Como Saber Qual O Melhor Dns?

Alterar o DNS de um domínio é a principal ação para fazer com um site fique online. Ao realizar a alteração, você estará apontando o nome do seu domínio para o servidor em que o plano de hospedagem está hospedado. Confira:

  • Como saber se o DNS está apontado corretamente
  • A verificação da alteração do DNS consiste em conferir se de fato o domínio está correspondendo com o plano de hospedagem correto. Existem algumas maneiras de fazer essa verificação:
  • No site do RegistroBR  para domínios nacionais (terminados em .br)
  • 1No site do Registro BR, na página Whois, insira o domínio que deseja ver as informações 
  • Em seguida, clique na lupa 

Como Saber Qual O Melhor Dns?

Dados ilustrativos, insira o verdadeiro nome do domínio que deseja ver as informações

2Na próxima tela, você deverá se atentar a duas informações importantes:

  • Servidor DNS: este campo exibe quais são os servidores DNS do domínio. Isto é, para qual servidor de hospedagem que o domínio está apontado;
  • Alterado: este campo exibe a data em que o DNS foi alterado;

Como Saber Qual O Melhor Dns?

Dados ilustrativos, cada domínio apresentará a sua respectiva informação

3Após verificar as informações, valide se elas conferem com o DNS do seu plano de hospedagem:

  • Caso sim: é sinal de que o DNS está apontado corretamente e que o domínio corresponde com o servidor em que seu plano está hospedado =)
  • Caso não: significa que está errado. Neste caso, realize a alteração do DNS no painel onde o domínio foi registrado e insira o DNS do seu plano de hospedagem.

A data de alteração também é importante para saber quando o período de propagação irá finalizar, esse processo pode durar até 72 horas a partir da data de alteração do DNS – durante esse período , é normal que o site oscile entre online e offline pois o domínio estará em processo de comunicação com o servidor =)

No site do Who.is para domínios internacionais (todos os outros, como: .com, .net, .info, etc)

1No site do Who.is, no campo de busca, insira o domínio que deseja ver as informações

  • Em seguida, clique na lupa

Como Saber Qual O Melhor Dns?

Dados ilustrativos, insira o verdadeiro nome do domínio que deseja ver as informações

2Na próxima tela, você deverá se atentar a duas informações importantes:

  • Name Servers: este campo exibe quais são os servidores DNS do domínio. Isto é, para qual servidor de hospedagem que o domínio está apontado;
  • Updated On: este campo exibe a data em que o DNS foi alterado;

Como Saber Qual O Melhor Dns?

Dados ilustrativos, cada domínio apresentará a sua respectiva informação

3Após verificar as informações, valide se elas conferem com o DNS do seu plano de hospedagem:

  • Caso sim: é sinal de que o DNS está apontado corretamente e que o domínio corresponde com o servidor em que seu plano está hospedado =)
  • Caso não: significa que está errado. Neste caso, realize a alteração do DNS no painel onde o domínio foi registrado e insira o DNS do seu plano de hospedagem.
  1. A data de alteração também é importante para saber quando o período de propagação irá finalizar, esse processo pode durar até 72 horas a partir da data de alteração do DNS – durante esse período , é normal que o site oscile entre online e offline pois o domínio estará em processo de comunicação com o servidor =)
  2. Através do comando ping  (no terminal de comando Windows)
  3. Outra forma de consultar se o domínio está apontado para a hospedagem, é identificar se o domínio está correspondendo com o IP do seu plano de hospedagem através do comando ping.  Veja como executar o comando em computadores com o sistema operacional Windows:
  4. 1Na barra de pesquisa do computador, digite CMD
  • Em seguida, abra o Prompt de Comando do Windows, clique em Abrir

Como Saber Qual O Melhor Dns?

2No Prompt de Comando, digite ping

  • Dê um espaço e digite o domínio (sem o www)que deseja consultar
  • Aguarde alguns segundos e verifique o número do IP exibido

Como Saber Qual O Melhor Dns?

