Como Saber Qual O Tipo De Cartao De Credito?

Já faz algum tempo que as pessoas se preocupam em trocar o uso do dinheiro vivo por outras formas de pagamento mais simples. Esse tipo de mudança foi provocada por três fatores muito importantes: a praticidade, a segurança e controle.

Andar com dinheiro para lá e pra cá não é realmente uma ideia muito boa, por isso, surgiram soluções como o cheque e os cartões. Os cheques estão cada vez mais em desuso, porém, os cartões seguem como os principais substitutos das cédulas de papel.

Aqui a gente reconhece a importância de boas soluções para pagamentos, tanto que boa parte dos nossos produtos foram criados exatamente com o propósito de facilitar o dia a dia dos nossos clientes, acompanhando as principais tendências do mercado para dar mais dinâmica para suas compras e vendas.

Pensando na praticidade, fomos além dos produtos como as maquininhas de cartão e o Link de Pagamento, e desenvolvemos também os cartões PagBank. As três soluções foram criadas pela nossa equipe para ajudar você, que quer controlar o seu dinheiro e usá-lo de forma prática e segura.

Você sabe as diferenças entre o Cartão da Conta, o Cartão Pré-Pago e o Cartão de Crédito PagBank? Prepare-se para descobrir todos os detalhes e as vantagens de cada um no post de hoje.

Como funciona o Cartão da Conta PagBank?

Como Saber Qual O Tipo De Cartao De Credito?

Este é o cartão padrão da conta digital PagBank. Ele serve para você utilizar o saldo da conta para fazer compras, saques e pagar os serviços que você quiser, sem a necessidade de recarregar valores para uso. As compras e os saques são descontados do seu saldo na hora, e o limite é justamente o quanto você tem em sua conta PagBank.

O Cartão da Conta é gratuito e internacional, ou seja, te permite fazer compras em sites fora do Brasil ou em uma viagem ao exterior. Apesar do dinheiro sair na hora da sua conta PagBank, você usa sempre na função crédito à vista, isso significa que você pode fazer:

  1. Compras em sites e lojas de todo o mundo que aceitam a bandeira Visa;
  2. Serviços digitais e apps que exigem um cartão de crédito para pagamento, como Netflix e Spotify;
  3. Saques em todo o Brasil usando a rede Banco24Horas, Saque e Pague e rede Plus no exterior.

O Cartão da Conta PagBank não tem fatura, muito menos anuidade.

E o funcionamento é muito simples: na hora de utilizar, você deve escolher a opção crédito à vista na maquininha, mas os valores são descontados do saldo da sua conta assim que você faz a compra.

Mas fique tranquilo porque você estará usando somente o saldo da sua conta PagBank, ou seja, os valores são debitados diretamente do que você tem naquele momento.

Ele serve perfeitamente para quem precisa das praticidades de um cartão, mas prefere ter à disposição somente o saldo da conta, sem pagar anuidade e sem surpresas. Tire mais dúvidas sobre o Cartão da Conta PagBank aqui.

Quem pode ter um Cartão da Conta PagBank?

Bom, o nome já deixa bem claro que esse cartão é uma exclusividade para quem tem conta no PagBank, e somente um cartão pode ser emitido por conta, ok? Essas são as únicas limitações. Não há restrições em relação à sua renda nem mesmo análise de crédito ou algo do tipo.

Se você é correntista de um banco tradicional, mas não tem um cartão para fazer compras online ou assinar serviços digitais e precisa de praticidade financeira, aqui vai o nosso convite. Que tal abrir sua conta grátis no PagBank?

Traga a administração das suas finanças pessoais ou empresariais para o mundo da tecnologia e praticidade, livre-se da bancocracia e aproveite para ter em mãos um cartão que é aceito em todos os lugares credenciados à bandeira Visa e que vai simplificar o jeito que você lida com o seu dinheiro. Tudo isso sem fatura, mensalidades e  nenhuma cobrança posterior.

Como faço para ter um Cartão da Conta PagBank?

Aqui vai uma informação importante: não é necessário ser empreendedor ou ter as nossas maquininhas para ter um cartão, basta criar uma conta digital grátis no super app PagBank. Você não gasta absolutamente nada e ainda coloca seu dinheiro em uma conta que rende até 57% a mais que a poupança tradicional.

Para solicitar o Cartão da Conta PagBank é bem fácil:

Fique tranquilo que não faremos nenhum tipo de cobrança, o cartão é grátis.

Agora, se você é empreendedor e pediu uma maquininha do PagSeguro, saiba que um cartão provavelmente já está a caminho junto com a maquininha escolhida! Essa é a forma que encontramos para facilitar ainda mais a sua vida financeira e a administração da sua conta.

E se no momento da compra da sua maquininha, você optou por não receber o cartão, não tem problema, você ainda pode solicitar um. Basta fazer o download do super app PagBank e fazer a solicitação.

Como funciona o Cartão Pré-Pago PagBank?

