Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Se você está usando um computador que não é seu, pode ser necessário saber a versão do sistema operacional (Home, Pro, Student, Enterprise, Server…) para instalar novos programas e aplicativos. No Windows, essa informação é simples de se obter. Basta seguir os passos abaixo. A dica se aplica a Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

  • Como descobrir a chave de ativação do Windows 10

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Como saber a versão do Windows 10

  1. Abra o Menu Iniciar do Windows 10;
  2. Digite “Sobre” e selecione “Sobre o computador”;
  3. Procure em “Especificações do Windows” para descobrir qual versão e edição;
  4. Em edição, estará o tipo do Windows (Home, Student, Professional…);
  5. Em versão estará o número da atualização do sistema operacional;
  6. Em compilação do SO estará a versão da build do sistema operacional;
  7. Em tipo de sistema você saberá se o Windows é de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Você também pode seguir: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.

Atalho para a versão do Windows (todos)

Se você quer descobrir apenas qual versão do Windows seu computador está executando, pressione a tecla do Windows + R, digite “winver” e selecione “OK”.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Como saber a versão do Windows 8 e 8.1

  1. Deslize o dedo a partir da borda direita da tela (charm bar);
  2. Toque em “Configurações” e em “Alterar configurações do computador”;Se você com um mouse, aponte para o canto inferior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para cima, clique em “Configurações” e em “Mudar configurações”.

  3. Toque ou clique em “Computador e dispositivos” e em “Informações do PC”.
  4. Procure em “Windows” a versão e a edição do que seu PC está executando.
  5. Procure em “Computador” o tipo de sistema: uma versão de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

A tela inicial do Windows 8 também pode ajudar você a saber qual é o sistema operacional. O computador tem aparência similar no Windows 8.1 e no Windows RT 8.1. É possível que você veja um botão de pesquisa no canto superior direito.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Como saber a versão do Windows 7

  1. Clique no botão do Menu Iniciar;
  2. Insira “Computador” na caixa de pesquisa;
  3. Clique com o botão direito do mouse em “Computador” e clique em “Propriedades”;
  4. Procure em “Edição” a versão e a edição do que seu PC está executando.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

O menu Iniciar também pode ajudar você a descobrir o sistema operacional da sua máquina. O visual costuma ter esta aparência no Windows 7 (diferente dos demais).

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Você sabia que existem duas arquiteturas distintas para seu sistema operacional? O Windows pode operar tanto em 32 quanto em 64 bits, trazendo algumas diferenças marcantes em termos de números de registros disponíveis e suporte a memória virtual e RAM. A versão de 64 bits, portanto, suporta mais registros e mais memória que a de 32 bits. Na verdade, cada versão é relacionada a um tipo físico do sistema, voltado a aplicativos desenvolvidos especialmente para serem rodados ali.

Se seu computador tem 64 bits, é possível rodar tanto o sistema desenvolvido para ele quanto o de 32 bits. No entanto, a recíproca não é verdadeira: rodar um sistema de arquitetura 64 bits em um computador de 32 bits é incompatível.

Quer saber se seu Windows é 32 ou 64 bits? Nós montamos um tutorial simples e rápido para todas as versões do Windows a partir do XP. Descubra agora mesmo a arquitetura do seu sistema!

Windows XP

Recentemente foi anunciado pela Microsoft que o Windows XP deixou de receber atualizações e passa a ser encarado oficialmente como um sistema operacional fora de linha. No entanto, existem muitos computadores rodando o sistema, e, se esse for o seu caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e depois acessar as “Propriedades”.

