Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Este artigo está disponível também em: English, español

*Tradução: Jade Augusto Gola

Coisas importantes a saber:

  • Se você puder, pergunte à sua mãe biológica quando ela teve a primeira menstruação.
  • Preste atenção em mudanças em seus mamilos, pelos pubianos, formas do corpo e corrimentos em sua roupa íntima.
  • Abaixo um resumo do que você precisa saber sobre quando terá sua primeira menstruação.
  • O primeiro passo para estimar a sua primeira menstruação é perguntar, se você puder, para sua mãe biológica quando foi que isso aconteceu para ela.
  • Além disso, seu corpo demonstrará alguns sinais.

Antes da sua primeira menstruação, você pode notar mudanças em:

  • Mamilos/seios
  • Pelos pubianos
  • Formas do corpo
  • Corrimentos na roupa íntima

A coisa mais importante a lembrar é que seu corpo é único. Não há um tempo “certo” para nada acontecer. Todo corpo saudável tem seus próprios padrões e tempo para as coisas acontecerem.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Baixe o Clue para monitorar seus sangramentos e descobrir padrões pessoais.

  • Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?
  • Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

4.8

mais de 2M+ avaliações

Mamilos/seios

Mudanças em seus mamilos e seios podem ser as primeiras coisas que você observará.

Inicialmente, surgem os primeiros carocinhos ao redor dos mamilos. Logo, a parte mais escura dos mamilos crescerão e ficarão salientes—você pode sentir que há um pequeno calombo em seu peito.

Estes são chamados de “botões mamários”. Isso pode acontecer em ambos os lados ao mesmo tempo, ou apenas em um lado inicialmente.

Se acontece em apenas um lado, pode levar até 6 meses para o outro lado surgir e igualar-se (1).

A primeira menstruação chega para a maioria das pessoas cerca de 2—3 anos após os primeiros sinais de crescimento dos seios (1,2).

Se seus botões mamários começam a crescer ao redor dos oito ou nove anos, pode levar até três anos para sua menstruação ter início.

Se seus botões mamários se desenvolvem mais tarde do que a maioria das pessoas na sua sala de aula, por volta dos 13 anos, pode levar menos de um ano para sua menstruação acontecer pela primeira vez (2, 3).

A forma do seu corpo e sua altura também mudarão ao redor desta idade. Ao notar os botões mamários, seu corpo inteiro já vai ter começado a se desenvolver mais rapidamente (4).

Pelos pubianos

Depois dos botões mamários, você pode notas os primeiros sinais de pelos pubianos. Apenas alguns longos fios podem brotar inicialmente. Mais pelos irão surgir com o tempo, e os fios ficarão mais crespos, grossos e espalhados em direção às suas coxas (1).

Há uma chance de você notar alguns pelos pubianos surgirem antes dos seios surgirem, mas a maioria das pessoas nota o contrário (5). Você provavelmente não verá nenhum pelo nas axilas até a época do início da menstruação, ou logo antes disso (5).

Forma do corpo

A forma e o tamanho do seu corpo também mudarão rapidamente antes de sua menstruação começar.

O seu maior momento de “espichão” (de crescimento rápido) pode ser cerca de seis meses a um ano antes da sua primeira menstruação (é o caso para a maioria das pessoas, mas pode ser logo antes, dois anos antes, ou até mesmo após a primeira menstruação) (6—8). Se você está observando sua altura e percebeu que ela muda rápido e depois desacelera, a sua primeira menstruação pode estar chegando.

Junto de mudanças na altura e no peso, também é normal que suas calças comecem a ficar apertadas já que seu quadril se alarga (8). Algumas partes do seu corpo ficarão mais volumosas e arredondadas, enquanto outras partes continuam do mesmo jeito. Você pode notar essa transformação por volta do mesmo tempo que seus botões mamários começam a surgir.

Toda a área abaixo do seu abdômen é chamada de pélvis. A sua vagina, seu útero e seus ovários se localizam aí, e também crescem em tamanho (1). O tempo exato do crescimento do seu corpo é único para você.

Fluidos vaginais e cervicais

Algum tempo após seus seios começarem a crescer, você pode notar uma mudança dos corrimentos da sua vagina: você pode senti-la mais molhada do que antes (9). Algumas pessoas notarão isso cerca de 6–12 meses antes da primeira menstruação (10). É um tipo de líquido fino e esbranquiçado, sem muito cheiro.

