Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Uma das melhores coisas que podem acontecer é acertarmos em cheio o ponto de maturação das frutas. Afinal, quem não ama fruta fresca e docinha. Quando se trata de melancia, então, nem se fala! Com as nossas 6 dicas você nunca mais vai errar e só vai levar para casa a melancia mais vermelhinha e doce do mercado. Essas são as perguntas que você precisa se fazer na hora da compra:

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

1. Qual é o aspecto da macha clara da melancia?

A mancha marca o lugar onde a melancia tocou o chão enquanto crescia. Se a mancha for branca, a melancia não está madura. Se a mancha estiver amarelada, ela está madura.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

2. Como é o som da melancia se você der leves batidas na casca?

Se, ao bater na fruta, o som é alto e apagado, a melancia ainda não está madura. Mas se soa oco, você tem uma melancia madura em suas mãos.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

3. Qual é o aspecto da casca?

Antes de colocá-la em seu carrinho de compras, observe cuidadosamente a casca da melancia. Se ela brilha, não leve. Mas se a cor for opaca, isso significa que ela está madura e você pode comê-la.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

4. A melancia tem manchas?

Se você deixou de lado uma melancia porque ela tinha manchas marrons na casca, você errou feio. As manchas indicam que o sabor da melancia é mais intenso e mais doce.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

5. A melancia é redonda?

Melancias grandes e ovais são machos; pequenas e redondas, fêmeas. As fêmeas são as mais doces.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

6. Qual é o aspecto do talo?

Agora, olhe atentamente para o talo da melancia: se estiver seco, a melancia está madura. Mas se estiver verde e suculento, não compre.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Se seguir estas 6 dicas, você nunca mais comprará uma melancia que não seja doce ou madura.

As cascas também revelam o sabor de outras frutas. Por exemplo, estas 5 características da tangerina te ajudam a escolher as melhores.

Como escolher melancia madura e doce

Quem nunca comprou uma melancia insossa e aguada que atire a primeira pedra. Embora esta seja uma das frutas mais docinhas e generosas que se tem notícia, a verdade é que escolher melancia não é para qualquer um.

Mas, será que existe uma forma de saber se a melancia já está boa para o consumo? Como será que os feirantes, agricultores, sua mãe e sua avó acertam, só de olhar, se a fruta está docinha e suculenta?

Se você achava que era preciso sorte para escolher melancia, fique sabendo que não tem nada a ver com isso. O que as pessoas não comentam é que existe uma série de sinais, impressos na própria fruta, que indicam se ela está verde ou madura, se tem chances de estar mais doce ou mais sem sabor e assim por diante. Não é interessante?

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

O melhor de tudo é que todos esses pequenos truques para escolher melancia são muito simples e fáceis de aprender. Depois da lista que preparamos abaixo, aliás, você vai ver como essa missão vai ser mais simples de agora para frente.

Aprenda como escolher melancia madura e doce:

1. Manchas amarelas

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Nenhum melancia é completamente verde, já que a parte da fruta que cresce em contato com o chão tende a ser menos pigmentada e é esta a explicação para aquela mancha amarela que a gente encontra na casca da melancia.

Quanto mais escura for esta mancha, mais madura estará a fruta. As manchas brancas indica que a melancia ainda não está gostosa.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Outro dos sinais úteis na hora de escolher melancia no supermercado ou na feira são aquela espécie de estrias, que mais parecem uma rede em torno da fruta e que, às vezes, ficam em alto relevo. Essas cicatrizes indicam que as abelhas mantiveram contato com a fruta durante a polinização. Logo, quanto mais manchas assim, mais doce deve ser a melancia.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Pode parecer estranho, mas os agricultores dividem as melancias em machos e fêmeas. Quando mais alongadas, elas são consideradas “meninos” e costumam ter um sabor menos concentrado e mais aguado. Por outro lado, as mais redondinhas, consideradas meninas, são bem mais doces.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Quando for escolher melancia, preste atenção também no  tamanho e no volume da fruta. Uma melancia doce não deve ser pequena demais, muito menos enorme. As medianas são sempre a melhor aposta e ela deve pesar a quantidade esperada para o tamanho que exibe.

5. Haste

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Outro ponto de referência para escolher melancia madura em sua próxima compra é observar a haste. Se ela estiver seca, pode comprar sem medo, porque a fruta está madura. Frutas com hastes verdes são um sinal de que a polpa também não está boa para o consumo ainda.

