Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Paixões são muito frustrantes, não importa quantos anos você tenha. No entanto, existem algumas maneiras estranhas de descobrir se alguém gosta de você mais do que apenas um amigo – mesmo que não seja necessariamente recíproco o seu sentimento.

Situação clássica: você gosta de alguém, você pensa nessa pessoa o tempo todo, mas você simplesmente não consegue saber se esse sentimento é recíproco ou não. E, às vezes, é muito mais complicado do que ser direto e perguntar na cara.

Talvez vocês sejam amigos há muito tempo e você não queira tornar as coisas difíceis, ou talvez trabalhem juntos e não queira correr o risco de criar uma situação potencialmente desconfortável se essa pessoa não gostar de você dessa maneira.

Às vezes, é muito útil ter certeza de que a outra pessoa também está gostando de você, antes de se declarar a ela. Pode não parecer maduro, mas isso é fato. Se há uma pessoa na sua vida em que você está tendo problemas para decifrar, aqui estão nove maneiras de descobrir se ela gosta de você mais do que um amigo:

1. Ele(a) espelha seus movimentos

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: Unsplash

De acordo com um estudo do Boletim de Personalidade e Psicologia Social, a mímica sutil indica atração. Isso significa que, se alguém espelha a maneira como você está em pé ou cruza as pernas quando você cruza, uma atração física pode estar acontecendo.

2. Seus pés estão sempre apontados em sua direção

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: Unsplash

De acordo com a especialista comportamental Vanessa Van Edwards em uma peça para The Science of People, os pés apontados para você são muitas vezes um forte sinal de atração, já que as pessoas geralmente orientam seu corpo inconscientemente em direção à fonte de seu desejo.

VEJA TAMBÉM: AMOR VERDADEIRO: O QUE É E COMO SABER SE VOCÊ O ENCONTROU!

3. Ele(a) sempre encontra desculpas para encostar em você

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: Unsplash

De acordo com o psicólogo social e de personalidade Dr. Jeremy Nicholson, em um artigo da Psychology Today, quando alguém gosta de você, essa pessoa geralmente faz de tudo para tocar em você.

Talvez ele(a) tente fazer com que você jogue um jogo que envolva tocar as mãos, ou se espreguiçar em um espaço apertado no escritório, quando ele(a) poderia ter seguido um caminho diferente.

4. Ele(a) sempre ri de suas piadas (até das piores)

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://br.pinterest.com/pin/424464333623966305/

Em outra obra do Psychology Today, o psicólogo Norman Li observou que o fato de alguém rir de suas piadas é um importante “indicador de interesse”. Ele observou que isso é importante porque optar por não rir poderia ser um sinal de antipatia ativa.

5. Ele(a) muda de rota só pra ficar perto de você

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://unsplash.com/photos/1ihCvDeUqSE

Em seu canal no YouTube, a psicoterapeuta profissional Dra. Kimberly Moffit observou que pessoas que gostam de você muitas vezes fazem de tudo para estar por perto.

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Ela observou que isso não significa que essas pessoas necessariamente estarão tentando ficar a cinco centímetros do seu rosto, mas, em vez disso, elas costumam ir a festas e eventos em que sabem que você está, ou dar desculpas para vocês fazerem atividades juntos.

6. Ele(a) vive te fazendo perguntas

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://unsplash.com/photos/d1hBfHYcAF8

Moffit também disse que outro sinal revelador é se ele(a) faz muitas perguntas sobre você e realmente parece estar ouvindo as respostas. Para o bem ou para o mal, no mundo agitado de hoje as pessoas não costumam dedicar tanto tempo para aprender sobre outras pessoas, a menos que elas realmente tenham algum interesse.

7. Ele(a) se lembra das datas mais importantes da sua vida

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://weheartit.com/entry/323943317

ReLuv, um site dedicado ao conhecimento de relacionamentos, observou que quando alguém gosta de você, muitas vezes essa pessoa se lembra de coisas como seu aniversário ou do dia de que você planeja sair de férias.

As pessoas que não são seus amigos íntimos e familiares geralmente não se lembram desses detalhes, a menos que estejam realmente prestando atenção.

VEJA TAMBÉM: COMO SABER SE ESTOU APAIXONADO? 5 SINAIS EVIDENTES!

8. Ele(a) tem dificuldade em fazer contato visual com você

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://cdn0.weddingwire.com/img_g/editorial-images-2018/11-november/kim/couple-talking.jpg

Quando uma pessoa está gostando de você, isso faz com que ela se sinta totalmente estranha quando está perto de você.

