Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Se você quer saber como funciona o cio da cadela, neste artigo te explicamos em que consiste o ciclo do cio da cadela, quanto tempo dura e em quais momentos a sua melhor amiga é fértil.

Também vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas – Cadela no cio: sintomas, duração e frases.

É muito comum que as pessoas tenham dúvida de quanto tempo dura o sangramento do cio de uma cadela pois, muitas vezes, esse período passa despercebido.

O primeiro cio da cadela ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos.

De uma forma geral, o primeiro cio costuma surgir:

  • Cadelas pequenas: entre os 6 e os 12 meses;
  • Cadelas médias e grandes: entre os 7 e os 13 meses;
  • Cadelas gigantes: entre os 16 e os 24 meses.

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito, pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que sai uma secreção sanguinolenta.

Esta fase de sangramento conhece-se como proestro, que é uma das fases de uma cadela no cio, e dura de 6 a 11 dias. É importante que você saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

A seguir vamos explicar melhor o comportamento de uma cadela no cio e também detalhar a duração do cio de uma cadela.

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Assim como acontece com a reprodução em humanos, o cio da cadela tem algumas fases. São elas:

1. Proestro

Esta etapa pode ser um pouco complicada de identificar, especialmente em cadelas que sangram pouco. Costuma durar entre 3 e 17 dias e durante esta fase a cadela não é fértil. Você pode observar a vulva inflamada, com uma secreção sanguinolenta.

2. Estro

Esta é a etapa fértil. Ocorre após o proestro e é o momento em que a cadela está receptiva para a cópula. Tem uma duração semelhante à etapa anterior, entre 3 e 17 dias.

Neste momento do ciclo, é normal que existam algumas mudanças no comportamento da sua cadela. Ela pode se mostrar especialmente carinhosa, inquieta e com muita vontade de sair.

Na rua ela tentará ficar mais tempo do que o costume, urinará mais do que o normal, de modo a deixar o maior número de feromonas possível para atrair os machos. A primeira etapa do estro corresponde aos dias mais férteis da cadela.

Por isso, você deve ter muita atenção neste período pois qualquer descuido pode originar uma gravidez indesejada.

3. Diestro

A duração do diestro pode variar entre 60 e 100 dias. Esse tempo depende se existiu ou não fecundação, ou seja, gestação, parto e lactância. Nesta etapa, a cadela recusa a cópula, come de forma abundante e o carácter dela estabiliza.

Devido a estimulação genital que a própria cadela pode fazer na vagina ou nas mamas, se a cadela não ficou grávida ela pode desenvolver gravidez psicológica. Isso está relacionado diretamente com a alta produção de hormônios, característica dessa fase.

4. Anestro

Nos casos em que as cadelas ficaram grávidas, o diestro finaliza com o parto, dando início ao anestro, período de inatividade sexual. Por outro lado, se a cachorra não foi fecundada, ela não demonstrará nenhum sinal evidente de passagem da outra fase para esta.

A fase de anestro costuma durar cerca de 130 dias e ajuda a cadela a ter uma etapa de descanso depois do parto para que seu corpo possa se recuperar corretamente. Finalizado esse tempo, a cachorra voltará a produzir o sangramento não fértil que mencionamos anteriormente, no período do proestro.

Quanto tempo dura o cio da cadela? A duração do cio de cadela pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito duradouro.

Você não se pode esquecer que durante o estro, ou seja, passado metade do cio da cachorra, ela pode engravidar. Se você não quer que isso aconteça, leia esse artigo do PeritoAnimal com alguns conselhos sobre como afastar um cachorro de uma cadela com o cio.

Para que o cio da cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se no pet shop que costuma frequentar sobre este tipo de produto, é muito útil e recomendado para evitar a bagunça em casa.

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Por vezes o processo fértil e de cio de cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para os tutores. Apesar de não ser uma decisão imediata, você deve considerar esterilizar o seu pet para uma melhoria na saúde, comportamento e prevenção de reprodução indesejada que pode terminar em abandono animal.

Lembre-se que castrar sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer.

Além disso, trata-se de uma opção responsável e solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da sua cadela ficar grávida.

Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Finalmente, para responder a questão muito comum entre os tutores “como saber se a cadela está no cio?” É necessário ficar atento aos comportamentos da sua cadela. É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são:

  • Estresse;
  • Agressividade;
  • Tristeza.

No entanto, há algo muito mais preocupante, pois uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer a conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado no qual ela pode chegar a acreditar que está grávida de verdade.

