Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado?

Dicas infalíveis para afastar a inveja e o mau-olhado. Imagem: Pixabay.

Ninguém quer ter por perto pessoas invejosas, não é mesmo? Como nem sempre é possível simplesmente afastar-se delas, a melhor atitude é se proteger, visto que a inveja e o mau-olhado podem gerar danos emocionais e até mesmo físicos.

Quer se proteger dessas energias? Sabemos que essas vibrações podem afetar negativamente a vida das pessoas desprotegidas. Por isso, neste texto, vamos mostrar dicas para afastar essas energias e ficar protegido o tempo todo. Confira!

Importância de se manter protegido da inveja

Podemos até não saber, mas muitas vezes nossa prosperidade pode chamar a atenção de pessoas invejosas. Se não estivermos protegidas, a energia emitida por essas pessoas pode fazer com que nossos projetos não deem certo. Como os antigos costumam dizer, as coisas começam a “andar para trás”.

A boa notícia é que é possível proteger-se das vibrações da inveja e do mau-olhado com dicas simples. Seja lá o que for enviado a você, não será recebido pelo seu campo energético, pois ele estará bloqueado para tudo o que não for para o bem maior. Por isso, é tão importante se manter protegida.

Dicas para afastar a inveja e o mau-olhado

E então, vamos conhecer as técnicas para afastar a inveja e o mau-olhado?

1. Tome banho de limpeza energética

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado? Recipiente de sal grosso. Imagem: Pixabay.

Uma das formas de se proteger da inveja e do mau-olhado é tomando um banho de limpeza energética. Um bom banho de sal grosso e arruda, por exemplo, vai mandar as vibrações ruins presentes em sua vida para bem longe.

O banho de sal grosso com arruda é muito simples. No entanto, deve ser feito da forma correta. Você deve banhar apenas o corpo, ou seja, do pescoço para baixo. Veja como preparar:

  • Junte 7 folhas de arruda para cada litro de água e um copo americano de sal grosso;
  • Adicione os ingredientes em água morna e, após o banho habitual da noite, derrame o banho de sal grosso pelo corpo.

Além de afastar a inveja, o sal grosso, por exemplo, ainda tem elementos poderosos que vão ajudar a atrair energias positivas. E a arruda vai absorver tudo o que não for bom e ainda te garantir uma proteção extra.

2. Reze o Salmo 91

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado? Bíblia aberta. Imagem: Pixabay.

Outra dica infalível para mandar a inveja e o mau-olhado para bem longe é rezar o Salmo 91. Isso mesmo! Independente de qual seja sua religião, essa oração é poderosíssima e deve ser usada sempre para proteção espiritual.

Para que o efeito da oração seja mais forte, reze em voz alta e mentalize uma luz em volta de você agindo como bloqueadora de todas as energias ruins.

3. Utilize amuletos

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado? Trevo de quatro folhas. Imagem: Pixabay.

Os amuletos são objetos com a capacidade de absorver as vibrações negativas emitidas pelas pessoas que têm inveja de você. Isso quer dizer que em vez de atingir você, as energias são filtradas pelos amuletos, que podem ser: trevos de quatro folhas, estrela de Davi, olho grego, ferradura, pimenta ou pimenteira, etc.

4. Acenda um incenso

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado? Incenso aceso. Imagem: Pixabay.

Sabemos que os incensos ajudam a harmonizar a energia do ambiente. Mas, eles também podem ser muito úteis para afastar inveja e mau-olhado. Um bom exemplo é o de erva-doce que também transmite paz para o ambiente, protegendo-o. Outro incenso que você pode utilizar para afastar essas vibrações é o de arruda.

5. Utilize plantas no ambiente

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado? Pimenta Vermelha. Imagem: Pixabay.

As plantas também são uma ótima ideia para se livrar da má vibração emitida pelas pessoas invejosas. Existem algumas opções muito conhecidas, como a arruda, a comigo-ninguém-pode, a espada de são jorge e a pimenteira.

Colocando essas plantas na sua casa ou no trabalho você estará se blindando contra o olho gordo de quem quer barrar seu progresso. Além disso, ainda garante um ambiente mais sereno e com boas vibrações.

E então, o que achou das nossas dicas para afastar a inveja e o mau-olhado da sua vida? Se você gostou, inscreva-se aqui para acompanhar mais conteúdos como este e não perder nossas atualizações!