Ao se aproximar de sua primeira menstruação, você pode começar a notar os fluidos que saem de sua vagina mudarem a cada dia. Mesmo que ainda não tenha “descido” a primeira menstruação pra você, este é o começo de seu ciclo menstrual, que é muito mais do que apenas a menstruação.

Os hormônios em seu corpo oscilaram para cima e para baixo durante cada ciclo, ao seu corpo de preparar para o lançamento de um óvulo. Isso altera os fluidos que saem de sua vagina. Às vezes haverá mais fluidos, às vezes menos. Os fluidos também terão diferentes aspectos em diferentes estágios de seu ciclo.

Eles poderão ser cremosos por um par de dias, como um hidratante de pele, ou elásticos e transparentes, como clara de ovo. Para algumas pessoas, pode ser difícil notar essas mudanças e diferenças até depois de alguns ciclos logo após a primeira menstruação.

Sua vagina é autolimpante, então certifique-se de lavar apenas com água os lábios internos da vagina ao tomar banho.

Viver estas mudanças, ou esperar que elas aconteçam, pode ser divertido e excitante, ou um desafio estressante. Pode ser especialmente difícil se as mudanças acontecem antes ou depois de muitos de suas colegas de classe.

Todos esses sentimentos são normais! Se você puder, encontre alguém com quem conversar que esteja passando pela mesmo processo, como uma amiga de confiança.

Você também pode perguntar a um adulto de confiança para conversar ou mediar uma roda de conversa com colegas e amigas que estão passando pelas mesmas mudanças.

Compartilhar histórias e experiências pode ser muito útil e fazer com que você sinta que tem apoio.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Baixe o Clue app para monitorar mudanças e a duração de seu ciclo menstrual.

  • Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?
  • Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

4.8

mais de 2M+ avaliações

Kat, ex-estagiária do Clue, conta sua experiência sobre a expectativa da primeira menstruação:

“A menstruação pode ser dolorida, frustrante, uma bagunça. No entanto, eu não via a hora que acontecesse pra mim pela primeira vez. Quando eu tinha nove anos, minha mãe me ensinou sobre a menstruação, mas insistiu que eu não deveria esperar por ela tão cedo já que ela teve a dela um pouco mais crescida. Mesmo assim, eu estava determinada que comigo ia ser diferente.

Quando eu tinha 10 anos, eu acordei no meio da noite e fui ao banheiro, olhei para baixo e finalmente vi uma mancha de sangue! A espera havia acabado! Eu era uma adulta agora, pronta para enfrentar qualquer desafio! Corri para contar pra minha mãe, que me deu um absorvente com um olhar não muito convencido. Aquela noite eu estava muito emocionada para dormir, na expectativa de contar a novidade para meus amigos. Você pode imaginar meu desespero quando não havia nenhum sinal mais de nada vermelho, apenas um pequeno corte na parte superior da minha coxa. Alarme falso.

Ao longo da escola primária e do ensino médio eu tive que participar de diversas conversas sobre puberdade, em que professores de educação sexual me deram uma incontável quantidade de absorventes—'só para garantir'.

Tive que assistir a todas minhas amigas chegando na escola contando em detalhes sobre onde e elas estavam e como se sentiram agora que eram 'mulheres de fato'. Eu não era fisicamente tão madura como elas mas tinha certeza que esse marco ia chegar pra mim e eu ia fazer parte. Dias, meses e anos se passaram.

Eu vi todo mundo se desenvolver e conversar sobre como elas 'sincronizavam' e seus sintomas se relacionavam. Eu me sentia excluída.

Até que um dia eu percebi que era a única para quem ainda não tinha acontecido. Todas minhas amigas e colegas de classe haviam experimentado uma sensação que eu não podia compreender.

Perguntei a uma amiga num ano acima do meu se a sensação era como a do xixi, e ela riu. Eu estava assustada, inconsolável. Minha mãe tentava me animar dizendo que eu não deveria desejar isso, que era bobeira.

Eu perguntei à médica se eu era normal. Ela me deu um ano.

Um ano e meio depois, aos 14 e meio, finalmente eu menstruei pela primeira vez. Eu estava sozinha. Eu fui calmamente ao banheiro dos meus pais e peguei um absorvente. Foi na verdade muito anticlímax. Sem bolo, sem parabéns, sem profundas revelações, apenas eu e um pouco de sangue uterino.

Leia também:  Como Dizer A Alguem Que Nao Gostamos Dela?

Olhando para trás, eu tive sorte.

