Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

  • Testar seu nível de inglês é o primeiro passo para definir metas e ir atrás delas.
  • O exame que propomos é simples e rápido, pois consiste em responder a uma série de perguntas de escolha múltipla que somente levarão alguns minutos.
  • A ideia deste teste de nível é avaliar seus conhecimentos em diferentes aspetos da língua, como a gramática e o vocabulário, entre outros.
  • Depois de fazer a avaliação você obterá os resultados e saberá qual é o seu nível.

Lembre-se de que avaliar seu nível de inglês é apenas o começo.

A partir daqui, cabe a você decidir quais passos você quer tomar para aprender inglês de vez.

Ótima pergunta! O curso da ABA English inclui todos os níveis do idioma e estão diretamente relacionados com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Com nosso curso, você poderá avançar consistentemente no domínio do idioma. Além disso, receberá um certificado da ABA English ao finalizar cada nível e, logo, também poderá obter um certificado oficial da Cambridge English.

Estes são os níveis que você encontrará no nosso curso:

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Ao terminar este nível, você se sentirá mais seguro em conversas cotidianas, terá melhorado suas habilidades comunicativas e expandido seu vocabulário.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Graças a este nível, você poderá se comunicar de maneira simples em situações diárias, em contextos onde se fale inglês.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Este nível permitirá que você se comunique com mais segurança e utilize uma linguagem mais coerente. Além disso, você poderá descrever situações presentes, passadas e ao seu redor.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Você alcançará uma maior compreensão sobre os pontos principais em textos e discursos complexos e será mais autônomo no uso do idioma.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Com este nível, você terá um maior grau de fluência, que permitirá que você se comunique com falantes nativos. Seu nível de compreensão do inglês será superior.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Você aperfeiçoará o uso do idioma, se sentirá mais confortável e aumentará seu vocabulário com um foco especial nos negócios.

Como faço para encontrar o meu nível de Inglês?

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Essa é a razão pela qual mais e mais pessoas estão se perguntando, ‘Como faço para encontrar o meu nível de Inglês?’

Então, qual é a resposta?

Você pode tomar um teste online. Nós usamos um para colocar nossos alunos para a classe nível certo para eles. Talvez você está lendo isto porque você tem tomado nosso teste.

Os níveis que usamos são baseados no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CEFR).A CEFR tem seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2¹.

As classes de A denotar um ‘utilizador de base’; as classes B um ‘usuário independente; e os graus C uma ‘utilizador experiente’.

Contudo, testes on-line são apenas um guia. Para encontrar o seu nível nas habilidades que você precisa para trabalhar em Inglês, você deve considerar tomar um exame; por exemplo, um exame de Cambridge, disponíveis em vários níveis: KET, ANIMAL, FCE, CAE e CPE. A vantagem de exames públicos, como estes é que eles são testados e monitorados para resultados consistentes.

Os exames de Cambridge estão agora alinhadas com a QECRL, assim seus programas de certificação ambos sua nota no exame e o seu nível de acordo com a escala CEFR. Isso significa que você tem a prova de sua capacidade Inglês para mostrar o seu empregador.

Como Saber Qual O Meu Nivel De Ingles?

Há outros benefícios para o sistema de Cambridge. E se, por exemplo, you achieve a ‘;Distinction’; no PET, geralmente visto como um exame de nível B1, seu certificado vai mostrar que você é um usuário de nível B2 de Inglês. Em outra situação, se estreitamente falhar o Cambridge Avançado você ainda será premiado com uma banda B2 CEFR.

Você pode ver isso no gráfico acima, que mostra a QECRL e as Escalas Cambridge.
Para algumas pessoas, um curso de Inglês irá levá-los para o próximo nível, melhorando suas habilidades durante um período. No LanguageUK oferecemos esse tipo de curso, com sucesso. Olhe para o nosso Cursos de inglês página.

Para os outros, não é o nível, mas a certificação de que é importante; algo que você pode mostrar ao seu empregador que ‘prova’ seu nível. Nós vamos oferecer cursos de curta duração este ano para capacitar os alunos a tomar B2 (FCE) e C1 (CAE) exames no nosso centro local de exame Cambridge.

Os cursos incidirá principalmente sobre o conteúdo do exame e algumas das técnicas que irão ajudá-lo a passá-lo.

