Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Descubra como saber se a cadela está prenha com as dicas de uma veterinária

Quando você tem uma cadela no cio em casa, geralmente precisa aumentar a quantidade de cuidados com ela no dia a dia. Além das mudanças físicas, como o sangramento, é comum que nessa fase elas fiquem um pouco mais ariscas e agressivas por causa dos hormônios. Ainda assim, a principal preocupação dos tutores está ligada, geralmente, a gravidez da cadela: com o aumento de feromônios, é comum que os machos ao redor dela se sintam atraídos para cruzar — por isso, inclusive, o passeio deve acontecer com cuidados. A dúvida que bate depois do período de cio é, justamente, como saber se a cadela está prenha. Para te ajudar a identificar a condição, nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre, da clínica 4Pets, no Rio de Janeiro. Dá uma olhada! 

Cio de cachorro: em qual período você precisa ficar atento para evitar a gravidez

O ciclo de cio de cachorro é completamente diferente do dos humanos, então é super comum que existam dúvidas sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela, de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio e, exatamente, sobre o que acontece no corpo dela nessa fase.

Madelon explicou cada uma das etapas: “o ciclo estral (o cio) dura, em média 30 dias e cada uma das três fases dura aproximadamente 10 dias. Na primeira etapa, a cadela tem o sangramento. Na segunda, o sangramento diminui e a vulva fica edemaciada (aumenta de tamanho).

É nessa fase que a cadela aceita a monta, geralmente porque está ovulando. Na terceira etapa ela já não aceita mais ser montada, mas ainda está com os níveis de feromônios altos, o que instiga os machos”.

Esses ciclos costumam se repetir a cada seis meses, dependendo da cadela. 

Os sintomas da cadela prenha e a confirmação do veterinário

Se a sua cadela tiver engravidado durante o período de cio, os sintomas devem começar a aparecer, mais ou menos, 30 dias depois do fim do ciclo. “Algumas cadelas apresentam maior indisposição, inicialmente, falta de apetite e maior sonolência.

Elas também podem ficar mais carentes ou ter um aumento no volume das mamas”, explicou a profissional.

Mesmo que você não tenha planejado o cruzamento, se esses sintomas aparecerem mais ou menos um mês após o cio da cadela, vale a pena visitar o veterinário: “a confirmação se dá através do histórico do cio, data da monta, exame físico e ultrassonografia (essa só consegue confirmar a gestação a partir de 21 a 30 dias da monta)”, enumerou Madelon. Ela continua: “a gestação dura em torno de 63 dias, mas pode ocorrer variações entre 58 a 68 dias. Com 30 dias de gravidez a gente já observa um aumento abdominal leve, aumento do apetite e maior sonolência na cadela”.  

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Cadela prenha precisa de cuidados para garantir sua saúde e a dos filhotes

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Saúde animal

Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose.

Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele.

Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Saúde animal

As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação.

Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária.

Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Saúde animal

Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino – e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Saúde animal

A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros.

Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

Depois que a gravidez da sua cadela for confirmada, o acompanhamento com o veterinário é indispensável para garantir que esse período seja tranquilo tanto para a mãe, quanto para os filhotinhos. É bem provável que ele receite uma vitamina para cadela prenha para ela tomar durante a gestação.

Além disso, algumas mudanças são necessárias, como conta a profissional: “a mãe deve se alimentar com ração super premium ou ter o cardápio refeito caso recebam apenas alimentação natural.

Uma observação importante é que a cadela não deverá ser vacinada ou vermifugada durante a gestação, por conta dos fetos”. 

Como prevenir a gravidez indesejada da sua cadela 

A superpopulação de cachorros é uma realidade em muitos lugares do país e, justamente por isso, muita gente indica que a adoção de pets com ou sem raça definida seja priorizada ao invés da compra de filhotes.

Por isso, a não ser que a você tenha um canil para criar uma raça específica do animal, não existe uma grande necessidade de fazer a sua cadela engravidar e, por isso, a prevenção é o melhor remédio: “sem dúvida, a melhor forma de garantir que a cadela não vai engravidar é a castração.

O uso de anticoncepcionais é totalmente contraindicado pois o risco da cadela desenvolver câncer de mama ou alterações uterinas, como a piometra, é grande”, afirmou Madelon.

