Como Saber Qual O Meu Windows?

Se você está usando um computador que não é seu, pode ser necessário saber a versão do sistema operacional (Home, Pro, Student, Enterprise, Server…) para instalar novos programas e aplicativos. No Windows, essa informação é simples de se obter. Basta seguir os passos abaixo. A dica se aplica a Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

  • Como descobrir a chave de ativação do Windows 10

Como Saber Qual O Meu Windows?

Como saber a versão do Windows 10

  1. Abra o Menu Iniciar do Windows 10;
  2. Digite “Sobre” e selecione “Sobre o computador”;
  3. Procure em “Especificações do Windows” para descobrir qual versão e edição;
  4. Em edição, estará o tipo do Windows (Home, Student, Professional…);
  5. Em versão estará o número da atualização do sistema operacional;
  6. Em compilação do SO estará a versão da build do sistema operacional;
  7. Em tipo de sistema você saberá se o Windows é de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Você também pode seguir: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.

Atalho para a versão do Windows (todos)

Se você quer descobrir apenas qual versão do Windows seu computador está executando, pressione a tecla do Windows + R, digite “winver” e selecione “OK”.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Como saber a versão do Windows 8 e 8.1

  1. Deslize o dedo a partir da borda direita da tela (charm bar);
  2. Toque em “Configurações” e em “Alterar configurações do computador”;Se você com um mouse, aponte para o canto inferior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para cima, clique em “Configurações” e em “Mudar configurações”.

  3. Toque ou clique em “Computador e dispositivos” e em “Informações do PC”.
  4. Procure em “Windows” a versão e a edição do que seu PC está executando.
  5. Procure em “Computador” o tipo de sistema: uma versão de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual O Meu Windows?

A tela inicial do Windows 8 também pode ajudar você a saber qual é o sistema operacional. O computador tem aparência similar no Windows 8.1 e no Windows RT 8.1. É possível que você veja um botão de pesquisa no canto superior direito.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Como saber a versão do Windows 7

  1. Clique no botão do Menu Iniciar;
  2. Insira “Computador” na caixa de pesquisa;
  3. Clique com o botão direito do mouse em “Computador” e clique em “Propriedades”;
  4. Procure em “Edição” a versão e a edição do que seu PC está executando.

Como Saber Qual O Meu Windows?

O menu Iniciar também pode ajudar você a descobrir o sistema operacional da sua máquina. O visual costuma ter esta aparência no Windows 7 (diferente dos demais).

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Você sabia que existem duas arquiteturas distintas para seu sistema operacional? O Windows pode operar tanto em 32 quanto em 64 bits, trazendo algumas diferenças marcantes em termos de números de registros disponíveis e suporte a memória virtual e RAM. A versão de 64 bits, portanto, suporta mais registros e mais memória que a de 32 bits. Na verdade, cada versão é relacionada a um tipo físico do sistema, voltado a aplicativos desenvolvidos especialmente para serem rodados ali.

Se seu computador tem 64 bits, é possível rodar tanto o sistema desenvolvido para ele quanto o de 32 bits. No entanto, a recíproca não é verdadeira: rodar um sistema de arquitetura 64 bits em um computador de 32 bits é incompatível.

Quer saber se seu Windows é 32 ou 64 bits? Nós montamos um tutorial simples e rápido para todas as versões do Windows a partir do XP. Descubra agora mesmo a arquitetura do seu sistema!

Windows XP

Recentemente foi anunciado pela Microsoft que o Windows XP deixou de receber atualizações e passa a ser encarado oficialmente como um sistema operacional fora de linha. No entanto, existem muitos computadores rodando o sistema, e, se esse for o seu caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e depois acessar as “Propriedades”.

Feito isso, clique na aba “Geral”. Ali você vai ver as características do sistema. Se nada mais além do nome do sistema e de sua versão constarem nessa janela, o seu Windows certamente é um XP de 32 bits.

Como Saber Qual O Meu Windows?

O screenshot foi retirado de um sistema Windows XP de 32 bits

Windows Vista

No Windows Vista o procedimento é o mesmo. Basta acessar o menu Iniciar, clicar com o botão direito sobre a opção “Computador” e acessar a opção “Propriedades”.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Uma janela com várias informações surgirá na tela. Veja que na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”, está a definição de seu Windows.

