Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

E é que muito tempo se passou desde o lançamento da primeira versão em 1985, ou a chegada do mítico Windows 3.1 em 1992 . Desde então, tanto o campo do hardware quanto do software evoluíram bastante, como certamente muitos de vocês já sabem. Tanto que, atualmente e há anos, o Windows é o sistema operacional mais usado no mundo.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Claro, nestes tempos podemos encontrar equipes que trabalham em um grande número de versões do sistema. Isso é algo que chega até Windows XP , um sistema operacional com quase duas décadas.

É por isso que neste momento poderíamos dizer que sob o nome de Windows, há um grande número de versões.

Acrescente-se a isso que muitos deles nem mesmo recebem mais apoio oficial, por isso Microsoft considera-os concluídos.

E é que nenhum software tem suporte para sempre, algo que também afeta o próprio Windows. Vale ressaltar que cada versão do sistema tem um ciclo de vida de vários anos, algo que os de Redmond especificamos.

Claro que, passado esse tempo, essas versões antigas ficam sem suporte, o que pode ser considerado perigoso, já que não recebem atualizações de segurança.

Com tudo e com isso, existem muitos milhões de usuários que continuam trabalhando com eles diariamente.

Qual versão do Windows eu tenho instalado no meu computador

Neste momento, o Windows 10 já ultrapassou os 5 anos de vida e a empresa continua com sua política de enviar duas atualizações importantes por ano.

Como dissemos, existem muitas versões do sistema que podemos usar, mas é aconselhável atualizar o software para a mais recente.

Isso é algo que alcançamos por meio do Windows Update função que encontramos no aplicativo Configurações.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Como mencionamos antes, pode ser o caso de estarmos usando uma versão muito antiga do sistema operacional. Por exemplo, se usarmos Windows XP , este é facilmente reconhecível por seu icônico papel de parede com uma colina, também conhecido como Bliss.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Além disso, seu menu Iniciar é geralmente azul e não possui Live Tiles . Por outro lado, o Windows Vista, que não foi muito bem-sucedido ou aceito, nos apresenta um botão redondo do menu Iniciar e uma barra de tarefas em preto por padrão.

Em seguida, encontramos o aclamado Windows 7, uma das versões mais amadas e usadas do sistema de todos e com um aspecto semelhante ao do já citado Vista. Aqui, com certeza, podemos clicar no botão Iniciar e digitar o termo Equipe na caixa de pesquisa correspondente.

Assim que o ícone aparecer, clicamos nele com o botão secundário e optamos por Propriedades, onde já está indicada a versão do Windows com a qual trabalhamos. No caso de janelas 8 a tarefa é muito simples, já que falta completamente um botão Iniciar, algo que retornava no Windows 8.1.

Claro, para distingui-lo, diga que, neste caso, o janelas 8.1 o ícone era branco.

Mas, para ter certeza, também podemos ir para Configurações e clicar em Alterar configurações do PC. Depois disso, vamos para PC / Dispositivos / Informações do PC, onde vemos o Windows que temos.

Como saber a edição do Windows 10 que possuo

Quando nos referimos a janelas 10 edições, estamos falando de diferentes sistemas que se adaptam às necessidades do usuário. Assim, entre os mais populares nesse sentido, encontramos o Página Inicial , Pro, Enterprise ou Education edições .

Como dizemos, cada um deles se adapta a um determinado ambiente e tipo de uso com algumas diferenças funcionais, além de preço. Mas é claro, todos eles são baseados no mesmo Windows 10, então às vezes pode ser difícil diferenciá-los. Bem, para isso usamos a combinação de teclas Win + I para retornar ao Configuração aplicativo e vamos para a seção Sistema.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Aqui podemos ver claramente a edição do Windows 10 com a qual estamos trabalhando no momento. Na imagem em anexo vemos que, por exemplo, é a edição Home do sistema, a mais adequada para ambientes domésticos.

Qual versão do Windows 10 eu tenho instalado

O que devemos confundir neste ponto é a edição citada, com a versão do sistema operacional, são duas coisas muito diferentes. Assim que soubermos qual é a edição que acabamos de dizer, diga que o versões do Windows 10 são renovados periodicamente.

