Como Saber Qual É A Música?

Tocar na rádio é fundamental para o sucesso de qualquer artista. Aqui na Playax, acompanhamos quase 5000 emissoras, em todas as regiões do Brasil, 24 horas por dia. Veja abaixo como você, artista, produtor, empresário ou divulgador de rádio, pode ter acesso a esses dados.

Dentro do menu Acompanhe, na sessão Execuções, você tem acesso às páginas Desempenho, Mapa, Linha do Tempo e Meus Relatórios. 

Veja abaixo uma imagem da página de Desempenho. No filtro superior, você pode escolher o período, o meio, a fonte, a localidade e a faixa. No segundo filtro, pode escolher agrupar os dados por dia, semana ou mês. E, na legenda, pode observar em azul o número de plays e em preto o número de pontos de audiência.

Como Saber Qual É A Música?

Como sei quais são as minhas músicas mais tocadas nas rádios?

Ao final da página de Desempenho, basta clicar em Músicas para ver quais são aquelas que alcançaram o maior número de pessoas. Mais do que saber quantas vezes sua música tocou, acreditamos que é melhor saber quantas vezes ela foi ouvida.

Por isso, no exemplo abaixo, ordenamos a lista por Pontos de Audiência. Um ponto de audiência equivale a um público estimado entre 1.000 e 1.500 ouvintes. Esses pontos levam em conta a potência da rádio, a densidade demográfica da região, o horário em que houve a detecção e a popularidade da emissora.

 Basta clicar no botão Exportar para ter acesso ao relatório em PDF ou Excel. 

Como Saber Qual É A Música?

E como sei quais foram as emissoras que tocaram as minhas músicas e alcançaram a maior audiência

É simples, basta clicar em Emissoras, que a lista será reordenada de acordo com as emissoras que alcançaram maior audiência. Aqui, novamente, estamos olhando Pontos de Audiência. Se você quiser, também poderá gerar um relatório clicando no botão Exportar.  

Como Saber Qual É A Música?

E se eu quiser saber quais os lugares que tiveram maior audiência?

Basta clicar em Localidades, que a lista será reordenada de acordo com os estados que alcançaram o maior número de pessoas. 

Como Saber Qual É A Música?

Se preferir, clique em Cidades para que a lista seja reordenada dessa forma. 

Como Saber Qual É A Música?

Por exemplo, como vejo o desempenho das minhas músicas em uma cidade específica?

No campo Buscar localidade/minhas rádios, basta você buscar a cidade, o estado, a região ou a praça que deseja.

Como Saber Qual É A Música?

E se eu quiser saber o desempenho de uma música específica? 

Basta digitar o nome da música no campo Buscar Faixa.

Como Saber Qual É A Música?

Outra página que pode te ajudar a acompanhar o seu desempenho é a página Mapa. Conforme vemos na imagem abaixo, você pode selecionar um período, escolher entre Estados ou Cidades; Pontos de Audiência ou Plays; Rádio, TV ou Webrádio. 

Como Saber Qual É A Música?

Ou, se preferir acompanhar o seu desempenho em tempo real, você pode usar a página Linha do Tempo. No filtro superior, você poderá escolher o período, o meio, a fonte, a localidade e a faixa. Pode ainda ouvir a gravação ou falar diretamente com a rádio. 

Como Saber Qual É A Música?

Na página Meus Relatórios, você pode criar relatórios para acompanhar a negociação com uma emissora de rádio, que envolva dinheiro ou não. Veja no exemplo abaixo:

Como Saber Qual É A Música?

E aí? Pronto para saber onde sua música toca? Cadastre-se agora na Playax.

Qualquer dúvida, comente no post ou entre em contato através do [email protected]

Categories: Dicas, Geral, Relatório Semanal

6 apps incríveis para descobrir música pelo som ou cantarolando

É muito comum entrarmos em um café, restaurante ou loja, ouvirmos uma música que nos cativa e querermos descobrir qual é. E é péssimo quando o som acaba e ficamos sem saber, não é mesmo? Por isso, ter um aplicativo no Android ou iPhone para identificar canções pode ser uma mão na roda!

Além do mais, hoje em dia, centenas (se não milhares) de músicas são lançadas todos os dias. Então é mesmo complicado estar antenado em tudo o que está rolando nas rádios do mundo.

O AppGeek resolve o problema com as indicações abaixo!

1. SoundHound

Como Saber Qual É A Música?

Com uma premissa semelhante, o SoundHound é outro app de música para você nunca mais perder aquela canção que ouvir em uma festa ou no rádio! Basta tocar em um único botão e rapidamente você já fica sabendo o que está tocando.