Como Saber Qual O Tipo De Cartao De Credito?

O Cartão Pré-Pago PagBank foi criado para você, que quer controle de gastos acima de tudo. Ele é um cartão que funciona com base em recargas, e permite que você utilize somente o valor que foi recarregado.

Para ter um Cartão Pré-Pago PagBank, você só paga um valor bem pequeno no momento do pedido e mais nada. Ou seja, nada de anuidade, taxa de administração, gasto mínimo mensal, etc. Se você é cliente PagBank, basta solicitar seu Cartão Pré-Pago gratuitamente pelo super app PagBank.

Pode esquecer a fatura e todas as surpresinhas que elas podem trazer consigo, como aqueles gastos que você nem lembra mais. A missão do Cartão Pré-Pago não é gerar surpresas, mas sim unir o controle de gastos com a praticidade dos cartões.

Quem pode ter um Cartão Pré-Pago PagBank?

Qualquer pessoa pode ter um cartão pré-pago, seja cliente PagBank ou não. O Cartão Pré-Pago é recomendado para qualquer pessoa que pretende controlar seus gastos de forma simples e prática. Pense assim: por que andar com notas na carteira se você pode transformá-las em crédito para um cartão que é aceito na maioria dos lugares?

Alguns bons exemplos de uso são para os gastos domésticos. Imagine que você sempre gasta mais do que precisa no mercado. Todo mês acontece isso. Uma boa opção é carregar o valor que você pretende consumir para evitar que seus gastos passem do planejado.

Até a mesada dos seus filhos fica mais simples e segura com o uso do Cartão Pré-Pago PagBank. Não há limite de quantidade de cartões requisitados, sendo assim, é possível pedir uma unidade para cada membro da família.

O funcionamento do Cartão Pré-Pago é simples como o Cartão da Conta PagBank. Na hora em que for necessário usar o cartão, é só escolher a função crédito para que o valor da sua compra seja descontado do saldo.

E não precisa ficar preocupado pois não há nenhuma forma de ultrapassar o limite do saldo, então, você fica livre de qualquer cobrança posterior.

Como faço para ter um Cartão Pré-Pago PagBank?

Para ter um Cartão Pré-Pago, bastam poucos minutos, veja só:

  1. Você faz o pedido do cartão usando suas credenciais de acesso (clique aqui para dar início ao seu pedido agora mesmo!);
  2. Quando o cartão chegar, você usa o super app para recarregar a quantia desejada;
  3. Tudo pronto, só falta usar!

Carregou, usou. Simples assim, tão fácil quanto usar o super app PagBank para administrar seu dinheiro. As recargas podem ser feitas usando o saldo da sua conta PagBank ou também via débito online e boleto bancário.

O valor da sua recarga se transforma em saldo para o cartão, e com ele é possível fazer compras nacionais e internacionais em todos os estabelecimentos e sites que permitem pagamento via cartão e aceitem a bandeira Mastercard. E se por um acaso você precisar de dinheiro na mão, você pode sacar o saldo disponível no seu cartão.

Como funciona o Cartão de Crédito PagBank?

Como Saber Qual O Tipo De Cartao De Credito?

O Cartão de Crédito PagBank opera como os cartões de crédito que você já se acostumou a usar. Ele vai funcionar do mesmo jeitinho: você faz as suas compras, pode parcelá-las se quiser e paga os valores quando a fatura chegar.

Ao utilizar o Cartão de Crédito PagBank, basta escolher a opção crédito no momento de fazer a compra e escolher o número de parcelas que deseja, assim como você já se acostumou a fazer.

Esse cartão é ideal para quem busca um limite extra e quer fazer o parcelamento de suas compras. Assim como os outros cartões PagBank, o Cartão de Crédito permite compras aqui no Brasil e também no exterior, em estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa.

E não podemos deixar de falar sobre a redução da burocracia. O Cartão de Crédito PagBank não exige comprovação de renda, é grátis para os clientes e não possui anuidade.

E se você quer manter as coisas bem práticas e controladas, é só usar o saldo da sua conta PagBank para pagar a fatura, com a possibilidade de colocar a fatura no débito automático, para simplificar ainda mais seus pagamentos.

Quem pode ter um Cartão de Crédito PagBank?

Atualmente, o Cartão de Crédito PagBank está disponível somente para clientes pré-aprovados. Alguns clientes foram pré-aprovados e já podem pedir o cartão pelo super app do PagBank.

