Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra?

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? Massonstock/istock

Segundo a numerologia, todos nós temos uma missão em nossas vidas. Para descobrir o que esperar de um futuro próximo, o nome completo da pessoa e sua data de nascimento é levado em conta, diz a astróloga e numeróloga Ali Barrionuevo.

Com a numerologia, pode-se conhecer em profundidade sua essência ou força interior, sua personalidade e como os outros o enxergam. Além disso, ela pode indicar as lições e etapas pelas quais passaremos em nossa vida. Se você está curioso para saber qual caminho deve seguir, de acordo com a numerologia, preste atenção:

Como calcular o número da sua missão de vida

Ali Barrionuevo explica que, para saber qual seu número, você deve somar os números da sua data de nascimento. Este resultado representará o significado de nossa existência e definirá sua missão nesta vida.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? Mr.Lukchai Chaimongkon/iStock/Thinkstock

  • Exemplos: 14 de janeiro de 1943 14 + 1 + (1 + 9 + 4 + 3) 14 +1 + 17 = 32 = 3 + 2 = 5 Missão de Vida = 5
  • 15 de maio de 1998 15 + 5 + (1 + 9 + 9 + 8) 15 + 5 + 27 = 47 = 4 + 7 = 11 Missão de Vida = 11
  • Como mostrado nos exemplos, o número final deve sempre ser reduzido para 1 dígito, EXCETO se o resultado for 11, 22 ou 33, que são números principais.

Agora você está pronto para descobrir qual é a sua missão. Veja o que Ali nos conta sobre cada número.

Número 1

Se o seu número é 1, então você deve aprender a ser um precursor, criativo e independente. Ter iniciativa e determinação, assumir riscos, o controle e evitar o conforto. É vital que você desenvolva confiança em si mesmo para transmitir a característica aos outros.

Se você tem fé em suas próprias habilidades, terá uma boas chances de se tornar um grande líder. Mas atenção: você deve evitar do orgulho ou do autoritarismo, que podem causar problemas difíceis de resolver.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? fullempty/iStock/thinkstock

Número 2

Para você, a mensagem é aprender a ser receptivo e disponível. Você deve se adaptar e encontrar um caminho para alcançar a união e a paz, evitando conflitos. Às vezes, sua sensibilidade e timidez podem causar insegurança. Se você conseguir passar por essas dificuldades, estará pronto para receber harmonia e equilíbrio no aspecto emocional.

Número 3

A sua missão é aprender e dominar o dom da comunicação. É necessário se relacionar com os outros e expressar o que sente, embora também seja muito importante também entrar em contato com suas próprias emoções.

Você é sociável, possui mente aberta e considera muito importante apreciar a arte, a beleza e tudo o que tem a ver com se envolver em aventuras diferentes e incomuns. Evite, no entanto, ser superficial.

Número 4

Sua missão exige perseverança, estabilidade e organização para desenvolver alicerces firmes para você e seu ambiente. Você é prático e muito diligente. Está sempre atento aos detalhes, é organizado e disciplinado.

Bens materiais lhe darão alguma segurança emocional e é por isso que você sempre terá o hábito de economizar. Você pode ficar frustrado com mudanças, ainda mais se forem repentinas. Tente ser mais flexível e adicionar outros pontos de vista à sua perspectiva.

Número 5

Você sente sempre necessidade de mudança e de aprender a ser mais livre para quebrar a rotina, proporcionando dinamismo e movimento à sua própria vida e a dos outros. Você sentirá que sua missão é se adaptar às diferentes personalidades com as quais lida e a todas as circunstâncias que se deparam em sua vida.

Você adora viajar, promover novas idéias e tem uma curiosidade insaciável que o levará a avançar constantemente, desejando descobrir o desconhecido.

Você é uma pessoa com pouca paciência, o que pode levar a uma certa inconstância e inconformismos. É importante se conectar com toda a sua energia vital e saber que sua experiência se acumulará por tentativa e erro.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? Por PopTika/Shutterstock

Número 6

Você adora assumir responsabilidades e prestar serviço à família ou à comunidade. Você é uma pessoa muito pacífica, promove harmonia, amor e compreensão. Você não se sentirá confortável na solidão e sempre precisará se sentir acolhido para poder cuidar dos outros.

Você deve ter cuidado para não superproteger, se preocupar demais ou querer controlar quem vive ao seu redor. Essas atitudes irão te desviar da tranqüilidade e da contemplação que você precisa para desenvolver sua capacidade de fornecer amor.

Número 7

Você vai adorar mergulhar nas profundezas dos mistérios da alma e iniciará um caminho espiritual que o levará à introspecção, conhecimento, análise, busca e crescimento interior.

O isolamento físico ou psíquico é vital para se encontrar. Mas você deve confiar que eventos externos também têm o propósito de fortalecer seu espírito.

Às vezes, você pode entrar em um estado de descontentamento contínuo, então tente relaxar e parar de encontrar um segundo significado para tudo.

Número 8

Encontrar o equilíbrio entre o material e o espiritual é algo parecido com o seu mantra. Se você conseguir se conectar com essa energia, então o sucesso virá mais cedo ou mais tarde. Tenha em mente que sua vida deve ser organizada e é importante respeitar a tolerância, integridade e justiça. A falta desses valores tornará qualquer conquista efêmera.

