Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Basicamente, a inveja já vem instalada em todo ser humano, tanto é que ela faz parte dos sete pecados capitais. Porém, esse sentimento nada nobre só é ganha forma  se você se permitir ser uma pessoa invejosa.

Sobretudo, a inveja é um sentimento no qual a pessoa se sente infeliz por não possuir ou viver o que o outro tem ou vive. Ou então, por não ser quem o outro é. Inclusive, esse é um sentimento que incomoda e entristece ambos os lados, tanto quem sente, como quem é atingido e invejado.

Aliás, essa pessoa invejosa exala negatividade nas palavras ou ações. Até porque, a inveja é considerada como um ressentimento profundo e hostil em relação a determinadas. Por isso, vale ressaltar que essa emoção pode ser um dos sentimentos mais prejudiciais que existem.

Se você presencia casos de pessoas invejosas ao seu redor,  ou até mesmo se você é a invejosa ou o invejoso, vale a pena você conferir nossa matéria. Pois, aqui nós iremos te ajudar a decifrar os tipos de invejosos, quais sinais essas invejosas costumam dar e ainda como tratar pessoas que se comportam assim.

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Primeiramente, é aquela amiga que é o sarcasmo em forma de pessoa. Sabe aquela amiga, que não espera você falar uma palavra que já começa a debochar da sua personalidade, dos seus erros e dos seus acertos? É exatamente, essa “amiga”, que gosta de te inferiorizar para os outros.

Normalmente, essa pessoa leva todos os assuntos com um falso senso de humor. Além do mais, é tóxica e consegue mexer com seu ponto fraco.

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Basicamente, esse tipo de invejosa é do mesmo modelo da de cima. Porém, ela não tenta esconder com o sarcasmo, ela é realmente bem direta. Normalmente, em meio de uma conversa ela gosta de detalhar suas falhas, para tentar te colocar para baixo.

Inclusive, ela faz o tipo que está sempre atento para quando você conseguir alguma vitória. Nessas oportunidade, esse tipo de pessoa invejosa faz questão de lembrar você de seus erros ou de sua fraqueza, ao invés de parabenizar você.

Isso acontece, aliás, porque ela sempre se achar mais merecedora que você. Ao mesmo tempo, costuma ser insegura e um pouco mais agressiva que o normal.

3. A invejosa pessimista

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Sabe aquela amiga que sempre põe uma virgula em um problema. Ou que sempre vê todas as coisas ao seu redor da pior maneira possível? Pois, essa é a invejosa pessimistas.

Basicamente, esse tipo de invejosa é aquela que não espera ver você se animar com uma notícia boa. Inclusive, essas pessoas conseguem argumento negativo até mesmo quando não existem motivos para isso.

4. A invejosa competitiva

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Basicamente, esse tipo de invejosa você conseguirá descobrir não pelas palavras. Mas, sim pelas atitudes.

Isso porque, na sua frente ela é uma fada. Em suas costas, no entanto, ela deseja ter sua vida e sua felicidade.

Outra coisa comum nesse tipo de invejosa é o fato de não estar satisfeita com aquilo que possui. Alás, é bem comum a essas pessoas não conhecerem a própria identidade. Até porque, para elas, o mérito é se tornar igual aos outros.

5. A invejosa à espreita

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Esse tipo de invejosa é aquela que gosta de te ‘stalkear’ nas redes sociais todos os dias. Esse é o tipo mais silencioso, aquele que fica só nos cantos observando, e colocando olho gordo. Para que então, quando as coisas saírem errado, ela aparecer e cutucar sua ferida, e ainda dizer “Eu te avisei”.

Sobretudo, essas pessoas são as mais cruéis porque se fingem de pessoas boas para ficar do seu lado. Contudo, o que querem é sobressair diante a sua humilhação.

Como identificar pessoas invejosas

1. Competição

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Exatamente, elas gostam de competir, sentem a necessidade de se sobressair sobre as pessoas. Além do mais, elas gostam de ser mais reconhecidas. Vale ressaltar que isso pode acontecer tanto nas vitórias pessoais, quanto nas vitórias profissionais.

Basicamente, essa pessoa costuma ter ciúmes das suas conquistas. E por isso, elas tentam sempre superar você.

2. Estraga-prazeres ou comemoração exagerada

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

“Calma, isso não precisa também de tanto alvoroço”. Essa frase é bem típica para esse tipo de invejoso.