Outra função muito interessante do aplicativo é a possibilidade de descobrir uma canção cantando ou cantarolando para o aplicativo ouvir. Perfeito para quem ficou com uma música na cabeça!

Com o SoundHound, você ainda tem acesso a letras, pode comprar canções, ficar sabendo mais sobre artistas e álbuns e ainda ouvir suas músicas favoritas.

Semanalmente, o app traz as novidades do mundo da música. Isto para você não perder nenhum lançamento e estar sempre por dentro do que as pessoas andam ouvindo no mundo todo.

Leia também:  Como Ver Qual A Versão Do Windows?

Para baixar o SoundHound, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Shazam

Como Saber Qual É A Música?

O Shazam já deve ser um conhecido seu. Também, pudera: é um dos melhores aplicativos quando o assunto é descobrir música! Com um simples toque na tela, a ferramenta ouve o que está tocando e em segundos já traz as informações principais, como título, artista e álbum.

Mas as funcionalidades do app não param por aí: dá para ter acesso a letras e vídeos do YouTube! Além disso, dá para ouvir previamente as canções e depois adicionar à sua playlist no Spotify.

O Shazam ainda traz novidades do mundo da música em tempo real, em uma interface muito intuitiva e agradável de se usar. Para deixar tudo ainda mais interessante, o aplicativo recomenda músicas que você pode gostar, além da possibilidade de seguir seus artistas favoritos!

Para baixar o Shazam, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Musixmatch

Como Saber Qual É A Música?

Descubra como ver a letra da música no Spotify com o MusixMatch

Musixmatch traz praticamente qualquer letra de música para você cantar junto. Para isso, basta deixar a ferramenta escutar o que está tocando ao seu redor ou fazer uma simples pesquisa para ter instantaneamente o conteúdo das canções.

O app traz ainda um widget para você ter na sua tela inicial e checar as letras rapidamente, sem precisar abrir a ferramenta. Assim, fica fácil aprender os versos e arrasar no karaokê mais tarde.

Uma das premissas do aplicativo é também o aprendizado de idiomas. Quem nunca ouviu falar que ouvir e aprender as letras de músicas estrangeiras é uma forma eficaz de se aprender novas línguas? Com o Musixmatch fica fácil, já que ele traz as traduções na hora!

Para baixar o Musixmatch, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. Identificador de Músicas

Como Saber Qual É A Música?

Muito rápido e confiável, com o Identificador de Músicas você pode encontrar canções e letras nos mais diversos idiomas. Além disso, o aplicativo conta com um player que traz as letras na tela, facilitando para quem gosta de cantar junto!

A interface é bastante simples e amigável, também muito intuitiva. Basta alguns toques na tela para ter acesso às canções e letras. Depois, dá para compartilhar trechos e outros conteúdos com seus amigos diretamente pelo app.

E se você não tem um serviço de streaming de música, o aplicativo permite que você seja direcionado diretamente para o vídeo no YouTube!

Para baixar o Identificador de Músicas, clique aqui.

5. BeatFind

Como Saber Qual É A Música?

Karaokê online: melhores opções para soltar a voz sem baixar nada

Outra opção muito completa é o BeatFind, que em poucos segundos identifica e traz as informações mais importantes sobre uma música para a sua tela. Uma simples pesquisa também revela tudo o que você precisa saber sobre determinada canção.

Para ouvir a música encontrada, o app direciona para o seu serviço de streaming, seja o Spotify, o Deezer ou o YouTube.

Caso você esteja em uma festa e deseja ser o centro das atenções, o BeatFind conta com o “botão relâmpago”. Na função, você gera um efeito de luz intermitente sincronizado com as batidas da música, utilizando o flash do aparelho.

Para baixar o BeatFind, clique aqui.

6. Song Key Finder

Como Saber Qual É A Música?

Melhores players de música para Android

A premissa do Song Key Finder é diferente das opções acima, uma vez que o aplicativo é voltado para os amantes de música que desejam aprender a tocar as canções. Isto porque a ferramenta identifica as notas musicais.

Assim, bastam alguns toques na tela para ter as informações necessárias. Perfeito para quem estiver aprendendo a tocar e precisa de uma mãozinha para descobrir as notas e acordes certos!

Para baixar o Song Key Finder, clique aqui.

Com os aplicativos acima, você tem uma gama de possibilidades para descobrir música e nunca mais deixar passar aquela canção que ouviu em um lugar qualquer, mas que não saiu mais da sua cabeça. Além de poder aprender as letras e ainda descobrir notas e acordes musicais.

AppGeek recomenda:

5 aplicativos para reconhecer a música que está tocando

Você está na balada, uma música incrível começa a tocar e você fica se perguntando que música é aquela ou quem é o autor dela? Simples, baixe um aplicativo em seu smartphone, deixe-o “escutar” a música um pouco e em instantes ele vai responder todas essas perguntas para você.

