Como Saber Qual O Centro De Saude?

Numa altura em que a situação pandémica limita ou cria várias dúvidas em relação aos procedimentos ligados às unidades de saúde, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) elaborou um conjunto de informações que podem ser relevantes na hora de fazer a inscrição ou, até, caso pretenda escolher o médico de familia.

Primeiramente, é importante saber distinguir quais são os estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde primários. Existem dois tipos – as Unidades de Saúde de Cuidados Personalizados, ou USCP (os antigos centros de saúde) e as Unidades de Saúde Familiar (USF).

Para fazer a inscrição numa destas unidades, dirija-se à que está mais próxima da sua área de residência.

Leve consigo o número de utente, um documento de identificação (cartão do cidadão ou passaporte), um comprovativo de morada e o número de identificação fiscal, assim como o(s) comprovativo(s) dos benefícios de saúde a que tem direito, como isenções e comparticipações, se for esse o caso.

No caso dos recém-nascidos, a inscrição e a atribuição de um médico de família são agora automáticas. A possibilidade foi introduzida pelo projeto ‘Nascer Utente’, que transferiu essas tarefas para a instituição com bloco de partos onde o bebé nasce.

Caso mude de residência, tem a possibilidade de permanecer no mesmo centro de saúde, mas prescindindo de serviços como os cuidados domiciliários. Caso deseje mesmo mudar, pode fazê-lo de forma gratuita no centro de saúde para o qual pretende ser transferido, levando os mesmos documentos que são pedidos na inscrição.

Em caso de mudança provisória de residência, pode fazer uma inscrição temporária noutra unidade de saúde. Para isso, terá de expor as razões da sua mudança no centro de saúde da área de residência temporária, levando os mesmos documentos de que necessita no ato de inscrição para, assim, fazer o pedido de transferência do seu processo clínico e um pedido de inscrição temporária.

Pode ainda escolher um médico de família entre os profissionais que trabalham no centro de saúde, caso ainda existam vagas. Se já tem médico de família, mas quer mudar, deve endereçar um pedido escrito, devidamente justificado, ao diretor do centro.

É importante sublinhar que os médicos de família podem recusar ou cancelar a inscrição de qualquer utente nas suas listas, via pedido escrito e justificado. Em ambos os casos, a decisão cabe ao diretor do centro de saúde.

Pedir e usar os serviços

Atualmente, a lei dispensa o pagamento de taxas moderadoras a todos os utentes que acedam a cuidados de saúde primários, sejam eles consultas ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) – tais como exames ou cuidados curativos –, desde que os mesmos sejam prescritos no âmbito dessas consultas e realizados em instituições públicas de saúde.

A marcação de consultas presenciais pode ser feita pelo utente, um familiar ou amigo, por telefone, internet (na área do cidadão do Portal do SNS), presencialmente, na USF/USCP onde está inscrito, ou ainda através da linha SNS 24 (808 24 24 24). Já as consultas urgentes implicam a deslocação do utente até à sua unidade de saúde ou ao serviço de atendimento permanente, ou urgente, do centro de saúde da área da ocorrência.

As USF e USCP disponibilizam ainda cuidados domiciliários, mediante solicitação. Têm direito a usufruir destes cuidados em casa os utentes que não conseguem deslocar-se até ao centro de saúde por doença súbita, incapacidade crónica ou velhice.

Como utente inscrito num centro de saúde, tem ainda acesso aos seguintes serviços: obtenção de receitas de medicamentos usados continuadamente por doentes crónicos (consulta sem a presença do utente), relatórios, como atestados comprovativos da aptidão física ou mental do utente (implica marcação de consulta) e a realização de exames complementares de diagnóstico, como análises clínicas e radiografias, mediante a prescrição médica e se a unidade de saúde estiver equipada para os fazer.

Inscrever o bebé

A inscrição de recém-nascidos no Registo Nacional de Utentes é feita de forma automática pela instituição com bloco de partos onde nascem através do projeto ‘Nascer Utente’. Estes bebés são integrados na lista de utentes do médico de família da mãe e/ou do pai (caso estejam em listas diferentes, prevalece a da mãe).