A probabilidade do desenvolvimento de uma dessas doenças cai significativamente quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas a cirurgia de esterilização é uma opção, até mesmo, para as que já ficaram prenhas: ao menos, ela impede uma nova gestação indesejada.  

Redação: Ariel Cristina Borges

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Continuar Lendo

9 sinais de que sua cadela grávida está próxima de dar à luz | Cuidados | iG

Descobrir que a cachorrinha engravidou é uma das maiores felicidades dos donos. É divertido saber que a casa ficará cheia de alegria com a chegada de vários filhotinhos. Porém, apesar da alegria, muitas responsabilidades acompanham uma cadela grávida. Ela precisa de mais atenção, cuidados especiais, alimentação diferenciada e que os donos fiquem atentos ao dia do parto.

Leia também: Cesariana em cadelas: Quando optar por esse procedimento?

Na verdade, um das maiores preocupações é descobrir quando a cadela entrará em trabalho de parto.

No caso dos humanos, o médico obstetra consegue prever aproximadamente a data do nascimento, principalmente porque as mulheres optam por cesárea na maioria das vezes.

Já uma cadela grávida
só realiza o procedimento cirúrgico em situações especiais, como complicações durante o parto. Por isso, o dia do nascimento é quase sempre uma incógnita.

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

reprodução shutterstock
É importante ficar de olho nos sinais dados pela cadela grávida para conseguir prever o dia do parto

Para resolver esse problema, é importante conhecer alguns sinais que indicam o início do parto. Conhecer essas dicas te permitirá estar atento a cadela para ficar preparado e conseguir ajudá-la no momento que mais precisa. 

1. De olho no tempo de gestação

Se você souber o dia exato em que ocorreu a fecundação, ficará mais fácil prever o dia do nascimento. Em média, uma cadela carrega seus filhotes entre 59 e 65 dias, aumentando as chances de parto a partir do 62º dia. A data correta irá depender de alguns fatores, como raça e idade. O médico veterinário pode resolver esse problema através de exames, podendo até chegar numa previsão.

2. Agitação incomum

É comum que, quando o parto está se aproximando, a cadela fique bastante nervosa.

Ela começará a ficar inquieta, se afastar de pessoas desconhecida e que não tem confiança, assim como evitar o contato com os outros pets da casa.

Além disso, essa agitação incomum impedirá que se sinta bem consigo mesma, podendo até se tornar arrisca em alguns momentos. Tenha paciência, pois esse comportamento é temporário e passará após o parto.

3. Procura constante pelo dono

Mesmo com todo o nervosismo e irritação, a cadela sempre vai atrás dos donos procurando por conforto e carinho. A preferência sempre vai ser do membro que mais confia e se sente segura. Por isso, se notar que ela está muito carinhosa e desejando atenção fora com comum, fique atento, pois o parto se aproxima. 

Leia também:  Como Ver Pedidos Que Fiz No Instagram?

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

reprodução shutterstock
Alteração da temperatura corporal está entre os sinais de que o parto está se aproximando

5.  Leia também: Gravidez psicológica? Entenda como as cadelas desenvolvem isso

4. Alteração da temperatura corporal

Um dos principais indícios de que os filhotinhos estão chegando é a alteração da temperatura corporal da cadela. Normalmente, ela mede 38°C, mas, cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura desce alguns graus. Uma forma de ficar de olho nessa mudança é utilizar um termômetro retal, que pode ser utilizado quando a cadela entra na última semana de gestação.

No entanto, jamais force o pet a isso. Se perceber que ela fica incomodada demais, é melhor desistir porque só a deixará mais estressada. Consulte o veterinário sobre a melhor forma de verificar a temperatura corporal. Caso comece a aumentar muito a ponto de passar dos 38ºC e outros sintomas surgirem, como febre e mal-estar, leve-a imediatamente ao médico. 

5. Perda de apetite

Por volta de 12 ou 24 horas antes do parto, é normal que algumas cachorrinhas percam o apetite. Esse sinal é bem fácil de detectar, basta ficar de olho no comportamento dela. Entretanto, isso nem sempre ocorre, por isso não é um sinal tão confiável. Algumas cadelas se alimentam normalmente, às vezes até durante o nascimento dos filhotes.

