Como Saber Qual O Melhor Windows Para Meu Pc?

Uma dúvida constante entre os usuários é sobre qual é o melhor sistema operacional, para o seu negócio. Temos certeza que você já deve ter se questionado sobre isso.

Comprar um novo computador é uma decisão que pode levar um tempo. São inúmeros modelos e dispositivos diferentes disponíveis no mercado.

Nessa hora, surgem centenas de dúvidas, principalmente para os usuários que não são especialistas no assunto.

Comprar desktop ou Notebook? Investir em uma tela maior ou menor? Qual será a quantidade de memória suficiente? E o espaço do HD, qual deve ser?

É necessário considerar diversas variáveis para fazer a escolha correta. Entre elas, qual é o melhor sistema operacional para as suas necessidades.

Conheça as diferenças entre as principais opções disponíveis no mercado. Entenda qual é o melhor sistema operacional para você e e faça a sua escolha.

Qual é o papel do sistema operacional?

O sistema operacional é a fundação do computador. É através dele que são executadas todas as funções do dispositivo.

É o sistema quem determina, por exemplo, a capacidade de execução dos hardwares, para realizar uma determinada tarefa.

Além disso, ele é responsável por comandar a experiência do usuário, garantindo que ele utilize o equipamento sem problemas. Tudo que é executado em um computador passa pelo sistema operacional.

Como Saber Qual O Melhor Windows Para Meu Pc?

Qual é o melhor sistema operacional?

Você, muito provavelmente, deve conhecer as alternativas de sistemas operacionais mais populares do mercado. Antes de saber qual o melhor  sistema operacional, vamos dar nomes a eles:

  • Windows: Produzido pela Microsoft, cujo a versão mais recente é o Windows 10. É o mais popular entre desktops e notebooks;
  • macOS: Encontrado única e exclusivamente em equipamentos produzidos pela Apple, que também desenvolve o sistema;
  • Linux: Por ser um software livre, não possui um produtor oficial. Essa plataforma é totalmente aberta e customizável.

É importante ressaltar que, a tarefa de definir qual é o melhor sistema operacional, para os computadores do seu time, demandará um estudo sobre as necessidades do empresa. Tenha sempre isso em mente.

Você precisará levar em conta as expectativas com o equipamento e com a execução dos programas. Alguns aplicativos, por exemplo, estão disponíveis para apenas um sistema, enquanto outros podem ser multiplataformas.

Afinal, qual é o sistema operacional mais utilizado no mundo?

De acordo com os dados da empresa de estatísticas digitais, StatCounter, o Windows é o líder absoluto entre os usuários de Desktops. O sistema operacional da Microsoft domina 82,68% desse mercado.

Como escolher o melhor sistema operacional para minha empresa?

Os PCs comercializados, em sua maioria, já vêm com um sistema pré-instalado, licenciado e pronto para uso. Um MacBook da Apple virá com o macOS , enquanto um computador da Dell costuma vir acompanhado com o Windows da Microsoft.

Como o sistema operacional é o coração do seu computador, é muito importante conhecer o que você está comprando.

É responsabilidade do usuário pesquisar e se informar o máximo que puder, para encontrar o melhor sistema operacional. Estudar as opções é um passo importante, para definir qual é a mais adequada para o seu negócio.

Desta forma, ele poderá aproveitar todos os recursos que o sistema operacional tem a oferecer, fazendo o seu investimento valer a pena.

Lembre-se: o melhor sistema operacional para sua empresa é aquele que atende às suas necessidades. Por isso, é tão importante avaliar todo o cenário do seu negócio. Caso você tenha alguma dificuldade nisso, solicite o apoio de um suporte técnico de informática.

Equipamentos destinado para fins corporativos demandam configurações mais avançadas. O computador em questão deverá ser capaz de trabalhar com grandes volumes de dados, planilhas, textos, arquivos e atividades simultaneamente.

Também será necessário que haja recursos de segurança mais complexos e eficazes, para evitar os hackers e os ataques de vírus.

Se o sistema operacional escolhido possuir uma versão para negócios, é recomendado que você opte por ela. Com certeza essa alternativa agregará recursos avançados, que ajudarão a proteger sua empresa.

