Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

iStock

Por Katharyne Bezerra
                               Em 14.02.20

Nos anos 2000, os tipos de rosto definiam o corte de cabelo ideal, o desenho das sobrancelhas, o formato dos óculos e até mesmo a maquiagem escolhida. Mas esses padrões de beleza foram deixados de lado e o visagismo agora trabalha compondo uma imagem respeitando não só a estética, mas o que há por dentro das pessoas. Hoje, descobrir o formato do rosto é entender o próprio ser.

Índice do conteúdo:

  • Como identificar
  • Tipos
  • Combinações

Como identificar meu tipo de rosto?

Para ajudar quem deseja encontrar o formato do rosto, conversamos com a visagista Marília Sales, que possui formação na Academia Pivot Point e na Academia Llongueras, em Buenos Aires. Segundo a especialista, este é o passo a passo:

  1. Comece medindo o comprimento da testa;
  2. Em seguida, meça as maçãs do rosto;
  3. Agora tire as medidas do queixo;
  4. Finalize essa etapa medindo as mandíbulas;
  5. Com essas medidas, trace o rosto para perceber o formato predominante, se possível em um papel;
  6. Leve em consideração outros traços a exemplo da espessura das sobrancelhas, o formato do queixo e do nariz, e o posicionamento dos olhos e da boca.

“O rosto não é algo plano e liso, todo o conjunto precisa ser analisado. Durante o processo da consultoria não podemos esquecer a cor e os fios do cabelo, formato da cabeça e o tom da pele. As noções do visagismo ajudam na harmonização da imagem, mas não podem ser uma regra fechada. As exceções são muito ricas!”, explica Sales.

Os tipos de rosto

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

O brasileiro Philip Hallawell é um dos principais estudiosos sobre o visagismo no país. Segundo os trabalhos publicados pelo especialista, existem nove formatos de rostos, são eles: redondo, retangular, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo. Cada um desses tipos possuem características marcantes que facilitam a diferenciação. Entenda melhor a seguir!

1. Rosto redondo

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

Marília Sales explica que apesar de ser muito confundido com o oval, o rosto redondo possui a medida da largura muito semelhante com a medida da altura. Esse é um dos tipos de rosto mais facilmente perceptíveis, pois um círculo pode ser desenhado quase que perfeitamente sobre a face.

2. Rosto retangular

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

O retangular e o quadrado podem causar confusões, pois ambos possuem traços bem retos. No entanto, a visagista destaca a grande diferença entre esses formatos: no retangular “o comprimento é o dobro da medida da largura”.

3. Rosto quadrado

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

Assim como na forma geométrica, em que o quadrado possui quatro lados iguais, a linha horizontal do rosto é proporcional à linha vertical. Ao contrário do tipo anterior, a altura e a largura deste são bem próximas. Além disso, as linhas que formam o rosto são retas e a mandíbula é bem marcada.

4. Rosto triângulo invertido

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

Esse é mais um dos tipos de rosto com maior facilidade de percepção, isso porque o formato de um triângulo de cabeça para baixo é perfeitamente aplicado na face. Sales explica que o queixo nesse formato é mais pontudo, ao contrário da testa que costuma ser mais larga.

5. Rosto coração

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

“A linha vertical é maior que a linha horizontal, o queixo é proeminente e há uma entrada de cabelo pela testa em formato de V”, descreve a visagista a respeito do formato de coração. Segundo a profissional, esse último aspecto é o que diferencia esse tipo do triângulo invertido, pois, de uma maneira geral, eles são bastante confundíveis.

6. Rosto diamante

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

Esse pode ser considerado o formato mais difícil de ser percebido, pois é muito semelhante ao tipo coração. Pessoas com esse contorno possuem mandíbulas extensas e sem curvas, mas o queixo é naturalmente pontudo.

7. Rosto triângulo

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

“Possui características muito fortes e definidas, literalmente se assemelha a um triângulo”, atesta a profissional de visagismo. Além disso, a parte superior do rosto é mais estreita, mas vai aumentando a largura à medida em que se aproxima da base, nesse caso o queixo.

8. Rosto oval

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

O traço horizontal desse formato é 2/3 do traço vertical. Outro detalhe é a respeito dos ângulos que são quase inexistentes nesse tipo. As cantoras Beyoncé, Rihanna e Iza são alguns exemplos de artistas que carregam consigo as características de um rosto oval.