Feito isso, clique na aba “Geral”. Ali você vai ver as características do sistema. Se nada mais além do nome do sistema e de sua versão constarem nessa janela, o seu Windows certamente é um XP de 32 bits.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

O screenshot foi retirado de um sistema Windows XP de 32 bits

Windows Vista

No Windows Vista o procedimento é o mesmo. Basta acessar o menu Iniciar, clicar com o botão direito sobre a opção “Computador” e acessar a opção “Propriedades”.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Uma janela com várias informações surgirá na tela. Veja que na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”, está a definição de seu Windows.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

O screenshot foi retirado de um Windows Vista de 32 bits

Windows 7

Amplamente adotado pelos usuários do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7 também conta com uma maneira de exibição da versão bem semelhante à de seus antecessores. O processo também começa pelo menu Iniciar.

Depois de acessar o item “Propriedades”, clicando em “Computador” com o botão direito do mouse, uma janela repleta de informações surgirá.

Preste atenção na seção “Sistema” e veja que em “Tipo de sistema” está caracterizado o número de bits do seu Windows.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

O screenshot foi retirado de um Windows 7 de 32 bits

Windows 8

No mais recente sistema da gigante do software, o procedimento é um pouquinho diferente. Acesse a barra de pesquisas (mantendo o mouse repousado no canto direito da tela) e clique no ícone “Configurações”.

De lá, clique em “Informações do PC” e pronto: uma janela aparecerá na tela com todas as informações sobre seu Windows 8.

Leia também:  Como Desinstalar Um Programa Que Não Quer Ser Desinstalado?

A versão do sistema operacional deve ser exibida na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

O screenshot foi retirado de um Windows 8 de 64 bits

Pronto! Agora você já sabe a versão de seu sistema operacional e pode comprar ou baixar aplicativos destinados para ele.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Cómo saber qué Windows tiene mi PC 【 PASO A PASO 】 ⭐️

Si te estás preguntando cómo saber qué Windows tiene tu PC, estás de enhorabuena porque es muy fácil conocerlo. Dentro, os enseñamos cómo.

Cuando no estamos ante un equipo que no es nuestro, surge la necesidad de saber qué Windows tenemos como sistema operativo. Diréis, esto es fácil saber, si sólo basta con ver la barra de tareas, salvo que tenga algún skin o tema instalado. Sí, es verdad, pero también es interesante saber qué versión está instalada. Más abajo, os decimos todo lo que necesitáis saber.

Cómo saber qué Windows tengo

El tutorial va a ser corto y sencillo porque no tiene mucho misterio. Simplemente, basta con hacer lo siguiente:

  • Abrimos menú inicio y escribimos “Panel de control” para acceder a él.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

  • Una vez abierto, le damos a vista en iconos.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

  • A continuación, nos metemos en “Sistema“.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Aquí veremos el resumen de nuestro equipo. Arriba, veremos el logo y la edición de Windows que tenemos instalada. En el caso de la imagen, tenemos instalada la versión de 32 bits porque el PC tiene menos de 4 GB de memoria RAM.

En mi caso, mi sistema es este. Como tengo más de 4 GB de memoria RAM instalados, opté por instalar la versión de 64 bits.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Como veis, en la edición de Windows nos ponen qué versión tenemos, si es la “Pro“, “Home” o cualquier otra. Puede que para algunos esto sea una tontería, pero para mí es una información valiosa porque podemos disfrutar de más o menos funciones.

Sobre todo, cuando tenemos algún problema con nuestro SO, es importante conocer qué edición tenemos para saber si es un problema generalizado, o no.

Se me olvidaba deciros que también podemos saber si nuestro SO está activado o no. Algunos instalan el sistema operativo, pero luego no compran la licencia, cosa que os recomiendo a todos.

Hasta aquí este pequeño y rápido tutorial que nos sirve para cómo saber qué Windows tengo instalado. Si tenéis alguna duda al respecto, no dudéis en comunicárnosla más abajo.

Te recomendamos los mejores trucos sobre WIndows 10

¿Tenéis alguna anécdota de algún equipo que hayáis tenido? ¿Sabíais este método?

Será que o seu PC suporta Windows 10? Quais os requisitos?

