Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro?

Por Guilherme Silva

Viajar de carro te dá a liberdade de escolher os roteiros, determinar os horários de saída e chegada, ou até mesmo visitar um destino interessante no meio do caminho. 

  • Em tempos de pandemia por causa do novo coronavírus, existe ainda a vantagem de evitar aglomerações e não precisar compartilhar espaço, como inevitavelmente acontecem nos trajetos feitos por avião ou ônibus.
  • Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
  • Mas, antes de pegar a estrada, vale se atentar aos gastos, aos cuidados com a manutenção do veículo e até mesmo na acomodação dos demais passageiros, em especial crianças e animais de estimação. 
  • Confira as dicas abaixo para ter um percurso seguro, tranquilo e o mais livre possível de imprevistos:
  • Calcule quanto vai gastar com combustível

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

  1. O maior gasto de uma viagem de carro é o combustível, por isso a importância de calcular o quanto os abastecimentos irão pesar no seu bolso. Faça o seguinte:
  2. 1) Pesquise em aplicativos ou sites de navegação as rotas e quantos quilômetros você vai ter de rodar para chegar ao destino.

2) Saiba quantos quilômetros o seu carro roda, em média, com um litro de combustível (o popular “km/l”). Usar o programa de etiquetagem veicular do Inmetro é uma boa referência, mas também vale calcular o consumo por si próprio anotando a quilometragem rodada antes de cada reabastecimento. 

Leia também: Os carros que tiveram aumentos de preço mais absurdos em 2020

O mais recomendado é começar enchendo o tanque, para ter mais fácil uma referência. No próximo abastecimento, é só dividir o número de km rodados pelo volume de combustível necessário para preencher o tanque novamente e pronto, você chegou a uma média.

Lembre-se que o consumo na estrada costuma ser menor que na cidade. E se o seu veículo for flex, calcule se compensa abastecer com etanol ou gasolina. Apesar de ser mais barato, o etanol tem rendimento cerca de 30% inferior.

Para saber qual o combustível mais vantajoso, faça a seguinte conta: divida o preço do litro do etanol pelo do litro da gasolina. Se o resultado for menor do que 0,7, escolha o etanol. Caso seja maior, abasteça com gasolina.

  • Leia também: 20 carros que foram um fracasso no Brasil
  • Inclua os pedágios nas despesas

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

Depois do combustível, os pedágios representam o maior gasto nas viagens de carro, dependendo da região do Brasil. O valor de uma praça pode até ser considerado baixo de forma isolada, mas a soma de todas pode impactar bastante nas despesas.

Aplicativos e sites de cálculos de despesas (como Qualp, Trace sua Rota, Mapeia, Rotas Brasil) fazem essa conta. Basta informar a origem e o destino.

Neles, também é possível acrescentar o preço do litro do combustível e o consumo médio do seu carro para calcular o quanto você vai gastar durante o deslocamento. Tenha ainda uma reserva de dinheiro para alimentação e imprevistos.

  1. Leia também: Sete carros brasileiros que não andam, se arrastam
  2. Manutenção

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

Lembre-se que nas estradas o socorro é mais difícil e demorado, por isso é importante manter o carro com a manutenção em dia para evitar surpresas desagradáveis. Obedeça ao cronograma de revisões estabelecido pelo fabricante ou leve o veículo a uma oficina de confiança para verificar e, se necessário, fazer algum reparo.

Não se esqueça de conferir o óleo e o líquido de arrefecimento do motor, fluidos e componentes dos freios, suspensão, limpadores de para-brisa, lâmpadas dos faróis e lanternas, estado dos pneus etc.

Observe também se estepe, macaco, triângulo de sinalização e chave de roda estão em boas condições. Esses equipamentos podem resolver rapidamente um contratempo provocado por um pneu furado, permitindo chegar a um local seguro. Além disso, a falta desses itens o deixará sujeito a multa por agentes de fiscalização.

  • Leia também: Oito carros com manutenção mais assustadora que sexta-feira 13
  • Crianças devem ser transportadas corretamente

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

  1. Os pequenos devem ser sempre transportados em cadeirinhas ou dispositivos de retenção específicos (assentos elevatórios ou bebê-conforto) adequados à estatura e à idade, mesmo em trajetos curtos.
  2. De acordo com a NHTSA, agência responsável pela segurança dos viária nos Estados Unidos, esses equipamentos, quando usados corretamente, reduzem em 45% o risco de ferimentos fatais em caso de acidente.
  3. Além de proteger as crianças, as cadeirinhas evitam que o motorista seja autuado por infração gravíssima, com sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a regularização.
  4. Leia também: Maverick V8 vira monstro 4×4 com tração de Willys e direção de Omega
  5. Cuidado com animais de estimação

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

Os pets também devem ser acomodados corretamente dentro do carro. Transportá-los soltos nos bancos, no colo de algum passageiro ou com a cabeça para fora da janela são práticas passíveis de multa pelas autoridades de trânsito. 

  • O correto é carregá-los com equipamentos apropriados, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específico – seguindo as medidas adequadas ao porte de cada animal. 
  • Leia também: Chevette, Fusca, Kombi: carros antigos estão virando nome de drinks
  • Kit viagem
  • Viagens de carro estão sujeitas a imprevistos, como engarrafamentos, interdição de estradas, problemas mecânicos, entre outros imprevistos.
  • Carregue um kit com lenços umedecidos, papel higiênico, sacos plásticos para colocar o lixo, protetor solar, repelente de insetos e medicamentos de uso contínuo.

