Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Já se foram os momentos em que precisávamos nos preocupar em instalar um antivírus antes de começar a usar o PC. O Windows 10 traz consigo um dos melhores antivírus gratuitos, Windows Defender , responsável por proteger-nos de todas as ameaças que possam pôr em risco a segurança do nosso computador.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Se não confiarmos Microsofte quiser instalar outro, este antivírus é automaticamente desativado para dar lugar ao novo software de segurança. E no caso de desinstalar este antivírus, ou se ele falhar por qualquer motivo, o Windows Defender ativa-se novamente para continuar protegendo nosso computador.

If nós instalamos um antivírus em nosso computador, devemos saber qual deles temos. O mesmo que se não instalássemos nada, porque confiamos no Windows Defender. No entanto, há momentos em que alguns programas podem instalar antivírus sem permissão ou podem desativar o software de segurança do Windows 10. E é aí que os problemas começam.

Windows Security Center

Existem várias maneiras de descobrir qual antivírus está instalado no nosso computador. Por exemplo, podemos procurar seu ícone na bandeja do sistema, procurá-lo na lista de programas instalados e até esperar que um aviso apareça. Mas a melhor maneira de saber qual software de segurança está instalado no PC é através do centro de segurança do Windows.

Controle centro é um programa que faz parte do Windows Defender. A partir deste programa, poderemos controlar o antivírus da Microsoft, além de conhecer o status de qualquer outro software de segurança que instalamos no PC. Por exemplo, no caso de ter o Windows Defender, nesta central de segurança, encontraremos as opções de análise.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Nós podemos ver o status de segurança do nosso PC , faça uma varredura manual e até acesse as configurações avançadas.

Mas se tivermos outro software de segurança instalado no Windows 10, as coisas mudarão, pois o Windows Defender será desativado. Portanto, entrando no centro de segurança da Microsoft e clicando no botão ” proteção antivírus e contra ameaças ”, Poderemos ver quem é responsável por proteger nosso PC.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Nesse caso, por exemplo, a proteção é custeada pela Avast. Esse antivírus será o encarregado de proteger nosso PC contra todos os tipos de ameaças, e o Windows Defender será um mero espectador que verificará se esse outro antivírus está funcionando corretamente.

Caso o antivírus seja desativado, há ameaças que requerem intervenção ou se as atualizações falharem, esta central de segurança nos avisará que algo não está funcionando corretamente. E também nos permitirá acessar as configurações do antivírus para resolver o problema.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Se instalarmos um programa de segurança diferente, ele aparecerá diretamente nesta central de segurança, além de ter seu próprio ícone na bandeja do sistema, a partir do qual também podemos conhecer seu status e acessar sua janela principal.

Procure manualmente por antivírus

Se não queremos usar a central de segurança do Windows, não há como descobrir quão fácil é o antivírus que estamos usando. Portanto, devemos realizar uma pesquisa de todos os programas que instalamos no computador até encontrarmos qual é a nossa solução de segurança.

Para fazer isso, uma das maneiras mais rápidas e fáceis de fazer isso é na lista de programas instalados no computador. Essa lista pode ser encontrada no próprio menu Iniciar, embora tenhamos que revisar todos os programas, um por um, até encontrar este software.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Também podemos usar o mecanismo de pesquisa do Windows 10 com conceitos como “antivirus” or “Segurança” para ver se temos programas que atendem a esses termos de pesquisa. No entanto, como cada antivírus geralmente tem um nome diferente, é difícil encontrá-lo assim.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Por fim, também podemos recorrer à lista de programas instalados no PC. Especificamente na seção para desinstalar aplicativos ou programas. Aqui podemos ver uma lista completa com todos os programas que temos no PC. Analisando cada um deles, chegará um momento em que encontraremos nosso antivírus.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Vírus de teste

Outra maneira de saber qual antivírus instalamos e, se funcionar bem, é através vírus de teste . Esses são pequenos arquivos inofensivos que estão presentes em todos os bancos de dados e servem para iniciar o antivírus rapidamente e verificar se ele realmente está nos protegendo.

Eicar, por exemplo, é um desses vírus de teste. De seguinte link podemos fazer o download desses arquivos inofensivos para verificar se nosso programa de segurança está ativo e funcionando. Caso seja esse o caso, poderemos ver uma janela como a seguinte no caso do Windows Defender.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Se tivermos outro antivírus, em vez de ver a mensagem anterior, veremos o aviso correspondente. E a partir deste aviso, podemos descobrir qual antivírus instalamos.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Depois que o software de proteção do nosso PC for identificado, agora basta procurar por ele para acessar sua janela principal. Ou, se preferirmos, desinstale-o.

