Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

A missão de cada um tem conteúdos específicos e intransferíveis, carregados de dons únicos e potenciais que somente aquele indivíduo conseguiria desenvolver. Muito embora quando falamos sobre a missão de cada um, passamos a ideia de uma tarefa única, personalizada, encontrar e realizar a missão da alma tem aspectos genéricos que se aplicam a qualquer ser humano.

Todos temos dons ocultos específicos que podem e devem ser aflorados durante a vida, os quais se bem aproveitados, poderão promover um incrível aumento na plenitude e na alegria de existir de uma pessoa.

Contudo, mesmo após aflorar determinados dons, muitas pessoas ainda munidas de potenciais latentes, não conseguem se concentrar no que realmente importa, a evolução da consciência e o foco em um estilo de vida voltado para os valores da alma.

A maioria das pessoas que em algum momento se perguntam sobre suas missões aqui na Terra, já começaram a sentir um dos primeiros sintomas que indicam que elas não estão alinhadas com os seus propósitos: o sentimento de vazio. Este sentimento não vem sozinho, com ele sempre encontramos a angústia, a frustração e o desânimo que gera o efeito nota 5.

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

PRINCÍPIOS VALIOSOS

Se você quer encontrar e realizar a missão da sua alma, alguns passos são necessários para que você comece a se alinhar com você mesmo, e para isso, você precisará entender que:

1- Evoluir sempre é a questão mais importante da nossa existência.

Em primeiro lugar você precisa melhorar os aspectos da sua consciência, curando os traços negativos da sua personalidade, como raiva, medo, tristeza, mágoa, pessimismo, intolerância, agressividade, tendência a criticar, tendência a controlar os outros, tendência a se isolar do mundo, tendência a se culpar, e assim por diante. Leia livros, faça cursos, terapia, participe de grupos específicos, todavia jamais, sob nenhuma  circunstância, deixe de dar prioridade número a curar os seus pensamentos e emoções negativas.

2- Entenda que você é 100% responsável por você. Ninguém é responsável pela sua felicidade e você também não é responsável pela felicidade de ninguém.

Arregace as mangas e siga em frente com vontade de fazer a diferença.

Você pode até não saber o que está fazendo e também não ter certeza se está no caminho certo, mas se você estiver cheio de ânimo para encontrar o seu caminho, naturalmente irá encontrar, pois esse movimento obedece a  leis naturais.

3- Você não conseguirá ir a lugar nenhum se não valorizar o que você é e o que você tem no agora. Jamais reclame, jamais critique, tampouco gaste o seu tempo se lamentando pelo que não tem ou não conseguiu.

Entenda o seu momento atual como um nível necessários, mas projete mentalmente onde você quer chegar e como você quer se sentir. Todos os dias, sem exceção agradeça todas as suas bênçãos, agradeça a sua vida e tudo ao seu redor, e em seguida, volte o pensamento para onde você quer chegar.

Gratidão e foco no seu objetivo são ingredientes mágicos que irão turbinar a sua energia interna de realização.

4- Ser para ter é a chave. No mundo atual, a maioria das pessoas olha ao seu redor e em algum momento sente uma carência profunda por não ter os bens materiais que o vizinho tem, por não ter o emprego que um amigo tem ou o relacionamento perfeito que aquela pessoa que está na mídia.

Nesse momento, de forma ilusória, a pessoa pode acreditar que para ser feliz precisará dos bens materiais do vizinho,  do emprego do amigo ou o relacionamento perfeito daquela celebridade.

Como dificilmente ela conseguirá tudo isso, tal e qual as pessoas citadas conseguiram, então o sentimento de carência pode vir à tona com toda força. Esse é um erro comum.

Você não pode inverter o caminho das coisas, não podemos ter algo para ser, entretanto, devemos ser para ter. E o ser para ter envolve exatamente a aplicação correta do princípio 1.

  Você não pode afogar um sentimento ruim, apenas curá-lo, portanto, não é com uma conquista material, relacionamento ou emprego dos sonhos que você deixará de sentir emoções negativas.

Apenas com consciência sobre você, sobre a sua existência, sobre os seus papeis e o sentido da sua vida, é que você conseguirá saciar a carência natural que surge quando olhamos o nosso mundo e as coisas ao nosso redor.

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

5- Adquira o habito da reflexão diária. Sem parar todos os dias, silenciando os sons externos e acalmando a mente, você jamais escutará a voz da sua alma. Internamente, no âmago da nossa consciência encontramos as respostas certas para absolutamente todas as situações da nossa vida, contudo, não somos acostumados a isso.

Todos os dias, feche os olhos por dez minutos e faça perguntas mentalmente para você, as quais tem o objetivo de analisar como a sua alma se sente quanto a forma como você vem vivendo a sua vida. Faça cada uma das perguntas, depois aguarde surgir automaticamente as respostas.

Em seguida, respire fundo, corte a conexão com a pergunta anterior, e continue se perguntando mais  por alguns minutos. Algumas perguntas que você pode se fazer são:

              > Se eu morresse hoje, como eu me sentiria? Estaria pronto para ir? Quais assuntos pendentes ficariam? Quais emoções negativas eu sentiria? Porque? Quais as pessoas que ainda eu precisaria me harmonizar? Por que eu não fiz isso ainda?