Também é bom levar água e petiscos, como barras de cereal, biscoitos, chocolates e frutas para aliviar a sede e a fome até chegar ao destino. Uma boa trilha sonora também ajuda a passar o tempo.

  1. Leia também: Relâmpago Marquinhos, o Corcel GT sósia da estrela do filme Carros
  2. Bagagem deve ser acomodada corretamente

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis
Aqui temos um exemplo perfeito de como NÃO levar a bagagem no carro

É importante distribuir corretamente o peso das bagagens no interior do veículo para não interferir no equilíbrio dinâmico. Bagagens sobre o teto alteram o centro de gravidade e interferem no comportamento do carro em curvas e frenagens.

Nunca deixe objetos soltos na cabine, pois eles podem atingir violentamente os passageiros em caso de acidente ou frenagens bruscas.

Ao transportar bicicletas, lembre-se que elas devem ser transportadas em racks próprios, não superando o limite de altura de 4,40 metros (contando a altura do carro). As bikes penduradas em suportes na traseira não podem ultrapassar a largura do veículo (contando espelhos retrovisores) nem tampar lanternas, refletores ou a placa traseira.

  • Você também pode se interessar por:
  • Financiamento: NÃO diga estas dicas e pague até 735% mais juros Como economizar no seguro: 10 formas de obter desconto O que saber antes de comprar o seu primeiro carro As seis melhores dicas para comprar um carro usado
  • Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro 

Ferramentas ajudam a calcular gastos com viagens — Rota de Férias

Por Maria Beatriz Vaccari

Sair de casa para viajar sem ter um orçamento planejado pode dar uma baita dor de cabeça.

Em alguns casos, o ingresso do museu sai mais caro do que o esperado, o número de pedágios da estrada é maior do que você tinha imaginado e o hotel cobra taxas que estavam descritas na reserva e passaram despercebidas.

A melhor forma de evitar imprevistos financeiros é montar um orçamento conforme o seu perfil de viajante e as necessidades do passeio. O Rota de Férias separou algumas ferramentas que ajudam a calcular gastos com viagens. Confira:

LEIA MAIS: 7 DICAS PARA VIAJAR DE GRAÇA, OU QUASE, NO BRASIL

Ferramentas que ajudam a calcular gastos com viagens

Quanto custa viajar

O site Quanto Custa Viajar é uma boa opção para quem quer ter uma estimativa de gastos atualizada – os valores são calculados conforme a conversão de câmbio do dia. Ao selecionar o destino desejado, o viajante tem acesso aos valores médios de tours, atrações turísticas e transportes (público, aluguel de carro, táxi e city tour).

Na parte inferior da página, dá para usar uma calculadora para deixar os resultados mais precisos. É preciso inserir a duração da viagem e o perfil do passeio (baixo custo, econômico ou confortável). Depois, é só clicar em “Calcular valor total”. Os gastos diários exibidos são compostos por despesas de hospedagem, alimentação, transporte e atrações.

Sem Parar

Além de saber quanto irá gastar com hospedagem, alimentação e passeios, quem vai viajar de carro deve estar atento a outros tipos de despesas. Depois de levar o veículo para uma revisão preventiva, é hora de calcular a média de gastos com combustível e pedágios.

O site do Sem Parar ajuda a levantar esses valores com base em critérios como: local de partida e destino (só funciona para território nacional), valor médio do combustível, consumo médio, tipo do veículo e preferência de rota (mais rápida ou mais curta). Além de indicar o tempo médio de viagem e a distância percorrida, o calculo mostra as despesas totais com combustível e pedágios (é possível checar o valor individual de cada um deles).

Uber e táxi

Quem não quiser dirigir durante a viagem pode se locomover usando serviços de transportes privados. É possível fazer simulações online para ter uma ideia geral de preços. O Uber, por exemplo, oferece estimativas em seu site oficial. É só digitar o endereço de partida e o do destino.

O valor cobrado por táxis varia bastante conforme o lugar do mundo. Apesar de não existir uma calculadora oficial de preços, o site Taxi Fare Finder, apresenta resultados próximos à realidade. É possível selecionar a cidade desejada e consultar a tarifa conforme o fluxo de trânsito e tipo de trajeto escolhido (mais rápido, mais curto ou mais barato).

Hotéis e voos

A melhor forma de calcular gastos com hospedagem e passagens aéreas é por meio de sites de comparação de preços, como o Booking. Antes de escolher um hotel, tire um tempinho para checar as regras da reserva.

Existem propriedades que cobram extras por serviços de limpeza, alimentação e resort. Também é preciso verificar o preço real dos tíquetes aéreos, já que algumas taxas só são incluídas na hora de fechar a compra.

COMO NÓS VIAJAMOS

Na hora de planejar e calcular gastos com viagens, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

Lembre-se que uma viagem para o exterior requer cuidados extras. Ficar de olho nas dicas de viajantes experientes a respeito de seguro viagem e chip de viagem internacional, por exemplo, é fundamental para melhorar a experiência fora do país.

Leia também:  Como Sei Que Estou No Periodo Fertil?

Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro? Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro? Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro?

Mapeia: como fazer cálculo de rotas com pedágio e combustível

O Mapeia é um site gratuito que ajuda motoristas a gerenciarem suas viagens. Na ferramenta, que funciona tipo o Google Maps, é possível calcular rotas considerando os gastos com pedágio e combustível. Assim, o motorista indica o endereço de partida e o de chegada e é informado sobre qual será o custo com as tarifas no percurso.