Ah, como a opinião popular também é muito importante, perguntamos qual é o sistema operacional favoritos dos nossos seguidores lá em nossa Fanpage.

Windows: O queridinho dos usuários

Como vimos, não é segredo que o Windows é disparadamente o sistema operacional mais utilizado por todo mundo. Isso por que, a maioria dos computadores vendidos, já vêm com ele instalado direto de fábrica. Mas será que isso faz do Windows o melhor sistema operacional para sua empresa? É preciso avaliar com cautela.

Ele teve sua primeira versão lançada em 1985. Até o momento, já contou com 13 atualizações diferentes. A mais atual delas, é o Windows 10.

A Microsoft oferece opções diversas do programa, de acordo com as necessidades dos diferentes públicos. A versão Home é indicada para os equipamentos domésticos, enquanto a ProfessionalEnterprise são as melhores escolhas para empresas.

Para utilizá-lo é necessária uma licença comercial, que, geralmente, já acompanha o dispositivo. Caso contrário, será necessário adquirir uma nova licença, através do site oficial da empresa ou revenda autorizada.

É possível contratar também apenas as aplicações do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, através do serviço em nuvem da Microsoft, o Office 365.

Para quem ele é o melhor sistema operacional

Usuários domésticos e empresas.

Vantagens

Por ser usado pela maioria dos usuários, pois possui uma grande oferta de aplicativos disponíveis.

O Windows pode ser configurado em computadores de diversos fabricantes – Inclusive Apple, mas esta é uma ação não recomendada – e possui grande compatibilidade com a maioria dos hardwares periféricos.

Desvantagens

No caso de aplicações gráficas, sua interface varia entre intermediária e avançada. Além disso, ele deixa a desejar em alguns pontos do quesito segurança.

MacOS X: Sofisticação e segurança

MacOS High Sierra 10.13 é a última versão do sistema operacional desenvolvido pela Apple, conhecida mundialmente por produzir dispositivos de alto padrão.

Entretanto, sua história começou em 1984, quando ainda se chamava System, e posteriormente, MacOS. Foi o primeiro sistema a utilizar ícones que correspondiam aos programas e pastas dos computadores.

A atualização do sistema pode ser obtida facilmente no site da Apple. Ela está disponível para os equipamento que trabalhem com o OS X Mountain Lion 10.8 e versões posteriores.

Para quem ele é o melhor sistema operacional

Usuários e profissionais que utilizam Softwares de edição de imagens e vídeos.

Vantagens

De todos sistemas utilizados é o que possui a interface mais simples. Por isso, ele é o melhor sistema operacional para os usuários iniciantes.

Outro ponto forte, é o seu potencial para executar Softwares gráficos – Photoshop, Illustrator, entre outros – sendo popular, principalmente, entre Designers Gráficos.

Apesar de ter perdido certo espaço para o Linux, nos últimos tempos, ainda é o líder entre esses profissionais.

Desvantagens

Ao contrário do Windows, que pode ser utilizado em computadores de diferentes distribuidores, o macOS roda somente em equipamentos da sua fabricante, a Apple. Além disso, sua compatibilidade com hardwares periféricos é limitada.

Outro agravante, para os usuários brasileiros, é que o seu valor de compra no país costuma ser bem elevado, em relação às outras opções disponíveis.

Como Saber Qual O Melhor Windows Para Meu Pc?

Linux: Feito para todos

Inspirado no nome de seu criador, Linus Torvalds, um programador finlandês, o Linux é um sistema operacional totalmente gratuito e adaptável.

Seu código fonte possui licença GPL, dando liberdade para que qualquer pessoa possa baixá-lo e customizá-lo como preferir. Seu lançamento oficial aconteceu em 1991.

O Linux é um sistema operacional bastante maduro e de fácil uso para usuários domésticos, embora não seja tão popular, como os seus outros dois concorrentes, nas residências.

Por ser uma plataforma aberta, é bastante utilizado por desenvolvedores, programadores e empresas servindo como base para sistemas operacionais customizados.

Leia também:  Paises Que Falam Espanhol Como Lingua Oficial?

Como escolher a versão do Windows que você precisa?

Você está interessado em fazer upgrade ou mudar para o Windows mais recente, mas não sabe qual edição é a certa para você. Como nas versões anteriores do Windows, há várias opções para escolher.

