Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Há algum tempo, descobrir o horário de um filme ou a programação completa em um cinema era algo realmente trabalhoso. Se você viveu na década de 1990, deve se lembrar das peripécias que eram feitas para descobrir tais informações — que iam desde ter que comprar um jornal até passar a mão no telefone e ligar para as salas de cinema.

Na última década, obter informações sobre os cinemas de sua cidade podia ser feito pela internet, algo bastante simples. Atualmente, é ainda mais fácil saber quando vai passar aquele filme que você quer ver: basta abrir um aplicativo em seu smartphone.

Para facilitar a vida dos cinéfilos, nós selecionamos aqui oito aplicativos que podem ser de grande utilidade. Além de serviços que reúnem todas as salas de cinema de uma determinada cidade, há ainda apps específicos de três das principais empresas de cinema operando no Brasil atualmente.

Confira:

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

O aplicativo brasileiro Cine Mobits é a versão para dispositivos portáteis do site homônimo. Nele, você acompanha horários e programação de basicamente todas as salas do circuito comercial de cinemas de uma região.

Escolha a sua cidade e então procure por um filme em específico ou por uma sala de cinema. Além disso, você pode ver a sinopse e até mesmo o trailer de uma obra em cartaz na sua cidade, tudo diretamente da palma da mão. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Download: Android | iOS | Windows Phone

2. Guia UOL

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

O Guia UOL serve como um guia de entretenimento de forma ampla, contando com informações sobre bares, restaurantes, exposições, shows e muito mais. No meio desta lista estão os cinemas de inúmeras cidades brasileiras, então é só indicar no app onde você está para ver a programação da sua região.

É possível buscar por um filme em específico ou pelo cinema que você deseja ir. As informações aqui são amplas, com dados sobre a obra, sinopse, cartaz, elenco e trailer. O app está disponível para Android e iOS.

3. AdoroCinema

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

O AdoroCinema é um dos maiores e mais conhecidos portais de cinema do Brasil. Acessando-o pela web, você verifica notícias, fichas técnicas e críticas sobre os mais variados filmes e seriados do mundo. Na versão para smartphones e tablets, o AdoroCinema traz também a programação completa dos cinemas de várias cidades brasileiras.

Então, instale o aplicativo, encontre a sua cidade e tenha acesso à programação completa em alguns instantes. Além disso, veja o trailer, leia a sinopse e confira o elenco da película em questão. O app está disponível para Android e iOS.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Reunindo informações avançadas sobre programação de oito empresas de cinema diferentes que atuam no Brasil inteiro, o Cinema e Filme – Cinelândia é também uma boa opção para quem quer saber onde está passando aquele filme antes de sair de casa.

Atuando nas principais cidades do país, o aplicativo não deixa você na mão na hora de programar uma ida ao cinema. O app está disponível para Android e iOS.

5. CineSystem

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Rede de cinema com salas em várias partes do Brasil, o aplicativo do CineSystem coloca toda a programação da rede na palma da sua mão. Basta escolher sua cidade e, assim, ver todas as filiais da rede CineSystem próximas a você — ou então ativar o GPS para que o app encontre tudo sozinho.

Aqui, você fica sabendo de promoções, acessa o Clube da Pipoca e ainda compra ingressos. O app está disponível para Android e iOS.

6. UCI Cinemas

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Uma das maiores redes de cinema do planeta, a UCI Cinemas possui um aplicativo oficial por meio do qual os clientes podem acessar toda a sua programação. Aqui, você pode escolher uma sede específica da rede, procurar um UCI próximo a você ou então verificar onde está passando um determinado filme.

Depois, você vê cartazes, sinopse, elenco e trailer, informações que permitem a você se programar antes de sair de casa. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Download: Android | iOS | Windows Phone

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Outra rede de cinema famosa em várias partes do mundo, o Cinemark conta com um aplicativo específico para o público brasileiro. Por ele, você verifica onde está passando um determinado filme, descobre onde há uma sala do Cinemark próximo a você e ainda obtém informações completas sobre uma determinada obra.

Antes de decidir qual filme você vai ver, é possível ainda assistir ao trailer da obra diretamente pelo aplicativo. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Download: Android | iOS | Windows Phone

8. Ingresso.com

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

O Ingresso.com não é um site de filmes, mas sim de venda de ingressos. Seu aplicativo serve para o mesmo fim, porém, como você pode comprar ingressos, pode conferir a programação de diversas salas de cinema de todo o país.