Basicamente, eles irão literalmente estragar o seu momento de glória. Ou então, eles serão aqueles que farão aquela maior festa, só para disfarçar o que realmente estão sentido com sua conquista.

3. Espelho

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Sobretudo, uma pessoa invejosa é aquela que te admira, mas que exagera nessa admiração.

Basicamente, ela procura sempre estar parecida ou igual você. E, não raro, ela estar melhor que você.

4. Críticas

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Sabe aquele momento que você está se sentindo bem, está se amando e está feliz? Esses momento são extremamente gostosos de se viver, ainda mais se você tiver pessoas que realmente querem o seu bem. Porém, nesse caso aqui esse tipo de invejosa não quer te ver feliz.

Normalmente, essa pessoa começa a aproveitar das suas fraquezas e tristezas para te colocar para baixo. E ainda por cima, te critica para os amigos e conhecidos.

E, não caia na besteira de achar que quem fala mal de outras pessoas para você não fala mal de você para outras pessoas.

5. Exagera nas próprias conquistas

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Basicamente, essas são as pessoas que sentem aquela necessidade de sempre esbanjar todo o poder e dinheiro que têm. Isso pode parecer para você uma forma de grande confiança. Porém, pessoas com atitudes assim não passam de pessoas inseguras, que procuram formas de serem melhores que os outros. Ou seja, infelizes.

Geralmente, pessoas invejosas gosta de esfregar suas conquistas na cara das pessoas. E, não raro, exigem um reconhecimento exagerado para com elas.

6. Comemora o seu fracasso

Primeiramente, esse tipo de pessoa que comemora o seu fracasso, em grande parte, é o mesmo que oferece aquela ajuda fantasma. Ou seja, finge se importar com os seus problemas. Porém, a verdade é o que ela quer é ver você ainda mais para baixo.

Basicamente, é aquele que fala “Pode contar comigo sempre”. Porém, quando você realmente precisa daquele ombro amigo, nunca está presente. E quando está, aparece só para menosprezar, diminuir e fazer você se sentir pior do que já estava.

Geralmente, esse tipo de pessoa gosta de ficar por perto, para saber das fofocas e também para vê-lo de forma inferior. A inveja é realmente muito infeliz.

7. Desdém

“Não fez mais que sua obrigação”. “Se não fosse eu também, você não teria conseguido chegar até aqui”. Basicamente, essas são frases típicas de pessoas assim.

De forma geral, essas pessoas desdenham de méritos que não sejam delas próprias.

8. Desanima você constantemente

“Queria te falar não, mas é quase impossível você conseguir isso”. “Ninguém nunca conseguiu, você também não irá conseguir”. Essas, aliás, são frases bastante usadas por pessoas que gostam de desanimar os outros.

Basicamente, pessoas que usam esses tipos de frases têm medo de outras pessoas conseguirem o que elas não conseguiram. Além do mais, elas sempre falam com algum “mas” nas frases, e fazem de tudo para tirar a sua vontade e persistência para algum objetivo.

9. De repente ela desaparece da sua vida

Basicamente, essa invejosa é aquela que não aguenta ver o seu sucesso e sua felicidade. E, por conta disso, ela se ausenta, some do mapa, começa a ver você com menos frequência. Normalmente, esse tipo de invejosa é aquela que prefere se afastar da sua felicidade atual.

Pois, para ela, a sua felicidade pode ser uma coleção de lembranças do passado, as quais ela não quer recordar. E, por, isso ela prefere se isolar do que procurar curar essas frustrações e inseguranças.

O que fazer com uma pessoa invejosa?

Primeiramente, trate sempre com empatia. Basicamente, pessoas invejosas são sempre muito infelizes, inseguras e carentes.

Leia também:  O Que É O Ebay E Como Funciona?

Por isso, não existe melhor modo de tratar essas pessoas do que com educação. Até porque a educação pode ser a maior arma para usar contra o seu inimigo.

Na verdade, é aquele famoso tapa com luva de pelica. Pois, eles te dão ódio, falta de amor, inveja e negatividade. E você em troca dá positividade, compaixão e sabedoria.

Inclusive é exatamente isso que essas pessoas precisam. Pois, elas estão sobrecarregas de energias negativas.