Eu queria tanto ser parte de um grupo conectado ao sangue, que não aproveitei o tempo e desfrutei o fato de não ter que manter um abastecimento de produtos menstruais à mão, ou ter que saber tirar manchas de sangue das minhas calcinhas. Eu tinha medo de que eu não era normal. Mas quando se trata do ciclo menstrual, não há absolutamente nenhum 'normal'.

A idade média para a primeira menstruação (também chamada de menarca) tem diminuido assustadoramente por anos. Eu queria que alguém tivesse me aconselhado a ser paciente, a ter apreciado o tempo sem a menstruação e sem ter que ter medo de ser a última a sangrar. Vocês terão, em média, 40 anos de menstruações, e um ano extra ou dois não vai fazer muita diferença.

Você ainda está esperando a sua primeira menstruação?

Tente não se estressar muito sobre isso. Cada pessoa é diferente. Se você se preocupa que a sua menarca está demorando muito, ou se ainda não apareceu o periodo, a menstruação para você aos 15 anos, converse com provedores de saúde.”

Artigo publicado originalmente em 26 de julho de 2017.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?Oi, eu sou a Steph! Enviaremos histórias educativas e curiosas sobre saúde feminina, além de compartilhar dicas e truques para você aproveitar o Clue app ao máximo!

  1. Sanfilippo J, Jamieson, M. Physiology of puberty. Glob. Libr. Women's Med., 2008;5.
  2. Aksglaede L, Sørensen K, Petersen JH, Skakkebæk NE, Juul A. Recent decline in age at breast development: the Copenhagen Puberty Study. Pediatrics. 2009 May 1;123(5):e932-9.
  3. Martí-Henneberg C, Vizmanos B. The duration of puberty in girls is related to the timing of its onset. The Journal of pediatrics. 1997 Oct 1;131(4):618-21.
  4. Parent AS, Teilmann G, Juul A, Skakkebaek NE, Toppari J, Bourguignon JP. The timing of normal puberty and the age limits of sexual precocity: variations around the world, secular trends, and changes after migration. Endocrine reviews. 2003 Oct 1;24(5):668–93.
  5. Susman, E.J., Houts, R.M., Steinberg, L., Belsky, J., Cauffman, E., DeHart, G., Friedman, S.L., Roisman, G.I. and Halpern-Felsher, B.L., 2010. Longitudinal development of secondary sexual characteristics in girls and boys between ages 9½ and 15½ years. Archives of pediatrics & adolescent medicine, 164(2), pp.166-173.
  6. Karlberg J. Secular trends in pubertal development. Hormone research in Paediatrics. 2002;57(Suppl. 2):19-30.
  7. Biro FM, Huang B, Crawford PB, Lucky AW, Striegel-Moore R, Barton BA, Daniels S. Pubertal correlates in black and white girls. The Journal of pediatrics. 2006 Feb 1;148(2):234-40.
  8. Jones RE, Lopez KH. Human reproductive biology. Academic Press; 2013 Sep 28.
  9. Hickey, RJ, Zhou, X, Settles, ML, Erb, J., Malone, K, Hansmann, MA, Shew, ML, Van Der Pol, B, Fortenberry, JD and Forney, LJ, 2015. Vaginal microbiota of adolescent girls prior to the onset of menarche resemble those of reproductive-age women. MBio, 6(2), e00097-15.
  10. Biro FM, Chan YM. Normal puberty. UpToDate Duryea TK, Snyder PJ, Geffner ME. MA: Upto Date Waltham. 2017.
  11. Hoffman B, Bradshaw KD. Delayed puberty and amenorrhea. InSeminars in reproductive Medicine 2003. 21(04), 353-362

Vai desceeer! Sinais da chegada da primeira menstruação

O assunto menstruação nos acompanha praticamente a vida toda. Ele normalmente começa lá pelos 12 anos e termina a partir dos 40.

Porém, enquanto quem já menstruou não vê a hora de a menstruação ir embora, quem ainda não teve a menarca (primeira menstruação), muitas vezes, não vê a hora de ela chegar.

Mas como saber se essa hora está se aproximando? Veja agora sinais da chegada da primeira menstruação

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

“Tudo dói e eu estou morrendo” – Giphy

Quando acontece a primeira menstruação?