Portanto, para saber exatamente a versão do sistema operacional com o qual estamos trabalhando, vamos ver os passos que temos que realizar. Por um lado, o mais simples é que usamos o Win + R combinação de teclas. Com isso abrimos a caixa de execução do Windows, onde digitamos o winver comando.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Isso nos levará a uma nova janela onde podemos encontrar informações valiosas para o que estamos procurando nessas linhas. Por exemplo, aqui podemos ver a versão do Windows 10 com a qual estamos trabalhando, bem como o número da compilação atual que executamos e o email da conta ativa.

Windows 10 de 32 bits ou 64 bits

Ao mesmo tempo, para trabalhar com certas aplicações , podemos estar interessados ​​em conhecer a arquitetura do sistema operacional, 32 ou 64 pedaços . Para fazer isso, usamos a combinação Win + I para acessar as Configurações, onde novamente vamos para Sistema e clique em Sobre localizado no painel esquerdo.

Uma vez aqui, o que temos que fazer é localizar a seção chamada Especificações do dispositivo. Nesta janela encontramos informações interessantes sobre a equipe com a qual estamos trabalhando. Assim veremos seu processador, memória instalada, seu identificador e a arquitetura do sistema operacional, que é o que nos interessa neste caso.

Leia também:  Como Reconquistar O Namorado Que Pediu Um Tempo?

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Como baixar as últimas atualizações e service packs do Windows

Como já comentamos em inúmeras ocasiões, independentemente da versão do Windows que tenhamos, é sempre recomendável que o sistema operativo é atualizada.

E você precisa saber que exatamente a Microsoft envia essas atualizações por vários motivos. Por um lado, apresentar as funções mais recentes desenvolvidas, mas não é tudo.

Além disso, eles são enviados para corrigir as falhas detectadas ao longo do tempo, bem como para nos proteger das vulnerabilidades mais recentes.

Embora nem todos sigam essas indicações de Microsoft em si, para os interessados, diremos como você pode alcançá-lo. Novamente para isso vamos para o aplicativo Configurações, mas neste caso optamos pela opção Atualizar e segurança.

Aqui já recebemos automaticamente os últimos lançamentos da Microsoft, ou também podemos forçar a chegada clicando no botão Verificar atualizações botão.

Além disso, caso desejemos ver as atualizações mais recentes instaladas, devemos clicar em Exibir histórico de atualizações.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Aqui podemos ver em primeira mão todas as atualizações, tanto do Windows, quanto de outros produtos da empresa, que chegaram recentemente ao nosso especializados .

Como saber a versão do Windows (Home, Pro, Student e etc.)

Se você está usando um computador que não é seu, pode ser necessário saber a versão do sistema operacional (Home, Pro, Student, Enterprise, Server…) para instalar novos programas e aplicativos. No Windows, essa informação é simples de se obter. Basta seguir os passos abaixo. A dica se aplica a Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.

  • Como descobrir a chave de ativação do Windows 10

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Como saber a versão do Windows 10

  1. Abra o Menu Iniciar do Windows 10;
  2. Digite “Sobre” e selecione “Sobre o computador”;
  3. Procure em “Especificações do Windows” para descobrir qual versão e edição;
  4. Em edição, estará o tipo do Windows (Home, Student, Professional…);
  5. Em versão estará o número da atualização do sistema operacional;
  6. Em compilação do SO estará a versão da build do sistema operacional;
  7. Em tipo de sistema você saberá se o Windows é de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Você também pode seguir: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.

Atalho para a versão do Windows (todos)

Se você quer descobrir apenas qual versão do Windows seu computador está executando, pressione a tecla do Windows + R, digite “winver” e selecione “OK”.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Como saber a versão do Windows 8 e 8.1

  1. Deslize o dedo a partir da borda direita da tela (charm bar);
  2. Toque em “Configurações” e em “Alterar configurações do computador”;Se você com um mouse, aponte para o canto inferior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para cima, clique em “Configurações” e em “Mudar configurações”.