A maioria tem os mesmos recursos principais, além de alguns extras para tipos específicos de usuários.

Aqui está um detalhamento de cada edição e o que ela tem a oferecer para ajudá-lo a decidir qual edição de PC do Windows é melhor para você.

Antes de escolher uma edição do Windows que atenda às suas necessidades, você deve determinar qual versão de bit é adequada para o hardware do seu PC. O determinante primário é o processador. A Microsoft oferece a opção de versões de 32 bits e 64 bits do Windows, sendo a versão de 32 bits para processadores mais antigos, enquanto o de 64 bits é para os mais novos.

Essencialmente, se o seu computador foi feito depois de 2007, é mais do que provável que ele tenha um processador de 64 bits. A arquitetura de 64 bits permite que o processador funcione com mais rapidez e eficiência, além de poder lidar com mais RAM e, assim, fazer mais coisas ao mesmo tempo.

Embora um processador de 64 bits possa executar facilmente softwares de 32 bits, incluindo o sistema operacional Windows, é melhor você obter uma versão do Windows que corresponda ao seu hardware. Para verificar se o seu PC pode executar uma versão de 64 bits do Windows é simples.

Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar.

Clique em sistema.

Verifique a linha do tipo de sistema. Ele informará qual sistema operacional você está usando atualmente e que tipo de processador (64 bits ou 32 bits) você está usando.

Se ele diz que você tem um processador baseado em x86, seu computador possui um processador de 32 bits.

Se ele diz que você tem um processador baseado em x64, seu computador tem um processador de 64 bits.

Recursos principais do Windows

Esses recursos principais realmente tornam o Windows o que ele é e geralmente podem ser encontrados na maioria das versões do Windows (embora algumas regiões proíbam certos recursos).

A Cortana é a versão da Microsoft de um assistente digital. Ele irá definir lembretes, dar informações e ajudá-lo a escrever mensagens de texto e e-mails e também sabe uma piada ou duas.

O Windows Hello é um sistema de segurança biométrica que utiliza reconhecimento facial ou uma digitalização de impressões digitais para efetuar login no Windows e autenticar as compras na Loja. Alguns aplicativos também começaram incluindo a integração do Windows Hello, uma etapa na direção segura.

A área de trabalho virtual (virtual desktop) permite que você crie vários desktops que podem ser alternados com o clique de um botão. Você pode mover as janelas entre os desktops e acompanhar facilmente vários projetos em andamento.

O Windows Ink tem um número crescente de aplicativos compatíveis que permitem editar, anotar e rabiscar com uma caneta digital. É incrivelmente fácil fazer anotações e você pode até criar obras de arte.

O Edge é o navegador da Web da Microsoft e seu substituto do Internet Explorer. Ele é projetado para o usuário moderno da Internet. Com uma função de e-reader, novas extensões e atualizações constantes chegando o tempo todo, não há como saber até onde o Edge pode ir.

O Windows Defender é um software que protege seu computador contra vírus e malware. Ele é executado em tempo integral e permite que você saiba se algo suspeito está acontecendo ou se acha que você está prestes a fazer algo inseguro. Ele também recebe atualizações constantes para garantir que ele seja protegido da melhor forma possível.

O Windows Mixed Reality (WMR) é o passo da Microsoft no VR. O Windows inclui o software necessário para começar, embora o hardware de vários fabricantes de terceiros seja vendido separadamente.

Abaixo, mostramos o que esperar de cada versão específica do Windows.

Escolha uma versão do Windows compatível com suas necessidades para não ter problemas depois. (Foto: T3.com)

Versão Windows Home

O Windows Home Edition é perfeito para qualquer pessoa que queira essa experiência familiar e simplificada do Windows que todos adoram. Os usuários que não estão muito preocupados com a segurança dos dados corporativos e que não tem muitos dispositivos para gerenciar não sentirão que algo está faltando no Windows Home.

Para os jogadores que estão por aí, o Windows Home permite que você sincronize contas do Xbox Live, oferecendo acesso total a partir do seu PC.

Se você possui um Xbox One, você poderá transmitir e jogar jogos em qualquer PC da sua rede local.