9. Ele(a) encontra mil razões para sair com você

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

Foto: https://www.instagram.com/p/BpjTOfVgUt8/

Este é outro pequeno detalhe que pode ter um grande significado.

A pessoa sempre tenta criar oportunidades para fazer alguma coisa com você? Talvez ele(a) te envie um link para ingressos de sua banda favorita, ou faça referência a uma exposição que ele(a) sabe que você realmente quer ver? Isso pode ser um grande indicador de que ele(a) esteja secretamente apenas tentando aproveitar algum tempo ao seu lado.

Descobrir o que está acontecendo dentro da cabeça de outra pessoa definitivamente nunca foi fácil, mas quando se trata de paixonites, existem algumas maneiras sólidas de obter um indicador melhor.

Se alguém que você conhece exibir muito dos comportamentos acima, as chances são!

VEJA TAMBÉM:

Como saber se é amor?

18 SINAIS de uma pessoa apaixonada por VOCÊ

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

“Deus os cria e eles se juntam”. Essa frase é um ditado muito usado quando pessoas muito parecidas na forma de ser se juntam, indicando que existe uma certa afinidade entre elas. No entanto, quando se trata de explicar quais são os motivos pelos quais se juntam e como sabem entre elas que são compatíveis, a coisa muda e muito mais quando se trata de duas pessoas que se gostam.

Encontrar alguém goste de nós e que gostamos ao mesmo tempo pode ser complicado e frustrante, e mais ainda no momento em que estamos, pois, a diversidade sexual pode incrementar um pouco mais a possibilidade de descobrir se alguém está interessado em nós ou não.

Por esse motivo, nós da Psicologia-Online, propomos fornecer uma série de chaves as quais pretendem ajudá-lo a identificar se a pessoa em que você está interessado também mostre algum tipo de interesse em você por meio de 19 chaves. Cabe mencionar que são dicas gerais e que cada caso pode ser diferente. Continue lendo e descubra: 19 sinais de uma pessoa apaixonada por mim.

Quantas vezes ouvimos que se uma mulher toca seus cabelos nervosamente é sinal de que está interessada em nós ou que se um homem nos observa de cima a baixo detalhadamente é porque também está interessado?

Pois bem, pode-se dizer que isso é verdade. Não em todos os casos, é claro, mas de maneira global encontramos uma correlação entre agir nervosamente diante da pessoa que gostamos ou de observar detalhadamente a pessoa de quem estamos afim.

Pode parecer que estamos generalizando ao escrever as linhas anteriores, no entanto, é uma tendência de todas as pessoas não serem capazes de evitar ficar nervosas ou querer memorizar o máximo possível da pessoa por quem sentimos certo interesse.

As pessoas experienciam uma série de mudanças biológicas quando estamos diante da pessoa de quem gostamos. São inconscientes e involuntárias e, por mais que tentemos escondê-los, podem se tornar apreciáveis pelas pessoas ao nosso redor.

Alguns desses sinais são uma ligeira vermelhidão das bochechas, bem como uma crescente transpiração nas mãos. Além disso, embora seja notável pela pessoa que a experimenta, ocorre um aumento da frequência cardíaca. Como é cientificamente conhecido, isso se deve a um aumento dos níveis de noradrenalina, dopamina e adrenalina.

Por outro lado, encontramos mudanças no comportamento de uma pessoa quando a pessoa que ela gosta está presente. Veremos como tentará chegar o mais próximo dela, e se isso não for possível, tentará de todas as maneiras não a perder de vista, ficando até ansioso se isso acontecer.

Algumas pessoas agem de maneira nervosa e inquieta, conversando demais quando a pessoa por quem se sentem atraídas está presente. Geralmente deixam a garganta clara antes de falar, para evitar uma possível gagueira, o que é comum devido aos medos que sentem de dizer algo inadequado ou deslocado.

Além disso, é característico que, quando a pessoa que ela gosta está na sala, todos os gestos e ações sejam orientados inconscientemente para essa pessoa, pois toda a atenção é colocada sobre ela.

Não é de surpreender que queira que a outra pessoa a observe, por isso, muitas vezes tenderá a modificar sua postura corporal (estufando o peito, contraindo a barriga, etc.) com o objetivo de mostrar uma figura mais esbelta e confiante de si mesma.

No apartado seguinte, revelamos os principais sinais de uma pessoa apaixonada por mim.