  • Atenção: por enquanto, é preciso ser cliente do PagBank e utilizar os serviços da conta ou as maquininhas para ter à disposição o cartão.
  • Mas saiba que existem duas formas de você aumentar as suas chances de ter o Cartão de Crédito PagBank: Fazendo a portabilidade de salário e aplicando em um dos nossos CDBs.
  • A portabilidade de salário nada mais é do que autorizar que o valor do seu pagamento seja encaminhado para a sua conta PagBank, já os CDBs são modelos de investimento, que foram criados para você cuidar bem da sua grana e fazê-la render em uma taxa bem melhor que a poupança. Para saber mais sobre esses dois serviços, clique nos links abaixo:
  • Veja como fazer a portabilidade para o PagBank
    Veja como aplicar seu dinheiro nos CDBs PagBank
  • Se você quer saber se está apto para pedir o seu, basta verificar no super app Pagbank e selecionar a opção “cartões”.
  • E se você ainda não tem o Cartão de Crédito PagBank liberado, não há motivos para se preocupar. Em breve ele vai chegar até você, contudo, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática para “acelerar” o recebimento do cartão, algumas delas são:
  1. Ser cliente PagBank e usar as facilidades e recursos da nossa Conta Digital;
  2. Fazer gratuitamente a portabilidade do seu salário para a Conta Digital PagBank;
  3. Fazer uma aplicação no CDB PagBank;
  4. Utilizar o Cartão da Conta PagBank;
  5. Ser cliente PagSeguro e utilizar as maquininhas.
Leia também:  Como Saber Quando Alguém Está Mentindo?

Cartão da Conta PagBank, Cartão de Crédito e Cartão Pré-Pago: um resumo rápido das diferenças

Para não restar nenhuma dúvida, vamos resumir rapidamente as principais semelhanças e diferenças dos três cartões:

Tanto o Cartão da Conta, o Cartão de Crédito e o Cartão Pré-Pago oferecem as seguintes facilidades:

  1. Comprar online e em lojas físicas do Brasil e do mundo todo usando a função crédito;
  2. Assinar serviços digitais e de streaming (como Netflix e Spotify);
  3. Fazer saque nas redes Banco24Horas, Saque e Pague, Rede Plus (no exterior com o Cartão da Conta e Cartão de Crédito) e Rede Cirrus (com o Cartão Pré-Pago);
  4. Pagamento por aproximação (NFC);
  5. Não precisa necessariamente ter maquininha do PagSeguro para pedir o cartão;

São características do Cartão da Conta PagBank:

  1. A participação no programa de descontos e benefícios Vai de Visa;
  2. Movimentação do saldo da conta PagBank, sem necessidade de recarga;
  3. Sem custos para pedir e receber o cartão;
  4. Bandeira Visa.

Já o Cartão Pré-Pago Pagbank tem como principais diferenciais:

  1. As recargas podem ser feitas via boleto ou débito online pela conta PagBank;
  2. Ideal para controle de gastos, pois você só usa o dinheiro que tem no cartão, sem chances de extrapolar os valores que você quer usar;
  3. Envio grátis para clientes PagBank;
  4. Bandeira Mastercard;
  5. Participação no programa de descontos e benefícios Surpreenda Mastercard.

Por sua vez, o Cartão de Crédito PagBank apresenta os seguintes diferenciais:

  1. Parcelamento das compras na função crédito;
  2. Uso do saldo da conta para pagamento da fatura e libera o saldo na hora;
  3. Possibilidade de fazer saque do limite do cartão;
  4. Descontos e benefícios exclusivos.

Aproveite nossas soluções para você e para sua empresa!

Você sabia que o PagBank desenvolve soluções financeiras desde 2006? Fomos uns dos pioneiros no uso do cartão pré-pago, e, nos últimos anos aprimoramos este produto para deixá-lo ainda melhor para os consumidores que querem ter controle em seus pagamentos com cartão.

O mesmo acontece com o Cartão da Conta PagBank, que está disponível há algum tempo e está se tornando uma das opções indispensáveis para nossos clientes.

Não podemos nos esquecer de falar sobre algo muito importante: todos os cartões do PagBank, disponibilizam o pagamento por aproximação, assim como nossas maquininhas.

Isso significa que o pagamento é rápido, prático e seguro. Se a compra for de até R$50, nem precisa digitar a senha do cartão. Por fim, é importante dizer que um cartão não exclui a possibilidade de ter o outro.

Estamos sempre evoluindo, buscando inovações que sejam simples de usar, que facilitem a sua vida e também a sua administração financeira. Nossos cartões foram desenvolvidos para quem quer controle nos gastos e sabe como os cartões são práticos e muito mais seguros do que usar dinheiro.

Gostou desses cartões? Então, baixe o super app, abra sua conta grátis e solicite o cartão que mais atende às suas necessidades.

5 Tipos de cartão de crédito: diferenças e benefícios

Você está buscando um cartão de crédito e você já viu que existe o Clássico, Platinum, Gold, Black. Mas, você sabe o que significa essa nomenclatura? Entenda qual a diferença entre eles e conheça os benefícios de cada um.

Para você que está em busca do melhor cartão de crédito para o seu perfil, está no caminho certo, pois a melhor coisa a se fazer é pesquisar bastante antes de escolher. Saber qual a diferença de cada tipo de cartão de crédito é essencial.