3Valide se o valor exibido corresponde com IP do seu plano de hospedagem:

  • Caso sim: é sinal de que o domínio já está correspondendo com o plano e que o DNS foi apontado corretamente =)
  • Caso não: se aparecer o endereço de IP de outro provedor, significa que o domínio ainda não corresponde com o seu plano de hospedagem – nesse caso, realize a alteração do DNS no painel onde o domínio foi registrado e insira o DNS do seu plano de hospedagem.
  • Como funciona o processo de alteração de DNS
  • Entenda como ocorre a alteração de DNS de um domínio e a importância desse processo para que seu site esteja no ar:
  • 1Identifique o DNS da hospedagem
  • O primeiro passo para alterar o DNS do seu domínio é identificar qual é o DNS da hospedagem que você deseja vincular ao domínio.

Cada plano de hospedagem possui seu próprio DNS que funciona como um código de autorização. A partir do momento em que você aponta o DNS do seu domínio para um plano de hospedagem, você está autorizando o servidor em que o plano está hospedado a exibir o conteúdo do domínio.

Em outras palavras, é através do DNS que o servidor identifica que determinado domínio corresponde a ele e assim ocorre o vínculo entre o domínio e o plano de hospedagem =)

Saiba como identificar o DNS da hospedagem HostGator

2Faça a alteração do DNS

Após identificar o “código” do seu plano de hospedagem, insira-o no domínio para que aconteça o vínculo com o servidor.

Este código, que chamamos de DNS, deve ser inserido na plataforma onde o domínio foi registrado. Se o seu domínio foi registrado na HostGator, a alteração do DNS deverá ser realizada através do Portal do Cliente.

Saiba como vincular o seu domínio com o plano de hospedagem, leia o material Como alterar o DNS?

3Aguarde a comunicação do domínio com o servidor

Após realizar a alteração do DNS, é preciso aguardar o período de propagação. Como o nome já diz, este período serve para que o domínio possa se propagar e exibir o seu conteúdo em todos os lugares do mundo.

Leia também:  Como Saber A Quem Pertence Matricula Automovel?

Para entender a situação, vamos usar uma analogia: pense que você colocou um alimento para descongelar no microondas. Para que o alimento esteja no ponto para consumo, é necessário aguardar os minutos que o microondas leva para esquentá-lo. Se você retirar o alimento antes do processo terminar, possivelmente o comerá gelado.

Assim acontece com a propagação, para que o domínio seja exibido em todos os servidores espalhados pelo mundo é preciso aguardar que o domínio termine a comunicação com o plano de hospedagem, o que pode levar até 72 horas a partir da alteração do DNS. Enquanto este processo não terminar, o site poderá ficar visível em alguns lugares e em outros não e também poderá oscilar entre online e offline.

Entenda mais sobre o processo de propagação

Sim, você ainda deve alterar suas configurações de DNS para conseguir uma internet melhor

As configurações do servidor DNS (Sistema de Nomes de Domínio) em seu laptop, telefone ou roteador são a sua porta de entrada para a internet.

Eles convertem nomes de domínio fáceis de lembrar em endereços IP reais da internet, assim como seu aplicativo de contatos converte nomes em números de telefone reais.

No entanto, você pode alterar qual servidor DNS seus dispositivos usam, o que pode ajudar a conseguir uma conexão de internet mais rápida e segura no processo.

Os servidores DNS aos quais seus gadgets se conectam por padrão são provavelmente configurados pelo seu Provedor de Serviços de Internet (ISP), por serem servidores estáveis ​​e confiáveis ​​por qualquer empresa que forneça a sua internet.