Como garantir que o Avast Antivirus está instalado e protegendo ativamente seu PC

Este artigo explica como resolver problemas com o Avast AntiVirus. Esses problemas podem incluir:

  • A tela principal do aplicativo mostra um status vermelho (como Firewall desligado).
  • O ícone de bandeja do sistema do Avast AntiVirus mostra a mensagem Você está desprotegido.
  • Você não consegue abrir o Avast AntiVirus, ou não vê o ícone de área de trabalho do aplicativo Avast AntiVirus.

Recomendamos verificar se o aplicativo está instalado, ativado, atualizado e protegendo corretamente o PC antes de continuar a resolver o problema. Consulte as seções pertinentes abaixo, dependendo da natureza do problema:

Verificar a instalação

  1. Clique com o botão direito no botão Iniciar do Windows e selecione Aplicativos e Recursos no menu que será exibido. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  2. Verifique se sua versão do Avast Antivirus está visível em Aplicativos e recursos. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  3. Pressione as teclas Win e X simultaneamente e depois selecione Programas e Recursos no menu que será exibido. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  4. Verifique se sua versão do Avast Antivirus está visível em Programas e recursos. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  5. Clique no botão Iniciar do Windows e selecione Painel de Controle. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  6. Em Programas, clique em Desinstalar um programa se estiver usando a exibição de categoria padrão Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc? …ou clique em Programas e Recursos se estiver usando a exibição de ícones pequenos/grandes. Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?
  7. Verifique se sua versão do Avast Antivirus está visível em Programas e recursos.

Se sua versão do Avast Antivirus não aparecer na lista de programas e recursos, o aplicativo não está instalado em seu PC. Para instalar sua versão preferida do Avast Antivirus, consulte o artigo pertinente abaixo:

  • Avast Omni | Avast Premium Security | Avast Free Antivirus

Verificar o status da sua assinatura

  1. Clique com o botão direito no ícone da Avast em sua bandeja do sistema e selecione Informação da licença no menu que é exibido.

  2. Na tela Minhas assinaturas, veja se o texto Ativo aparece ao lado de sua versão do Avast Antivirus listado sob Assinaturas neste PC. Você também pode ver a data de expiração e o número de dias restantes, se sua assinatura está ativa.

Se a assinatura não estiver ativa, você poderá seguir as instruções no artigo pertinente abaixo para ativá-la:

  • Avast Omni | Avast Premium Security

Não é mais necessário ativar seu Avast Free Antivirus, pois sua assinatura gratuita inicial é ativada automaticamente após a instalação.

Para garantir que você esteja totalmente protegido, mantenha o Avast Antivirus atualizado o tempo todo. Se não tiver certeza de estar usando a versão mais recente do aplicativo ou se as definições de vírus estão atualizadas, consulte o seguinte artigo:

  • Atualização das definições de vírus e versão do programa Avast Antivirus

Ao corrigir problemas com o Suporte da Avast, você pode ser solicitado a fornecer informações sobre as versões do seu Programa e Definições de vírus. Para encontrar as informações necessárias:

  1. Clique com o botão direito no ícone da Avast em sua bandeja do sistema e selecione Sobre a Avast.
  2. Na tela Sobre o Avast, consulte as seguintes informações que estão visíveis na parte superior da tela:
    • Versão do programa
    • Versão das definições de vírus
    • Número de definições

Para obter informações sobre as atualizações do Avast Antivirus, consulte as seguintes referências:

  • Histórico de atualização de vírus
  • Histórico de lançamento de versões

Verificar o status da proteção

  1. Clique com o botão direito no ícone de bandeja do sistema Avast em sua barra de tarefas do Windows e selecione Abrir a interface do Avast.
  2. Veja se a guia Estado está selecionada no painel esquerdo.