Quando nenhum dos progenitores tem médico de família, a instituição com bloco de partos onde a criança nasceu deve comunicar o nascimento ao coordenador da USF ou UCSP mais próxima da residência da criança (Projeto Notícia Nascimento).

Nestes casos, o coordenador é o responsável pela inscrição do bebé na lista de utentes de um médico de família, preferencialmente de uma USF do agrupamento de centros de saúde (ACES) em questão.

Se, neste segundo cenário, os pais preferirem a inscrição numa UCSP, podem declará-lo expressamente.

Manter a inscrição

Um utente que não recorra ao centro de saúde durante cinco anos consecutivos e que seja notificado disso pelo Agrupamento de Centros de Saúde onde a sua unidade de saúde se insere fica sem médico de família atribuído, caso não informe que deseja permanecer inscrito num prazo de 90 dias após a data da receção da notificação.

A notificação é feita através da Área do Cidadão do portal SNS 24, e-mail ou SMS, caso tenha indicado um número de telemóvel, ou através de uma carta com um código de ativação.

Para manter o médico de família, o utente tem de contactar a sua unidade de saúde presencialmente, por telefone, e-mail ou correio para indicar o código de ativação e, se necessário, atualizar os seus dados (nome, morada, estado civil, etc.) e do seu agregado familiar.

O contacto do utente atualiza de imediato a sua inscrição na respetiva unidade de saúde.

Caso não o faça, é integrado na lista de “utentes inscritos no ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] sem contacto nos últimos cinco anos” e é aberta uma vaga na lista do médico de família.

A alteração de classificação de “utente com médico de família atribuído” para “utente inscrito no ACES sem contacto nos últimos cinco anos” não prejudica o seu direito a, em qualquer momento, requerer a atribuição de médico de família na unidade de cuidados primários da sua área de residência.

Guia do Utente

2.1. O que é um Centro de Saúde?
O Centro de Saúde é a unidade básica do SNS para atendimento e prestação de cuidados de saúde à população.

Nele trabalham médicos de família/clínica geral, médicos de saúde pública (delegados de saúde) e enfermeiros, que prestam cuidados de saúde essenciais, preventivos ou curativos. Para além do pessoal administrativo, em alguns Centros de Saúde trabalham ainda outros profissionais – técnicos de serviço social, higienistas orais, técnicos de saúde ambiental, nutricionistas e psicólogos.

Leia também:  Como Saber Que Estou Preparada Para Ser Mãe?

2.2. Que tipo de serviços podem ser prestados pelo Centro de Saúde?
Consultas de clínica geral/medicina familiar
No âmbito da medicina familiar, o médico de clínica geral, com o apoio de outros profissionais do Centro de Saúde, presta cuidados ao indivíduo e à família, nas diferentes etapas da vida.

  • Alguns Centros de Saúde têm consultas para determinadas situações – gravidez, diabetes, saúde infantil, planeamento familiar, etc.
  • Serviço de saúde pública (delegado de saúde)
    O Centro de Saúde dispõe de um Serviço de Saúde Pública, onde pode ser pedida uma inspecção médica para fins legais ou outros, como, por exemplo: inspecções especiais para a carta de condução, atestados de robustez para a função pública, atribuição de graus de incapacidade em casos de deficiência ou doença crónica, etc.
  • O médico de saúde pública, com o apoio de outros profissionais do Centro de Saúde, das autarquias e de outras entidades, promove ainda a vigilância sanitária das águas de abastecimento, a saúde, higiene e segurança dos locais de atendimento público e dos locais de trabalho.
  • Cuidados de Enfermagem
    O Centro de Saúde dispõe de um Serviço de Enfermagem que pode prestar diversos tipos de cuidados – aconselhamento sobre assuntos de saúde, administração de vacinas e medicamentos injectáveis, tratamento de feridas, apoio domiciliário a doentes acamados, etc.
  • Serviço Social
  • Alguns Centros de Saúde dispõem de Serviço Social, onde um técnico especializado pode prestar esclarecimento e apoio relativamente a problemas de natureza social.
  • Este apoio pode também ser pedido pelo médico de família ou outro profissional de saúde, pelos familiares, vizinhos ou por qualquer elemento da comunidade.
  • Vacinas
  • No Centro de Saúde podem ser aplicadas todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação.