A menarca pode acontecer entre os 9 e os 16 anos e marca, fisicamente, o fim da infância e o inicio da vida adulta. Embora cada corpo seja diferente e tenha um tempo próprio para isso acontecer, é possível identificar os sinais que eles dão para a chegada da primeira menstruação…

Cólica

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Giphy

Você já deve ter ouvido alguma amiga que já menstruou reclamando de cólica. E ela está entre os sintomas. Embora a maioria das girls não sinta dor na primeira menstruação, muitas podem sentir dor abdominal, que pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça e dor nas pernas.

Sai daqui, acne!

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Giphy

As temidas espinhas também podem ser um outro sinal de que a primeira menstruação está chegando, pois no período pré-menstrual há maior produção de hormônios, que intensifica a produção de glândulas sebáceas, gerando, assim, espinhas e acne. Eita!

Corpo aumentando

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

“Mas, mãe, eu não quero crescer” – Giphy

Os seios e o quadril começaram a crescer? Hmmm, o desenvolvimento dessas partes do corpo são bons indícios de que a primeira menstruação se aproxima. Os seios e o quadril começam a crescer por volta dos 10/11 anos e, ao mesmo tempo, aparecem alguns pelos na região íntima.

Corrimentos

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Giphy

Conhece o corrimento, miga? É aquela secreção incolor, esbraquiçada ou amarelada que aparece na sua calcinha. Normalmente, ele surge uns seis meses antes da primeira menstruação e, apesar de ser comum, é importante consultar um ginecologista.

Consultoria: Ladysoft

Primeira menstruação: quando acontece, sintomas e o que fazer

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, normalmente acontece por volta dos 12 anos, no entanto em alguns casos a primeira menstruação pode acontecer antes ou depois dessa idade devido ao estilo de vida da menina, alimentação, fatores hormonais e histórico menstrual das mulheres da mesma família.

O aparecimento de alguns sinais e sintomas podem indicar que a primeira menstruação está próxima, como aumento dos quadris, crescimento das mamas e aparecimento de pelos nas axilas, por exemplo, sendo importante acompanhar o desenvolvimento desses sintomas e ter sempre um absorvente por perto.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

Sinais e sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação normalmente é acompanhada por alguns sinais e sintomas que podem surgir dias, semanas ou meses antes da menarca, e acontecem devido às alterações hormonais que acontecem no organismo da menina. Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar que a primeira menstruação está próxima são:

  • Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
  • Crescimento das mamas;
  • Aumento dos quadris;
  • Pequeno aumento de peso;
  • Aparecimento de espinhas no rosto;
  • Alterações de humor, podendo a menina ficar mais irritada, triste ou sensível;
  • Dor na região abdominal.

Esses sintomas são normais e indicam que o organismo da menina está sofrendo mudanças e, por isso, o uso de remédios, principalmente no caso de dor, não é recomendado. No entanto, caso a dor seja muito intensa, pode colocar uma bolsa de água quente na parte inferior da barriga para aliviar o desconforto.

É importante também que assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas da menarca ou assim que a primeira menstruação “descer”, a menina tenha uma consulta com o ginecologista, pois dessa forma é possível entender quais são as mudanças que estão acontecendo nesse período e saber lidar melhor com a menstruação e os sintomas que podem surgir.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?

O que fazer

Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.

Assim, algumas orientações que podem ser dadas pelo ginecologista e que devem ser adotadas durante o ciclo menstrual são:

  • Usar absorvente para reter o fluxo menstrual, dando preferência aos absorventes noturnos durante os primeiros dias do ciclo;
  • Trocar o absorvente a cada três horas ou antes desse período quando o fluxo é muito intenso;
  • Realizar a higienização íntima com sabonete neutro;
  • Ter sempre absorvente dentro da bolsa, principalmente perto da data da próxima menstruação.

A menstruação é um processo natural e faz parte da vida da mulher, não devendo causar preocupação e nem constrangimento na menina. Além disso, a menstruação também pode ser considerada um sinal da fertilidade da mulher, ou seja, indica que os óvulos produzidos não foram fecundados, resultando na descamação da parede uterina, o endométrio. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Quantos dias dura a menstruação

A duração da menstruação pode variar de acordo com o organismo da menina, podendo durar entre 3 a 8 dias. Em geral, após 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação, no entanto é normal que as menstruações seguintes demorem mais tempo para descer, já que o organismo da menina ainda está em processo de adaptação, principalmente relacionado às mudanças hormonais.

Assim, é comum que no primeiro ano após a primeira menstruação o ciclo seja irregular, assim como o fluxo menstrual, podendo variar entre mais e menos intenso entre os meses. Com o passar do tempo, o ciclo e fluxo vão se tornando mais regular, sendo mais fácil para a menina identificar quando a menstruação está próxima.