               Quais são os meus principais defeitos? Quais são os meus principais defeitos segundo a opinião das pessoas que eu mais convivo?

              O que eu poderia fazer para sofrer menos com situações que enfrento na vida.

               Eu estou no meu lugar no mundo?

               Quanto esforço eu faço para ser aceito(a) pelas pessoas a minha volta? Isso é realmente necessário? Eu estou agindo corretamente?

               Qual é o tamanho e qual é a qualidade do legado que eu já construí nesta vida? Quantas coisas eu já fiz pelo mundo das quais eu posso me orgulhar?

  •                Eu gosto do que me tornei?
  •               O que eu pretendo começar a fazer neste instante para melhorar a minha vida e o mundo?
  •               Após os seus questionamentos, que não devem ser feitos em tom de raiva, cobrança ou julgamento, mas sim com leveza, faça as seguintes afirmações.
  •                Eu sou um filho de Deus.
  •                Eu sou o filho do Criador.
  •                Eu sou um criador também.
  •                Eu escolho ser feliz.
  •                Eu escolho viver a missão da minha alma.
  •                Eu posso sempre construir novos caminhos.

6- Você só muda o mundo começando por você. Você não consegue mudar no outro o que não consegue mudar em você. Ensine pelo exemplo, seja o exemplo! Se quer mais harmonia, conquiste ela primeiro. Se quer que alguém tenha mais amor, mais paciência, mais perdão, então tenha você primeiro mais amor, mais paciência e mais perdão.

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

7- Saia do piloto automático. O mundo de hoje está programado para as pessoas não pensarem, não refletirem e viverem dentro de uma proposta de comportamentos controlados para um padrão materialista unicamente e linear.

Não assista TV demais, não leia futilidades demais, não faça o que todo mundo faz o tempo inteiro, não fique na corrida louca do inconsciente coletivo, pois assim você será engolido. Questione as rédeas da sua vida o tempo inteiro e fique atento as emoções que sentir.

Sempre que se sentir mal, olhe para dentro e encontre o significado deste sentimento antes de tomar novas decisões.

8- Tenha disciplina nos assuntos essenciais. Toda pessoa, com o tempo, descobre valores os quais ela não suporta viver sem, por isso, descubra quais são esses valores na sua vida e dê muita atenção a eles.

Mantenha uma disciplina impecável em manter um comportamento exemplar nestas áreas da sua vida.

Por exemplo, se você já percebeu que é uma pessoa que precisa de muito descanso e boas horas de sono, crie uma rotina disciplinada para garantir que isso aconteça, pois se você ceder já conhece as consequências negativas.

Todos nós temos áreas de nossas vidas que podem ser consideradas estratégicas, então as mapeie e determine um plano de ação para que sejam bem organizadas em sua vida.

9- Viver o seu melhor é uma consequência. Quando você aplicar na sua vida, um estilo de vida e comportamentos voltados para os princípios anteriores, naturalmente os seus dons e talentos começaram a aflorar e você será inspirado a fazer novas coisas.

É um movimento natural de quem lapida a sua essência, não há mistérios neste acontecimento, entretanto, abra a sua percepção pois quando você começar enxergar os seus talentos surgindo, você precisará explorá-los da melhor forma possível, e desta forma, você dará um incrível salto de qualidade na sua vida.

Não há como ser feliz com seus próprios talentos se você não souber aplicar os princípios anteriormente citados.

Basicamente você precisará de 10 minutos diários para conectar-se à sua alma, ao seu eu interior.

Sinceramente?! Você não tem desculpas para não continuar a sua busca pela transformação positiva? Eu por exemplo gravo vídeos exclusivos todos os dias e produzir estes conteúdos é uma forma de me conectar.

Quando eu me preparo para eles, me concentro no fato de que há uma pessoa aí do outro lado e no fato de que há pessoas precisando ouvir ou ler essa mensagem.

Então faça o mesmo, dedique-se a você mesmo! Talvez você não tenha como conviver todos os dias com pessoas que pensam parecido com você, mas pode se encontrar com elas no Canal do Luz da Serra no Youtube quando você quiser? Se quiser entender melhor é só clicar aqui e se inscrever. Mude a sua realidade, isto só depende do seu comprometimento. Eu estou verdadeiramente comprometido com essa missão, e você? Está? Receba motivações diárias aqui.

Muita Luz!

Bruno J. Gimenes

6 passos para descobrir qual é a sua missão de vida

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

Alguma vez você já se perguntou qual é a sua missão de vida? O que você veio fazer nesta existência? Saiba que cada um de nós possui uma missão e um propósito, que é só seu, pois cada pessoa é única e especial!

Leia também:  Como Saber Em Que Posição O Bebe Está?

Muitas pessoas buscam a resposta para perguntas como essas, e geralmente essas pessoas percebem que suas vidas precisam de uma transformação. Algo que as faça se sentir plenas, felizes e realizadas.

Se você se encontra neste momento, saiba que chegou ao artigo certo, pois é através dele que irei compartilhar contigo algumas dicas valiosas para que consiga encontrar rapidamente a sua missão de vida. Me acompanhe!

Antes de continuar, quero te convidar para fazer uma sessão de missão de vida comigo! Preencha o formulário que está neste link e eu entrarei em contato para te passar mais detalhes e explicar como essa sessão poderá mostrar o significado que faltava para a sua vida.

Missão de vida é o mesmo que propósito?