Como Saber Qual O Melhor Dns?Crédito: Captura de tela

Se você quiser mudar para outro, você pode alterar as configurações nos dispositivos individualmente ou no seu roteador (que obviamente fornece wi-fi para todo o resto da sua casa). Aqueles que estão felizes em ir com tudo no DNS alternativo podem adotar a abordagem do roteador, enquanto a opção específica do dispositivo permite que você faça um teste.

Alterar as configurações de DNS que seu telefone usa quando se conecta a redes celulares em vez de redes wi-fi é um pouco mais complicado: o iOS não permite que você faça isso nativamente e o Android só permite que você faça isso se você estiver executando o Android 9 ou posterior (se o seu telefone estiver qualificado, vá para Rede e Internet, Avançado e DNS privado em Configurações do Android). Para os fins deste guia, vamos nos concentrar naqueles momentos em que você conecta seus gadgets – telefones, tablets, laptops – ao wi-fi.

Por que alterar as configurações de DNS?

Há mais de um motivo para mudar os servidores DNS e, embora não saibamos a configuração exata de sua conexão atual – portanto, não podemos fazer recomendações ou comparações específicas – a maioria das pessoas decide fazer a mudança por motivos relacionados à privacidade, velocidade, segurança, confiabilidade, personalização ou todos os cinco motivos.

A chegada do DNS criptografado nos últimos um ou dois anos, agora o padrão no Firefox, significa que o processo de troca de servidores DNS pode aumentar suas proteções de privacidade muito mais do que antes. No entanto, ainda depende de qual serviço DNS alternativo você usa. Cloudflare é uma opção – você pode encontrar uma explicação detalhada sobre a tecnologia da Cloudflare aqui.

Como Saber Qual O Melhor Dns?Crédito: Captura de tela

A troca de DNS certamente não remove a necessidade de uma VPN se você realmente deseja ocultar sua navegação de anunciantes, ISPs ou qualquer outra pessoa que possa estar olhando, mas a chegada de DNS criptografado definitivamente ajuda. Sempre existe o risco de que provedores de DNS alternativos também possam rastrear sua navegação, então procure um com uma política de privacidade forte anexada.

Velocidade e confiabilidade também podem ser aumentadas com a troca de servidores DNS, mas isso realmente depende de quão bem o seu ISP está cuidando de seus servidores DNS e quão próximos eles estão de sua localização atual. Não podemos comentar sobre os tempos de resposta de cada ISP, mas você poderia simplesmente fazer a troca e ver se notou uma melhora nas velocidades.

Qual o melhor DNS do Brasil? Veja como testar | Tecnoblog

Usar o melhor servidor de DNS é uma das medidas para evitar conexões lentas ao navegar na internet.

É comum que os provedores indiquem o próprio servidor de domínio, muitas vezes instável, aos clientes. Isso gera a impressão de lentidão mesmo que a velocidade esteja adequada ao contratado.

Saiba como encontrar o melhor DNS para sua conexão.

  • O que é DNS?
  • Como enfrentar a lentidão na internet durante a quarentena

Como Saber Qual O Melhor Dns?

Como um servidor de DNS rápido pode ajudar?

Se você der uma olhada no histórico do seu navegador, talvez se surpreenderá com a quantidade de sites acessados nos últimos dias.

Isso sem contar serviços de streaming de áudio ou vídeo, servidores de games, apps de redes sociais, entre outros. Cada um desses sites ou serviços precisa de um endereço IP para ser localizado.

O problema é que é impraticável ficar memorizando esses endereços.

É aí que entra em cena o servidor do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio). Graças a ele, você digita uma URL como tecnoblog.net — um endereço fácil de recordar — e o navegador conseguirá localizar o IP do Tecnoblog, assim como de qualquer outro site que você procurar.

Isso é possível porque os servidores de DNS funcionam como gigantescas bases de dados que indicam qual é o endereço IP de cada site ou serviço online. Para que você possa acessar determinado site, o seu computador ou dispositivo móvel solicita aos servidores de DNS o IP associado àquele destino.