Além disso, a falta de fecundação em um animal fértil pode potencializar o desenvolvimento de uma série de doenças relacionadas como, o acúmulo de leite (e uma possível infecção), irritabilidade e mudanças de comportamento. Castrar a sua cadela pode eliminar o aparecimento destes problemas, bem como o sangramento característico do cio.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela no cio: sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia

  • VETSUMMIT. (25.11.2017). Esterilización: del mito a la realidad. 22.08.2019, de Colegio Oficial de Veterinarios de Málaga. Disponível em: . Acesso em 4 de fevereiro de 2021.
  • Spain, C. V., Scarlett, J. M., & Houpt, K. A. (2004). Long-term risks and benefits of early-age gonadectomy in dogs. Journal of the American Veterinary Medical Association, 224(3), 380-387.
  • Ogilvie, G. K., & Moore, A. S. (1995). Managing the veterinary cancer patient: a practice manual. Veterinary Learning Systems Co., In
  • MARTINS, Anna Carolina L.; DA SILVA, Maria Caroline B.; VALLE, Guilherme R. Pesquisa de sinais precoces de manifestação de cio em cadelas. Disponível em: . Acesso em 4 de fevereiro de 2021.

Vídeos relacionados com Cadela no cio: sintomas e duração

Sua Cadelinha Está ou Vai Entrar no Cio? ?

  • Quando falamos sobre uma cadela no cio, muitas pessoas ficam cheias de dúvidas sobre o assunto, sobre o que isso significa e como funciona.
  • Separamos algumas das principais dúvidas sobre o assunto e criamos um guia completo para que você entenda de uma vez por todas sobre o período fértil da sua cadelinha!
  • Use esse menu para pular direto para o ponto de seu maior interesse:
  • Não esqueça de compartilhar esse guia em suas redes sociais e ajudar o Amor aos Pets! ❤️

O que é o Cio?

  1. O cio é o nome popular das duas primeiras fases (proestro e estro) do ciclo estral da cadela.
  2. Esse é o nome do ciclo reprodutivo da maioria dos mamíferos, exceto os grandes primatas e o ser humano que tem ciclo menstrual.
  3. Vale a pena lembrar que esse ciclo só ocorre com o sexo feminino (fêmeas).
  4. Abaixo explicarei que o “cio” não é somente as fases conhecidas popularmente pelo sangramento vaginal e a aceitação da cópula (cruza).
  5. Existe ainda mais duas fases, que não são visíveis, mas que continuam ocorrendo no organismo da sua cadelinha.
  6. Voltando ao ciclo estral, ele se divide em 4 fases:
  • Duração de 2 a 15 dias, média de 9 dias.
  • Nessa fase começa o inchaço da vulva e em seguida começa o sangramento vaginal.
  • É nessa fase que os ovários começam a se preparar pra ovulação.

Duração de 3 a 12 dias, média de 10 dias.

Nessa fase a fêmea aceita o acasalamento com o macho, a ovulação ocorre, e é o período em que a fêmea tem todas a chances de ficar prenhe (esse é o termo usado na medicina para veterinária, é o mesmo que engravidar), exceto que exista algum problema de fertilidade.

Diestro (clique para ler)

  1. Duração média de 2 meses.
  2. Se inicia em torno de 6 dias após a ovulação, e termina quando os níveis de progesterona (link) começam a cair logo após ao parto da cadela prenhe ou grávida.
  3. Ou ainda aproximadamente 2 meses após a ovulação da cadela não prenhe ou grávida.

Anestro (clique para ler)

  • Duração média de 4 a 4,5 meses.
  • Nessa fase a progesterona chega a quase zero (menos de 1 ng/ml), essa fase só termina assim que começa o proestro.
  • Essas são as 4 fases que uma cadela no cio vai passar em seu “ciclo menstrual” – como estamos acostumados chamar para humanos.
Leia também:  Como É Que O Olx Ganha Dinheiro?

Quando e por que a cadela entra no cio? Qual o comportamento de uma cadela no cio?

A cadela entra no cio, pois como foi explicado acima, esse é o período em que ela começa o seu ciclo reprodutivo para que possa procriar.

Nessa fase podemos perceber algumas mudanças no comportamento da fêmea e mudanças fisiológicas também como:

  • Aumento da vulva (edema)
  • A cadela pode ficar mais agressiva e agitada
  • A cadela pode ficar mais dorminhoca e apática
  • Na maioria das vezes ocorre o sangramento vaginal
  • Pode acontecer a diminuição do apetite
  • Na época de ovulação, a cadela procura o macho e fica receptiva a cópula (cruza), a cadela ergue a cauda e fica em posição para receber o macho

Se você reparar quaisquer mudanças desse tipo, fique tranquila(o). Não há motivos para se preocupar.