Como Saber Qual O Meu Windows?

O screenshot foi retirado de um Windows Vista de 32 bits

Windows 7

Amplamente adotado pelos usuários do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7 também conta com uma maneira de exibição da versão bem semelhante à de seus antecessores. O processo também começa pelo menu Iniciar.

Depois de acessar o item “Propriedades”, clicando em “Computador” com o botão direito do mouse, uma janela repleta de informações surgirá.

Preste atenção na seção “Sistema” e veja que em “Tipo de sistema” está caracterizado o número de bits do seu Windows.

Como Saber Qual O Meu Windows?

O screenshot foi retirado de um Windows 7 de 32 bits

Windows 8

No mais recente sistema da gigante do software, o procedimento é um pouquinho diferente. Acesse a barra de pesquisas (mantendo o mouse repousado no canto direito da tela) e clique no ícone “Configurações”.

De lá, clique em “Informações do PC” e pronto: uma janela aparecerá na tela com todas as informações sobre seu Windows 8.

A versão do sistema operacional deve ser exibida na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”.

Como Saber Qual O Meu Windows?

O screenshot foi retirado de um Windows 8 de 64 bits

Pronto! Agora você já sabe a versão de seu sistema operacional e pode comprar ou baixar aplicativos destinados para ele.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como descobrir a versão do Windows em seu PC

Se você precisa descobrir qual é a versão do Windows instalada em seu computador, mas não sabe como encontrar essa informação, nesse tutorial vamos lhe mostrar como identificar a versão (Windows 7, 8.1, 10) a edição (Single Language, Home e Pro, etc.), o tipo (32 ou 64 bits) e o número de compilação do Windows.

Leia também:  Como Fazer Quando O Rato Do Computador Bloqueia?

Opção 1

  • Existem várias formas diferentes de descobrir a versão e outras informações do Windows, porém uma das simples é usando o comando winver, que fornece informações sobre o Windows instalado no computador.
  • Pressione Win + R para abrir a caixa Executar do Windows, digite winver e clique em OK.
  • Uma vez feito isso, a janela com as informações do Windows instalado em seu computador será exibida, como versão, edição, número de compilação, service pack, assim como o usuário e organização registrado.
  • Como Saber Qual O Meu Windows?

Opção 2

A janela Sistema ou Sobre no Windows 10, fornece várias informações sobre o Windows instalado em seu computador, como versão e edição do Windows, assim como o tipo de sistema operacional (32 ou 64 bits).

No Windows 10 e 8.1, clique com o botão direito no Menu Iniciar e selecione a opção “Sistema”.

No Windows 7, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione a opção “Propriedades”.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Opção 3

Assim como o comando winver, o comando msinfo32 também fornece informações sobre o Windows em seu computador. Basta você abrir o Executar (Win+R), digitar msinfo32 e clicar em “OK” para abrir a janela com informações como o nome do sistema operacional, versão e tipo do sistema operacional (32 e 64 bits).

Como Saber Qual O Meu Windows?

Opção 4

Por último, outra forma de identificar o Windows instalada no computador é usando o Prompt de Comando. Abra o Prompt de Comando, digite systeminfo e pressione “Enter”. Aguarde ele recuperar as informações e, em seguida, ele exibirá informações como o nome, versão e tipo do sistema instalado em seu computador.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Como saber qual versão do Windows 10 estou usando?

A atualização de novembro ou Threshold 2 é a primeira grande atualização do Windows 10, o mais recente sistema operacional da Microsoft. TH2 já foi lançada e muitos usuários de PC estão ainda não o recebeu.

A atualização não só inclui correções para vários problemas que usuários do Windows 10 têm enfrentado desde o lançamento em 29 de julho, mas também traz alguns recursos interessantes para o sistema operacional.

Como verificar se a Threshold 2 está instalada?

Se você não tem certeza se recebeu a atualização mais recente, você pode consultar as instruções em um dos dois métodos a seguir para verificar se Threshold 2 está instalado no seu PC com Windows 10.

Como o tamanho atualização, você deve ser capaz de dizer se a atualização está instalada ou não, sem passar por estas instruções. Caso, não tenha certeza, consulte as instruções abaixo.