9. Rosto longo

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Dicas de Mulher

De acordo com Marília Sales,”a linha horizontal é muito menor que a linha vertical”. Nesse caso, é comum que os traços sejam mais alongados, como o espaço da testa e do queixo.

Existe algo que combine mais com cada tipo de rosto?

Você certamente já deve ter ouvido falar que os rostos redondos combinam com cortes escadeados e franjas laterais, cortes com volume são mais indicados em mulheres com rosto retangular e cortes na altura do queixo ficam melhores em faces longas.

Também pode ter visto que o tipo oval requer cortes retangulares, assimétricos e franjas definidas. Talvez já leu em alguma revista que o rosto quadrado fica melhor com cabelos ondulados e escadeados, enquanto que cabelos curtos e em camadas realçam mais a beleza do rosto com formato de coração. Mas, será que tudo disso faz sentido?

Segundo a visagista, essa preocupação com os tipos de rosto é datada, tendo seu auge nos anos 2000. Na contemporaneidade, o padrão não é importante! “Para quem estamos trabalhando? Para que ou qual a função dessa nova imagem? Precisamos ponderar sobre algo fundamental, o estilo”, frisa a profissional.

Diante dessa perspectiva, muitas mulheres e meninas empoderadas ultrapassaram as noções dos padrões impostos na sociedade e apostaram em cortes e cores que as fazem se sentir mais elas mesmas. “O exemplo mais maravilhoso que posso lembrar é da Pina (filha da Vanessa Rozan e do Facundo Guerra), que sempre tem seu cabelo raspado na máquina”, conta Marília Sales.

Confira abaixo uma foto da Pina e de outras brasileiras que não estão preocupadas com os padrões!

Pina, que desde os 5 anos decidiu raspar os cabelos

Veja também
Corpo perfeito: ele existe mesmo?

Facundo Guerra

Mallu Magalhães com sua micro franja

Mallu Magalhães

Tulipa Ruiz combina a micro franja com um cabelo volumoso

Tulipa Ruiz

Adriana Calcanhotto com cabelos supercurtos

Adriana Calcanhotto

Karina Buhr sempre teve liberdade com a cor dos fios

Karina Buhr

“O fundamental é respeitar o estilo que muitas vezes está fundado exatamente na quebra do padrão. Hoje, cada vez mais, podemos tudo”, finaliza Sales. Depois de tantas inspirações, fica mais fácil desapegar das normas. Então, aproveite para conferir algumas opções de cortes de cabelo e seja mais uma a quebrar os padrões!

Como saber o meu tipo de rosto?

  • Este post foi atualizado em 10 março, 2021
  • Já vou começar te dando uma dica muito importante: descubra o seu tipo de rosto.
  • Isso te ajuda a escolher o melhor corte de cabelo, a maquiagem perfeita, e até o óculos ideal.
  • Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Entretanto, nem todo mundo consegue identificar seu próprio formato de rosto da maneira correta. Mas a regra existe, e é isso que vamos explicar neste artigo!

Pegue uma fita métrica (daquelas de costureira mesmo), um caderno e um giz (ou batom) e aprenda agora rapidinho a identificar o seu formato de rosto!

Vamos lá?

Método 1: Descobrindo o formato do meu rosto

O primeiro passo é ter uma fita métrica flexível, do tipo que é usado por costureiras. Não se preocupe, é fácil de encontrar esse material em lojas de costura.

Caso você tenha cabelos compridos deve prendê-los, de modo que a testa e a lateral do rosto fiquem expostas.

Leia também:  Como Impedir Que Ratos E Outros Facam Buracos Naterra Junto A Casa?

Agora, vamos aos 4 passos para descobrir as medidas:

  • Tamanho da testa
  • Tamanho das bochechas (maçãs do rosto)
  • Tamanho da mandíbula
  • Comprimento do rosto
  1. Dica antes de começar as medidas: não use régua retrátil (aquelas que usadas para medir larguras grandes como paredes e móveis).
  2. Ela pode escapar das mãos e atingir acidentalmente seu rosto, causando lesões graves!
  3. Réguas escolares são válidas desde que sejam flexíveis, pois as de acrílico podem também causar acidentes.
  4. Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?
  5. Então, depois de escolher o seu material, pegue um lápis e um papel e anote todas as medidas:

1.Tamanho da testa

  • Para obter essa medida, a fita ou régua deve estar posicionada no meio da testa.
  • Normalmente acima da sobrancelha e abaixo da linha superior do cabelo.
  • Faça essa medida e anote o resultado.
  • Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

2. Tamanho das bochechas

A medida das maçãs do rosto é simples: geralmente está localizada abaixo dos cantos externos dos olhos. A fita deve encostar no rosto.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

3. Tamanho da mandíbula

Agora, faça a medida da sua mandíbula de um lado lado para o outro.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

4. Comprimento do rosto

A última medida é simples.