Nosso Horóscopo

Teste para saber se é vitima de mau-olhado / Inveja

Nestes momemtos controversos precisamos de ter mais cuidado com a nossa energia e questionarmo-nos como estamos .

A sua personalidade mudou bruscamente sem motivo aparente?

Costuma ter alterações emocionais ou doença inexplicáveis? Medos ou pesadelos?

Faça este teste e descubra se as suas angústias tem origem nas invejas e maus- olhados.

  1. Qual a palavra que melhor define as suas energias?
  • a) Força
  • b) Indecisão
  • c) Debilidade
  1. Nos últimos tempos como tem sido o seu sono?
  1. a) Incerto
  2. b) Angustiado
  3. c) Povoado de pesadelos
  1. O seu estado físico passa por transformações repentinas?
  • a) Não
  • b) Sim, principalmente dores de cabeça e indisposições
  • c) Sim, o pior é o cansaço.
  1. Costuma romper relações ou afastar-se das pessoas …
  1. a) Quando há discussões frequentes
  2. b) Sem motivo plausíveis
  3. c) Só por motivos muito fortes
  1. Considera-se uma pessoa …
  • a ) Influenciável
  • b) Difícil de influenciar
  • c) Segura, mas tolerante.
  1. A sua vida profissional nos últimos tempos tem sido…
  1. a) Excelente
  2. b) Instável
  3. c) Cheia de tensões
  4. a) De humor
  5. b) De opinião
  6. c) De visual
  7. a) Sem energia
  8. b) Calmo(a) e relaxado(a)
  9. c) Enervado(a)
  1. Quando se sente deprimido(a)
  • a) Procura companhia
  • b) Isola-se
  • c) Dorme
  • a) Favorecido pela sorte
  • b) Que tem de se esforçar para atingir realizações plenas
  • c) Com muito azar
  1. Costuma ter falhas de memória?
  1. a) Sim, com muita frequência
  2. b) Muito raramente
  3. c) De vez em quando
  1. Neste preciso momento o qua mis gostaria de fazer?
  • a) De ir a uma festa
  • b) De fugir para bem longe
  • c) De ter uma conversa intima com um amigo.
Pontuação
A B C
   1 1 2 3
2 1 2 3
3 1 3 2
4 1 2 3
5 3 1 2
6 1 2 3
7 3 2 1
8 3 1 2
9 3 1 2
10 1 2 3
11 1 2 3
12 1 3 2

Resultados

De 12 a 19 pontos

As suas energias estão soltas e não é alvo de invejas ou de mau-olhado, está certamente a passar por uma fase de mudanças e por isso sente algumas dúvidas e incertezas.

É uma pessoa com uma forte intuição que sabe ouvir a sua voz interior e que por isso está protegida de todos os ataques.

Ninguém será capaz de o (a) prejudicar se mantiver a mesma atitude, pois a sua alma encontra-se cheia de luz.

De 20 a 28 pontos

Você é uma pessoa forte, e por esse motivo tem muitos rivais. A sua mentalidade e a sua presença não permitem, no entanto, a aproximação de espíritos negativo.

Pode sentir alguns distúrbios ocasionais (dores de cabeça, cansaço ou indisposição ligeiras), mas nada que possa afetar o seu bem-estar e as suas emoções.

Peça proteção aos deuses ou santos da sua devoção e use amuletos protetores, pis assim continuará seguro(a) e firme no seu pedestal.

De 29 a 36 pontos

É bem possível que as suas energias estejam a ser afetadas pela inveja e mau-olhado. Tudo indica que está numa fase negativa da sua vida devido á interferência de 3º.

O cansaço é o sintoma mais evidente, mas deve ter também atenção às mudanças bruscas de humor e de opinião. Dedique algumas horas do dia á meditação e as limpezas espirituais.

Não perca tempo a tentar perceber quem lhe quer mal, vire a sua atenção para os grandes acontecimentos de sua vida, faça projetos e não tenha medo do que lhe possa reservar o futuro.

 Cuidem da vossa energia para que assim a vida vos corra melhor 

Benção de luz Susana Osório 

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado?

Desde de muito nova que a minha curiosidade pelo lado espiritual esteve presente.

