz? Se sim, então a sua mente foi iluminada pelo Espírito de Deus e Ele está comunicando a sua luz a sua mente e coração. É assim que Deus traz beleza, alegria e compreensão ao mundo.

4. Eleva você ou a outros?

Seus pensamentos e sentimentos são positivos? São de natureza afirmativa? Eles estão elevando e edificando você? Eles lhe elevam a um patamar mais alto? Se seus pensamentos fazem isso, então você pode estar certo de estar ouvindo a voz de Deus falando ao seu coração. A voz de Deus sempre eleva e edifica. Ele nunca plantará em sua mente pensamentos de dúvida, desânimo ou medo. A voz de Deus será sempre uma voz de esperança.

5. Traz paz?

Você se sente em paz com uma decisão? Você se sente calmo em um momento de julgamento? Você se sente confortado em suas tristezas? Se assim for, então Deus está falando de paz ao seu coração e trazendo consolo para sua alma. É assim que Deus conforta seus filhos.

6. Inspira a ser melhor do que você é?

Você se sente motivado para ser melhor hoje do que ontem? Você deseja traçar metas e trabalhar para cumpri-las? Você vê a bondade nos outros e sente desejo de ser bondoso? Se você tem um desejo de melhorar, então você está sendo conduzido pela voz de Deus moldando-o para ser a pessoa que Ele sabe que você pode ser. É assim que Deus aperfeiçoa seus filhos.

Deus fala aos seus filhos de muitas maneiras, e se você estiver ouvindo, você pode saber quando Ele fala com você e seus filhos.

Se seus pensamentos o convidam a fazer o bem, então você pode ter certeza de que é de Deus.

Se você está fazendo o seu melhor para fazer as escolhas certas em sua vida e você se esforça para viver digno do espírito de Deus, você pode saber em seu coração exatamente o que Deus está dizendo a você.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 6 ways to know that God is speaking to you, de Tiffany Fletcher.

O dia que Deus falou comigo

Era um domingo e eu estava em casa com a minha família. Já havíamos almoçado, comido sobremesa e minha esposa havia se deitado com a minha filha para tirar uma soneca. Pensei em descansar também, porém não podia perder aqueles momentos de silêncio na casa. Peguei a minha Bíblia e fui para a sala. Comecei a orar, me concentrar na presença do Todo-Poderoso naquele ambiente. Foi quando aconteceu, Deus falou comigo. Era uma voz dentro da minha mente, parecido com pensamentos, mas que definitivamente não vinham de mim.

Você consegue imaginar isso, Deus, o criador do universo, aquele que está assentado em uma alto e sublime trono falando pessoalmente com um ser minúsculo como eu? Mas foi o que aconteceu, ele estava falando pessoalmente comigo. E ele disse:

“Você precisa conhecer melhor o Deus do seu pai”.

Eu me tremia todo por dentro. A impressão que eu tinha é que a sala estava gelada, apesar de estarmos no verão, parecia que eu não estava em minha casa, era como se eu estivesse em uma reunião particular com Ele. O que ele queria dizer com aquela frase? Mesmo sem entender exatamente, ele continuou a falar:

“Eu quero que você me sirva de coração integro e de forma voluntária”.

Aquela voz me envolvia. Minha mente começou a fazer uma viagem no tempo, me lembrando da forma que eu vinha servindo ao Senhor. “Será que não estou fazendo por obrigação, ou por religiosidade?” Me perguntava. “Tudo que eu faço para Deus é de forma voluntária?” Mas enquanto me auto-analisava Ele continuou a falar:

“Eu sondo o teu coração e conheço a motivação dos seus pensamentos”.

A voz dele era clara, Deus ainda fala nos dias de hoje. Eu me senti totalmente rendido, não havia como fugir deste Ser tão imenso. Comecei a pensar em todas as vezes que querendo falar algo, não falei, mas pensei.

Lembrei-me de todos os momentos que não agredi aquela pessoa, porém em meus pensamentos fui grosso e mal educado.

Como fugir deste Deus que tem ouvidos capazes de captar o som do seus silenciosos pensamentos? Ainda perplexo, Deus continuou a falar:

“Douglas, se você me buscar, eu vou me deixar achar por você.”

Mesmo sentado no sofá da minha casa, minha alma estava saltando de alegria. Mesmo em silêncio, para não acordar minhas garotas, meu espírito estava gritando a plenos pulmões: “Louvado seja o nome do Senhor”.

O Deus do universo está falando comigo. O dono de tudo e de todos, que tem o céu como seu trono, decidiu parar em uma tarde de domingo e falar com um pobre pecador no interior de São Paulo.