Nota: Algumas vacinas, apenas utilizadas em casos especiais, como a vacina contra a febre amarela ou contra a cólera, só estão disponíveis em determinados Centros de Saúde. Informe-se no seu Centro de Saúde.

Exames auxiliares de diagnóstico

Alguns Centros de Saúde estão equipados para a realização de análises clínicas e radiografias. Nos Centros não equipados, estes exames podem ser feitos nos laboratórios e centros de diagnóstico com os quais o SNS tenha acordos.

  1. Unidades de internamento
  2. Alguns Centros de Saúde dispõem, ainda, de Unidades de Internamento.
  3. Consultas e apoio domiciliários
  4. O Centro de Saúde poderá prestar cuidados domiciliários, designadamente consultas médicas ou cuidados de enfermagem.
  5. Estas visitas poderão efectuar-se quando o utente, por situação súbita de doença, por incapacidade crónica ou por velhice, se encontre impossibilitado de se deslocar ao Centro de Saúde.

2.3. Qual o horário de atendimento no Centro de Saúde?

  • Em regra, os Centros de Saúde funcionam todos os dias úteis, entre as 8 e as 20 horas.
  • Nos centros urbanos, alguns Centros de Saúde estão a funcionar, experimentalmente, também em horário alargado e em fins de semana.
  • Alguns serviços (designadamente consultas, vacinas e aplicação de injectáveis) estão disponíveis em horários específicos.
  • Contacte o seu Centro de Saúde, pessoalmente ou através do telefone, para obter mais informações.

2.4. Em que Centro de Saúde devo inscrever-me?

O Centro de Saúde onde se deve inscrever é o da área da sua residência.

Por conveniência pessoal, devidamente justificada, poderá fazer a inscrição num Centro de Saúde fora da área onde reside. Neste caso, perde o direito às consultas e apoio domiciliário do Centro de Saúde da área onde reside.

Para os assuntos relacionados com o delegado de saúde deve, no entanto, procurar sempre o Centro de Saúde da sua área de residência.

2.5. O que devo fazer para me inscrever no Centro de Saúde?

Leve consigo documentos de identificação (bilhete de identidade, cartão da Segurança Social ou de outro sistema) e de confirmação do seu local de residência.

Se está isento de taxas moderadoras, ou tem regime especial de comparticipação de medicamentos, leve também os respectivos documentos comprovativos (veja também a resposta à pergunta nº 15.2).

No Centro de Saúde dar-lhe-ão um Cartão de Identificação do Utente do SNS.

2.6. Se me ausentar, temporariamente, da minha área de residência, posso ter consulta médica ou tratamento?

Quando está deslocado, temporariamente, fora da área de influência do seu Centro de Saúde, continua a ter direito à prestação de cuidados de Saúde.

Informe-se no Centro de Saúde da área onde se encontra sobre os horários e serviços que pode utilizar.