Missão e propósito são duas palavras distintas, mas é comum encontrar o uso conjunto delas. Por ora, missão é o mesmo que uma função ou poder conferido a alguém para que realize algo.

Propósito, por sua vez indica uma intenção. Em outras palavras, a missão é a razão de uma existência, enquanto o propósito indica a motivação para se realizar algo. Ambos podem caminhar juntos enriquecendo ainda mais a sua experiência e seu processo de evolução.

Como descobrir a sua missão de vida?

Na maioria dos casos, quando uma pessoa questiona sobre qual é a sua missão de vida é porque ela se encontra infeliz e insatisfeita com o seu modo de viver.

É comum, em alguns casos, as pessoas sentirem um vazio que não é preenchido facilmente e, pasme: quanto mais distante você se encontrar da sua verdadeira missão, mais intensas essas sensações se fazem no seu interior.

Pode-se dizer que a missão de vida é o verdadeiro sentido existencial de um ser humano. É a plenitude alcançada em uma existência. Parece estranho e abstrato? Então vou te explicar melhor.

Você já deve ter visto e ouvido várias histórias incríveis de pessoas que mudaram radicalmente de vida após descobrirem as suas verdadeiras potencialidades e talentos que fizeram delas grandiosas naquilo que produzem e se tornaram os maiores exemplos e inspiração para as demais pessoas, certo?

Em alguns casos essas pessoas abriram mão do luxo ou mesmo do maior salário em prol de um novo projeto que as possibilitaram tamanha felicidade que pode ser melhor expressada em frases como “não consigo mais me ver fazendo outra coisa”.

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

  • Mas acredite: o que em um primeiro momento, viver sua missão pode sim fazer com que abra mão do seu trabalho antigo que estava infeliz e insatisfeito, para trabalhar com o que te realize, mas receba um salário menor.
  • Mas tenha certeza que ao fazer o que você ama, se dedicar para que isso dê certo e colocar foco e propósito no seu novo trabalho, muitas portas se abrirão e você poderá ganhar muito mais dinheiro do que quando vivia uma vida no automático.
  • E imagino que ao se deparar com essas histórias você acaba suspirando por querer vivenciar isso também… Então veja a seguir as dicas que preparei para te ajudar a encontrar a sua missão de vida.

1 – Pense na sua verdadeira paixão

Existem coisas que não gostamos de fazer e outras que simplesmente detestamos, mas e o que realmente adoramos fazer?

Pense naquilo que te deixa feliz e que se deixar você fica fazendo por horas e horas sem se cansar. Imaginou? Já é um bom sinal.

2 – Você se considera muito bom no que faz

Ao pensar em qual é a sua missão de vida, considere os seus grandes talentos e potencialidades, pois eles tem muito a dizer sobre você. Considere quais são eles que fazem você se sentir muito bom, ótimo ou excelente a ponto de dominar determinada habilidade.

No meu e-book eu explico com detalhes como você pode encontrar seus talentos e se conectar com a sua verdadeira missão. Clique aqui para baixar.

3 – Observe os sinais

Se você está decidido (a) a encontrar a sua missão de vida, deve começar a observar os sinais que o Universo começará a te enviar, como forma de auxílio, para que compreenda e siga o verdadeiro caminho da sua alma.

Muitas das vezes esses sinais sempre lhe apareceram, mas você não os percebeu. Fique bastante atento, pois poderão surgir de diferentes formas e momentos inusitados (isso quando não vem de pessoas que você nem espera).

4 – O que te emociona e te faz realmente feliz

Se a sua vida era triste, vazia e parecia que nada lhe fazia sentido é porque estava bem longe da sua missão de vida, a qual é exatamente o oposto.

Me diga: o que te faz realmente feliz a ponto de se emocionar na hora de falar, que lhe preenche por completo e lhe faz se sentir especial?

5 – Assista meu vídeo e descubra sua missão de vida

Neste vídeo eu também explico outra forma de encontrar a sua missão de vida em 3 passos. No final do vídeo tenho certeza que você terá muito mais clareza sobre sua missão nesta existência. Confira!

  1. Bom, espero que com estas dicas você realmente encontre a sua missão, se modifique e inspire outras pessoas.
  2. E se você quer minha ajuda para descobrir sua verdadeira missão, eu tenho um convite para te fazer!

6 – Venha fazer uma sessão de missão de vida comigo!

Veja como é essa sessão:

  • Trabalharemos seu autoconhecimento profundamente, olhando para a sua história e para quem você é
  • Você conhecerá seus principais talentos
  • Usaremos uma ferramenta de coaching para descobrir sua missão de vida
  • Você terá mais clareza dos próximos passos a seguir para agir no mundo a partir do aqui e agora
  • No final da sessão eu vou te entregar sua declaração de missão de vida

Quer descobrir sua missão, ter mais autoconfiança e dar mais sentido para a sua vida? Agende uma sessão de missão de vida com a Coach Diana Rodrigues.

7 Passos Para Conhecer sua Missão de Vida e Propósito

Quando não conhecem sua missão de vida e propósito, muitas pessoas passam a vida inteira insatisfeitas com seus empregos, suas relações, resultados e com o que fazem diariamente. Por outro lado, também não conseguem identificar o que as realmente faria mais felizes e realizadas.