No entanto, se a invejosa que estiver com você for aquela mais silenciosa, que banca a sua amiga na frente, mas que você sabe que não é verdadeiro, o ideal é você se afastar. Aliás, esse tempo poderá também servir para você começar a repensar melhor suas amizades.

Portanto, nossa dica é para que você comece a observar mais quem é que realmente fica feliz quando te vê feliz. E começar a ver os detalhes e modos como essas pessoas reagem com você. Até porque, no fundo, na sua intuição, você sente e sabe quem é seu amigo verdade e quem não é.

Inclusive, pode acreditar no seu sentido feminino. Pois, ele quase sempre, ou sempre, funciona.

O mundo da inveja é realmente bem infeliz, não é mesmo? Gostou da nossa matéria?

Leia mais: Melhores amigas e 7 coisas que só acontece nesse tipo de relação

Fontes: Portal raízes, Mega curioso, A mente é maravilhosa

Imagens: Portal raízes, Mega curioso, A mente é maravilhosa, Blasting news, Obvious mag, Trackage, Cristais aquarius, Misericórdia, Fato novo, OAB gran cursos online, Economia.uol, Azmina, Mude.vc, Flickr, Universa.uol,

3 Dicas de como conviver com pessoas invejosas no ambiente de trabalho – Portal

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Conviva com pessoas invejosas no trabalho

Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. E isso resulta em conviver com pessoas das mais diversas personalidades, jeitos e gostos. Se o ambiente pode ser um local para conhecer pessoas que admiram nosso profissionalismo, ele é também um lugar, assim como todos os outros, que não está imune à pessoas invejosas.

Justamente por ser um ambiente profissional, encontrar um meio saudável e seguro para conviver com este perfil de pessoas no trabalho é a melhor alternativa.

Mas, o que é a inveja, afinal? É o desejo de ter algo que pertence à outra pessoa, seja uma conquista, um bem material ou algo realizado pelo outro. A inveja é fruto do sentimento de inferioridade que o invejoso possui e isso faz com que ele sinta desgosto diante das conquistas alheias.

O desejo de ter o que o outro tem é, na verdade, a vontade de tomar algo que deixa o outro feliz, pois o invejoso não acredita que conseguirá ter o mesmo.

No ambiente de trabalho é comum se deparar com colegas invejosos quando um colaborador é elogiado pelo gestor, ou promovido para um cargo de chefia. Estas são algumas das muitas situações que podem despertar a inveja do colega. E como lidar com pessoas invejosas no trabalho? Trouxe algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Acompanhe-me e confira:

  • Eu tenho o material certo
  • para você entender o que é
  • e como funciona esse
  • método poderoso!
  1. Eu tenho o material certo
  2. para você entender o que é
  3. e como funciona esse
  4. método poderoso!

Características de pessoas invejosas

Antes de partirmos direto para as dicas de como lidar com este tipo de pessoa no ambiente de trabalho, acredito ser importante sabermos identificar de fato quando existe um indivíduo invejoso ao nosso redor, para que assim possamos tomar as providências que acharmos necessárias.

Foca sempre no negativo

A pessoa que sente inveja das demais ao seu redor, ela sempre está focada no negativo e em colocar todos para baixo. Ou seja, quando você conta algo muito bom que lhe aconteceu para ela, geralmente a resposta é sempre negativa, falando que você pode em breve perder o que conquistou, que nada dura para sempre, entre outras palavras direcionadas para te deixar com a autoestima baixa.

Vive se metendo na vida alheia

Como trata-se de um indivíduo que é insatisfeito com os rumos de sua própria vida, o invejoso vive focado em especular o que acontece na vida daqueles ao seu redor, para ter fofocas a espalhar no ambiente de trabalho.

É preciso ter bastante cuidado, pois pessoas assim, ficam muito focadas na vida dos outros, pois podem ter algo a esconder sobre si.

São autocentradas

Tudo gira e tem que girar em torno delas. É muito difícil que aceitem que outras pessoas tenham coisas melhores do que as suas, o que geralmente faz com que elas vivam disparando frases como: “Meu emprego é melhor do que o seu”, entre outras neste sentido.

Trata-se de uma necessidade constante de autoafirmação, para que assim tenham a sensação de que estão sendo superior aos demais à sua volta.