Via de regra, os servidores de DNS do seu provedor de internet é que são consultados. Mas, eles podem estar sobrecarregados ou apresentar problemas de desempenho. A consequência é esta: a sensação de que a sua conexão ficou lenta, afinal, o dispositivo leva mais tempo para obter respostas para as requisições de DNS. Você precisa, portanto, de um servidor de DNS mais rápido.

Leia também:  Como Saber A Que Horas Nasci?

Como encontrar o melhor servidor de DNS?

O jeito mais de fácil de encontrar o serviço de DNS mais rápido para a sua conexão é usando uma ferramenta que testa vários servidores e, no final, indica quais obtiveram os melhores resultados. Para isso, vamos usar o Namebench

Os 6 melhores servidores DNS públicos de 2020

Um DNS (Domain Name System) é um sistema que traduz os nomes de domínio que você insere em um navegador para os endereços IP necessários para acessar esses sites, e os melhores servidores DNS fornecem o melhor serviço possível.

Seu ISP atribuirá servidores DNS sempre que você se conectar à internet, mas nem sempre é a melhor escolha de servidor DNS disponível. Servidores DNS lentos podem causar um atraso antes que os sites comecem a carregar, e se o seu servidor às vezes cair, você não conseguirá acessar nenhum site.

  • Mudar para um servidor DNS público gratuito pode fazer uma diferença real, com navegação mais responsiva e registros longos de 100% do tempo de atividade, o que significa que há muito menos chance de problemas técnicos.
  • Alguns serviços também podem bloquear o acesso a sites de phishing ou infectados, e alguns oferecem filtragem de conteúdo para manter seus filhos longe do pior da web.
  • Você precisa escolher o seu serviço com cuidado – nem todos os provedores serão necessariamente melhores do que o seu ISP – mas para ajudá-lo a ir na direção certa, este artigo destacará alguns dos melhores servidores DNS públicos disponíveis em 2020.

O que considerar ao trocar um DNS

Algumas coisas a serem observadas antes de começarmos:

  • DNS padrão vs. DNS de terceiros – Quando você tem serviço de Internet, seu provedor de serviços de Internet (ISP) tem um DNS padrão, que sua rede usa para se conectar à web. Os ISPs podem coletar dados sobre clientes e suas atividades na Internet. Um DNS de terceiros pode fazer o mesmo, embora seja mais difícil atribuir a conexão a indivíduos ou famílias específicas.
  • DNS gratuito vs. DNS pago – além da óbvia diferença financeira entre um DNS gratuito e pago, as opções gratuitas geralmente têm menos recursos. Um DNS pago terá segurança mais avançada e funcionalidade de desempenho, bem como melhor suporte ao cliente e mais opções de personalização. Mas de modo geral, um DNS gratuito lhe fornecerá a maioria das finalidades.
  • DNS público vs. DNS privado – Um DNS público está disponível para a população em geral, e normalmente vem do seu provedor de serviços de Internet ou de um provedor DNS dedicado. Já um DNS privado é normalmente usado por empresas para fornecer aos funcionários acesso mais fácil a sites ou endereços IP internos. Normalmente, você pode usar um DNS público em casa e em um DNS público ou privado no trabalho.

Os melhores servidores DNS públicos de 2020

OpenDNS

OpenDNS

Propriedade da Cisco, o OpenDNS tem duas opções gratuitas: Family Shield e Home. O Family Shield é bom para pais que querem ter certeza de que seus filhos não estão acessando conteúdos impróprios. Já o Home se concentra na segurança e no desempenho da Internet.

  • DNS primário: 208.67.222.222
  • DNS secundário: 208.67.220.220

Endereços IPv6 também estão disponíveis:

  • DNS primário: 2620: 119: 35 :: 35
  • DNS secundário: 2620: 119: 53 :: 53

Os servidores acima são para OpenDNS Home, para o qual você pode criar uma conta de usuário para definir configurações personalizadas. A empresa também oferece servidores DNS que bloqueiam conteúdo adulto, chamados OpenDNS FamilyShield: 208.67.222.123 e 208.67.220.123. A empresa também oferece uma DNS premium, o OpenDNS VIP.