Se você se pergunta “quais são os sinais de uma pessoa apaixonada por mim?”, chegou a hora de deixar essas chaves claras. Embora seja verdade que nunca encontraremos uma pessoa que realize todas e cada um dos seguintes sinais, podemos nos aventurar a dizer que esse é um método de ajuda para conhecer e determinar se a outra pessoa está interessada em nós:

  1. Sorriso permanente. Ela não poderá evitar que em seu rosto se forme um sorriso com nossa mera presença. Além disso, é muito comum que, se seus olhos se cruzarem rapidamente, um sorriso aparecerá em no rosto dela. Tem toda a atenção focalizada em você.
  2. Atenção constante. Embora isso possa parecer como um simples fato de educação, quando uma pessoa está interessada em outra, não poderá deixar de estar inclinada a ela, mesmo quando ela não está realizando ou dizendo nada que possa exigir que preste atenção.
  3. Tem um nível de gentileza com você que não repete com mais ninguém. Apesar de alguém ser amável por natureza, não será capaz de evitar ser ainda mais com aquela pessoa por quem está interessada, pois sabe-se que, quando se sente cuidado e atendido, desenvolve sentimentos em relação à pessoa que mostra tanta atenção.
  4. Se fixa na sua boca quando você está falando. O olhar dela se dirigirá para sua boca mesmo quando você não estiver falando. Este é um sinal bastante claro que ela tem interesse em você. No entanto, você deve ter cuidado ao interpretar, pois há pessoas que durante uma conversa não são capazes de olhar nos olhos, de modo que desviam seu olhar para outros pontos do rosto.
  5. Procura pontos em comum com você. Ela deseja demonstrar que vocês possuem certos aspectos comuns e com os quais concordam e são compatíveis. Isso tem como objetivo demonstrar que vocês podem estar muito próximos.
  6. Tenta compartilhar tempo juntos. Ela mostra interesse nos hobbies que a outra pessoa possui para, deste modo, ter mais oportunidades de realizar planos juntos. Além disso, ela tenderá a apresentar planos com a ideia de vê-lo com mais frequência.
  7. Não pode evitar de expressar seu nervosismo diante da sua presença. Como mencionamos anteriormente, ela não é capaz de evitar que em sua forma de agir seja refletido certo nervosismo. Especialmente quando precisa se dirigir diretamente para a pessoa de quem gosta.
  8. Postura corporal. O corpo dela tenderá a ser completamente orientado para a pessoa de quem ela gosta, além de se inclinar levemente em direção a ela, com o único objetivo de eliminar uma certa distância entre ambos.
  9. Agora, na era tecnológica, o fato de responder rapidamente suas mensagens também pode indicar um interesse na sua pessoa.
  10. Também pode ser que encha você de elogios, mesmo que sejam sutis, não poderá evitar de dizê-los.
  11. Procurará estabelecer contato físico sempre que puder. Um toque sutil, uma leve carícia, um abraço inocente. Tudo isso, que pode ser inofensivo à primeira vista, tem como único objetivo fazer notar sua presença diante da pessoa que ela gosta. Além disso, servirá para verificar o comportamento da outra pessoa diante do contato.
  12. Cada vez que sabe que vai vê-lo, ela passa um tempo cuidando de sua aparência e se apresentará impecável para chamar sua atenção. Para que outros nos vejam seguros de nós mesmos, primeiro temos que nos sentir assim. Portanto, se nos vemos bem e cuidados, essa segurança ajudará a pessoa pela qual estamos interessados a nos ver de um modo parecido.
  13. Usará piadas ou frases com duplo sentido para fazer você ver o que ela sente, mas de maneira indireta.
  14. Agirá de maneira protetora. Uma pessoa interessada em você não poderá esconder sua veia protetora quando percebe que você pode estar com problemas ou que pode precisar de certa ajuda.
  15. Imita você. Isso pode parecer um pouco estranho, mas foi demonstrado que quando uma pessoa imita secretamente nossos gestos, ela se torna mais atraente para nós, pois nos faz sentir uma certa cumplicidade com elas.
  16. Queira conversar com você, seja qual for o assunto. Muitas vezes iniciará conversas que, à primeira vista, podem parecer banais e sem importância, mas essa pessoa não se preocupará com o assunto, desde que possa conversar com você.
  17. Quer introduzir você em seu círculo social e familiar. Quando alguém quer que você faça parte de sua vida, tentam que faça parte em sua totalidade, portanto, não é de se surpreender que queira apresentar você para seus amigos e familiares mais próximos.
  18. Assim como ela introduz você na vida dela, ela quer fazer parte da sua e, portanto, estará interessada tanto por tudo aquilo que está ao seu redor como por aqueles que o rodeiam.
  19. Se preocupa com o que você sente. Não se trata apenas de uma simples pergunta de cortesia sobre como você está. Mas ela realmente quer que você conte aquilo que aconteceu com você e ele tentará ajudá-lo em tudo que seja possível.
Leia também:  Como Sei Que Fui Bloqueada No Whatsapp?