Esse é um processo que toda cadela no cio vai precisar passar. Faz parte da vida delas.

Quando ocorre o primeiro cio da cadela? Qual o tempo de duração do cio e de sangramento? Isso acontece quantas vezes ao ano?

  1. O primeiro cio da cadela ocorre em torno dos 6 meses de idade da fêmea.
  2. O cio da cadela indica que ela está madura sexualmente para procriar, sendo que algumas cadelas podem entrar no cio com menos ou mais de 6 meses.

  3. Normalmente o ciclo estral completo dura 6 meses, portanto ele ocorrerá 2 vezes ao ano.
  4. Porém o período de sangramento (proestro) pode durar de 2 a 15 dias, numa média de 9 dias.

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Cadelas no cio podem ser castradas? Cadela castradas entram no cio?

  • Isso será comprovado a partir do exame clínico e laboratorial feito por um médico veterinário de sua confiança.
  • Mas é evitado o procedimento nesse período, pois existe um risco maior de morte da cadela.
  • Como o seu sistema reprodutor está se preparando para uma possível gravidez, o sistema vascular do sistema fica mais sensível e dilatado, e assim as chances de hemorragias são maiores.
  • Por isso, é preferido esperar essas duas primeiras fases (proestro e estro) passarem, para que seja feita a cirurgia de castração com mais segurança.

Minha cadela entrou no cio, o que fazer?

  1.  Independente se você quer ou não que sua cadela engravide, sempre é indicado que procure um médico veterinário de sua confiança para te dar a orientação cabível para a sua escolha. 
  2. Se você quer que a sua cadela no cio engravide, saiba que ela terá que ter os mesmo cuidados pré-natal que uma mulher, com exames para ver seu estado geral, acompanhar a gravidez da cadela, etc.
  3. Só o médico veterinário através de exames específicos, saberá o melhor dia para que ocorra a cópula (cruza), e daí pra frente, acompanhar até o nascimento dos filhotes.
  4. Agora, se você não quer que a sua cadela engravide, a melhor solução é a castração.
  5. E de novo o médico veterinário entra em ação.
  6. Ao examinar seu animal, ele te aconselhará a melhor hora pra se fazer o procedimento de castração.
  7. Caso esse procedimento não seja realizado no período indicado, será necessário que você tome todos os cuidados para que sua cadela não entre em contato com nenhum cão macho, independentemente do tamanho e idade dele.
  8. Exceto os filhotes que ainda não amadureceram sexualmente.

Usar remédios para evitar o cio é benéfico?

O uso de anticoncepcionais em cadelas, conhecidos como vacinas anti-cio, são extremamente maléficas para o organismo da cadela.

O uso desses medicamentos na maiorias das vezes causam doenças reprodutivas nas cadelas. no cio.

Algumas das patologias que podem ser causadas:

  • Piometra (Infecção uterina com acúmulo de pus em seu interior)
  • Câncer de mama (Tumores mamários que na sua maioria são malignos)
  • Morte dos filhotes ainda dentro do útero
  • Morte dos filhotes logo após o nascimento
  • Filhotes com deformações
  • Parto distócicos (Como essas medicações não são 100% eficazes e ainda o tutor pode ter aplicado fora da fase indicada, a cadela pode ainda sim entrar no cio e engravidar, e devido a presença da medicação no seu organismo, o parto pode ser difícil, e, em alguns casos, seja necessária a intervenção cirúrgica {cesárea} pelo médico veterinário).

Resumindo, esse tipo de medicação é extremamente perigosa para sua cadela no cio.

Infelizmente ela pode ser encontrada em muitos lugares que vendem medicamentos e produtos para animais (pet shop, agropecuária, etc..) e por pessoas leigas, que não tem noção do problema que a medicação pode causar.

 A classe veterinária é totalmente contra o uso dessa “vacina”. 

Sempre é indicado a castração como o melhor e mais seguro método contraceptivo.

Procure sempre a orientação de um médico veterinário de sua confiança antes de tomar qualquer decisão que pode por a vida da sua cadelinha em risco.

Algumas Curiosidades sobre a Cadela no Cio

Como o assunto é bastante completo e muitas vezes faltam orientações de qualidade, separamos algumas das principais questões por parte dos leitores.

Vale a pena ressaltar que, caso fique alguma dúvida, você pode usar a sessão de comentários para tirar ainda mais dúvidas comigo e com a Adriana, nossa veterinária!

Cachorra no cio pode tomar banho?