  3. Toque ou clique em “Computador e dispositivos” e em “Informações do PC”.
  4. Procure em “Windows” a versão e a edição do que seu PC está executando.
  5. Procure em “Computador” o tipo de sistema: uma versão de 32 bits ou de 64 bits.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

A tela inicial do Windows 8 também pode ajudar você a saber qual é o sistema operacional. O computador tem aparência similar no Windows 8.1 e no Windows RT 8.1. É possível que você veja um botão de pesquisa no canto superior direito.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Como saber a versão do Windows 7

  1. Clique no botão do Menu Iniciar;
  2. Insira “Computador” na caixa de pesquisa;
  3. Clique com o botão direito do mouse em “Computador” e clique em “Propriedades”;
  4. Procure em “Edição” a versão e a edição do que seu PC está executando.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

O menu Iniciar também pode ajudar você a descobrir o sistema operacional da sua máquina. O visual costuma ter esta aparência no Windows 7 (diferente dos demais).

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Você sabia que existem duas arquiteturas distintas para seu sistema operacional? O Windows pode operar tanto em 32 quanto em 64 bits, trazendo algumas diferenças marcantes em termos de números de registros disponíveis e suporte a memória virtual e RAM. A versão de 64 bits, portanto, suporta mais registros e mais memória que a de 32 bits. Na verdade, cada versão é relacionada a um tipo físico do sistema, voltado a aplicativos desenvolvidos especialmente para serem rodados ali.

Se seu computador tem 64 bits, é possível rodar tanto o sistema desenvolvido para ele quanto o de 32 bits. No entanto, a recíproca não é verdadeira: rodar um sistema de arquitetura 64 bits em um computador de 32 bits é incompatível.

Quer saber se seu Windows é 32 ou 64 bits? Nós montamos um tutorial simples e rápido para todas as versões do Windows a partir do XP. Descubra agora mesmo a arquitetura do seu sistema!

Windows XP

Recentemente foi anunciado pela Microsoft que o Windows XP deixou de receber atualizações e passa a ser encarado oficialmente como um sistema operacional fora de linha. No entanto, existem muitos computadores rodando o sistema, e, se esse for o seu caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e depois acessar as “Propriedades”.

Feito isso, clique na aba “Geral”. Ali você vai ver as características do sistema. Se nada mais além do nome do sistema e de sua versão constarem nessa janela, o seu Windows certamente é um XP de 32 bits.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

O screenshot foi retirado de um sistema Windows XP de 32 bits

Windows Vista

No Windows Vista o procedimento é o mesmo. Basta acessar o menu Iniciar, clicar com o botão direito sobre a opção “Computador” e acessar a opção “Propriedades”.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Uma janela com várias informações surgirá na tela. Veja que na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”, está a definição de seu Windows.

Leia também:  Como Descobrir Numeros Privados Que Nos Ligam?

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

O screenshot foi retirado de um Windows Vista de 32 bits

Windows 7

Amplamente adotado pelos usuários do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7 também conta com uma maneira de exibição da versão bem semelhante à de seus antecessores. O processo também começa pelo menu Iniciar.

Depois de acessar o item “Propriedades”, clicando em “Computador” com o botão direito do mouse, uma janela repleta de informações surgirá.

Preste atenção na seção “Sistema” e veja que em “Tipo de sistema” está caracterizado o número de bits do seu Windows.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

O screenshot foi retirado de um Windows 7 de 32 bits

Windows 8

No mais recente sistema da gigante do software, o procedimento é um pouquinho diferente. Acesse a barra de pesquisas (mantendo o mouse repousado no canto direito da tela) e clique no ícone “Configurações”.

De lá, clique em “Informações do PC” e pronto: uma janela aparecerá na tela com todas as informações sobre seu Windows 8.

A versão do sistema operacional deve ser exibida na seção “Sistema”, mais precisamente na subseção “Tipo de sistema”.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

O screenshot foi retirado de um Windows 8 de 64 bits

Pronto! Agora você já sabe a versão de seu sistema operacional e pode comprar ou baixar aplicativos destinados para ele.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como descobrir a versão do Windows em seu PC

Se você precisa descobrir qual é a versão do Windows instalada em seu computador, mas não sabe como encontrar essa informação, nesse tutorial vamos lhe mostrar como identificar a versão (Windows 7, 8.1, 10) a edição (Single Language, Home e Pro, etc.), o tipo (32 ou 64 bits) e o número de compilação do Windows.