6. Limpeza das genitais

Algumas horas antes de parir, a cadela começa a lamber suas genitais excessivamente. Esse comportamento é para limpar a zona, ajudar na expulsão dos filhotes e aliviar parte da dor que sente. 

Leia também: Quais exames médicos cães devem fazer?

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

reprodução shutterstock
Preste atenção se a cadela começa a lamber excessivamente suas genitais, pois é um comportamento para limpar a zona e aliviar a dor que sente

A escolha do ninho é uma etapa muito importante na gravidez. Será nesse lugar que a cachorrinha dará à luz e criará seus filhotes nos primeiros dias. O local provavelmente será acolhedor, um pouco escondido e onde se sinta mais confortável. Dessa forma, não estranhe se ela passar muito tempo nesse ambiente. 

Não tente convencê-la a trocar de lugar, é preciso respeitar sua decisão, a não ser que a escolha ofereça algum risco para ela e os bebês. Caso contrário, tente deixar o ambiente o mais aconchegante possível. Espalhe almofadas e cobertores para que a cadela fique quentinha e confortável.

Não se esqueça de que o nascimento acorrerá nesse ninho, por isso é interessante deixar os utensílios para o parto próximo e montar o ambiente já pensando nos filhotes. 

8. Liberação de muco

É comum, pouco tempo antes do parto, o tampão mucoso ser liberado, igual os seres humanos. Ele tem uma cor amarelada ou branca, podendo vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. Esse muco tem a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação. A partir desse momento, o nascimento ocorrerá no máximo 12 horas depois. 

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

reprodução shutterstock
O acompanhamento médico é imprescindível para evitar que os filhotes nasçam com problemas e a mamãe tenha complicações na gestação

Assim como acontece entre os humanos, as contrações são os principais e últimos sintomas de que o parto irá acontecer. Poderá ver facilmente os movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, principalmente se a cadela estiver deitada de lado. É possível que você também escute gemidos de dor. 

Leia também: Pós-parto de uma cadela: saiba todos os passos importantes

A importância do acompanhamento médico

Assim que descobrir que sua cachorrinha está grávida, o acompanhamento médico é imprescindível durante toda a gestação.

Através de exames, o veterinário conseguirá detectar possíveis complicações, doenças, anormalidades nos filhotes, dentre outros problemas.

Ele também dirá como você deve agir quando o dia do parto chegar, quais são os cuidados necessários com a cadela grávida
e como proceder com os recém-nascidos.

Leia tudo sobre:

Como saber se uma cachorra está prenha?

A gestação de uma cadela tem duração de aproximadamente 63 dias e esses dois meses geram muita expectativa e ansiedade nos pais humanos.

Na maioria das vezes não é fácil identificar a prenhez logo no início, mas se você percebeu que sua pet está agindo de modo estranho e ela não é castrada, fique atento aos sinais e consulte logo um médico veterinário para saber se sua cachorra está prenha e oferecer a ela todo o suporte necessário neste momento. 

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Acompanhamento pré-natal

Antes de mencionarmos os principais sinais de que sua cadela está prenha, é preciso saber que o acompanhamento de um médico veterinário durante a gestação é de extrema importância.

As consultas são essenciais mesmo que sua pet esteja saudável e não apresente riscos durante a gestação.

Hoje em dia, existem até mesmo clínicas veterinárias especializadas em reprodução e em neonatos que podem auxiliar nesse momento tão delicado.

A ida ao médico veterinário é fundamental neste momento em que você desconfia que a cadela está prenhe, pois alguns exames podem ser feitos para confirmar a gestação e saber como está a saúde geral de todos (futura mamãe e filhotes).

Assim como em humanos, o médico veterinário pode realizar exames físicos, de sangue e até mesmo de imagem.

A ultrassonografia pode ser solicitada em qualquer estágio da gestação, enquanto a radiografia pode ser feita no final dela, especialmente para termos uma ideia de quantos filhotes serão.

Sinais de que a cadela está prenhe

Seja qual tenha sido a circunstância, se a gestação foi planejada ou por acidente, as pets começam a apresentar sinais quase no final do primeiro mês de gestação, antes disso, as mudanças podem ser sutis e quase imperceptíveis. 