Sim, desde que se tome os cuidados de secar bem o animal, para evitar problemas dermatológicos.

Cachorra no cio tem cólica? (clique para ler)

Pode acontecer da cadela ter um desconforto abdominal nessa fase, mas é improvável que essa “cólica” tenha a mesma intensidade que a cólica menstrual.

Cadela com corrimento após cio: o que fazer? (clique para ler)

  • Levar imediatamente ao médico veterinário, pois pode ser sinal de infecção, e só esse profissional poderá ajudar.
  • É aconselhável por calcinha/absorvente em cadela no cio?
  • Se o sangramento for muito intenso e for pra evitar que suje a casa, a cama, etc, não há problema em usar, desde que o animal não fique incomodado com o uso.

Como acalmar uma cachorra no cio? (clique para ler)

O amor e carinho do tutor será sempre o melhor calmante, mas nada impede que se gaste a energia do seu animalzinho brincando com ela, e até levando pra passear.

Desde que a leve num local tranquilo, que não tenha machos por perto, pois senão o passeio se tornará um tormento.

Conclusão

É sempre bom que o tutor tenha conhecimento de como é o funcionamento fisiológico do seu animalzinho, pois será mais fácil perceber quando existe algo errado.

Mas lembrem-se que isso tem origem informativa. O objetivo do site é conscientizar e informar e nunca substituir o auxílio médico.

  1. Em hipótese nenhuma! ????
  2. Ainda existem muitos mais detalhes além desses, e só o médico veterinário de sua confiança sabe e pode te orientar da forma correta.
  3. Para se tornar um criador de cães de raça por exemplo, exige-se muito mais conhecimento e cuidados.
  4. Criatórios registrados e éticos, sempre tem um médico veterinário responsável monitorando para que esses animais sejam bem tratados e saudáveis e seus filhotes também.
  5. Existem muitos criatórios no Brasil e no mundo em que esses animais servem para reprodução, mas não deixam de ser de estimação.
  6. São animais queridos por seus tutores e os filhotes que serão vendidos, passam por todo um processo de cuidados intensivos, para chegarem saudáveis até você.
  7. Se a sua intenção não é ter um criatório profissional e ético, a melhor escolha é a castração da sua cadelinha, para que ela tenha uma vida longa e saudável, com todos os cuidados necessários que esse peludo merece.
  8. É devido a irresponsabilidade de muitas pessoas, que acham que é fácil por sua cadelinha pra cruzar e ganhar rios de dinheiro com os filhotes, que os animais vivem em condições precárias.
  9. Mas não é bem assim que acontece na prática!
  10. Essas mesmas pessoas, não fazem acompanhamento médico com essa cadela, a mesma pode não conseguir parir sozinha e em uma cesárea de emergência perder seus filhotes e até a vida.
  11. Quando os filhotes sobrevivem, não são tomado os cuidados necessários com eles, como administração de vermífugos e vacinas, boa alimentação etc.

E, depois de vendidos esses filhotes,  podem ficar doentes e muitos acabam morrendo. Fora os casos de abandono que existem, devido as pessoas acharem que é muito caro cuidar de um animal.

Nosso país passa por uma situação alarmante e muito triste de abandono de animais, tanto cães, quanto gatos.

Por isso seja responsável, respeite a vida, cuide e castre seu animal pra evitar que mais inocentes morram ou sejam abandonados nas ruas.

A vida da sua cadela no cio não é brincadeira! Cuide e trate-a sempre da melhor forma possível.

Será que a minha cadela está com o cio?

O cio é uma das fases do ciclo éstrico da cadela e é a altura em que a cadela se prepara para entrar no período fértil (e engravidar). As cadelas têm o cio a cada 7 meses e dura em média cerca de 3 semanas (acompanhado de corrimento sanguinolento). Quando esterilizadas, as cadelas deixam de ter o cio.

Como Saber Quando A Cadela Está No Cio?

Daniela Leal

Veterinária

17 dez4 min de leitura

Caracteriza-se pela presença de um corrimento vulvar sanguinolento e é a altura em que a cadela se prepara para entrar no período fértil. As fêmeas da espécie canina são não sazonais, ou seja, não têm época do ano específica para entrarem em cio – têm o cio a cada 7 meses, normalmente.

Primeiro cio na cadela

As cadelas começam a ter o cio entre os 6 e os 24 meses de idade, sendo as cadelas de raça pequena mais precoces do que as de raça grande.

Leia também:  Como Tirar Um Parafuso Que Não Quer Sair?

Tempo de duração de um cio e número de cios por ano

O cio na cadela tem a duração média de 3 semanas. O período interestro, ou seja, o intervalo entre cios tem a duração média de 7 meses (1 a 2 cios por ano).