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sinais de uma pessoa apaixonada por mim, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

Bibliografia

  • Morales, M. S., & Cuenca, M. A. (2003). Educar las emociones y los sentimientos: Introducción práctica al complejo mundo de los sentimientos (Vol. 165). Narcea Ediciones.

Como saber se ele gosta de mim, se ela gosta de mim?

Quando passamos pela adolescência, um dos maiores dilemas pelos quais passamos diz respeito à dúvida sobre os sentimentos das outras pessoas. Em geral, há muita confusão sobre quem somos e sobre o que gostamos.

Contudo, a questão “como saber se ele gosta de mim” ou “como saber se ela gosta de mim” são assunto de muitos testes na internet e vídeos no Youtube.

Ademais, mesmo quando saímos da adolescência, isso continua sendo relevante.

Com personalidades humanas tão distintas, a demonstração de afeto também é diferente

O fato é que ler outras pessoas é uma habilidade muito difícil para muita gente. Ao passo que algumas características do “gostar” são mais fáceis de ler, nem todas as personalidades são assim. Por outro lado, é muito fácil cair no engano de que alguém gosta de verdade da gente quando, na realidade, esse indivíduo está apenas sendo gentil.

Além disso, há que se considerar o caso em que ouvimos explicitamente alguém confessar seu sentimento por nós. Porém, com o passar do tempo, as demonstrações de afeto diminuem e o sentimento muda.

Nesse caso, o que fazer para identificar o status do “gostar”? Essa é uma questão absolutamente legítima.

Falaremos sobre cada uma dessas dúvidas no texto de hoje, então não deixe de ler até o final!

Para abordar esse tema, vamos falar sobre 3 contextos distintos. Em primeiro lugar, falaremos sobre as situações em que você pode ter certeza que alguém gosta de você.

Em seguida, trataremos sobre casos em que é muito comum ficar na dúvida. Nesse caso, é importante ter algumas estratégias na manga para evitar a desilusão amorosa.

Por fim, abordaremos sinais de que ele ou ela não demonstram gostar de você. É importante saber sobre isso também!

Como saber se ele gosta de mim: nível da certeza

Com relação à certeza, é importante que você tenha uma coisa em mente. Só é possível falar com certeza absoluta que alguém gosta de você caso haja uma declaração explícita de sentimentos. Contudo, como falaremos mais abaixo, é possível que mesmo recebendo uma declaração, o sentimento da pessoa não seja tão genuíno quanto você gostaria.

Por esse motivo, encontramos tantos casais apaixonados com histórias absurdas de traição. Dizer isso é relevante porque é necessário estar atento ao seu relacionamento, mas não só isso conta.

A índole da pessoa com quem você irá se relacionar é muito importante para determinar a qualidade do sentimento que ela diz ter.

Nesse caso, estamos lidando com um problema de caráter e não necessariamente de sentimento.

Como Saber Que Alguém Gosta De Você?

O problema é que o caráter também pode ser muito prejudicial para um relacionamento. Pense bem.

O que é melhor? Um homem apaixonado que demonstra a paixão com suas atitudes ou um homem apaixonado cuja paixão está presente apenas no âmbito das palavras? Quem quer amor, paixão, quer que as demonstrações de afeto não fiquem apenas no falar, mas nas atitudes. É por isso que ressaltamos que palavras não são suficientes.

Leia Também:  Desiderata: como a Psicanálise interpreta o poema?

A certeza está no falar, mas também no agir

Nesse contexto, diante de tudo o que discutimos mais acima, você precisa de duas confirmações para ter a certeza absoluta de que alguém gosta de você. Assim, a resposta para a pergunta “como saber se ele gosta de mim” é uma vida de mão dupla.

Em primeiro lugar, é importante ter uma confirmação verbal do outro. Não adianta você ouvir de um amigo ou parente que alguém está interessado.