Torcem para que o outro não se dê bem

É até difícil chegar a esta conclusão e acreditar que existam pessoas que torcem realmente para que as outras não se deem bem na vida. Mas, infelizmente, quando o assunto são pessoas invejosas, pode ter certeza que elas ficam à espreita, apenas esperando para disparar a famosa frase “Eu te avisei!”.

É uma pessoa tóxica

Como estão o tempo todo arquitetando maneiras de criar brigas e intrigas, os ambientes pelos quais essas pessoas transitam costumam ser bem carregados de energia negativa, uma vez que esse comportamento tóxico causa esta sensação em todos que lhe rodeiam.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

Dicas para lidar com pessoas invejosas no trabalho

Agora que já conhecemos algumas das principais características das pessoas invejosas, é importante que saibamos como lidar com elas, para que assim possamos também ajudá-las em seu próprio processo evolutivo, mostrando-lhes que o caminho da inveja definitivamente não é o melhor a ser tomado na vida.

Confira as dicas a seguir:

Mantenha o bom relacionamento com os colegas

É importante que você continue com o bom relacionamento que tem com os colegas, mesmo com os invejosos. Ser gentil e prestativo serão qualidades aliadas diante de possíveis fofocas e comentários maldosos que possam surgir dos indivíduos que têm inveja do que você faz e do profissional que você é.

Conheça 3 fatos que atrapalham em qualquer relacionamento.

Convide-o para uma conversa

Outra atitude positiva que você pode ter diante de tanta negatividade, é convidar o seu colega invejoso para uma conversa. Neste papo, é importante que você seja franco e fale sobre o quanto o comportamento dele tem impactado negativamente o ambiente, bem como as relações que ele precisa estabelecer para ter uma vida profissional saudável.

Acredito que esta seja uma das dicas mais importante de todas as que vou compartilhar, pois muitas vezes, a pessoa que é invejosa nem percebe que o é. A partir disso, quando você tem esse papo sincero, ela pode abrir os olhos e mudar a sua forma de agir diante das pessoas que lhe rodeiam.

Comunique seus gestores

Se após a conversa sincera que vocês tiveram o comportamento do seu colega continuar o mesmo, e caso a inveja deste colaborador cause problemas e situações desagradáveis, é importante que o seu gestor seja notificado sobre o caso para que ele tome as medidas necessárias para solucionar a questão.

Seja mais discreto

Evite falar sobre sua vida pessoal quando o colega invejoso estiver por perto. Evite também falar sobre suas conquistas profissionais perto dele, pois isso te poupará de eventuais desgastes com esta pessoa.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Afaste-se

E se mesmo depois de colocar em prática todas estas dicas, de se colocar à disposição para ajudá-lo em seu processo de mudanças e melhorias contínuas, o seu colega permanecer do mesmo jeito, acredito que seja importante você se afastar um pouco, até mesmo para se autopreservar.

Leia também:  Como Lavar Roupa Que Foi Tingida?

Não estou dizendo para ignorá-lo por completo, uma vez que é preciso que vocês mantenham a relação profissional no ambiente de trabalho. O que quero dizer é para você se ater apenas ao que for estritamente necessário quando tiver de manter contato com a pessoa invejoso. Isso vai fazer com que se preserve, sem desrespeitar ninguém.

E você, tem dicas para compartilhar conosco? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright:78740281 CREATISTA – https://www.shutterstock.com/pt/g/CREATISTA

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Quais as características de uma pessoa invejosa?

A inveja é um sentimento que pode ser bastante nocivo, e paralisar a vida da pessoa. Entenda de onde vem e o que fazer para evitar ser uma pessoa que alimenta este tipo de sentimento.

A inveja é um sentimento que pode ser corrosivo, já que a pessoa perde muita energia ao se centrar em ter o que é do outro, em viver a vida do outro. O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja.

Esse comportamento não é aleatório, e tem uma explicação científica. O cérebro do invejoso funciona numa dualidade de dor e prazer. A inveja ativa a mesma região do cérebro em que se processa a dor física: o córtex singulado. Por isso, é fonte de sofrimento, com manifestações que chegam a ser físicas.

Ao ver que a pessoa invejada passa por uma desventura ou adversidade, o invejoso sente uma emoção que ativa a região estrial ventral do cérebro, a que coincide com o processamento dos sentimentos prazerosos.