Que Deus é este?

Esta experiência me marcou profundamente, eu fiquei refletindo nas palavras que Deus havia falado para mim durante vários dias.

Mas quero te confessar algo, eu tenho experiências como essa várias vezes por semana. Todas as vezes que sento em um canto silencioso com a minha Bíblia, sussurro esta oração: “Espírito Santo, fale comigo”.

E abro as Sagradas Escrituras, Deus me transporta para uma sala de reunião e começa falar comigo.

Se você quiser ouvir exatamente as mesmas palavras que Deus falou comigo naquela tarde de domingo, leia 1 Crônicas 28:9.

Deus, raramente, usa sonhos para falar conosco, as vezes usa pessoas, mas SEMPRE usa a Palavra dEle. Abra sua Bíblia agora mesmo e ouça a doce voz de Deus falando aos seus ouvidos espirituais.

Deus abençoe!

– Douglas Gonçalves

4 formas de Deus falar com você

Em tempos onde o mundo está em constante movimento e estamos sempre com pressa, pode ser difícil prestar atenção naquilo que Deus tem a nos dizer, com isso muitos acreditam ser incapazes disso, ou até que nosso Pai escolhe pessoas para falar, mas na verdade o Senhor quer ter um relacionamento profundo com a gente, tanto que ele fala conosco em todo tempo e de diversas formas. Nesta postagem do blog você verá as 4 formas de Deus falar com você. 

1. Deus fala através da Bíblia

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Leia também:  Como Se Sabe Que Se Tem Um Orgasmo?

2 Timóteo 3:16,17 (ACF)

A bíblia é a principal ferramenta de Deus para falar com a gente, como está escrito na passagem acima ela foi inteiramente inspirada pelo altíssimo, sendo assim, sagrada e importante para que saibamos a vontade d’Ele para as nossas vidas.

Por meio dela o Senhor se manifesta, seja para nos aconselhar, exortar ou confortar.

Então, busque tirar um tempo para ler a bíblia diariamente, é através do conhecimento da palavra que somos instruídos e direcionados para andar pelo caminho que agrada nosso Pai.  

2. Deus fala através das situações 

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:28

Nosso Senhor usa situações cotidianas para falar com a gente e até trabalhar em nossas mentes e coração. Seja através de uma enfermidade onde Ele provém a cura, ou de um momento de dificuldade financeira que Ele entra com recursos, ou até mesmo em pequenos momentos ao longo de uma semana onde precisamos de uma solução, por meio dessas situações ele age em nós e mostra sua fidelidade. 

3. Deus fala através de pessoas 

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

Tiago 3:17

Deus usa pessoas para falar com a gente, um líder da igreja, um amigo, um chefe ou até alguém que mal conhecemos em situações corriqueiras.

Às vezes essas pessoas sabem que o Senhor está usando elas porque foram direcionadas por Ele a nos entregar aquela palavra, mas também acontece de alguém nos direcionar uma palavra de benção, aprendizagem ou até exortação sem saber que precisávamos ouvir aquilo.

Da mesma forma, Deus quer usar eu e você para falar com outras pessoas, devemos sempre estar atentos e permitir que ele nos use como agentes de benção aos nossos irmãos, buscando sempre a sabedoria que vem do alto. 

Deus fala de formas sobrenaturais 

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Mateus 19:26

Por último, não podemos esquecer que ainda hoje Deus fala de maneiras sobrenaturais. Na Bíblia existem inúmeros relatos em que Deus usou sonhos, visões e até mesmo uma jumenta para falar, como na história de Balaão. O nosso Senhor continua sendo o mesmo e quer se comunicar com a gente. 

  • Falando sobre os sonhos, eles muitas vezes são uma forma de Deus falar conosco nos preparando ou avisando sobre algo e para entender é preciso buscar discernir o que é espiritual e o que não é, através de um relacionamento de intimidade com o Senhor. 
  • Deus te abençoe! 
  • ___________________

Episódio 31 do Bíblicast JFA

Deus fala de formas sobrenaturais

Série: Quando você escuta a voz de Deus? | Nos episódios anteriores vimos que Deus fala através da palavra, do dia a dia, de pessoas e neste episódio – o último da série – veremos que Ele fala de formas sobrenaturais. Que pode ser desde uma jumenta falar, até sonhos e visões dadas pelo Senhor a nós. 

Como saber se Deus está realmente falando comigo?

Como saber se Deus está realmente falando comigo?