2.7. Cartão de Identificação do Utente do SNS

  1. O que é?
  2. O cartão de identificação do utente é um documento que comprova a identidade do seu titular perante as instituições de saúde.
  3. Como se obtém?
  4. A sua emissão é gratuita, com base na apresentação dos seguintes documentos:
  5. • Bilhete de identidade;
  6. • Documento oficial de indicação do local de residência.
  7. Devem também ser apresentados, sempre que for caso disso:
  8. • Documento comprovativo da qualidade de beneficiário de subsistema ou, no caso de titulares de seguros, a respectiva apólice;
  9. • Documento comprovativo de isenção de taxa moderadora;
  10. • Documento comprovativo de regime especial de comparticipação de medicamentos.
  11. Em caso de extravio, destruição ou deterioração deste cartão, é emitida uma segunda via, a pedido do seu titular, que suportará os encargos decorrentes dessa emissão.
  12. Quando deve ser apresentado
  13. Deve ser apresentado nas seguintes situações:
  14. • Prestação de cuidados de saúde;
  15. • Requisição e acesso a consultas, análises, radiografias e outros meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica;
  16. • Passagem de receitas e aquisição de medicamentos.
  17. Não há lugar à apresentação do cartão nas seguintes situações:
  18. • Crianças recém-nascidas, até ao fim do prazo legal para realização dos respectivos registos;
  19. • Migrantes abrangidos por acordos ou por convenções internacionais;
  20. • Actos médico-sanitários prestados no âmbito de acções de saúde pública ou decorrentes de imposição legal.

Como sei se tenho taxas moderadoras no SNS por pagar?

No SNS existem taxas moderadoras para quase todos os tipos de prestações de saúde: consultas em cuidados de saúde primários, consultas hospitalares de especialidade, serviços de urgência hospitalar e exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

Se, por algum motivo, não pagou taxas moderadoras no SNS no momento do atendimento – e não lembra se, entretanto, já procedeu ao respetivo pagamento -, descubra, neste artigo, como saber.

Como se consultam as taxas moderadoras por pagar?

É no Portal da Saúde do SNS que os utentes podem verificar se têm taxas moderadoras em dívida. Mas para isso é necessário ter a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão, respetivo PIN de autenticação e um leitor de cartões. Se já tem algum destes meios de autenticação em portais da Administração Pública, siga as seguintes indicações:

Leia também:  Como Se Sabe Que Se Tem Um Orgasmo?

1.º Passo

Aceda ao Portal SNS, em www.sns.gov.pt;

2.º Passo

Clique em “Área do Cidadão”

3.º Passo

Autentique-se com a Chave Móvel Digital ou com o Cartão de Cidadão.

4.º Passo

Após a autenticação, selecione a opção “Contacto com Unidades de Saúde”.

5.º Passo

De seguida, clique em “Consultar Taxas Moderadoras”.

6.º Passo

Finalmente, verifique se tem taxas moderadoras no SNS por pagar. Se não aparecer qualquer informação relativa a estas taxas, pode respirar de alívio. Caso contrário, deve proceder ao seu pagamento.

Como funciona a cobrança das taxas moderadoras no SNS?

As taxas moderadoras são cobradas no momento da realização das prestações de saúde. Mas se o utente não puder pagar nessa altura, por motivos de saúde ou falta de meios próprios de pagamento, pode fazê-lo mais tarde. Tem um prazo de 10 dias a contar da data da notificação.

Quais as prestações de saúde sujeitas a taxas moderadoras?

As taxas moderadoras no SNS incidem sobre as seguintes prestações de saúde:

  • Consultas nos prestadores de cuidados de saúde primários: centros de saúde e unidades de saúde familiares. Em caso de referenciação pelo SNS, não são cobradas estas taxas;
  • Consultas no domicílio;
  • Consultas de especialidade nos hospitais e noutros estabelecimentos de saúde públicos ou privados, designadamente em entidades convencionadas;
  • Realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica em serviços de saúde públicos ou privados, nomeadamente em entidades convencionadas, com exceção dos efetuados em regime de internamento, no hospital de dia e no serviço de urgência para o qual haja referenciação pela rede de prestação de cuidados de saúde primários, pelo Centro de Atendimento do SNS (808 24 24 24) ou pelo INEM (112);
  • Serviços de urgência hospitalar.

É possível não pagar taxas moderadoras sem ser isento?

Sim, nomeadamente nas consultas nos prestadores de cuidados de saúde primários e nos serviços de urgência hospitalar. Para tal, é necessário que o utente seja encaminhado pelo Centro de Atendimento do SNS e atendido nas 12 horas seguintes.

Quais os valores das taxas moderadoras no SNS?