Há também um modo de jogo que aumenta o desempenho enquanto joga e um recurso de transmissão que permite transmitir diretamente do seu PC para o Mixer sem qualquer software de terceiros.

Incluídos na edição Home estão os aplicativos de produtividade conhecidos, como Calendário, Correio, Mapas, Filmes e TV e Fotos.

O Windows 10 Home Edition tem tudo o que um usuário de PC padrão deseja e fornecerá uma experiência familiar com o Windows.

Versão Windows Pro

No Windows Pro, você está obtendo os mesmos recursos principais, os mesmos benefícios de jogos e os mesmos aplicativos de produtividade do Windows Home, além de vários extras que os profissionais adoram, incluindo o Microsoft Hyper-V.

Talvez o mais notável seja o Windows Update for Business, o serviço gratuito da Microsoft disponível também para usuários do Windows Enterprise.

Dentro há um monte de ferramentas de segurança adicionais perfeitas para profissionais, incluindo proteção multicamada de dispositivo, identidade, aplicativo e informações, e um rigoroso programa de atualização que impede que dispositivos fiquem para trás com segurança adequada.

Aplicativos como o Device Guard e o Secure Boot, ambos exclusivos do Windows Pro, garantem que seus dispositivos não sejam invadidos por malware e outros softwares mal-intencionados, independentemente do usuário, e fornecem alguma segurança adicional valiosa para usuários solitários. Há também a adição do BitLocker, uma ferramenta de criptografia útil que permite colocar um bloqueio em todas as suas unidades.

Falando em dispositivos, o Windows Pro é ideal para empresas que usam o Choose Your Own Device (CYOD – Escolha seu próprio dispositivo), um programa que permite que os funcionários escolham uma lista de vários dispositivos – smartphones, tablets e PCs que foram pré-aprovados pelo empresa.

O Windows Pro é voltado para as pequenas empresas e para os devotos de PC, mas os usuários padrão também podem usá-lo sem se incomodar com os recursos adicionais.

Versão Windows Enterprise

O Windows Enterprise é uma atualização do Windows Pro que apresenta o Windows Update for Business da Microsoft, além de acesso a atualizações do Long Term Servicing Branch (LTSB).

O LTSB permite que as organizações atualizem as medidas de segurança do Windows sem alterar a função do Windows.

Isso é ideal para situações em que ensinar um grupo grande de funcionários a usar uma nova ferramenta não é viável.

Existe mais de uma versão do Windows Enterprise disponível para compra, geralmente com diferenças semelhantes. No momento em que este artigo foi escrito, existiam duas versões: E3 e E5.

O Enterprise E3 vem com os recursos mencionados acima, bem como o Microsoft Desktop Optimization Pack, que permite que os empregadores gerenciem virtualmente os PCs dos funcionários.

Leia também:  Como Saber Quanto Vou Pagar De Luz?

O Enterprise E5 tem tudo o que o Enterprise E3 tem, além de acesso a uma versão aprimorada do Windows Defender, conhecida como Proteção Avançada contra Ameaças do Windows Defender.

As empresas interessadas no Windows Enterprise devem primeiro adquirir o Windows Pro e pagar uma taxa de licenciamento para atualizar para o Enterprise. Por esse motivo, o Enterprise é projetado apenas para empresas de médio e grande porte, e o preço é baseado no volume.

O Windows Enterprise Edition foi projetado especificamente para empresas e organizações de médio a grande porte e seus recursos de licenciamento por volume e segurança não são projetados para usuários solitários.

Versão Windows Education

O Windows Education baseia-se na fundação de segurança e atualização encontrada no Windows Enterprise, mas concentra-se explicitamente no fornecimento de ferramentas para alunos, professores e administradores. Uma diferença notável do Windows Enterprise é a falta de capacidade de ingressar no LTSB da Microsoft, o método de atualização de segurança sobre função.

O Windows Education está disponível apenas por meio do licenciamento acadêmico, e o preço é novamente baseado no volume. Onde o Enterprise foi uma atualização do Windows Pro, o Education também pode ser uma atualização do Windows Home.

A edição do Windows Education é voltada para instituições acadêmicas. Licenciamento por volume e o foco em aplicativos educacionais e utilitários não são para usuários solitários.