Basta abrir o app e procurar pelo filme que você vai ver. Depois, escolha a sessão que deseja comprar — mesmo que não vá comprar um ingresso — e verifique informações completas sobre ela. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • Download: Android | iOS | Windows Phone

Sabe de algum aplicativo bacana que poderia ter entrado nesta lista? Então compartilhe sua dica escrevendo nos comentários logo abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Quais filmes que vão entrar em cartaz nos próximos meses, após reabertura dos cinemas?

Primeira grande estreia após a retomada, o thriller “Os Novos Mutantes” foi lançado na última quinta-feira (22) e conseguiu levar mais de 60 mil pessoas aos cinemas do país em seu primeiro fim de semana de exibição. O longa liderou a bilheteria no período, arrecadando pouco mais de R$ 1 milhão.

“Tenet”, aguardada ficção científica de Christopher Nolan, chega nesta quinta (29), após mudanças na previsão de estreia, com a promessa de ajudar a alavancar o faturamento nos cinemas. Outros filmes, também adiados por causa da pandemia, já estão prontos, aguardando na fila para chegarem às telas.

Veja, abaixo, os principais filmes com lançamento programado para os próximos meses

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Assista ao novo trailer de 'Mulher-Maravilha 1984'

Estrelado por Gal Gadot, o segundo filme da heroína da DC teve a estreia marcada para junho de 2020, depois foi adiado para agosto, depois mudou para outubro. Agora, finalmente, vai sair no Natal de 2020. Ufa!

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Assista ao trailer de Viúva Negra

O primeiro longa próprio da heroína vivida por Scarlett Johansson está previsto para o dia 7 de maio de 2021. Ele já teve outras duas datas antes: abril e outubro de 2020.

Leia também:  Como Tapar Um Fecho De Calças Que Se Ve?

Essa nova história da espiã russa Natasha Romanoff se passa entre as tramas de “Capitão América: Guerra civil” e “Vingadores: Guerra infinita”.

1 de 2
Jennifer Hudson em 'Respect' — Foto: Divulgação

Jennifer Hudson em 'Respect' — Foto: Divulgação

'Respect – A história de Aretha Franklin'

Mais uma heroína que está prestes a chegar aos cinemas. A cinebiografia está prevista para estrear em fevereiro de 2021. Aretha, uma lenda da música soul americana, é interpretada por Jennifer Hudson, que já ganhou um Oscar e, desde já, é cotada para levar de novo.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

'Velozes e furiosos 9' ganha 1º trailer; ASSISTA

A nova sequência da franquia tem Vin Diesel, Charlize Theron, Michelle Rodriguez, Helen Miren e Jordana Brewster no elenco. É o quinto filme da série dirigido pelo Justin Lin.

O público pode esperar uma trama de vingança e, claro, explosões e perseguições. Ele foi adiado para abril de 2021.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Teaser de 'Um lugar silencioso 2'

Quem quer tomar uns sustos no cinema também terá que esperar até abril de 2021.

Desta vez, a personagem vivida por Emily Blunt descobre que as criaturas aterrorizantes do primeiro filme não são os únicos perigos que ela e os filhos têm que enfrentar.

2 de 2
Daniel Crag se despede de James Bond em “007 – Sem Tempo Para Morrer” — Foto: Divulgação

Daniel Crag se despede de James Bond em “007 – Sem Tempo Para Morrer” — Foto: Divulgação

'007 – Sem tempo para morrer'

Mais um com estreia marcada para abril de 2021.

Além de Daniel Craig como protagonista, dois nomes bem celebrados estão no filme. o vilão é interpretado por Rami Malek, que ganhou o Oscar na pele de Freddie Mercury, e Phoebe Waller Brigde está no time de roteiristas, depois de ganhar prêmios no Globo de Ouro e no Emmy com a série Fleabag.

Fique em casa: 31 filmes que estavam em cartaz nos cinemas já estão no streaming; confira

01/05/2020 1h00

Primeiro foram as salas do Espaço Itaú de Cinemas, no longínquo dia 16 de março. Depois vieram as grandes redes, como Cinemark, UCI e Cinépolis. Até o dia 19 de março, uma quinta-feira, todos os cinemas da cidade de São Paulo fecharam em consequência da pandemia, e assim permanecem.