Os preços das taxas moderadoras aplicáveis são os seguintes:

Consultas

  • Medicina geral e família ou outra consulta médica que não a de especialidade: 4,5€;
  • Especialidade: 7€;
  • Enfermagem ou de outros profissionais de saúde (no centro de saúde e unidades de saúde familiares): 3,5€;
  • Enfermagem ou de outros profissionais de saúde (no hospital): 4,5€;
  • No domicílio: 9€;
  • Sem a presença do utente: 2,5€.

Serviços de urgência hospitalar

  1. Urgência polivalente: 18€;
  2. Urgência médico-cirúrgica: 16€;
  3. Urgência básica: 14 €.

Exames complementares de diagnóstico e terapêutica

Os valores das taxas moderadoras variam em função do custo que o SNS atribui a cada procedimento.

Por exemplo, uma análise clínica ou um tratamento de reabilitação ao qual foi atribuído um preço de 6,2 euros implicará o pagamento de uma taxa moderadora de 1,4 euros.

No máximo, cada exame complementar de diagnóstico e terapêutica pode custar 40 euros. Consulte a tabela de preços do SNS de taxas moderadoras relativas aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Câmara Municipal de Gaia

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR SÃO MIGUEL (ACES Espinho/Gaia)

Avenida da Igreja, nº311

4410-411 Arcozelo Lat: 41º 3' 37,993'' N Long: 8º 37' 52,745'' WVer mapa

Tel: 227 300 600 | Fax: 227 300 609

email: [email protected] 

UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE Arcozelo ( ACES Espinho/Gaia)

Avenida da Igreja, nº311

4410-411 Arcozelo 

Lat: 41º 3' 37,993'' N Long: 8º 37' 52,745'' W

Tel: 227 300 830 | Fax: 227 300 839

email: [email protected] 

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR AGUDA (ACES Espinho/Gaia)

Avenida Padre Guilherme, nº21

4405-010 ArcozeloLat: 41º 3' 4,173'' N Long: 8º 39' 17,904'' WVer mapa

Tel: 227 621 437 | Fax: 227 530 603

email: [email protected] 

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE AVINTES (ACES – GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua 5 de Outubro

4430-803 AvintesLat: 41º 7' 6,84'' N Long: 8º 34' 1,885'' WVer mapa

Tel: 227 878 600 | Fax: 227 878 605

email: [email protected] 

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR DE CANELAS ( ACES Espinho/Gaia)

Rua Dr. Carlos Costa, nº61

4410-273 Canelas

Lat: 41º 4' 59,778'' N Long: 8º 36' 6,935'' W

Tel: 227 151 480 | Fax: 227 151 489

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR SANTO ANDRÉ DE CANIDELO (ACES- GRANDE PORTO VIII-GAIA)

Rua da Fábrica, nº282

4400-230 Canidelo

Lat: 41º 7' 42,644'' N Long: 8º 39' 12,254'' W

Tel: 227 727 920 | Fax: 227 727 929

email: [email protected]

MEDICINA DE CONCORRÊNCIA 1 (ACES – GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua do Espinheiro, nº71

4400-450 Canidelo

Lat: 41º 7' 46,994'' N Long: 8º 38' 37,751'' W

Tel: 227 718 200 | Fax: 227 718 209

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE CRESTUMA (ACES Espinho/Gaia)

Rua Central, nº55

4415-581 Crestuma

Lat: 41º 4' 0,748'' N Long: 8º 30' 4,571'' W

Tel: 227 651 049 | Fax: 227 634 003 

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE GRIJÓ (ACES Espinho/Gaia)

Rua D. Rodrigues Sanches

4415-453 Grijó

Lat: 41º 1' 35,455'' N Long: 8º 35' 3,339'' W

Tel: 227 640 408 | Fax: 227 457 944

email: [email protected]

UNIDADES DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE GULPILHARES (ACES Espinho/Gaia)

Largo da Igreja

4405-564 GulpilharesLat: 41º 4' 36,63'' N Long: 8º 37' 42,772'' WVer mapa

Tel: 227 624 742 | Fax: 227 531 947

email: [email protected] 