  • A tela Status verde com o texto Este computador está protegido indica que todos os componentes de proteção estão ativados e o Avast Antivirus está protegendo ativamente seu PC. Quando esse status é exibido, nenhuma ação é necessária.
  • Um Status vermelho indica um problema crítico com componentes antivírus centrais que exige sua atenção imediata, enquanto a tela de Status amarelo indica um problema urgente. Se um estado vermelho ou amarelo for exibido, clique na ação relevante exibida abaixo do status para garantir que seu PC fique totalmente protegido:
    • Resolver: resolve um problema com componentes de proteção ativa, como os módulos principais.
    • Ativar: ativa componentes que ajudam a garantir sua proteção máxima, como Firewall ou atualizações automáticas.
    • Atualizar: atualiza o seu Avast antivírus para a versão de programa mais recente.
    • Ativar / Reativar: solicita a seleção de um plano de assinatura para ativar o Avast Antivirus.
    • Reiniciar agora: reinicia seu PC para concluir uma atualização de todos os componentes do Avast Antivirus.
Leia também:  Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Se mais de um problema precisar da sua atenção, clique no ícone … (três pontos) ▸ Exibir todos os problemas. Depois, selecione uma ação para cada problema usando o menu suspenso pertinente.

Para verificar em mais detalhes se o Avast Antivirus está protegendo seu PC contra malware, consulte o seguinte artigo:

Reinstalar o Avast Antivirus

Se as etapas nas seções acima não resolverem o problema, recomendamos desinstalar totalmente o aplicativo e voltar a instalá-lo.

Siga o procedimento abaixo:

  1. Desinstale completamente o Avast Antivirus com o Utilitário de desinstalação do Avast. Para obter instruções mais detalhadas, consulte o artigo a seguir:
    • Uso do utilitário de desinstalação do Avast Antivirus
  2. Reinicie o computador.
  3. Pressione as teclas Win e E simultaneamente para abrir o Explorador de arquivos.
  4. Digite ou cole C:Program Files na barra de endereço.
  5. Se a pasta AVAST software for exibida nesse local, clique com o botão direito no nome da pasta e selecione Excluir no menu de contexto.
  6. Reinstale sua versão do Avast Antivirus. Para obter instruções detalhadas, consulte o artigo relevante abaixo:
    • Avast Omni | Avast Premium Security | Avast Free Antivirus

Se o problema persistir depois de ter reinstalado o Avast Antivirus, entre em contato com o Suporte da Avast.

  • Avast Omni 1.x
  • Avast Premium Security 20.x
  • Avast Free Antivirus 20.x
  • Microsoft Windows 10 Home / Pro / Enterprise / Education – 32 / 64-bit
  • Microsoft Windows 8.1 / Pro / Enterprise – 32 / 64-bit
  • Microsoft Windows 8 / Pro / Enterprise – 32 / 64-bit
  • Microsoft Windows 7 Home Basic / Home Premium / Professional / Enterprise / Ultimate – Service Pack 2, 32 / 64-bit

Como desativar Windows Defender e usar outro antivírus

O Windows Defender é o antivírus padrão do Windows 10 e outras versões do sistema operacional, ele está em todos os computadores com software da Microsoft.

Mas, como qualquer antivírus, ele pode funcionar para você ou não (há várias opções mais robustas no mercado, por exemplo).

Portanto, aprenda aqui a desativar o Windows Defender (ou ativar), para usar outros antivírus no seu computador.

Como desativar o Windows Defender

Se você estiver querendo desativar o Windows Defender para usar outro antivírus, basta baixar esse outro antivírus no seu computador. O sistema vai reconhecer e ele será desativado automaticamente e você poderá usar a proteção do AVG, Avast, McAfee, Kaspersky e outros.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Se você estiver querendo desativar o Windows Defender para ficar sem proteção no Windows 10, basta seguir os passos abaixo. Faça, porém, por sua conta e risco.

  1. Entre em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender;
  2. Desative a Proteção em tempo real;
  3. Desative a Proteção baseada em nuvem;
  4. Desative o Envio automático de amostra e quaisquer outras configurações ativas na seção do Windows Defender;

Como usar o NoDefender

Apesar dessas configurações, o Windows Defender deve voltar à ativa.

  1. Para impedir que isso ocorra, baixe o NoDefender (zip);
  2. Extraia o arquivo e execute o NoDefender.exe;
  3. Clique em Next e depois em Next novamente (verificando se você desativou tudo);
  4. Clique em Disable Windows Defender;
  5. Se funcionou, o botão de Next será clicável. Siga em frente;
  6. Pronto! O Windows Defender foi desativado;

Como ativar o Windows Defender

Se você tiver outro antivírus, não se assuste com o Windows Defender ativado. Ele fica assim por padrão, porque já há uma proteção atuando no seu computador.

