Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

As gatas têm períodos em que a sua fertilidade atinge um pico e em que podem ficar grávidas, o que é denominado de cio. As gatas ficam com o cio cerca de uma vez a cada três semanas, pelo que há inúmeras oportunidades para a sua gata ficar grávida!

Se deseja evitar uma ninhada indesejada de gatinhos, recomendamos que esterilize a sua gata antes do seu primeiro cio porque nesta altura ela pode ficar facilmente grávida. Como ter uma ninhada pode ser stressante para a sua gata, e dispendioso para si, recomendados que deixe a criação para especialistas.

A gravidez na gata dura normalmente entre 63 e 67 dias, mas pode ser difícil saber exatamente há quanto tempo uma gata está grávida. O período de gestação da gata pode variar entre 61 dias e no máximo 72 dias.

A sua gata não demonstrará, com frequência, quaisquer sintomas até estar a poucas semanas do final da gravidez. Se pensa que a sua gata está grávida, consulte o veterinário para confirmar.

Se quer saber como identificar se uma gata está grávida, há vários sinais físicos que deverá ser capaz de identificar após 2 ou 3 semanas.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

  • Após aproximadamente 15-18 dias de gravidez, poderá notar que os mamilos da sua gata estão maiores e vermelhos.
  • Semelhante ao enjôo matinal nos humanos, a sua gata poderá passar por uma fase de vómitos. Se os vómitos se tornaram frequentes ou se ela não estiver bem de alguma forma, contacte o seu médico veterinário.
  • A barriga da sua gata começará a inchar, mas evite tocar-lhe para evitar magoar a mãe e os seus gatinhos. Podem existir outras causas para o inchaço abdominal, por isso, monitorize a sua gata de perto para quaisquer sinais de doença e consulte o seu veterinário se estiver preocupado.
  • A futura mamã ganhará gradualmente entre 1 e 2 kg (dependendo no número de gatinhos que ela carregue) – este é um forte sinal de que ela está grávida.
  • As gatas grávidas têm tendência para ter mais apetite nas fases mais tardias da gravidez, o que poderá também contribuir para o seu ganho de peso. Um apetite aumentado pode ser também um sinal de parasitas ou doença, pelo que deve confirmar com o seu veterinário.
  • A sua gata pode parecer mais maternal, o que significa que ela ronrona mais e procura mais carinho e atenção da sua parte.
  • O seu médico veterinário poderá confirmar a gravidez através de uma ecografia, a partir dos 15 dias de gravidez e até ao final da gestação. O veterinário poderá indicar-lhe quantos gatinhos são a partir do 40º dia de gravidez. Lembre-se que na gravidez da gata, um gatinho maior pode esconder gatinhos mais pequenos no útero, pelo que poderá ter mais gatinhos do que está à espera!

Apesar de a sua gata ser mais do que capaz de lidar com o trabalho de parto sozinha, certifique-se que está preparado à medida que ela se aproxima do final da sua gravidez. É bom estar alerta para lhe transmitir tranquilidade e a ajudar se surgirem complicações.

Há vários sinais que indicam que os gatinhos estão já a caminho!

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

  • Se a sua gata recusar o alimento, estiver inquieta e procurar locais isolados para descansar, pode ser porque o parto está prestes a começar.
  • A temperatura da sua gata cai para cerca de 37.8ºC nas 12-24 horas antes de começar o trabalho de parto.
  • Imediatamente antes de dar à luz, a mãe poderá ficar vocal, parecer agitada e querer limpar-se constantemente.
  • O parto deve começar com fortes contrações abdominais, seguidas de alguma descarga vaginal. Se a descarga for muito forte e preta ou com cor de sangue, contacte o seu veterinário.
  • Após esta descarga, os gatinhos devem ser expelidos rapidamente!

A maioria dos partos das gatas ocorrem suavemente e não deverá precisar de interferir. Há alguns sinais, tais como descargas de fluídos sem cor e a mãe ter contrações sem expelir gatinhos, o que sugere complicações. Se verificar alguns destes sinais ou tiver qualquer outra preocupação, contacte o seu veterinário. Para mais informação, veja o nosso guia sobre o trabalho de parto da gata.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Conheça os sinais dados por uma gata grávida e não seja pego desprevenido | Cuidados | iG

Identificar uma gravidez é algo difícil no início, principalmente entre as felinas. Elas saem durante a noite e os donos não conseguem descobrir se irão se reproduzir enquanto estão fora. É um risco que se corre quando se é tutor de uma fêmea não castrada. Caso ocorra uma concepção, com o passar do tempo uma gata grávida começa a exibir sintomas físicos e comportamentais.