  • A taxa de anuidade entre cada tipo de cartão de crédito pode variar bastante, então é bom ficar atento ao que se paga e usufruir ao máximo o que cada um tem a te oferecer.
  • As bandeiras mais comuns dos cartões de crédito são Mastercard e Visa e são elas também as que oferecem mais benefícios.
  • Para ajudar na sua busca, listamos os principais tipos de cartão de crédito, continue lendo este artigo e descubra.

5 tipos de cartão de crédito

1) Nacional

O cartão de crédito Nacional é aquele para ser usado apenas no Brasil. Geralmente a anuidade e o limite são mais acessíveis.

Alguns deles oferecem benefícios como programas de pontos. Por exemplo, se o seu cartão de crédito Nacional foi da bandeira Mastercard, você poderá participar do programa Mastercard Surpreenda.

Ele é indicado para aquelas pessoas que estão abrindo uma conta no banco, que só vão fazer compras no Brasil e que possuem uma baixa renda um pouco mais baixa.

2) Clássico ou Standard Internacional

Diferente do Nacional, como o próprio nome diz, esse tipo de cartão de crédito pode ser usado em outros países. Por isso, a taxa de anuidade pode ser maior e o limite tende a ser mais elevado também.

O cartão de crédito Internacional Clássico possui algumas vantagens básicas, como programa de pontos, mas nesse caso é possível que o cliente obtenha pontos extras. Ele oferece pouca variedade de benefícios.

Com ele é possível fazer saques no exterior – sujeito a taxas extras do bancos. Ele é uma boa pedida para quem viaja com frequência para fora do país ou quem costuma fazer compras em sites estrangeiros.

3) Gold

Esse tipo de cartão de crédito é mais diferenciado se comparado com o Clássico ou Standard. Para obtê-lo é preciso ter uma renda mínima um pouco maior que vai variar para cada banco. Geralmente suas taxas também são mais elevadas.

Eles oferecem mais benefícios, que geralmente são:

  • Seguro proteção de preço – pode solicitar reembolso de uma compra, caso encontre o mesmo produto por um valor menor;
  • Seguro proteção de compra – por dano acidental ou roubo;
  • Garantia estendida original – você pode adquirir garantia estendida de um produto sem custo adicional;
  • Programa de relacionamento;
  • Atendimento emergencial 24h.

4) Platinum

Esse tipo de cartão de crédito Platinum é direcionado àquelas pessoas com alta movimentação financeira. Geralmente elas possuem renda mínima varia entre R$5.000 e R$6.000.  A anuidade deste tipo de cartão de crédito em torno de R$450.

Ele oferece todos os benefícios do cartão de crédito Gold e outros adicionais, como programas especiais e serviços premium.

Alguns benefícios desse tipo de cartão de crédito são:

  • Serviços especiais de viagens, como consultor de viagens, airport concierge e ofertas de reembolsos quando os clientes viajam e pagam com o cartão;
  • Seguro de emergência médica em viagens;
  • Assistente pessoal à disposição 24h por dia;
  • Seguro de automóveis;
  • Experiências e ofertas especiais, como ingresso de cinema – na compra online de um ingresso Cinemark, você ganha o do acompanhante;
  • Maior linha de crédito.

5) Black ou Infinite

Esse é o tipo de cartão de crédito mais exclusivo de todos. Ele é apenas para clientes muito especiais de alto poder aquisitivo. Para conseguir esse cartão é preciso ter renda mínima mensal de cerca de R$15.000 ou, em possuir altos investimentos.

Para ter todos os benefícios que esse tipo de cartão de crédito oferece, é preciso pagar também uma elevada anuidade que pode chegar a até R$1.200.

Como esse é um cartão de elevado custo, geralmente o banco faz envia um convite exclusivo para aqueles clientes potenciais em adquiri-lo.

Ele é conquistado depois de uma longa vida financeira bem-sucedida. Dificilmente alguém vai abrir uma conta no banco já sendo cliente Black ou Infinite. Por isso, é importante você sempre cuidar direitinho das suas finanças.

Além de todos os benefícios concedidos no tipo de cartão de crédito Platinum, neste  incluem também:

  • Serviços especiais de viagens, como acesso a sala VIP de vários aeroportos, serviços de concierge podendo ter até mesmo serviço de limousine em alguns aeroportos, agentes de viagens e ofertas internacionais;
  • Seguro de perda de bagagem;
  • Seguro contra roubos em caixas eletrônicos;
  • Cancelamento de viagem;
  • Atendimento diferenciado em hotéis e resorts parceiros;
  • Descontos em hotéis e restaurantes selecionados – como no Fasano São Paulo e Rio de Janeiro;
  • Milhas adicionais;
  • Assistência em atraso de embarque ou perda de conexão em voos.

Tipos de cartão de crédito: outras variações

Cartão corporativo

Dentro de cada tipo de cartão de crédito, como Gold, Platinum ou Black, também existe a possibilidade de se ter cartões corporativos. São os cartões da empresa, com ele o funcionário gasta em nome da companhia em caso de viagem, por exemplo. Isso facilita o controle financeiro da empresa.