  Durante muitos anos,  e mesmo sendo vitima de vários “ataques espirituais” nunca imaginei que o meu caminho fosse este, e mesmo perante todos os sinais continuei a remar contra, pois continuava a acreditar que a vontade de saber e aprender dentro de mim não  seria o suficiente para poder orientar e encaminhar tantas almas como o faço hoje em dia.

Simpatias e Benzeduras para afastar quebranto

Como Saber Que A Pessoa Tem Olhado?

Todo mundo tem uma força interna, um tipo de magnetismo que tem o poder de lançar vibrações positivas e negativas sobre pessoas, animais, plantas ou até mesmo objetos. Muitas vezes, quem libera essas energias não faz de propósito, mas mesmo assim pode afetar os outros! Portanto, o melhor a fazer é se proteger do famoso quebranto. Se você anda sentindo fraqueza, cansaço, dores e boceja muito, pode ter quebranto nesse corpo! Para mandar ele bem longe, você pode tentar rezas, entrar em contato com a sua fé e equilibrar suas energias. 

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Tarifario Nos?

Caso esteja muito derrubada(o) e sentir que a coisa está pesada, procure um(a) benzedeiro(a), que vai saber o que fazer para afastar esse mal.

Mas se não conhecer ninguém com esse poder de cura, não se desespere! Há outras formas de deixar o corpo fechado.

Para descobrir se você está com mau-olhado, ponha um pouco de azeite numa taça, molhe um dedo nesse azeite e deixe cair cinco gotas em um prato com água. Se esse azeite se espalhar, existe quebranto em você.

Por mais que seja muito comum, se proteger de mau-olhado também é fácil. Você pode carregar sempre com você um bom amuleto, como o olho grego, o alho, a figa, a meia-lua, o elefante e, até mesmo, uma fita vermelha, amarrada na bolsa, na carteira ou no punho. Outro jeito de se defender é ser discreta(o).

Abaixe a bola e tente não dar bandeira sobre coisas boas que acontecem na sua vida, mesmo com pessoas de confiança. Assim, vai evitar olhares invejosos.

Além do mal-estar no corpo, o quebranto também pode causar tretas, fim de romances e fazer com que suas coisas, especialmente as de valor, se quebre ou danifique.

Benzeduras poderosas para afastar quebranto

1) Tire o mal do seu corpo

“Deus te remiu, Deus te criou, Deus te livre, de quem mal para ti olhou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Virgem do pranto, tirai este quebranto.” (Repita três vezes)

2) Livre-se do mau-olhado

“Tens quebranto e mau-olhado. Com dois te puseram, com três te tiro; Eu, com os poderes de Deus e da Virgem Maria”.

3) Tirar quebranto do corpo

“Nossa Senhora defumou o seu amado Filho para bem cheirar, eu também defumo (meu querido – a pessoa em causa) para que todos os males se curem e o bem entrar. Deus encante quem te encantou, dentro deste corpo este mal entrou, assim como o sol nasce na terra e se põe no mar que todos estes males para lá vão passar”.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Simpatias contra o quebranto

1) Para afastar o olho gordo do casamento

Coloque um porta-retratos com uma foto do casamento de vocês no quarto e, toda noite, antes de dormir, observe a foto e pense em bons momentos de vocês. Depois, peça ao seu par que faça uma oração junto com você e façam o sinal da cruz.

2) Tirar o mau-olhado dos filhos

Lave bem as mãos, pingue três gotas de água benta nelas e esfregue-as bastante. Coloque a sua mão direita sobre a cabeça da criança e diga: “Pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo e pela força maternal da Mãe santíssima, abençoo esta criança e livro-a das más energias e de toda a influência negativa. Amém”. Reze, em seguida, o Salmo 91.

3) Sai pra lá, falta de sorte!

Numa sexta-feira, coloque três dentes de alho em seu bolso esquerdo. Todas as semanas renove o alho e deixe os antigos em uma encruzilhada em forma de “T”. 

Sintomas de inveja e mau olhado: os sinais da presença do mal na sua vida

Quando estamos sob a magia ou feitiço feito por alguém contra nós, podemos rapidamente identificar essa energia com alguns sentimentos que vem à tona. Abaixo vamos descrever alguns sintomas de inveja e mau olhado para que esteja atento e consiga se livrar de trabalhos de entidades do baixo astral.