Actualmente muito se fala sobre o novo Sistema operativo da Microsoft, o Windows 10.

O novo S.O. será lançado oficialmente a 29 de julho, e neste momento começam as dúvidas relativas à nossa máquina. Será que suporta? Quais os requisitos? Que upgrades necessito efectuar? Perguntas a meu ver normalíssimas, às quais esperamos responder já de seguida.

Para começar, um lembrete para todos os utilizadores, o update/migração para o novo Sistema Operativo (operacional) será gratuito no primeiro ano, caso tenham actualmente os sistemas windows 7 ou 8.1, com a build (licença) oficial.

Agora o mais importante a nossa máquina, sim porque sem ela não existe Windows 10 para ninguém.

Caso seja um utilizador que adquiriu uma máquina com o sistema windows 8 de fábrica, poderá efectuar a migração sem problemas, visto a mesma já possuir os requisitos de hardware necessários.

Todavia, para aqueles cujos computadores não estão equipados com o sistema operativo mais recente, Adrian Kingsley-Hughes, do site ZDNet, criou um ótimo guia para comprovarmos se as nossas máquinas estão habilitadas para o windows 10.

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?Requisitos básicos para a instalação do Windows 10:

  • 1GHz de Processador ou superior
  • 1GB of RAM para processadores 32-bits, 2GB of RAM para processadores 64-bits
  • 16GB livres em disco para processadores 32-bits, 20GB para processadores 64-bits
  • Placa gráfica Microsoft DirectX 9 com driver WDDM
  • Conta Microsoft e Acesso à Internet

Nesta fase estamos a perguntar como podemos saber este tipo de informação? A resposta é simples. através da ferramenta CPU-Z. Basta descarregar e executar a mesma e na secção instructions verificar se tem SSE2 , EM64T (indica o processador que tem suporte para PAE) e VT-d ou VT-x (o correspondente ao suporte NX).

Como Saber Qual O Sistema Operativo Do Meu Pc?

Agora que ficou a saber  alguns dos aspectos a ter em conta antes da migração da sua máquina para o novo sistema. No entanto, não se esqueça que trata-se de um novo  Sistema Operativo, e como todos os outros, OSX, Linux, IOS, Android, inicialmente irão existir bugs , erros, controladores incompatíveis e falhas de software utilizado por nós, que até então nunca aconteceram.

Em suma, é uma novidade e terá de ser encarada como tal, o que significa que devemos estar munidos de uma boa dose de paciência, pois as correcções, para eventuais situações deste tipo, demoraram a surgir. Tenha também em conta que haverá uma enorme quantidade de actualizações e correções para o Windows 10, no seu primeiro ano de existência.

Leia também:  Como Evitar Que A Sopa Azede?

Link para descarregar a ferramenta CPU-Z – http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

FONTES: Microsoft,  ZDNet, BGR

Como descobrir qual Windows está instalado no PC

O Windows oferece uma opção para o usuário descobrir qual versão do sistema operacional da Microsoft está instalada no computador. Alguns procedimentos mais específicos podem exigir essa informação para serem executados.

São desde aplicativos de remoção de malwares (vírus), a utilitários que só funcionam em uma versão em particular do sistema operacional. Por conta de diferenças no Menu Iniciar, o caminho para descobrir essa informação e detalhes de hardware é diferente.

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC.

1 de 6
Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

No Windows 8 e no Windows 10 a forma de identificar a versão é similar. Veja como fazer isso.

Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + X''. No menu que aparecer, clique na opção ''Painel de Controle'';

2 de 6
Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Será exibida uma janela com todas as informações do Windows e do hardware.

3 de 6
Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Windows 7 e Windows Vista

Por conta de diferenças no menu Iniciar, o Windows 7 e o Windows Vista oferecem uma forma diferente de descobrir a versão do sistema.