É possível atrasar a primeira menstruação?

O atraso na primeira menstruação é possível quando a menina tem menos de 9 anos e já apresenta sinais indicativos de que a primeira menstruação está próxima, sendo essa situação também conhecida como menarca precoce. Assim, o endocrinologista pediatra pode indicar algumas medidas que ajudem a atrasar a menarca e a permitir um maior crescimento ósseo.

Leia também:  Quando Um Homem Está Apaixonado Como Ele Reage?

Normalmente, nessas situações, o médico indica a injeção de hormônios todos os meses até que a menina atinja uma idade em que já não se tem nenhuma vantagem em evitar a vinda da menstruação. Saiba mais sobre a menarca precoce e o que fazer.

Como se preparar para a primeira menstruação

Está a espera da sua primeira menstruação? Ou começou a menstruar há pouco tempo e está aprendendo a lidar com mais esse “detalhe” na vida?

Pois nós preparamos esse textão todo especial com TUDO (tudo mesmo!) que você precisa saber para lidar com as mudanças no corpo, entender os sinais da primeira menstruação e tirar as dúvidas mais comuns nessa fase. Principalmente aquelas dúvidas que não falamos muito na escola e que temos vergonha de perguntar para as outras pessoas, sabem?

Leia também: O que é a Educação Menstrual e por que precisamos dela

1) TUDO SOBRE MENSTRUAÇÃO

O que é a menstruação, de quanto em quanto tempo acontece, como ela é e todos os sinais de que ela acontecerá

Primeiro de tudo, a puberdade!

A puberdade é um período de muitas transformações no nosso corpo. Ela faz parte da adolescência, que é a fase de transição da infância para a vida adulta.

Cada pessoa tem o seu ritmo, mas geralmente os primeiros sinais de puberdade acontecem entre os 8 e 12 anos.

Para as meninas, estes sinais são o intenso crescimento, o início do desenvolvimento dos seios, o alargamento dos quadris e o aparecimento de pelinhos nas axilas e virilha.

Mas o grande “marco” é a primeira menstruação, também conhecida como menarca.

A menarca acontece alguns anos depois destes primeiros sinais de puberdade, geralmente entre os 10 e 13 anos de idade.

Por que a menstruação acontece?

A menstruação é um sangramento que acontece, em média, uma vez por mês. Ele vem de dentro do útero e sai pela abertura da vagina.

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?
A menstruação é uma das partes do nosso ciclo menstrual, que começa a acontecer na puberdade e continua acontecendo até a menopausa (que ocorre lá pelos 50 anos de idade!).

Durante o nosso ciclo menstrual, produzimos diferentes hormônios. Esses hormônios agem em todo o nosso corpo, inclusive dentro do útero!

Assim, uma camadinha cheia de sangue e nutrientes vai se formando dentro do útero a cada ciclo menstrual. Isso acontece porque o corpo entende que há possibilidade de receber um futuro bebê ali, caso uma gravidez aconteça!

Caso não aconteça a gravidez, essa camadinha que não foi usada é eliminada pelo útero – para que ele possa construir, de novo, uma camada novinha em folha! Essa expulsão da camada de sangue é a menstruação.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação – ou período menstrual – dura entre 3 e 8 dias. Isso em situações normais, claro.

Como é uma menstruação normal?

Geralmente, a menstruação começa em uma intensidade mais forte e vai ficando mais leve com o passar dos dias.

Porém, é bem comum surgirem algumas “borras” marrons na calcinha ou no papel higiênico, antes de vir o sangue vermelho e forte. Na primeira menstruação, principalmente, é bem provável que desça primeiro esse sangue marrom, igual borra de café.

Leia também: Descubra o que significam as cores da menstruação

O fluxo da menstruação é contínuo, ou seja: a gente não segura ele tal como seguramos o xixi ou o cocô. O fluxo sai o tempo todo, devagar e aos pouquinhos.

A menstruação não é sempre líquida exatamente como água. Ela pode ser um pouco mais viscosa, parecendo uma gelatina meio mole ou uma clara de ovo crua – porém vermelha!

Também é normal aparecerem alguns coágulos, que são “bolinhas” de um sangue durinho. Isso acontece porque esse sangue às vezes demora um tempinho a mais para sair do útero e da vagina, então acaba coagulando.

Qual a quantidade que menstruamos?