Cloudflare

Cloudflare

O Cloudflare desenvolveu o 1.1.1.1 para ser o “serviço DNS mais rápido do mundo” e nunca registrará seu endereço IP, nunca venderá seus dados e nunca usará seus dados para direcionar anúncios.

  • DNS primário: 1.1.1.1
  • DNS secundário: 1.0.0.1

Eles também têm servidores DNS públicos IPv6:

  • DNS primário: 2606: 4700: 4700 :: 1111
  • DNS secundário: 2606: 4700: 4700 :: 1001

Há um aplicativo 1.1.1.1 para Android e iOS, para configuração rápida em dispositivos móveis.

Melhor DNS do mundo! Saiba quais são e porque usá-los Confira!

Você sabe qual é o melhor DNS do mundo? O DNS é uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento da internet. Graças a eles qualquer pessoa usuária da web conseguem acessar páginas facilmente, com mais segurança, agilidade e privacidade.

Apesar de toda operadora ter o seu próprio servidor de DNS, é comum que pessoas avançadas adotem soluções personalizadas. Elas podem ajudar a reduzir o tempo de acesso a recursos ou até mesmo dar mais privacidade para a sua navegação. Por isso, saber qual o melhor DNS do mundo (ou para as suas necessidades) é fundamental.

Para ajudar você, preparamos o post a seguir. Nele você aprenderá:

  • o que é DNS;
  • por qual motivo é importante utilizar um DNS personalizado;
  • qual o melhor servidor de DNS do mundo.

Boa leitura!

O que é DNS?

DNS, sigla para Domain Name System (ou Sistema de Nome de Domínio, em português), é um tipo de servidor utilizado para a navegação web. Ele contém um banco de dados atualizado continuamente que vincula o domínio de páginas web aos servidores em que elas estão hospedadas. Isso permite que o acesso a recursos seja feito com mais agilidade e segurança.

Leia também:  Como Saber Quanto Vou Receber De Indenização?

O trabalho do servidor DNS é “traduzir” o endereço digitado por uma pessoa no navegador para o número de IP correspondente ao servidor em que o site está localizado. Isso torna o nosso uso da web muito mais simples: em vez de digitar um endereço de IP para acessar este blog, por exemplo, basta inserir o nosso domínio que o DNS executa todo o trabalho restante.

Por que é importante utilizar um DNS personalizado?

O ideal para uma pessoa que utiliza a web, seja para aprender programação ou qualquer outra atividade é trocar o seu serviço de DNS.

O mercado de tecnologia evoluiu nos últimos anos e hoje em dia várias empresas fornecem soluções de Domain Name System gratuitas. Elas são moldadas para auxiliar pessoas a navegarem na web com mais segurança, qualidade e flexibilidade.

Os benefícios para utilizar um servidor personalizado são variados. Entre os mais importantes, nós podemos destacar:

  • mais agilidade — a latência de servidores próprios pode ser menor do que o da sua operadora;
  • mais disponibilidade — grandes serviços de Domain Name System replicam a sua infraestrutura para garantir alta disponibilidade;
  • mais privacidade — um servidor de DNS próprio reduz a quantidade de dados que a sua operadora tem acesso;
  • mais segurança — servidores personalizados podem ter recursos de proteção avançados, como controle parental e relatórios de uso.

Qual o melhor servidor DNS do mundo?

Quando você buscar um servidor Domain Name System personalizado, a melhor escolha será sempre aquela que se alinha melhor com o seu perfil.

Há opções que focam em privacidade e outras que são pautadas pela agilidade na entrega dos dados.

Também existem aqueles mantidos por grandes empresas, que conseguem dar mais garantia de uso a médio e longo prazo.