Portanto, a quinta anterior, 12 de março, foi a última com estreias no circuito. Na ocasião, 60 títulos estavam em cartaz, com algumas promissoras novidades, como “O Oficial e o Espião”, de Roman Polanski.

No streaming, 31 desses filmes já estão disponíveis —incluindo o do Polanski. Outros 11 longas estão prestes a estrear, enquanto 18 títulos permanecem sem previsão.

É preciso ficar de olho nos diferentes canais digitais, nem todos oferecem o mesmo valor. Para quem é novato na locação sob demanda, R$ 18,90 pode parecer salgado. Mas é menor do que muita meia-entrada de cinema. E se for para ver a dois, então, a economia é maior ainda.

Entre as opções está “Dois Irmãos”, animação da Pixar que tinha o recorde do número de salas em cartaz, com 119. Para crianças que adoram assistir aos filmes em looping, há a opção de compra também.

Só nesta semana são três novidades no mundo digital que estavam na tela grande: o terror “Maria e João”, o nacional “Fim de Festa” e o premiado francês “Os Miseráveis”, cuja locação varia de R$ 2,90 a R$ 14,90.

Outra boa nova para os tempos de isolamento: o mundo dos streamings ganhou mais um canal nesta semana, o UOL Play. O acesso é gratuito por sete dias e títulos “de cinema” também estão disponíveis, como “Adoráveis Mulheres” e “Bad Boys para Sempre”.

Ok, provavelmente o sofá da sua casa não reproduz a salinha escura do cinema. Mas para melhorar o clima até a rede Cinemark entrou na brincadeira e oferece um combo de pipoca e refrigerante via Rappi.

Confira o roteiro abaixo com os filmes “em cartaz” e boa sessão.

1917 Idem. Reino Unido, EUA, 2017. Direção: Sam Mendes. Com: Dean-Charles Chapman, George MacKay, Daniel Mays, Colin Firth e Benedict Cumberbatch. 119 min. 14 anos.

Estreou em 23/1; salas em cartaz: 7 Durante a Primeira Guerra, dois soldados recebem a missão de atravessar uma área do território inimigo para chegar a outro batalhão que está prestes a cair em uma armadilha. Vencedor de três Oscars.

Apple TV (R$ 18,90, para locação, e R$ 49,90, para compra); Looke (R$ 16,99, para locação, e R$ 69,99, para compra); YouTube (R$ 16,90, para locação, e R$ 44.90, para compra); Sky Play (R$ 18,90, para locação); Oi Play (R$ 17,90, para locação).

Leia a crítica.
Veja cenas do filme '1917' Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Adoniran – Meu Nome É João Rubinato Brasil, 2018. Direção: Pedro Serrano. 92 min. 12 anos. Estreou em 23/1; salas em cartaz: 1 O documentário reconstrói a vida de Adoniran Barbosa, sambista de origem italiana que ficou famoso por cantar a cidade de São Paulo. Por meio de entrevistas e imagens de arquivo, a produção recria as histórias por trás de sua obra.

Now, Oi Play e Vivo Play (R$ 12,90, para locação)​.

Leia a crítica.
Veja cenas de 'Adoniran – Meu Nome é João Rubinato' Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Adoráveis Mulheres Little Women. EUA, 2019. Direção: Greta Gerwig. Com: Emma Watson, Laura Dern, Timothée Chalamet e outros. 120 min. 10 anos.

Estreou em 9/1; salas em cartaz: 3 Quatro irmãs crescem juntas, criadas pela mãe, enquanto o pai luta na Guerra Civil dos Estados Unidos. À sua maneira, cada uma delas amadurece e lida com a condição feminina na sociedade da época.

Adaptação do livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott. Vencedor do Oscar de figurino.

Saiba quando filmes ou séries vão sair do catálogo da Netflix

As listas de séries e filmes que estão saindo do catálogo da Netflix pipocam por todos os cantos e nem sempre estamos em dia com elas. Mas você pode descobrir sozinho se uma série de TV ou filme que você quer ver está prestes a sair do serviço de streaming.