Se você não tiver outro antivírus instalado e quiser voltar para o Windows Defender, siga os passos abaixo para ativá-lo novamente.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

  1. Entre em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender > Ativar o Windows Defender;
  2. Pelo menos outras duas telas com “Ativar” vão aparecer (e você já sabe o que fazer, clicar em Ativar);
  3. Só não esqueça de clicar em Ativar no próprio Windows Defender;
  4. Ative todas as outras proteções na página do Windows Defender, como Proteção em tempo real, Proteção baseada em nuvem, Envio automático de amostra e outros;
  5. Se você não tiver outro antivírus, ele será ativado. Caso apareça a mensagem “Proteção em tempo real: Processado por outro programa AV”, desative o outro antivírus.

Windows Defender: seis perguntas e respostas do antivírus da Microsoft

O Windows Defender já vem instalado no Windows 10, com a opção de ser desativado pelo usuário. No entanto, dúvidas podem surgir em relação ao programa. A seguir, o TechTudo responde as principais perguntas sobre o programa de proteção da Microsoft.

1 de 5
Windows Defender para Chrome — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows Defender para Chrome — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Windows Defender?

Windows Defender é um programa de antivírus que já vem instalado com o Windows 10 — ou seja, não é preciso baixar nenhum arquivo ou pagar assinatura para manter o funcionamento do software.

Ele oferece proteção em tempo real contra ameaças de software, como vírus e malware em e-mails ou em sites da Internet, evitando que o computador seja infectado.

As varreduras no sistema são feitas automaticamente e em segundo plano.

O Windows Defender também oferece proteção a ameaças que podem vir de arquivos ou dados que estão armazenados na nuvem. Se for detectado algo estranho ou potencialmente perigoso para o computador, o programa já ativa seu sistema de segurança.

O Windows Defender consegue detectar, na maioria das vezes, até mesmo ameaças inéditas, como os ataques por ransomware. Para isso, o programa se baseia no comportamento do arquivo: se captar algo diferente do usual, o antivírus impede a sua execução.

2 de 5
Performance do Windows Defender é considerada satisfatória em testes de antivírus — Foto: Divulgação/AV-TEST

Performance do Windows Defender é considerada satisfatória em testes de antivírus — Foto: Divulgação/AV-TEST

A performance do Windows Defender é considerada satisfatória de acordo com os rankings mensais de avaliação dos programas de antivírus. Os antivírus pagos podem ser uma opção de segurança para as grandes empresas, mas o usuário comum pode confiar no programa de proteção da Microsoft.

Recentemente, a AV-TEST, uma organização independente que avalia programas de segurança para os sistemas operacionais Microsoft Windows, divulgou um estudo comparativo com diferentes antivírus disponíveis no mercado. O Windows Defender obteve uma pontuação total de 17 pontos, no total de 18.

O programa da Microsoft recebeu 5,5 pontos pelo seu poder de proteção, 5,5 pontos por desempenho e 6 pontos por facilidade de uso, o que foi considerado um desempenho muito bom. É a segunda vez que o Windows Defender aproxima-se dos principais produtos de segurança pagos do mercado em um estudo da AV-TEST.

Pode instalar Windows Defender em PC com Windows 7?

3 de 5
Microsoft Security Essentials é um antivírus para o Windows 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft Security Essentials é um antivírus para o Windows 7 — Foto: Divulgação/Microsoft

Não é possível instalar o Windows Defender em computadores com o Windows 7, devido aos requisitos do sistema e do programa. O Windows Defender funciona nas versões mais recentes do Windows 8 e 10.

PCs com Windows 7 têm instalado o Microsoft Security Essentials, que é o antivírus da Microsoft que deu origem ao Windows Defender. Os dois programas oferecem praticamente os mesmos recursos de segurança, com a principal diferença sendo que o Windows Defender oferece proteção avançada contra rootkits, o que não ocorre no Microsoft Security Essentials.

Como desativar o Windows Defender?

Quem prefere usar outro tipo de antivírus pode desativar o Windows Defender. O procedimento não é demorado, mas é preciso alterar a configuração do computador. Vale ressaltar que, ao desativar o antivírus, o computador pode ficar exposto a possíveis ataques.

4 de 5
Não há maneira oficial de desinstalar o Windows Defender — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Não há maneira oficial de desinstalar o Windows Defender — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Como desinstalar o Windows Defender?