Número 9

Você terá que mostrar grande compreensão e uma excepcional abertura de espírito. Este caminho simboliza idealismo, sentimentos, nobreza e amor ao próximo. Compaixão, tolerância e contração do ego é o que a energia do seu número pede.

Você deve cultivar o interesse pelo humanitário, sem esperar uma recompensa imediata. Em geral, ele será coletado mais tarde quando você não esperar mais nada em troca. No início, o sucesso será discreto, mas quando você menos esperar, começará a crescer.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? I-ing/shutterstock

Números principais: 11, 22 e 33

Número 11

Você deverá buscar sua evolução espiritual e desenvolverá uma percepção e uma força extra-sensoriais diante da adversidade.

Você é idealista e sonhador, e sua visão deve inspirar e ajudar os outros a alcançar suas conquistas. Você é chamado para ser um guia para os demais e precisa aprender a ser prático e a realizar seus próprios planos.

Número 22

Você tem que definir metas altas que beneficiem muitas pessoas e aprender a se afirmar muito bem para definir seus objetivos em movimento. Você deve se tornar um idealista prático e ter em mente que tudo que você empreende deve ser para o benefício da humanidade, não para você.

Atenção: outra coisa que você deve aprender é a dominar o desejo de sucesso material.

Número 33

É muito poderoso e avançado espiritualmente. Se esta é sua missão de vida, então você passará por provações infinitas e diante delas terá que responder com amor.

Saiba mais sobre numerologia

COMO FAÇO PARA SABER QUAL É A MISSÃO DA MINHA ALMA? – Portal Luz da Serra

A missão de cada um tem conteúdos específicos e intransferíveis, carregados de dons únicos e potenciais que somente aquele indivíduo conseguiria desenvolver. Muito embora quando falamos sobre a missão de cada um, passamos a ideia de uma tarefa única, personalizada, encontrar e realizar a missão da alma tem aspectos genéricos que se aplicam a qualquer ser humano.

Todos temos dons ocultos específicos que podem e devem ser aflorados durante a vida, os quais se bem aproveitados, poderão promover um incrível aumento na plenitude e na alegria de existir de uma pessoa.

Contudo, mesmo após aflorar determinados dons, muitas pessoas ainda munidas de potenciais latentes, não conseguem se concentrar no que realmente importa, a evolução da consciência e o foco em um estilo de vida voltado para os valores da alma.

A maioria das pessoas que em algum momento se perguntam sobre suas missões aqui na Terra, já começaram a sentir um dos primeiros sintomas que indicam que elas não estão alinhadas com os seus propósitos: o sentimento de vazio. Este sentimento não vem sozinho, com ele sempre encontramos a angústia, a frustração e o desânimo que gera o efeito nota 5.

PRINCÍPIOS VALIOSOS

Se você quer encontrar e realizar a missão da sua alma, alguns passos são necessários para que você comece a se alinhar com você mesmo, e para isso, você precisará entender que:

1- Evoluir sempre é a questão mais importante da nossa existência.

Em primeiro lugar você precisa melhorar os aspectos da sua consciência, curando os traços negativos da sua personalidade, como raiva, medo, tristeza, mágoa, pessimismo, intolerância, agressividade, tendência a criticar, tendência a controlar os outros, tendência a se isolar do mundo, tendência a se culpar, e assim por diante. Leia livros, faça cursos, terapia, participe de grupos específicos, todavia jamais, sob nenhuma  circunstância, deixe de dar prioridade número a curar os seus pensamentos e emoções negativas.

2- Entenda que você é 100% responsável por você. Ninguém é responsável pela sua felicidade e você também não é responsável pela felicidade de ninguém.

Arregace as mangas e siga em frente com vontade de fazer a diferença.

Você pode até não saber o que está fazendo e também não ter certeza se está no caminho certo, mas se você estiver cheio de ânimo para encontrar o seu caminho, naturalmente irá encontrar, pois esse movimento obedece a  leis naturais.

3- Você não conseguirá ir a lugar nenhum se não valorizar o que você é e o que você tem no agora. Jamais reclame, jamais critique, tampouco gaste o seu tempo se lamentando pelo que não tem ou não conseguiu.

Entenda o seu momento atual como um nível necessários, mas projete mentalmente onde você quer chegar e como você quer se sentir. Todos os dias, sem exceção agradeça todas as suas bênçãos, agradeça a sua vida e tudo ao seu redor, e em seguida, volte o pensamento para onde você quer chegar.

Gratidão e foco no seu objetivo são ingredientes mágicos que irão turbinar a sua energia interna de realização.

4- Ser para ter é a chave. No mundo atual, a maioria das pessoas olha ao seu redor e em algum momento sente uma carência profunda por não ter os bens materiais que o vizinho tem, por não ter o emprego que um amigo tem ou o relacionamento perfeito que aquela pessoa que está na mídia.

Nesse momento, de forma ilusória, a pessoa pode acreditar que para ser feliz precisará dos bens materiais do vizinho,  do emprego do amigo ou o relacionamento perfeito daquela celebridade.

Como dificilmente ela conseguirá tudo isso, tal e qual as pessoas citadas conseguiram, então o sentimento de carência pode vir à tona com toda força. Esse é um erro comum.