Para que sejamos capazes de identificar nossa missão de vida e nosso propósito é importante levantarmos certas questões dentro de nós para que possamos  mergulhar profundamente em nosso interior e conhecer aquilo que faz nossos olhos brilharem e representa a verdadeira essência de quem nós somos.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor?Clique aqui e baixe meu ebook!

Missão de Vida

Quando falamos em missão de vida, nos referimos ao que norteia cada uma de nossas atitudes, conquistas e aprendizados. A missão de vida de um profissional de Coaching, por exemplo, é essencialmente despertar e desenvolver o potencial infinito do ser humano. Nossa missão está diretamente relacionada à nossa razão de ser, ao papel que exercemos no mundo.

Propósito

Já o Propósito, está mais relacionado à razão de nossa existência, à nossa força interna e à nossa motivação para seguir em nossa caminhada pessoal, profissional e espiritual.

Pelo que nascemos? Pelo que vivemos? O que nos faz acordar todos os dias? O que nos motiva? Pelo que queremos ser lembrados? O que nos faz perder a noção do tempo e espaço? O que nos faz entrar em flow? O que mais amamos fazer na vida? O que sentimos quando estamos fazendo algo que amamos? Quais são os valores que guiam nossos pensamentos, comportamentos e ações? Qual verbo, palavra ou frase representa quem nós somos?

É de importante que saibamos responder a estas questões. Muitas vezes traçamos metas e objetivos que não vão nos fazer sentir verdadeiramente realizados.

Por esse motivo, vez ou outra, nós ficamos sabendo do caso de alguém que abandonou um emprego bem remunerado em uma empresa de renome para seguir um estilo de vida completamente diferente do que levava até então.

Isso porque teve coragem de criar um novo mapa e traçar uma nova rota para suas vidas.

Quão satisfeitos estamos com a vida que levamos e com as coisas que fazemos? É importante ressaltar que nossa Missão e Propósito de Vida contam com um terceiro elemento – Visão – para formar o que chamamos de “Tríade do Equilíbrio”.

A Visão é motivada por nossa Missão de Vida. É o que nos guia rumo aos que queremos conquistar na vida. Todas às vezes que sentimos, desejamos e imaginamos as nossas metas, sonhos e objetivos e, os vemos tornando-se reais, estamos nos conectando e reafirmando, verdadeiramente, a nossa visão.

Os 7 Passos Para Conhecer sua Missão de Vida e Propósito

Sempre é tempo de mudar, mas para que essa mudança ocorra devemos primeiramente conhecer nossa Missão de vida e Propósito de Vida.  Para isso, conheça quais são os sete passos essenciais neste caminho de autodescobrimento.

Primeiro passo: Conheça a Si Mesmo

Provavelmente muitos de nós nunca tenhamos parado para pensar: Por que viemos? De onde viemos? Para onde devemos ir? Como? Quando conhecemos o mapa de nossas vidas, tomamos consciência de nossos talentos, habilidades, pontos de melhoria e desafios a serem superados. Quando temos ciência de quem verdadeiramente somos, nos tornamos capazes de identificar a “ferida” que devemos curar dentro de nós e então tudo fica mais fácil.

Conhecendo o mapa de nossas vidas podemos perceber nosso estado atual e se ousarmos ir além, podemos modificá-lo. “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e potencializo” (José Roberto Marques)

Segundo passo: Silencie sua voz interior

Quando nosso interior está agitado, ansioso e nervoso, é difícil encontrarmos respostas. Por esse motivo é importante que sejamos capazes de reservar alguns minutos para nos desvincular de preocupações diárias.

Colocando foco em nossa respiração e acalmando nossa mente e nosso corpo novas ideias e insights surgirão. Que tal começarmos essa prática hoje, concentrando por 10 ou 15 minutos a nossa atenção em nós mesmos, em nossa respiração, baixando a nossa frequência cardíaca e ouvindo o som do silêncio e de nossa paz interior?

Silenciar nossa mente e acalmar nossas emoções nos possibilita ouvir melhor as respostas que precisamos para que façamos transformações que necessitamos em nossas vidas.

Terceiro passo: Doe para receber e evoluir

A lei do Universo diz que tudo o que damos, doamos, emitimos e falamos retorna para nós. Sendo assim, quando ajudamos pessoas, seja da forma que for, imaginem o quanto receberemos de volta. É assim que vivemos o equilíbrio entre o dar e receber!

É um gesto simples. Começamos ajudando uma pessoa ou duas, doando algo para elas, ou fazendo algo por elas, seja dando alimento, tempo, bens materiais ou apenas doando conhecimento ou qualquer coisa que tenhamos. Não importa. O que realmente importa é que se faça de coração. Se formos mais experientes em algum aspecto, porque não ajudar pessoas menos experientes, estendendo-lhes a mão?

Leia também:  Como Saber Qual É O Meu Escalão?

Você é feliz?

Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

Quando ajudamos outras pessoas, movimentamos toda a energia de nossas vidas. Vez ou outras pessoas entram em nossas vidas e mudam a nossa história “por acaso”, mas isso só acontece algumas vezes, com pessoas que são consideradas “credoras” do Universo. Quando nos abrimos para as pessoas e para o mundo, o mundo se abre para a gente e as respostas começam a aparecer.