São várias opções disponíveis nas lojas de aplicativos das principais plataformas móveis da atualidade. Por isso, nós escolhemos cinco dos melhores aplicativos para reconhecimento musical e, vale ressaltar, eles funcionam quase que como uma central multimídia, reunindo várias informações sobre os artistas e suas canções.

Leia também:  Como Dizer A Um Rapaz Que Gosto Dele Por Sms?

Confira nossa lista:

1. Shazam

Grande nome do gênero, o Shazam é o principal aplicativo disponível hoje para quem quer descobrir qual música está tocando colocando o celular para “ouvi-la”. Não importa se a música está tocando na balada, na rádio ou na TV: ligue o Shazam e aguarde uns instantes para identificar a canção.

Como Saber Qual É A Música?

Além de ouvir, ele coloca você em contato direto com lojas para você adquirir a música digitalmente ou ainda com serviços de streaming como Rdio, Deezer e Spotify para você escutá-la integralmente e de graça. Usuários do Rdio ainda podem criar uma playlist só com as músicas “shazamadas” e você ainda pode ver recomendações de outros usuários do app. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Faça download do aplicativo para AndroidFaça download do aplicativo para iPhone/iPad/iPod touchFaça download do aplicativo para Windows Phone

2. MusicID

Os desenvolvedores garantem que as últimas atualizações tornaram o MusicID ainda mais rápido. Quando um artista é identificado, o programa carrega na tela uma série de informações sobre ele, como biografia, outras músicas, quem os influenciou e por aí vai.

Como Saber Qual É A Música?

Além disso, você tem contato direto com ainda mais dados relacionados à música reconhecida, como sua letra completa e vídeos no YouTube. Ou seja, você descobre qual é a canção e já fica por dentro de tudo direto da tela do smartphone. O app tem versões para Android e iOS.

Faça download do aplicativo para AndroidFaça download do aplicativo para iPhone/iPad/iPod touch

3. SoundHound

Está com uma melodia na cabeça, mas não consegue se lembrar qual é a música? Não tem problema, basta reproduzir a melodia diante do SoundHound para que o programa faça todo o trabalho pesado por você. Além disso, é claro, ele também reconhece canções ouvidas na rádio, na TV ou em uma festa.

Como Saber Qual É A Música?

Depois de reconhecer a canção, o app oferece visualização de letra da música para você cantar junto, ver um mapa musical da sua região, no qual aparecem outros usuários do app que reconheceram uma música recentemente, e também adicionar à playlist de serviços como Rdio e Spotify. Ele conta com versões para Android, iOS e Windows Phone.

Faça download do aplicativo para AndroidFaça download do aplicativo para iPhone/iPad/iPod touchFaça download do aplicativo para Windows Phone

4. musiXmatch

Com um catálogo respeitável de letras de música, o musiXmatch também é uma opção para quem está ouvindo uma canção e gostaria de saber mais sobre ela. Você pode salvar e etiquetar as canções, separando-as como achar melhor para voltar a ver informações sobre elas em outro momento.

Como Saber Qual É A Música?

Além disso, o aplicativo oferece contato direto com outros serviços para que você escute a música. Com visual moderno e uma comunidade ampla e ativa, esta é uma das alternativas mais interessantes e divertidas do gênero. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Faça download do aplicativo para AndroidFaça download do aplicativo para iPhone/iPad/iPod touchFaça download do aplicativo para Windows Phone

5. TrackID

Por fim, a última dica da lista é um programa exclusivo para Android. O TrackID é desenvolvido pela Sony e não deve nada para os concorrentes, pois traz um sistema preciso para reconhecimento de canções e ainda oferece biografia e mais músicas dos artistas reconhecidos.

Como Saber Qual É A Música?

Além disso, ele armazena suas pesquisas em um histórico, então você pode salvar as músicas para ouvi-las posteriormente (quando estiver conectado em um Wi-Fi, por exemplo, para poupar sua internet móvel) em serviços como Spotify, YouTube e Music Unlimited.

Faça download do aplicativo para Android

Conhece algum aplicativo que deveria estar nesta lista, mas ficou de fora? Então não deixe de registrar sua contribuição logo abaixo na seção de comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

¿Cómo saber en menos de 1 minuto qué Música tiene Copyright?

  • La respuesta a esta pregunta es sencilla: prácticamente toda la música que existe está bajo derechos de Copyright.
  • Sin embargo, existen tres casos en los que podrás utilizar canciones en Internet sin preocuparde de los derechos de autor:
  1. Si la música está bajo Dominio Público.