E então, aprendeu? Que tal sair para comprar uma melancia e testar seus conhecimentos agora?

E, falando em melancia, embora se trate de um assunto completamente diferente, você deveria conferir ainda: O que acontece se derramar alumínio líquido na melancia?

Fonte: Incrível

Como escolher uma melancia: dicas úteis para fazer um "brilharete"

Melancia… quem é fã? Embora pareça uma tarefa fácil aparentemente,  escolher uma boa melancia nem sempre é fácil, e só um agricultor ou feirante “treinado” o poderá fazer com facilidade. Neste novo artigo, venho provar-lhe que escolher uma melancia não é assim tão complicado, e é possível descobrir se esta está madura mesmo sem ter de a cortar.

Será que existe uma forma adequada de escolher  melancia que já esteja  boa para consumir? Como/porque será que os feirantes, agricultores, e alguns familiares escolhem sempre as melhores melancias, muitas vezes só com o olhar?

Não se trata de sorte, acredite. O que existe são uma série de sinais presentes nesta fruta, que indicam que ela está verde ou madura, se é doce ou sem sabor. Quer saber quais são estes sinais? Neste artigo,  abordo 4 dos principais!

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Como escolher uma melancia

1-Observe as manchas na casca da melancia

Comece por observar a  parte de baixo da melancia.

Se a mancha for muito branca ou caso não tenha mancha, pode significar que a melancia foi colhida ainda verde (não tendo um sabor tão bom).

  Caso a melancia tenha uma   mancha mais amarelada, é um bom sinal: significa que ela permaneceu mais tempo no chão enquanto completava o seu processo de amadurecimento.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

2- Dê “batidas” na melancia

Com as extremidades dos  seus dedos, dê ligeiras “batidas” na fruta. Caso a casca da melancia esteja macia pode significar que a sua fruta já está madura de mais.

Leia também:  Como Saber Quanto Vale O Meu Automovel?

3- Analise o tamanho da sua melancia

Tamanho não é tudo: uma melancia maior não significa que ela seja de melhor qualidade. Regra geral, as melancias de dimensão média são as melhores.

Outro factor que deve ter em atenção é a forma da melancia, uma vez que geralmente:

  1. melancias com uma forma mais alongada, costumam ter mais água;
  2. melancias com uma forma mais arredondada, costumas ser mais doces;

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

4- Analise a haste da sua melancia

Observe a haste da sua melancia.  Se a haste da fruta estiver seca, significa que  a melancia está madura. Se a haste da melancia estiver verde, significa que ela ainda não completou o seu processo de amadurecimento.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Fonte da imagem: Almanaque SOS

Já conhecia estas dicas? Que truques utiliza para escolher uma boa melancia?

Como saber se a melancia está madura: dicas para a melancia doce

Para mais receitas deliciosas, participe do nosso Telegram!

Como saber se a melancia está madura: A melancia é uma fruta deliciosa que pode fazer parte dos seus lanches no dia a dia.

Ela possui muitos benefícios para a saúde, como auxilia na perda de peso e entrega ao corpo nutrientes essenciais.

Ao comprar uma melancia no supermercado você já pode ter se deparado com uma fruta muito aguada; isso é sinal de que ela não estava realmente madura e nem própria para o consumo.

Isso já aconteceu com centenas de pessoas e nós sabemos o quanto pode ser incômodo. Por isso, trazemos hoje algumas dicas e truques para você sempre trazer para casa uma melancia madura e doce.

Como saber se a melancia está madura

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?Como saber se a melancia está madura (Foto: Divulgação)

Dê preferência às manchas amarelas

Você já reparou que a base das melancias possui manchas amareladas? Isso acontece porque essa parte da fruta foi a que cresceu tendo contato com o chão, então acaba adquirindo esse tom.

Muitas pessoas podem achar que as manchas amarelas devem ser evitadas, mas é totalmente o contrário. Quanto mais amarelada for a parte amarela, mais madura está a fruta.

Diferenças de uma melancia aguada para uma doce

Existe gosto para tudo, por isso é fundamental que você saiba identificar quando uma melancia é mais aguada e quando ela é mais doce. Primeiro você deve entender que os agricultores costumam diferenciar as melancias, chamando-as de macho e fêmea. A melancia mais alongada é o macho e tende a ser mais aguada; enquanto a melancia mais arredondada é a fêmea e sempre é mais doce.