Caso não queira mais usar o Windows Defender, o indicado é apenas desativá-lo, e não desinstalar o programa. A ação é possível de realizar, mas corre o risco de apagar pastas ou drivers que fazem parte do sistema operacional. Além disso, é muito provável que uma atualização do Windows Update no futuro restaure o Windows Defender e desfaça a ação.

Além disso, tanto a desativação como desinstalação são indicadas apenas no caso de instalar no computador outro tipo de antivírus imediatamente. Deixar a máquina sem proteção alguma facilita ataques cibernéticos que podem roubar dados pessoais importantes, como senhas e números de cartão de crédito.

Leia também:  Rainha Portuguesa Que Teve Como Amante O Conde Andeiro?

5 de 5
Ter mais de um antivírus no PC pode ser prejudicial para a máquina — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Ter mais de um antivírus no PC pode ser prejudicial para a máquina — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Tem problema instalar outro antivírus no PC?

O Windows Defender não impede a instalação de outro antivírus no Windows 10. Isso ocorre pois, a partir do momento que o programa é instalado, o funcionamento do Windows Defender é automaticamente desabilitado, já que ele tem seupróprio firewall.

A ação ocorre justamente para evitar conflitos entre os softwares, pois um antivírus pode detectar o outro antívirus como ameaça, causando lentidão ou até travamento do computador. Caso queira ativar o Windows Defender novamente, basta desinstalar qualquer outro programa antivírus que esteja instalado no computador.

Aliás, mesmo que você opte por usar outro antivírus que não seja o Windows Defender, é possível continuar usando manualmente o programa da Microsoft para escanear o computador à procura de arquivos suspeitos.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Como escolher um bom antivírus

3 dicas para saber se seu PC está com vírus

Existem três coisas que vão acontecer pelo menos uma vez na vida de quem usa computador e internet com uma certa frequência: esquecer uma senha, queimar o HD e pegar um vírus.

Para a primeira tragédia, sempre há um email cadastrado ou uma nova conta a ser criada. Já a segunda pode ser resolvida com um bom backup e com alguns cuidados de manutenção.

Contudo, o terceiro desastre pode render algumas dores de cabeça a mais, já que nem sempre você se dá conta que está infectado.

Há alguns anos os vírus de computador mais conhecidos eram escandalosos e alteravam elementos perceptíveis da tela do usuário, tais como cores, padrões e comandos.

Hoje em dia, os malwares estão mais sofisticados e tímidos: mais do que aparecer, eles querem se propagar rapidamente, infectando a maior quantidade de máquinas possíveis.

Mas como saber se o seu computador está com vírus, então? O Digital Trends separou algumas dicas e nós escolhemos as melhores.

1.Pop ups e banners

Esse tipo de vírus já está ultrapassado, mas ainda existe por aí para atormentar a sua vida. Se muitas mensagens pop up começarem a aparecer mesmo com o seu navegador estando habilitado para não mostrá-las, desconfie.

O mesmo acontece com mensagens ditas como “oficiais”, de órgãos como o FBI, a CIA e a Polícia Federal, anunciando que você infringiu determinada lei e que precisa pagar uma taxa para continuar usando seu computador ou a internet normalmente. Viu um banner estranho ou fora do normal no desktop ou no próprio navegador? Verifique! Pode ser um vírus.

Como Saber Qual O Antivirus Do Meu Pc?

Seus amigos estão recebendo mensagens de email esquisitas do seu remetente mesmo você não tendo enviado nada? Quando abrimos nossa conta de email, geralmente verificamos apenas as novas mensagens na caixa de entrada, deixando de lado a caixa de enviados. E é justamente disso que esse tipo de vírus se aproveita.

Devido à sua desatenção, mensagens de email em redes sociais e em chats são enviadas automaticamente, de forma a propagar o vírus. Portanto, ficar de olho no que é enviado e sempre ouvir seus amigos quando “uma mensagem estranha chegou” pode ajudar você a detectar uma infecção. Na dúvida, não fique parado: antivírus já!

3.Lentidão

Tudo bem, seu computador pode não ser uma super máquina, mas funcionava direito até que um dia começou a travar, ficar lento e se recusar a abrir determinados programas. O que será que aconteceu? Nesses casos, há dois prováveis motivos: a falta de manutenção ou o temido vírus.

Quando acumulamos muitos arquivos e programas no PC, a tendência é que ele fique mais lento e apresente algumas dificuldades de funcionamento. Isso pode ser evitado com a limpeza e a atualização periódica. Contudo, se você já faz tudo isso e mesmo assim está tendo que lidar com uma carroça, a verdadeira solução pode estar no antivírus.