“Sintomas” do cio na cadela

A maioria das cadelas pode passar pela época do cio sem ter qualquer tipo de alteração ou sinal clínico, à parte do corrimento sanguinolento que é visível na vulva. Contudo, algumas cadelas nesta fase:

  • Comem um pouco menos nesta fase (não chegam a comer a dose diária de ração recomendada);
  • Ficam menos ativas;
  • Procuram mais pela companhia e afeto do dono.

Como saber se a minha cadela está no cio?

Os donos conseguem facilmente perceber se a cadela está em cio quando notam o tal corrimento sanguinolento na vulva. Muitas vezes, começam a notar “pingunhas” de sangue pela casa. Para além disso, é normal que os donos notem que a cadela passa mais tempo a lamber a vulva – muitas vezes é este o “sinal de alarme” que indica que a época do cio chegou.

Em cadelas que não são castradas (e têm o cio), o dono pode sempre esperar que a cada 7 meses (em média) a cadela volta a entrar em cio.

É normal que na primeira semana do cio as cadelas rejeitem a interação com outros machos.

Altura ótima para engravidar?

A altura do estro é a única altura do ciclo em que a cadela se encontra fértil.
O cio, tal como é designado, é constituído por duas fases diferentes do ciclo: o proestro e o estro. No proestro, que dura cerca de 9 dias, a vulva da cadela apresenta um corrimento sanguinolento.

Nesta fase o macho interessa-se pela fêmea, mas o oposto não acontece. Na fase que se segue, o estro, que tem igualmente a duração média de 9 dias, ainda pode haver a presença de corrimento sanguinolento e a fêmea já aceita o macho.

A fêmea ovula e é capaz de ficar gestante caso seja inseminada ou apresentada ao macho para que ocorra monta natural.

A altura ótima para engravidar pode ser prevista com a ajuda do veterinário, através da realização de citologias vaginais e doseamento de progesterona sanguínea.

São necessários cuidados especiais durante a época do cio?

Caso as fêmeas convivam com machos não castrados, é necessária alguma atenção durante esta altura. Convém mantê-los separados na época do proestro  (início do cio) uma vez que o macho vai tentar montar a fêmea e esta não vai aceitar e, posteriormente, cuidado no estro (fase seguinte) caso não seja desejado que a cadela engravide.

Após o cio, durante o diestro, a ocorrência de piómetras (infeções uterinas) aumenta significativamente. Especial atenção para os principais sinais clínicos: perdas de apetite, apatias e aumentos no consumo de água e quantidade de urina produzido.

Que soluções existem para que as cadelas não ciclem?

A melhor solução é a realização de esterilização (castração) das fêmeas, que consiste na retirada do útero e dos ovários. Uma vez castradas, as fêmeas deixam de ter aparelho reprodutor e consequentemente não ciclam e deixam de ter o cio. Para além de prevenção de cio, a castração previne igualmente o aparecimento de tumores mamários.

Existem outras opções, menos aconselhadas, para interrupção do cio. Consistem na toma de “pílulas”, que contêm hormonas (progesterona). Há estudos que demonstram que a utilização destes fármacos em cadelas aumenta significativamente a incidência de tumores de mama.

Saiba aqui quais os prós e contras da esterilização/castração.

Daniela Leal
Médica Veterinária 

Cadela no cio: veja os sintomas e a duração

Uma cadela no cio passa por mudanças hormonais, físicas e comportamentais. A fase requer atenção e cuidados especiais, uma vez que ela pode ficar tanto mais carinhosa, como também mais agressiva.

O cio canino é o período em que as cadelas entram no seu ciclo sexual de reprodução, ou seja, é nessa fase que elas podem ficar prenhas.

Duração do cio canino

O cio de uma cadela pode durar, em média, de 2 a 4 semanas, mas esse período pode variar de acordo com as fases. Em resumo, o cio é dividido em três etapas:

Proestro

Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias. Nessa fase ela não está fértil e não quer aproximação com machos.

Estro

Esse é o período que ela realmente está fértil e disposta ao acasalamento. Nessa fase o comportamento da cadela no cio pode oscilar muito, indo de carência a agressividade. Essa fase dura de 3 a 15 dias.

Diestro

Pode durar até 70 dias e é a fase de estabilização dos hormônios. Nesse período ela também não aceita a aproximação do macho.

De quanto em quanto tempo a cadela fica no cio?

Geralmente, o cio canino acontece a cada 6 meses, mas pode demorar até 8 meses. A variação pode ser pela idade ou alimentação.