Com esse conhecimento você pode analisar várias melancias no mercado e comprar àquela que tiver o sabor que você preferir.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?Como saber se a melancia está madura (Foto: Divulgação)

Analisando o peso e volume

Outros fatores que devem ser analisados na hora de escolher a melancia ideal são o peso e o volume. Se você prefere uma melancia doce, saiba que ela não deve ser pequena ou grande demais. Além disso, a melancia sempre deve ter o peso esperado para o seu tamanho.

Peça ajuda do atendente para pesá-la antes de definir qual será levada para casa.

Marcas na fruta

As melancias possuem algumas marcas que também podem ser chamadas de estrias. Elas geralmente tendem a ficar em alto relevo e significam que a melancia é doce. O real significado das manchas é que as abelhas tiveram contato com a melancia durante e polinização, por isso elas são mais doces.

Quanto mais “estrias”, mais doce será a melancia.

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Quando é a hora de colher a melancia?

Caso você tenha plantado a melancia em sua casa e queira saber o momento certo de colher, é preciso também seguir alguns cuidados.

A melancia está pronta para a colheita entre 28 e 45 dias após a fecundação das flores. É claro que o período pode variar de acordo com o clima, a região do plantio e diversos outros fatores.

Por exemplo, no Nordeste isso significa que ela pode ser colhida a partir dos dois meses após o plantio.

Sempre avalie as condições do local onde você irá plantar e se possível, fale com um profissional no assunto.

Curtiu as dicas? Veja mais dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar

Saiba como produzir melancia

Como Saber Quando Melancia Esta Madura?

Fonte: Pixabay

A melancia é cultivada em todo o Brasil, principalmente com uso de irrigação, o que permite ao produtor ofertar frutos de maior qualidade. Em regiões onde o clima é quente, como no Nordeste, é possível plantar em qualquer época do ano. O ideal, no entanto, é plantar de maio a setembro, porque chove menos, o que evita doenças. 

Um pé de melancia pode ter até três metros de comprimento. A profundidade das raízes depende do tipo de terra: em terras boas, podem crescer até cerca de um metro de profundidade; em terras argilosas ou com as camadas inferiores endurecidas, as raízes não crescem tanto. As flores, que produzem os frutos, duram apenas um dia; elas se abrem quando o sol nasce e murcham à tarde. 

Uma curiosidade que nem todos sabem é que a melancia só produz frutos com a ajuda de insetos polinizadores, como as abelhas. Por isso, é bom ter algumas caixas de abelhas perto da plantação.

Para quem deseja começar a produzir ou quer aumentar a sua produção, separamos as principais orientações de especialistas da Embrapa sobre o cultivo de melancia. 

Como plantar 

O espaçamento no plantio pode variar: 3 x 1 metro, 3 x 2 metros ou ainda 3 x 3 metros. Use o que for mais conveniente. No entanto, de acordo com pesquisa da Embrapa, o espaçamento maior é melhor porque aumenta a ventilação da plantação, diminui o ataque de pragas e doenças e facilita o trabalho das abelhas. 

Abra as covas com enxadão. Lembre-se de que as melancias serão melhores e mais saborosas quanto mais bem feitas e adubadas forem as covas. Coloque quatro sementes por cova, na profundidade de dois dedos (cerca de 4 cm). Faça uma rega antes do plantio para que as sementes fiquem em terra úmida.

Regas (irrigação) 

O excesso de água deixa a melancia sem gosto e pode fazer com que as frutas rachem. Para evitar isso, faça o seguinte: • da semeadura até a germinação, regue todos os dias, com pouca água; • da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e use muita água;• da frutificação até a colheita, regue poucas vezes, agora com pouca água;

• quando os primeiros frutos estiverem quase maduros, pare as regas. Às vezes, porém, há necessidade de um pouco de água, para que as plantas não murchem. 

  • Uma dica da Embrapa é manter uma garrafa de plástico de dois litros, com furo na tampa, cheia de água e enterrada pelo gargalo para molhar as touceiras de melancia.
  • Colheita 
Leia também:  Como Descobrir Quanto Ganha Um Youtuber?

A melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio. Quando ela está madura, a parte em contato com o chão fica amarelada. Além disso, se for batida com o dedo ou com a mão fechada, ela produzirá um som oco. Ao colher a melancia, deixe o talo na fruta para evitar a podridão depois da colheita.

Cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Um hectare pode produzir de 20 mil a 50 mil quilos. Quanto mais você cuidar de sua plantação, tanto mais ela produzirá.

Agora que você já sabe os principais pontos na hora de começar a produzir melancia, confira os cinco erros e acertos na hora de plantar:

Como Escolher uma Melancia

  1. 1

    Busque um formato uniforme. Procure uma melancia firme e simétrica, livre de arranhões, cortes ou marcas. Se melancia possuir caroços ou bolhas, isso pode indicar que ela recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o cultivo.

  2. 2

    Erga-a. A melancia deve ser pesada para o tamanho dela, pois isso indica que ela está cheia de líquido — e, portanto, gostosa e madura. Tente comparar o peso de sua melancia com outra de tamanho igual — a mais pesada será a mais madura. Esse conselho vale para a maioria das frutas e vegetais.

  3. 3

    Procure por manchas. A parte inferior da melancia deve possuir uma mancha amarelada, conhecida como mancha de campo. É esse lugar que permaneceu em contato com o solo e que amadureceu no sol — portanto, quanto mais escuro, melhor. Se a mancha for branca ou inexistente, isso provavelmente significa que a melancia foi colhida cedo demais e não amadurecerá. [1]

  4. 4

    Analise a cor. Uma melancia perfeitamente madura deve ter uma coloração verde-escura, e deve possuir uma aparência fosca, e não brilhante. Melancias brilhantes normalmente não estão maduras.

  5. 5

    Tente a técnica das pancadas. A técnica das pancadas pode ser de difícil domínio, mas muitos fãs de melancia juram que ela funciona. Aplique pequenos golpes com os nós dos dedos e escute o som produzido. Você quer obter um som completo, mais tenor que base. Você não quer um som profundo ou fraco, já que isso significa que a melancia não está madura. [2]

  6. 6

    Saiba o que procurar na hora de selecionar uma melancia pré-fatiada. Se você estiver procurando uma melancia pré-fatiada, há outros elementos que devem ser observados.

    Escolha pedaços com interior vermelho-brilhante e sementes pretas ou marrom-escuras. Evite pedaços com manchas brancas e muitas sementes esbranquiçadas.

    Você deve ficar longe da fruta se o interior dela parecer seco ou farinhento, ou se o mesmo estiver se separando das sementes. [3]

  1. 1

    Guarde a melancia corretamente. Uma melancia inteira pode ser armazenada na geladeira por até uma semana antes do consumo. Lembre-se de manusear a melancia cuidadosamente para evitar machucá-la.

    • Nunca guarde a melancia numa geladeira cuja temperatura seja inferior a 7 °C, pois isso pode causar danos à fruta.
    • Se você deseja amadurecer a melancia após a compra, guarde-a em temperatura ambiente por alguns dias. Isso amadurecerá suavemente a melancia, mas não causará grande efeito – isso ocorre pelo fato de o fruto ter sido colhido cedo demais, sendo que ele jamais amadurecerá completamente.
  2. 2

    Corte a melancia. Para cortar a melancia para gerar pedacinhos grandes o suficiente para serem comidos com uma mordida só, coloque a fruta numa tábua de corte e fatie-a de cima para baixo, utilizando uma faca afiada. Isso permitirá que você disponha uma metade da melancia seguramente na mesa.

    • Passe a lâmina da faca pelos lados da melancia, separando a casca do interior do fruto. Em seguida, corte a melancia em discos redondos. Depois, corte os discos em pequenos cubos.
    • Se não for utilizar os cubos imediatamente, coloque a melancia cortada em um recipiente tampado e deixe-o na geladeira. Isso manterá a fruta em condições ideais por três ou quatro dias. [4]
  3. 3

    Remova as sementes da melancia. Se preferir remover as sementes da melancia, simplesmente corte a fruta ao meio e depois a divida em quartos. Corte o interior da melancia de acordo com a linha das sementes com uma faca.

  1. 1

    Faça uma salada de melancia. A melancia é uma adição perfeita à salada fresca, fazendo com que seu almoço fique crocante e suculento. Essa receita combina melancia com pepinos, castanhas e queijo feta!