Leia também:  Como Lidar Com Um Chefe Que Nao Gosta De Voce?

Ouvir “fulano disse que gosta de você” não é a mesma coisa que ouvir uma declaração expressa diretamente por essa pessoa.

Assim, não se iluda com o que escuta de outras pessoas porque falas como essa resultam no desenvolvimento de expectativas que podem vir a ser frustradas posteriormente.

Ademais, é necessário buscar constantes afirmações desse sentimento por meio de ações concretas. Isso é diferente de pedir para que a pessoa diga que gosta de você o tempo todo.

Na verdade, trata-se de uma iniciativa pessoal de conhecer a si mesmo e saber o que você considera demonstrações de sentimento.

Não necessariamente receber rosas vermelhas ou beijar na chuva seja o que você considera uma atitude romântica.

Uma ressalva

Tendo em vista esse contexto, tenha em mente que a pessoa interessada em você pode ter uma ideia diferente do que é gostar.

É por essas e outras que a comunicação é importante para o casal desde o momento em que as declarações de amor começam. Assim como você tem uma visão do que é amar, a outra pessoa também tem.

Assim sendo, é natural que cada um ame o outro de acordo com suas perspectivas pessoais de como o relacionamento deve ser.

No entanto, é possível que as maneiras distintas de ser venham ser motivo para conflitos no futuro.

Nesse momento, não adianta apenas dizer o que quer receber do outro, mas ser flexível para dar o que a outra pessoa precisa também.

A lição importante quando você sabe que alguém gosta mesmo de você é não ser unilateral. Aprenda a dar, receber e, antes de qualquer outra coisa, se comunicar.

Como saber se ele gosta de mim: nível da dúvida

Tanto em um relacionamento sólido como o casamento ou no nível da paquera, é possível haver dúvidas quanto ao sentimento do outro. Não tem problema, contanto que você saiba fazer duas coisas.

Primeiramente, é importante aprender a controlar as próprias expectativas.

Quando a gente ainda está no processo de questionar “como saber se ele gosta de mim“, não há espaço para ficar fazendo planos que já deem a resposta como certa.

Por um lado, isso é ruim. A incerteza incomoda e nos faz questionar se algo em nós poderia mudar para atrair o outro.

No entanto, veja que só pensar em mudar a si mesmo sem saber o que o outro pensa é bastante problemático. Sem a certeza, você pode fazer mil mudanças e não atingir a outra pessoa efetivamente.

Por outro lado, a incerteza é ótima. Pode ser que você não precise fazer nada mesmo, pois a pessoa gosta de você.

De todo modo, o que é ruim mesmo é projetar expectativas porque elas estão muito fora do espectro da realidade. No que diz respeito a emoções e sentimentos, expectativas frustradas podem ser algo devastador.

Enquanto muita gente lida bem com isso, outras passam anos e anos na terapia tentando se curar. Assim sendo, tenha muito cuidado ao fazer planos sem saber com certeza dos sentimentos que outra pessoa tem por você.

Estratégias para ter certeza sem pressionar

Dissemos anteriormente que é necessário fazer duas coisas para responder à pergunta “como saber se ele gosta de mim“. Falaremos agora da segunda parte. Sem criar expectativas em demasia, é importante que você se certifique de tirar a dúvida. Se ter expectativas é um problema, ficar com uma dúvida por muito tempo também não é legal.

Leia Também:  Crise de Ansiedade: o que fazer em momentos de crise?

Assim, é necessário desenvolver algumas estratégias para sanar essa questão. No entanto, é importante que isso seja feito com muita cautela e sem pressão. Afinal, não é obrigação de alguém gostar da gente. Por outro lado, também não é bacana deixar a gente na dúvida quando o comportamento indica algo a mais. Caso se sinta confortável para perguntar diretamente, faça isso.

Caso sinta vergonha ou não se sinta confiante para declarar seus sentimentos,  apenas seja sincero. Em vez de perguntar diretamente, avise que só sente certeza que alguém está interessado quando o interesse é confirmado pela própria pessoa e de maneira clara. Para isso, é importante saber se comunicar com sutileza.

Como saber se ele gosta de mim: a negativa

Quando alguém não gosta da gente, geralmente é muito simples perceber isso pelo comportamento.

Aqui desconsideramos as ocasiões em que as pessoas são falsas, outras em que elas parecem querer nos cozinhar no banho-maria para sempre.