  • Desejo a paz a você, meu irmão e minha irmã, que veio até aqui buscar uma palavra de conforto e oração.
  • Muitas vezes, temos que tomar uma decisão boa ou ruim, e nos perguntamos se a nossa decisão é semelhante à vontade de Deus. 
  • Nesse momento, é aconselhável nos recolhermos a um ambiente silencioso para que possamos fazer uma reflexão sobre o assunto, nos afastarmos por uns instantes das nossas atividades diárias, para acalmarmos o nosso coração e a nossa mente das preocupações e poder entrar em sintonia com Deus.

Momento da oração

Deus realmente fala contigo, comigo e com qualquer pessoa que O busque. Deus fala conosco a todo instante, o dia todo, através da oração, da Bíblia, da instituição religiosa, de um amigo ou parente que nos orienta para um bom caminho, de cada situação que o dia nos apresenta. 

Deus o ama, quer estar contigo em cada momento de sua vida e manifesta seu cuidado de muitas formas. Procure-o também, nos seus momentos de tristeza e de alegria, todos esses momentos foram dados por Deus a você.

Na Bíblia, existem muitos exemplos em que Deus fala ao seu povo. Vale lembrar-se dos personagens bíblicos Moisés, Maria de Nazaré e Sara. 

Moisés subiu ao Monte Sinai, ficou em oração, por 40 dias e 40 noites, e Deus concedeu os 10 mandamentos ao povo para se orientar conforme a Sua vontade. Maria recebeu a mensagem, através do anjo Gabriel, de que esperaria em seu ventre o filho de Deus. 

Abraão e Sara queriam um filho. Aos 90 anos, Sara recebeu a promessa de Deus de que, em 1 ano, teria um filho.

Nada está fora do controle do Senhor. Tempos e povos podem ser diferentes, mas Deus continua sendo Deus. 

Apresente seus problemas, suas angústias e suas dores a Ele, inclusive a sua alegria. Peça discernimento e sabedoria para compreender a Sua vontade e conseguir permanecer Nela. Ore, peça e escutará Deus falando ao seu coração. 

“Quem de você dará uma pedra ao filho que lhe pedir pão? Ou lhe dará uma cobra, se pedir peixe? Ora, se vocês, apesar de suas falhas, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe fizerem seus pedidos!” (Mateus 7: 9 -11)

Momento da graça

Após esse momento de intimidade com o Pai, você saberá se Deus está falando contigo. Você saberá se a sua vontade é também a vontade de Deus, ao sentir uma enorme sensação de paz, de plenitude, de mansidão.

Para todos os teus problemas, coloque Deus à frente. Ele não abandona seus filhos, Ele orienta seus filhos e os auxilia nas tribulações do mundo e os honra. Ele sabe o que é melhor para você.

  1. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. (Salmo 23: 4)
  2. Que Deus te abençoe e te guie por toda vida!
  3. Você também vai gostar de ler 
  4. Fontes:

https://www.mensagens10.com.br/

https://experienciacomdeusgenesis171.blogspot.com/2011/05/deus-fala-ao-seu-povo.html

  • https://estiloadoracao.com/historia-de-moises/
  • https://estiloadoracao.com/historia-de-maria-mae-de-jesus/
  • https://estiloadoracao.com/quem-foi-sara-na-biblia/

COMO SABER NA PRÁTICA SE DEUS FALOU MESMO COM VOCÊ

Confesso que a pergunta que está no título deste post é delicada, porque hoje há uma verdadeira “avalanche” de pessoas dizendo ouvir Deus. E, infelizmente, em boa parte, essas alegações não são corretas – as pessoas confundem desejos pessoais com comunicações vindas de Deus.

Eu acredito que Deus fala e tenho experiências concretas na minha vida disso. Mas não acredito que Deus esteja falando da forma como todas essas pessoas alegam, até porque, muitas vezes, as mensagens que são atribuídas a Ele não passam de disparates.

O problema é que há pouca orientação quanto a essa questão: o material que existe ou é muito teórico (teologia pura) e acaba ajudando pouco no dia a dia, ou não passa de uma simples coleção de relatos pessoais, mas que não permite formar doutrina sólida.

Vem daí o meu incentivo para escrever este post e outros que virão mais adiante: vou tentar dar alguns conselhos práticos, com base em doutrina bíblica sólida. E vou começar analisando um caso concreto – onde, com certeza, recebi um recado de Deus -, e os passos que dei para autenticar essa mensagem.

O fato real
Aconteceu no último dia de setembro de 2011. Até então eu tinha estado profundamente envolvido na administração da igreja que frequento – eu era uma liderança leiga, eleita pela comunidade, atuando em diversas áreas da vida comunitária, incluindo aspectos administrativos.