  • Se você gostaria de saber mais sobre estes cursos de curta duração que entrar em contato com o nosso formulário on-line aqui.
  • ¹WHAT FAZ MEU média do escore?
  • A1 –; esta é muitas vezes descrito como ‘novato’ em escolas inglesas
    A2 –; exame de Cambridge KET ‘elementar’
    B1 –; Cambridge exame PET ‘intermediário’
    B2 –; exame Cambridge FCE ‘superior intermediário’, agora chamado de Cambridge First
    C1 –; ‘Avançado’ exame de Cambridge CAE, agora chamado Cambridge Avançada
    C2 – Exame Cambridge CPE ‘proficiência’, muitas vezes conhecido como ‘proficiência’.

Teste seu nível de inglês e descubra como isso é medido

Aqui no Brasil é muito comum dizermos que “fulano fala inglês”. De forma extremamente genérica e sem muitos parâmetros usamos a frase tanto para a pessoa que tem um domínio mais básico, quanto para a que possui um domínio quase fluente.

No fim das contas, o que isso realmente quer dizer? Pouquíssima coisa já que a fluência no idioma é algo bastante subjetivo e ligado aos objetivos e necessidades de cada um. O meio mais correto, mas ainda pouco difundido e explicado no Brasil, é a métrica usada por processos seletivos educacionais ou profissionais em admissões: o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

O CEFR é basicamente um diagrama internacional de idiomas que descreve de maneira objetiva as habilidades conquistadas em cada um dos níveis categorizados de A1 a C2.

Ele indica o que o candidato é capaz de fazer de acordo com o seu grau de proficiência no idioma, independente de aspectos subjetivos, como sotaques, por exemplo. Assim, uma certificação por nível de proficiência acaba por conferir condições de igualdade para qualquer pessoa, independente da sua naturalidade.

É importante despertar para essa questão porque o quanto antes tivermos consciência do assunto, melhor vamos nos relacionar com processos de avaliação do nosso conhecimento e mais cedo teremos a chance de ser independentes quanto ao uso do idioma, processo que ainda é tímido no Brasil.

Leia também:  Como Saber Em Que Partição Esta Instalado O Windows?

Existem seis níveis diferentes de domínio de um idioma

  • Segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, os níveis são: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
  • O nível “A” classifica os níveis básicos da língua, onde se encaixam aqueles que conseguem compreender e usar expressões familiares e cotidianas satisfazendo as necessidades básicas.
  • Geralmente as pessoas que estão nesse nível conseguem se comunicar em tarefas simples e diálogos que exijam apenas uma troca rápida e fácil de informações.
  • O nível “B”: é o intermédio dos níveis, diz respeito a um usuário que possui um conhecimento de língua um pouco mais elevado.
  • O B1 é um nível médio em que o aluno entende as questões principais de assuntos que são familiares e consegue reproduzir diálogos mais simples e coerentes sobre os assuntos que conhece.

No nível B2 o indivíduo começa a compreender desde ideias principais de textos mais complexos sobre tópicos concretos, até discussões um pouco mais técnicas sobre sua área de especialidade. É aqui também onde as pessoas começam a se comunicar com mais facilidade com falantes nativos.

Continua após a publicidade

“C” é o nível mais alto de todos, geralmente onde a maioria das pessoas almeja chegar. Aqui o usuário já é proficiente e esse também é o nível mais solicitado em processos seletivos internacionais tanto para os estudos quanto para o trabalho.

 O nível C1 diz que o indivíduo consegue compreender um grande número de textos mais longos e exigentes e se comunica de forma espontânea sem precisar pensar muito a respeito do que vai dizer.

No nível C2 o usuário finalmente chega ao domínio pleno de inglês. Ele consegue usar a língua de modo eficaz em todas as suas áreas de convivência sem esforço algum, se comunicando de forma extremamente espontânea, fluente e com exatidão.

Para saber qual o real nível de inglês de alguém é preciso que ela passe por um teste internacional de proficiência, que são provas desenvolvidas por organizações internacionais isentas que avaliam diretamente os conhecimentos dos candidatos na língua inglesa.

Existem diferentes modelos de certificação, mas algo em comum entre elas é que todas as habilidades (falar, escutar, ler e escrever) são testadas para entender o cenário de conhecimento de cada um.

Faça o teste e descubra qual o seu nível de inglês

 Os exames internacionais são, na maioria das vezes, referentes a um nível específico do idioma.

Se você acha que está perto do nível intermediário de domínio do inglês, por exemplo, é indicado que procure uma opção que legitime esse patamar especificamente.

Aplicar no escuro para um teste qualquer é total perda de tempo (e dinheiro!), já que você não sabe ao certo onde está e nem onde precisa chegar para alcançar seus objetivos.

Caso você não tenha muita noção de qual é seu nível de domínio de inglês ou de qual exame é o mais indicado para sua necessidade, não se desespere. Alguns testes online simples podem te ajudar nisso.