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE LEVER (ACES Espinho/Gaia)

Rua Painçais, nº68

4415-663 LeverLat: 41º 3' 57,213'' N Long: 8º 28' 49,187'' WVer mapa

Tel: 227 650 606 | Fax: 227 634 002

email: [email protected] 

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DA MADALENA (ACES Espinho/Gaia)

Rua António Francisco de Sousa, nº516

4405-726 MadalenaLat: 41º 6' 24,491'' N Long: 8º 38' 24,192'' WVer mapa

Tel: 227 130 524 | Fax: 227 130 524 

email: [email protected] 

MEDICINA DE CONCORRÊNCIA 2 (ACES – GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua 14 de Outubro, nº 524

4430-051 MafamudeLat: 41º 7' 48,173'' N Long: 8º 36' 16,451'' WVer mapa

Tel: 223 772 060 | Fax: 223 772 061

email: [email protected] 

CENTRO DE SAÚDE SOARES DOS REIS/OLIVEIRA DO DOURO – UNIDADE SOARES DOS REIS

Rua Bartolomeu Dias, nº 316

4400-043 MafamudeLat: 41º 7' 13,953'' N Long: 8º 36' 37,515'' WVer mapa

Tel: 220 022 540 | Fax: 220 022 548

email: [email protected] 

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR NOVA SALUS ( C.S. SOARES DOS REIS /OLIVEIRA DO DOURO- UNIDADE SOARES DOS REIS)

Rua Bartolomeu Dias, nº 316

4400-043 Mafamude

Lat: 41º 7' 13,953'' N Long: 8º 36' 37,515'' W

Tel: 220 022 555 | Fax: 220 022 556

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR SAÚDE NO FUTURO (C.S. SOARES DOS REIS /OLIVEIRA DO DOURO – UNIDADE SOARES DOS REIS)

Leia também:  Como Saber Qual O Pacote Meo Que Tenho?

Rua Bartolomeu Dias, nº 316

4400-043 MafamudeLat: 41º 7' 13,953'' N Long: 8º 36' 37,515'' WVer mapa

Tel: 220 022 560 | Fax: 220 022 564

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR CAMÉLIAS (C.S. SOARES DOS REIS/OLIVEIRA DO DOURO- UNID. SOARES DOS REIS)

Rua João de Deus, nº98/106

4400-182 Mafamude

Lat: 41º 7' 39,894'' N Long: 8º 36' 27,546'' W

Tel: 223 774 390 | Fax: 223 774 392

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE OLIVAL (ACES Espinho/Gaia)

Av. Eng. Amaro da Costa, nº2050

4415-742 Olival

Lat: 41º 3' 3,457'' N Long: 8º 31' 17,694'' W

Tel: 227 637 020 | Fax: 227 637 029

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE OLIVEIRA DO DOURO ( ACES -GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua Dona Maria Costa Bastos

4430-381 Oliveira do Douro

Lat: 41º 7' 38,213'' N Long: 8º 34' 46,979'' W

Tel: 227 864 050 | Fax: 227 864 055 

email: [email protected]

SASU CARVALHOS E UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DOS CARVALHOS (ACES Espinho/Gaia) 

Rua Dr. José Marques Queirós Júnior, nº71

4415-284 Pedroso

Lat: 41º 4' 6,356'' N Long: 8º 34' 34,816'' W

Tel: 227 861 010 | Fax: 227 861 017

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE PEROSINHO (ACES Espinho/Gaia)

Rua de Cadavais

4415-013 Perosinho

Lat: 41º 3' 49,42'' N Long: 8º 35' 33,526'' W

Tel: 227 625 441 | Fax: 227 531 456

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR SÃO FÉLIX DA MARINHA ( ACES Espinho/Gaia)

Rua São Félix da Marinha, nº733

4405-407 S. Félix da Marinha

Lat: 41º 2' 4,71'' N Long: 8º 37' 53,502'' W

Tel: 227 536 450 | Fax: 227 536 458

email: [email protected]