Quarto passo: Imagine as fotografias dos ciclos da sua vida

Qual é a história que contaremos de nossa história para nossos filhos netos e bisnetos? Muitas vezes passamos nossas vidas sofrendo e vivendo vidas que não queremos viver, escrevendo histórias que não queremos escrever, montando quebra-cabeças com peças que se encaixam, mas não formam a imagem que gostaríamos de ver.

Se pudéssemos imaginar as fotografias dos ciclos de nossas vidas, como seriam essas imagens? Quando montamos um quebra-cabeça costumamos olhar a imagem da caixa para saber como será a imagem final, e então começamos a tentar encaixar as peças até que a imagem final seja igual à da caixa.

Se pudéssemos escolher uma imagem para enxergar na caixa de nosso ciclo da vida daqui a seis meses, que imagem nós gostaríamos de ver? E em um ano? E em 5 anos? Ousando ir mais além ainda, supondo que pudéssemos viver até os 90 anos, como seria a imagem que gostaríamos de ver em nosso quebra-cabeça da vida?

Se tivéssemos apenas 10 ou 15 minutos antes de morrer para olhar para trás e resumir nossas vidas, quais histórias teríamos para contar? Teríamos orgulho de nossa história? Teríamos cumprido nossa Missão e realizado nossos sonhos? Ou teríamos simplesmente vivido uma vida de arrependimentos e insatisfações, com medo de descobrir e seguir nosso Propósito de Vida?

Devemos pensar nessas perguntas com carinho, pois são perguntas poderosas que podem mudar muito nossas vidas a partir de agora. Não seria maravilhoso olhar para nossos filhos, netos e bisnetos futuramente e dizer “Descobri meu Propósito de vida, fui atrás dos meus sonhos e realizei minha Missão.”?

Só se faz o caminho caminhando, e mesmo que esse caminho não seja muito fácil de ser atravessado, no final, a recompensa será extraordinária. A experiência e a sabedoria adquiridas serão impagáveis.

Quinto passo: Não crie expectativas

Diz a sabedoria popular que “o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.” Temos que concordar. As coisas não acontecem do dia pra noite como um passe de mágica. Elas levam tempo, como uma semente que para germinar exige tempo, dedicação, cuidado, esperança e muita paciência.

Pode ser que as coisas demorem a acontecer, mas acontecem! Olhar para trás depois de um tempo e poder dizer “eu consegui!” é uma sensação maravilhosa! Por isso devemos ter cuidado para não cair na armadilha da expectativa excessiva e ansiedade, porque elas acabarão dificultando as coisas boas que aconteceriam em nossas vidas se tivéssemos um pouco mais de paciência.

Sexto passo: Saia do piloto automático. Use seu potencial infinito!

Em nosso dia a dia acabamos nos acomodando em nossas vidas, e em nosso trabalho. Nossa vida passa a ser mecânica e nossas ações sem nenhum significado, nem para os outros, nem para nós mesmos. Passamos a viver todos os dias da mesma maneira, com a mesma cara, a mesma rotina, as mesmas sensações. Sem nenhuma meta, nenhum sonho e nenhum sentido.

Viver essa realidade automatizada do “deixe a vida me levar” acaba nos colocando em uma posição de expectadores de nossas próprias vidas enquanto deveríamos ser os protagonistas!

Quando saímos do modo automático e passamos a dar sentido às nossas ações, quando usamos a nossa vida para o bem, quando fazemos algo que contribua para a nossa existência, estamos trabalhando o nosso potencial infinito.

Será que atualmente estamos utilizando todo o nosso potencial ou estamos vivendo no piloto automático? Quando fazemos o nosso melhor, quando deixamos transparecer a melhor parte de nós, estamos um passo mais perto de conhecer nossa Missão e proposito de vida.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Sétimo Passo: Construa seu legado

Para que sejamos capazes de construir nosso legado, devemos primeiramente analisar nossas qualidades, habilidades e talentos a fim de descobrir uma maneira de utilizar essas capacidades para contribuir para o mundo.

De modo geral, as pessoas acreditam que um grande legado só se faz através de grandes feitos, riqueza ou através da demonstração de heroísmo ou alcance da fama, mas não é bem assim.

Um grande legado se constrói sendo uma pessoa de bem, que contribui positivamente com o mundo, que pratica boas ações e sabe ser solidário.

Com essas atitudes e características seremos sempre admirados, respeitados e lembrados por aqueles que nos conheceram em vida.

Ainda que tenhamos enfrentado dificuldades, e grandes desafios ao longo de nossa história, se nos mantivermos honestos, e resilientes teremos construído um grande legado.

Sabendo qual contribuição queremos deixar para o mundo, seremos capazes de definir nosso Propósito de Vida.

No Coaching quando oferecemos ao coachee a oportunidade de conhecer e definir sua Missão de vida e Propósito, permitimos a ele alcançar o empoderamento e perceber quem ele é em sua essência.

  • Quando conhecemos nossa Missão de vida e Propósito podemos alcançar conquistas extraordinárias, perfeitamente alinhadas com a essência de quem verdadeiramente somos, e mesmo quando não estivermos mais aqui fisicamente, nossa Missão e Propósito perpetuarão através de nosso legado.
  • Convido você a refletir, sentir, visualizar e responder: Qual a sua Missão de vida e  Propósito de existir?
  • *Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Missão de Vida: 5 Passos para Você Conhecer o Seu Propósito!