Basta colocar a fita métrica no ponto central da linha do cabelo, até a ponta do queixo. Caso você seja careca, faça uma suposição onde a linha do cabelo estaria.

  1. Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?
  2. Então, viu só como é simples e fácil?
  3. Tendo essas medidas você pode analisar nas seguintes opções de formato de rosto:
  • Rosto redondo: As medidas da maçã do rosto e de comprimento do rosto são bem parecidas  (sendo que a curva do queixo é mais sutil).

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

  • Rosto oval: as medidas da maçã do rosto e do comprimento do rosto são bem parecidas. O rosto é mais longo, ou seja, a medida do comprimento é maior do que a largura das bochechas, e o queixo tem o formato mais arredondado.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

  • Rosto quadrado: As medidas do rosto, no geral, são bem parecidas: testa, maçã do rosto e maxilar (queixo). O queixo é menos pontudo e mais quadrado.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

  • Rosto diamante: A medida da bochecha é a maior, e a do queixo (mandíbula) é a menor, deixando o queixo mais pontudo.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

  • Rosto triangular/coração: É o contrário da medida do rosto diamante. As medidas maiores começam no queixo e vão diminuindo de baixo (queixo) pra cima (testa).

Método 2: desenhando o tipo de rosto

Essa maneira de saber o formato de rosto é bem simples e vai precisar apenas de:

  • 1 selfie frontal
  • 1 lápis de olho, ou batom, ou giz

Caso você tenha cabelo comprido, prenda-o de forma que toda sua testa e a lateral do seu rosto apareça perfeitamente.

  1. Tire uma foto e imprima.
  2. Com lápis ou caneta, trace os pontos principais do seu rosto:
  • Topo da cabeça
  • Laterais da testa
  • Maçãs do rosto
  • Altura da mandíbula
  • Ponta do queixo
  • Depois é só contornar e identificar o formato do seu rosto. Veja esse exemplo para te auxiliar:
  • Veja alguns exemplos de modelo de rosto que podem ser identificados:
  • Você pode ver o passo-a-passo completo aqui!

Método 3: descubra o tamanho de rosto pela internet

Hoje em dia, a internet é nossa grande aliada, e com ela tudo fica mais fácil. Existem sites que, analisando sua foto, conseguem identificar seu tipo de rosto e descrever as suas linhas faciais.

  1. Porém, isso só vai funcionar se você tiver uma boa foto – que mostra perfeitamente a parte frontal do seu rosto.
  2. Dá pra fazer o teste neste link aqui.

Como identificar o formato de rosto

Identificar o formato de rosto pode ajudar na hora de aplicar algumas dicas de maquiagem ou mesmo escolher um óculos. Mas afinal, como identificar esse formato? Você sabe qual tipo de rosto você tem? Quer descobrir? Então se liga nessas dicas para chegar ao formato que melhor se encaixa no seu e valorize cada traço especial que você tem.

Passos para saber qual é o seu formato de rosto:

  1. Prepare a selfie! Prenda os cabelos e tire uma foto frontal só do seu rosto. Não faça muita pose nem fuja muito do ângulo!
  2. Observe a imagem gerada, de preferência na tela do seu computador. Se for preciso, imprima.

    Tente traçar linhas imaginárias ao redor do seu rosto, tentando chegar a alguma figura geométrica predominante. Não precisa considerar a região das orelhas, apenas do rosto mesmo.

  3. Defina as diferenças de dimensão.

    Por exemplo: onde as linhas ficam mais retas? As têmporas são mais espaçadas do que as bochechas? E seu queixo, é mais redondo ou mais angulado? Onde seu rosto fica mais largo e onde afina? Responda a todas essas perguntas da maneira mais específica possível.

Com todas as anotações e desenhos feitos, está na hora de encontrar o seu formato!