Leia também: Aprenda a dar banho a seco em seu gato para mantê-lo sempre limpinho

Alguns donos conseguem identificar essas mudanças logo de cara, podendo determinar se a fêmea engravidou ou não. Por isso é importante conhecer os sinais dados por uma gata grávida
, as alterações no comportamento que ela pode passar e outros detalhes relevantes que merecem atenção.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

reprodução shutterstock
É importante conhecer os sinais dados por uma gata grávida, as alterações no comportamento que ela pode passar e outros detalhes relevantes

Obviamente, a melhor forma de confirmar uma gravidez é levando a gata ao veterinário. Através de exames e ultrassom é possível descobrir se ela está carregando filhotinhos. Mas, antes disso, os donos devem estar atentos e conhecer os sintomas de gravidez para não serem pegos de surpresa no futuro. 

A facilidade para reproduzir

Os felinos são animais altamente reprodutivos. Costumam atingir a maturidade sexual entre os 6 e 9 meses, o período de gestação é relativamente curto e podem ter vários cios nas estações do ano mais quentes, como primavera e verão. A época do cio pode variar conforme a idade do animal, condições ambientais e estado de saúde. 

Por causa dessa facilidade para engravidar os donos precisam ficar de olho em suas fêmeas. Existe o risco de gerar uma superpopulação felina, e muitos animais em casa acaba levando ao abandono. O mais indicado é evitar esse problema através da esterilização.

Leia também: As fases e os cuidados da gestação de gato

É comum as pessoas acreditarem que a gata não engravida quando está no cio. Porém, as fêmeas podem estar grávidas e ter o cio até duas semanas depois da fecundação. Fora isso, é comum elas se envolver com mais de um macho durante o mesmo período, o que resulta em uma ninhada de dois pais diferentes. Ou seja, não subestime o poder de reprodução de sua gata.

Sinais que a gata grávida dá

Após haver a concepção, a gata começará a sofrer várias mudanças no corpo para preparar a chegada dos filhotes. O primeiro sinal são os mamilos. Próximo dos 15 ou 18 dias de gravidez eles ficarão inchados e rosados. Por vezes a gata pode apresentar um corrimento leitoso. No entanto, esse sintoma físico não é exclusivo de uma gravidez, pois os mamilos mudam também durante o cio. 

Preste atenção também em sua vagina. Provavelmente ficará inchada, se preparando para o partor. O crescimento da barriga só começará a ser denunciado a partir do primeiro mês. A partir daí a saliência se tornará cada vez mais evidente. 

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

reprodução shutterstock
A melhor forma de confirmar uma gravidez é levando a gata ao veterinário. Através de exames e ultrassom é possível descobrir se ela está carregando filhinhos

Além das alterações físicas, a gata começará a mudar seu comportamento também. Esses sinais podem ser mais difíceis de identificar, principalmente se você for um dono desatento. De qualquer forma, é importante respeitar a natureza desse momento.

Leia também: Conheça 10 odores comuns nas casas que os gatos odeiam

Logo nas primeiras semanas, a fome da fêmea aumentará. Você oferece comida e rapidamente o pratinho de comida esvazia. Além disso, ficará mais cansada e só procurará espaços tranquilos na casa. Nesse momento, você deve oferecer alimentos de qualidade e preparar um lugar calmo e confortável para ela descansar. Não deixe de oferecer muito carinho e apoio durante essa fase. 

Quando a barriga começar a aparecer, aproximadamente no primeiro mês, a vontade de comer se reduz. Os filhotes dentro do útero passam a exigir mais espaço na barriga, consequentemente o estômago fica pressionado. Por isso, a dieta deve ser alterada e oferecer alimentos super nutritivos. 

Nas últimas fases da gestação
, a fêmea ficará irritadiça, principalmente com outros animais da casa e o macho. Não brigue com ela ou tente interferir de alguma forma. É importante respeitar seu momento e entender que é um período passageiro. 