Método 1

Passo 1: No menu Iniciar ou na caixa de pesquisa da barra de tarefas, pesquise por winver.exe, e dê Enter, para abrir Sobre o Windows.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Passo 2: Verifique o número da versão, bem como o número da copilação. Se o número da versão é 1511 e número de compilação do S.O é 10586, então a atualização de novembro (Threshold 2) está instalada.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Método 2

Passo 1: Vá em Configurações clicando no ícone no menu Iniciar, ou usando as teclas de atalho Windows + I.

Passo 2: Clique em Sistema (Exibir, notificações, aplicativos, energia).

Como Saber Qual O Meu Windows?

Passo 3: Role para baixo para ver a opção Sobre e clique na mesma.

Como Saber Qual O Meu Windows?

Passo 4: Verifique se está como Versão 1511 e Build SO 10586, como na imagem acima. Se sim, o Windows 10 TH2 está instalada.

Observação: Se a atualização não está instalada, certifique-se de que você não tenha desativado as atualizações automáticas do Windows Update.

Como descobrir qual Windows está instalado no PC

O Windows oferece uma opção para o usuário descobrir qual versão do sistema operacional da Microsoft está instalada no computador. Alguns procedimentos mais específicos podem exigir essa informação para serem executados.

São desde aplicativos de remoção de malwares (vírus), a utilitários que só funcionam em uma versão em particular do sistema operacional. Por conta de diferenças no Menu Iniciar, o caminho para descobrir essa informação e detalhes de hardware é diferente.

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC.

1 de 6
Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

No Windows 8 e no Windows 10 a forma de identificar a versão é similar. Veja como fazer isso.

Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + X''. No menu que aparecer, clique na opção ''Painel de Controle'';

2 de 6
Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Será exibida uma janela com todas as informações do Windows e do hardware.

3 de 6
Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Windows 7 e Windows Vista

Por conta de diferenças no menu Iniciar, o Windows 7 e o Windows Vista oferecem uma forma diferente de descobrir a versão do sistema.

Passo 1. Clique no menu iniciar. Quando ele aparecer, clique dentro do campo de busca e digite ''computador'';

4 de 6
Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Quando o item computador aparecer no resultado das buscas, clique com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique na opção ''Propriedades'';

5 de 6
Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 3. Em seguida, você verá a janela ''Sistema'', com todas s informações do Windows e até do hardware.

Leia também:  Como Se Chama O "aviso" Que É Lido A Um Cidadão Que É Detido?

6 de 6
Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pronto! Agora sempre que precisar, você pode usar um dos procedimentos acima para descobrir qual a versão do Windows está instalada no PC.

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

Nos últimos dias o Windows 10 completou um ano desde seu lançamento. Junto das comemorações veio também a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft. Além da correção de alguns bugs, ajustes finos e mudanças de itens do layout, o povo brasileiro recebeu a assistente de voz Cortana, falando português e tudo mais.

Com o update podemos notar o empenho que a fabricante tem em manter o sistema em dia para fornecer a melhor experiência possível aos milhões de usuários, mas também é possível compreender que a Microsoft está aprendendo com os erros e começa a utilizar práticas mais conservadoras para evitar a disseminação da pirataria com o Windows 10.

>>> Confira o Guia do Windows 10

Todos os usuários de Windows 7, 8 ou 8.1 – independente da procedência de seu sistema operacional, tiveram o último ano todo disponível a atualização gratuita para o Windows 10. Com a medida, a Microsoft consegue contabilizar o número de dispositivos utilizando W10 e pode, assim, também tentar ações para cobrança de licença aos usuários piratas.

Mas e se for necessário formatar seu computador e, com isso, for também solicitada a chave de ativação do Windows, você sabe onde ela está? Existem alguns locais para procurar, vamos lá?

O que é e para que serve a chave do Windows?

O Windows é um software, certo? Assim como a grande maioria dos softwares, o Windows possui um número de série que indica e comprova a autenticidade do programa, além de comprovar que você é o dono desta licença.

Quando se compra um novo computador e o sistema operacional está incluso no pacote de produtos, o usuário recebe também uma chave que permite efetivação do Windows.