Além disso, e por serem sintomas normais que podem acontecer a qualquer um, a atenção deve estar voltada para a ocorrência dos mesmos com mais frequência e com mais intensidade, especialmente durante a lua crescente ou cheia. Não confunda ainda alguns dos sintomas com reais problemas médicos. Portanto, antes de procurar ajuda espiritual, procure a ajuda de um especialista de saúde para descartar qualquer outra possibilidade.

Sintomas de inveja e mau olhado mais comuns

Entre os mais comuns sintomas de inveja e mau olhado, estão a sensação de sufocamento e os calafrios nos peitos e nos ombros. É como se um espírito tentasse te agarrar e estivesse constantemente tentando passar por você, e este calafrio é o sinal de que uma alma está por ali. No pescoço, parece que está sempre com algum incômodo, uma sensação de agarrado.

Além disso, e para quem não tiver problemas do coração, as palpitações regulares, sem estar em um estado nervoso, é outro sintoma. Isso porque a presença de outro espírito acelera os seus batimentos, sem mesmo notar. Se sentir também uma sensação diferente de picadas ou queimaduras na zona da pele próxima ao coração, ou da nuca, é também uma possibilidade.

Leia também: Banho de descarrego para afastar a inveja, mau-olhado e olho gordo

Sentimentos comuns a vítimas de mau olhado

Não só a nível de sintomas se faz a presença do mau olhado e da inveja. Sentimentos e atitudes também são alterados, como um elevado grau de angústia e de raiva. Sente que está sempre irritado com tudo, mesmo não sendo do tipo de pessoa ranzinza ou que facilmente se zanga com alguma coisa.

Os desequilíbrios emocionais também são um dos sintomas de inveja e mau olhado.

Aquele momento em que você não sabe se esta feliz ou triste, que não consegue tomar decisões, que tende a estar sempre chorando ou infeliz com o seu dia dia, quando não deveria.

Pare e pense o que realmente se passa e se tem realmente motivos para estar tão desequilibrada. Sinta o chão nos seus pés e tome as suas decisões.

Um esgotamento físico sem explicação, ou cansaço contínuo, mesmo já tendo visitado o seu médico, pode ser o peso de uma alma negativa em cima de você. Procure uma ajuda espiritual para ter os melhores conselhos sobre como se livrar desses feitiços.

Como se livrar da inveja e mau-olhado?

Não deixe de conferir este banho de descarrego poderoso. No mais, faça também este ritual para você ter a certeza que de fato há energias negativas na sua casa. Você só precisa de sal e um copo de água. Finalmente, para respirar aliviado, porque não experimentar fazer estas simpatias? E lembre-se mantenha a sua vibração positiva, sempre.

Saiba mais :

Quebranto e Mau-Olhado

Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, quebranto é estado de torpor, cansaço, languidez, quebrantamento; suposta influência maléfica de feitiço, por encantamento à distância; efeito malévolo, segundo a crendice popular, que a atitude, o olhar etc. de algumas pessoas produzem em outras Nos antigos dicionários portugueses era registrado apenas como desfalecimento, prostração, quebramento de corpo.

Universalmente conhecido, o mau-olhado é o mal de ojo, na Espanha; mal-occhio, para os italianos; evil eye para os ingleses e mati, para os gregos.

Na Grécia existe, inclusive, o famoso olho grego, um talismã contra a inveja e o mau-olhado, que funciona também como um símbolo da sorte e é um poderoso instrumento contra energias negativas.

Normalmente é feito de vidro, na cor azul, sendo usado como pingentes em pulseira, colares e tatuagens.