Os malwares podem se instalar no computador sem dar muita bandeira, apenas prejudicando o funcionamento da máquina e aproveitando a capacidade de processamento para realizar tarefas não autorizadas, colocando você em uma rede zumbi de computadores.

Se os travamentos são frequentes e o seu computador está trabalhando mais que o normal, uma boa dica é verificar as tarefas do sistema por meio do monitor de atividade.

Assim, é possível saber quais programas ou tarefas mais estão consumindo o processamento da máquina.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como saber se seu computador tem vírus e o que fazer? – Cyberfly – Soluções em Tecnologia

Vírus de computador é um problema no qual grande parte das pessoas não gosta de lidar. Apesar disso, é comum encontrar quem já sofreu ou passa por esse tipo de problema.

Inclusive, existem vários casos onde o equipamento é contaminado por algum tipo de vírus e o proprietário sequer percebe.

Isso mesmo! Existem inúmeros malwares que infectam o PC de uma forma mais discreta, porém não menos prejudicial. E apenas observando pequenos sinais é que você pode localizar e eliminar esse tipo de ameaça.

Nesse artigo, vamos mostrar algumas dicas de como identificar vírus de computador, e o que fazer para eliminá-los. 

Confira! 

Sinais de que você está sofrendo com um vírus de computador

Nem sempre o antivírus apita identificando um malware. E pior ainda é quando não se tem esse tipo de proteção no PC.

  • Mas, seja qual for o seu caso, saiba que existem alguns sinais que indicam que o seu computador está infectado. Veja abaixo quais são eles:
  • Um dos sinais mais claros de que você está com um vírus de computador é que o desempenho do seu PC diminui. 
  • Programas que antes abriam e rodaram sem problemas, agora demoram muito e vivem parando de funcionar.
  • Se a própria inicialização da máquina estiver lenta, o problema pode ser bem grave. 

Mais um sinal claro de que o seu computador está infectado é que ao abrir qualquer navegador, você é bombardeado com anúncios e pop-ups em excesso. Esse é um indicador clássico de algum malware está afetando sua máquina. 

Observe com cuidado a sua área de trabalho e até mesmo a lista de programas do menu iniciar. Se você identificou um ou mais programas que não lembra de ter instalado, esse é um sinal claro de vírus de computador.  

Como resolver e evitar o problema de vírus de computador? 

Agora que você já sabe como identificar um vírus de computador, confira a seguir algumas dicas de como resolver o problema e evitar novas infecções:

A primeira coisa a ser feita para resolver o problema de vírus no computador é instalar e ativar um antivírus. Caso você já tenha um, verifique se ele está ativado e atualizado.  É comum, principalmente no caso do sistema de segurança próprio Windows, que ele não funcione porque está desatualizado. 

Caso queira instalar outro programa do gênero, será necessário excluir o antigo para não ocorrer incompatibilidades. 

Por mais atrativo que possa parecer baixar aquele filme lançamento pelo Torrent, ou a versão hackeada daquele programa caríssimo, não caia na tentação. Boa parte das pessoas acaba com o PC infectado justamente pela pirataria. 

Além de ilegal, ela tende a trazer apenas dor de cabeça. Vale mais à pena pagar mais e evitar perder dados importantes e sigilosos. 

Sempre que for fazer manutenção ou limpar o seu PC, escolha uma empresa confiável e com experiência. 

Acredite, contratar “o cara da assistência” que um amigo conhece, pode ser extremamente perigoso. Ele terá total acesso ao seu computador, podendo instalar o programa que quiser, bem como tirar qualquer arquivo ou dado. 

Prefira investir um pouco mais para ter a garantia de um serviço seguro, do que “pagar para ver” e acabar criando um problema muito maior.

Qual a importância de ter uma internet boa nesse caso? 

Uma internet boa pode ajudar diretamente na prevenção e combate de vírus. Por meio dela você pode instalar ou acessar soluções potentes de limpeza de computadores. 

Esses programas fazem a varredura completa da máquina, garantindo que qualquer agente suspeito seja eliminado. Mas para ter esse tipo de ferramenta no seu PC, é necessário investir em uma conexão de qualidade.

Além disso, esse tipo de investimento traz uma série de outros benefícios. Saiba mais no post “Vantagens de ter um bom plano de internet em sua casa”.