Quais são os principais formatos de rosto

Rosto RedondoComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Redondo: a largura e a altura do rosto são praticamente iguais! As linhas são todas arredondadas e os ângulos pouco definidos;

Rosto QuadradoComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Quadrado: é quando a largura da testa e do maxilar são iguais e as linhas que circundam também formam ângulos retos, com pouquíssimas (ou nenhuma) linhas arredondadas;

Formato de rosto triangularComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Triangular: Quando a largura da testa é maior do que a largura dos maxilares, deixando o queixo mais “pontudo” e alongado. Geralmente, lembra um triângulo invertido.

Rosto AlongadoComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Alongado: as linhas laterais que vão até o queixo são mais longas, mas a largura da testa e dos maxilares é praticamente a mesma, ou seja, o comprimento do rosto é maior do que a largura. O queixo pode ser mais pontudo ou arredondado;

Formato de rosto: ovalComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Oval: a largura da face vai afinando até chegar no queixo, sempre em linhas mais arredondadas do que retas, com o comprimento levemente maior do que a largura da face;

Rosto retangularComo Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Rosto Retangular: neste tipo de rosto a linha do comprimento é quase o dobro da linha da largura, porém, os contornos possuem traços mais retos e angulares. É como o rosto quadrado, porém, maior no comprimento testa/queixo.

Dica extra: existem alguns formatos como o “coração” onde o queixo é pontudo e a testa bem redondinha e mais larga; ou o “diamante”, quando a testa e o queixo são mais estreitos e as bochechas se sobressaem, mas dependendo do seu corte de cabelo, eles podem se assemelhar (e aproveitar as mesmas dicas de maquiagem) ao formato oval e triangular, respectivamente.

Veja também:

E então, qual é o seu tipo de rosto? Conta aqui pra gente!

Compartilhar este produto

Aprenda a identificar o formato do seu rosto (passo a passo)

Para descobrir o formato do rosto, deve-se prender o cabelo e tirar uma foto somente do rosto.

Depois, olhando para a foto, deve-se imaginar ou traçar uma linha vertical que divide o rosto, que será a linha do comprimento do rosto, e outra na horizontal que divide o rosto ao meio, que será a linha da largura do rosto. Com estas linhas, é so comparar as medidas e interpretar o resultado.

Outra forma de analisar o rosto, consiste em prender o cabelo e ficar em frente a um espelho fixo, em um local bem iluminado. Depois disso, usando um batom, lápis de maquiagem, giz ou mesmo uma caneta para quadro branco pode-se desenhar todo o contorno do rosto no espelho, sem incluir as orelhas, mantendo-se o mais imóvel possível e sem inclinar a cabeça para a frente.

Tipos de Rosto

Redondo, quadrado, oval, coração, oblongo ou diamante, são os principais tipos de rosto que existem para caracterizar as diferentes formas, e cada um deles apresenta o seu próprio formato e características específicas:

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

As linhas do comprimento e da largura do rosto têm as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo comprimento. Além disso, este tipo de rosto não tem linhas retas, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.

Muitas vezes, este tipo de rosto é confundido com o tipo oval, porém no rosto redondo, a testa é menor e a distância entre a parte de baixo do nariz e o queixo é menor que o comprimento de todo o nariz. 

Quando é preciso escolher óculos de sol ou de grau, para este tipo de rosto deve-se evitar óculos com linhas arredondadas que acentuam ainda mais as linhas redondas. O ideal é optar por óculos com linhas retas, sendo os modelos retangulares e quadrados os mais indicados. 

Deve-se preferir um corte de cabelo médio a comprido, que cubra ligeiramente as maçãs do rosto. Se a pessoa gostas de usar franja, deve evitar cortes retos e preferir cortes na diagonal.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

No tipo de rosto quadrado, as linhas do comprimento e da largura do rosto têm também as mesmas dimensões, tal como acontece no rosto redondo, com a grande diferença de que as linhas do rosto são retas e intensas. Este tipo de rosto tem as linhas da testa, da lateral, do queixo e mandíbula retas, tendo na sua maioria ângulos retos. 

Muitas vezes o rosto quadrado pode ser facilmente identificado analisando a parte do rosto que fica abaixo da linha da largura do rosto, que é traçada na horizontal.