Naquele dia eu me aborreci profundamente com alguns fatos ocorridos numa reunião da igreja – você nunca deve se esquecer que todas as igrejas são tripuladas por seres humanos e, portanto, imperfeitas. E fui para casa, depois da reunião, e confesso que não consegui dormir direito.

Já de madrugada, minha cabeça ainda “fervia” com pensamentos de todo tipo. De repente, uma ideia cruzou minha mente: “Seu chamado, Vinicius, não é para gastar tempo em questões desse tipo e sim para ensinar e divulgar a Bíblia. Largue tudo isso e se dedique ao que importa de fato“. E esse pensamento ficou martelando minha mente, até que, finalmente, consegui dormir.

Acordei, horas depois, cansado, mas em paz – o “turbilhão” tinha acabado. Logo cedo, conversei sobre essa ideia com minha mulher e dois amigos e, quanto mais falava sobre ela, mais me convencia que era a coisa certa a fazer. No final do dia a decisão estava tomada – o processo de afastamento de todas aquelas atividades durou cerca de 3 meses.

Leia também:  Como Saber Quando Acabar Uma Relação?

Aos poucos, fui dando mais atenção a este blog, que já mantinha em paralelo.

E aí uma coisa interessante começou a acontecer: o público do blog começou a crescer lentamente e depois cada vez mais depressa. Hoje, o tráfego que tenho aqui é cerca de 20 vezes o que era antes.

E aqui todo meu tempo é dedicado à discussão das questões relacionadas com os ensinamento da Bíblia, exatamente como é o meu chamado.

Para mim, Deus falou comigo naquela madrugada e, depois que segui sua orientação, Ele fez meu trabalho aqui frutificar de forma que eu nem esperava. Simples assim.

Como verificar se a mensagem veio de Deus
Deus pode falar de diferentes maneiras: por exemplo, sonho (como fez com Jacó), voz audível (como fez com Moisés), visão (como a de Daniel) ou colocando pensamentos na mente da pessoa (como ocorria com os profetas bíblicos).

Essa última forma é a mais comum e talvez também a mais difícil de atestar a veracidade do comunicado.

Isso porque, nesse caso, a mente humana funciona como um aparelho de rádio que “capta” uma mensagem externa emitida por Deus. Mas essa mensagem é “captada” pela mesma mente que gera pensamentos da própria pessoa.

Assim é preciso ter discernimento para perceber qual a origem de cada pensamento: “captado” de fora) ou nascido na própria pessoa.

Naquela madrugada, confesso, que não percebi de imediato que o pensamento para mudar minha forma de atuar na obra de Deus, respeitando mais o meu chamado, tinha vindo d´Ele – somente fui entender isso mais adiante. Mas como consegui atestar que aquele comunicado tinha vindo mesmo de Deus?

Há quatro testes que você deve fazer com esse objetivo. A mensagem que “passar” pelos quatro testes têm alta probabilidade de ter vindo de Deus.

Teste 1: O pensamento em questão seria normal para você (está de acordo com sua forma de pensar) ou segue um padrão diferente? 

É mais provável que um pensamento vindo de Deus siga um padrão diferente – Deus nos alerta na Bíblia que “seus pensamentos não são como os nossos pensamentos“. Por exemplo, eu normalmente não me afastaria dos meus compromissos formais na liderança da igreja, pois entendia que Deus queria essa dedicação minha.

Teste 2: O pensamento em questão é coerente com o que sabemos sobre Deus?

A resposta precisa ser positiva, pois Deus nunca vai se contradizer e criar confusão. No meu caso, essa constatação foi simples pois a Bíblia ensina que os dons vindos de Deus precisam ser usados em todo o seu potencial, o que não estava ocorrendo comigo, pelas minhas atividades administrativas na igreja.

Teste 3Houve confirmação da mensagem original?

Essa confirmação pode ser dada a você mesmo/a em outro momento (a Bíblia relata casos em que as pessoas pediram isso e Deus atendeu), ou para outras pessoas (p. ex. alguém que estiver orando por você). No meu caso, recebi diversas confirmações, todas vindas de outras pessoas. E essas confirmações vieram naturalmente, sem que eu as tivesse pedido.

Teste 4: Seu coração ficou em paz, quando você aceitou a mensagem como vinda de Deus?

A paz de Deus é diferente, pois ela pode chegar até você em qualquer situação – até no meio de uma “guerra”. Enquanto a paz dos homens sempre depende das circunstâncias, pois só chega no fim da “guerra”.