Você não pode inverter o caminho das coisas, não podemos ter algo para ser, entretanto, devemos ser para ter. E o ser para ter envolve exatamente a aplicação correta do princípio 1.

  Você não pode afogar um sentimento ruim, apenas curá-lo, portanto, não é com uma conquista material, relacionamento ou emprego dos sonhos que você deixará de sentir emoções negativas.

Apenas com consciência sobre você, sobre a sua existência, sobre os seus papeis e o sentido da sua vida, é que você conseguirá saciar a carência natural que surge quando olhamos o nosso mundo e as coisas ao nosso redor.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra?

5- Adquira o habito da reflexão diária. Sem parar todos os dias, silenciando os sons externos e acalmando a mente, você jamais escutará a voz da sua alma. Internamente, no âmago da nossa consciência encontramos as respostas certas para absolutamente todas as situações da nossa vida, contudo, não somos acostumados a isso.

Leia também:  Como Ajudar Pessoas Que Se Cortam?

Todos os dias, feche os olhos por dez minutos e faça perguntas mentalmente para você, as quais tem o objetivo de analisar como a sua alma se sente quanto a forma como você vem vivendo a sua vida. Faça cada uma das perguntas, depois aguarde surgir automaticamente as respostas.

Em seguida, respire fundo, corte a conexão com a pergunta anterior, e continue se perguntando mais  por alguns minutos. Algumas perguntas que você pode se fazer são:

              > Se eu morresse hoje, como eu me sentiria? Estaria pronto para ir? Quais assuntos pendentes ficariam? Quais emoções negativas eu sentiria? Porque? Quais as pessoas que ainda eu precisaria me harmonizar? Por que eu não fiz isso ainda?

               Quais são os meus principais defeitos? Quais são os meus principais defeitos segundo a opinião das pessoas que eu mais convivo?

              O que eu poderia fazer para sofrer menos com situações que enfrento na vida.

               Eu estou no meu lugar no mundo?

               Quanto esforço eu faço para ser aceito(a) pelas pessoas a minha volta? Isso é realmente necessário? Eu estou agindo corretamente?

               Qual é o tamanho e qual é a qualidade do legado que eu já construí nesta vida? Quantas coisas eu já fiz pelo mundo das quais eu posso me orgulhar?

  •                Eu gosto do que me tornei?
  •               O que eu pretendo começar a fazer neste instante para melhorar a minha vida e o mundo?
  •               Após os seus questionamentos, que não devem ser feitos em tom de raiva, cobrança ou julgamento, mas sim com leveza, faça as seguintes afirmações.
  •                Eu sou um filho de Deus.
  •                Eu sou o filho do Criador.
  •                Eu sou um criador também.
  •                Eu escolho ser feliz.
  •                Eu escolho viver a missão da minha alma.
  •                Eu posso sempre construir novos caminhos.

6- Você só muda o mundo começando por você. Você não consegue mudar no outro o que não consegue mudar em você. Ensine pelo exemplo, seja o exemplo! Se quer mais harmonia, conquiste ela primeiro. Se quer que alguém tenha mais amor, mais paciência, mais perdão, então tenha você primeiro mais amor, mais paciência e mais perdão.

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra?

7- Saia do piloto automático. O mundo de hoje está programado para as pessoas não pensarem, não refletirem e viverem dentro de uma proposta de comportamentos controlados para um padrão materialista unicamente e linear.

Não assista TV demais, não leia futilidades demais, não faça o que todo mundo faz o tempo inteiro, não fique na corrida louca do inconsciente coletivo, pois assim você será engolido. Questione as rédeas da sua vida o tempo inteiro e fique atento as emoções que sentir.

Sempre que se sentir mal, olhe para dentro e encontre o significado deste sentimento antes de tomar novas decisões.

8- Tenha disciplina nos assuntos essenciais. Toda pessoa, com o tempo, descobre valores os quais ela não suporta viver sem, por isso, descubra quais são esses valores na sua vida e dê muita atenção a eles.

Mantenha uma disciplina impecável em manter um comportamento exemplar nestas áreas da sua vida.

Por exemplo, se você já percebeu que é uma pessoa que precisa de muito descanso e boas horas de sono, crie uma rotina disciplinada para garantir que isso aconteça, pois se você ceder já conhece as consequências negativas.

Todos nós temos áreas de nossas vidas que podem ser consideradas estratégicas, então as mapeie e determine um plano de ação para que sejam bem organizadas em sua vida.

9- Viver o seu melhor é uma consequência. Quando você aplicar na sua vida, um estilo de vida e comportamentos voltados para os princípios anteriores, naturalmente os seus dons e talentos começaram a aflorar e você será inspirado a fazer novas coisas.

É um movimento natural de quem lapida a sua essência, não há mistérios neste acontecimento, entretanto, abra a sua percepção pois quando você começar enxergar os seus talentos surgindo, você precisará explorá-los da melhor forma possível, e desta forma, você dará um incrível salto de qualidade na sua vida.

Não há como ser feliz com seus próprios talentos se você não souber aplicar os princípios anteriormente citados.

Basicamente você precisará de 10 minutos diários para conectar-se à sua alma, ao seu eu interior.