Olá, eu sou a Amanda, Escritora, astróloga, terapeuta, professora de yoga e meditação, cofundadora do felizcomvoce.com.br, criadora do projeto inédito de meditações diárias “365 Dias Feliz Com Você”e do Programa Meditar Transforma Infinity.

  • E no conteúdo de hoje vou ensinar os 5 Passos pra Você Conhecer o Seu Propósito de Vida! 
  • Resolvi escrever este material porque tenho reparado o problema que é não conhecer o seu propósito de vida, tenho recebido centenas de relatos indicando a infelicidade que é não saber qual é a missão da sua vida, seja você um médico que ama sua profissão mas lhe parece muitas que falta um sentido naquilo que faz, seja você uma mulher que deixou a vida de lado para cuidar dos filhos e agora, quando você está passando dos 50 anos de idade, as “crianças” tem sua vida própria e você se pergunta “será que valeu a pena?”
  • A minha experiência de 11 anos na área das terapias holísticas revelou que Ignorar a Missão da sua alma pode ser a grande causa da dor e do sofrimento na sua vida, pode ser a grande causa das doenças do corpo e do espírito!
  • Porque se nós não vivermos o nosso propósito e irmos levando, deixando a situação atingir o limite, certamente o sentimento de vazio, ansiedade, mágoa, pessimismo, angústia, desânimo de viver, falta de ação, doenças constantes, baixo autoestima, sentimento de rejeição, problemas financeiros vão se manifestar na nossa realidade.
  • Por isso, acredito que quando vivemos o nosso propósito maior, alcançamos transformações e vitórias extraordinárias em todas as áreas da nossa vida, seja condições físicas e emocionais plenas, seja prosperidade nas coisas materiais.
  • Enfim, decidi escrever este conteúdo gratuito como sinal de GRATIDÃO por hoje eu estar vivendo a missão da minha alma, realizando todos os dias o meu porquê, e ainda ser muito bem reconhecida e valorizada por isso.

Vamos lá? Preparado ou preparada?

5 Passos Para Conhecer a Sua Missão e o Seu Propósito de Vida!

(1) Conheça o Caminho e o Mapa da Sua Vida!

Se você for fazer uma viagem, precisará basicamente (a) escolher o destino, (b) arrumar a mala, (c) olhar o mapa e (d) optar pelo melhor caminho, concorda comigo?

Pois é, você já parou pra pensar que talvez até este exato momento você nunca se preocupou com a sua viagem, isto é, com a sua vida? Talvez até hoje, exatamente hoje antes de ler este texto, você nunca tenha prestado atenção para as perguntas fundamentais da sua vida: por que vim, de onde vim, para onde devo ir e como ir?

  1. Realmente a vida é uma jornada fantástica, e foi somente depois que eu conheci o MAPA da minha vida, e passei a saber quais eram os desafios e dificuldades a serem superados, quais eram os talentos e habilidades que precisava desenvolver, foi que vi a minha vida literalmente começar a fluir de forma mais leve, com pessoas e oportunidades cada vez mais interessantes aparecendo na minha vida!
  2. Foi somente depois que conheci o MAPA da minha vida e passei a saber qual era a grande FERIDA que eu precisava curar, quais eras os aspectos cármicos que mais me desafiam diariamente, passei a viver melhor e perceber que realmente estava evoluindo de verdade!
  3. É por isso que, para ajudar as pessoas a se entenderem melhor e conhecerem finalmente o propósito de suas vidas, criei uma sistemática INÉDITA chamada Mapa Astrológico Essencial, onde ajudo de forma prática a pessoa a entender melhor o seu propósito e a sua missão de vida.

A partir do momento em que você consegue se harmonizar melhor consigo mesmo e com as pessoas próximas de você (família, trabalho, meio social), literalmente tudo fica mais fácil, não é verdade? Vamos então ao passo nº 2.

(2) Pratique Meditação e Silêncio Interior!

Preciso ser bem sincera contigo: será muito difícil pra você encontrar respostas se o seu interior estiver agitado, nervoso e ansioso.

Digo isso por experiência própria, porque sofri por muitos anos “correndo” de um lado para o outro, sem saber o que fazer da vida, e foi somente depois que comecei a silenciar a minha mente e acalmar as minhas emoções, que passei a ouvir as respostas que precisava e fazer as transformações que necessitava na minha vida.

Por isso é muito importante que você reserve alguns minutos diários (pode ser 10 a 15 minutos no início), para que você consiga escutar a sua respiração, consiga se desvincular das preocupações diárias ao menos por alguns instantes, para que ideias e intuições comecem a lhe ajudar a desenhar a sua vida conforme a sua alma e o seu coração vem querendo há muito tempo.

Foi em função disso tudo que criei o projeto inédito “365 Dias Feliz Com Você”, em que posto uma meditação diária gratuita para ajudar milhares de pessoas a encontrarem minutos de paz e silêncio interior todos os dias.

Os resultados tem sido fantásticos, centenas e centenas de depoimentos e comentários, e eu realmente acredito no poder de transformação que a meditação possui, por isso criei um curso online já consagrado, na sua versão 2.0, chamado “Meditação Diária Feliz Com Você”, e todos os dias recebo relatos que vem ajudando pessoas em todo o Brasil e até Portugal!

Leia também:  Como Dizer A Um Homem Que Gosto Dele?

(3) Ajude para Evoluir, Encontrar e Ser Encontrado!