Aqui nós lemos essas atitudes como problemas de comportamento, de modo que há outros fatores interferindo no relacionamento que vão muito além do sentimento.

Assim, o sinal claro de que alguém não gosta de você é a declaração expressa dessa pessoa. Apesar de novelas mostrarem que pessoas apaixonadas negam seus sentimentos, entre outras coias, não fique contando com isso. Para quem pergunta “como saber se ele gosta de mim“, saiba que a pessoa dizer “não gosto de você” é porque ela não está interessada mesmo.

Isso não significa que você deva desistir de seduzi-la se essa for a sua intenção, mas com certeza você saberá em qual ninho de vespa está entrando. Será que realmente faz bem para você se humilhar ou insistir em um relacionamento em que, claramente, é você que ama mais?

Considerações finais: Como saber se ele gosta de mim?

No texto de hoje, você aprendeu a identificar “como saber se ele gosta de mim“. Se você é alguém que sabe se comunicar, já percebeu que conseguirá a resposta para essa pergunta facilmente.

Não garantimos que você vai gostar, mas pelo menos vai ficar sabendo da verdade. A  fim de aprimorar essa habilidade comunicativa, matricule-se em nosso curso de Psicanálise 100% online.

Nós podemos te ajudar com isso!

Identifique sinais que revelam se uma pessoa está a fim de você

Você é do tipo tímido? Ou distraído demais, desatento ao que está acontecendo ao seu redor? Ou, ainda, tem a autoestima baixa e não nota quem está interessado por você? Seja qual for seu caso, saiba entender os sinais para descobrir se aquela pessoa que está sempre rondando e é muito atenciosa não está, na verdade, dando dicas de que se interessa por você.

1. O olhar

Se a pessoa estiver interessada, ela dificilmente tirará os olhos de cima de você. Se você a olhar de volta, ela provavelmente sustentará o olhar. Se ela estiver muito apaixonada, os olhos também sorrirão. “O olhar é a principal forma de perceber o interesse de uma pessoa”, diz a psicóloga e terapeuta sexual Arlete Gavranic.

A exceção do tópico anterior é se a outra pessoa for tímida. Nesse caso, é muito comum que ela não consiga sustentar o olhar, observar de forma aberta e despreocupada. Mas, em compensação, ela deixa outros sinais de interesse. Quando você observa a pessoa tímida, ela abaixa os olhos, sorrindo, como se estivesse envergonhada.

Fica vermelha, mais atrapalhada. “Só de estar perto de você, ela se sente acuada, porque gosta muito de você, mas não sabe como agir. Fica sem graça, por não saber como se colocar”, afirma a terapeuta Marina Vasconcellos.

Aqueles que já têm dificuldade de se expressar verbalmente acabam tendo a fala ainda mais atrapalhada e sofrem com gagueiras de nervoso.

3. Fala demais

Por outro lado, aquele que é mais extrovertido acaba falando mais do que o normal quando está diante de quem despertou seu interesse. Isso porque quer se mostrar para você ao máximo, mostrar que também é interessante, segundo Marina. 

É muito comum que quem está interessado tente descobrir aqueles assuntos e gostos em comum e, sempre que tem a oportunidade, puxe conversa sobre aquele tema. Se ele está a fim de você, vai sempre tentar puxar um assunto que sabe que você domina ou gosta muito, e demonstrar que ele também é fã daquela banda ou também sabe tudo sobre aquele diretor de cinema que você ama.

5. Cada vez mais parecido

Alguns vão além e, em vez de se limitarem à conversa, também começam a agir ou se vestir da forma que o outro gosta, tentando chamar a atenção dele. Há ainda os que nunca ouviram determinada música ou praticaram um certo esporte e resolvem experimentar, só porque o pretendente pratica. 

6. Conselheiro

Se a pessoa estiver interessada em você sempre vai te eleger como conselheiro e encontrar desculpas para uma conversa. É comum que ele também se interesse mais pela sua vida, por seus objetivos e pelo que você tem a dizer.

“A demonstração de interesse pela sua vida e a disponibilidade para ajudar em algo que o outro precise são sinais de afetividade e interesse”, diz Karina Simões, psicóloga especialista em terapias cognitivo-comportamentais pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

 

7. Sempre perto

Outro sinal é a proximidade física. A pessoa faz questão de ser parte do seu grupo de trabalho, de estar na rodinha do almoço, de participar do “happy hour” que você organizou. Está sempre disponível para os eventos, mesmo que, antes de te conhecer, fosse uma pessoa mais avessa a encontros sociais.