Passo 1. Clique no menu iniciar. Quando ele aparecer, clique dentro do campo de busca e digite ''computador'';

4 de 6
Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Quando o item computador aparecer no resultado das buscas, clique com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique na opção ''Propriedades'';

5 de 6
Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 3. Em seguida, você verá a janela ''Sistema'', com todas s informações do Windows e até do hardware.

6 de 6
Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pronto! Agora sempre que precisar, você pode usar um dos procedimentos acima para descobrir qual a versão do Windows está instalada no PC.

Como Verificar o Sistema Operacional de um PC

  1. 1

    Ligue o PC. Observe o computador se inicializando.

  2. 2

    Verifique se o nome do sistema operacional será mostrado. Por exemplo, “Windows Vista”. Se você não vir o nome do sistema ou quiser mais detalhes sobre ele, deixe o computador terminar de iniciar.

  3. 3

    Clique no botão “Iniciar” se houver um. Ele fica no canto inferior esquerdo da Área de Trabalho. Se estiver escrito “Iniciar” quer dizer que você usa um Windows 95 ou inferior.

    • Se você não tiver um botão escrito “Iniciar”, procure por outros sinais que indiquem qual é o seu sistema operacional.
    • A logo do Microsoft Windows ou bandeira podem significar que você tem uma versão do Windows que precede o Windows 95, como um Windows 3.11.
    • Se você vir um chapéu vermelho no canto da tela, você está executando o sistema operacional Red Hat Linux.
    • Se você vir um “L” azul ou verde no canto, você está usando um Lindows ou Linspire.
    • Uma pegada cinza ou preta no canto da tela indica que você está usando uma interface gráfica (GUI) chamada de GNU Network Object Model Environment (GNOME) na forma de Linux ou UNIX.
    • Se você tiver um fundo roxo com “Sun” ou “Solaris” escrito na tela, o sistema operacional Sun Solaris está sendo usando com X, um sistema de gráficos para UNIX.
  4. 4

    Veja se há alguma coisa escrita ao lado do menu “Iniciar”. Pode ser que o nome do sistema operacional do PC e a edição dele estejam escritos, como “Windows 95,” “Windows 2000 Professional,” “Windows XP Home,” etc.

    • Se você não tem certeza se o texto é o nome do sistema ou quiser mais informações sobre o sistema, tente uma das opções abaixo:
  5. 5

    Digite “winver” sem as aspas na caixa de busca do menu “Iniciar” e aperte “Enter”.

  6. 6

    Veja se a janela “Sobre o Windows” se abrirá. O nome do sistema operacional deve estar na parte de cima da janela.

  7. 7

    Você também pode clicar com o botão direito no ícone do “Meu Computador”. Normalmente ele fica na Área de Trabalho ou no menu “Iniciar”.

  8. 8

    Escolha a opção “Propriedades” do menu que aparecerá.

  9. 9

    Veja a janela “Propriedades do Sistema” que aparecerá. Você pode achar informações sobre o sistema operacional debaixo da aba “Geral” depois de “Sistema”: ou “Tipo de Sistema”, para descobrir se você está usando uma versão 32 ou 64-bit do Windows.

    • Veja a edição na janela abaixo de “Sistema:” ou “Edição do Windows”. Exemplo: “Windows XP Home.”
    • Se o computador estiver rodando uma edição do Windows XP, procure por “Edição x64” para ver se a sua versão é 64-bit. Se não estiver lá, você tem uma versão de 32-bits.
    • Para achar a edição do Windows Vista ou Windows 7, procure por “Sistema Operacional 64-bit” ou “Sistema Operacional 32-bit” perto das palavras “Tipo de Sistema.”
Leia também:  Como Saber O Que Vou Pagar De Luz?

Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits [vídeo]

Muitos aplicativos são desenvolvidos para computadores com arquitetura específica de 32 ou 64 bits, o que causa algumas dúvidas nos usuários na hora de fazer um download. Para isso existem versões de sistemas operacionais de 32 e de 64 bits, pois cada uma se adapta a um tipo de sistema físico específico.