Opção 1

  • Existem várias formas diferentes de descobrir a versão e outras informações do Windows, porém uma das simples é usando o comando winver, que fornece informações sobre o Windows instalado no computador.
  • Pressione Win + R para abrir a caixa Executar do Windows, digite winver e clique em OK.
  • Uma vez feito isso, a janela com as informações do Windows instalado em seu computador será exibida, como versão, edição, número de compilação, service pack, assim como o usuário e organização registrado.
  • Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Opção 2

A janela Sistema ou Sobre no Windows 10, fornece várias informações sobre o Windows instalado em seu computador, como versão e edição do Windows, assim como o tipo de sistema operacional (32 ou 64 bits).

No Windows 10 e 8.1, clique com o botão direito no Menu Iniciar e selecione a opção “Sistema”.

No Windows 7, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione a opção “Propriedades”.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Opção 3

Assim como o comando winver, o comando msinfo32 também fornece informações sobre o Windows em seu computador. Basta você abrir o Executar (Win+R), digitar msinfo32 e clicar em “OK” para abrir a janela com informações como o nome do sistema operacional, versão e tipo do sistema operacional (32 e 64 bits).

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Opção 4

Por último, outra forma de identificar o Windows instalada no computador é usando o Prompt de Comando. Abra o Prompt de Comando, digite systeminfo e pressione “Enter”. Aguarde ele recuperar as informações e, em seguida, ele exibirá informações como o nome, versão e tipo do sistema instalado em seu computador.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Dica: Que versão do Windows 10 tem instalada? É muito simples de saber

Conhecer o Windows 10 e os seus componentes é essencial para quem faz a gestão do sistema. Só assim é possível instalar as versões corretas das atualizações e todos os restantes elementos em que o sistema se baseia.

Uma das informações mais simples e mais básicas que é necessário saber é mesmo a versão do Windows 10. Existem muitas que podem estar presente e que acompanharam o computador no momento da compra. Assim, hoje explicamos com podem saber que versão do Windows 10 tem instalada.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Informação importante do sistema operativo

Por norma, ao falarmos do Windows 10 referimos sempre como um sistema operativo e não se especifica a versão. Esta informação é essencial para quem faz a sua gestão, uma vez que só desta forma consegue saber a que recursos tem disponíveis e quais pode usar.

Assim, importa ter presente a versão do sistema da Microsoft que está presente. Esta é uma informação simples de obter e que com um simples comando pode ser apresentada e recolhida para posterior utilização pelo utilizador.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Um simples comando revela tudo sobre a versão

Tudo começa com o carregar no botão da pesquisa do Windows 10, que fica ao lado do Menu Iniciar do Windows 10. Caso não tinham presente esta pesquisa, podem chamar a janela para correr comandos, com o atalho Win + R.

Nesta janela ou na pesquisa devem agora escrever o comando winver. Será então mostrado a app que devem executar para terem acesso aos dados que estão a procurar no Windows 10. De imediato será aberta uma nova janela com a informação.

Como Saber Qual A Versão Do Windows Instalada?

Mais dados sobre o Windows 10 instalado

Aqui têm a informação se é a versão Home, Pro ou outra, bem como o número da versão instalada e a build correspondente. Caso seja uma versão do programa Insiders está também presente a data em que a build vai expirar. Por fim, têm presente a informação de registo desta versão.

Esta é uma informação importante e que facilmente podem obter, como é visível. Com um simples comando no Windows 10 acedem aos dados e podem depois tomar as decisões corretas para manter o sistema atualizado.

Leia também:  Como Calcular Quanto Vou Receber De Irs?

Como descobrir qual Windows está instalado no PC

O Windows oferece uma opção para o usuário descobrir qual versão do sistema operacional da Microsoft está instalada no computador. Alguns procedimentos mais específicos podem exigir essa informação para serem executados.