Conclusão

O vírus de computador pode comprometer completamente os seus dados e arquivos. Por isso, é importante ficar em alerta. 

Além de colocar as dicas acima em prática, não deixe de fazer a manutenção periódica da sua máquina. Com ela, você poderá identificar possíveis problemas antes que eles se tornem graves. 

É tão importante quanto evitar vírus de computador, é ter uma internet potente. Afinal de contas, é ela que te permitirá acessar soluções de varredura e proteção para a máquina. 

Está precisando de uma conexão de internet melhor? Então aproveite para entrar em contato com a Cyberfly. 

Leia também:  Como Saber Qual O Meu Contrato Colectivo De Trabalho?

Qual é o melhor antivírus para o seu PC? Nós testamos e comparamos

Antes de comparar, nós perguntamos: quais soluções de antivírus vocês queriam ver no Laboratório Digital deste mês? Seguindo o resultado da enquete, colocamos lado estas suítes de segurança para o Windows 10 lado a lado. São elas: Avast Free Antivirus; Kaspersky Internet Security; Microsoft Windows Defender; Comodo Internet Security e ESET Internet Security.

Para fazer a comparação destes programas, nós fizemos a instalação deles de forma individual em um mesmo PC para uma análise minuciosa, que conta até com uma coleção particular e atualizada de pragas e malwares para os testes de detecção.

Como complemento para a nossa comparação, também usamos estudos e análises feitas por institutos independentes como o AV-Comparative e o AV-Test Institute.

E, por último, mas não menos importante, também acessamos sites maliciosos reconhecidos pelo PhishTank e exploits famosos do Wicar para garantir que o antivírus também consiga oferecer proteção na hora de navegar na internet.

publicidade

Interface

Para o primeiro quesito, nós avaliamos o design dos aplicativos, buscando saber qual o antivírus tem a melhor interface, sendo esta intuitiva e de fácil utilização.

Assim, o princípio adotado aqui, é que todo antivírus deve ter suas funções bem explícitas na tela, sem fazer seu usuário ter que entrar em menus complexos ou ter que pesquisar sobre o que faz determinada função. Começando com o Windows Defender e o Comodo, estas soluções foram as piores deste quesito.

O Windows Defender acaba fornecendo um número grande de infomações, que não ajudam ou são desnecessárias para um usuário comum. Enquanto isto, o Comodo não traz ícones claros e o número execessivo de funções dispostas em um mesmo local é capaz confundir usuários, que não tenham experiência com este tipo de programa.

Em uma situação um pouco melhor está o ESET, que apesar de deixar os seus recursos em diferentes locais, ao menos explica de forma resumida qual é a função de cada um deles.

Já o Kaspersky Internet Security e o Avast são os melhores deste quesito, trazendo ícones bem intuitivos e explicações mais claras de suas funções, o que lhe facilita a escolher o que deixar ou não ativado. Apesar da similiaridade entre as nossas duas úlitmas opções abordadas, o vencedor para nós no quesito de design ainda é o Avast, devido as cores adotadas e facilidade de acessar ou ativar os seus recursos, que contam com explicações logo em sua tela inicial.

Desempenho

Para o quesito de desempenho, a nossa análise tem como objetivo ver qual o impacto de cada antivírus no uso diário do PC, sem usar o gerenciador de tarefas para monitorar o consumo de recursos.

Assim, foram feitos testes abrindo sites, programas e copiando arquivos para avaliar o impacto de velocidade em cada tarefa.

Apesar de todas as soluções apresentarem um resultado bem similar, o Comodo foi o antivírus que mais trouxe lentidão ao sistema principalmente na hora de abrir programas e de iniciar o computador.

Já o Windows Defender e o ESET ficaram em uma situação mais confortável, trazendo pequenas lentidões momentâneas, que não comprometeram a experiência de uso do PC. Por sua vez, o Avast trouxe uma experiência um pouco melhor, mas a instação de programas foi ligeiramente afetada por ele. Assim, quem venceu neste quesito foi o Kaspersky, que praticamente não trouxe impacto algum visível na performance do computador.

Consumo de recursos

Nós acabamos de ver o impacto de cada antivírus no desempenho da máquina no que diz respeito a lentidões causadas por eles. Agora, nós veremos uma parte um pouco mais técnica, que avaliará o quanto cada solução exige do computador em termos de memória, processador e até uso de disco.