1. Diminuição da atividade física: Para pets que costumam ter bastante energia, a diminuição na atividade física pode ser um grande indicador de prenhez, principalmente se a cadela passa a maior parte do dia dormindo e cansa facilmente.

2. Mudança de comportamento: Cada pet é único e as mudanças de comportamento na cadela prenhe podem ser variadas.

Mas se você sabe qual é a rotina da sua filha de quatro patas e como ela costuma a se comportar normalmente, uma simples alteração nisso já fica perceptível que algo diferente está acontecendo.

Algumas pets podem buscar mais atenção e mostrar carência, mas em outros casos podem procurar isolamento e ficam irritadas mais facilmente.

3. De olho no apetite: É comum pensarmos que uma cadela prenhe por regra terá um aumento no apetite. Porém, isso costuma ocorrer mais no terço final da gestação. No começo, pode haver até uma diminuição no apetite e ocasionalmente a pet pode vomitar (algo como o enjoo matinal em humanos).

4. Inchaço das mamas: Esse sinal costuma acontecer após o primeiro mês de gestação, os mamilos ficam inchados, mais avermelhados e quando a pet estiver próxima de parir, em alguns casos você pode observar um pouco de leite vazando dos mamilos.

5. Ganho de peso e aumento abdominal: Conforme os filhotes crescem, a barriga da cadela aumenta de tamanho e esse é um dos principais sinais que ela está prenhe. O aumento de peso geralmente tende a ocorrer junto ao aumento abdominal.

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Na suspeita de um comportamento estranho por parte da cadela, reforçamos que é fundamental a ida ao médico veterinário. Todos esses sinais mencionados acima podem ser indicadores de prenhez, mas também de algumas doenças. O ideal é que um profissional avalie cada caso.

A visita ao médico veterinário também é importante para que os pais da pet recebam as instruções de como lidar com a gestação, quais são os cuidados, a melhor alimentação e a previsão do parto, assim, você pode se preparar para que o profissional acompanhe todo o processo. Lembrando que se você não for um criador legalizado, o mais indicado é a castração de cachorros machos e cadelas para evitar ninhadas indesejadas e o abandono.

Como saber se a cadela está grávida: principais sinais

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Algumas dúvidas são constantes na cabeça dos tutores de cães, e uma delas é como saber se a cadela está grávida.

Entender os sinais de uma cadela prenha são importantes para iniciar os cuidados com a mãe e os filhotinhos. Dessa forma, a gestação acontece sem preocupações, seja ela uma gravidez programada ou um deslize durante o período do cio.

A verdade é que identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, porém o corpo do animal apresenta mudanças após 20 dias. Quer saber quais são? Vamos te contar todos os detalhes.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

A gravidez canina dura de 58 a 65 dias e esta variação acontece de cachorro para cachorro. As principais mudanças físicas aparecem depois de 20 a 30 dias, depois desse tempo já tem como saber se a cadela está grávida observando estes sinais:

  • Secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • Tetas rosadas e região inchada;
  • Vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  • Aumento do peso no segundo mês da gestação;
  • Mudança de comportamento, apatia e carência.

Se notar qualquer alteração na personalidade do seu cachorro, a recomendação é procurar um veterinário para confirmar a gestação.

Leia também:  Como Parecer Que O Cabelo É Mais Comprido?

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

O período fértil das cadelas acontece na fase do Estro do cachorro no cio, momento que o animal está ovulando e aceita receber o macho. 

Após a fecundação do óvulo, tem como saber se a cadela está grávida a partir de 20 dias com a realização do “teste de gravidez para cadela”, que na verdade é um exame hormonal que mede os níveis de hormônio no pet.

Como saber se a cadela está grávida de muitos filhotes?

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

A partir de 28 dias é possível realizar um raio X e exame de palpação para saber quantos filhotes a cadela está esperando. A média é de 4 a 8 bebês dependendo do animal, porém algumas raças não passam de 4 filhotes, como Chihuahua, Yorkshire Terrier e Spitz Alemão.

Raças como Dogue Alemão, São Bernardo e Fila Brasileiro, além do popular Vira-lata (SRD), são conhecidas por terem ninhadas grandes.

Cuidados com uma cadela grávida

Depois que a gestação é confirmada, a cachorra grávida pode tomar suplementos para cachorro de acordo com as recomendações do veterinário.