Versão Windows S

Em vez de classificar como uma edição completa do Windows, “S” é um modo que é executado nas versões Home ou Pro do sistema operacional.

Ele foi projetado para otimizar a segurança e o desempenho, e executa somente aplicativos que são baixados da Microsoft Store e navega na Internet por meio do Edge. Qualquer pessoa com edições Home ou Pro pode fazer a atualização a qualquer momento, mas não é uma atualização forçada.

Você também pode sair do modo S a qualquer momento, revertendo para o Home ou o Pro, embora não possa voltar depois que tiver ido para um lado.

Existem também as versões S para as edições Enterprise e Education, que funcionam basicamente da mesma forma que seus irmãos padrão, embora com a mesma experiência simplificada. Ao comprar um novo laptop ou PC, certifique-se de verificar com o fabricante para determinar qual versão do Windows 10 você está obtendo!

O Windows S é agora um modo que pode ser ativado em Home ou Pro (incluindo Enterprise e Education) para oferecer uma experiência mais simplificada.

Versão Windows IoT Core

Você é alguém que gosta de mexer com eletrônicos? Talvez você esteja no ramo de desenvolver gadgets fáceis de usar. Seja qual for o seu nicho, o Windows IoT Core (IoT significa Internet of Things ou Internet das Coisas) é uma plataforma Windows personalizável que pode ser aplicada a muitos cenários diferentes.

Quer programar um robô que você criou do zero? Use o Windows IoT Core. Quer atualizar seu rádio antigo com acesso à internet? Windows IoT Core. As possibilidades são quase infinitas quando você combina a comunidade de código aberto e as placas de desenvolvimento do Arduino.

O Windows IoT Core é gratuito para todos os usuários e pode ser baixado do site da Microsoft agora, sendo a versão perfeita para usuários avançados e inventores ou qualquer pessoa que queira apenas mexer em uma ferramenta simples.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e teremos o prazer de responder!

Assuntos

  • Como escolher versão do Windows
  • Versão Windows Home
  • Windows 32 ou 64

Como deixar o PC mais rápido (Windows)

Nesta janela, vamos poder modificar o que o Windows pode ou não indexar nas suas buscas. Na guia Alterar locais selecionados, eu aconselho a remover tudo. Assim, o computador vai estar livre para identificar apenas os ítens do menu iniciar e dados dos usuários locais. O que é relativamente pouco e rápido de ser processado.

Este processo em computadores com SSD, nem será notado, mas ainda estamos longe de ser um padrão o SSD, portanto, é uma alternativa mais que viável a remoção desta ação em segundo plano.

3. Desabilite os efeitos visuais e ative a máxima performance

Não tem placa de vídeo no computador? Desabilite os efeitos visuais, como transições de janelas e mais alguns “fru-frus” das telas. Para isto, abra o menu iniciar e digite performance. Escolha a opção: Ajustar a aparência e performance do Windows.

Na tela aberta de Opções de Desempenho, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho. O Windows vai remover várias animações, detalhes e enfeites, deixando o processamento todo para o que realmente é necessário.

Agora se o visual do Windows é parte importante da sua usabilidade, pode manter algumas coisas ativas, escolhendo o item Personalizar. Vai do seu gosto. Uma opção interessante de manter ativa é Mostrar miniaturas em vez de ícones. São as thumbnails do Windows, que você consegue prever uma imagem direto no Windows explorer.

Agora vamos a parte de ativar a máxima performance. Este ítem está nas opções de energia. Para chegar lá, abra o menu iniciar e digite Painel de Controle. A tela vai abrir o painel. Na busca digite Opções de energia, e clique no atalho, conforme a imagem abaixo.

Agora escolha o item Alto desempenho. Dependendo da marca do seu notebook, poderão ter mais opções.

Este esquema de opções de energia você pode configurar nas condições da sua bateria e hardware. Para computadores desktop, mantenha o alto desempenho. Talvez consuma um pouco mais de energia, mas compensará.

4. Desinstale o que não usa e limpe o HD

Manter o HD limpo é bom. Para quem não sabe como um HD funciona, ele precisa correr uma cabeça de leitura em um disco, assim como um vinil.