O neurocientista japonês Hidehiko Takahashi, do Instituto Nacional de Ciência Radiológica (Tóquio), demonstrou o funcionamento do cérebro dos invejosos através de ressonâncias magnéticas. Foram analisados 20 jovens, de ambos os sexos.

O estudo serviu para revelar ainda que a inveja nasce da comparação com pessoas similares: mesmo sexo, faixa etária similar e profissão, estando intimamente ligada a um sentimento de inferioridade.

Características da inveja

Vale lembrar que nem todo sentimento de inveja é negativo. Quando você sente inveja pela conquista do outro, e isso serve de motivação, de combustível para progredir, é algo benéfico. Ou seja, você inveja, mas não deseja mal ao outro.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Quando a inveja se converte em patológica, pode impelir o invejoso a caluniar, perseguir e, até mesmo, desejar a morte do invejado. Tampouco são os casos em que o invejoso entra numa espiral autodestrutiva, com sintomas de depressão, agressividade e pensamentos suicidas.

É fundamental buscar ajuda especializada quando a inveja é nociva, para entender por que você reage assim e compreender o que efetivamente tem a ver com a sua individualidade, já que não costuma ser um problema com o outro, mas sim consigo mesmo.

Dicas para não sentir inveja

Para ficar livre da inveja nociva, é muito importante investir no autoconhecimento e trabalhar a autoestima, já que, como mencionado anteriormente, a inveja é um sentimento intimamente vinculado a uma ideia de inferioridade. E quando o sentimento é persistente, talvez seja o momento de buscar ajuda de um psicólogo.

Confira algumas dicas para ser uma pessoa menos invejosa:

  • dedique tempo a se conhecer;
  • é fundamental que você identifique quais são suas qualidades, e saiba valorizá-las;
  • entenda que ter defeitos é normal;
  • somente conhecendo seus pontos fracos é que você poderá trabalhar sobre eles;
  • evite se comparar com os demais, seja no trabalho, na família ou na sua vida social;
  • não gaste energia pensando em como os demais são felizes, trate de promover pequenas transformações na sua realidade;
  • sabendo quem você é, você sabe do que precisa para ser feliz;
  • seja fiel a seus valores e deixe de brigar por aquilo que não pode ser mudado;
  • reconheça que você é único e cuide do seu emocional;
  • cerque-se de pessoas positivas, que valorizem você pelo que você é.

As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

Alerta: Veja 8 dicas para você identificar uma pessoa invejosa

Costumamos dizer que a inveja é aquele sentimento ou estado mental no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, sejam bens, qualidades superiores ou outro tipo de coisa. Segundo o dicionário, definimos inveja como a tristeza ou pesar do bem alheio, ou como o desejo de alguma coisa que não se tem.

Como Saber Que Alguem Tem Inveja De Mim?

Como identificar uma pessoa invejosa

Estraga o seu sonho.

Você acaba de passar por algo maravilhoso e a pessoa em questão, assim que você lhe conta cheio de felicidade, só faz diminuir a importância do fato e até o menospreza, com frases do tipo: “ah! que bom… mas também não é para tanto…”. Isto acontece porque o fato de diminuir a importância de eventos ao nosso redor faz com que enxerguemos a nossa realidade de forma mais bela do que do nosso amigo que acaba de ganhar na loteria.

Critica você em público. Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente.

A comemoração forçada. Você conta uma notícia muito boa para o seu amigo e ele fica muito contente, a ponto de copiar os seus gestos de alegria, expressões… mas você nota que o seu sorriso é pouco natural e forçado. Logo você percebe que está fingindo. Por quê? Para que a sua inveja passe despercebida.

A ajuda fantasma. O seu amigo lhe diz que sempre vai estar ao seu lado, tanto para as coisas boas quanto para as ruins.

Acontece que quando você mais precisa dele para conseguir “aquilo” que fará você se sentir feliz, ele desaparece com desculpas. Você se pergunta: “mas então, para que me disse que iria me ajudar no que eu precisasse?”.

Mesmo que ele tenha prometido, talvez não o ajude. A inveja é muito ruim.

Rouba o seu mérito. Supondo que ele o ajude, diante do restante dos seus amigos ele solta um “sem mim você não teria conseguido”.

Desanima você constantemente. Uma amizade sadia tem empatia, apoio e cuidado mútuo. Pois bem, neste ponto a pessoa invejosa tem todo dia algum “mas” ou alguma frase que tira toda a sua vontade de qualquer coisa.