No Brasil, o quebranto está sempre relacionado ao feitiço e a influências maléficas, sendo considerado uma doença causada pelo mau-olhado, também conhecida como quebrante. Sabe-se que as pessoas transmitem energias positivas e negativas. As que possuem irradiação positiva ou benéfica são as de bons olhos e as que, ao contrário, irradiam energias negativas ou maléficas, são as responsáveis por causarem maus-olhados ou quebrantos. Em algumas locais é feita uma distinção: considera-se quebranto quando afeta o ser humano e mau-olhado quando afeta plantas e animais. São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência. No caso dos animais, ficam tristes, parados e encorujados. As plantas vítimas de mau-olhado murcham sem motivo e rapidamente, às vezes da noite para o dia ou vice-versa, dependendo de quando foram atingidas pelas irradiações maléficas. Segundo a crença popular, nem sempre o quebranto vem de alguém invejoso. Aliás, o quebranto mais difícil de cortar provém de não invejosos. É preciso benzer e defumar com a palha de alho no brasido manso (brasa com um pouco de cinza por cima); nove dias seguidos é o prazo religioso das novenas. (ARAÚJO, 1979, p. 189). Pessoas que transmitem mau-olhado podem causar uma série de efeitos nefastos como desandar tacho de açúcar, sabão, bolo ou açucarar um doce que está sendo mexido. Há alguns objetos que, ainda de acordo com a crença popular, agem como uma defesa contra quebranto, mau-olhado e feitiço, a exemplo das figas, pés de coelho, patuás, olhos gregos, pimentas vermelhas e ferraduras. Existe uma simpatia para evitá-los desde criança: passar o recém-nascido três vezes por baixo das pernas do pai. Para saber se uma criança está com quebranto, coloque a ponta da língua na sua testa e prove: se estiver salgada é sinal de quebranto. Para curar o quebranto ou o mau-olhado utilizam-se rezas, benzeduras e simpatias. No caso de animais, quando não é possível capturá-los, deve-se benzer seu rastro. Para quem acredita ter sido vítima de quebranto ou mau-olhado, existem algumas rezas para afastar o efeito maléfico: Coloque a mão direita sobre o coração do “doente” e pronuncie as seguintes palavras: Jesus (fazer o sinal da Cruz)! O nome de Jesus me ajude (repetir o sinal da Cruz)! Onde eu puser a mão, ponha Deus a sua santa virtude! Cristo vive, Cristo reina, Cristo te ilumine, Cristo te defenda de todo o mau ar. Se esta criatura tiver coisas ruins, às areias do rio irão parar, porque eu tiro-lhe pela cabeça. Santa Tereza, eu tiro-lhe pelo lado. Senhora Santa Ana, eu tiro-lhe pela frente. São Vicente, tiro-lhe por trás. São Brás, tiro-lhe pelo fundo. E Nosso Senhor, por todo o mundo. Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. (REZAS, 19–? p. 19).

  • Rezar três vezes: Com dois puseram Com três eu tiro. Com o nome do Pai, Do Filho e do Espírito Santo,
  • Sai quebranto!
Leia também:  Como Hipnotizar Uma Pessoa Que Esta Dormindo?

(ORTENCIO, 1997, p. 229). Com um raminho de qualquer mato e fazendo o sinal da cruz no peito da criança falar: Jesus quando andou no mundo pra tudo ele rezou. Rezou para olhares de quebranto, que desta criança vão saindo, varridas com galho de oliveira. Amém.

Rezar em seguida um Credo, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, uma Salve-Rainha e acender um incenso para anular o mau-olhado. (REZAS, 19–? p. 15).

Recife, 30 de abril de 2013.

Fontes consultadas

ARAÚJO, Alceu Maynard. Quebranto. In: ______. Medicina rústica. 3. ed. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1979.  p. 189-190. (Brasiliana, 300). CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11. ed. rev. e atual.  São Paulo: Global, 2002. 

OLHO Gordo, Mau Olhado e Quebranto, o que é e quais são os sintomas. Disponível em: http://bomfeiticeiro.com/simpatias-feiticos-medalhas-cruzes-talismas-amuletos-de-protecao-magia-contra-feiticos/olho-gordo-mau-olhado-inveja-quebranto/. Acesso em: 17 abr. 2013.

ORTENCIO, Bariani. Medicina popular do Centro-Oeste. 2. ed.  rev. e atual. Brasília, DF: Thesaurus, 1997.  

REZAS, benzeduras, simpatias: soluções para todos os seus males. São Paulo: Editora Três [19–?]. 314 p.  

Como citar este texto

GASPAR, Lúcia. Quebranto e mau-olhado. In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2013. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/quebranto-e-mau-olhado/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2009.)