Para escolher óculos escuros ou de grau, é recomendado optar por óculos em formato de aviador ou gatinho, pois são formatos que suavizam as linhas retas características deste tipo de rosto. 

Devem-se preferir cortes de cabelo mais assimétricos e com volume. O cabelo curto também favorece esta forma de rosto.

3. Rosto Oval

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

No rosto oval, o que acontece é que a linha do comprimento é aproximadamente ⅓ maior que a linha da largura, sendo este um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores. Este tipo de rosto é suave e delicado e não possui nenhum ângulo que se destaque. 

Nestes tipos de rosto, tanto ficam bem modelos de óculos arredondados como retos. A regra mais importante é acertar no tamanho do óculos, que não deve ser nem muito grande, nem muito pequeno. 

Pode-se optar por cortes mais assimétricos e com movimento. A franja reta também favorece este tipo de rosto, porque dá a ilusão de menos comprimento do rosto.

4. Rosto Coração 

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

No rosto coração, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, sendo o queixo pontiagudo e o ponto menor deste tipo de rosto. Neste tipo de rosto, a região da testa e das maçãs do rosto são largas, sendo a sua largura semelhante, e as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando até chegar ao queixo. 

Muitas vezes, este tipo de rosto é associado a um triângulo invertido, onde o queixo é a ponta do triângulo. 

Quando é preciso escolher óculos de grau ou escuros, para este tipo de rosto é recomendado o óculos redondo ou com laterais arredondadas, sendo o modelo de aviador o mais seguro. 

Este formato de rosto é valorizado com cortes de cabelo médios e com volume. A franja também favorece o rosto porque torna a testa menos longa.

5. Rosto Oblongo 

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

No tipo de rosto oblongo, também conhecido como retangular, a linha do comprimento é quase o dobro da linha da largura, e todo o rosto lembra um retângulo na vertical. Neste tipo de rosto, as linhas laterais são retas e bem definidas, assim como as linhas da mandíbula, tal como acontece no rosto quadrado. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a mandíbula apresenta uma ligeira curvatura, o que a torna menos acentuada e menos quadrada. Outra característica importante, é que a testa tende a ter a mesma largura que a mandíbula, o que confere um aspeto retangular a este tipo de rosto. 

Tal como acontece com o rosto quadrado, deve-se optar por óculos no formato de aviador ou gatinho, pois são formatos que ajudam a suavizar as linhas retas naturais características deste tipo de rosto. 

Assim como para o rosto quadrado, o corte de cabelo deve ser assimétrico e ter movimento. A franja pode ajuda a reduzir o tamanho da testa.

6. Rosto Diamante 

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

No rosto em forma de diamante, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, e tal como acontece no rosto em forma de coração o queixo está destacado, tendo um aspeto pontiagudo. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a região mais larga é a das maçãs do rosto, sendo a testa e linha do cabelo mais estreita (contrariamente ao que acontece no rosto em forma de coração) juntamente com um queixo afinado e pontiagudo. Além disso, as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando ligeiramente até chegar ao queixo.  

Para escolher óculos que combinem com este tipo de rosto, é recomendado escolher óculos redondos, com laterais arredondadas ou com a parte de baixo ovalada. 

O corte recomendado para este formato de rosto é o repicado, que dá volume e ajuda a disfarçar as saliência do rosto. Além disso, a franja em corte reto também favorece estes tipos de rosto.

Tipos de formato de rosto: como saber o seu?

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Na hora de escolher a maquiagem, corte de cabelo e acessórios, você já sabe que existem vários fatores que podem interferir no processo. Mas um deles faz toda a diferença: saber qual é o formato do seu rosto.

Ao entender isso melhor, você poderá se conhecer e na hora de fazer suas escolhas, o conhecimento vai ajudar a valorizar ainda mais os seus traços. Alguns truques e dicas de make vão se destacar se o tipo de rosto for levado em consideração.

Oval, redondo, quadrado e triangular são alguns dos tipos de formato de rosto. Para quem gosta do mundo das makes e quer ter produções ainda mais arrasadoras, é essencial saber mais sobre isso.

Nós vamos te ajudar!

Os tipos de formato de rosto

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são os formatos de rosto, pois assim vai ficar mais fácil identifica-los depois. Vamos te contar um pouco mais sobre cada um, assim como as características.