  2. 2

    Faça limonada de melancia. Pode imaginar algo mais refrescante que um copo gelado de limonada com um toque de melancia em um dia de verão? Use a melancia mais doce que puder encontrar para obter os melhores resultados!

  3. 3

    Faça rosquinhas de melancia. As rosquinhas de melancia não são bem rosquinhas — são fatias de melancia cortadas na forma de roscas. Cobertas com açúcar e amêndoas, elas viram ótimos lanches.

  4. 4

    Faça uma infusão de vodca com melancia. Você pode fazer esse delicioso drink ao misturar vodca com fatias de melancia — sirva com gelo e um pouco de suco para criar uma perfeita bebida para festas!

  5. 5

    Frite melancia. Fritar melancias gera um doce delicioso (apesar de não tão saudável) que normalmente é vendido em feiras e outros eventos. Com um pouco de açúcar granulado, esse doce suculento é apaixonante.

  • Verifique a mancha amarela. Quanto maior e mais definida ela for, mais exposta ficou a melancia ao chão, e mais ela amadureceu. Quanto mais madura, mais doce.
  • Bata nela como um tambor. Ela deve parecer oca.

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 12 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 138 021 vezes.

Categorias: Seleção e Armazenamento de Alimentos

Esta página foi acessada 138 021 vezes.

Sinais impressos na própria melancia indicam se ela está verde ou madura

Foto: Edemar Etges / Folha do MateConsumidores ainda têm muitas dúvidas sobre como escolher uma melancia madura

Quando você vai comprar uma melancia, o que você leva em conta? O tamanho? A cor? O preço? A apresentação? Pede para o vendedor da barraca ou o atendente da fruteira ou supermercado abri-la na sua frente e, dependendo da sua textura, manda abrir outras até que uma delas lhe agrade? Ou apenas bate na fruta como se soubesse o que está fazendo? Pois saiba que cada fruta tem uma característica, o que varia conforme a textura da casca (se é lisa ou enrugada), se apresenta manchas brancas ou laranjas, ou ainda, a cor do caule. Ainda que possa ser difícil descobrir o quão maduro está o interior, há muitos truques inteligentes que podem ser utilizados para encontrar a melancia perfeita.

Mas, será que existe uma forma de saber se a melancia já está boa para o consumo? Como será que os feirantes, agricultores, sua mãe e sua avó acertam, só de olhar, se a fruta está doce e suculenta? Se você achava que era preciso sorte para escolher melancia, fique sabendo que não tem nada a ver com isso. O que as pessoas não comentam é que existe uma série de sinais, impressos na própria fruta, que indicam se ela está verde ou madura, se tem chances de estar mais doce ou mais sem sabor e assim por diante.

  • DICAS DE COMO ESCOLHER
  • Fin apresenta alguns truques de como escolher uma melancia madura e suculenta.
  • Marca do terreno

As melancias apresentam algumas características bem peculiares.

Por exemplo: na parte inferior da melancia onde há o contato com o solo, se as manchas estiverem brancas, significa que ela é sem sabor (imatura); se estiverem do amarelo para a cor laranja, ela é saborosa. Pelo desenho ou formato dos desenhos da fruta (uma rede pequena, não está no ponto); já com redes desenho grande, está doce.

Riscos

Pelo desenho na ´rede` da fruta, ou seja, uma rede pequena, semi insípida; uma rede grande, doce. Os pontos castanhos que se parecem com uma teia de aranha, significam que as abelhas tocaram nas partes de polinização muitas vezes, pois quanto mais polinização, mais doce será a fruta.

  1. Fruto redondo ou alongado
  2. Muito tem a ver com a origem japonesa (asiáticas) são redondas e alongadas compridas americanas, existem cruzamentos e variedades mais fiéis.
  3. Cabos/pedúnculo

Cabo verde significa melancia verde e que ela foi colhida cedo demais e não se encontra completamente madura, e, cabo seco com cor mais marrom, significa que a melancia está madura com maior sabor.

Porém, na hora da compra nas barracas é difícil de perceber já que a partir da colheita a tendência com o passar da horas/dias, não sendo mais possível o uso deste método, mas para quem compra as melancias diretamente na lavoura é o melhor indicativo junto com a gavinha.

Gavinha

Localizada entre o pedúnculo e o pecíolo da folha, se esta gavinha estiver marrom ou seca o fruto já está pronto. Também está ligada à presença na lavoura.