Cadela no cio: sintomas

Para algumas pessoas, esse período pode até passar despercebido, mas, se você tem uma convivência próxima com a sua cachorra, vai reparar algumas mudanças.

A fase inicial é a mais evidente e as alterações são:

  • Inchaço na vulva
  • Vermelhidão ou escurecimento da vulva
  • Liberação de secreção ou sangramento

Já no período fértil, esses sinais desaparecem e é mais comum perceber mudanças no comportamento, como:

  • Carência
  • Agitação
  • Agressividade
  • Xixi em vários locais
  • Lambedura excessiva

Identificar o período da cadela no cio é importante para garantir cuidados adequados com alimentação, prevenir o surgimento de inflamações comuns nessa fase e também para mantê-la afastada dos machos, caso não queira que ela procrie.

No entanto, a melhor saída para prevenir infecções e a procriação é a castração. O ideal é que ela seja feita entre o primeiro e o segundo cio.

Quando é o primeiro cio?

A primeira vez de uma cadela no cio costuma ser entre os 6 meses e 1 ano de vida, mas pode depender da raça e do porte do animal. De forma geral, o primeiro cio costuma surgir:

  • Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses
  • Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses
  • Cadela gigante: entre 16 e 24 meses

A Doctor Vet faz a castração de cães e cuida de cadelas no cio, caso tenham algum problema. Entre em contato conosco e saiba mais!

Acompanhe a Doctor Vet também no Instagram!

Cadela no cio: entenda o seu comportamento nesse período

O ciclo sexual e reprodutivo dos cães é diferente da maioria das espécies de mamíferos.

Por exemplo, a cadela costuma ficar no cio algumas vezes no ano e emite alguns sinais para identificação desse período, o que nem sempre é fácil de decifrar.

Essa dificuldade em entender o período fértil da cadela costuma gerar muitas inconveniências e geralmente ocorre quando o dono não está bem informado sobre a cadela no cio.

Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre cadela no cio, preparamos um artigo com respostas para as questões mais comuns sobre o assunto do cio canino. Ficou curioso? Continue a leitura e aprenda mais com o nosso post!

O que é cio?

Antes de tudo, não tem como saber o que fazer para ajudar seu bichinho se você não souber o básico sobre o assunto, como a sua definição. De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres.

É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Então, se você por algum motivo não castrou a sua cadela até os 6 meses de vida, há grandes chances de enfrentar a fase no cio — porém, em cachorras de porte maior essa fase pode demorar a chegar, devido à imaturidade do seu aparelho reprodutivo, que ainda está em desenvolvimento.  Em todo caso, esse período não costuma ser muito agradável para o dono e para a cadela, o que exige um maior cuidado e atenção com o bichinho.

Qual é o comportamento?

Uma cadela no cio significa que ela já está desenvolvida sexualmente, porém, segundo os veterinários, isso não significa que ela esteja necessariamente pronta para procriação. É recomendado que o dono evite a gravidez da cadela nos primeiros períodos de cio. Uma gestação precoce pode ser arriscada para mãe e para os filhotes.

Por isso, é preciso saber quais comportamentos correspondem a um período no cio e como tomar os devidos cuidados.

Biologicamente, os sinais mais comuns emitidos pelas cadelas são o inchaço no mamilo e na vulva e a perda de sangue.

Porém, algumas fêmeas conseguem ficar limpas muito rapidamente, o que torna mais difícil perceber o sangramento. Além disso, existem algumas fases dentro do cio que influenciarão no comportamento da cachorra.

Quais são as fases?

O cio canino é dividido em quatro fases, que podem ser identificadas com a observação de alguns sinais. Descubra quais são a seguir.

Proestro

Na fase proestro, a fêmea ainda não está fértil, porém, já é possível notar sinais de inchaço e sangramento. Para cuidar disso você pode comprar fraldas especiais. É normal que durante essa época a cadela fique mais ansiosa para sair e simule comportamentos sexuais com outros animais.

Estro

Durante o período estro, a cadela já está fértil e para de sangrar. Ele dura entre 3 e 17 dias e tende a ocorrer várias mudanças no comportamento dela. Geralmente ela fica mais afetuosa, receptiva para cruzar e disposta a passear. Também é possível que ela sinta desconforto e se torne mais agressiva;

Diestro

A fase diestro pode durar entre 60 a 100 dias. Isso vai depender da ocorrência ou não de fertilização, e é necessário prestar muito mais atenção nessa época, já que nela pode ocorrer sequencialmente a gravidez, nascimento e lactação.