De repente ela desaparece da sua vida. Tudo está indo super bem para você em todos os sentidos e de repente o seu amigo desaparece da face da Terra sem avisar.

Você passa a vê-lo com menos freqüência, com desculpas para não se encontrarem.

Acontece que a sua felicidade atual é uma coleção de lembranças de que a sua vida está mergulhada em muitas frustrações que prefere não se atrever a trabalhar e seguir em frente, preferindo se afastar.

Critica os outros. Quando seu amigo critica outras pessoas com as quais se relaciona na sua frente, certamente também fala mal de você. Então pergunte-se: “Por que eu deveria ser uma exceção?” e tome uma atitude a respeito.

Fonte: Mente Maravilhosa

6 razões para parar de achar que os outros têm inveja de você

A inveja é um sentimento que provoca dor, irritação, inferioridade. Então por que tanta gente adora se colocar no papel de vítima dela, chegando ao ponto até de estimulá-la? A questão é que se ver como alvo de inveja tem lá seus benefícios, pelo menos, à primeira vista.

Leia também:  As Estrelas Como O Nosso Sol Quando Morrem Originam?

A seguir, seis motivos que provam que esse hábito pode ser muito nocivo.

Acreditar o tempo todo que é invejado pode revelar egocentrismo e insegurança. “Algumas vezes, isso pode inflar o ego, mas será que realmente precisa disso para se sentir bem? Ou o que necessita, de fato, é se sentir confiante por si só, sem a aprovação ou reprovação do próximo?”, questiona Yuri Busin, psicólogo e diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental Equilíbrio), de São Paulo.

2 – Nem todo mundo está prestando atenção em você

É claro que a inveja faz parte da vida desde os tempos imemoriais. Porém, o mundo não gira ao seu redor. As pessoas estão ligadas nelas mesmas, batalhando pelas próprias coisas, tocando a vida delas. Nem todo mundo está de olho o tempo todo nas coisas que você tem, é ou faz. Relaxe.

“Enquanto você acha que é o centro das atenções, não faz nada para evoluir. Essa sensação faz com que fique olhando para a vida dos outros, para saber se estão prestando atenção na sua.

Assim acaba vivendo a vida alheia, não a que te pertence”, afirma a psicóloga clínica Rejane Sbrissa.

E mais: se preocupar sempre com a opinião de terceiros faz você colocar as decisões que deveria tomar por si só nas mãos dos outros.

4 – Não é uma forma de se livrar da responsabilidade pelas coisas que dão errado?

Pensar que os outros têm inveja de você pode ser uma espécie de fuga para justificar o que não está dando certo. É mais fácil atribuir seus fracassos ao olho gordo e à inveja dos outros do que rever o caminho e repensar onde errou e avaliar o peso das escolhas.

5 – Será que não é você quem tem inveja dos outros?

Segundo Yuri Busin, como a inveja é um sentimento extremamente malvisto na sociedade, é muito difícil alguém confessar que sente. Assim, fica mais fácil projetá-la nas pessoas.

Afinal, ninguém gosta de admitir que deseja o que é do outro –trata-se de uma prova de fracasso e inferioridade.

“É bom fazer um exercício de autoconhecimento e se perguntar: por que os outros chamam tanto a sua atenção? Por que a opinião dos outros é tão importante para você? A inveja é deles mesmo ou sua?”, fala Rejane.

6 – A responsabilidade de elevar a autoestima é sua

Para o psicólogo e coach João Alexandre Borba, ver-se como alvo de inveja é uma maneira de se vitimizar e de chamar a atenção. É como se o que os outros sentem afagasse sua autoestima. “Mas essa é uma responsabilidade sua, certo? Exclusivamente sua.

Portanto, em vez de perder tempo pensando nas emoções e sentimentos alheios, gaste energia tentando descobrir o que você gostaria de ter e ser e o que precisa buscar para isso”, afirma. Aprenda a se gostar mais, a confiar mais em si e a se conhecer melhor.

“Ter uma boa autoestima ajuda em tudo na vida, inclusive a saber diferenciar o que é seu e o que é dos outros. Seus erros e acertos acontecem devido a escolhas suas”, afirma Rejane.