"Mau-olhado" existe? Na dúvida, saiba como se proteger

“Olho gordo” ou “Mau-olhado” é o nome com que popularmente são conhecidas as chamadas energias negativas transmitidas por alguém a outra pessoa, atrapalhando a realização de planos ou conquistas em algum nível. Quem supostamente é alvo de olho gordo pode sentir desde desânimo e cansaço até a impressão de que, por algum motivo oculto, a vida não evolui.

Sempre que a “vítima” parece próxima de concretizar algum desejo, algo dá errado: o carro quebra, a entrevista para um emprego muito desejado é um fiasco, nenhum relacionamento amoroso vinga, o dinheiro nunca sobra. Por mais que a pessoa batalhe, os obstáculos não cessam em seu caminho.

Mau-olhado é real? Como age e como se defender

Existem diversas teorias sobre o olho gordo que incluem, sim, as vibrações energéticas, cuja motivação tem a forma de inveja, despeito, rancor, raiva e outros sentimentos tidos como negativos. Essas vibrações podem atingir os chakras e, com isso, desequilibrar a pessoa.

Cristais, salmos, mantras e simpatias podem dar uma forcinha para combatê-las, mas é a força do pensamento o maior amuleto com o qual alguém pode contar. E, nesse sentido, é fundamental lutar contra a autossabotagem – porque, acredite, às vezes nós mesmos lançamos o tal olho gordo em nossas vidas.

Segundo a reprogramadora mental e palestrante Elainne Ourives, cada pessoa tem um campo eletromagnético ao redor – ou, como muita gente conhece, uma aura.

“Essas auras podem se integrar e se fundir umas às outras se as frequências ou vibrações forem similares ou compatíveis”, diz Elainne, especialista no trabalho com a Tabela Hawkins ou Escala das Emoções Humanas, teoria proposta pelo filósofo norte-americano David Hawkins (1913-2002).

Conforme a tabela, a escala vai de 20 hertz (vergonha) a 1000 hertz (plena consciência do eu, iluminação).

“Quem vibra abaixo de 100 hertz está mais propenso e aberto para trocar e receber energias de outras pessoas com o mesmo padrão energético e emocional negativo. Você é o que você vibra.

Se mantém uma frequência equilibrada com emoções saudáveis e positivas, seu campo eletromagnético terá menos risco de captar, receber e absorver energias negativas ou frequências densas e inferiores de outras pessoas”, fala Elainne, que também é autora do livro “DNA Milionário” (Editora Gente).

A importância dos chakras em harmonia

De acordo com a psicanalista integrativa Priscilla Tavollassi, que trabalha com uma abordagem metafísica da saúde, o equilíbrio ou não dos chakras — pontos de energia vital distribuídos ao longo da coluna — também é determinante para as vibrações energéticas.

“Temos mais de 80 mil chakras, portanto, nosso corpo é energia pura, tanto é que muitas vezes a gente leva choque, né? Porém, possuímos 7 chakras principais que se encontram no eixo vertical do nosso corpo e que levam a energia a se movimentar de modo circular.

E, da mesma forma que recebemos, também emitimos energias por meio desses chakras.

Quando os chakras estão em desarmonia, ou seja, mais enfraquecidos, seja por cansaço físico ou emocional, estamos suscetíveis a receber vibrações negativas dos chakras das outras pessoas que também vibram uma energia ruim”, explica.

Para que essa influência não aconteça, Priscilla avisa que precisamos estar equilibrados fisicamente, mentalmente e sentimentalmente. “Uma das leis do universo é que 'semelhante atrai semelhante'. Então, se você estiver com a energia 'baixa' você atrairá alguém que também esteja”, pontua.

A força do pensamento

Conforme o psicoterapeuta junguiano e astrólogo Thiago Guimarães, o simples ato de pensar em alguém também pode provocar uma conexão energética.

“Quando eu penso em uma pessoa que me desperta o rancor ou mágoa, automaticamente eu me conecto com a energia negativa gerada por aquela situação que desencadeou o sentimento.

Da mesma forma que, quando lembramos algo muito bom, nosso coração se enche de alegria e passamos, então, a vibrar na energia do amor e da felicidade”, diz.

Meditação, manter pensamentos com frequências positivas, aperfeiçoar o silêncio interior, manter uma alimentação saudável, cuidar do sono, das emoções e de seus comportamentos são algumas das maneiras para alcançar o equilíbrio energético e emocional e afastar o “mau-olhado”.