Também é possível colocar o valor pago no combustível e inserir quantos quilômetros o carro consegue percorrer por litro.

Dessa forma, o Mapeia também mostra o valor total que o usuário irá gastar naquele trajeto. O site é gratuito, mas precisa do acesso a alguns dados, como a localização do usuário.

Isso auxilia a plataforma a oferecer anúncios, por exemplo, de hotéis para a cidade em que a pessoa está viajando.

1 de 3
Mapeia calcula valores de pedágio e combustível em viagens — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Mapeia calcula valores de pedágio e combustível em viagens — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para calcular os valores gastos na rota de viagem, o usuário deve entrar no site do Mapeia (www.mapeia.com.br). Nele, o motorista deverá indicar o endereço de partida e o de chegada. A própria ferramenta sugere a opção do endereço com CEP específico enquanto o usuário digita, caso reconheça o local desejado.

Feito isso, se clicar em “Mapear”, o site irá calcular o tempo gasto naquela rota e quantos quilômetros de distância o usuário irá percorrer. O mapa do site também exibe a quantidade de pedágios no caminho, além do preço total das tarifas. Você ainda pode clicar em cada pedágio indicado no mapa para ver o valor específico de cada um.

2 de 3
Indique o endereço de partida e de chegada no Mapeia — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Indique o endereço de partida e de chegada no Mapeia — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Para o serviço completo, o motorista deverá inserir, também, o preço do combustível e quantos quilômetros o carro consegue rodar por litro. Com isso, o Mapeia irá calcular o valor que o usuário irá gastar para colocar combustível no carro até chegar ao destino.

3 de 3
Mapeia mostra o preço total da viagem, somando combustível e pedágios — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Mapeia mostra o preço total da viagem, somando combustível e pedágios — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

No fim, o site irá somar os gastos de combustível e de pedágios e mostrar o resultado na tela para o usuário. Neste exemplo, em uma viagem de 291 km, o motorista irá levar 3h41min para percorrer o trajeto e encontrará sete pedágios. No total, terá que desembolsar R$ 77,72 reais para o combustível e R$ 56,20 para as tarifas da pista, o que resulta em R$ 133,92.

Veja também: Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro?

Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem

Por admin

Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro?

Viajar de carro é uma alternativa bastante comum. Com ela, você tem autonomia com os horários, pode aproveitar as paradas do trajeto para conhecer outros lugares e não precisará alugar um veículo ou contar com outros meios de transporte quando chegar ao destino.

Porém, uma pergunta recorrente entre os viajantes é: como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem? A resposta é fundamental para que você faça um bom planejamento dos gastos para aproveitar o passeio da melhor forma.

Pensando nisso, preparamos este guia ensinando como fazer o cálculo do gasto de combustível em uma viagem. Acompanhe!

O cálculo do consumo de combustível na viagem varia de acordo com diversos fatores relacionados ao próprio veículo e à forma de uso. Continue a leitura e confira esses principais fatores!

1. Motor

A potência do motor do veículo geralmente faz com que ele aumente os gastos de combustível. Porém, essa é uma questão bastante complexa e varia de acordo com cada modelo de carro.

Normalmente, ao lançarem os modelos, as montadoras divulgam informações sobre equipamentos, segurança e consumo, para que o consumidor consiga avaliar esses quesitos com mais tranquilidade.

2. Tipo de combustível

O combustível usado influencia no gasto por 2 motivos: o preço praticado pelos postos e a média de consumo no veículo. Existem diversas opções, cada uma com características específicas:

  • Gasolina comum, aditivada ou premium;
  • Etanol comum e aditivado;
  • Gás natural veicular (GNV);
  • Diesel S-10, aditivado e premium.

Portanto, quem deseja economia precisa avaliar esses fatores no momento de comprar o veículo. Quem tem carro flex pode alterar o combustível escolhido ao longo do tempo, após calcular qual oferece o melhor custo-benefício.

Para isso, considere a autonomia do veículo com cada opção e o valor gasto. Em geral, o etanol tem um rendimento inferior ao da gasolina, então, mesmo com o preço atrativo nem sempre é mais vantajoso. Normalmente, o álcool compensa quando o custo for, pelo menos, 30% inferior.

3. Calibragem dos pneus

Pode até não parecer, mas a calibragem dos pneus influencia na autonomia do veículo. São eles que entram em contato com a estrada e isso gera atrito, porém, quando estão descalibrados, a superfície que encosta no chão é maior. Isso aumenta a resistência do pneu ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível. O mesmo problema acontece quando as rodas estão desalinhadas.

4. Ar-condicionado e janela aberta

Provavelmente você já ouviu falar que o ar-condicionado aumenta o consumo de gasolina, mas você sabia que as janelas abertas também gastam mais combustível? Essa é uma alternativa comum para economizar, mas talvez não funcione como você espera.

De acordo com pesquisas feitas pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE), dos Estados Unidos, em velocidades acima de 80 km/h, as janelas abertas reduzem em até 20% a eficiência do combustível, enquanto o ar-condicionado reduz em 10%.

Calcular quanto você vai gastar com combustível na viagem pode parecer complicado, mas é bastante simples. Para explicar, montamos um passo a passo com dicas e exemplos. Confira!

Confira a autonomia do veículo

O primeiro passo é verificar qual é a autonomia do veículo, ou seja, quantos quilômetros ele roda com um litro de combustível. Alguns carros têm marcadores que apresentam essa informação, mas se não for o seu caso, é fácil calcular. Siga estes passos:

  • Encha o tanque;
  • Zere o hodômetro parcial, que medirá a distância percorrida;
  • Utilize o carro para circular normalmente;
  • Reabasteça o veículo e anote quantos litros foram necessários para completar o tanque.