Leia também:  Como Lidar Com Um Homem Que Te Usou?

Pouco antes do nascimento, você irá reparar nos sinais de aninhamento. Ou seja, ela começará a preparar uma espécie de “ninho” para receber os filhotes. Ajude-a com isso construindo um espaço quente e agradável com mantas e almofadas. É imprescindível que ela se sinta confortável e protegida durante esse período. 

A partir do momento que perceber qualquer um desses sinais que indique gravidez, leve-a ao veterinário para a confirmação. Siga todas as recomendações dadas pelo médico para garantir a boa saúde da futura mamãe. 

Sinais de uma gravidez de risco

Espera-se que a gatinha tenha uma gravidez tranquila e sem complicações, mas pode acontecer de surgir alguns problemas. Sangramento, vômitos, diarreia, mal-estar, desmaios e perda de peso são sintomas preocupantes.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

reprodução shutterstock
Para evitar uma gravidez indesejada é castrar ou esterilizar o animal. Assim também impede que os filhotes venham a ser abandonados futuramente

Se identificar qualquer um desses sinais, leve sua fêmea imediatamente ao veterinário, pois sua saúde e a dos filhotes podem estar em risco. O profissional saberá identificar a origem dos problemas e iniciará um tratamento adequado. Por causa de riscos assim que a gata precisa de acompanhamento médico durante toda a gestação. 

Evitando uma gravidez indesejada

Como todos sabem, milhões de animais são abandonados todos os dias e vivem nas ruas por causa de reprodução indevida. Se você não quer contribuir para o crescimento da população felina, a recomendação é castrar ou esterilizar seu animal. Nas fêmeas, o procedimento pode ser feito antes de cinco ou seis meses de vida.

Leia também: O que fazer quando encontrar um gato perdido pela rua?

Por mais que alguns donos não gostem desse método, é a maneira mais eficaz de evitar uma gravidez indesejada e é melhor do que abandonar os filhotes da sua gata grávida
. Consulte o veterinário para realizar o procedimento da forma correta e segura.

Como descobrir se uma gata está realmente grávida??? – CAT CLUB

Saber se a nossa gata está grávida pode ser algo complicado no início, mas mais evidente com o passar do tempo.

  • Por isso, vamos explicar os primeiros sintomas de gravidez em gatas, as mudanças de comportamento que pode passar e outros detalhes importantes a ter em conta.
  • Não se esqueça que durante todo este processo será muito importante a supervisão e o seguimento do veterinário, que nos assegurará o bom estado de saúde da gata e nos oferecerá conselhos para o cuidado e alimentação da gata gestante.
  • Continue lendo e descubra tudo o que precisa aprender de seguida, começando com os sintomas.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Antes de mais, é importante referir que os gatos são animais com uma grande capacidade reprodutiva.

Costumam alcançar a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses, têm uma gravidez relativamente curta e podem ter vários cios na estação do ano mais propícia, que costuma ser no verão.

O cio pode variar de um exemplar para outro, dependendo da sua idade, as condições ambientais ou o seu estado de saúde.

Uma gata grávida pode ter o cio?

Muitas pessoas, descartam desde logo a ideia de que a sua gata está grávida se virem que está no cio. No entanto, deve saber que as gatas podem estar grávidas e ter o cio até duas semanas depois da sua fecundação. Além disso, pode ser que em um mesmo cio a gata tenha estado com mais de um macho, o que teria como resultado uma ninhada de dois pais diferentes.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Como saber se uma gata está grávida?

Tal como acontece com todos os mamíferos, uma gata grávida passará por uma série de mudanças físicas importantes, que moldarão o seu corpo e a irão preparar para a chegada dos filhotes ao mundo. Os primeiros sintomas de gravidez na gata são:

  • Mamilos inchados
  • Mamilos rosados
  • Vagina inchada

A partir do primeiro mês de gravidez podemos começar a observar a saliência da barriga, que se irá tornando cada vez mais evidente. A partir deste momento, em que todos os sintomas lhe indiquem que a sua gata pode estar grávida, recomendamos que vá ao veterinário para confirmar e que siga as suas recomendações para uma boa saúde da futura mãe.

Além dos sintomas físicos mencionados anteriormente, a gata também sofre de uma mudança de comportamento durante a gravidez. É muito importante conhecê-la para respeitar a natureza deste momento e entender como deve agir.