Você verá uma data de saída no site da Netflix se o título tiver previsão de deixar a plataforma dentro dos próximos 30 dias em dois lugares específicos na interface.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

  1. Na página de detalhes da série de TV ou filme (segundo slide);
  2. Durante a exibição da mídia (primeiros segundos da série escolhida).
Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Um Iban?

Ao acessar o netflix.com, é possível que você também receba uma notificação durante os primeiros segundos de reprodução informando que o título está prestes a expirar.

De acordo com a Netflix, essa notificação se refere apenas a temporadas de séries, desenhos animados e séries documentais (ou a séries inteiras) que serão removidas do catálogo nos próximos 30 dias (não a filmes) e a notificação é exibida uma vez por dia.

É bom prestar atenção nesses detalhes para não começar a ver uma série com muitos episódios que vai sair rapidamente do catálogo. E, infelizmente esses dados não estão disponíveis no aplicativo para celular ou tablet. Entretanto, você também pode “chorar” para a Netflix e pedir que o conteúdo volte na seção aberta de sugestões de títulos.

Upflix indica atualizações de catálogo da Netflix

Se você não tem uma série um filme específico em mente para verificar, mas não quer correr o risco de perder algum título por não saber quando ele sai do catálogo, pode baixar o UpFlix. O aplicativo, para iOS (iPhone) e Android é uma “mão na roda” para ficar sabendo tanto das novidades quanto das atualizações de catálogo que reduzem a lista.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Você pode configurar o app para enviar notificações, ver sinopses e avaliações do conteúdo além de fazer essa mesma checagem em catálogos de outros países.

Como assistir o catálogo americano da Netflix com VPN (atualizado)

O filme ou série foi cortado, e agora? Use o JustWtach

Se a Netflix decidiu que não vai mais renovar as licenças para exibir uma obra, não significa que você vai ficar sem assistir. O JustWatch é um site que oferece a busca por filmes e séries e indica qual serviço de streaming está oferecendo o conteúdo.

9 sites concorrentes da Netflix para testar

O JustWatch faz varreduras no catálogo completo de sites e apps como Amazon Prime Video

Filmes removidos da Netflix: como ver títulos que estão saindo do catálogo

Descobrir os filmes e séries que estão deixando o catálogo da Netflix é possível com o FlixBoss. O site informa quais títulos estão prestes a sair do acervo do serviço de streaming, e não requer cadastro para realizar a pesquisa por títulos na plataforma. Usuários podem, inclusive, saber o período exato em que o conteúdo será retirado por meio dos filtros de busca.

A pesquisa ainda oferece o link para assistir aos resultados diretamente na Netflix com apenas um clique. Confira no tutorial a seguir como descobrir quando uma série ou filme vai sair da Netflix com o FlixBoss.

1 de 5
Tutorial mostra como usar o site FlixBoss para encontrar filmes e séries para assistir no catálogo brasileiro da Netflix — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Tutorial mostra como usar o site FlixBoss para encontrar filmes e séries para assistir no catálogo brasileiro da Netflix — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse o site (br.flixboss.com) e selecione a aba “Última oportunidade”;

2 de 5
Ação para acessar a página do FlixBoss com filmes e séries que estão saindo de cartaz na Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a página do FlixBoss com filmes e séries que estão saindo de cartaz na Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Em “Organizar por”, escolha se deseja que os resultados sejam apresentados pela data em que sairão do catálogo por suas classificações no IMDb. Para esse exemplo, utilizaremos a opção “Data”. Dessa maneira, será possível saber exatamente quando a produção sairá do streaming;

3 de 5
Ação no site FlixBoss para organizar resultados na busca por conteúdos que estão deixando o catálogo da Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação no site FlixBoss para organizar resultados na busca por conteúdos que estão deixando o catálogo da Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Os resultados são apresentados com a data em que sairão do catálogo. Para ver mais detalhes, selecione a capa do filme ou da série;

4 de 5
Ação para abrir no site FlixBoss a tela de apresentação de uma produção que está deixando o catálogo da Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para abrir no site FlixBoss a tela de apresentação de uma produção que está deixando o catálogo da Netflix — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. O site apresenta a sinopse da produção, sua classificação no IMDb e permite a visualização de um trailer. Caso queira assistir, pressione o botão “Ver na Netflix” para ser direcionado para o player do serviço de streaming.