Conforme comentei acima, à medida que a ideia de mudar minha forma de atuar na obra de Deus se solidificava na minha mente, senti uma enorme paz – tão grande, que fiquei até me perguntando porque não tinha tomado aquela decisão antes.

Análise dos resultados
Quando você receber uma mensagem de Deus, nunca deixe de verificar os resultados obtidos.

No meu caso, foi muito simples, pois o resultado apareceu de imediato, neste blog, com o enorme aumento de leitores.

Em outros casos, o resultado pode ser mais lento e/ou difícil de atestar: um relacionamento que vai melhorando aos poucos, uma doença que vai sendo superada, etc.

E, ao atestar o “dedo” de Deus na sua vida, não deixe de agradecer, e muito. E nunca se esqueça que o Ser, que criou e controla todo o universo, deu-lhe a enorme honra de vir ao seu encontro e mandar uma mensagem especial para você!

Com carinho 

Total Views: 8891 ,

3.4
11
votes

Article Rating

5 formas de ouvir a voz de Deus e saber que Deus falou comigo – (Dúvidas do Cristão)

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► 5 formas de ouvir a voz de Deus e saber que Deus falou comigo

Uma das perguntas que eu mais ouço é essa: “Pastor, será que Deus está falando comigo ou é coisa da minha cabeça?” Eu sei que é difícil acreditar que o Deus Todo-Poderoso pode falar conosco, mas se aceitamos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo de Deus mora dentro de nós e Ele deseja guiar a nossa vida! (Efésios 1:13).

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não fica sempre em silêncio. Ele ainda fala nos dias de hoje, mas talvez não do jeito que pensamos. Deus é criativo e fala de muitas maneiras diferentes, por isso é muito importante aprendermos a ouvir a Sua voz.

Veja cinco formas de Deus falar com você:

1) Pela Bíblia – a Bíblia é a Palavra de Deus, logo Ele fala conosco através dela. Na Bíblia, Deus nos ensina tudo que precisamos para viver e crescer espiritualmente (2 Timóteo 3:16). Você pode encontrar na Bíblia direção para todas as áreas da sua vida. Por isso crie o hábito de ler a Bíblia e ouvir pregações para ouvir o que Deus quer te falar.

2) Através de outras pessoas – muitas vezes Deus usa conversas com pessoas sábias para dar a resposta à sua oração (Colossenses 3:16). A outra pessoa não precisa ter uma revelação para você; Deus pode simplesmente guiar a conversa no sentido certo, para que você ouça o que precisa ouvir.

3) Na vida diária – fique atento a tudo o que acontece no seu dia a dia, pois Deus dar a resposta que você precisa através da frase de um livro, um filme, um post no Instagram, uma atitude que alguém toma ou até a forma como o seu cachorro interage com você. Deus usa coisas que nem imaginamos para falar conosco.

4) Pelos pensamentos – enquanto você reflete, podem vir na sua mente pensamentos ou imagens que vão te dar uma resposta ou direção. Muitas vezes você poderá pensar que é somente uma ideia da sua cabeça, mas quando é de Deus falando, você sente paz e não para de pensar naquela mesma coisa por muito tempo.

5) Por sonhos e revelação – Deus ainda pode falar com você pelos sonhos e por revelação, do mesmo jeito que Ele fazia nos tempos bíblicos. Mas nem todos os sonhos e “revelações” são Deus falando conosco. Há muitos sonhos que vêm da imaginação e até alguns que vêm do diabo. Por isso tome cuidado! (1 Tessalonicenses 5:20,21).

Para saber se Deus está falando com você: 

1) Estude a Bíblia – a Bíblia é a Palavra de Deus, nossa maior autoridade. O Senhor nunca vai te dizer alguma coisa contrária ao que está escrito na Bíblia, por isso se algo não está de acordo com a palavra dEle, descarte, porque não vem de Deus. (2 Timóteo 3:16-17; Gálatas 1:8)

2) Ore – quanto mais você buscar a Deus em oração, mais intimidade você terá com Ele, e aprenderá a reconhecer melhor a Sua voz quando estiver falando com você.

3) Fale com um líder ou pastor – quando você estiver com muitas dúvidas, converse com uma pessoa sábia, que conhece bem a Bíblia. Essa pessoa poderá te ajudar a descobrir se a mensagem vem de Deus.

4) Peça confirmação – se você está com dúvida, não é errado pedir a Deus para confirmar algo. Muitas pessoas na Bíblia pediram confirmação; mas não exagere nem deixe de obedecer quando Deus confirmar o que você deve fazer (Hebreus 3:15).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*