No total, durante todos os dias da menstruação, menstruamos cerca de 30 a 120mL, o que dá mais ou menos de 2 a 8 colheres de sopa de sangue. Na prática, até mais ou menos meio copo é o limite. Se você menstrua mais ou muuuito mais do que isso, é importante ir a uma ginecologista, ok?

Nos primeiros dois dias de menstruação, principalmente, menstruamos mais, e depois a quantidade tende a ir diminuindo.

Leia também: Como saber se seu fluxo é leve, moderado ou intenso

Tem idade certa para acontecer pela primeira vez?

Geralmente, a menarca acontece entre os 10 e 13 anos, mas é considerado normal acontecer a partir dos 9 e no máximo aos 15 anos. Dentro dessa faixa, tá tudo ok! Cada uma tem o seu tempo e o seu ritmo, e não há problema nisso.

Quais os sinais de que a menstruação está próxima?

Um dos sinais para prever quando a menarca está próxima é se basear naqueles sinais da puberdade que falamos antes:

  1. Desenvolvimento das mamas: é comum a menarca acontecer cerca de 2 anos depois do início do crescimento dos seios – quando surgem aquelas “pontinhas doloridas” na região das mamas;
  2. Surgimento dos pelos: a primeira menstruação costuma vir entre 1 e 2 anos depois de surgirem os pelinhos pubianos;
  3. Secreção branquinha/amarelada na calcinha: quando estamos próxima de menstruar pela primeira vez, é normal essa secreção ir aumentando cada vez mais. Ah, vale lembrar que, se não tiver coceira, ardência ou cheiro de peixe podre (ruim mesmo!), essa secreção que fica na calcinha é super normal e saudável, viu?

Fique atenta a esses sinais e se mantenha preparada

O meu primeiro período

Como é que vai ser? Como podes saber quando está para aparecer? Deves ficar assustada? Encontra aqui as respostas a todas as perguntas que estás ansiosa por fazer sobre o período.
 

Como Saber Quando Vem O Periodo Pela Primeira Vez?“Chegou finalmente o dia!”

É difícil descrever como é o teu primeiro período, não é? É estranho e novo, mas também te deves sentir muito orgulhosa por já seres uma mulher! Quando o período te aparece pela primeira vez, é provável que sintas e penses milhares de coisas ao mesmo tempo.

É normal. É um dia muito especial para qualquer rapariga! Também podes pensar: “Como é que me vou habituar ao período?” Não te preocupes, é mais fácil do que imaginas.

Em breve, mal vais notar e o período não te vai impedir de desfrutar da tua vida em pleno!
 

“Quando devo esperar o meu primeiro período?”

Não há uma “idade certa” para o aparecimento do primeiro período. À maioria das raparigas, aparece entre os 12 e os 13 anos, mas a algumas aparece mais cedo, aos 10 anos, e a outras mais tarde, aos 15 anos.

É perfeitamente normal! A tua vez depende do desenvolvimento dos teus órgãos sexuais e da altura em que o teu corpo produz hormonas sexuais suficientes. Quando isto acontecer, um óvulo irá amadurecer nos teus ovários aproximadamente a cada quatro semanas.

Clica aqui se quiseres saber mais informações sobre este tema.
 

“Há sinais que me indicam que vou ter o meu primeiro período?”

Podes saber se vais ter o teu primeiro período em breve. Basta conheceres os sinais! Quando tiveres um corrimentobranco, em média irá demorar cerca de um ano até teres o primeiro período. A maioria das raparigas também dará um salto de crescimento, os seios crescem e a cintura e as ancas desenvolvem-se – vais ficar com uma silhueta mais feminina.

Podes ficar com receio de o teu primeiro período aparecer inesperadamente num momento inoportuno. Podes usar pensos diários (por exemplo Carefree®) antes de te aparecer o primeiro período, para te sentires mais segura.

Quando te aparecer o período pela primeira vez, podes notar um corrimento castanho claro ou algumas gotas de sangue na roupa interior. Também pode acontecer que sangres logo consideravelmente. Não te preocupes, é tudo normal! Podes saber aqui qual a opção adequada ao teu caso, se os pensos higiénicos ou os tampões.

Sabias que… 

é comum as raparigas se sentirem indispostas ou emocionalmente sensíveis durante o período ou até mesmo uns dias antes de ele aparecer? Algumas sentem dores no baixo ventre ou nas costas, ou alterações de humor – umas com mais, outras com menos intensidade. Não te preocupes, isso passa. Algumas têm sorte e não sentem nenhum destes efeitos secundários! No entanto, se eles te incomodam, damos-te algumas sugestões milagrosas para te livrares destes sintomas! Clica aqui para veres as sugestões!