Sinceramente?! Você não tem desculpas para não continuar a sua busca pela transformação positiva? Eu por exemplo gravo vídeos exclusivos todos os dias e produzir estes conteúdos é uma forma de me conectar.

Quando eu me preparo para eles, me concentro no fato de que há uma pessoa aí do outro lado e no fato de que há pessoas precisando ouvir ou ler essa mensagem.

Então faça o mesmo, dedique-se a você mesmo! Talvez você não tenha como conviver todos os dias com pessoas que pensam parecido com você, mas pode se encontrar com elas no Canal do Luz da Serra no Youtube quando você quiser? Se quiser entender melhor é só clicar aqui e se inscrever. Mude a sua realidade, isto só depende do seu comprometimento. Eu estou verdadeiramente comprometido com essa missão, e você? Está? Receba motivações diárias aqui.

Muita Luz!

Bruno J. Gimenes

Como saber qual é sua missão pessoal? – Portal

Como Saber Qual A Nossa Missao Na Terra? Missão Pessoal: Conheça as principais características.

Você sabe qual é a sua missão de vida pessoal? Será que alguma vez esse pensamento já passou pela sua cabeça? Acredito verdadeiramente que provavelmente sim. Saber qual é a sua missão de vida pessoa é responder àquela velha pergunta “qual é o meu objetivo na vida?”.

Quando você consegue encontrar esse objetivo, você sabe o motivo pelo qual está aqui. Conhecer a resposta para essa pergunta é o primeiro passo rumo ao sucesso e à felicidade. Mas, será que, mesmo sabendo, ou buscando saber, está no caminho certo?

Primeiro, se você quer realmente mudar de vida e ir atrás da sua missão pessoal, vou mencionar aqui um trechinho de um livro que acho muito interessante, do escritor Omar Souki, chamado “Acorde, viva seu sonho”, o qual fala justamente sobre isso.

Veja:

É preciso coragem para responder a esta pergunta: qual é minha verdadeira missão aqui? Isso porque somos quase que condicionados, desde crianças, a preencher as expectativas dos outros.

O nosso sistema educacional, desde muito cedo, também reforça essa tendência e nos induz a buscar algo fora do que existe dentro de nós.”

E muitos passam suas vidas buscando preencher essa persona que é dada para eles durante os primeiros anos de vida. Para atingir o sucesso é preciso descobrir o que o nosso coração realmente quer.

A resposta a essa pergunta é tão importante que, durante meus cursos de desenvolvimento pessoal, eu incluo uma parte onde trato dos medos das pessoas.

Usando técnicas de relaxamento e visualização, eu ensino aos participantes como eliminar seus principais medos. Depois de eliminados os medos, abordamos a questão básica do objetivo de vida.

E, mais uma vez, em estado de relaxamento, sugiro aos participantes que visualizem, executem ou que sintam qual é sua verdadeira missão.

O primeiro e mais importante passo que você precisa dar ao decidir buscar a sua missão de vida é o que você realmente deseja, é definir as prioridades da sua vida.

Comece a pensar sobre o assunto e observar o que você tem de valor e o que gosta de fazer. Uma pergunta que pode te levar a pensar no assunto é “Por que você acorda a cada manhã?”. Responder a esta questão pode te fazer entender o que realmente faz sentido em sua vida.

Saber qual é sua missão de vida pode acabar de vez com a confusão sobre que carreira seguir, os relacionamentos a construir e os sonhos que deve prosseguir. Uma missão pessoal declarada irá te ajudar a tomar decisões, evitar a repetição de erros e descobrir o seu propósito na vida.

O que é missão pessoal?

Muitas vezes, as pessoas acabam acreditando que querem determinadas coisas, mas, no fundo, apenas estão refletindo as expectativas das outras. Como é o caso do filho que vai estudar medicina porque os pais pressionaram quando, na verdade, queria estudar filosofia.

Ou da menina que se casa muito cedo porque a família é extremamente religiosa e não deixa os filhos saírem do lar se não for para construir outro.

Apesar de ter usado apenas exemplos de pais e filhos, existem um universo inteiro de motivações e razões para as pessoas seguirem caminhos que não desejam por si próprias, mas que são desejados por outros – geralmente pessoas muito próximas – e que – indubitavelmente – tem a ver com sucesso, riqueza material ou, até mesmo, valores culturais extremamente fortes.

Bom, vou falar sobre o exemplo “mais simples”, o caso da profissão que “dá dinheiro” mas não é o que a pessoa gosta ou quer fazer para o resto da vida. Isso quer dizer que, mesmo que ela seja um profissional de sucesso, ganhe muito dinheiro e tenha uma vida de luxo, a probabilidade de ela ser infeliz é muito grande. Simplesmente pelo fato de não fazer o que gosta.

Quando você faz algo sem autenticidade, sem vontade, sem tesão pela coisa, é muito fácil se cansar. Imagine que você está em uma festa de trabalho, mas o ambiente está extremamente chato, as pessoas não conversam, a música incomoda, a comida não está boa, até tem uma bebida do seu interesse, mas não é a sua favorita, como você se sentiria?