EXTENSÃO DE SAÚDE AFURADA (ACES GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua S. Pedro, nº220

440-785 S. Pedro da Afurada

Lat: 41º 8' 40,992'' N Long: 8º 38' 38,623'' W

Tel: 227 811 668 | Fax: 223 704 356

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR ALÉM D' OURO (ACES Espinho/Gaia)

Rua do Codessal

4415-834 Sandim

Lat: 41º 2' 1,384'' N Long: 8º 30' 45,22'' W

Tel: 227 637 420 | Fax: 227 637 429

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE BARÃO DO CORVO( ACES -GRANDE PORTO VIII – GAIA)

Rua Barão do Corvo, nº676

4400-037 Santa Marinha

Lat: 41º 7' 35,348'' N Long: 8º 37' 31,099'' W

Tel: 223 704 356 | Fax: 223 704 356

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DE SERZEDO (ACES Espinho/Gaia)

Rua Figueira de Matos, nº925 – Fracções A e B

4405-463 Serzedo

Lat: 41º 3' 24,442'' N Long: 8º 36' 48,625'' W

Tel: 227 625 007 | Fax: 227 531 858

email: [email protected]

UNIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE PERSONALIZADOS DA BOA NOVA ( ACES Espinho/Gaia)

Rua da Boa Nova, nº320/348

4405-535 Valadares

Lat: 41º 5' 40,382'' N Long: 8º 37' 13,55'' W

Tel: 227 113 126 | Fax: 227 124 983

email: [email protected]

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR NOVA VIA ( ACES Espinho/Gaia)

Rua da Boa Nova, nº325

4405-535 Valadares

Lat: 41º 5' 40,382'' N Long: 8º 37' 13,55'' W

Tel: 227 113 126 | Fax: 227 300 839

email: [email protected]

EXTENSÃO DE SAÚDE VILAR DE ANDORINHO ( C.S. SOARES DOS REIS/OLIVEIRA DO DOURO – UNID. DE SAÚDE SOARES DOS REIS)

Praceta Escultor Alves de Sousa

4405-535 Vilar de Andorinho

Lat: 41º 6' 17,056'' N Long: 8º 34' 24,69'' W

Tel: 227 113 126 | Fax: 227 124 983

email: [email protected]

Utentes | Unidades de Saúde Familiar – Associação Nacional

USF Nova Era
R. Ernesto Silva, 67 | 4585-545 Sobreira
224339300 | [email protected]

http://novaera.myusf.com.pt/guia-do-utente.aspx

USF Nova Salus
R. Bartolomeu Dias, 316, 1º | 4400-043 Vila Nova de Gaia
220022555 | [email protected]

www.usfnovasalus.com

USF Nova Saúde
Av. da Ponte, 122 | 4795-550 São Tomé de Negrelos

[email protected]

USF Nova Via
R. da Boa Nova, 325 | 4405-535 Valadares, Vila Nova de Gaia

227130206 | [email protected]

USF Novo Sentido
R. Matias de Albuquerque,263 | 4350-230 Porto
225378051 | [email protected]

http://www.usfnovosentido.com/

USF Oceanos
R. Alfredo Cunha, 365 | 4450-024 Matosinhos
220914602 | [email protected]

http://oceanosusf.blogspot.pt/2011/03/planta-da-usf-oceanos.html

USF Odisseia
Av. Luís de Camões, 290, 2º | 4474-004 Maia

229470950 | [email protected]

USF Paço de Sousa
Av. Egas Moniz | 4560-385 Paço de Sousa

255750220 | [email protected]