Cartão Universitário

Esse tipo de cartão de crédito é destinado apenas às pessoas que estão cursando alguma faculdade, pois é preciso comprovar matrícula. Ele é como um cartão de crédito clássico.

Suas tarifas são bem reduzidas e em contrapartida possuem menos programas de relacionamento.

Leia também:  Como Escolher Um Corte De Cabelo Que Combine Com Meu Rosto?

Seus benefícios são com relação à facilidade de pagamento do valor total da fatura mensal e alguns bancos também liberam o cartão sem necessidade de comprovação de renda e não cobram anuidade.

Cartão de crédito Fintech

O cartão de crédito fintech são aqueles cartões emitidos por um banco digital e estão cada vez mais populares no mundo todo. Eles são um tipo de cartão de crédito mais básico, alguns não cobram anuidade e possuem benefícios próprios das bandeiras que os emitem, como programa de pontos.

Entre os bancos digitais mais conhecidos estão Nubank e Digio. Ficou curioso? Saiba como os bancos digitais ganham dinheiro.

Como Saber Qual O Tipo De Cartao De Credito?

  • Um dos maiores portais sobre o mundo das Fintechs. Inovação, tecnologia e tudo sobre o meio das startups mais aquecido do momento você encontra aqui, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Cartão Platinum, Black, Gold… Afinal, qual é a diferença? – Fala, Nubank

Cartão Black é melhor que cartão Platinum, que é melhor que cartão Gold, certo? Bom… Não, não necessariamente.

Gold, Platinum e Black são categorias que indicam os tipos de benefícios que um cartão de crédito pode ter. Essas categorias são oferecidas pelas bandeiras dos cartões, como a MasterCard, por exemplo.

Os critérios para definir quem pode ter cada um desses tipos de cartão são estabelecidos pela empresa emissora – o banco ou instituição financeira que emite o cartão para seus clientes.

Vale saber: essas são as nomenclaturas mais comuns, mas o nome das categorias pode variar de acordo com a bandeira.

Mas o que cada uma dessas categorias quer dizer?

Gold, Platinum e Black: o que isso significa de fato?

As categorias Gold, Platinum e Black determinam os benefícios que um cartão de crédito oferece. Para saber quais são esses benefícios, basta entrar no site da bandeira e ver a lista de cada um.

Os benefícios mais comuns são: 

O que confunde muita gente é achar que existe uma escada de melhorias: ou seja, que o Black é melhor que o Platinum e o Platinum é melhor que o Gold. Isso não é verdade por um motivo simples: os benefícios não são acumulados e sim, diferentes.

Ou seja: embora tenham alguns pontos em comum, Gold, Platinum e Black têm benefícios diferentes.

Para quem viaja bastante, por exemplo, o Platinum pode ser melhor que o Gold. Mas ele não tem certas garantias e seguros do Gold que podem atender melhor outro público.

O Nubank oferece as opções de cartão Gold e Platinum, da bandeira MasterCard, sem nenhuma anuidade. Entenda os benefícios de cada um.

Como escolher entre um cartão Gold, Platinum ou Black?

O primeiro passo é entender quais são os critérios do seu banco ou instituição financeira para conceder cartões: algumas empresas emissoras permitem que o cliente escolha se quer um cartão Gold, Platinum ou Black; outras oferecem um tipo ou outro de acordo com o padrão de gastos.

Como assim?

Normalmente, ao aprovar um cartão de crédito, a instituição financeira vai oferecer ao cliente a categoria que considera mais adequada de acordo com uma série de fatores.

Em alguns casos, o cliente pode pedir que seu cartão seja de outro tipo – alguém que recebe um Platinum, mas prefere um Black, por exemplo. Em outros casos, não é possível fazer essa solicitação: o cliente precisa esperar que a instituição ofereça para que ele mude de categoria.

No geral, bancos que permitem a troca cobram anuidade em seus cartões. Isso porque cada categoria tem um tipo de cobrança diferente para a instituição. As empresas fazem cálculos para decidir quando essa cobrança vale a pena e quando não vale, de acordo com quanto cada cliente gasta.

É por isso que, via de regra, as instituições também oferecem descontos ou até abonos da anuidade dependendo de quanto uma pessoa gastar: porque se ela ficar acima daquele valor, a conta fecha para a empresa. Se ficar abaixo, a anuidade deve ser paga.

É importante saber que, independentemente do tipo de instituição, o cliente continua tendo o direito de permanecer com o cartão que tem: mesmo se o banco quiser oferecer um cartão de outra categoria, é possível negar e continuar com o atual.

Quando vale a pena ter um Black, Gold ou Platinum?

A resposta vai depender de vários fatores: quanto você gasta por mês? No que gasta? Viaja muito ou não? O cartão tem isenção de anuidade a partir de um certo valor?