As leis naturais dizem que tudo aquilo que fazemos, damos ou doamos acaba retornando pra nós mesmos, então quando ajudamos milhares de pessoas, como é o caso do Feliz Com Você, imagina então como as portas se abriram na minha vida nestes últimos meses!

Você começa ajudando uma pessoa aqui, seja fazendo algo por ela, seja dando algo pra ela, utilizando algum conhecimento ou condição material que você tem, não importa. O importante é que seja algo feito do coração, e que você, que já está alguns passos adiante, estenda a mão para ajudar a outra pessoa a também dar alguns passos à frente.

A energia que se movimenta na sua vida quando você ajuda outras pessoas é impressionante! Geralmente as situações e pessoas que mudam a sua história aparecem na sua vida “por acaso” ou coincidência, mas saiba que isso somente ocorre para aqueles que merecem, que são “credores” do Universo!

Abra-se para as outras pessoas e para o mundo, e tenha certeza de que as portas se abrirão e as respostas aparecerão na sua vida!

(4) Desenhe a Fotografia do Quebra-Cabeça da Sua Vida!

Nossa, este passo nº 4 é também MUITO importante!

Antes de continuar, tenho que falar de um grande amigo meu, que é uma pessoa fantástica e é hoje considerado o Coach dos Coaches, Geronimo Theml. Bom, há algum tempo atrás, ele fez a seguinte pergunta pra mim, e eu quase caí da cadeira, e por isso repasso ela pra você: “Quais histórias você quer contar pros seus filhos e netos?”

Na verdade, esta pergunta ele se fez pra si mesmo durante muitos anos, sofrendo muito com a resposta, até o momento em que largou uma atividade muito bem remunerada e estável de agente público como Advogado da União (remuneração de R$ 21.990,00 mensais) para trabalhar naquilo que ele amava: trabalhar como coach e ajudar as pessoas a mudarem suas vidas!

Ele sempre pedia pra nós imaginarmos que, se tivéssemos apenas 15 segundos (antes de morrer) para olhar para trás e resumir a nossa vida, quais histórias nós teríamos para contar? Nós poderíamos dizer: “Eu cumpri a minha missão e realizei os meus sonhos” OU apenas murmurar “Eu tive medo de descobrir e seguir o meu propósito”?

E ele também sempre faz a seguinte pergunta: “qual é a fotografia do seu quebra-cabeça?” Explicando melhor, quando você quer montar um quebra-cabeça, você pega a tampa da caixa para saber como encaixar as peças, não é mesmo? E você faz isso para conseguir atingir o seu objetivo de ter aquela fotografia linda completa, certo?

Pois é, na na nossa vida é a mesma coisa: “qual é a fotografia do quebra-cabeça que você quer enxergar mês que vem? Ano que vem? Daqui a 5 anos” Pensa com carinho nisso, porque realmente é uma pergunta (e principalmente a resposta) que pode mudar a sua vida a partir de agora.

Bom, o Geronimo me inspirou muito neste último ano de 2014, porque a sua história é realmente impressionante, e espero que ela servia de inspiração para você também. Ele sempre diz: quero olhar nos olhos dos meus filhos, dizer que eu fui atrás do meu sonho e realizei a minha missão!

Sinceramente espero que você VIVA a vida que sempre sonhou, e não apenas SOBREVIVA! Não vai ser fácil, posso te garantir, mas a recompensa no final da jornada será fantástica!

(5) Fuja da Armadilha da Expectativa!

Lamento lhe dizer isso, mas preciso ser muito honesta contigo: as coisas não acontecerão do dia pra noite como num passe de mágica! (In)felizmente não é assim que as coisas funcionam, mas lhe garanto que a sensação de olhar pra trás depois um tempo e dizer “nossa, eu consegui!” é maravilhosa!

Por isso não caia no que eu chamo de “armadilha da expectativa”, de fazer o seu Mapa Astrológico Essencial ou começar a Meditação Diária Feliz Com Você e esperar que hoje você terá todas as respostas!

E a grande questão desta energia de expectativa excessiva, de ansiedade mesmo, é que ela acaba dificultando que as coisas aconteçam na sua vida da forma que você deseja! Comece com o primeiro passo, dê o segundo, e continue assim, porque quando você for perceber, já estará muito mais perto das respostas e sonhos que você julgada impossíveis até pouco tempo atrás!

  • Abraços,
  • Amanda.
  • Como Saber Qual É A Minha Missão Nessa Vida?

Qual é sua missão de vida? Faça o teste

Helen Keller, a famosa escritora e conferencista americana, que desde tenra idade (aos 20 meses de vida) ficou cega e surda, devido à escarlatina, foi certa vez entrevistada, e lhe perguntaram: “O que é pior do que nascer cega?”

“Ter a capacidade de enxergar e não ter visão” – respondeu ela.

Este questionário aborda um dos fatores cruciais, não só na vida dos líderes, como de qualquer pessoa: a missão de vida. É ela que dá sentido à nossa vida, o motivo pelo qual estamos aqui. Como você se localiza em relação isso? Esse questionário focaliza missão de vida pelo lado profissional, mas fornece importantes inputs sobre sua missão de vida no aspecto mais abrangente.