Depois, você verifica a distância indicada no hodômetro e divide pelo número de litros utilizados. Por exemplo, se você rodou 140 km e completou o tanque com 10 litros, a autonomia é de 14 km/l.

Também é preciso ter atenção à diferença de autonomia dentro da cidade e na estrada: dirigir em rodovias gasta menos combustível. Assim, para ter uma margem de segurança adequada ao planejar os gastos, considere o consumo médio na cidade.

Calcule a distância entre os destinos

Custo de uma Viagem de Carro | Cálculo de Combustível para Viagem de Carro | Despesas com Pedágio

Normalmente, quando viajamos de carro, não fazemos o planejamento do gasto total do trajeto de ida e volta. Geralmente, fazemos apenas o cálculo do consumo de combustível (pois pode ser a maior parte do gasto) e esquece de alguns outros detalhes que impactam no custo de uma viagem de carro.

Há pontos importantes antes de colocar o carro na estrada, como a revisão total do veículo, mas não entraremos em detalhes sobre isso. O que iremos demonstrar aqui é como calcular o custo de uma viagem de carro, curta ou longa, de ida e volta.

Então, para sanar essas dúvidas quanto ao planejamento devemos fazer algumas perguntas:

Perguntas necessária para o cálculo do custo de uma viagem de carro

  • Você sabe qual a autonomia do seu carro? Quantos quilômetros por litro de combustível o carro faz? (eu geralmente não me preocupo)
  • Você sabe a distância exata de ida e volta?
  • Tem pedágio na estrada? Quanto custa?
  • Qual é o preço médio do combustível no estado que irá visitar?
  • Você vai precisar dormir no percurso? Sabe onde fará a estadia e o preço dos hotéis?
  • Você orçou o preço da alimentação na estrada?

Por isso, iremos responder essas perguntas e facilitar a sua viagem de carro, para orçar o montante exato e não gastar demais!

Eu utilizo uma planilha para calcular essas despesas, ao final do artigo vou deixar um link para você baixar a planilha.

Qual a autonomia do carro em que irá viajar?

Como Saber Quanto Gasto Numa Viagem De Carro?

Provavelmente, se o automóvel é seu, você irá saber quantos quilômetros ele faz com o litro de gasolina (ou álcool, ou diesel).Se você não sabe, pode fazer um cálculo simples para saber o consumo médio.

  • Consumo médio = Distância Percorrida / Quantidade de litros utilizadas.
  • Ademais, se tiver dúvida no cálculo, assista o vídeo abaixo.
  • Mas se realmente não souber o consumo ou se o carro for alugado, acesse o site do INMETRO que tem as informações de consumo.

Quanto custa viajar de carro pelo Brasil?

(divulgação)

SÃO PAULO – Quando as distâncias não são tão longas, viajar de carro geralmente é mais barato – e, dependendo do trajeto, nem tão mais lento – que de avião. 

Apesar disso, é preciso estar ciente dos custos para não atrapalhar o orçamento. Esses gastos advêm da preparação do carro para fazer uma viagem mais longa e das potenciais despesas relacionadas ao veículo depois de voltar. 

“Os custos podem ser significativamente reduzidos na hora da viagem se o dono do carro seguir o cronograma de revisões. Quem cuida do carro ao longo do ano não terá que pagar mais do que gasolina e pedágios [para viajar]”, afirma Raphael Galante, economista, que trabalha no setor automotivo há mais de 14 anos e atua como consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva. 

Norberto Sgobbi, gerente geral de pós venda do grupo Max Hyundai, também faz o alerta. “A revisão inclui troca de óleo, do bujão de carter, do filtro de ar, além de checar vazamentos, arrefecimento, parte de iluminação como lâmpadas queimadas, entre outras coisas, sempre de forma preventiva para que o condutor não fique na mão quando precisar”, lista. 

Os especialistas apontaram alguns gastos de manutenção que o condutor deve considerar antes de cair na estrada. Veja: 

Óleo 

A troca de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados mais ou menos. Antes de viajar é bom confirmar se a troca foi feita recentemente e, caso não, fazer o serviço, que custa, em média, R$ 150. 

O óleo tem como função manter o motor lubrificado e funcionando dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Se o carro rodar com o óleo vencido, pode prejudicar sua performance e, em casos extremos, fundir o propulsor. 

Leia também:  Como Desligar O Iphone 6 Quando Trava?

Pneus  

A verificação do conjunto de pneus antes de uma viagem é crucial por questão de segurança. Segundo Galante, um pneu dura em média 40 mil quilômetros, podendo variar dependendo do uso e do solo em que o carro circula.  

“Um pneu desgastado, mesmo que somente em algumas partes, perde sua capacidade ideal de drenagem de água, fica mais suscetível a perfurações e avarias e perde performance de frenagens e dirigibilidade.

Especialmente no verão, na época das chuvas, pneus desgastados aumentam o risco de aquaplanagem e perdem sua capacidade máxima de frenagem, o que pode provocar um acidente”, explica Fabio Magliano, Gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina. 

Alinhamento e balanceamento também são pontos importantes. “Para garantir o máximo retorno do seu investimento, é fundamental serem realizados, a cada 10.

000 km, no máximo, o alinhamento, balanceamento e rodízio dos conjuntos pneus e rodas.