8. Toque

Se o outro estiver interessado em você, também conversará bem mais próximo do seu rosto e encontrará um jeito de te tocá-lo. Quando for cumprimentá-lo, fará questão de te abraçar– e o abraço certamente demorará mais tempo que o normal.

9. Posição do corpo

Quando você conversa com a pessoa, ela se volta totalmente para você, numa posição que, involuntariamente, demonstra que está aberta para te ouvir.

“A pessoa torce o corpo e fica parada na direção da outra pessoa, com a região frontal, principalmente tórax e rosto, voltados para ela”, diz Arlete. Durante uma conversa a dois, a pessoa também inclina o corpo para a frente, demonstrando interesse pela conversa, segundo Karina.

Se ela estiver a fim de você, dificilmente se distrairá com o que está sendo dito ou dividirá sua atenção com outras pessoas.

 

10. Você é o mais divertido

Se você conta uma piada e a pessoa é a que mais ri, demonstra claramente como se diverte com você. Ela também raramente fica séria ao lidar com você: geralmente está sorridente, mostra-se mais bem disposta e esconde os momentos de mau humor.

11. Apelido especial

Também é muito comum que alguém interessado dê um apelido carinhoso ou brincalhão. É possível que ele até fale com você usando um tom de voz diferente, às vezes mais infantilizado, ou mais açucarado.

12. Conectado

Como Saber se Alguém Gosta de Você

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Não existe uma fórmula mágica para saber se alguém gosta de você. Afinal, isso varia muito de pessoa para pessoa. Cada um demonstra suas emoções de forma diferente.

Com tantas histórias e filmes de romance nos dias de hoje, isso pode até parecer algo simples, mas não é.

Apesar de tudo, ainda existem algumas pistas que você pode seguir para tentar descobrir se alguém gosta de você.

  1. 1

    Entenda a linguagem corporal. 90% das comunicações ocorrem de forma não verbal. [1]
    Isso engloba o tom da voz, a expressão facial, a posição do corpo e, finalmente, as palavras. Os homens e as mulheres compartilham algumas formas de linguagem corporal, mas também dão sinais inconscientes específicos quando gostam de alguém.

  2. 2

    Identifique os sinais das mulheres. As mulheres são capazes de enviar mais de 50 sinais por meio da linguagem corporal. Embora nem todos possam ser detectados, existem algumas peculiaridades em alguns deles. Veja, a seguir, alguns dos sinais aos quais você deve ficar atento em seu próximo encontro ou conversa:

    • Ela puxa as mangas e expõe os pulsos. Esse é um bom sinal que a maioria das mulheres dá de forma inconsciente. Ao ter essa atitude, elas expõem uma das partes mais sensíveis e macias do corpo.
    • Ela tenta diminuir a distância entre vocês dois. Ela pode deixar um drink ou o cardápio do restaurante em que estão mais perto de você. [2]
    • Ela encontra uma forma de tocar em você. Algumas mulheres o fazem de forma bem sutil. Por exemplo, ela pode dizer “vem aqui” para mostrar um aplicativo no celular dela. Quando vocês estiverem perto um do outro, seus corpos podem se tocar.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Elvina Lui, MFT

    Especialista em Relacionamentos Elvina Lui é uma Terapeuta de Casamento e Família especializada em terapia para relacionamentos em San Francisco. Recebeu seu título de Mestra em Terapia pela Western Seminary em 2007, treinando no Asian Family Institute em San Francisco e na New Life Community Services em Santa Cruz. Possui mais de 13 anos de experiência no ramo e é treinada na metodologia de contenção de danos.

    Elvina Lui, MFT Especialista em Relacionamentos

    Nenhum desses sinais é universal. A terapeuta de casais Elvina Lui diz: “Algumas mulheres são mais proativas e podem tomar a frente na hora de planejar encontros. Outras são reservadas ou passivas demais, apenas dando dicas bastante sutis sobre suas vontades e desejos.”

  3. 3

    Identifique os sinais dos homens. Os homens enviam menos sinais em relação à linguagem corporal. Um sinal que você pode tentar perceber é se o rapaz joga o ombro para trás e direciona o ar que respira para o peito. Outro sinal estranho é quando os homens colocam os dedos através do passador de cinto da calça, como se fossem vaqueiros. [3]

  4. 4

    Atente-se ao contato visual. O contato visual é o sinal universal da linguagem corporal e pode dizer muita coisa. Tanto os homens quanto as mulheres o usam quando gostam de alguém.