Em outro caso, se a cadela rejeitar o cruzamento, ela tende a comer muito e a ficar instável emocionalmente.

Leia também:  Como Ocultar A Hora Que Entrei No Whatsapp?

Além disso, muitas cadelas podem apresentar uma gravidez psicológica devido à alta produção de hormônios, o que pode confundir seus donos.

Anestro

Por fim, na fase anestro ocorre o período de inatividade sexual, que começa logo após o parto das cadelas e à fase do diestro, para aquelas que não fecundaram. Essa fase não costuma deixar muitos sinais de mudança de estágio, mas dura cerca de 120 dias e permite que o animal descanse para o próximo período fértil.

Quanto tempo dura o ciclo da cadela?

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Então, se a sua cadela apresentar sangramento por mais de três semanas, isso pode ser um sinal de que algo não está bem e o mais recomendado é procurar a ajuda de um veterinário.

Como identificar uma cadela no cio?

Além dos sintomas já mencionados, como inchaço das mamas e vulvas, além do sangramento, o comportamento da fêmea no cio também pode mudar. Por exemplo, ela pode estar mais carente e chamando mais atenção do que o normal.

Também é comum que os machos do mundo canino se aproximem muito mais da sua cadela neste período. Isso acontece porque eles são guiados pelo instinto e também pelos feromônios que são lançados pelas fêmeas por meio do cheiro e da urina.

Desse modo, os cachorros tendem a se tornar muito insistentes quando uma cadela no cio está por perto e a tentar montá-la frequentemente. Alguns machos podem até fugir de casa quando sentem o cheiro de uma fêmea fértil.

Portanto, se você cria cadelas é recomendado tomar alguns cuidados para manter o bem-estar na sua casa.

Muitos veterinários recomendam a castração para evitar as inconveniências do período fértil, o que ainda afasta muitas doenças, como a infecção uterina (piometra) e o câncer de mama, que é comum nesse animal.

A castração ainda é benéfica por impedir uma gravidez e colocar menos filhotes em um mundo com muitos animais morando nas ruas e precisando de adoção.

Ainda segundo os veterinários, não é recomendado que a castração ocorra no período da cadela no cio por conta de mudanças hormonais, já que o risco cirúrgico é maior. Afinal, o útero estará maior e com maior vascularização, o que aumenta as chances de hemorragia.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais? Assim você ajuda os criadores de cães e os próprios animais a viverem melhor!

O cio nas cadelas: tudo o que deves saber • Tiendanimal Blog

Neste artigo queremos partilhar contigo tudo o relacionado sobre o cio em cadelas: quando aparece, como se manifesta, quais fases tem o seu ciclo e muito mais. Aqui vamos explicar de forma simples para que não percas nenhum detalhe sobre este tema. Se quiseres saber mais, continúa a ler.

O que é o cio das cadelas exatamente?

É o período no qual a fêmea aceita cruzar com o macho.

Como podes imaginar, num primeiro lugar, a tua cadela está exposta a mudanças hormonais que alteram o seu comportamento: pode estar mais carinhosa e brincalhona, além de demandar que lhe prestes maior atenção que de costume e a mimes mais. Por último, podes detetar perdas de apetite, ou perceber que está mais cansada em alguns casos.

Realmente nesta etapa, a tua melhor amiga, já estaria pronta para ter descendência e encher a casa de cachorrinhos, assim que o seu principal objetivo nesse momento será buscar um cão macho para conseguir reproduzir-se. 

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Nas raças pequenas, o primeiro cio nas cadelas costuma aparecer entre 5 e 8 meses, pelo contrário, nas cadelas de tamanho maior, geralmente acontece quando têm aproximadamente um ano de vida.

A duração do cio em uma cadela costuma oscilar entre 2 e 4 semanas, independentemente da raça.  Além do mais, aparece a cada 6 meses, isto é duas vezes por ano.

Recorda mais ou menos a data de início do cio e para ter controlado o ciclo e acudir ao teu Veterinário/a, caso detetares alguma anomalia. 

Fases do ciclo estral nas cadelas 

  • A)   Proestro 
  • B)   Estro ou cio
  • C)   Diestro
  • D)   Anestro 

PROESTRO

Dura 6 – 14 dias. Os machos começam a se sentir atraídos pelo odor das fêmeas, mas as cadelas não os aceitam neste momento, pelo contrário, poderão rosnar e fugir deles.

Sinais do proestro

  • O ovário prepara-se para ovular. 
  • A vulva inflama-se pela ação dos estrógenos. 
  • Aparece o sangrado vulvar, rico em feromonas, que atrai os machos. 
  • Urinará mais, para espalhar as suas feromonas.
  • Para manter-se limpa a cadela lamber-se-á frequentemente.
  • Sangra menos no final desta fase.