Batidas em buracos ou obstáculos, por exemplo, podem provocar danos nos pneus, assim como de componentes da suspensão que podem afetar a utilização dos pneus, por isso uma avaliação constante é muito importante”, afirma Magliano.  

Galante complementa: “se o pneu estiver na meia vida, mas o destino da viagem oferecer um terreno de lama ou terra, por exemplo, é interessante trocar”.  

Ainda, outra dica, essa sem custo algum, é a calibragem. “Sempre calibre os pneus com de acordo com a recomendação da montadora. Aumenta a durabilidade do pneu e economiza combustível“, explica o economista.  

Os preços de um conjunto de pneus variam de acordo com tamanho, mas, para ter uma ideia, quatro pneus aro 13 saem por cerca de R$ 600, enquanto um conjunto de aro 17 pode sair por mais de R$ 4 mil, segundo Galante. 

Combustível  

Em relação ao combustível, que é um gasto direto da viagem, a recomendação é abastecer em postos de boa procedência para que a qualidade do combustível não interfira na sua viagem – e acabe causando mais prejuízos. Para saber como economizar nesse quesito, clique aqui.   

No Brasil, a média da gasolina em 2019 foi de R$ 4,55 por litro. O etanol teve um preço médio de R$ 3,15. Os dados são da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).  

Pedágios 

Esse é outro gasto inevitável da maioria das viagens de carro. Os preços variam de acordo com a rodovia e o caminho planejado pelo condutor. Aqui, a dica é se planejar e avaliar os melhores caminhos e antes de sair já saber o valor que gastará com pedágios.  

Para auxiliar o condutor no quanto vai gastar com pedágios na sua viagem, o InfoMoney selecionou um site que calcula esse custo.  

Bateria  

É importante prestar atenção também à vida útil da bateria, que dura, em média, dois anos, segundo Galante. Uma nova bateria de 60 Ah pode custar cerca de R$ 400, mas o preço também varia a depender da voltagem.  

Faróis 

Conferir a parte elétrica como faróis e outras luzes do carro é também importante. São detalhes avaliados na revisão e que não custam caro, mas pode ser um gasto a mais que poderia ter sido evitado. A troca da luz de um farol, por exemplo, pode ser feita com cerca de R$ 20, e pode evitar uma multa de mais de R$ 190.  

Palheta de chuva  

Sgobbi chama a atenção para a palheta de chuva que vai no para-brisa. “É um item super importante, porque facilita a visualização do condutor em um trecho de chuva e custa cerca de R$ 50 reais. É algo que muita gente esquece ou não dá atenção”, afirma o gerente do grupo Max Hyundai.  

Sistema de freio 

Segundo Sgobbi, é preciso dar atenção aos fluidos e às pastilhas de freio. “Ambos são avaliados na revisão e dependendo do problema vai para um especialista. Mas, se o problema for identificado previamente, o motorista não precisa gastar muito e ainda pode evitar um acidente na estrada por problema no sistema de freio”, diz.  

O fluido custa em média R$ 15, enquanto as pastilhas podem ser trocadas por cerca de R$ 200.  

“A maioria desses itens de segurança, o cliente não enxerga e por vezes não dá a devida atenção, o que pode causar acidentes e prejuízos financeiros”, diz Sgobbi.  

Revisão

Segundo Cristiano Correa, professor de finanças do Ibmec, a revisão em si também tem um custo, que varia de carro para carro, mas no fim das contas ajuda o condutor a ter menos imprevistos durante um momento de diversão. A revisão de um Onix, a depender dos itens a serem substituídos, custa em torno de R$ 600, por exemplo, enquanto a de um Honda Civic sai por R$ 1.200. 

Os potenciais custos pós viagem, teoricamente, acontecerão caso o carro tenha sofrido algum dano. Se não, resta esperar a próxima revisão.  

Veja uma simulação:

Considerando o carro mais vendido do país, o Chevrolet Onix (na versão Joy 1.0 2020, flex, aro 15, com capacidade de 54L no tanque de combustível), veja o gasto aproximado que o condutor pode ter em uma viagem de carro de cerca de 100 quilômetros no estado de São Paulo:  

Itens a serem observados   Quanto custa cada um (na média) 
Troca de óleo   R$ 150 
Troca de pneus   R$ 600 
Troca de bateria   R$ 200 
Troca de faróis   R$ 20 
Palheta de chuva   R$ 50 
Sistema de freios (fluido +pastilha)  R$ 220 
Pedágios (média nacional)*  R$ 17,37 
Combustível (média do preço do litro em 2019 da gasolina)  R$ 4,55/L –> R$ 32 (considerando 100 km e a média de 14 km/L na estrada) 
Total   cerca de R$ 1.290 

*Dados fornecidos pela ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), que representa o setor de concessões de rodovias, formado por 47 empresas privadas e associadas, e que atuam em 12 estados do país.

Vale lembrar que a tabela mostra apenas uma estimativa de preços a título de exemplo e considera que o carro precisará de muitos reparos antes da viagem. Por isso, o motorista deve adequar os valores ao seu veículo e seu destino. Como os especialistas explicaram, se o dono do veículo fizer todas as revisões, a chance de ter custos além de gasolina e pedágio é bem baixa.  

Carro próprio x aluguel

Correa, professor de finanças do Ibmec, indica que o aluguel “geralmente, não faz sentido para viagens curtas” se o viajante tiver carro próprio.  