Este número também será utilizado quando necessário (depois de uma formatação, por exemplo).

Como encontrar a Chave de ativação do Windows 10?

A primeira opção para encontrar a chave do Windows é também a forma mais rápida para saber se seu SO está ativo corretamente. Para isto, basta acessar as Configurações do Windows > Atualização e segurança > Ativação.

Na imagem você pode ver que o Windows NÃO informa a chave do produto, apenas diz que seu sistema está ativo e operando de forma legítima.

Outra opção de visualização da chave de produto, é ir até o painel de controle (basta pressionar o botão

e digitar “painel”) > procurar a opção que mostra “Todos os itens do painel de controle” > Sistema.

Nesta imagem você pode ver que a ativação do Windows mostra que o SO está ativo corretamente e também fornece um serial com o ID do produto. Este ID não é a chave que estamos procurando. Portanto, nada feito aqui também.

Cadê a chave, então?

Só existem três opções de descobrir a chave de ativação do Windows 10 e, são em sua totalidade, físicas. O que isso significa? Significa que, se você fez a compra do Windows 10 via Windows Store ou qualquer mídia digital do SO, não há uma chave de ativação.

Como assim?

Uma das grandes medidas para acabar com a pirataria para cima de seu sistema operacional, fez a Microsoft acabar com as chaves de ativação, fornecendo aos usuários apenas um “Direito de posse” – que confirma ativação do produto sem a necessidade de uma chave numérica especifica. PS: Você sabe como funcionam a maioria dos sistemas que burlam esta validação e utilizam seriais clonados para permitir que centenas de milhares de usuários usem Windows sem ter pago por ele, não sabe?

Então quem é que tem essa chave?

Aos usuários, fica reservado apenas a chave de ativação para quem fez a compra do Windows 10 em uma loja física ou pelo menos comprou a mídia física do SO. Se você é um destes, sua chave de ativação pode estar em três locais:

1 – Colado via adesivo em alguma das superfícies do gabinete (caso dos desktops). Pode ser na parte de fora como também na superfície interna;

2 – No caso do notebook, a chave deve estar fixada na superfície inferior (parte de baixo), junto da etiqueta de informações do produto;

3 – Em caso de compra de uma mídia física do Windows 10 (DVD ou pendrive), a chave do produto deve estar em uma das superfícies da caixa ou no livrinho de recomendações e manual.

As três possibilidades acima também servem para quem comprou, originalmente, o Windows 7, 8 ou 8.1 e posteriormente fez a atualização automática para o Windows 10.

Porém, a chave de ativação do Windows contida no gabinete, notebook ou caixa do produto servirão apenas para reinstalação dos respectivos sistemas operacionais.

Para estes casos, o usuário precisa realizar todo o caminho já feito (instalação do sistema comprado e atualização para Windows 10).

Sem chance então?

E equipe do Oficina da Net fez uso de códigos disponibilizados na web para tentar acessar os números da chave de produto via Prompt de Comando e Powershell, no entanto, alguns códigos pareciam suspeitos e outros simplesmente não funcionaram.

E com programas?

Um último recurso foi a utilização do software AIDA64 – que é uma poderosa ferramenta de diagnóstico, identificação e avaliação de peças de hardware.

Com ele o usuário tem acesso todas as informações importantes do PC, inclusive, dados acerca das placas gráficas, nome da placa-mãe, e versão do sistema operacional.

O AIDA64 é pago, mas o usuário tem acesso à uma versão Trial de 30 dias para conferir todas as suas funções.

Com o AIDA, tivemos acesso ao número da chave de ativação do Windows 10. Na versão Trial o programa informa apenas os quatro primeiros números da chave, já na versão completa toda a chave fica à tona. Nas duas versões os quatros primeiros dígitos conferem, mas não há certeza de que este número seja autêntico.

A Microsoft esconde bem a chave de ativação do Windows 10 e, ao que tudo indica, pretente seguir com este pensamento. Gosto de lembrar que se você é um usuário autêntico do Windows, não há com o que se preocupar e, mesmo perdendo a localização da sua Key, a Microsoft fará todo o esforço para que ninguém saia dessa prejudicado, não é mesmo? Um abraço.