5 Sinais da presença de substâncias nocivas em melancias que devemos conhecer para evitar intoxicações

De vez em quando, especialmente no calor do verão, sentimos vontade de comer uma refrescante e suculenta melancia. Mas, para comprar uma fruta doce, madura e cultivada em condições naturais, é preciso conhecer alguns truques.

Por exemplo, levar uma fita métrica para o mercado e medir a fruta. Pode parecer uma esquisitice, mas, assim, você poderá fazer a escolha certa.

E antes de servir a melancia, mergulhar um pedaço da polpa em água limpa em temperatura ambiente permite encontrar eventuais problemas.

Incrível.club adora uma melancia doce e saborosa. Portanto, para que você nunca erre ao escolher a fruta, trazemos algumas dicas úteis retiradas da web e ainda adicionamos um bônus para contar como escolher corretamente uma fruta doce e madura na medida certa.

“Perigo” — Alta concentração de nitratos

O nitrogênio é, juntamente com o fósforo e o potássio, o elemento mais importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas, uma espécie de alimento das plantas.

Os produtores de melancia, ao usá-lo num nível além do estabelecido pelas normas, aceleram o crescimento da fruta. Mas o comprador pode apresentar algum grau de intoxicação depois de consumir essa melancia.

Então preste atenção para a cor da casca ao cortar a melancia: ela não deve ser amarela. E na polpa de uma boa melancia, não existem espaços em branco.

Ainda que alguns considerem que os furos transversais são marcas deixadas por insetos, é sempre melhor evitar a compra de uma melancia nessas condições. A fruta pode até parecer boa, mas a parte com a polpa não estará como o desejado.

Está não tem a ver com nitratos, mas é importante. Um truque bem simples para descobrir se a fruta está o ponto é dar pequenos socos com o nó dos dedos; se o barulho for se ’cheio’ significa que a melancia está madura e bem doce.

© HopeOfTheWorld / Pikabu

Para verificar se a melancia contém nitratos, mergulhe um pedaço da polpa em água limpa a temperatura ambiente. Se a fruta for perigosa, a água ganhará uma cor rosada e intensa. É melhor jogar fora, infelizmente.

A melancia deve estar densa e pesada. Se não tiver balança na loja, confie em suas sensações. Uma fruta madura deve ser bem pesada quando segurada com as mãos.

Uma melancia madura e deliciosa é sempre brilhante, lisa e sem danos visíveis. Pequenas imperfeições podem ser resultado de golpes. Nesses casos, os desperdícios serão inevitáveis, e é bem provável que você precise jogar boa parte da fruta no lixo.

Em geral essas marcas são deixadas pela larva-arame. Elas são como os bichos de goiaba; deixam a fruta um pouco mais feia, mas não afetam a qualidade nem o sabor.

Essas ’cicatrizes’ de cor bege na casca lisa da melancia são áreas onde abelhas tentaram ’provar’ a polpa. Internautas testaram chegaram à conclusão de que essas melancias, em geral, são doces.

De acordo com uma revista especializada, uma melancia madura com peso de 4 quilos deve ter uma circunferência de 61,9 centímetros, ou mais. Internautas também testaram a informação dada pela publicação, e ela é verdadeira: a melancia é mesmo mais madura e gostosa.

Melancias com marcas do caule ainda verde e frescas não estão maduras. Escolha uma fruta que esteja com a marca bem seca. Ao mesmo tempo, geralmente a melancia não deve trazer o caule, e sim uma mancha amarronzada no local onde ele estava.

© ultravioletultraviolence / imgur

A mancha amarela na casca é o lado com o qual a melancia esteve sobre a terra. Quanto mais tempo permanecer ali amadurecendo, mais doce será. As frutas maduras têm manchas num amarelo cremoso ou alaranjadas.

Compre apenas frutas inteiras. Ao cortá-las com uma faca, micro-organismos da superfície entram em contato com a polpa da melancia. Num ambiente quente, especialmente sob um plástico, a polpa doce leva ao desenvolvimento de micróbios, que podem provocar doenças intestinais.

Que outros truques você usa para escolher frutas doces e saborosas? Deixe um comentário compartilhando suas dicas!

Imagem de capa u/KevlarYarmulke 3 / Reddit, Publicdomainpictures

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*