8 dicas para identificar uma pessoa invejosa

Hoje vamos falar sobre os 8 sinais que uma pessoa invejosa apresenta. Para isso vamos começar esclarecendo o que é a inveja.

Costumamos dizer que a inveja é aquele sentimento ou estado mental no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, sejam bens, qualidades superiores ou outro tipo de coisa. Segundo o dicionário, definimos inveja como a tristeza ou pesar do bem alheio, ou como o desejo de alguma coisa que não se tem.

Agora que o significado está claro, convido você a se perguntar: “Como sei se alguém sente inveja de mim?” Certamente cada um responderá esta pergunta de forma muito diferente, porque cada pessoa possui um padrão de ações pré-estabelecidas e aprendidas sobre este sentimento, dependendo da sua experiência de vida.

Além disso, os sinais de uma pessoa afetada por esta emoção podem ser muito sutis. A dica é ficar atento e verificar se, ao longo do tempo, esses sinais se repetem com frequência. Então, será que a pessoa em questão sente inveja de você?

Como identificar uma pessoa invejosa

  • Estraga o seu sonho. Você acaba de passar por algo maravilhoso e a pessoa em questão, assim que você lhe conta cheio de felicidade, só faz diminuir a importância do fato e até o menospreza, com frases do tipo: “ah! que bom… mas também não é para tanto…”. Isto acontece porque o fato de diminuir a importância de eventos ao nosso redor faz com que enxerguemos a nossa realidade de forma mais bela do que do nosso amigo que acaba de ganhar na loteria.
  • Critica você em público. Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente.
  • A comemoração forçada. Você conta uma notícia muito boa para o seu amigo e ele fica muito contente, a ponto de copiar os seus gestos de alegria, expressões… mas você nota que o seu sorriso é pouco natural e forçado. Logo você percebe que está fingindo. Por quê? Para que a sua inveja passe despercebida.
  • A ajuda fantasma. O seu amigo lhe diz que sempre vai estar ao seu lado, tanto para as coisas boas quanto para as ruins. Acontece que quando você mais precisa dele para conseguir “aquilo” que fará você se sentir feliz, ele desaparece com desculpas. Você se pergunta: “mas então, para que me disse que iria me ajudar no que eu precisasse?”. Mesmo que ele tenha prometido, talvez não o ajude. A inveja é muito ruim.
  • Rouba o seu mérito. Supondo que ele o ajude, diante do restante dos seus amigos ele solta um “sem mim você não teria conseguido”.
  • Desanima você constantemente. Uma amizade sadia tem empatia, apoio e cuidado mútuo. Pois bem, neste ponto a pessoa invejosa tem todo dia algum “mas” ou alguma frase que tira toda a sua vontade de qualquer coisa.
  • De repente ela desaparece da sua vida. Tudo está indo super bem para você em todos os sentidos e de repente o seu amigo desaparece da face da Terra sem avisar. Você passa a vê-lo com menos freqüência, com desculpas para não se encontrarem. Acontece que a sua felicidade atual é uma coleção de lembranças de que a sua vida está mergulhada em muitas frustrações que prefere não se atrever a trabalhar e seguir em frente, preferindo se afastar.
  • Critica os outros. Quando seu amigo critica outras pessoas com as quais se relaciona na sua frente, certamente também fala mal de você. Então pergunte-se: “Por que eu deveria ser uma exceção?” e tome uma atitude a respeito.

O que fazer se no seu círculo existe uma pessoa invejosa?

O primeiro conselho é usar a empatia. É muito sábio parar para refletir no que levou o seu amigo a sentir esta emoção tão negativa que está lhe provocando um grande dano emocional. Talvez você também esteja agindo de modo pouco adequado com essa pessoa.

Também é bom considerar suas experiências “negativas”, e se estas o levaram a agir assim. Se ela está passando por um momento complicado, é normal que não receba nossas boas notícias de forma tão efusiva…

Outro exercício recomendado nestas circunstâncias é falar com essa pessoa sobre o que está causando incômodo ou feridas. Chegar a um entendimento é sempre a melhor coisa em um relacionamento, seja de qual tipo for. De fato, é melhor do que supor e simplesmente sentenciar o amigo.

A ultima opção, se ele estiver na defensiva, é bom colocar um pouco de distância e repensar a amizade. Pode acontecer de você estar diante de um relacionamento tóxico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*