Autossabotagem é atrair energias negativas

Há um outro ponto de vista, sustentado com base na psicologia, que teoriza sobre um outro modo com que nós mesmo atraímos o olho gordo. Segundo o psicólogo Roberto Debski, especialista em medicina integrativa e facilitador em Constelação Sistêmica Familiar, atribuir acontecimentos ruins a energias de terceiros é um sinal de autossabotagem.

Leia também:  Como Saber Que Tipo De Corpo Tenho?

“Esse processo acontece quando não nos sentimos merecedores ou não temos a 'permissão' inconsciente para o sucesso ou felicidade. Vamos supor que em uma família nunca houve pessoas prósperas. Todos 'batalharam' arduamente pela sobrevivência.

A pessoa que sabota a si mesma geralmente não se sente capacitada ou autorizada para ser melhor do que seus pais ou antepassados.

Assim, ao conseguir sucesso ou prosperidade, desencadeia mecanismos inconscientes e comportamentos que a levarão a ter problemas e dificuldades”, explica Roberto.

“Exemplos? Associando-se a gente duvidosa, fazendo investimentos arriscados, gastando dinheiro à toa, pondo tudo a perder. Assim, justifica suas crenças limitantes inconscientes, perpetuando o looping da autossabotagem e do insucesso”.

Sua inveja bate mim e…como lidar com ela?

Para Thiago, é importante lembrar que todo mundo sente inveja. Trata-se de um sentimento natural do ser humano querer aquilo que é do outro.

“Quando a inveja acontece de uma forma saudável, o outro se transforma em uma inspiração para mim. Então, eu luto para conquistar aquilo que ele tem e me esforço para seguir o mesmo caminho.

Porém, o olho gordo consiste na necessidade não só de ter o que é do outro, mas por um mal-estar porque ele tem e eu não tenho. Geralmente, a pessoa que lança esse tipo de energia ruim tem preguiça de correr atrás porque não acredita em si mesma.

Então, prefere ficar parada, reclamando da vida e agourando as coisas alheias”, diz.

Esteja atento a suas crenças

O nosso inconsciente é gigantesco e ali carregamos tudo aquilo que vivemos, incluindo um possível complexo de inferioridade.

Quem traz consigo a crença inconsciente de que não é digno de felicidade vai acabar com tudo o que conquistou de forma inconsciente, ou seja, sem perceber que está fazendo isso.

E pode ser, sim, que coloque a culpa disso no olho gordo – é mais fácil achar um culpado do que tomar consciência da própria responsabilidade e mudar de vida.

“O tempo todo precisamos cuidar e identificar os nossos sentimentos. Por exemplo, se eu percebo que me conectei a uma energia pesada de raiva, eu posso tentar identificar qual foi o gatilho que despertou isso em mim, respirar fundo e focar em outra coisa.

No exato momento em que percebi o gatilho emocional que me conectou àquela energia, posso começar a me questionar: vale a pena eu me sentir assim? Faz sentido eu me sentir assim? Esse sentimento é meu ou do outro? Essas perguntas ajudam a tomar consciência daquilo que se sente”, afirma Thiago.

Inveja: Saiba reconhecer quando ela te pegou!

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Cena do filme "A morte lhe cai bem" (Foto: Reprodução)

Vamos começar desmistificando o tema? Todo mundo sente inveja, praticamente ninguém admite e não existe tal coisa como inveja branca ou boa. Aliás, há ódio e/ou desejo de destruir o outro.

Leia mais

Sim, o assunto é pesado mesmo. Mas quando falamos sobre ele, ou tendemos a nos colocar no papel de vítima, reclamando de alguém que nos prejudicou, ou queremos saber como se proteger.

Entretanto, não é muito comum nos colocarmos do outro lado, o do invejoso. E sabe porque isso acontece? Porque é difícil pra caramba bancar uma inveja. Você mesma já se pegou pensando nas vezes em que sentiu inveja? Não? Então vamos entrar nesse caminho arenoso, se entender bem e poder mudar de fase na vida.

O que é inveja?Segundo o psicanalista e psiquiatra Mario Louzã, trata-se de um sentimento humano primitivo que se caracteriza por ódio ou rancor em relação a algo de bom que o outro tem e o invejoso não. “A inveja que alguém me causa leva ao desejo de atacar, ‘destruir’ (literal ou metaforicamente) o objeto bom”, explica Mario.