Neste período, a alimentação do pet é fundamental para a mãe e filhotes. A comida para cadela gestante deve mudar, caso a ração para cachorro não seja a melhor para esta fase do animal.

A linha Super Premium é aquela que entrega mais nutrientes e possui zero corantes e aromatizantes em sua fórmula, por isso é a primeira recomendação dos veterinários.

Agora que você aprendeu como saber se a cadela está grávida, ficou muito mais fácil identificar os sinais no seu pet. Ofereça cuidado e atenção ao seu bichinho para que ele fique o mais saudável possível durante a gestação.

Assim como para nós humanos, uma gestação envolve mudanças de hormônios, comportamento e os pets também ficam inseguros. O suporte e carinho do tutor faz toda a diferença.

Saiba mais sobre saúde e cuidados com o seu pet no blog Cobasi. Olha só os conteúdos que selecionamos para você:

Posts Relacionados

cadela prenha  como descobrir quantos filhotes vão nascer  como saber se a cadela está grávida  saúde canina  sinais de uma cadela grávida  sinais que a cadela está prenha

Identificar os sinais de gravidez na cadela

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

As cadelas podem engravidar quando ficam com o cio, o que acontece aproximadamente a cada oito meses. Este período fértil dura até três semanas. Tal como pode engravidar, durante este período, a sua cadela pode também envolver-se em brigas com machos, caso ainda não se sinta preparada para acasalar. Passear sempre com trela, durante o cio, pode ajudar a evitar que se meta em lutas, bem como, caso não deseje que algum macho acasale com ela, evitar os seus avanços apaixonados.

Como uma gestação pode ser dispendiosa e emocional tanto para si como para a sua cadela, a reprodução deve ser realizada por especialistas. Se deseja evitar que a sua cadela engravide, pode considerar esterilizá-la Encontre mais informação aqui

A gravidez no cão dura entre 61 e 65 dias, mas pode não se aperceber de diferenças físicas evidentes no seu corpo, até a sua cadela estar quase no final da gestação. Não existem testes de gravidez para cadelas, que possam ser feitos em casa. Por isso, como consegue responder à questão “a minha cadela está grávida”?

Há vários sinais a que deve estar atento, que sugerem que há novos cachorros a caminho.

  • Uma ligeira perda de muco pode ocorrer, cerca de um mês após o acasalamento.
  • As maminhas dela podem ficar mais proeminentes em cor e tamanho, cerca de 30 dias após o acasalamento, e poderão produzir um fluido semitransparente.
  • Semelhante ao enjoo matinal nos humanos, a sua cadela poderá vomitar, nas fases iniciais da gravidez. Se os vómitos persistirem, ou tiver alguma preocupação, contacte o seu médico veterinário.
  • Começará a ganhar peso, a partir dos 35 dias de gestação, aumentando gradualmente até 50% acima do seu peso normal.
  • Deverá notar a barriga inchada, a partir do 40º dia, apesar de numa primeira gravidez ou quando as ninhadas são pequenas, possa ser pouco visível.
  • Ela pode parecer mais calma do que o habitual ou poderá perder o apetite. Estes sinais podem também indicar um problema, pelo que deve falar com o seu médico veterinário, caso esteja preocupado.
  • O apetite da sua cadela gestante poderá aumentar na segunda metade da gravidez, pelo que deverá estar preparado para ajustar a sua alimentação em conformidade.
  • O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez ou com um “teste de gravidez para cão”, que mede os níveis de hormonas a partir dos 21-25 dias de gestação, ou por ecografia a partir dos dias 20-22.
  • A partir do 30º dia, o seu médico veterinário poderá efetuar um exame físico para contar quantos cachorros terá a ninhada. Esta contagem pode não ser sempre exata, pelo que deve saber que poderá ter mais cachorros a caminho, do que aquilo que pensa!

Apesar de a sua cadela ser capaz de lidar com a gravidez e o trabalho de parto sozinha, estar de prevenção e falar com ela calmamente pode facilitar o processo. Também lhe permitirá intervir prontamente, caso surja algo inesperado. A futura mamã irá dar-lhe vários sinais de que o trabalho de parto está a começar e que os cachorros já estão quase a chegar.