5 de 5
Ação para iniciar na Netflix o filme ou a série encontrada no FlixBoss — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para iniciar na Netflix o filme ou a série encontrada no FlixBoss — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Use a dica para saber como acessar o FlixBoss para descobrir quando um filme ou série está deixando o catálogo da Netflix.

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

*Link patrocinado produzido por G.Lab para Disney+

Quanto tempo geralmente um filme fica em cartaz?

Como Saber Quando Um Filme Sai De Cartaz?

Depende de quanto sucesso ele faz, não tem um prazo fixo.

  • Resposta:
  • Isso e muito relativo amigo
  • Ira depender de 3 fatores principais
  • 1° será o fato de uma pesquisa de marketing se o filme será de sucesso para continuar gerando lucro tanto para as distribuidora do filme quanto para o cinema que são as empresas diretas (e depois paras as pessoas/impressas indiretas)
  • 2° será pelo fato de a distribuidora do filme permitir com uma licença, a permanência do filme em cartaz (porque quem manda se pode passar ou não é a produtora, já que ela produziu kkkkkk)
  • 3° se há novos filmes para serem lançados. Porque daí eles retiram os filmes antigos para assim então, nas salas de filmes q havia o filme antigo, passar um novo lançamento
  • Mas posso afirmar que em média será de no mínimo de 1 mês e no máximo 3 meses.
  • Já aconteceu de passar um pouco mais como “vingadores-guerra infinita” produzida pela Marvel, porque foi um sucesso de vendas
  • Espero ter ajudado, obrigado.
  • Explicação:

De acordo com Rudolf Laban, os dançarinos utilizam diferentes níveis de movimentos, são eles: alto, médio e baixo.

Marque a alternativa que exemplific

a os níveis alto, médio e baixo, respectivamente
A)Em pé, para cima – troncos flexionados – cócoras
B)Troncos flexionados – em pé, para cima – cócoras.

C)Joelhos – ajoelhados – sentado.
D)Ajoelhados – em pé – cócoras.
AJUDEM RAPIDOOOO PLIIIISSSS

2 – Quanto às características do Renascimento analise e julgue os itens abaixo com (V)
VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa corre

spondente à
sequência obtida.
( )A arte renascentista foi um movimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVII e que
foi marcado por profundas mudanças.

( )A arte na renascença não resgatou os valores e conceitos da cultura clássica e grecoromana.
( )A arte no renascimento não teve uma data exata de surgimento.
( )Chamado pelos renascentistas de Idade das Trevas, esse período ficou conhecido pelo pouco
desenvolvimento e por um pensamento totalmente voltado para a igreja e pelos dogmas católicos.

Leia também:  O Que É Ácido Úrico E Como Tratar?

( ) V – F – V – F
( )V – F – V – V
( ) V – V – F – V
( ) F – V – V – F
ajudaaaaaaaaaa

Qual técnica foi utilizada na obra, para provocar a ilusão de profundidade?

Preencha a cruzadinha sobre o conteúdo estudado neste capítulo.
1. sobrenome do naturalista britânico que desenvolveu a teoria da evolução das espécie

s.
2. Rito fúnebre de purificação dos judeus.
3.

Nome da teoria que explicar cientificamente a origem do universo.
4. Primeiro livro do antigo testamento da Bíblia.
5. Estrutura tumular onde ficavam as pessoas são deputadas.
6. Espaço urbano onde geralmente as pessoas são supultadas.
7.

Entidade que representa a morte na cultura iorubá.
8. Rio localizado na Índia utilizado nós ritos fúnebre hindus.
9. Religião na qual é proibida a cremação.
10. Ritual fúnebre realizado pelos egípcios antigos para conservar o corpo da pessoa que faleceu.
11.

Ciências que estuda a morte
12. Personagem da mitologia grega que enganou a morte duas vezes.

09) O modernismo surgiu onde ?a) No Brasil no século XVIII.b) Na França em París.C) Nos Estado Unidos.d) Na Inglaterra em Londres.e) Na África.​

Por que a população foi tão afetada pela covid-19?​

Sobre a poética pessoal, podemos dizer que : ” A obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater.

Mais do que conhecer uma ou outra obra,

perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos”.