Mas, se o proprietário não fez as revisões ao longo do ano e e o carro exigir muitas manutenções antes de viajar, talvez o aluguel possa ser vantajoso para determinados períodos (já que o aluguel é cobrado por diária).

Na prática, ele diz que a pessoa pode fazer uma comparação somando todos os seus custos com o carro e dividir pelo número de quilômetros que vai rodar. Depois, pegue o número final e compare o preço do aluguel, não se esquecendo de somar os pedágios e a gasolina à conta também dividindo pelo número de quilômetros.  

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Viagem de carro: como calcular os custos? – Fala, Nubank

Fazer uma viagem de carro tem suas vantagens: você escolhe os horários de saída e chegada, determina as regras e o roteiro e não paga por bagagem extra. Mas será que vale a pena para o seu bolso?

Comece calculando os gastos com combustível

  • O principal gasto envolvido em uma viagem de carro é o combustível, por isso é essencial calcular o quanto este item irá pesar no seu orçamento.
  • A conta é bastante simples
  • O primeiro passo é descobrir quanto você irá consumir– Veja quantos quilômetros de estrada será preciso rodar até seu destino;– Saiba quanto seu carro anda com um litro de combustível (ou quantos quilômetros por litro ele faz).
  • Lembre-se que o consumo na estrada é menor do que na cidade, então seu veículo conseguirá rodar mais com a mesma quantidade de etanol ou gasolina.

Segundo, caso seu carro seja flex, calcule se compensa mais abastecer com gasolina ou com etanol. Apesar de ser mais barato, o etanol rende em média 30% menos do que a gasolina.

Para calcular qual sai mais barato, divida o valor do litro do etanol pelo litro da gasolina. Se o resultado for menor do que 0,70, opte pelo etanol. Caso seja maior, vá de gasolina.

Com esses valores em mãos, calcule quantos litros você precisará para chegar até seu destino e quanto isso custará.

Inclua os pedágios na conta da viagem de carro

Outro custo que precisa ser considerado numa viagem de carro é o do pedágio.

O valor de cada um pode parecer baixo de forma isolada, mas a soma de todos os pedágios impacta bastante no orçamento.

Uma forma fácil de calcular esse valor é usar aplicativos como o Mapeia e o Qualp. Basta informar a origem e o destino de sua viagem que os apps calculam quanto você gastará de pedágio.

Neles, também é possível adicionar o valor do litro do combustível e o rendimento do seu veículo para calcular quanto você gastará.

Liste outros custos que terá pelo caminho

– e tenha uma reserva de emergência para imprevistos

Depois de levantar os custos com combustível e pedágio, verifique outros gastos que você pode ter em sua viagem de carro.

  • Pretende fazer paradas para comer ao longo do caminho?
  • Precisa fazer alguma manutenção no veículo, como trocar o óleo ou os pneus? É essencial estar sempre com o carro em ordem, ainda mais para viajar longas distâncias.

Pense nesses e noutros gastos que podem aparecer e some aos custos do combustível e do pedágio. Se for viajar em grupo, divida esse total pelo número de pessoas que vão no carro, assim é possível saber o custo do transporte de cada passageiro.

Compare com outros meios de transporte

  1. Com o valor por passageiro em mãos, compare o custo da viagem de carro com quanto sua família ou grupo de amigos gastaria para ir e voltar de ônibus ou de avião.
  2. Apesar de parecer mais caro, pode valer a pena caso você vá viajar sozinho ou em apenas duas pessoas.

  3. Com as contas feitas, avalie o custo-benefício de cada opção, escolha aquela que faz mais sentido e boa viagem!

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Leia também:  Fraco Não É Quem Perde, Mas Sim Quem Desiste, Tal Como Forte Não É Quem Vence, Mas Sim Quem Luta?

Como calcular o custo de viagem de carro?