De acordo com o psicanalista, a inveja explicita que não somos perfeito, por isso é tão difícil lidar com ela ou mesmo admitir que a sente. “Ela fere meu narcisismo ao mostrar que o outro tem algo bom que eu não tenho . Pode ser desde um bem material, uma qualidade, um dom, uma característica positiva, etc”, diz.

De onde vem?Se o sentimento é primitivo, a palavra tem origem no latim “invidere”, sendo que “videre” significa “olhar”. Por isso, há muitas expressões populares para falar da inveja, como “olho gordo’, “mau olhado” e “secar com os olhos”.

Essa energia negativa está presente em várias línguas, é considerada um pecado capital e há objetos para se proteger contra ela. “Variadas culturas fazem referência ao ‘evil eye’.

Há vários amuletos, por exemplo, o nazar ou olho turco, uma pedra arredondada azul com o centro contendo círculos concêntricos que lembram um olho”, diz.

No indivíduo, a inveja já é observada ainda mesmo na infância. “Ela faz parte da natureza humana”, avisa Mario.

Qual a diferença entre inveja e cobiça?Elas são diferentes, mas andam de mãos dadas, viu? Nas semelhanças estão o sentimento negativo em relação a algo que o outro possui.

A diferença é que na inveja queremos “destruir”, e na cobiça queremos possuir o que ela tem. “É um movimento de querer ser como a pessoa (ou ter o mesmo que a pessoa) invejada. Pode-se também cobiçar algo mais abstrato (muito dinheiro, muito poder, etc.

) para dominar os outros, algo ligado ao narcisismo”, explica.

Mas eu também causo mau olhado?

Deixando o “bom mocismo” de lado, quebrando todas as barreiras do narcisismo que nos impede de ver nossos defeitos, todos conseguimos chegar a um veredito único: todos sentimos inveja sim. E nem sempre a mesma situação pode provocar inveja em pessoas diferentes.

“A inveja é um sentimento primitivo, imaturo que está latente em nós, podendo manifestar-se sempre que alguém ou alguma situação ‘puser o dedo em nossa ferida’, provocar o sentimento. Ela se estrutura de modo diferente em cada pessoa, conforme sua personalidade e dinâmica de funcionamento psíquico”, certifica Mario.

Como identificar que estamos com inveja?Dificilmente você perceberá que está passando por uma “crise invejosa”. Isso acontece porque o sentimento é inconsciente.

Ele chega sutil e intenso, tirando você de seu equilíbrio sem dar espaço para você se questionar.

“Muitas vezes, a inveja fica explícita para quem está observando a situação, mas não para o próprio invejoso que não percebe sua própria inveja, ou percebe, mas não quer dar o braço a torcer”, comenta.

Para que ela não passe despercebida por você, lembre-se do ditado “quem desdenha quer comprar”. Fique atenta sempre que você desprezar, depreciar, menosprezar ou rebaixar alguém.

Existem pessoas reféns da inveja?Segundo Lozã, apesar de todos temos uma certa dose de inveja, algumas pessoas são mais intensamente invejosas, e isto acaba prejudicando seu convívio com os demais. “Elas são percebidas como pessoas que estão sempre boicotando o que os outros estão construindo ou trazendo ‘má energia’ aos demais”, diz.

Dá para reverter?A boa notícia é que dá sim! A ruim é que, segundo Lozã, é difícil domar essa fera porque ela está relacionada com a frustração de não ser como o outro ou não ter o que o outro tem. “Se conseguimos perceber que estamos com inveja e reconhecemos nossa limitação em relação a algo bom que outrem possui, já é o primeiro passo”, avisa.

O psicanalista comenta que transformar a inveja requer um esforço racional de aceitação. É preciso superar essa frustração. Para isso, você deve tentar desenvolver em você mesma o “objeto da inveja”.

Ou seja, se for algo material, como um carro, uma bolsa, um apartamento, lutar para obter esses bens ou entender porque tanto precisa deles e se precisa deles para ser feliz.

Caso seja do ramo sentimental, o ideal é buscar entender o porquê de você querer ser de outro jeito. “A melhor forma de aprender a lidar com a própria inveja é buscando psicoterapia, especialmente de abordagem psicanalítica”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*