Durante as primeiras semanas, a gata comerá de forma abundante, procurará repouso e tranquilidade, dar-lhe-à afeto e pode inclusive estar um pouco desorientada devido à nova situação. Neste momento é muito importante oferecer-lhe alimento de qualidade (específico para filhotes), um lugar confortável para descansar e todo o amor do mundo.

A partir de um mês de gravidez, quando a barriga começa a desenvolver-se, a gata vai começar progressivamente a comer menos. Isto porque a barriga pode começar a pressionar o seu estômago.

Deve ajudá-la com alimento super nutritivo e criar um “ninho” onde ela costuma ter a cama. O ninho deve ser agradável, quente, com mantas e estar em um lugar afastado.

Isso vai fazer com que comece a preparar-se para o parto e que se sinta confortável e protegida, imprescindível para o seu bem-estar e o dos filhotes.

Nas últimas etapas da gravidez, a gata pode começar a ficar mais rabugenta, especialmente com outros pets de casa ou do progenitor. Devemos respeitar o seu espaço e compreender que é um momento complicado para ela, que deve enfrentar com calma e serenidade.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Como referimos no início, é extremamente importante consultar o veterinário uma vez que suspeite que a sua gata está grávida. Além de confirmar a gestação, o especialista irá revisar a mãe para ter a certeza que se encontra saudável e que não precisa de vitaminas ou medicação de nenhum tipo.

Durante a gravidez podem surgir problemas. Uma vez identificados, devemos consultar o veterinário o mais rápido possível pois a saúde dos pequenos ou da mãe poderiam estar em risco. Os sintomas mais habituais que nos avisam são:

  • Sangramento anormal
  • Aborto dos filhotes
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Mal-estar
  • Perda de peso
  • Desmaios
  • Inatividade

Uma vez confirmada a gravidez e a boa saúde da mãe, é hora de começar a trabalhar para ela ter a melhor gestação possível. Saber todos os detalhes da gestação da gata será fundamental para que a sua gata tenha, no futuro filhotes saudáveis e bonitos.

Lembre-se que os filhotes vão precisar de lares responsáveis para viverem felizes na sua etapa adulta, pelo que deve perder o tempo necessário a encontrar uma família adequada. Também é importante referir que se a gravidez da sua gata não foi planejada deverá se inteirar dos benefícios de castrar um gato!

Como saber que a gata está prenha?

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Quem tem um felino fêmea precisa saber os sinais que indicam que a gata está prenha. Principalmente se o pet acaba saindo para a rua e não é castrado.

Portanto, se você está procurando os sintomas de uma gravidez felina, este post vai tirar suas dúvidas. Além disso, é importante saber como cuidar de uma gatinha que está esperando filhotes

5 principais sintomas quando a gata está prenha

A verdade é que é um desafio identificar que a gata está prenha nas primeiras semanas. Isso porque somente após 15 dias que os principais sinais aparecem. São eles:

  • As mamas da gata ficam rosinhas e salientes;
  • A vulva pode inchar;
  • O sono aumenta e a carência também;
  • O pet passa a ronronar mais;
  • É possível que o animal tenha ânsia e vômito.

Entretanto, logo o peso também vai aumentar. É depois do primeiro mês que a gata começa a ganhar mais peso, mais ou menos 2 kg, e talvez fique mais cansada, procurando por sua caminha ou um cantinho aconchegante.

O que fazer quando a gata está prenha?

É fundamental ter um veterinário acompanhando toda a gestação da gata, afinal, é um momento de extremo cuidado. Se você ainda não levou o bichinho em uma clínica de confiança, procure uma para fazer os exames necessários.

Se a gata está prenha, a recomendação é trocar a alimentação do pet para uma ração mais nutritiva, como uma Super Premium por exemplo, pois agora ela come por ela e uma ninhada!

É comum nascerem de quatro a seis filhotes quando a gata está prenha, e nos primeiros meses o animal costuma consumir mais gordura para o desenvolvimento dos pequenos. Por fim, ela precisa de nutrientes para que eles não venham ao mundo desnutridos e com falta de vitaminas.

Com quantos meses uma gatinha pode engravidar?