  2. Si la música está bajo licencias Creative Commons.
  3. Si la música es Libre de Derechos.

Como Saber Qual É A Música?Si es una canción antigua y tiene más de 70 años, es muy posible que sea de Dominio Público y puedas utilizarla sin problema. Sin embargo, deberás asegurarte de que esto es así. Para ello, hemos escrito un artículo muy completo acerca de la música de dominio público.

Leia também:  Como Calcular Quanto Vou Receber De Irs?

En PDInfo podrás encontrar también una gran lista de canciones de este tipo.

Bajo licencias Creative Commons

Si has descargado la canción desde alguna web que ofrece música libre de derechos gratuita, lo más seguro es que esté bajo una de las licencias Creative Commons.

Lo que tendrás que hacer en este caso es acudir a la web de descarga y leer bien su apartado referido a las licencias, para asegurarte de que esto es así y saber qué tipo de restricciones tienes a la hora de utilizarla.

Música libre de Derechos

Sin duda, es la mejor opción a la hora de utilizar música en tus vídeos o proyectos. Son canciones que no son famosas, pero nada tienen que envidiar a aquellas, ya que su calidad y variedad es la misma. Un buen lugar donde descargarlas es Epidemic Sound, como veremos más adelante.

En todos los demás casos, sobretodo si la música es famosa o conocida, seguramente esa canción tenga derechos de autor y no puedas utilizarla.

¿Cómo saber si una canción tiene derechos de autor al utilizarla en Youtube?

  1. Hasta hace poco, una buena manera de ver si una canción estaba libre de derechos era acudir al apartado Políticas de Música de Youtube.
  2. Sin embargo, la plataforma ha descontinuado este servicio, al menos de momento.

  3. Lo que recomiendan desde el mismo Youtube para estar seguro de que no vas a tener problemas es primero subir tu vídeo y, en vez de publicarlo directamente, configurarlo como privado u oculto para detectar posibles infracciones antes de publicarlo.

  4. De esta manera nos podemos asegurar de que, si nos aparece algún aviso relacionado con el copyright una vez hemos puesto el vídeo en modo oculto o privado, será mejor volverlo a editar y cambiar esa música por otra.

Lo mejor en cualquier caso es no arriesgarte a utilizar canciones de las cuales no estás seguro.

Sino, te expones no solamente a que tu vídeo sea bloqueado o monetizado por otra persona -el autor o la discográfica-, sino incluso a tener problemas legales a posteriori.

Música sin copyright para proyectos comerciales

Como alternativa de pago y de mayor calidad, en caso de querer utilizar música para vídeos comerciales, videojuegos, radio, televisión o cine o simplemente no querer atribuir al autor, lo mejor es adquirir las licencias de uso.

Para ello las dos mejores opciones son las siguientes:

Como Saber Qual É A Música?Epidemic Sound es una plataforma dedicada a la venta de música libre de derechos y que cuenta con una biblioteca con más de 300.000 temas.

  • ¡Visita Epidemic Sound!
  • Decidieron lanzar al mercado una suscripción pensada al más mínimo detalle para cualquier vlogger o Youtuber que ofrece lo siguiente:
  • Acceso a cientos de miles de pistas
  • Nuevas canciones añadidas cada semana
  • Descargas ilimitadas
  • Uso ilimitado en tus canales propios
  • Sin reclamos de derechos de autor ni royalties
  • Monetiza completamente tus vídeos
  • Cancelación en cualquier momento
  1. Su precio es de 13€ al mes.
  2. Además, en caso de que quieras probar la plataforma y sus servicios sin ningún tipo de compromiso, están ofreciendo ahora un período de prueba de 30 días totalmente gratuito.

El segundo portal es Envato Elements. En él podrás encontrar miles de canciones y efectos de sonido clasificados por géneros y con un precio muy asequible: 14.50€ al mes por toda la música que necesites. 

  • En caso de no haberte quedado algún punto claro, te dejamos este vídeo explicativo a continuación (a partir del minuto 1:00):
  • .

Conclusión

Como conclusión, Youtube ayuda en la tarea de verificar si una canción en concreto tiene derechos de autor, al subir tus vídeos en modo oculto o privado. Y, por otra parte, también facilita las cosas a la hora de obtener música gratuita.

Sin embargo, si quieres acceder a música de calidad y no tener problemas jamás a la hora de utilizar música de fondo, lo mejor es adquirir una suscripción mensual en uno de los dos servicios arriba mencionados.

En caso de querer leer una amplia explicación  de todo lo relacionado con la música libre de derechos en Internet, te recomendamos que le eches un vistazo a nuestro mega-artículo ¿Qué son las canciones sin copyright?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*