Após a analise da leitura observe a obra do artista fotografo SEBASTIÃO SALGADO, e então assinale das alternativas abaixo o que NÃO pertence ao conceito de poética pessoal: Se trata da contemplação, interpretação, participação e integraçãoSe diz da relação público obraManeira individual que percebemos a realidade e a partir dela manifestamos nossa arteManeira determinada por um especialista de arteA Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.​

Questão 3 – Uma das características da arte barroca é: a) Temas da vida cotidiana e formas geométricas. b) Não existe o jogo entre luz e sombra. c) Os

personagens retratados tanto na pintura quanto na escultura não possuem expressões corporais e faciais, são estáticos. d) Destacam-se os temas religiosos e a riqueza nos detalhes das formas.​

Cite dois tipos de arte que surgiram com a invasão da tecnologia no meio artístico?

na antiguidade clássica a arte era entendida como técnica. explique o que era essa “técnica” teorizada pelos filósofos gregos ​

Como são escolhidos os filmes que entram em cartaz?

Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por ano são feitos aproximadamente 10 mil filmes no mundo, mas menos de 200 foram lançados no Brasil em 2002 – cerca de 2% do total. E a culpa não é só da falta de mais salas de cinema, afinal, existem no país 1 600 delas.

Um dos problemas é que a entrada em cartaz de uma fita badalada monopoliza o mercado – apenas o filme As Panteras Detonando ocupou 300 salas.

Por isso, para uma produção garantir vaga num cinema é preciso passar por uma grande peneira que fica nas mãos das distribuidoras, que compram o direito de comercializar um filme após ele ficar pronto, e dos exibidores, que são os donos das salas. “O mundo do cinema é mesmo um mundo estranho.

Para um filme entrar em cartaz, depende das negociações com o exibidor e da força do distribuidor”, diz o cineasta Alain Fresnot, diretor do filme brasileiro Desmundo (2003).

Para se ter uma idéia da diferença que faz ser distribuído por uma grande companhia ou por uma de médio porte, basta dizer que Desmundo, que teve como distribuidora a Columbia, uma gigante do mercado, entrou em cartaz em 40 salas no Brasil. Já o filme anterior de Fresnot, Ed Mort (1997), negociado por uma empresa menor, a Riofilme, foi exibido em 15 salas. Agora, se não for fechado negócio nem com uma distribuidora pequena, a fita pode nem entrar no circuito comercial.

Estréia difícil
Depois de prontas, as fitas precisam agradar a distribuidores e donos de cinema

1. Assim que um filme fica pronto, seus produtores precisam atrair empresas interessadas em mostrá-lo no maior número de países do mundo.

Se for um candidato a campeão de bilheteria, as distribuidoras disputam a tapas o direito de revendê-lo. Mas isso é exceção.

Na maioria dos casos é preciso fazer uma projeção especial do filme para as distribuidoras na tentativa de convencê-las a comprar os direitos

2. Enquanto acertam com os produtores, as distribuidoras também negociam com os donos das salas de cinema, os exibidores, garantindo um lugar para o filme. Nessa conversa, discute-se a data de estréia, que depende da disponibilidade das salas. Em geral, o dinheiro da bilheteria é dividido meio a meio entre distribuidora e exibidor

3. Além de acertarem a data de estréia, a distribuidora e os exibidores definem onde a fita entrará em cartaz, levando em conta quantas pessoas deverão vê-lo. Segundo a distribuidora Europa, os filmes do diretor Woody Allen, por exemplo, atraem 200 mil espectadores no Brasil, ocupando cerca de 20 salas

4. Com o número de salas definido, começa a divulgação, com a distribuidora mandando cartazes e trailer do filme. Uma semana antes da estréia, há uma “cabine”- sessão só para jornalistas que garante espaço na mídia para as críticas. Por fim, pode haver uma pré-estréia, em algumas salas, dias antes da estréia oficial

Fora de cena

Mesmo entre os filmes que têm os direitos comprados existem os que jamais chegarão a um cinema. Eles podem ser lançados diretamente em vídeo, ou numa rede de TV, se a distribuidora achar que interessam a um público muito específico. Já os filmes mais alternativos ainda, que não atraíram nenhuma distribuidora, são exibidos em mostras e festivais

Continua após a publicidade

  • Cinema
  • INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
  • LONGA-METRAGEM

Created with Sketch.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*