Redondo: Neste formato, tanto o comprimento e a largura são basicamente iguais. Além disso, as linhas do rosto são sempre arredondadas, como queixo e bochechas, por exemplo.

Quadrado: No rosto quadrado, as linhas são bem retas e definidas. Vale observar que o queixo ajuda bastante a definir este formato, pois apresenta um aspecto mais quadrado, facilitando a identificação.

Triangular: Basta imaginar um triângulo invertido para pensar em um rosto triangular. O queixo é mais alongado e a largura da testa é maior que a do maxilar. Considerando a testa como ponto de início, é como se o rosto fosse afinando em direção ao queixo.

Oval: As linhas aqui são mais arredondadas, o queixo é mais evidente, porém mantem pontos mais redondos. E a identificação dessa forma fica mais fácil ao considerarmos que o comprimento é maior do que a largura.

Retangular: O comprimento se destaca no rosto retangular, sendo quase o dobro da largura. Pode ser similar ao rosto quadrado, mas tem um comprimento maior no queixo e testa.

Diamante: Como é sempre bom imaginar a imagem geral como referência, pense neste formato destacando as maçãs do rosto como região mais larga. Neste caso, a testa e queixo serão mais estreitos e o queixo vai afinando.

Como identificar o formato do meu rosto?

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os formatos, é hora de descobrir dentre os tipos de rosto qual é o seu. Para isso, temos duas dicas simples, práticas e rápidas para você fazer em casa mesmo.

É hora da foto: Prepare a câmera do celular e vamos começar! Não precisa fazer pose, pois é preciso ver bem o rosto de frente. O ideal é prender o cabelo e ficar de frente para as lentes.

Tente se posicionar de forma centralizada sem cortar nenhuma parte do rosto. Assim que fizer a foto, é só começar a traçar as linhas ao longo do rosto. Se preferir, pode imprimir a foto, assim ficará mais fácil perceber.

Essas linhas vão começar a formar uma figura geométrica e assim você conseguirá identificar o seu formato.

Ah! Uma dica importante aqui: quando estiver desenhando essas linhas, não precisa considerar as orelhas, ok!? Vá apenas nas linhas gerais da testa, bochechas e queixo.

Espelho e batom em mãos: Se você não quer tirar foto ou imprimir a imagem, vale apostar no espelho para descobrir o seu formato do rosto. Nesta opção, também é importante prender o cabelo e se posicionar bem retinho e de frente para o espelho.

Feito isso, é só pegar o batom e começar a traçar as linhas. Não esqueça que as orelhas ficam de fora dos traços. Além disso, tente não se mover nem inclinar a cabeça durante o processo.

Agora é só identificar a forma predominante de acordo com as características dos tipos de formato de rosto que já apresentamos aqui.

O formato do rosto no contorno da make

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Você sabia que os contornos da make são todos baseados nos tipos de formato de rosto? Cada um requer um contorno diferente para valorizar e criar os efeitos de luz e sombra que toda produção merece.

Isso mostra o quanto é importante saber mais sobre os formatos e como identifica-los, para que assim você possa arrasar nos resultados.

E agora que você sabe mais sobre o tema, é só colocar tudo em prática!

Como determinar o formato do rosto, você sabe o seu?

Senhores, antes de escolher um tipo de barba ou um corte de cabelo ou um óculos, sim um óculos, para fazer isso “like a boss” você deve saber qual é o seu formato do rosto. Isto porque um visual pode ficar bom em um tipo de rosto e não combinar nada com outro formato de rosto.

Então pegue uma fita métrica, aquelas de costureiras são ideais para o que vamos fazer, e veja como identificar o formato do rosto.

Peque as seguintes medidas

  1. Testa: Meça com a fita métrica do ponto mais alto de sua sobrancelha esquerda até o ponto mais alto da sua sobrancelha direita e tome nota.

  2. Maçãs do rosto: Meça com a fita do ponto mais alto da sua maçãs do rosto esquerda começando do ponto onde a maçãs do rosto está logo abaixo do canto externo do olho esquerdo até o mesmo ponto do outro lado do rosto.

  3. Queixo: Tire a medida da ponta do seu queixo até onde a mandíbula encontra com a sua orelha e multiplique este valor por dois.
  4. Comprimento do rosto: Meça da linha da sua testa onde cresce o cabelo até a ponta do seu queixo.

Agora que você já tem tudo anotado, veja qual é a maior medida e use a lista a baixo para determinar o formato do rosto.

Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?
Como Saber Qual O Meu Tipo De Rosto?

Defina o formato do rosto

Redondo

As medidas da maçãs do rosto e do comprimento do rosto são similares. Eles são maiores do que testa e queixo, que também têm uma medição semelhante. O ângulo da mandíbula é suave.

Quadrado

Todas as medidas são bastante semelhantes. O ângulo da mandíbula é nítido.

Comprimento do rosto é maior. Testa, maçãs do rosto, queixo e são semelhantes em tamanho.

Diamante

Comprimento do rosto é maior. Em seguida, em ordem decrescente: maçãs do rosto, testa e queixo é menor. O queixo é pontudo.

Triangular

Queixo Grande, maçãs do rosto menores, e menor na testa. Rosto pode ser de qualquer comprimento.

Oval

O comprimento do rosto é maior do que a largura das maçãs do rosto, e testa é maior do que o queixo. O ângulo da mandíbula é arredondado.

Definindo sua barba

Agora que você sabe o formato do seu rosto você pode escolher qual estilo de barba usar, confira algumas dicas aqui Como achar o melhor estilo de barba para seu rosto.

Alem do formato da sua barba você sabe como cuidar da sua barba? Os cuidados com a barba é fundamental para manter o estilo da barba que você escolheu!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Relacionado

Como descobrir qual é o formato do seu rosto

por Maria Confort

Entender qual é o formato do seu rosto pode ser mais útil na sua vida do que você pensa. Quando você descobrir isso, vai poder procurar o seu tipo certo de óculos e até o melhor corte de cabelo e barba.

Então, antes da próxima visita ao cabeleireiro, veja como descobrir o formato do seu rosto:

Qual é o seu formato de rosto

Descobrir isso é relativamente simples. Antes de seguir os próximos passos, tenha uma fita métrica do seu lado e se posicione na frente do espelho.

  • Testa: tire a medida do pico do arco de uma sobrancelha até o pico do arco da outra;
  • Maçãs do rosto: tire a medida da linha entre as suas bochechas. Começando e terminando na parte mais pontuda no canto externo de cada olho;
  • Linha do queixo: tire a medida da ponta do seu queixo até a parte inferior da sua orelha onde o osso do seu maxilar acaba. Depois, multiplique esse número por dois para ter o comprimento total da linha do seu queixo;
  • Comprimento da face: tire a medida do centro da linha do seu cabelo até a ponta do seu queixo.

Anote todas as medidas no papel e preste atenção em qual número é o maior. Depois, compare essas medidas com os perfis abaixo para descobrir qual deles melhor descreve o formato do seu rosto:

Oval

O comprimento da face é maior que a medida das suas maçãs do rosto, a testa é maior que a linha do queixo e o ângulo da mandíbula é mais arredondado.

Quadrado

No rosto quadrado, todas as medidas são bem parecidas e o ângulo do queixo é mais reto.

Retangular

O comprimento da face, nesse caso, é a maior metida de todas. A testa, as maçãs do rosto e a linha do queixo são semelhantes.

Redondo

Nos rostos redondos, as maçãs do rosto e o comprimento da face têm medidas parecidas. Elas são mais largas que a testa e a linha do queixo – que também têm medidas semelhantes. O ângulo do queixo, aliás, é sutil e menos definido.

Diamante

O comprimento do rosto é o maior de todos, seguido pelo comprimento das maçãs do rosto, da testa e da linha do queixo. O queixo inclusive é bem pontudo.

Coração

Rostos no formato de coração têm a medida da testa maior do que as maçãs do rosto e a linha do queixo, mas o queixo também é pontudo.

Triangular

A linha do queixo é maior que a medida das maçãs do rosto que, por sua vez, é maior do que a testa.

Pronto! Agora você pode checar todas as nossas matérias sobre os melhores tipos de óculos, cortes de cabelo e barba para cada formato de rosto.

+ Barba ideal para cada tipo de rosto+ Corte de cabelo ideal para cada tipo de rosto+ Qual é o bigode ideal para o seu formato de rosto+ Qual é o tipo certo de óculos de grau para o seu formato de rosto

Como descobrir qual é o formato do seu rosto

  • Barba
  • bigode
  • Cabelo
  • descobrir
  • Estilo
  • formato de rosto
  • tipo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*