A ideia de não fazer o que gosta é basicamente essa. Você está em um lugar, que falaram que você precisa estar, fazendo coisas que disseram que você precisa, mas que é absoluta ao contrário do que você quer ou gosta. Então, Ser de Luz, você não precisa fazer absolutamente nada que as pessoas disserem!

Como descobrir qual a sua missão

Bom, a missão de vida pessoal nada mais é do que aquilo que você precisa fazer para se sentir a pessoa mais realizada do mundo, de fato, um ser humano completo. É conhecer e reconhecer porquê você acorda todos as manhãs. É entender o que faz de você um ser único, especial e incomparável.

Leia também:  Como E Que E Um Aviao Por Dentro?

Falando assim você vai achar que estou maluco ou que esse é um cenário utópico demais para, sequer, tentar ir atrás. Não! Não estou falando de fantasias ou contos de fadas. Você é sim capaz de encontrar a sua felicidade. E, mais que isso, você merece encontrá-la.

Para te ajudar nessa missão, quero te dar algumas dicas.

Comece por buscar respostas para as seguintes perguntas:

– O que está incompleto em sua vida?
– A fim de se considerar totalmente realizado o que você gostaria de fazer?
– Quais são as coisas mais importantes da sua vida?
– Como gostaria de ser lembrado?
– O que você gostaria que seus amigos e familiares dissessem sobre você?
– Qual legado você quer deixar para as próximas gerações?

Identifique talentos e habilidades

Os talentos são considerados habilidades inerentes, aquelas que você carrega consigo desde o nascimento ou aquelas que foram adquiridas, principalmente, na infância. Elas podem ser aptidões naturais que te fazem agir de uma determinada maneira ao encarar cada situação do dia a dia.

Mas, calma, você não precisa ser nenhum gênio da matemática ou da música para se considerar uma pessoa com talentos. A questão é que os talentos são aquilo que você gosta ou ama fazer, faz muito bem, com facilidade, agilidade e prazer.

Aí você me pergunta: “Mas se eu já nasci com esse dom, ou adquiri quando era criança, por que tenho que identificá-lo?”

Porque é a partir deste reconhecimento que você conseguirá desenvolver sua autoestima, o que, consequentemente, trará reconhecimento por sua performance, por exemplo, no trabalho.

Na obra literária “Descubra seus pontos fortes”, os autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton falam que toda pessoa é capaz de desenvolver habilidades em qualquer área, mas o melhor desempenho acontece quando os talentos naturais são desenvolvidos.

Os seres humanos são criaturas adaptáveis e, se algo é realmente importante para nós, podemos ficar um pouco melhores em praticamente tudo. A questão é saber se você pode alcançar um desempenho estável e quase perfeito nessas atividades apenas com a prática. A resposta a esta questão é: “Não, a prática não leva necessariamente à perfeição.” Desenvolver um ponto forte em qualquer atividade requer certos talentos naturais.

E o que você pode fazer para descobrir quais são os seus talentos? Para isso é preciso que você observe, escute e acredite que aquilo que você faz de maneira tão natural pode ser um talento. Ainda de acordo com Buckingham e Clifton:

“O talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente.

Assim, se você é instintivamente curioso, isso é um talento. Se é competitivo, isso é um talento. Se é sedutor, isso é um talento. Se é persistente, isso é um talento. Se é responsável, isso é um talento. Qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento é um talento se esse padrão puder ser usado produtivamente.


Investigar quais são os seus talentos envolve a identificação das coisas que você ama fazer, que faz muito bem, que tem facilidade em fazer, que consegue absorver e perde a noção do tempo fazendo, ah, e que outras pessoas te procuram para fazer.

É bem comum que você ache banal o seu talento, justamente por ser algo que “sai” de forma natural.

Tenha em mente que, uma vez que os talentos e habilidades são reconhecidos, o ideal é que você consiga potencializar o que já faz tão bem naturalmente.

Quais são os seus valores?

Os valores são pessoais. Por isso não existe o que é certo e o que é errado. Claro que, dentro de uma sociedade é preciso ter bom senso, mas você é livre para acreditar naquilo que bem entender. Acredito ser importante deixar claro que os valores são construídos ao longo das experiências de vida.

Geralmente, as pessoas adquirem seus valores pessoais com o que aprenderam em casa, na escola, na convivência com os amigos, especialmente durante a infância. E sim, hoje você pode compartilhar valores que não tinha há alguns anos. Assim como pode continuar com os mesmos.

Seus valores são compostos por tudo aquilo que você acredita ser importante em sua vida: amor, honestidade, diversão, lealdade, amizade, entre outros. São os seus valores que te darão um norte no seu modo de viver e influenciarão a forma como você trilha caminhos para alcançar seus objetivos.

Agora você me pergunta: “O que posso fazer para descobrir quais são os meu valores?” Vou aconselhar a seguinte experiência: pare por um momento durante a correria do dia a dia. Escolha um local onde você possa se sentar e relaxar tranquilamente, seja um banco de praça ou um café. Depois do almoço é uma boa situação para fazer isso. O importante é que esse tempo seja apenas para você.

De preferência, sem interrupções. Respire fundo. Então, pergunte a si mesmo: O que é importante para mim?

Em grande parte das vezes, as respostas [que são várias] para essa pergunta vão indicar quais são os seus valores. Por exemplo, se você responder que a sua família é importante para você, esse é um valor fundamental na sua vida.