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Entre os 7 e 9 meses acontece o primeiro cio do gato, e ao contrário dos cães, os felinos não têm um ciclo semestral. Isto significa que uma gata pode entrar no cio mais de 2 vezes ao ano, com maior frequência no verão, período que os dias são mais longos.

Leia também:  Como Conquistar Um Homem Que Perdeu O Interesse?

Se você não quer acabar com uma ninhada de gatinhos em casa, considere a castração. O processo traz diversos benefícios para a saúde do seu pet.

Quanto tempo dura a gravidez de um gato?

O exame veterinário que mostra se a gata está prenha é a ultrassonografia, mas um profissional capacitado já consegue ter uma primeira opinião através da palpação. Todavia, somente após 20 dias é que é possível ter um diagnóstico claro. O ciclo de gestação dura de 40 a 60 dias.

Depois que descobrir que a gatinha está grávida, faça acompanhamento com o veterinário. Se quiser saber quantos filhotes vão nascer, é necessário esperar até 40 dias mais ou menos.

Cuidados com uma gata prenha

Uma gatinha grávida precisa de atenção e carinho, visto que é um período de mudanças físicas e algo que fragiliza o pet. Para mostrar seu apoio, ofereça petiscos de gato que ela gosta, invista em brinquedos para distração. Mas lembre-se, o exercício deve ser moderado durante a gestação.

Se aproximando da hora do parto, que em geral acontece após 60 dias, uma gata que está prenha tem o hábito de procurar lugares tranquilos e escolher um “ninho” para os filhotes. Sendo assim, deixe espaços abertos pela casa. Quando perceber que ela escolheu um lugar, faça dele um ambiente aconchegante para receber os novos integrantes da família.

Vem ler mais sobre o incrível mundo dos gatinhos no blog da Cobasi! Olha só os temas que escolhemos para você:

Posts Relacionados

como cuidar de uma gata prenha  como saber se a gata está grávida  gata grávida  gestação de gatos  gravidez felina  saúde felina  sinais que a gata está prenha

Como saber se a gata está grávida? Dicas e cuidados!

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Conseguir ter certeza da gravidez de um felino não é uma tarefa simples, principalmente no início da gestação

Muitos gatos saem sem os tutores e as fêmeas que não são castradas podem se reproduzir. Mas como saber se a gata está grávida?

Logo no começo, ela não vai demonstrar sinais que indiquem estar grávida, mas após algumas semanas, mudanças no corpo e no comportamento podem ser observadas.

Se você quer saber como identificar uma gata grávida e quais são os sintomas e cuidados necessários na gestação, continue a leitura!

Reprodução de felinos

Os felinos são animais de fácil reprodução. A maturidade sexual é atingida entre os seis e os nove meses de vida e uma gata entra no cio a cada três semanas. Sua gestação dura em média de 60 a 70 dias.

Além disso, até duas semanas após a fecundação, a gata pode entrar novamente no cio. Com isso, ela tem a possibilidade de gerar mais filhotes.

Mesmo que seja mantida presa em casa, pode ser que ela consiga escapar ou atrair gatos machos. Por isso, se você não deseja a reprodução do animal, a melhor forma de prevenção é a castração do gato.

Como Saber Quando Uma Gata Esta Prenha?

Sinais de gravidez

Quando a gata no cio cruza com um macho e ocorre a fecundação, o corpo da felina começa a passar por mudanças. Além de se adaptar para a chegada dos filhotes, há mudança comportamental, que poderá ser notada cerca de 15 dias após a fecundação.

Veja o que acontece:

  • os mamilos ficam maiores e vermelhos;
  • podem apresentar secreção leitosa;
  • a vagina da gata fica maior e inchada;
  • a mascote fica mais cansada, buscando se esconder e cochilar mais vezes;
  • a barriga fica inchada;
  • há ganho de peso em cerca de um a dois quilos;
  • as felinas sofrem aumento de apetite;
  • a gata busca mais atenção, ronronando mais e pedindo carinho;
  • no final da gestação ela pode se tornar mais irritada e agressiva, principalmente com outros animais.

Observe os sintomas mencionados e consulte um veterinário a fim de confirmar a gravidez. Confira agora quais cuidados tomar para a saúde da sua mascote nessa situação.

Cuidados com a gata grávida

Durante a gravidez, a gata deve ter sua rotina mantida. Porém, como o apetite aumenta e é necessário um reforço nutricional, o ideal é mudar a ração.