Se os dados não estiverem gravados próximos uns dos outros, esta movimentação da cabeça pode tornar o processo de leitura dos dados lento, o que não ocorre em SSDs. Vale ler a diferença entre HDD e SSD.

5. Remova os vírus e Spywares

Para quem utiliza antivírus, deixamos aqui a lista dos melhores antivírus pagos e melhores antivírus gratuitos.

Os vírus podem ser, assim como a indexação do windows, um processo que fica rodando em segundo plano.

Aconselhamos a usar um antivírus e verificar com alguma frequência a existência de vírus no computador. O programa Malwarebytes pode ajudar na remoção de programas indesejados.

6. Aplicativos em segundo plano

Uma das dicas mais legais é desativar diversos aplicativos que executem em segundo plano. Olha, você não tem ideia da quantidade de aplicativos que ficam consumindo algum recurso do seu computador. Para isso, vá em Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano.

Na tela abaixo, existe forma de você desativar todos ao mesmo tempo, ou então, desative alguns que você considera menos importante, mantendo outros ativos.

Aplicativos em segundo plano

Minha dica aqui é você escolher alguns para desativar, a lista é grande. Desativando-os, você vai evitar que eles funcionem sem estarem abertos, isso significa que você também não receberá notificações destes aplicativos.

7. Memória RAM e SSD:

Está rodando com menos de 8GB de memória RAM? Aconselhamos a fazer um upgrade de memória. Hoje está com um custo relativamente baixo, comparado com os benefícios. Você precisa analisar qual a frequência que opera a sua memória, e comprar 2 pentes de 4GB. Caso já tenha um, basta comprar outro igual. 8GB são suficientes para você trabalhar com o computador.

Leia também:  Como E Que O Lince Iberico E Protegido Em Portugal?

Outro upgrade, e esta é a melhor dica que posso dar hoje, é comprar um SSD. Escrevi um review do SSD Kingston V300 de 240GB, e posso afirmar: É outra vida. O computador simplesmente se transforma. Deixo aqui o link para comprar algum SSD de seu interesse. Tem SSD custando menos de 1 real o GB, então, não tem desculpa para você ficar com um computador lento em casa.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários algo que acrescente ideias, comente também se mudou alguma coisa no seu computador, e compartilhe com seus amigos para ajudá-los também.

Como atualizar seu computador antigo para o Windows 10?

A tecnologia está em constante mudança e nós, consumidores, precisamos estar atentos a estas alterações tão frequentes neste universo. Apesar disso, é comum surgir dúvidas quanto aos mais diversos assuntos relacionados à tecnologia, como é o caso dos sistemas operacionais, como o Windows 10.

Você já tentou fazer alguma alteração no sistema operacional do seu computador e passou por sufoco? Se você gostaria de ter um bom sistema operacional no seu PC ou notebook e não sabe como como atualizar um computador antigo para o Windows 10, este artigo é para você.

Para entender os motivos pelos quais você atualizar um computador antigo para Windows 10 e descobrir como fazer essa mudança de forma legal (ou seja, sem gambiarras ou processos informais), continue a leitura do artigo!

Por que instalar o Windows 10 no computador?

Há diversas razões para instalar o Windows 10 no seu computador. Embora seja um sistema operacional moderno e com uma vasta gama de recursos, o Windows 10 é simples e nada pesado, o que contribui para que computadores mais antigos consigam rodá-lo.

A intenção da Microsoft ao lançar o Windows 10, em meados de 2015, sempre foi permitir que os usuários pudessem atualizar seus sistemas operacionais com total facilidade. No entanto, muitos usuários ainda não fizeram esta mudança.

Porém, existe um fator que tem gerado o interesse dos usuários sobre o Windows 10. Trata-se do anúncio da Microsoft, informando que abandonará o suporte ao Windows 7 a partir de janeiro de 2020. Ou seja, a partir dessa data, as máquinas que rodam o Windows 7 não contarão mais com a assistência da empresa.

Além de contar com um design mais agradável, suporte para tela sensível ao toque, várias áreas de trabalho, acesso rápido ao navegador Edge, existem outras vantagens de instalar o Windows 10 no seu PC.