Basicamente, a escolha certa é aquela que atender mais ao seu estilo de vida. Cartões Platinum e Black costumam ser mais vantajosos para quem viaja com alguma frequência, pois oferecem mais serviços para turismo e têm uma conversão de pontos melhor que o Gold.

Mas de nada adianta ter um deles se houver uma anuidade alta, por exemplo, e o seu padrão de gastos não compensar o gasto com taxas.

O que você nunca soube (mas precisa saber) sobre o seu cartão de crédito

SÃO PAULO – Boa parte da população brasileira possui um cartão de crédito no bolso – mas poucos realmente sabem como ele funciona. Não entendem como são calculadas taxas e os juros cobrados pelos bancos. Mais surpreendente ainda, muitas pessoas também não sabem quais as partes formam um cartão de crédito.

O blog The Simple Dollar fez uma lista com informações importantes sobre seu cartão de crédito que, provavelmente, você já se perguntou:

Os númerosTodos os cartões de créditos possuem 16 dígitos numéricos. Ao contrário do que se pode imaginar, nem todos são usados para te identificar, mas possuem outras informações úteis. O sistema numérico foi criado para garantir estabilidade para fornecedores e processadores.

As informações de seu cartão, com o tipo – a famosa “bandeira” – ou quem o emitiu, estão contidas no número do próprio. O primeiro dígito do cartão determina qual a bandeira do cartão, sendo:

3 – American Express e Diners Club4 – Visa5 – MasterCard, ELO6 – Discover

Os dígitos 2 a 6 indicam qual o banco emissor, enquanto os de 7 a 15 trazem o número da conta bancária e são únicos. O dígito final é chamado dígito de verificação e é usado por um algoritmo para determinar se o número provido é valido.

O código de segurançaNa maioria das vezes em que fazemos uma compra por telefone ou online, é requisitado o código de três números de trás do cartão ou o de quatro números da frente de um cartão American Express. No Brasil, chamamos a sequência de “código de segurança”.

Caso vá fazer alguma compra por site ou telefone estrangeiro, saiba que o código pode ter três nomes diferentes: CVD (Card Verification Data), CVN (Card Verification Number) ou CVV (Card Verification Value). 

O código é usado como uma validação adicional para as transações em que o cartão não se encontra presente. É um número que não deve ser registrado ou guardado por vendedores, lojas online e sistemas de pagamento virtual.

A tarjaA tarja que acompanha todo o comprimento do cartão – a mesma que é passada nas máquinas de cartão de crédito – é feita com partículas de metal e magnetizada para, também, guardar informações.

São três as linhas de informação que ela possui, das quais geralmente apenas duas são usadas: as duas primeiras são apenas para leitura, ou seja, as informações podem ser lidas, mas não alteradas; a última contém informações que podem ser alteradas durante a transação e guarda informações de segurança.

Mas fique tranquilo: elas não contém informação pessoal do dono do cartão, como o endereço e data de nascimento, igual dizem mitos populares. As informações da tarja são as visíveis no cartão e alguns dados de segurança.

Funciona como um empréstimoNa realidade, o cartão de crédito também é um simples empréstimo. Quando você resolve parcelar uma fatura, pagando o valor mínimo, você acaba contraindo um empréstimo. E como qualquer outro banco, ele também cobra taxas por tal empréstimo.

Por exemplo: se você parcela uma fatura em 12 vezes, terá de pagar um juro em cada uma das parcelas. No final, aquela fatura original sairá muito mais cara do que se tivesse pago logo de início. 

As taxas de juros variamNem todos os cartões de crédito cobram os mesmos juros, incluindo cartões que possuem a mesma bandeira. É o banco que determina os juros específicos de cada cartão, ou seja: os juros de um cartão Visa emitidos pelo banco X podem ser maiores do que os juros de um Visa do banco Y.

Os juros também variam de acordo com o tipo de transação. Saques em dinheiro dinheiro geralmente são cobrados com juros maiores do que compras e não podem são cobertos durante o período sem juros dos cartões.

As letras pequenasNão importa o quão simples sejam, elas não podem ser entendidas se não forem lidas. Por isso, o mais importante ao pegar um cartão de crédito, é ler o contrato.

Ele deixa claro quais as taxas que serão cobradas e por quanto tempo a taxa é garantida, como é calculada e outras informações, como seus direitos e responsabilidades com o cartão.a

Cartões de Crédito: o que você precisa saber?

O cartão de crédito conseguiu, em pouco mais de meio século, algo inimaginável anos atrás: substituir o dinheiro em nossas carteiras. Com isso, vieram muitas facilidades e, atualmente, são poucas as pessoas que não possuem essa ferramenta. Mas a questão é que poucos sabem como realmente funcionam os cartões de crédito e tudo que está por trás da mágica.

Diferenças e tipos de cartões no mercado

Atualmente, existem quatro tipos de cartão de crédito no mercado: nacional, internacional, Gold e Platinum. A principal diferença entre eles é o local de aceitação, mas eles também podem apresentar vantagens ou desvantagens em relação ao perfil de cada consumidor.