Ofereça a comida em pequenas porções ao longo do dia. Lembre-se de disponibilizar água à vontade e sempre que o animal quiser beber.

Existem rações específicas para gatas gestantes e lactantes. Escolha a melhor opção junto com o veterinário que está fazendo o acompanhamento da gestação. É importante que o profissional oriente e avalie o estado de saúde da gata.

No final da gestação, ela vai montar um ninho em algum local discreto e protegido, por isso ofereça uma caixa para que se abrigue.

O ideal é uma caixa de papelão alta o suficiente para que a mãe saia, mas os filhotes não consigam escapar, forrada com um pano macio.

O primeiro sinal de parto é o muco saindo da vulva. O parto pode durar algumas horas, mas caso note que a gata está com dificuldades, procure o Vet Quality Hospital Veterinário 24h. Por aqui, temos os melhores veterinários e plantões para acompanhar sua gata grávida.

Como saber se uma gata está gravida?

Saber se uma gata está grávida é muito importante para poder dar-lhe uma boa qualidade de vida durante a gestação. Há alguns sinais aos quais poderá estar atento, para saber se uma gata está grávida.

Depois, durante a gestação, é importante proporcionar-lhe boas condições, tanto a nível de conforto, como de alimentação, para que ela se sinta bem durante a gravidez.

Finalmente, é importante identificar se o momento do parto está a chegar, não só para poder ver os gatinhos nascer, como também para estar atento e prevenido para qualquer problema que possa surgir.

A gestação da gata

É durante o cio, que ocorre, mais ou menos, de três em três semanas, que a gata pode ficar grávida.

O cio pode aparecer, pela primeira vez, a partir dos oito meses de idade, variando sempre de animal para animal, de acordo com a raça e o peso.

Quando a gata está grávida existem algumas alterações comportamentais – pedem mais mimo, por exemplo. No entanto, ao contrário do que acontece com as cadelas, as gatas não têm sangramento durante o cio.

A gestação dura entre os 58 e os 67 dias. Não é fácil saber que uma gata está grávida, durante os primeiros dias, mas há alguns sinais que podem indicar a gravidez.

A partir do 15.º dia de gestação poderá notar que os mamilos aumentaram ligeiramente e apresentam um tom mais avermelhado. Além disso, tal como acontece com o ser humano, a gata grávida também pode ter enjoos matinais. De qualquer forma, se os vómitos forem demasiado frequentes, deve consultar um veterinário, de modo a saber exatamente o que se passa.

Numa ida à clínica veterinária, o médico pode também realizar um exame para confirmar que a gata está grávida, a partir do 15.º dia. No entanto, só após cerca de 40 dias é que será possível saber o número de gatinhos que está prestes a chegar.

Outro sinal que poderá indiciar uma gravidez é a barriga inchada. No entanto, não deve tocar na barriga dela, pois poderá magoar tanto a mãe, como os fetos, caso ela esteja em gestação. Se desconfia que a causa da barriga inchada não é gravidez, consulte o médico veterinário.

Um dos sinais mais evidentes de que uma gata está grávida é o aumento de peso. Fica com mais fome, no entanto, não é só isso que contribui para o aumento de peso, mas sim o facto de ter na barriga dela vários gatinhos.

E no que diz respeito à alimentação, é muito importante dar uma ração de qualidade à sua gata grávida, para que ela consiga ter todos os nutrientes que precisa para cuidar dos filhos.

 É no final da gestação que notará um aumento do apetite. Está a preparar-se para receber os gatinhos e poder alimentá-los bem.

 Uma ração para gatinhos é a mais indicada para esta fase, pois contém maior teor de calorias e proteína, importantes para a a gravidez e amamentação.

Além disso, quando os gatinhos deixarem de ser alimentados pelo leite materno, mais fácil será a transição: por verem a mãe comer ração, também eles terão curiosidade e começarão a querer comer também.

Se a sua gata tem uma dieta específica, já recomendada pelo médico veterinário, deve consultá-o de modo a saber qual a alimentação mais adequada para a sua gata grávida.

Leia também:  Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Como saber se os gatinhos estão quase a nascer?