  • Pílulas HyundaiSaiba como transportar seu pet no carro com segurança
  • Pílulas HyundaiManutenção preventiva
  • Pílulas HyundaiDireção segura: saiba como dirigir bem na neblina, chuva, ladeira e mais!
  • Pílulas HyundaiVocê sabe usar o triângulo de sinalização?
  • Pílulas HyundaiConhecendo o DRL
  • Pílulas HyundaiAplicativo Hyundai Sempre
  • Pílulas HyundaiSempre com você
  • Pílulas HyundaiCâmbio automático e manual: entenda suas diferenças!
  • Pílulas HyundaiComo usar os recursos do seu câmbio automático
  • Pílulas HyundaiHora de trocar os pneus
  • Pílulas HyundaiBebê a bordo
  • Pílulas HyundaiAgendamento de revisão: confira como funciona na Hyundai
  • Pílulas HyundaiConhecimento não para: 4 dicas para a manutenção do seu carro na quarentena
  • Pílulas HyundaiCarro para família: neste Dia dos Pais, por que optar por um Hyundai?
  • Pílulas HyundaiAprenda como limpar banco de carro seguindo estes 6 passos
  • Pílulas Hyundai5 dicas de planejamento financeiro para você conseguir se programar na compra de um veículo
  • Pílulas HyundaiPor que dar um carro de presente quando o filho passa no vestibular
  • Pílulas HyundaiDocumento de carro: afinal, qual a diferença entre CRV e CRLV?
  • Pílulas HyundaiManutenção de ar-condicionado veicular: como fazer corretamente?
  • Pílulas HyundaiCarros para jovens: TOP 5 modelos mais procurados
  • Pílulas HyundaiBlack Friday: como realizar as suas compras de forma consciente?
  • Pílulas HyundaiBrincadeiras para fazer no carro: 7 ideias para entreter as crianças
  • Pílulas HyundaiÁlcool ou gasolina: como saber qual a melhor opção?
  • Pílulas HyundaiDicas para evitar o enjoo no carro
  • Pílulas Hyundai12 cuidados essenciais para ter com o carro no verão
  • Pílulas HyundaiMotor de carro: saiba quais os tipos e qual o ideal para você!
  • Pílulas HyundaiCarro popular: conheça a lista de modelos HB20
  • Pílulas HyundaiGuia rápido da compra de carros: tudo o que você deve saber!
  • Pílulas HyundaiComo escolher o modelo do HB20 de acordo com as suas necessidades
  • Pílulas HyundaiPresente de Natal para quem gosta de carros: confira 5 ideias
  • Pílulas HyundaiVai comprar o seu carro? Confira tudo o que você precisa saber!
  • Pílulas HyundaiCarro esportivo: tudo que você precisa saber para se apaixonar por esse estilo
  • Pílulas HyundaiPrimeiro carro: saiba o que você precisa observar antes da compra!
  • Pílulas HyundaiComo declarar o carro no Imposto de Renda: confira!
  • Pílulas HyundaiAcessórios para carro essenciais para quem tem filhos pequenos
  • Pílulas HyundaiCarros no litoral: confira como proteger o seu veículo!
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiCarro parado muito tempo pode trazer problemas. Veja como evitá-los
  • Pílulas HyundaiComo transportar cachorro em viagem de carro? Confira 5 dicas!
  • DescubraDando carona para boas ideias na quarentena
  • DescubraQuarentena: como conciliar o home office com os filhos em casa?
  • DescubraExercícios em casa: saiba como fazer durante o isolamento
  • DescubraCuidados com o idoso na quarentena: saiba como protegê-los!
  • DescubraHyundai na luta contra a Covid-19
  • DescubraO coronavírus e os animais de estimação
  • DescubraCoronavírus: veja dicas de como se proteger no carro!
  • DescubraOs inúmeros testes que asseguram a qualidade
  • DescubraConheça o Hyundai Sempre
  • DescubraConheça o Hyundai Motorstudio
  • DescubraConheça o Hyundai Motorstudio
  • DescubraHyundai Sonata é premiado no iF Design Award
  • DescubraHB20 Sport Nova Geração: conheça o modelo!
  • DescubraNovo Creta: conheça o modelo com design renovado
  • DescubraHB20 Nova Geração: O design ousado, explicado por seu mentor
  • DescubraHB20 Nova Geração chega estabelecendo novos parâmetros. Confira!
  • DescubraConheça o HB20S e seu irresistível estilo fastback
  • DescubraDescarte correto do lixo protege coletores e preserva o meio ambiente
  • DescubraDando carona para boas ideias na quarentena
  • DescubraDia da família em nova roupagem
  • DescubraInternet vira o novo normal
  • DescubraUm guia explicativo sobre os cuidados com a saúde em seu dia nacional
  • DescubraComportamento de compra na pandemia: 6 alternativas seguras e online!
  • Descubra7 cuidados com o meio ambiente para ter um mundo melhor!
  • DescubraSegurança no trânsito: como fazer a sua parte
  • DescubraPlaca Mercosul: veja as principais dúvidas sobre o assunto
  • DescubraComando de voz para carros: entenda como funciona e os seus benefícios
  • DescubraComando de voz para carros: entenda como funciona e os seus benefícios
  • DescubraEntenda qual é o insulfilm permitido por lei
  • DescubraIPVA: entenda tudo sobre essa taxa
  • DescubraViajar de carro: 14 dicas para não passar aperto
  • DescubraEsportivos da Hyundai: conheça o Elantra N Line
  • DescubraDescubra quais são os maiores benefícios das viagens de carro
  • DescubraDPVAT: entenda o que é esse seguro e quando ele pode ser usado!
  • DescubraVale a pena fazer seguro de carro? Veja 5 motivos para investir!
  • DescubraCarros com direção elétrica valem a pena? Conheça as vantagens
  • DescubraPrimeira viagem de carro? Saiba o que levar em consideração antes de pegar a estrada
  • DescubraAlarme volumétrico: como funciona? Saiba por que ter um no seu carro
  • InstitucionalPrimeira revisão com mão de obra gratuita
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • InstitucionalDicas de segurança pessoal para as mulheres no trânsito
  • InstitucionalO futuro da moda é sustentável
  • InstitucionalA carta de um atleta que mudou a rotina da Hyundai
  • InstitucionalSensuous Sportiness