  • Poderá notar que a sua cadela procura um local calmo para dar à luz, no final da sua gestação. Pode ajudá-la criando um “ninho” numa área isolada e acolhedora. Leia o nosso guia sobre Dicas para uma Gravidez Saudável para mais conselhos sobre como cuidar da sua cadela gestante.
  • Ela pode parecer cada vez mais inquieta com a aproximação do nascimento, apresentando comportamentos como arranhar o chão ou a cama.
  • Uma queda na sua temperatura corporal (para cerca de 37º) assinala que o trabalho de parto deverá começar nas próximas 12-24 horas. A temperatura regressará a 38º, quando o parto começar.
  • Quando as contrações começarem, a sua cadela poderá começar a tremer ou a arfar.
  • Observará fortes contrações abdominais, seguidas de um corrimento claro. Quando isto acontecer, o primeiro cachorro deverá sair, nos próximos 30 minutos.

Na maioria dos casos, as cadelas têm os cachorros naturalmente e não deverá ser necessário intervir.

No entanto, alguns sinais, como corrimento com coloração anormal ou contrações da mãe sem sair nenhum cachorro, podem sugerir complicações.

Se verificar algum destes sinais ou outros que o preocupem, contacte o seu médico veterinário. Leia o nosso guia sobre Trabalho de Parto e Nascimento para mais informação sobre o nascimento em cães.

Como Saber Que A Cadela Esta Gravida?

Como Saber se a Cadela está Prenha?

GESTAÇÃO CANINA

As cadelas podem ficar prenhas sempre que estão no cio, o que acontece uma vez a cada oito meses. Este período de fertilidade dura até três semanas.

Além de poder ficar prenha durante este período, a cadela pode ter conflitos com os machos se não se sentir suficientemente preparada para acasalar.

Levá-la para passear com a coleira durante o cio a ajudará a evitar brigas e, se você não quiser que um macho se acasale com ela, isso vai amenizar suas vontades amorosas.

Como a gestação pode ser cara e sentimental tanto para você quanto para seu animal de estimação, geralmente é melhor deixar a reprodução para os especialistas. Se você quiser evitar que sua cadela fique prenha, você deve pensar em castrá-la.

PRIMEIRO REQUISITO

A gestação canina geralmente dura entre 61 e 65 dias, embora você possa não notar nenhuma mudança física óbvia em sua cadela até a fase final da gestação. Não existe um teste de gestação canina que você possa fazer em casa, então você vai se perguntar como responder à pergunta “Minha cadela está prenha?”

  • COMO SABER SE UMA CADELA ESTÁ PRENHA
  • Existem vários sinais para ver se há filhotes em caminho.
  • Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento.
  • As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente.

Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação. Se o vômito não parar ou se houver algo preocupante, consulte seu veterinário.

Ela começará a ganhar peso em torno do 35º dia de gestação, que aumentará gradualmente até atingir 50% a mais do que o peso normal.

Vocês podem começar a notar sua barriga inchada a partir do dia 40, embora as mamães de primeira viagem e as cadelas que estão gestando uma ninhada pequena dificilmente apresentam mudanças.

Ela pode ficar mais deprimida do que o normal ou perder o apetite. Esses sinais também podem indicar um problema; pergunte ao seu veterinário se você está preocupado com esses sinais.

O apetite da sua cadela prenha vai aumentar na segunda metade da gestação, então você tem que estar preparado para modificar sua dieta corretamente.

O veterinário pode confirmar uma gravidez por meio de um “teste de gestação canina”, que mede os níveis hormonais, a partir dos dias 21 a 25 da gestação, ou por ultrassonografia a partir do dia 20 a 22.

A partir do 30º dia, aproximadamente, seu veterinário poderá realizar um exame físico para saber quantos filhotes sua cadela está esperando.

Este teste nem sempre é preciso, e é possível que ela possa ter mais filhotes do que era esperado.

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Ascendente No Horoscopo?

Como descobrir se a sua cachorra está prenha

A gestação canina é cheia de peculiaridades e detalhes que os tutores que passam pela primeira vez por esse processo com sua cadelinha provavelmente não vão saber identificar e tratar com precisão. Apesar de serem mamíferos como nós, o corpo dos cachorros – macho ou fêmea – apresenta outra fisiologia e nem tudo que é válido para uma gestação humana se repete em uma canina.