Leia também:  Como Saber Se Tenho Que Pagar Imi?

Como saber se o processador do seu PC Windows é de 32 bits ou de 64 bits

Saber o tipo de sistema operacional instalado no computador é fundamental para baixar e instalar a versão correta de programas. Aplicativos compilados em 32 bits podem rodar em sistemas com processadores de 64 bits, mas o contrário não acontece. Pensando nisso, preparamos um tutorial que mostra como descobrir se o seu Windows 8 é de 32 ou 64 bits. Confira a dica.

Aprenda a verificar se seu Windows 8 é 32 ou 64 bits (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela – se preferir, use o atalho “WinKey (tecla com o símbolo do Windows) + X”. No menu que aparece, clique em “Sistema”;

Vá em Sistema no Menu do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela que vai abrir, localize o item “Tipo de sistema”. Logo ao lado, será exibido se o Windows 8 instalado em seu PC é de 32 ou 64 bits;

Informação sobre a versão do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Interface moderna

Passo 3. Caso esteja usando o sistema em um tablet, essa informações também pode ser conferida no novo painel de controle do Windows 8. Para isso, deslize o dedo sobre a borda direita da tela e toque em “Configurações”;

Vá em configurações na Charm Bar do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, toque em “Mudar configurações do computador”;

Abra as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Nas configurações do sistema, toque em “Computador e dispositivos”;

Configurações do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, toque em “Informações do PC”. O tipo de sistema operacional será exibido na coluna da esquerda.

Informação sobre o tipo de sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma é possível extrair o máximo de desempenho do seu computador, instalando a versão mais apropriada do programa. Sempre que possível, opte por baixar aplicativos de 64 bits, pois eles são mais rápidos.

Relacionado

Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits [vídeo]

Muitos aplicativos são desenvolvidos para computadores com arquitetura específica de 32 ou 64 bits, o que causa algumas dúvidas nos usuários na hora de fazer um download. Para isso existem versões de sistemas operacionais de 32 e de 64 bits, pois cada uma se adapta a um tipo de sistema físico específico.

É possível rodar uma versão de sistema operacional de 32 bits em um computador com arquitetura de 64 bits, porém não o contrário (sistema de 64 em PC de 32). Então, se você está em dúvida sobre se a versão do Windows instalada em sua máquina é uma ou outra, o Baixaki ensina agora a resolver este problema. É bem simples e rápido.

Windows XP

Para saber se o Windows que você usa é de 32 ou 64 bits é muito simples e você não precisa clicar em nada. Se a versão usada por você está em português, saiba que ela é de 32 bits, pois não existe versão de 64 bits do XP em nosso idioma.

Contudo, para tirar a prova real você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu Computador e ir a “Propriedades”.

Na nova janela vá até a guia “Geral” e lá verifique na seção “Sistema” se há a indicação de que a versão é de 64 bits. Se não constar nada além das versões do XP (Home Edition Service Pack 3, por exemplo), o que você usa é um Windows XP de 32 bits.

Windows 7 e Vista

O procedimento nos Windows 7 e Vista é exatamente o mesmo, portanto, se você é usuário de um dos dois faça o seguinte: vá ao Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Computador”.

Na janela que se abre são encontradas várias informações. Na seção “Sistema”, porém, está a que vocêprocura. Na opção “Tipo de sistema” é possível verificar se o seu é de 32 ou 64 bits:

Windows Vista

Windows 7

Windows 8 e 8.1

  • Vá até a tela inicial do seu Windows 8 e digite Sistema, em seguida clique em configurações para indicar o tipo conteúdo que pretende pesquisar, neste momento você verá entre os itens listados um atalho nomeado Sistema, clique sobre ele.
  • Já na tela seguinte você conseguirá visualizar qual a versão do Windows 8 está sendo utilizada na sua máquina, se é a de 32bits ou a de 64bits. Veja local aonde você encontrará esta informação em destaque:

É isto aí. Simples assim! Agora que você já sabe qual a versão do Windows 8 está instalada no seu computador certamente não ficará mais em dúvida sobre qual a versão de um programa ou aplicativo baixar. Caso você tenha o de 32bits baixe seus programas na versão x86, caso você tenha o 64bits baixe seus programas na versão x64.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*