É possível rodar uma versão de sistema operacional de 32 bits em um computador com arquitetura de 64 bits, porém não o contrário (sistema de 64 em PC de 32). Então, se você está em dúvida sobre se a versão do Windows instalada em sua máquina é uma ou outra, o Baixaki ensina agora a resolver este problema. É bem simples e rápido.

Windows XP

Para saber se o Windows que você usa é de 32 ou 64 bits é muito simples e você não precisa clicar em nada. Se a versão usada por você está em português, saiba que ela é de 32 bits, pois não existe versão de 64 bits do XP em nosso idioma.

Contudo, para tirar a prova real você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu Computador e ir a “Propriedades”.

Na nova janela vá até a guia “Geral” e lá verifique na seção “Sistema” se há a indicação de que a versão é de 64 bits. Se não constar nada além das versões do XP (Home Edition Service Pack 3, por exemplo), o que você usa é um Windows XP de 32 bits.

Windows 7 e Vista

O procedimento nos Windows 7 e Vista é exatamente o mesmo, portanto, se você é usuário de um dos dois faça o seguinte: vá ao Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Computador”.

Na janela que se abre são encontradas várias informações. Na seção “Sistema”, porém, está a que vocêprocura. Na opção “Tipo de sistema” é possível verificar se o seu é de 32 ou 64 bits:

Windows Vista

Windows 7

Windows 8 e 8.1

  • Vá até a tela inicial do seu Windows 8 e digite Sistema, em seguida clique em configurações para indicar o tipo conteúdo que pretende pesquisar, neste momento você verá entre os itens listados um atalho nomeado Sistema, clique sobre ele.
  • Já na tela seguinte você conseguirá visualizar qual a versão do Windows 8 está sendo utilizada na sua máquina, se é a de 32bits ou a de 64bits. Veja local aonde você encontrará esta informação em destaque:

É isto aí. Simples assim! Agora que você já sabe qual a versão do Windows 8 está instalada no seu computador certamente não ficará mais em dúvida sobre qual a versão de um programa ou aplicativo baixar. Caso você tenha o de 32bits baixe seus programas na versão x86, caso você tenha o 64bits baixe seus programas na versão x64.

Como saber se o processador do seu PC Windows é de 32 bits ou de 64 bits

Saber o tipo de sistema operacional instalado no computador é fundamental para baixar e instalar a versão correta de programas. Aplicativos compilados em 32 bits podem rodar em sistemas com processadores de 64 bits, mas o contrário não acontece. Pensando nisso, preparamos um tutorial que mostra como descobrir se o seu Windows 8 é de 32 ou 64 bits. Confira a dica.

Aprenda a verificar se seu Windows 8 é 32 ou 64 bits (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela – se preferir, use o atalho “WinKey (tecla com o símbolo do Windows) + X”. No menu que aparece, clique em “Sistema”;

Vá em Sistema no Menu do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela que vai abrir, localize o item “Tipo de sistema”. Logo ao lado, será exibido se o Windows 8 instalado em seu PC é de 32 ou 64 bits;

Informação sobre a versão do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Interface moderna

Passo 3. Caso esteja usando o sistema em um tablet, essa informações também pode ser conferida no novo painel de controle do Windows 8. Para isso, deslize o dedo sobre a borda direita da tela e toque em “Configurações”;

Vá em configurações na Charm Bar do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, toque em “Mudar configurações do computador”;

Abra as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Nas configurações do sistema, toque em “Computador e dispositivos”;

Configurações do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, toque em “Informações do PC”. O tipo de sistema operacional será exibido na coluna da esquerda.

Informação sobre o tipo de sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma é possível extrair o máximo de desempenho do seu computador, instalando a versão mais apropriada do programa. Sempre que possível, opte por baixar aplicativos de 64 bits, pois eles são mais rápidos.

Relacionado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*