  1. Geralmente eles são encontrados nos sites das organizações que aplicam os exames de proficiência ou no portal das escolas de inglês. A única recomendação é certificar-se de que estão alinhados a esse parâmetro internacional para que te ajude a entender em qual nível CEFR você se encontra, como esse aqui:
  2.  TESTE DE NÍVEL DE INGLÊS DA CAMBRIDGE ENGLISH
  3. TESTE DE NÍVEL DE INGLÊS DA CULTURA INGLESA
  4.  *Aberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

Quer aprender inglês mais rápido?

Pesquisas científicas indicam que é possível gastar menos tempo e ainda assim aumentar a eficiência do aprendizado. Confira a matéria completa:

5 estratégias com base na Ciência para aprender mais estudando menos

Continua após a publicidade

  • Cultura Inglesa
  • Cursos de idiomas
  • Inglês

Como saber o meu nível de inglês? Conheça 5 testes que podem ser realizados

Um dos grandes dilemas enfrentados pelos brasileiros é manter a qualidade do nível de inglês, uma vez que não existe uma cultura muito forte em nosso país de praticar a língua. Então, como comprovar que você está com o idioma afiado?

O idioma norte-americano para o mercado de trabalho é indispensável.

Segundo Wagner Domingues, gerente de treinamento e desenvolvimento da EF Englishtown, “o inglês é essencial na nossa vida e na nossa profissão, independente da carreira que queira seguir, seja ela acadêmica ou de mercado (…) Mesmo empresas de outras nacionalidades, alemãs, francesas, adotaram o inglês como língua principal.”

Assim, por causa da grande demanda, existem no mercado testes que você pode fazer para analisar a sua fluência. Os exames funcionam como as provas periódicas que todo motorista deve fazer de vez em quando para continuar com a sua habilitação em dia. Assim, com a comprovação em mãos, você pode atestar os seus conhecimentos.

É preciso realizar os testes de nível de inglês com frequência, pois, além da maioria ter validade, isso demonstra que você está comprometido com o estudo e o aprimoramento do idioma.

Além do mais, vale analisar a metodologia da prova que você escolher, uma vez que alguns são mais completos que outros e, por isso, mais bem quistos entre os recrutadores.

Muitas empresas que oferecem cursos de idiomas também disponibilizam testes gratuitos. Confira alguns dos exames on-line mais populares que avaliam o seu nível de inglês e mantenha seu currículo sempre atualizado.

Leia também:  Como Saber A Que Banco Pertence Um Nib?

Cambridge English

A avaliação da Cambridge Assessment English consiste numa prova de 25 questões de múltipla escolha, sem limite de tempo para as respostas e ao final você poderá conferir o resultado. O teste em si é gratuito e existe também a versão para alunos a partir de 11 anos de idade.

Os exames da Cambridge English são aceitos mundialmente – seja para trabalho ou imigração de estudos –  e alinhados com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que é o padrão mundial para descrição de habilidade linguística.

E.F. English

A E.F. English é uma escola de idiomas conceituada que tem popularidade muito grande de seus cursos no Brasil. Através de sua plataforma on-line, a empresa oferece avaliação gratuita de inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.

O nível de avaliação também é mensurado de acordo com o CEFR e você pode realizá-la em 10 minutos e ainda receber seu resultado por e-mail.

Fluenglish

O exame de proficiência da Fluenglish é um dos mais completos do mercado para mensurar o nível de inglês e conta com 4 etapas: gramática e vocabulário, leitura e interpretação; audição e compreensão e conversação.

Na primeira etapa deverão ser respondidas 15 perguntas de múltipla escola, na segunda o candidato deverá ler um texto e responder a mais 5 questões e, na terceira fase, é preciso assistir a um vídeo e responder a outras perguntas.

A última etapa consiste numa audição com professor nativo através do Skype. Cada prova tem o tempo limite de 15 minutos com exceção da audição que pode se estender até 30.

O teste de proficiência e tem a grande vantagem de ser certificado, característica indispensável no currículo. Ele é válido em todo o Brasil e é ideal para quem está buscando recolocação no mercado, uma vez que é bastante completo.

Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa é uma das maiores escolas de idiomas do país. Com alto padrão de qualidade, eles trabalham contam com tecnologia e um excelente time de professores. Por isso, o seu teste de proficiência tem grande valor no mercado.

Sua metodologia consiste em perguntas de múltipla escolha e para realizá-lo gratuitamente, basta apresentar seus dados na plataforma. Quando finalizar você receberá os resultados via e-mail.