Entre os 5 melhores servidores DNS do mundo, nós podemos apontar:

  1. Open DNS (servidores com IPS 208.67.222.222 e 208.67.220.220);

Os 05 melhores servidores de DNS públicos

O DNS é parte fundamental do processo da nossa interação com a internet, e, embora os provedores de acesso, forneçam um servidor DNS padrão, em alguns casos vale a pena usar um servidor diferente.

Alguns motivos claros reforçam essa posição de partir para um servidor DNS diferente, exemplo: desbloqueio de algum conteúdo não disponível na sua região, ou até mesmo ganhar um pouco mais de privacidade e segurança, já que alguns serviços oferecem proteções avançada contra phishing, acesso a filtro de conteúdo, entre outras coisas.

Antes de passarmos pelos melhores servidores DNS que você pode utilizar como alternativa ao padrão da sua operadora, vamos entender melhor do que se trata o DNS.

DNS (Domain Name System)

DNS, Domain Name System, ou sistema de nome de domínio, é o serviço responsável  por atribuir nomes de fácil compreensão para endereços IP (Internet Protocol). Cada site possui seu próprio “identificador”, que é o endereço IP. O Endereço IP atua como um registro individual que valida um host na rede.

É graças ao servidor de DNS que você não precisa ficar se lembrando do endereço IP de cada site que pretende acessar. Lembrar endereços como www.hardware.com.br (ou até mesmo utilizar de recursos como o favoritos do navegador para armazenar dezenas de links) é muito mais fácil.

O seu ISP, isto é, o provedor de acesso que atua como a empresa que fornece o plano de conexão que você utiliza, irá configurar o seu roteador para se conectar ao DNS fixo, e estes são geralmente os servidores DNS do seu ISP. Nem sempre é uma solução segura e ideal.

Você também deve ler!

Como alterar o DNS no Windows 10

Dependendo do provedor de internet que fornece a conexão em uso, diferentes servidores DNS são atribuídos, a fim de garantir a possibilidade de navegar na internet e utilizar os demais serviços que os usuários necessirtam.

No entanto, alguns sites ou serviços online, por vários motivos, podem não estar acessíveis aos servidores DNS padrão. Além disso, o DNS padrão pode ser mais lento a determinadas páginas.

 Substituí-lo por DNS de terceiros pode ser vantajoso.

Esse ponto é o cerne deste artigo. Listamos abaixo algumas indicações de servidores DNS que você pode utilizar de maneira gratuita e como alternativa ao DNS padrão do seu ISP.

1.1.1.1 da Cloudflare +APNIC

A Cloudflare é uma das melhores empresas do mundo que atuam na área de desempenho e segurança de rede. Em 2018 a empresa lançou um serviço DNS completamente novo, que é um dos melhores servidores DNS gratuitos e públicos que podem ser usados ​​atualmente. O tal servidor DNS em questão é o 1.1.1.1“. A companhia diz que a privacidade é um dos alicerces do seu serviço, já que alega nunca registra o endereço IP do usuário – uma das formas de traçar um perfil do usuário para a venda de publicidade segmentada.

Em termos de velocidade, de acordo com dados da DNS Perf, que faz o levantamento em relação as melhores opções de DNS, o 1.1.1.1 aparece em primeiro lugar em termos de velocidade de consulta (13.

03 ms). “Como quase tudo o que você faz na Internet começa com uma solicitação DNS, escolher o diretório de DNS mais rápido em todos os seus dispositivos acelera quase tudo o que você faz on-linel”, destaca a Cloudflare.

A configuração para uso é a seguinte: DNS preferencial: 1.1.1.1. DNS alternativo: 1.0.0.1.

Para IPV6 a configuração é a seguinte: DNS preferencial: 2606: 4700: 4700 :: 1111. DNS alternativ: 606: 4700: 4700 :: 1001.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*