…que o período nem sempre aparece uma vez por mês, especialmente no início? É frequente a tua balança hormonal precisar de alguns anos para estabilizar e para o teu ciclo menstrual regularizar. É por isso que pode ser útil usares um calendário!

Leia também:  Como Ver Que Tarifario Tenho Meo?

Menstruação: Guia completo de como funciona o ciclo menstrual

Quando o ciclo menstrual da mulher é regular, todo mês a partir da menarca (primeira menstruação), ela ovula. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte.

Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina.

Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que tem três fases: a fase pré-ovulatória, a ovulatória e a fase pós-ovulatória.

“A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa”, esclarece a ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual Erica Mantelli.

A partir de qual idade se menstrua?

A primeira menstruação, conhecida como menarca, ocorre quando a menina chega ao período fértil, que alcança seu ápice por volta dos 20 anos e entra em declínio a partir dos 30. É como se o corpo estivesse dizendo: “Epa! Já estou pronto para engravidar” – mesmo que psicologicamente a garota não esteja.

Normalmente, a menarca ocorre entre os 10 e os 14 anos, e o corpo começa a dar alguns sinais que ficam mais intensos com a proximidade dela, como o aumento das mamas e dos pelos pubianos e nas axilas.

Mais que uma questão biológica, especialistas alertam sobre as questões psicológicas que vêm com a menstruação.

No artigo científico Significado da Menarca Segundo Adolescentes, essa carga simbólica é abordada: “O acontecimento da menarca, como um ritual de passagem, é vivenciado pela adolescente durante o período de seu desenvolvimento, considerado de extrema relevância.

Por meio da menarca, a menina descobre seu papel social, adquirindo subsídios como valores, atitudes, crenças, princípios e vontades que serão organizados e assumidos por ela, servindo de base para a para a consolidação de seu processo natural de desenvolvimento psíquico”.

Como se forma o ciclo menstrual?

Beatrice Nuto Nóbrega, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, explica que o ciclo menstrual é dividido em fase folicular (antes da ovulação) e fase lútea (depois da ovulação). “Esta segunda, em geral, é fixa em 14 dias.

Então, o dia da ovulação pode variar. Por exemplo: em um ciclo de 25 dias, a ovulação normalmente ocorre no 11º dia do ciclo.

Agora, em um ciclo de 28 dias, ela ocorre no 14º”, aponta a especialista, que faz parte da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro.

Exemplo de como funciona um ciclo de 28 dias; para descobrir de quantos dias é seu, calcule quantos dias tem entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte Juliana Dias/CAPRICHO

Durante as fases folicular e lútea, acontecem aquelas três etapas do ciclo reprodutivo da mulher, que citamos anteriormente. Na fase pré-ovulatória, o útero se prepara para receber o óvulo que está se desenvolvendo nos ovários, duas glândulas do sistema reprodutor feminino que produzem hormônios, além de produzir e armazenar os ovócitos (fase inicial dos óvulos).

Na ovulação, um dos ovários libera o óvulo pronto para ser coletado pela trompa, onde será ou não fertilizado. Isso geralmente acontece entre o 13º e o 15º dia antes da menstruação.

“É quando estamos mais propensas a engravidar. Mas os espermatozoides podem durar alguns dias dentro do trato genital feminino.

Por isso, dizemos que o período fértil compreende os cinco dias antes da ovulação, inclusive o próprio dia da ovulação”, reforça a Dra. Beatrice.

Quando o óvulo liberado não é fecundado por um espermatozoide, ocorre a fase pós-ovulatória, que é quando esse óvulo morre após cerca de 12h de vida útil. Daí vem a menstruação para limpar o útero, enquanto um novo ovócito é preparado, e todo o ciclo se repete.

Quais são os sintomas de TPM? Ela existe mesmo?

Apesar de algumas mulheres não sentirem os sintomas da tensão pré-menstrual, e de ela ser usada muitas vezes para reproduzir machismos, a TPM é biologicamente comprovada.

Isso porque o corpo enfrenta alterações hormonais no período que antecede a menstruação.

“Ela é considerada uma doença com mais de 200 sintomas e pode ocorrer em mais de 50% das mulheres”, explica a Dra. Erica Mantelli.

Essas alterações causam alguns sintomas, sendo os mais comuns inchaço e dor nos seios, cansaço, irritabilidade, dor de cabeça, constipação e as temidas cólicas.