Leia também:  O Que É O Fgts E Como Funciona?

O cartão nacional é o mais utilizado no Brasil. Sua popularidade se dá porque é o que apresenta a taxa de anuidade mais econômica, entretanto sua utilização só pode acontecer dentro do território nacional.

O cartão internacional possui a anuidade um pouco mais elevada em relação ao nacional, porém é aceito também fora do país, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais – o que vem se tornando cada vez mais um atrativo.

O cartão Gold possui a anuidade mais elevada do que o internacional e é aceito em todo o mundo. Seus usuários são pessoas com um poder aquisitivo maior e o cartão oferece benefícios como seguros e descontos, além de comodidades em serviços de lazer e entretenimento.

O cartão Platinum é o modelo mais diferenciado, com uma anuidade ainda maior e com o maior limite de crédito. Ele também é aceito em todo mundo e traz consigo prestígio e benefícios únicos, como acesso exclusivo a diversos eventos e locais, sala VIP em aeroportos e serviço de concierge.

Bandeiras, marcas e uso

Apesar de a maioria das pessoas possuírem um cartão de crédito, poucas sabem como aquele pequeno pedaço de plástico é capaz de garantir que o pagamento por determinado produto será realmente efetuado. Naqueles poucos segundos que se passam entre a inserção do cartão na máquina até a impressão do comprovante muitas coisas acontecem sem termos conhecimento.

Para entender o uso de um cartão de crédito temos que, primeiramente, entender quem está envolvido no processo.

As bandeiras são as marcas licenciadas, geralmente, pelas instituições bancárias que são responsáveis pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito.

 As maiores bandeiras presentes no mercado brasileiro são Visa, MasterCard, American Express, Diners, Hiper, Elo e Aura.

 Para identificar qual é o emissor do cartão, as bandeiras usam os 6 primeiros números do cartão.

Porém, quem realmente processa toda a operação do cartão de crédito são as empresas adquirentes, que são responsáveis pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira. São essas instituições que alugam e mantêm os equipamentos usados pelos estabelecimentos (a famosa “maquininha do cartão”). As maiores adquirentes no Brasil são a Rede e a Cielo.

  • O emissor do cartão de crédito é geralmente uma instituição bancária, mas pode ser outra empresa. Essa informação é obtida a partir do primeiro número do cartão, de acordo com os números a seguir:
  • 1 – setores específicos da indústria
    2 – empresas aéreas
    3 – empresas áreas e indústrias relacionadas
    4, 5, 6 – instituições bancárias
    7 – empresas de petróleo
    8 – telecomunicações
  • 9 – empresas nacionais

Entenda os números gravados no seu Cartão de Crédito

Um número de cartão de crédito tem geralmente 15 ou 16 dígitos.

Entretanto, esse número pode chegar a até 19 dígitos ou apenas 13 em alguns casos. Cada um dos números no cartão de crédito tem significado.

Entender o significado de cada um deles torna mais fácil detectar fraudes. Além disso, a análise dá a você uma visão de como funcionam os cartões de crédito .

Para começar, vamos mostrar uma visão geral das quatro partes principais de um número de cartão de crédito. Depois disso vamos analisar cada uma com mais detalhes.

Descubra o que os números dos cartões de crédito significam:

Primeiro Dígito

Conhecido como o ‘Identificador’, o primeiro dígito de um número de cartão de crédito diz-lhe que tipo de empresa um cartão é parceiro. Pode ser uma companhia aérea, uma instituição bancária ou um varejista, por exemplo. Também ajuda a indicar a qual bandeira a tarjeta pertence.

  • American Express (3);
  • Visa (4);
  • Mastercard (5);
  • Discover (6).

Dígitos 2 ao 6

Juntamente com o primeiro dígito, esses números representam o Número de Identificação do Emissor (IIN). Também são chamados de Número de Identificação Bancária (BIN). Isso esclarece de qual empresa de cartão de crédito um cartão vem, o que nem sempre é óbvio.

Dígitos 7 ao 18*

O sétimo e todos os dígitos subsequentes em um número de cartão, com exceção do último, identificam a conta individual em questão. Você verá apenas alguns desses dígitos impressos em seu boleto mensal. Existem 1 trilhão de números de contas possíveis para cada emissor de cartão de crédito, de acordo com a Discover.

Último dígito

O último dígito serve como verificação final para processadores de pagamento. É basicamente parte de um truque matemático para verificar se o número do cartão é genuíno. Agora que você se orientou, vamos entrar em mais detalhes.

O primeiro número

O primeiro dígito do cartão de crédito é conhecido como o ‘Identificador’. Indica se o seu cartão é afiliado a uma companhia aérea ou a determinados interesses especiais. Também pode dar uma ideia de como os fundos podem ser usados ​​e a que rede o cartão pertence.