Em primeiro lugar é importante saber que a sua gata é capaz de ter os gatinhos sozinha e não necessita de qualquer ajuda humana. No entanto, deve estar atento e prevenido para qualquer eventualidade. É importante proporcionar-lhe algumas condições para que ela esteja confortável no momento do parto.

Nos últimos dias de gestação irá notar a sua gata mais agitada. Ela irá procurar um lugar que considere seguro e tranquilo para ter os gatinhos e, a menos que esse lugar seja potencialmente perigoso, não interfira nessa escolha. Nestes últimos instantes antes do parto, a temperatura da gata desce e pode querer limpar-se constantemente, por exemplo.

Quando se inicia o parto, a gata tem contrações abdominais e ocorre uma descarga vaginal. Depois disto, os gatinhos começam a nascer, um por um.

 Deve contactar o médico veterinário se notar qualquer sinal na sua gata, ou mesmo nos gatinhos após o nascimento, fora do normal, como por exemplo, se a descarga vaginal for muito forte ou tiver uma tonalidade preta ou sanguínea, ou mesmo se os gatinhos não nascerem com as contrações.

Como Saber Se Sua Gata Está Prenhe

Baixe em PDF
Baixe em PDF

A gestação dos gatos geralmente dura por volta de 9 semanas, e uma fêmea prenha começa a exibir sintomas físicos e comportamentais logo após a concepção.[1]
Caso você saiba identificar tais mudanças, vai ser bem mais fácil determinar se a gata está prenhe ou não.

No entanto, a melhor maneira de confirmar isso, claro, é levando o animal ao veterinário. A menos que você seja um criador profissional, a dica é esterilizar as fêmeas e castrar os machos — uma superpopulação felina é um problema complicado e gera muitos animais soltos e correndo perigo nas ruas.

  1. 1

    Determine a fertilidade do animal. Se a gata é fértil e teve um cio recentemente, é provável que esteja prenhe.

    • Os animais domésticos entram no cio quando os dias ficam mais longos e o clima esquenta, ou seja, entre a primavera e o outono.
    • Uma gata começa a entrar no cio assim que o clima se torna mais quente e também após alcançar aproximadamente 80% do peso adulto. Ou seja, o animal pode começar a entrar no cio por volta dos quatro meses de vida.
  2. 2

    Observe o comportamento do bichano. Quando uma gata entra no cio, algumas mudanças comportamentais são bem visíveis; tais alterações existem para atrair os machos e duram por volta de quatro a seis dias.[2]

    • Imediatamente antes do cio, a fêmea vai ficar inquieta e mais afetuosa do que o normal. Além disso, ela vai começar a miar frequentemente e apresentar um apetite maior.[3]
    • Já no cio, o animal vai começar a “uivar” insistentemente e perder a vontade de comer.
    • Uma gata no cio fica muito mais carinhosa, gosta de rolar no chão e se esfregar em qualquer objeto ou pessoa. Além do mais, ela empina a parte traseira com frequência e mantém o rabo para um dos lados.[4]
      [5]

  3. 3

    Entenda as implicações de uma gata no cio, pois os efeitos podem ser muito maiores do que apenas uma mudança de comportamento: a fêmea pode ficar prenhe.

    • Se a gata entrou recentemente no cio, a prenhez é uma possibilidade óbvia.
    • Depois do cio, o animal entra em uma fase muito mais calma, que dura de oito a dez dias. No entanto, depois desse momento, o animal volta a ficar no cio. Nos meses mais quentes do ano, esse ciclo é intermitente.[6]
    • Para evitar que a fêmea entre no cio e, consequentemente, fique prenhe, leve-a para fazer uma esterilização o mais rápido possível.
  1. 1

    Examine os mamilos da gata. Lá pelos 15 ou 18 dias de gravidez, eles vão ficar rosados ou avermelhados e também maiores.[7]

    • As mamas da gata podem inclusive apresentar um corrimento leitoso.
    • Os mamilos inchados também indicam que o animal está no cio, ou seja, esse sinal físico não é exclusivo de uma gravidez.
  2. 2

    Vistas de perfil, as fêmeas prenhes apresentam uma aparência de lordose (coluna curvada para dentro), além de uma barriga inchada e bem aparente.