E não seria diferente, já que a família é um pilar muito importante para o crescimento e o sucesso pessoal. E não pense que uma família é constituída apenas por pessoas que compartilham o mesmo sangue que você. Ela também pode ser a que construímos ao longo da nossa caminhada, como amigos, parceiros, companheiros de trabalho, de estudos, etc.

Outro bom exemplo é a honestidade. Se para você ser honesto é algo muito importante, saiba que é, também, um valor muito importante na ascensão para uma vida de sucesso. É preciso ser sempre honesto consigo mesmo e com as pessoas que estão à sua volta. Se trata de um dos pilares mais valorizados, é um princípio que deve ser seguido em sua caminhada em direção ao sucesso.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz? Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Determine seus objetivos

Quantas vezes você já sentiu que estava correndo em direção contrária aos seus objetivos? Não se preocupe porque você não é o único no mundo a se sentir assim.

Na verdade, é bem comum que isso aconteça, principalmente porque a maioria das pessoas estão mais preocupadas em planejar festas de família do que refletir sobre a própria vida.

Você sabe exatamente o que quer para a sua vida? Já parou para pensar e elaborar um plano claro e palpável sobre suas metas e objetivos, tanto de curto quanto de médio e longo prazo? Se a resposta é não, acalme-se, porque existem boas técnicas que podem te ajudar na hora de encontrar o caminho certo para definir seus objetivos.

Conheça mais a si mesmo, acesse meu livro “O Poder do Autoconhecimento”!

Comece por definir tudo aquilo que você mais quer, em todos os aspectos da sua vida. Dessa forma vai conseguir ter em mente [e no papel] quais são os seus sonhos. Por exemplo, se quer ganhar muito dinheiro, esse é um valor meio, que te levará a um valor fim, ou seja, segurança, conforto, liberdade – realização pessoal e profissional.

Sabendo quais são os valores fim que você deseja alcançar, faça o exercício mental de visualizar todas as realizações que deseja obter e faça uma lista com todas elas. Esse exercício vai te ajudar a lembrar como é gratificante a sensação de poder sonhar livremente.

Para começar a colocar em prática, imagine de forma detalhada todos os passos que precisará dar para alcançar seus sonhos. Cada um de maneira individual. Depois, determine um prazo para realizar cada um dos seus objetivos.

Especifique dia, mês e ano que você deseja concluir seu plano – lembre-se que é muito importante não procrastinar nem adiar seu sucesso.

E comprometa-se 100% com as metas e objetivos determinados. Você só conseguirá alcançar seus sonhos se comprometendo totalmente com seu objetivo.

Tome atitudes coerentes, que te deixarão ainda mais perto de realizá-los.

Imagem: djgis / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Como descobrir sua Missão de Vida?

Você sabe qual é a sua missão de vida? Muitas vezes, somos acometidos por uma sensação esquisita, incapacitante, e não sabemos se os nossos esforços cotidianos são motivados por algo, em particular.

Isso acontece, especialmente, quando questionamos a nossa missão de vida. Já aconteceu com você? A incerteza de estarmos fazendo algo apenas por fazer, de maneira automática, quando poderíamos estar empreendendo uma missão de vida maior ou mesmo oposta à qual você está vivenciando, atualmente.

Vale destacar — principalmente, para quem não sabe se está ou não vivendo a sua missão — que essa sensação está condicionada à nossa sensação de alegria e satisfação. Quando vivemos nossa missão de vida, sentimos isso em cada uma de nossas ações.

Por isso, preparamos um post que visa ajudar na identificação de sua missão de vida. Afinal de contas, você está experimentando-a? Siga com esta leitura, e tente chegar à resposta dessa questão!

Comece com uma autorreflexão para entender sua missão de vida

Para entender se a sua missão de vida está próxima ou dentro dos seus planos — ainda que inadvertidamente —, questione-se:

  • Você sabe o que está fazendo aqui?
  • Você tem a ciência do que realmente quer fazer da sua vida?
  • Você está vivendo os dias que sempre sonhou, ou a caminho de realizá-los?
  • Você sabe quem, de fato, quer ser?
  • Você tem a noção de onde quer estar, e o que deseja estar fazendo, em 5 anos?

Conseguiu responder, integral ou parcialmente, a essas questões? No geral, é comum que você não tenha todas as respostas, mas é importante compreender, ao menos, a orientação básica para elas.

Até por isso, é importante compreender a diferença entre propósito e missão de vida — conceitos que confundem muitas pessoas.

Missão de vida

A missão de vida é o papel que você desempenha no mundo. O norte que vai nos guiar a uma rotina plena, envolta em satisfação e gratidão por estar realizando algo que, realmente, faça a diferença para você.

Propósito de vida

Por sua vez, o propósito de vida é a força interna necessária para nos seguir motivando para a realização dos nossos sonhos pessoais ou profissionais.

Leia também:  Como É Que Os Cavalos Dormem?

Sem propósito — ou sem conhecê-lo —, sentimo-nos perdidos facilmente, pois não sabemos pelo que vivemos, lutamos ou nos esforçamos, corriqueiramente. Perceba o quanto isso é fácil para convidar a desmotivação para fazer parte de nossas rotinas.