Por isso, se seu pet está passando pela primeira vez por isso e você ainda não sabe muito como identificar as fases da gestação ou mesmo quais os cuidados durante a gravidez e no pós-parto, o UOL BICHOS te ajuda respondendo às principais dúvidas sobre o assunto.

O cruzamento dos cachorros envolve outras fases que vão além simplesmente do coito. Você já deve ter ouvido falar que depois da cópula propriamente dita o cachorro e a cadela permanecem grudados, com o pênis ainda penetrado.

Isso acontece porque a ejaculação do cachorro ocorre em três fases, e não apenas no momento em que ele está sobre a cadela.

É neste momento posterior em que eles estão “grudados” (em função do aumento do bulbo peniano que fica preso até que passe a ejaculação) que ocorre a maior liberação de espermatozoides e quando, de fato, a fêmea é fecundada.

Por que estamos explicando tudo isso? Para dizer que, se a fêmea e o macho não passaram esse período todo juntos (o que dura em média 30 minutos) ela provavelmente não foi fecundada e o cruzamento não foi completo.

Se ainda assim você tem dúvidas se sua cadela está grávida (por ela ter passeado sozinha na rua estando no cio, por exemplo) o mais aconselhado é observar os sinais que ela apresentará nos próximos dias. Entre os sinais de gravidez nos cachorros estão:

  • A perda de apetite;
  • Aumento dos mamilos, que ficam também mais escuros;
  • Cansaço e desânimo;
  • Busca por lugares quentes e confortáveis;
  • E, é claro, o aumento da barriga.

Se você não conseguiu identificar nenhum destes sinais mais ainda assim desconfia que a cadela esteja prenhe, o aconselhado é visitar o veterinário a partir do 21º dia para que o diagnóstico seja feito por meio de uma ultrassonografia.

Embora seja um dos sinais, o aumento da barriga da cadela não é o central para identificar a gravidez, já que varia muito de acordo com o porte e peso do animal. No entanto, considerando que a gravidez canina dura em média 64 dias, uma previsão para o aparecimento da barriga é por volta do final do primeiro mês.

Quantas vezes o cachorro tem que cruzar para ficar prenha?

Em teoria, um cruzamento deveria ser suficiente para que a cadela fique prenhe, mas interrupções no momento do coito ou mesmo a escolha de um dia inadequado do cio (o período ideal é por volta de 8 ou 9 dias depois do início dele) podem impedir que a fecundação propriamente dita aconteça. Se o cruzamento é planejado pelo tutor e ele deseja que a cadela fique grávida, pode colocar o macho e a fêmea por até três dias seguidos juntos, lembrando-se apenas de não permitir que eles cruzem mais de uma vez no mesmo dia.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

Se a fêmea foi fecundada depois do cruzamento, ela já estará grávida. A confirmação da gravidez, no entanto, só pode ser feita por volta do 21º dia depois do cruzamento, quando um veterinário poderá realizar uma ultrassonografia – ou mesmo uma outra avaliação como a palpação abdominal, que é mais econômica mas menos certeira que o ultrassom.

Quando sai leite da mama da cadela é sinal de gravidez?

O leite na mama da cadela pode ser, sim, um sinal de gravidez. Mas também ocorre em outras situações como na gravidez psicológica e, nestes casos, o sintoma pode se juntar a outros e evoluir para tumores e até endometriose. Por isso, é sempre importante buscar a confirmação de um veterinário de que a cadela de fato está grávida.

Como deve ser a alimentação de uma cadela prenha?

Nas primeiras semanas de gestação, a alimentação da cadela prenha deve seguir da mesma forma que antes, com mesmo intervalo e dosagem.

Por volta da quinta semana, o tutor deve procurar um veterinário para que ele avalie o peso da cadela, quantos filhotes ela está esperando e, a partir disso, determine qual deve ser o aumento nas porções de ração oferecidas a ela ao longo das próximas semanas de gestação.

Além disso, no final da gravidez é importante reforçar a nutrição da cadela, oferecendo rações mais proteicas e vitaminadas como as de filhotes. Neste período ela também terá mais dificuldades de comer grandes porções de uma única vez, já que o espaço para armazenamento no seu corpo será menor. Ofereça a mesma quantidade de alimento no dia, mas em porções menores e menos espaçadas.