São desde aplicativos de remoção de malwares (vírus), a utilitários que só funcionam em uma versão em particular do sistema operacional. Por conta de diferenças no Menu Iniciar, o caminho para descobrir essa informação e detalhes de hardware é diferente.

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC.

1 de 6
Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Veja como descobrir qual Windows está instalado no seu PC — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

No Windows 8 e no Windows 10 a forma de identificar a versão é similar. Veja como fazer isso.

Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + X''. No menu que aparecer, clique na opção ''Painel de Controle'';

2 de 6
Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando a opção 'Sistema' no menu de contexto do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Será exibida uma janela com todas as informações do Windows e do hardware.

3 de 6
Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Windows 7 e Windows Vista

Por conta de diferenças no menu Iniciar, o Windows 7 e o Windows Vista oferecem uma forma diferente de descobrir a versão do sistema.

Passo 1. Clique no menu iniciar. Quando ele aparecer, clique dentro do campo de busca e digite ''computador'';

4 de 6
Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pesquisando por 'computador' na busca do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 2. Quando o item computador aparecer no resultado das buscas, clique com o botão direito do mouse. No menu que será exibido, clique na opção ''Propriedades'';

5 de 6
Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Acessando as propriedades do item 'Computador' — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Passo 3. Em seguida, você verá a janela ''Sistema'', com todas s informações do Windows e até do hardware.

6 de 6
Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Visualizando as informações do Windows 7 — Foto: Edivaldo Brito/TechTudo

Pronto! Agora sempre que precisar, você pode usar um dos procedimentos acima para descobrir qual a versão do Windows está instalada no PC.

Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits [vídeo]

Muitos aplicativos são desenvolvidos para computadores com arquitetura específica de 32 ou 64 bits, o que causa algumas dúvidas nos usuários na hora de fazer um download. Para isso existem versões de sistemas operacionais de 32 e de 64 bits, pois cada uma se adapta a um tipo de sistema físico específico.

É possível rodar uma versão de sistema operacional de 32 bits em um computador com arquitetura de 64 bits, porém não o contrário (sistema de 64 em PC de 32). Então, se você está em dúvida sobre se a versão do Windows instalada em sua máquina é uma ou outra, o Baixaki ensina agora a resolver este problema. É bem simples e rápido.

Windows XP

Para saber se o Windows que você usa é de 32 ou 64 bits é muito simples e você não precisa clicar em nada. Se a versão usada por você está em português, saiba que ela é de 32 bits, pois não existe versão de 64 bits do XP em nosso idioma.

Contudo, para tirar a prova real você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Meu Computador e ir a “Propriedades”.

Na nova janela vá até a guia “Geral” e lá verifique na seção “Sistema” se há a indicação de que a versão é de 64 bits. Se não constar nada além das versões do XP (Home Edition Service Pack 3, por exemplo), o que você usa é um Windows XP de 32 bits.

Windows 7 e Vista

O procedimento nos Windows 7 e Vista é exatamente o mesmo, portanto, se você é usuário de um dos dois faça o seguinte: vá ao Menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Computador”.

Na janela que se abre são encontradas várias informações. Na seção “Sistema”, porém, está a que vocêprocura. Na opção “Tipo de sistema” é possível verificar se o seu é de 32 ou 64 bits:

Windows Vista

Windows 7

Windows 8 e 8.1

  • Vá até a tela inicial do seu Windows 8 e digite Sistema, em seguida clique em configurações para indicar o tipo conteúdo que pretende pesquisar, neste momento você verá entre os itens listados um atalho nomeado Sistema, clique sobre ele.
  • Já na tela seguinte você conseguirá visualizar qual a versão do Windows 8 está sendo utilizada na sua máquina, se é a de 32bits ou a de 64bits. Veja local aonde você encontrará esta informação em destaque:

É isto aí. Simples assim! Agora que você já sabe qual a versão do Windows 8 está instalada no seu computador certamente não ficará mais em dúvida sobre qual a versão de um programa ou aplicativo baixar. Caso você tenha o de 32bits baixe seus programas na versão x86, caso você tenha o 64bits baixe seus programas na versão x64.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*