Vivendo a sua missão de vida

Você acorda já com a desmotivação e a fadiga dominando sua consciência, sentindo-se um impostor? Sente-se altamente sem orientação a respeito do que faz ou deveria estar fazendo?

Então, é possível que esses sintomas estejam relacionados com o seu distanciamento da missão de vida. Que tal vermos, então, alguns passos para você identificar e começar a viver a sua missão?

Invista em autoconhecimento

Conhecer a si é, inquestionavelmente, o caminho mais frutífero para você identificar e ir atrás da sua missão de vida. Afinal de contas, entender aquilo que motiva você e o que não faz diferença, na sua rotina, são determinantes para você assumir o controle do seu presente e futuro.

Importante, aqui, considerar o auxílio profissional para isso. Coaches, por exemplo, têm a expertise para orientar e ouvir, atentamente, aos seus desejos, frustrações e objetivos — mesmo aqueles que você nutre inconscientemente.

Identifique os seus pontos fortes

É importante entender aquilo que você faz bem, e com naturalidade, e quais tarefas são prazerosas. Esse é um bom indício de que você tem interesse maior em determinadas atividades e nichos.

  • Por consequência, você aprende onde — e como — investir na sua qualificação, a ponto de ingressar com mais facilidade nas questões relativas à sua verdadeira missão de vida.
  • Nessas situações, inclusive, o marketing pessoal é uma natural consequência daquilo que você faz bem por estar fazendo, justamente, aquilo que você gosta.
  • Como referência, experimente responder a essas questões:
  • O que faço de melhor? (cite de 3 a 5 exemplos);
  • Qual é o seu perfil e as suas principais características?
  • Como as pessoas avaliam você — seu perfil e as melhores habilidades?
  • Quais são os seus hábitos, preferências e atividades que gosta de fazer, ou gostaria de estar fazendo?

Com essas respostas iniciais, você consegue obter uma perspectiva mais clara a respeito dos rumos que você pode dar à sua vida.

Trace objetivos

Com as dicas acima absorvidas na rotina, comece a rascunhar alguns objetivos. Entre eles, comece a observar as maneiras com as quais você pode investir nessa missão de vida. Em seguida, avalie o que você pode conquistar em curto e em médio prazo.

Avalie isso de maneira pessoal e profissional. Com base nesse exercício, você tem um cronograma praticamente definido para experimentar a vida que você deseja. E, veja só: só de ir em rumo a ela, você já está vivenciando-a.

Defina as suas prioridades

Além dos objetivos, é importante definir o que é mais importante nesse processo e, depois, seguir o planejamento com as tarefas secundárias, terciárias e assim por diante.

Por exemplo: digamos que você esteja seguindo a carreira errada. Assim, o primeiro passo que você identificou é a necessidade de fazer uma graduação na área desejada.

Portanto, antes de ingressar no mercado de trabalho, no emprego dos seus sonhos ,você precisa almejar a especialização acadêmica necessária para isso.

Faça um trabalho de mapeamento dos seus objetivos e, assim, fica mais fácil avaliar o processo que vai levar você, de A a Z, à realização da sua missão de vida!

Escreva a sua missão de vida

  1. Por fim, faça o seguinte exercício: escreva a sua missão de vida, acompanhada do devido propósito da mesma.
  2. Um exemplo: minha missão de vida é (o destino final) por meio de (o caminho a ser percorrido) para que eu possa (o instrumento que vai nortear você ao longo da sua missão de vida).
  3. São essas indagações que contribuem para você chegar a uma decisão assertiva a respeito do que você pode fazer para acordar, todos os dias, com uma sensação de propósito e realização pessoal.
  4. Ou seja: com consciência de si, autorresponsabilidade e inteligência emocional, você pode colocar em desenvolvimento todas as características que podem ajudar você a encontrar e lapidar a sua missão de vida.
  5. Agora, caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao conteúdo deste artigo — ou queira compartilhar suas experiências no assunto —, deixe um comentário, logo abaixo para que possamos expandir essa discussão!

15 pistas para você descobrir qual é a sua missão de vida

Missão de vida tem sido um assunto muito popular de alguns anos para cá e nunca esteve tão presente nas organizações. Falar sobre “propósitos” e “ter uma vida com sentido” são temáticas exploradas por palestrantes, professores, profissionais do RH, mentores, psicólogos, coaches, enfim, profissionais que estão ligados aos desenvolvimento humano.

Mas, como encontrar nossa missão de vida num mundo cada vez mais acelerado, com cobranças ousadas nas corporações, metas inatingíveis, na busca por um salário a duras penas que sobrepõe a felicidade do empregado?

Muitos funcionários recorrem a esse tema buscando ajuda de profissionais, quando já estão estressados e até doentes, e percebem que nem só de dinheiro vive-se o homem, mas, de cumprir um propósito que lhe foi designado. Neste instante, algo torna perturbador na vida desse sujeito: Descobrir qual é a sua missão de vida?

Se você faz parte dessa parcela de pessoas que vive esse dilema em saber qual é a sua missão vida, então, esse artigo é para você. O meu objetivo é apresentar para você 15 pistas que poderão te ajudar a descobrir qual é a sua missão:

Sua missão não é decidida por você, mas, descoberta por você

Nesta primeira pista refiro-me aqueles que querem decidir um propósito de vida, indo no “embalo” dos modismos atuais.