    Tente não manter o contato visual por muito tempo ou você poderá arruinar a situação.

    O maior sinal é quando ele olha para você e vocês mantêm o contato visual por uns segundos antes de desviarem o olhar. [4]

  1. 1

    Saiba que amigos podem se tornar “mais do que simples amigos”. Muitas vezes, as pessoas acham que são apenas amigas, enquanto uma delas tem sentimentos íntimos pela outra.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Elvina Lui, MFT

    Especialista em Relacionamentos Elvina Lui é uma Terapeuta de Casamento e Família especializada em terapia para relacionamentos em San Francisco. Recebeu seu título de Mestra em Terapia pela Western Seminary em 2007, treinando no Asian Family Institute em San Francisco e na New Life Community Services em Santa Cruz. Possui mais de 13 anos de experiência no ramo e é treinada na metodologia de contenção de danos.

    Elvina Lui, MFT Especialista em Relacionamentos

    Entenda melhor os sentimentos da pessoa passando um tempo com ela, sem pressão. Um café ou um almoço são bons encontros tranquilos e que não botam muita pressão como um “encontro típico”, mas permitem que vocês conversem e interajam. Se tudo correr bem, você pode chamá-la para um encontro oficial.

  2. 2

    Preste atenção nos sinais óbvios. Veja, a seguir, alguns sinais de que um amigo está apaixonado:

    • Tocar seus ombros e pedir abraços.
    • Oferecer a blusa de frio ou o casaco de forma cavalheiresca.
    • Fazer piadas sobre seu parceiro ou parceira.
    • Chamar você para sair com mais frequência.
    • Beijar você na bochecha ou pedir beijos na bochecha.
    • Perguntar muitas vezes de quem você gosta. [5]

    Descubra como está a situação tirando um tempo descontraído a sós com a pessoa. A terapeuta Elvina Lui acrescenta: “Confira se a pessoa está na sua convidando-a para um encontro simples, como um café ou um lanche juntos.

    Se tudo sair bem e você ainda não tiver certeza, proponha um encontro mais ousado.

    Você poderia convidar logo para sair, mas algo mais descontraído no início põe menos pressão em ambos e permite-lhe mais tempo para que interajam juntos.”

  3. 3

    Fique atento às inseguranças. A pessoa pode verificar constantemente a sua reação a qualquer coisa que ela faça. Por exemplo, ela pode olhar para ver se você está rindo da piada que contou. Esse aspecto pode estar relacionado a todos os tipos de atração, mas ocorre especialmente entre amigos.

    • Tenha cuidado ao ouvi-la falar sobre inseguranças com relação à aparência dela. A pessoa pode ser autodepreciativa e comparar-se com alguém que você considera atraente. [6]
  4. 4

    Conversem. Se você acredita que realmente gosta dela, diga a verdade. Por outro lado, se quiser manter a amizade, tome muito cuidado.

    • A honestidade é o melhor caminho a seguir. Não ignore essa situação. Seja sincera em relação ao que sente sobre a amizade de vocês.
  1. 1

    Identifique o tipo tímido. Uma pessoa tímida não vai se abrir e admitir que gosta de você. Esse é o tipo de pessoa que normalmente bate apenas um papo com você. É possível até mesmo flagrá-las olhando para você de vez em quando.

    • Geralmente, esse tipo de homem não namora com muita frequência. Quando namora, ele tende a manter o relacionamento por um tempo.
    • Normalmente, você pode identificar esse tipo de homem comparando a forma como ele age ao redor dos amigos com seu modo de agir na presença de mulheres.[7]
  2. 2

    Procure sinais de que ele gosta de você. Essas pessoas não são tímidas porque querem: algumas apenas não têm confiança. Não as dispense por isso. Uma pessoa tímida ou introvertida pode demonstrar que gosta de você quando:

    • Diz “Ei” ocasionalmente, mas com um volume tão baixo que mal é possível entendê-la.
    • Cora ao falar ou tocar em você.
    • Você flagra a pessoa olhando para você. A pessoa desvia o olhar quando percebe que você está olhando para ela? É um sinal.
    • Ela pode pedir sua ajuda para coisas que já sabe fazer. [8]
  3. 3

    Observe se ela pede atenção. A pessoa pode fazer algo para que você a note. Observe se ela fala mais alto ou começa a rir com os amigos quando você está por perto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*