Com exceção dos cartões de crédito específicos de lojas, que não obedecem às mesmas regras, a maioria dos consumidores sempre encontrará cartões que começam com 3, 4, 5 e 6. Esses números geralmente correspondem às quatro principais redes de cartões: Visa, Mastercard, American Express e Discover.

Mas, como você pode ver abaixo, American Express e Discover são únicos de suas contrapartes mais amplamente aceitas. Em particular, são necessários vários dígitos para identificar seus cartões.

Número
Indústria
Provável  Network
Especificações
1 Companhias Aéreas N / D N / D
2 Companhias Aéreas e Financeiras N / D N / D
3 Viagens e Entretenimento American Express Cartões começados com: 34 ou 37
4 Bancário e Financeiro Visa N / D
5 Bancário e Financeiro MasterCard N / D
6 Merchandising N / D Cartões começados com: 65, 644 ou 6011
7 Petróleo N / D N / D
8 Cuidados de Saúde e Telecomunicações N / D N / D
9 Aberto para atribuição N / D N / D

Este primeiro dígito e os cinco que o seguem compõem o número de identificação do emissor do cartão. Você pode aprender mais sobre isso na próxima seção.

Números de Identificação do Emissor: Os Primeiros 6 Dígitos

O Número de Identificação do Emissor (NIE) do cartão, ou Número de Identificação do Banco (NIB), indica de qual empresa de cartão de crédito é originada e esclarece a qual rede O cartão pertence. E isso, por sua vez, conta um pouco sobre os benefícios disponíveis para os portadores de cartão.

Abaixo, você encontra exemplos para cada um dos 10 maiores emissores de cartão de crédito no mundo todo. Basta lembrar que um único grande emissor pode ter vários NIEs, se ele oferecer um amplo portfólio de cartões de crédito.

Emissor
Exemplo de número de identificação
Significado
Chase 414720 Visto de assinatura de perseguição
Bank of America 480011 Bank of America Visa Gold
American Express 379741 Crédito American Express
Citi 542418 Citibank Platinum Mastercard
Capital One 414709 Visto de Assinatura Capital One
Discover 601101 Descubra recompensas
Wells Fargo 446542 Visto de platina de Wells Fargo
US Bank 403766 Visto do banco dos EUA
Barclays 559309 Barclays World Mastercard
USAA 549123 Mastercard Platinum USAA

Dígitos 7-18: Números da conta

Este é o seu número da conta individual. Pode ter até 12 dígitos, os últimos três serão incluídos em seus boletos mensais, juntamente com o dígito final do número do cartão. Embora o número da sua conta mude quando você recebe um cartão de crédito substituto, você não abre uma nova conta. Então isso não afetará sua pontuação de crédito .

O Dígito Final: O Validador

O último número ajuda a proteger a conta contra o uso não autorizado. Ele captura erros comuns de transcrição feitos por seres humanos ou máquinas ao inserir séries de números. Como e por que isso funciona são assuntos muito complexos para cobrir neste artigo.

Dicas e truques com números de cartões

Compreender o significado dos números dos seus cartões de crédito e débito está longe de ser um conhecimento inútil. Isso não apenas lhe dá uma visão do funcionamento interno do mercado de pagamentos, mas também pode ajudar a protegê-lo contra fraudes.

Divida por 10: Todos os números de cartão de crédito legítimos são divisíveis por 10, mas obviamente não é tão fácil. Você não pode simplesmente dividir seu número de cartão completo de 13 a 19 dígitos por 10 e esperar que esse truque funcione. Você tem que saber o código. Veja como é feito em um cartão de 16 dígitos:

  • Dobre todos os outros números (começando com o primeiro).
  • Separe quaisquer números de dois dígitos que resultem na soma de suas partes (por exemplo, 14 se torna 1 e 4).
  • Calcule a soma dos números resultantes.
  • Calcular a soma dos números que não foram duplicados (ou seja, os dígitos ímpares no número do cartão).
  • Adicione o resultado do passo 3 ao resultado do passo 4.
  • Divida por 10.
  • Se o resultado terminar em 0, o número do cartão é real. Se não, é hora de chamar o serviço ao cliente para relatar um caso de fraude. Aliás, você pode fazer a mesma coisa com um número de cartão de 15 dígitos. Basta começar dobrando o segundo número em vez do primeiro.

Outras Dicas

Evite anotar seu número completo do cartão: há uma razão pela qual as empresas de cartão de crédito não incluem o número completo do seu cartão nos boletos. Quanto menos vezes o número inteiro for registrado, mais seguro ele se torna. E apenas alguns dígitos são necessários para identificar um cartão como seu. Portanto, evite armazenar o número completo do cartão.

Sempre notificar cartões perdidos e roubados: Este é um aviso óbvio, mas é sempre importante limitar o possível dano quando o cartão estiver nas mãos de outra pessoa. As empresas de cartão de crédito facilitam muito o relato de cartões roubados ou perdidos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*