Por fim, lembre-se sempre de garantir que a cadela tenha àgua a sua disposição, evitando a desidratação.

Pode dar ovo cozido para cadela prenha?

Não há nenhum impeditivo em oferecer ovo (desde que cozidos, para evitar contaminação) a cachorros, mas caso opte por uma alimentação natural em detrimento da ração, o tutor precisa estar ainda mais atento à elaboração da dieta do animal para evitar a subnutrição – ainda mais quando se trata de cadelas prenhas! Por isso, qualquer mudança do tipo na alimentação do animal deve passar pelo aval do veterinário.

Como cuidar da cadela no pós-parto?

A cadela normalmente tem um instinto maternal muito aflorado no pós-parto e assume, por conta própria, a missão de cuidar dos filhotes, alimentando-os e os mantendo aquecidos.

Então, a função do tutor neste processo será de observar e cuidar para que a mãe continue saudável e tenha tudo que precisa ao seu alcance. Certifique-se de oferecer alimento na frequência correta e deixar água sempre disponível para a cadela.

Ela e os filhotes também precisam estar em um ambiente limpo, aquecido e confortável.

Em regra, não é recomendado que o tutor dê banho na cadela ou nos filhotes nesse primeiro momento, já que o cheiro é central para que eles se reconheçam e criem um vínculo nesse período do pós-parto e amamentação.

Verifique também, com alguma frequência, se a cadela não desenvolveu algum tipo de lesão nos mamilos, que podem ocorrer tanto pelo acúmulo de leite quanto por ferimentos provocados por ressecamento ou pelos dentes dos filhotes (que surgem por volta do primeiro mês). Em caso de ressecamento, é possível proporcionar algum alívio molhando-os com água morna.

Além disso, se observar secreções vaginais de cores escuras nos primeiros dias após o parto, saiba que elas são normais e devem diminuir ao longo das semanas.

Quando os filhotes tiverem por volta dos 45 dias – e se nenhum comportamento anormal for observado antes disso – eles e a mãe podem fazer a primeira visita ao veterinário.

Quais os cuidados que devemos ter com cadelas na gravidez?

Na gravidez, as cadelas costumam passar por mudanças físicas e emocionais e por isso é importante que o tutor esteja atento para garantir seu conforto e saúde.

Como já mencionamos, nessa fase será essencial um olhar mais atento à alimentação: a cadela agora se alimenta por ela e pelos filhotes! No entanto, apesar do aumento das porções de ração ser necessário e recomendado, o tutor não deve de forma alguma forçar o animal a comer quando ele não se sente à vontade para isso.

Além disso, procure oferecer espaços confortáveis onde a cadela possa descansar, sempre forrados e protegidos de correntes de ar.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de visitar o veterinário com frequência. Só ele consegue determinar com precisão se o animal está passando por uma gestação saudável ou se precisará de alguma intervenção médica ou exames adicionais.

Pode estourar a bolsa da cachorra?

Qualquer intervenção no parto da cadela só deve ser feita por um médico veterinário. Em regra, se o parto estiver acontecendo em boas condições e dentro da normalidade, a bolsa da cachorra se romperá sozinha. Depois que a bolsa estoura, os filhotes devem sair entre 30 e 60 minutos depois. Caso isso não aconteça nesse período, o tutor deve procurar um veterinário com urgência.

Quantos meses dura a gravidez de uma cadela?

A gravidez de uma cadela custuma durar, em média, 63 dias, podendo chegar até a 67.

Quando a cadela está grávida pode dar remédio de verme?

Depende.

Caso esteja pensando em colocar o cachorro para cruzar, alguns veterinários indicam que o vermífugo seja ministrado em três momentos: ainda no cio, de 7 a 10 dias antes dos filhotinhos nascerem e mais uma vez duas semanas depois do parto. Essa indicação, no entanto, varia de caso a caso e a marca e tipo do vermífugo também devem ser observadas – para garantir que não seja um medicamento que atravessa a barreira placentária.

O mais indicado, em todo caso, é consultar um veterinário para que ele dê essa orientação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*