USF Pedras Rubras
R. Divino Salvador de Moreira, 160 | 4470-105 Moreira da Maia
229431470 | [email protected]

www.usf-pedrasrubras.net

USF Pirâmides
Av. Luís de Camões, 290 – 1º | 4474-004 Maia
229478590 | [email protected]

http://piramides.myusf.com.pt/guia-do-utente.aspx

USF Ponte Velha
R. Jornal de Santo Thyrso | 4780-484 Santo Tirso
252809110 | [email protected]

usf-pontevelha.min-saude.pt

USF Porta do Sol
Praceta Recarei Cima, 56 | 4465-339 Leça do Balio
220969178 | [email protected]

http://www.ulsm.min-saude.pt/servicecontent.aspx?menuid=130

USF Porto Centro
R. de Santos Pousada, 297 – 1º | 4000-486 Porto

225191360 | [email protected]

USF Porto Douro
R. de Serralves, 20 | 4150-701 Porto
226167470 | [email protected]

http://acesportoocidental.org/pt/text-29-26-unidade-de-saude-familiar-porto-douro

USF Prelada
R. Castelo de Numão, 25 | 4250-113 Porto

228311962 | [email protected]

USF Progresso
Lg. da Igreja, Edifício da Junta de Freguesia | 4455-469 Perafita
220907070 | [email protected]

http://www.docvadis.pt/usfprogressoesaude/page/documentos_usf_1.html

USF Rainha D. Amélia
R. Arnaldo Gama, 64 | 4000-094 Porto

222001234 | [email protected]

USF Ramalde
R. de S. Salvador, 9 | 4100-464 Porto
226165340 | [email protected]

http://acesportoocidental.org/pt/text-19-16-unidade-de-saude-familiar-ramalde

USF Rates
Praça dos Combatentes, 140, S. Pedro de Rates | 4570-522 Póvoa do Varzim

252959100 | [email protected]

USF Renascer
R. Sete Caminhos – Urbanização Vale Chão | 4420-330 Gondomar

224637210 | [email protected]

USF S. Bento
R. Actor Mário Viegas | 4435-076 Rio Tinto
224854655 | [email protected]

www.usfsbento.blogspot.com

USF S. Félix da Marinha
Estrada de Brito, 744 | 4410-206 S. Félix da Marinha
227536459 | [email protected]

www.usfsfelixmarinha.com

USF S. Gonçalo
R. Nova – São Gonçalo | 4600-093 Amarante
255431374 | [email protected]

www.usfamarante.com

USF S. João do Sobrado
R. S. João de Sobrado | 4440-339 Valongo
224119970 | [email protected]

http://usfsaojoaosobrado.net/

USF S. João do Porto
R. Miguel Bombarda, 234 | 4050-377 Porto
223395370 | [email protected]

http://acesportoocidental.org/pt/text-30-27-unidade-de-saude-familiar-s-joao-do-porto

USF S. Martinho
Tv. da Rua Marquês de Pombal | 4560-682 Penafiel
255712328 | [email protected]

http://www.usfsaomartinho.com/

USF S. Miguel
Av. Igreja, 311 | 4410-411 Arcozelo, Vila Nova de Gaia

227300600 | [email protected]

USF S. Miguel Arcanjo
R. Cooperativa A Celer | 4585-846 Rebordosa

224119640 | [email protected]

USF S. Pedro da Cova
R. 25 de abril | 4420-356 S. Pedro da Cova

224631471 | [email protected]

USF S. Simão da Junqueira
R. Zeca Pinheiro, 727 | 4480-311 Junqueira

252651281 | [email protected]

USF S. Tomé
Av. da Ponte, 122, S. Tomé de Negrelos | 4795-550 Santo Tirso

USF S. Vicente
Edifício Tapado Novo, 35 – S. Miguel de Paredes | 4575-218 Entre-os-Rios
255615536 | [email protected]

http://saovicente.myusf.com.pt/carta-de-qualidade.aspx

USF Salvador Lordelo
Av. dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, 79 | 4580-418 LORDELO
224442720 | [email protected]

http://www.usf-salvadorlordelo.com/quem-somos

USF Santos Pousada
R. Santos Pousada, 297 r/c | 4000-486 Porto

225360060 | [email protected]

USF Santa Clara
R. Dr. António José Sousa Pereira | 4480-807 Vila do Conde
252240340 | [email protected]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*