    • Muitos animais apresentam essa silhueta apenas quando a gravidez já está avançada.
    • Caso o bichano esteja apenas acima do peso, todo o corpo vai parecer maior, incluindo pescoço e patas, e não apenas a barriga.
  3. 3

    Perceba quaisquer instintos de aninhamento. Antes do nascimento dos filhotes, a fêmea vai começar a se preparar para receber a ninhada.

    • O animal geralmente procura um local calmo (dentro do guarda-roupas, por exemplo) e começa a organizar mantas, toalhas ou qualquer outro tipo de tecido para criar uma caminha para usar durante o parto.
    • Caso o comportamento seja o primeiro sinal de gravidez que você tenha notado, leve a gata ao veterinário para um exame pré-natal.
  1. 1

    Caso tenha suspeitas de uma gravidez, leve a fêmea ao veterinário. O profissional poderá confirmar o estado e dar dicas de como cuidar do bichano. Além disso, peça dicas de como se preparar para o nascimento dos filhotes.

    • Solicite um exame de toque no estômago da gata. Após 17 a 25 dias, um veterinário experiente já vai conseguir sentir os embriões.
    • Jamais tente sentir os embriões por conta própria! Como você não tem prática, pode acabar causando um aborto.[8]
  2. 2

    Peça um ultrassom. Esse exame é interessante no caso do veterinário não conseguir identificar a gravidez apenas pelo toque. Além do mais, com ele, o médico vai conseguir determinar a quantidade de filhotes.[9]

    • Com um ultrassom, o veterinário consegue identificar os batimentos cardíacos dos filhotes lá pelo vigésimo dia da gravidez.
  3. 3

    Peça um exame de raio X. Após 45 dias de gestação, os esqueletos dos filhotes já podem ser vistos. Por isso, um raio X também pode confirmar a gravidez e informar quantos filhotes há naquela ninhada.[10]

    • O veterinário geralmente tira dois raios X para visualizar todo o abdômen, contar os filhotes e também procurar por quaisquer problemas.
    • Esse exame não coloca a gata nem os filhotes em perigo.
    • Um raio X funciona bem melhor do que um ultrassom na hora de contar os filhotes.
  4. 4

    Se a fêmea estiver prenhe, evite dar vacinas, vermífugos ou quaisquer outros medicamentos. As vacinas, principalmente, podem ser extremamente perigosas tanto para a mãe quanto para os filhotes.

    • Consulte um veterinário antes de fornecer qualquer remédio para a fêmea e, depois do parto, para os gatinhos.
  5. 5

    Nas últimas semanas da prenhez, aumente a ingestão calórica da gata. Conforme a data do nascimento se aproxima, a fêmea começa a comer mais ração e a engordar.[11]

    • Como os filhotes se desenvolvem rapidamente durante o último terço da prenhez, é necessário alimentar a fêmea com uma dieta específica.
  6. 6

    No final da gravidez, não deixe a gata sair de casa. Isso é importante para evitar que a fêmea encontre um local adequado e resolva dar à luz do lado de fora.[12]

    • A dica é preparar uma espécie de ninho já dentro d casa. Por exemplo, pegue uma caixa de papelão e coloque em uma área calma e seca da casa. Em seguida, forre com folhas de jornal ou mantas.
    • É fundamental deixar tanto água quanto ração, além da caixa sanitária, perto desse local para incentivar a fêmea a dormir dentro do “ninho”.[13]
  • Milhões de gatos vivem nas rua e, por isso, acabam sofrendo perigos de atropelamento, envenenamento, entre outros. Por favor, castre ou esterilize o animal para evitar contribuir para esse problema. Nas fêmeas, faça o procedimento antes de cinco ou seis meses de vida para evitar uma prenhez indesejada.
  • Alguns veterinários fazem a esterilização mesmo durante a prenhez da gata. Outros não recomendam esse procedimento a partir de determinado ponto do desenvolvimento do feto. No entanto, há profissionais que realizam a esterilização a qualquer momento.
  • As gatas não sofrem de enjoos matinais como as mulheres; portanto, se o animal começar a vomitar frequentemente ou demonstrar qualquer outro sintoma negativo, leve-o ao veterinário.[14]

Este artigo foi coescrito por Pippa Elliott, MRCVS. A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década. Este artigo foi visualizado 409 036 vezes.

Categorias: Gatos

Esta página foi acessada 409 036 vezes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*