  • InstitucionalDia Nacional da Luta da pessoa com deficiência
  • InstitucionalConheça o HB20 Nova Geração
  • InstitucionalA ousadia em forma de automóvel
  • InstitucionalA luta das pessoas com deficiência
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • Institucional#ThisIsUs. A humanidade prevalece.
  • InstitucionalHyundai abre seu programa de relacionamento para todos
  • InstitucionalTransporte Solidário Hyundai: Coronavírus e a responsabilidade social das empresas
  • InstitucionalAprenda técnicas de futebol com o Chelsea FC
  • InstitucionalA velocidade e a agilidade que o nosso mundo pós-COVID precisa neste exato momento
  • InstitucionalIONIQ: Responsável por fazer o mundo girar
  • InstitucionalSemana do Cliente Hyundai: uma semana para descobrir todas as vantagens de ter um Hyundai
  • InstitucionalSensuous Sportiness: veja como o design é um diferencial para o seu carro!
  • InstitucionalDesign de carro: entenda os detalhes do HB20 e seus diferenciais
  • InstitucionalIONIQ: Responsável por fazer o mundo girar
  • Estilo de VidaA arte está de portas abertas
  • Estilo de VidaAcessórios para os esportistas
  • Estilo de VidaKey Band: conheça o acessório disponível para o Creta Prestige
  • Estilo de VidaConfira as 5 estradas mais bonitas do Brasil para conhecer de carro
  • Estilo de VidaCultura da Coreia: veja 6 curiosidades do país!
  • Estilo de Vida7 situações especiais que todo mundo que adora carro já viveu ou ainda vai viver
  • Estilo de VidaDa culinária às grandes festas, conheça curiosidades sobre a Coreia do Sul
  • Estilo de VidaCoronavírus: cuidados básicos ao utilizar o drive-thru
  • Estilo de VidaCopa do Mundo Sub-17 da FIFA
  • Estilo de VidaCuriosidades sobre Piracicaba
  • Estilo de VidaDia Mundial do Livro
  • Estilo de VidaDicas para deixar seu home office mais produtivo
  • Estilo de VidaK-pop: você conheça essa onda coreana? Confira!
  • Estilo de VidaCoronavírus: saiba quais são os cuidados básicos ao utilizar o drive-thru
  • Estilo de VidaCovid-19 e segurança: por que comprar um carro sem sair de casa
  • Estilo de Vida9 dicas para uma viagem de carro inesquecível
  • Estilo de Vida6 filmes sobre viagens de carro para te inspirar a pegar a estrada
  • Estilo de VidaVeja como personalizar seu HB20
  • Estilo de VidaViajar de carro pelo nordeste: conheça as melhores rotas
  • Estilo de VidaComo funciona o envelopamento de carros? Entenda mais sobre a técnica
  • Inovação e TecnologiaClareza e modernidade: confira o painel de instrumentos do HB20 Nova Geração
  • Inovação e TecnologiaConforto ampliado
  • Inovação e TecnologiaConheça o aventureiro que combina a ousadia da Esportividade Sensual com o visual robusto, imponente e exclusivo.
  • Hyundai ExplicaHB20 Sense: conheça um dos modelos mais versáteis e queridos no lineup Hyundai
  • Hyundai ExplicaMais segurança para sua família
  • Hyundai ExplicaAssistente de partida em rampa: confira como funciona!
  • Hyundai ExplicaConforto no Creta 2020
  • Hyundai ExplicaTecnologia do Creta 2020
  • Hyundai ExplicaExclusividades no segmento Creta 2020
  • Hyundai ExplicaDesign do Creta 2020
  • Hyundai ExplicaSegurança no Creta 2020
  • Hyundai ExplicaGarantia: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
  • Hyundai ExplicaNova central blueMedia®: confira o seu charme e funcionalidade!
  • Hyundai ExplicaConheça a Injeção direta de combustível
  • Hyundai ExplicaComo o turbo reduz o consumo e aumenta a potência
  • Hyundai ExplicaDe olho na pressão
  • Hyundai ExplicaPraticidade na hora de estacionar
  • Hyundai ExplicaStop & Go: economia até no trânsito
  • Hyundai ExplicaCreta Prestige: prestígio e elegância para quem gosta de exclusividade
  • Hyundai ExplicaHB20 Diamond Plus: quase um diamante com segurança para novas experiências
  • Hyundai ExplicaHB20 Sport: conheça o esportivo para os descolados rodarem com ousadia
  • Hyundai ExplicaHB20X Diamond Plus: quase um diamante III com muito mais potência para suas aventuras | Hyundai Motor Brasil
  • Hyundai ExplicaHB20S Diamond Plus: quase um diamante II com design e tecnologia
  • Hyundai ExplicaProtagonista da eficiência energética
  • Hyundai ExplicaHB20 Vision: visão e conforto com modernidade
  • Hyundai ExplicaHyundai Express: 6 passos para comprar seu carro sem sair de casa
  • Hyundai ExplicaMotor 1.0 turbo vs motor 1.6: conheça os diferenciais de cada modelo
  • Hyundai ExplicaMotor turbo: entenda como ele funciona
  • Hyundai ExplicaEntenda qual é o insulfilm permitido por lei
  • Hyundai ExplicaManutenção preventiva: veja sua importância e quando fazer
  • Hyundai ExplicaCuidados com o carro: veja 9 erros que você não pode cometer
  • Hyundai ExplicaHB20 turbo: confira agora mesmo as principais características!
  • Hyundai ExplicaTest drive: 7 dicas para aproveitar ao máximo
  • Hyundai ExplicaQuais são os significados das luzes no painel do carro? Entenda
  • Hyundai ExplicaCarro novo ou usado: saiba qual é a melhor opção!
  • Hyundai ExplicaItens de segurança para carros: confira os 7 principais!
  • Hyundai ExplicaPotência do motor: qual a ideal para você?
  • Hyundai ExplicaPastilhas de freio: saiba qual é a importância de fazer a troca!
  • Hyundai Explica5 vantagens de dirigir um HB20 automático
  • Hyundai ExplicaEntenda como o airbag funciona e sua importância para a segurança
  • Hyundai ExplicaComo fazer compra de carros online? Veja dicas
  • Hyundai ExplicaComo funciona o controle eletrônico de estabilidade (ESP)?
  • Hyundai ExplicaComo funciona o limitador de velocidade no HB20?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*