  • Responda atribuindo notas conforme critério abaixo:
  • 5- Concordo totalmente
  • 4- Concordo em boa parte
  • 3- Não concordo nem discordo
  • 2- Discordo em boa parte
  • 1- Discordo totalmente
  • 1 – O trabalho que eu executo tem grande significado para mim. _____
  • 2 – Eu faço a diferença na vida das pessoas. _____
  • 3 – Sou visto pelos meus colegas como um bom companheiro de equipe. _____
  • 4 – Minha declaração pessoal de missão de vida revela o melhor de mim. _____
  • 5 – Sinto-me extremamente realizado em minha carreira profissional. _____
  • 6 – Em tudo que eu faço dou o melhor dos meus esforços. _____
  • 7 – Considero os problemas dos meus colegas como se fossem meus também. _____
  • 8 – Confio em mim e me empenho fortemente para atingir meus objetivos. _____
  • 9 – Minha missão pessoal de vida é fonte de inspiração para que o meu desempenho seja o melhor possível. _____
  • 10 – Acredito firmemente que tenho uma missão de vida a cumprir. _____
  • 11 – Minha visão de vida é muito clara e tem grande significado para mim. _____
  • 12 – Tenho um forte sentimento de compromisso para com os meus colegas de trabalho._____
  • 13 – Eu fixo objetivos desafiadores para mim e os persigo firmemente porque acredito que vou atingi-los____
  • 14 – Eu me atiro de corpo e alma naquilo em que acredito_____
  • 15 – Sinto-me apreciado e considerado pelas pessoas_____
  • Total de pontos_______
  • Sua Avaliação

Este questionário não pretende ser um diagnóstico de sua personalidade ou individualidade. Ele foi feito para que você faça uma autoanálise sobre o seu senso de missão de vida profissional. Menciona itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções, liderança e relacionamento com grupos.

De 65 a 75 pontos. Esse escore revela que você tem um forte sentido de missão de vida, da visão de como realizá-la e de que está comprometido em atingir objetivos que sejam consistentes com sua liderança pessoal.

De 50 a 64 pontos. Essa pontuação mostra que você tem uma boa noção de sua missão de vida e de sua liderança pessoal, entretanto está apenas parcialmente comprometido em cumpri-las, seja por falta de estímulo, seja por desinteresse de sua parte. Pode melhorar.

Abaixo de 50 pontos. É um escore que revela uma grande desatenção (ou desinteresse) para sua missão e objetivos de vida e dos reais motivos pelos quais peregrina neste planeta. Não desanime. Leia os comentários abaixo.

Liderança pessoal e missão de vida

Liderança pessoal é a habilidade de ajustar seu pensamento e definir uma direção precisa para sua vida. Requer seu comprometimento em mover-se naquela direção através de ações específicas (as metas) e assim concretizar seus mais importantes objetivos de vida pessoais e profissionais, isto é, sua missão.

Exercer liderança pessoal significa desenvolver uma autoimagem positiva que lhe dá a coragem e autoconfiança necessárias para seguir o caminho com perseverança e assumir responsabilidade pelos resultados.

A essência mesma da liderança pessoal é você fazer o que é certo e produtivo para você, independente dos obstáculos e das opiniões dos outros.

Isto quer dizer que sua missão de vida e sua visão, não são criadas pelas circunstâncias ou situações externas, mas representam sua resposta a elas, fundamentadas em suas aptidões, competências, crenças e valores.

A liderança pessoal resulta de quatro fatores indispensáveis: autoimagem positiva, sólida automotivação, crença inabalável de que suas expectativas serão realizadas e confiança em seu próprio potencial inexplorado.

A maneira de podermos materializar todo esse potencial é realizada através da fixação de objetivos e metas por escrito, lance fundamental para que isso ocorra.

Assim, fixar objetivos e metas, funciona como um facho de luz potente e insubstituível para que você possa exercer sua liderança pessoal e definir sua missão de vida.

Carreira X Vocação

A missão de vida é o que dá sentido à nossa existência. Sem ela corremos o risco de seguir um caminho que não foi talhado para nós e sentir-nos frustrados, mesmo que tenhamos uma carreira de êxito.

Conheço vários casos de executivos bem-sucedidos em seu trabalho, que subiram todos os degraus que se propuseram a subir e de terem atingido as metas que fixaram para si e, mesmo assim, infelizes por não terem seguido suas verdadeiras vocações.

Eles, de certa forma, subiram os degraus que queriam, mas a escada estava na parede errada, porque confundiram carreira com vocação.

Carreira trata de sua ascensão profissional, enquanto que vocação é o seu “chamamento”, aquilo que você gosta e tem facilidade de fazer, isto é, seu talento natural.

Você pode ter uma boa carreira profissional, galgar postos importantes na organização, ter um ótimo salário, mas nem por isso, cumprir sua vocação, aquilo que mantém sua chama interior acesa. Isto poderá frustrá-lo bastante, mais tarde, em sua vida.

O ideal é você seguir primeiramente sua vocação e, depois, fazer dela uma carreira profissional de sucesso expandindo os conhecimentos e competências através do uso dos seus talentos naturais. Somente seguindo sua missão de vida é que você irá pôr sua escada profissional e pessoal na parede certa.

A vocação, atrelada à missão de vida, é o nosso papel a cumprir neste planeta; é o que nos inspira e motiva a fazer a diferença em cada dia que vivemos, nos completa e nos faz felizes.

Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*