Confira alguns dos principais argumentos para instalar o Windows 10 no seu dispositivo:

  • Velocidade;
  • Segurança;
  • Facilidade de interface;
  • Compatibilidade;
  • Ferramentas de software

Todos esses pontos no Windows 10 são melhores em relação aos seus sistemas antecessores. Vale ressaltar que o Windows 10 eliminou recursos que não foram eram muito populares entre o público, como o Windows Media Center, gadgets de desktop do Windows 7 e alguns outros componentes pouco utilizados.

Como atualizar um computador antigo para Windows 10

Como o Windows 10 tem o objetivo de oferecer o melhor do sistema da Microsoft para os usuários, vale conferir como realizar essa atualização no seu equipamento.Veja como atualizar um computador antigo para Windows 10 de forma legal:

  • Para começar, acesse a página Download do Windows 10 e clique no botão “Download de ferramenta agora” (Download Tool Now);
  • Após a conclusão do download, execute a “Ferramenta de Criação de Mídia” (Media Creation Tool);
  • Escolha a opção “Atualizar este PC”;
  • Ao fim da atualização, clique em “Concluir Processo”

Quando a atualização estiver concluída, conecte-se à internet e obtenha uma licença digital para o Windows 10, que é confirmada em Configurações> Atualização e segurança> Ativação. Essa licença digital está associada ao dispositivo específico no qual a atualização foi feita.

Isso significa que você pode reformatar o disco e executar uma instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento.

Simples né? A assistente de atualização do Windows facilita todas as etapas do procedimento, que é bem didático enquanto está sendo realizado.

É importante atentar-se para alguns detalhes do processo, porém. O primeiro é que você pode fazer o download da “Media Creation Tool” em um computador diferente do que você deseja atualizar um dispositivo USB. Salve os arquivos de instalação em uma unidade USB e, então, transfira para o computador que deseja.

Em geral, a instalação leva entre 7 e 15 minutos para ser completada. O tempo de duração vai depender do computador utilizado. Além disso, logo que a atualização for completada, verifique se todos os drivers foram instalados corretamente e se a resolução do computador também está correta (1024×600 pixels).

Posso instalar o Windows 10 em qualquer computador?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não. Para que o windows 10 consiga ser instalado, a máquina em questão deve possuir alguns requisitos básicos. São eles:

  • Processador de 1 GHz ou superior;
  • Memória RAM de 1 GB (32 bits) ou 1 GB (64 bits);
  • Espaço em disco de 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Placa de vídeo com suporte para DirectX 9 com WDDM 1.0.

Casos as especificações do seu computador sejam inferiores a esses requerimentos do sistema, a atualização para o Windows 10 não será concluída.

E se a atualização não der certo?

Caso ocorra algum problema na instalação do Windows 10 no computador escolhido, ainda existem opções. Você pode, por exemplo, tentar fazer o upgrade para o Windows 8.1 que, diferente do Windows 7, ainda continuará recebendo o suporte da Microsoft por mais alguns anos.

  • Essa não é a opção mais atual do sistema operacional para o seu computador, mas pode funcionar como alternativa, além de lhe garantir um tempo extra para, talvez, trocar o PC por um modelo mais atual que ofereça a atualização automática para o Windows 10.
  • Lembre-se também de, antes de qualquer atualização do sistema operacional de um computador, salvar arquivos importantes em um HD externo, pendrive, sistemas em nuvem ou qualquer outra opção que seja uma alternativa para o resgate desses arquivos caso a atualização resulte na perda de alguns conteúdos salvos no computador.
  • Ressaltamos que, uma vez que a própria Microsoft libera um instalador deste sistema operacional, não há porque recorrer a gambiarras ou formas ilegais de realizar a instalação dos Windows 10 em seu computador.
  • No geral, o Windows 10 traz uma grande melhoria em relação ao desempenho do sistema em qualquer computador, mesmo nas máquinas mais antigas.

Portanto, vale a pena fazer a atualização, especialmente se o computador é uma das suas ferramentas de trabalho ou para atender clientes.  A otimização de tempo e de processos também são benefícios a serem considerados. Pense nisso na hora de escolher atualizar (ou não) seu computador para o Windows 10!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir outros materiais em nosso canal no Youtube e compartilhe com os amigos para mais pessoas se beneficiarem.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*