Na maioria dos casos, a mulher consegue enfrentar esses dias aliviando tais sintomas com medicamentos e até alimentos, como chocolate, que realmente funciona, principalmente os mais amargos.

Outras, contudo, acabam precisando de ajuda médica, principalmente para aliviar as cólicas.

Nesses casos mais intensos, é importante que a mulher agende uma consulta com seu ginecologista e faça exames para entender se essas manifestações são ou não consequências de doenças como a endometriose. Vale aqui lembrar que é indicado que a garota visite o ginecologista depois da sua primeira menstruação, não somente quando perder a virgindade.

O que é corrimento e quais são os principais tipos?

O que as mulheres entendem como corrimentos são, na maioria das vezes, secreções naturais do corpo que mantém a vagina limpa, lubrificada e protegida de infecções.

“Se a secreção é clara, sem odor, livre de coceira e sem alterações na pele da vulva, como assaduras, fissuras ou até mesmo úlceras, não tem com o que se preocupar”, tranquiliza a ginecologista Liliane Herter.

Continua após a publicidade

Quando a mulher ovula e está no período fértil, é normal que saia pela vagina uma secreção elástica, com consistência de clara de ovo. É ela que facilita a locomoção dos espermatozoides dentro do corpo feminino.

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional não produzem tal secreção. Já no período não-fértil, a secreção que pode sair não é tão transparente. Ela tende a ser mais esbranquiçada, com consistência de coalhada.

Se não tiver cheiro forte, vida que segue.

Agora, existem outros tipos de corrimento que não são naturais e costumam sinalizar que algo está errado.

Todo corrimento que não for claro e apresentar cheiro forte associado a sintomas como dor, coceira, ardência e sangramento, inclusive após as relações sexuais, deve ser avaliado, pois pode indicar infecções por fungos ou bactérias. Ou, ainda, secreções decorrentes de processos alérgicos”, explica a Dra. Liliane.

E existem corrimentos de todo tipo e cor, sabia? Os mais amarelados ou esverdeados costumam indicar infecções como a tricomoníase. Os mais acinzentados, uma vaginose.

Os esbranquiçados que vêm acompanhados de cheiro forte e coceira podem sinalizar uma candidíase.

Em todo caso, uma visita ao ginecologista é indispensável, pois só o médico pode dar o diagnóstico correto baseado em exames e indicar o tratamento mais adequado.

Afinal, a cor da menstruação afeta algo na saúde?

A menstruação pode variar bastante entre as mulheres e até na mesma mulher, entre cada ciclo, como explica a ginecologista Beatrice Nuto Nóbrega. Em um mês desce menos e sem dor, no outro desce bastante e dá cólica.

Tem até meses em que, junto com o sangue, sai uns pedaços de pele, já reparou? Na verdade, são partes do endométrio descamado. Normal.

Só está rolando uma baita limpeza! “Contudo, se a menstruação está descendo em grande quantidade, com grandes coágulos e dor forte, é necessário uma investigação médica”, alerta a especialista.

Quando sai em maior quantidade, a cor da menstruação tende a ser mais vermelha. Até porque você precisa trocar a calcinha menstrual ou o absorvente com mais frequência, dando menos tempo para o sangue oxidar. A seguir, você encontra os tipos mais comuns de coloração:

  • Menstruação escura
    Quando a menstruação desce em menor quantidade ou está no finalzinho, o sangue tende a ser mais escuro, por sofrer oxidação. “Em geral, a maioria das variações na tonalidade acontecem devido ao tempo de exposição do fluxo à oxigenação do ar. O oxigênio reage com o sangue e o deixa mais escuro”, conta Victoria Castro, bióloga e educadora menstrual.
  • Menstruação marrom
    Aqui, vale a mesma explicação dada acima com um adendo: pode ser um sinalzinho de sangue que desce porque você vai menstruar em breve ou um escape, bastante comum em quem toma pílula anticoncepcional. Daí você só percebe que a calcinha está suja depois de um tempo que o sangue está lá reagindo com o ar, ganhando essa coloração amarronzada.
  • Menstruação preta
    Geralmente, indica que a menstruação demorou mais para descer do útero até a vagina. Ou seja, é um sangue mais antigo, como explica Victoria Castro no site da Herself. Se não vem acompanhada de sintomas desconhecidos e novos, como algum tipo de dor, não tem com o que se preocupar.

Como fazer a menstruação descer?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*