Yázigi

Mais uma alternativa de avaliação é ofertada pela escola Yázigi. Nesse caso, vale ressaltar o diferencial da empresa que é mais de 60 anos de mercado, o que lhe confere muita credibilidade. As aulas do curso são dinâmicas e têm temas variados. O teste de proficiência leva 15 minutos, é composto por perguntas de múltipla escolha e o resultado sai na mesma hora.

A importância da língua inglesa no currículo é tão grande que, de acordo com estudo realizado pela consultoria Robert Half, em parceria com a Education First, apontou que para 80% de 100 diretores de recursos humanos entrevistados a fluência na segunda é indispensável para assumir cargos gerenciais.

A internet está repleta de sites que oferecem testes para analisar seu nível de inglês. Conforme você viu, cursos de idiomas como Cambridge English, E.F. English, Cultura Inglesa e Yázigi, são escolas conceituadas e oferecem o exame de nivelamento gratuito.

No entanto, sua metodologia consiste apenas em múltipla-escolha para testar seu nível de inglês, o que deixa a desejar nos processos seletivos, se compararmos com a avaliação de proficiência da Fluenglish.

Quer melhorar ainda mais suas chances de conseguir aquela vaga dos sonhos? Entenda como os recrutadores pensam e confira as 6 razões para testar o seu inglês antes de colocar no currículo.

Como descobrir o seu nível de inglês

Descobrir o nível de inglês é bastante útil em diversas situações, incluindo indicar em um processo seletivo para uma vaga de trabalho ou ter uma experiência de intercâmbio adequada aos conhecimentos na língua. Existem uma classificação mais generalizada, que compreende do básico ao avançado, e depois há uma tabela europeia que vai do A1 ao C2, sendo o primeiro o de iniciante e o último praticamente fluente.

Sem um teste adequado, é difícil precisar o nível do inglês. A percepção pessoal de cada um pode ser bem diferente dos parâmetros usados para distinguir um nível do outro. Por isso, para ter certeza da classificação em que se encontra, vale a pena procurar uma avaliação que dê resposta mais adequada.

Teste de nível de inglês online

Os testes online normalmente são gratuitos e podem servir como uma boa base para entender qual o nível de inglês do estudante. As classificações são generalizadas e não funcionam como prova oficial, mas podem orientar a escolha de um curso ou o planejamento de estudos para uma prova, por exemplo.

É importante procurar uma ferramenta fiável, ainda que o nível seja apenas aproximado do real e extraoficial, porque o resultado pode influenciar a forma como cada pessoa lida com o idioma. A informação obtida pode ser frustrante, desencorajadora ou ainda completamente aquém da realidade.

Veja alguns sites onde é possível fazer o teste de nível de inglês e descobrir como está o seu conhecimento do idioma.

Cambridge English: O teste gratuito da Cambridge English possui cinco etapas, cada uma com algumas perguntas de gramática que conseguem avaliar, ao mesmo tempo, o nível de compreensão do aluno e a riqueza vocabular. O nível de dificuldade das questões vai variando e, no fim, o resultado é dado de acordo com a escala europeia.

Sprachcaffe: Ao responder às 80 perguntas do teste do Sprachcaffe, o estudante atesta o seu nível de inglês de uma forma rápida e fácil. Tal como no exemplo anterior, as questões focam na gramática, mas acabam por servir para avaliar outros aspectos do aprendizado.

Leia também:  Quanto Tempo Posso Ficar Nos Estados Unidos Como Turista?

EF: A Education First, considerada líder em educação internacional, disponibiliza em seu site dois tipos de teste de nível de inglês, ambos gratuitos. O primeiro, EFSET, conta com 25 minutos de reading (leitura) e mais 25 minutos de listening (escuta). Já o segundo, EFSET Plus, conta com 60 minutos de leitura e mais 60 de escuta e é mais minucioso.

Meu Inglês: Nesse teste de inglês online, o estudante tem 45 segundos para responder a cada uma das perguntas, que vão de 16 a 30, dependendo do nível. À medida que responde, as questões seguintes vão se adaptando e o grau de dificuldade vai aumentando.

Teste de nível de inglês em uma escola

Cada escola tem a sua própria forma de definir o nível de inglês, especialmente se for para encaixar em uma turma. Por isso, um mesmo aluno pode mudar de nível de uma escola para outras.

De uma forma geral, a divisão é como foi citada anteriormente: vai do básico ao avançado.

A questão é como a escola conduz o ensino e o que conhecimentos ela acredita que o estudante deve adquirir em cada etapa.