Atendo muitas pessoas em meu escritório me dizendo que estão cansadas do que fazem e agora descobriram sua missão depois de fazer um treinamento: a “missão de vida delas e ajudar outras a descobrirem suas missões”.

Um discurso bonito e que está na moda! Mas será que é isso mesmo? Questiono porque elas chegam até mim com a missão impressa num papel, mas, sem a mínima ideia de como colocar isso em prática.

Sua missão é geográfica

Sabe o que isso significa? Nem sempre o lugar onde você está será onde você viverá sua missão. Deus criou lugares antes de pessoas, portanto, o lugar onde você está é muito importante para viver ou não a sua missão. Onde você está determina quem o vê.

O você odeia está totalmente relacionado com aquilo que você está designado a corrigir

Isso faz parte da sua missão. Você já se perguntou por que outras pessoas não ficam zangadas com situações que te deixa enfurecido? Então, essa é mais que uma pista.

Sua missão é única

Ninguém poderá exercer aquilo que foi destinado a você. Por isso, não se preocupe com os “plagiadores”, eles são como “cometas” aparecerem, copiam sua missão, mas desaparecem por que não tem competência para se sustentar aquilo que foi designado exclusivamente a você.

Pessoas serão levantadas do inferno para tirar você do foco da sua missão

Essa é uma grande pista. Muitos começam bem, mas, quando aparecem os obstáculos elas desistem da sua missão acreditando que estão no caminho errado. Dificuldades em cumprir a missão é uma das maiores pistas.

Sua disposição e não sua perfeição, é o que fará com que você descubra mais rapidamente sua missão

Existem pessoas que planejam, planejam, planejam, mas não agem. Se você não agir, sua missão não sairá do papel.

Quatro tipos de pessoas surgirão no seu caminho como estratégia para que você não viva sua missão:

  • Aquelas que não aceitam sua missão. São pessoas que julgam você pelo que você tem e farão de tudo para ter o que você tem, querendo na verdade, ser o que você é.
  • Aquelas que não terão nenhum respeito pela sua missão. São pessoas que debocharão do seu estilo de vida e irão propor outras formas para você viver sua vida. Elas insistem em dizer que você está no caminho errado e sem futuro.
  • Aquelas que não protegerão a sua missão. São pessoas que você irá precisar ao longo de sua jornada, mas, elas não darão a devida importância a você e nem a sua missão, e o abandonaram no meio do caminho.
  • Aquelas que simplesmente não querem que você cumpra sua missão. Por que? Pelo falo de não acreditarem em você. Não se assuste se essas pessoas forem da sua família, ok?

Quando você estiver vivendo sua missão, encontrará com muitas pessoas invejosas

Essas pessoas o desprezará, o caluniará. Onde para você é responsabilidade na sua missão, para eles é recompensa. Você enxergará custos para viver sua missão, enquanto que as pessoas enxergarão a compensação financeira. Enquanto você enxergará lágrimas, elas enxergarão, triunfo e sucesso. Fique longe dessas pessoas.

Sua missão exigirá um conhecimento num campo específico

Você não nasce capacitado nem preparado para exercer sua missão, que é específica e somente sua. Depois de estudar o assunto ao qual sua missão está destinada, você atingiu um patamar de capacitação.

Mas, não está preparado para viver sua missão. Para isso, você precisará desenvolver habilidades e competências suficientes para suportar a missão que lhe será entregue e sobreviver a todos os obstáculos.

O sucesso da sua missão está relacionado a sua capacidade de aceitar feedbacks

Você não sabe tudo e terá que aprender a desenvolver a humildade se quiser viver sua missão.

Busque conexões e faça networking para descobrir qual é a sua missão

Nenhum encontro é insignificante e pode ser pontes divinas para possibilitar sua saída de uma fase e a entrada num novo ciclo que que inicia. Você não descobrirá sua missão escondido num quarto ou sendo antissocial.

Seus relacionamentos são determinantes para você viver ou não sua missão

Não ande com quem você não seria. Seus amigos afetam seu futuro. Cada relacionamento produz em sua vida flores ou ervas daninhas. A escolha é sua.

Uma orientação errada pode paralisar o progresso da sua missão

Portanto, fique atendo a quem você pede conselhos e aos profissionais que tem como “missão ajudar você a descobrir a sua”! Não “abra o jogo” para qualquer um.

Quando você descobrir sua missão, descobrirá quem será seu inimigo

Para cada movimento na direção certa, você se confrontará com alguém que se levantará furiosamente. Mas, seu adversário é apenas um “lembrete” de que você está no caminho certo. Portanto, continue!

Você não é um acidente de percurso

Se você for cristão, essa última dica é especialmente para você: Sua missão já foi definida no ventre da sua mãe. Leia Jeremias 1:5

Lembre-se, você nunca viverá sua missão se antes não estiver preparado para ela. Agora é com você!

  • Sucesso!
  • Dra.Érica Belon
  • Érica Belon Escola de Carreiras
  • Confira também: 7 Leis para o sucesso segundo a visão de Deepak Chopra

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*