Para este quesito, o destaque negativo vai para o Windows Defender, que apesar de consumir pouca CPU foi o que apresentou números maiores de consumo de memória. Já o ESET e o Comodo trouxeram resultados bem parecidos com um alto consumo de disco visto principalmente na hora de serem iniciados junto com o Windows.

 Assim, quem fica com o destaque são duas opções: o Avast e o Kaspersky, que assim como vimos na performance, foram realmente os dois antivírus que consumiram menos recursos da máquina.

Eficácia

Agora que alguns itens já foram avaliados, nós chegamos ao quesito de eficácia, que  é o principal ponto de um antivírus.

Afinal, nós utilizamos eles para ficarmos protegidos enquanto usamos nossos PCs, certo? Neste teste, a gente compara a eficácia de cada antivírus tanto na detecção quanto na remoção de ameaças virtuais – e também na identificação de sites falsos e suspeitos.

Felizmente, em nossos testes, nenhuma solução apresentou falhas na detecção das ameaças mais graves; o que é um ótimo sinal. Ou seja, com qualquer uma das cinco soluções comparadas neste Laboratório, sua máquina estará bem protegida.

Com a ajuda da análise de órgãos independentes que testam exclusivamente essas soluções, o índice de eficácia de todos ficou muito próximo dos 100%; sendo que os únicos que ficam um pouquinho atrás são o ESET e o Windows Defender, que poderiam aprimorar principalmente a sua proteção para navegar na internet com mais segurança.

Extras

Para os nossos testes, nós avaliamos os antivírus em suas versões completas e o Avast em sua versão gratuita, como votado na enquete por vocês.

Mas para deixamos tudo mais justo, para apenas este quesito de ferramentas extras, resolvemos avaliar o Avast em sua versão paga.

Essas funções extras, na maioria dos casos podem não ser tão necessárias para a segurança do PC, mas geralmente adicionam alguns recursos interessantes.

O Kaspersky e o Windows Defender não trazem nada muito além do que um antivírus básico fornece, possuindo poucos recursos extras. Já o ESET é uma das únicas opções a contar com uma ferramenta anti-furto e ainda tem funções de controle parental para quem precisa deixar o computador ser utilizado por crianças com segurança.

Já o primeiro lugar deste quesito fica dividido novamente, desta vez entre: Avast e Comodo.

Ambas as soluções são as mais completas de nossa lista e procuram ir além do básico trazendo funções bem interessantes, como um firewall e uma Sandbox, onde você pode testar programas de procedência duvidosa sem expor dados e arquivos do seu sistema a eles.

Conclusão

Após alguns dias de testes, avaliações e comparações, o grande vencedor como melhor antivírus, na escolha do Olhar Digital, é a solução da Kaspersky. Sendo uma opção extremamente leve  e com uma proteção excelente. E, mesmo sem apresentar tantos recursos avançados, as suas ferramentas são mais do que o suficiente para manter seu computador seguro.

Em segundo lugar, com uma excelente qualidade e sendo bem efetivo, ficou o Avast. Mesmo na sua versão gratuita, as ferramentas que fazem a diferença para o dia-a-dia estão presentes e completamente funcionais. Não apenas isso, a interface do Avast realmente não deixa dúvidas no ar sobre o que o aplicativo está fazendo e dificilmente você cometerá algum erro ao manuseá-lo.

Em uma posição abaixo, a medalha de bronze vai para a solução do Comodo Internet Security. Apesar de ser um tanto pesado e, diga-se de passagem, demorar para instalar, esta solução oferece uma boa proteção. A sua interface, é verdade, não é amigável, mas quem já possui experiência com antivírus não deverá levar isto em conta como um contra.

Já as últimas duas opções de nossa lista, o Windows Defender e o ESET acabam com um empate na última colocação.

A solução que vem com o Windows é um dos antivírus menos intuitivos, além de roubar muitos recursos da máquina para ficar em execução.

Em compensação, o ESET, até tem uma interface melhor, mas também rouba muitos recursos e apresenta um pouco mais de falhas na hora de detectar ameaças.

Para manter o seu computador protegido, além destes antivírus abordados pelo Olhar Digital, existem outras soluções ótimas, mas estas foram as cinco ferramentas mais votadas que vocês escolheram para serem comparadas por nós a nossa comparação.

Não custa lembrar que para um uso comum, qualquer uma destas cinco ferramentas lhe deixará bem protegido, mas se você usa outra opção ou tem uma opinião diferente, não deixe de usar o nosso espaço para compartilhar comentários e experiências com a galera

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*