Para facilitar uma visão mais universalizada, muitas começaram a se guiar pelas definições europeias ou, alternativamente, adotaram as mesmas escalas utilizadas nos testes de proficiência mais famosos.

Testes de proficiência

A forma talvez mais oficial de conhecer o nível de inglês é fazendo um teste de proficiência.

Esse tipo de avaliação é bastante completa, engloba todas as vertentes do idioma e pode ser usado para entrar em universidades estrangeiras, participar em seleções de pós-graduação, concorrer a empregos no exterior e a bolsas de estudo.

Os exames são aceitos internacionalmente por diversos tipos de instituição e requerem uma preparação específica para que o resultado abra portas. Há cursos orientados inteiramente para a preparação dos candidatos.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um dos mais conhecidos testes de proficiência. A pontuação, que vai de 0 a 120, é aceita em mais de 10 mil instituições em mais de 150 países.

A avaliação está organizada em quatro seções: listening, speaking, reading e writing, cada uma com o máximo de 30 pontos. No relatório final, há comentários sobre o desempenho geral do candidato, mostrando que apenas números não é suficiente.

No Brasil, o teste custa US$ 215 e é aplicado em locais parceiros em praticamente todos os estados.

O IELTS (International English Language Testing System) também é bastante reconhecido internacionalmente, assim como o TOEFL. Muitas instituições aceitam qualquer um dos dois, inclusive, em cerca de 1.500 localidades pelo mundo.

A escala do exame tem nove níveis de proficiência, sendo que 1 é para não-usuário e 9 para expert. Ao longo do ano, a avaliação acontece em 48 datas em dois formatos: em papel e através do computador nos centros credenciados.

No Brasil, a prova custa R$ 840 atualmente.

Se o interesse em um teste de proficiência for profissional, o TOEIC (Test of English for International Communication) é a avaliação mais indicada.

O exame é usado por mais de 14 mil organizações e empresas em 160 países nos seus processos seletivos há mais de 35 anos.

Existem três tipos de prova: listening & reading, speaking & writing e bridge test, que avalia a passagem de um nível de inglês para o outro. Os valores vão de US$ 125 a US$ 200.

O nível de inglês europeu

A longo do artigo foi citada a classificação europeia de nível de inglês, mas o que é que ela significa, de fato, e como é organizada? O Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas foi introduzido pela União Europeia como forma da padronizar e nivelar o conhecimento e o entendimento do idioma de alguma forma.

Existem seis níveis de avaliação: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Os utilizadores nível A são considerados básicos, os nível B são definidos como independentes e os nível C são os avançados. Para cada divisão e subdivisão, existem alguns requisitos e objetivos que auxiliam a distinção. Conheça melhor as definições de cada nível.

A1

  • Reconhece expressões básicas de uso corrente faladas de forma pausada e clara;
  • Compreende nomes conhecidos e frases escritas muito simples;
  • Comunica de forma simples desde que o interlocutor repita o que quer dizer e use palavras mais básicas;
  • Preenche fichas com dados pessoais e responde a questões objetivas curtas.

A2

  • Compreende expressões de uso corrente e mensagens simples;
  • Lê textos curtos e simples;
  • Comunica situações do dia a dia e mantém diálogos curtos;
  • Utiliza expressões simples para falar sobre si próprio, sobre a família e situações recentes;
  • Escreve notas e mensagens curtas.

B1

  • Compreende os pontos principais de um programa de rádio ou televisão que trate sobre assuntos atuais;
  • Compreende textos que usem uma linguagem corrente ou fale sobre temas que domine;
  • Consegue manter uma conversa sobre assuntos pessoais e/ou que conhece;
  • Jusitifica opiniões, planos e opções;
  • Escreve textos articulados e é capaz de falar sobre experiências e pontos de vista.

B2

  • Compreende exposições longas e palestras sobre temas conhecidos;
  • Lê artigos e reportagens sobre temas atuais;
  • Conversa com fluências e espontaneidade com nativos;
  • Fala de forma natural e pormenorizada sobre assuntos de seu interesse;
  • Escreve textos claros e detalhados.

C1

  • Compreende filmes, programas e palestras longas;
  • Lê textos e longos e complexos, literários e não-literários;
  • Utiliza a língua de maneira flexível para ambientes sociais ou profissionais;
  • Apresenta descrições claras e pormenorizadas;
  • É capaz de adaptar o estilo de escrita de acordo com o leitor.

C2

  • Não tem dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral;
  • Lê com facilidade todas as formas de texto;
  • Participa sem esforço de qualquer conversa;
  • Faz exposições orais adaptadas ao contexto;
  • Escreve textos em um estilo fluente e apropriado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*