ESTRO OU CIO

Dura 5-15 dias. Esta é a fase do ciclo na que se produz a ovulação, são os dias mais férteis, isto é, seria o melhor momento para a cópula se quiserem ter cachorros. Na maioria das cadelas, os dias nos que há mais possibilidades de gravidez são os compreendidos entre 11 e 15 dias depois do início do sangrado.

Contudo, se não quiseres que a tua cadela fique grávida, é muito importante que tomes as medidas preventivas, pois é o momento em que há mais riscos: 

  • Sair à rua sempre com trela 
  • Usar spray para que os machos não se sintam atraídos 
  • Se moras em uma moradia, controla as entradas para evitar que fuja ou que algum macho entre.
  • Não passes por lugares com muitos cães ou parques 

Sinais do estro: 

  • A cadela estará mais receptiva aos machos 
  • Estará muito receptiva e mais nervosa do habitual, inquieta. 
  • Para mostrar a sua vulva, colocará o lombo rígido e a cauda para um lado. 
  • A descarga vulvar fica um pouco mais clara. 

DIESTRO

Esta fase é de duração variável, segundo a cadela, no geral costuma abranger uns 2-5 meses.  

Sinais do destro: 

  • Basicamente, não está receptiva sexualmente e os machos não se sentirão atraídos tampouco por ela.
  • Mostrará pouco ou nenhum interesse pelos machos.

Se não ficou grávida, neste tempo manter-se-á em repouso ou fase de anestro.

Nesta época é muito importante ficar de olho na tua cadelinha, pois em muitos casos acontece a pseudociese ou mais popularmente conhecida como falsa gestação ou gravidez imaginária

Como saber se a minha cadela tem uma pseudociese?

Perceberás que as suas mamas aumentam a temperatura e ficam maiores, e inclusive pode começar a segregar leite.

Isto acontece em fêmeas que não tiverem ficado grávidas e o ideal é que acudas ao teu veterinário/a para que a examine e forneça o tratamento adequado. Desse modo, em poucos dias recuperar-se-á.

ANESTRO

É o período que passa entre o fim de um cio e o início de outro, isto é, a etapa de repouso sexual. Normalmente costumam durar uns 4 meses, mas pode variar, pois cada animal tem as suas particularidades.

Nesta fase não há atividade ovárica nem interesse sexual por parte da fêmea e os machos não se sentem atraídos por ela.

Nesta etapa do cio é aconselhável esterilizar a tua cadela, já que os riscos cirúrgicos são menores, pois as hormonas sexuais estão nos níveis mais baixos: os estrógenos predispõem o sangrado e, por esse motivo, não será o mesmo operar uma cadela no cio, que realizar uma intervenção em uma cadela que estiver na fase do anestro. Melhor prevenir do que remediar!

Sempre repetimos o mesmo: se não quiseres ter cachorros e desejas que a tua cadela tenha uma vida longa e saudável, deves realizar a cirurgia para esterilizá-la o antes possível. Não te deixes enganar por falsos mitos! A tua cadela NÃO precisa ter pelo menos uma ninhada antes de se submeter a este processo.

O melhor conselho que podemos oferecer é sempre informar-te bem quando se trata da saúde do teu animal de estimação.

Aqui tens outro post que será muito interessante: a piometra nas cadelas.

A minha cadela sangrará muito durante o cio?

Em primeiro lugar não te deves preocupar em excesso durante esses dias, já que a tua cadela está bem preparada para fazer tudo sozinha. Isso mesmo, ela tentará sujar o mínimo possível, mas deves ter em conta que, se for cachorra ou jovem pode, nos primeiros dias, se sentir um pouco fora do lugar. Mas com certeza rapidamente saberá como comportar-se.

  1. Além do mais, as cadelas no cio costumam sangrar poucas gotinhas, portanto no geral não manchará em casa.  
  2. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás cuecas, fraldas e resguardos para ela, disponíveis em várias medidas, segundo o tamanho da tua cadelinha: 

Eu quero isso!

Eu quero isso!

Eu quero isso!

Eu quero isso!

  • Por outro lado, também há produtos específicos para evitar que os cães incomodem as fêmeas: estão desenhados para conseguir disfarçar o odor das feromonas. 
  • Agora que já estás mais informado/a sobre o cio nas cadelas poderás responder qualquer pergunta que te façam em casa ou no parque.

E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo:  Como escolher o melhor veterinário para o meu animal de estimação?

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*