Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Para muita gente, o que há dentro do computador é um verdadeiro mistério.

E isso não necessariamente tem a ver com a pouca familiaridade do usuário com o equipamento, já que muitas vezes as fabricantes não são claras o suficiente sobre quais peças utilizam nos desktops e notebooks que comercializam.

Quando muito, o item que mais é especificado é o chipset (é AMD ou Intel? Qual o modelo? De qual geração? E o clock?), ficando memória RAM, armazenamento e GPU limitados às suas quantidades.

Por conta disso, nem sempre sabemos exatamente o que compramos, e quando surge a necessidade de fazer uma manutenção, seja para consertar uma peça defeituosa ou apenas fazer um upgrade no sistema, não sabemos praticamente nada sobre compatibilidade, tampouco qual componente comprar.

Se você está passando por isso, calma. Felizmente não precisamos abrir o PC ou o notebook sempre que precisamos fazer esse tipo de verificação. Em vez disso, alguns softwares ajudam a vermos não só exatamente quais peças compõem nosso computador, como também dão todas as especificações de que precisamos para acertar na compra de um componente novo e compatível.

Abaixo, listamos quatro programas para Windows e Linux que ajudam você a verificar quais são as peças do seu computador.

Um dos mais populares softwares do tipo, o CPU-Z se destaca por sua simplicidade e objetividade. Em uma pequena janela, ele exibe praticamente todas as informações das peças do seu computador.

Placa-mãe, chipset, memória RAM, armazenamento, GPU… O que você procurar está ali, com modelo, nome da fabricante, versão, ano, voltagem, clock, velocidade, latência… Enfim, tudo o que você precisa saber sobre o seu computador está listado aqui.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? CPU-Z se destaca pela simplicidade e objetividade com que exibe informações sobre o PC (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Se você quiser se aprofundar ainda mais e, de repente, descobrir se há algum gargalo no seu sistema, o CPU-Z traz algumas ferramentas de benchmark e estresse para lhe mostrar o desempenho da sua máquina. Uma boa pedida para observar o comportamento de cada componente em tarefas específicas e identificar alguns problemas.

O CPU-Z é gratuito e tem versões para Windows e Android — fica aí a dica se você também quiser dar um confere no seu smartphone ou tablet.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? CPU-Z também oferece alguns testes básicos de benchmark, permitindo até mesmo comparação de desempenho (Captura de tela: Sergio Oliveira)

I-Nex

Uma alternativa equivalente ao CPU-Z para quem usa Linux, o I-Nex tem praticamente o mesmo visual do software para Windows.

A interface também é organizada em abas, que mostram informações separadas para CPU, placa-mãe, GPU, memória e outros componentes do computador. Em cada uma dessas abas, os componentes são detalhados com modelo, nome da fabricante, informações de driver, voltagem, clock e tudo o mais.

Um diferencial bacana é que há uma aba dedicada com informações sobre a distribuição Linux que está rodando no computador e outra com informações do Kernel.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? I-Nex é uma alternativa ao CPU-Z para usuários Linux. Visual e organização das informações é praticamente igual (Imagem: Linux Help)

Para instalar o I-Nex no Ubuntu, Mint ou distribuições derivadas, basta rodar os comandos a seguir no Terminal:

  • sudo add-apt-repository ppa:i-nex-development-team/stable
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install i-nex

Se você usa o Fedora, openSUSE, Manjaro e distribuições derivadas, visite a página oficial do I-Nex no GitHub para obter as instruções de instalação.

Sucessor do antigo e conhecidíssimo Everest, o AIDA64 Extreme é referência em softwares deste tipo. Com muitos anos de estrada, ele se consolidou no mercado graças à grande quantidade de informações que consegue reunir sobre todo o seu computador. A coisa toda é tão absurda que até os periféricos que estão conectados à porta USB do computador são devidamente reconhecidos e diagnosticados.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? AIDA64 Extreme já exibe informações mais detalhadas de ainda mais componentes e periféricos utilizados no computador (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Outro diferencial do AIDA64 Extreme é que ele executa testes de estresse não só em todo o sistema, mas em peças específicas. Em outras palavras, se você quiser aplicar uma prova de fogo apenas à CPU, pode.

HD ou SSD? Também pode. Memória? Dá também. Tudo junto e misturado, vá em frente. O software também disponibiliza três testes de desempenho separados voltados especificamente para GPU, memória RAM e HD/SSD.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Software disponibiliza alguns testes de desempenho e estresse para o usuário avaliar se o PC está funcionando bem (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Por fim, uma das coisas mais legais do AIDA64 Extreme é que ele gera relatórios em TXT ou HTML com tudo sobre o seu computador. Isso é bem bacana principalmente para quem busca por ajuda ou assistência técnica pela internet, com o salvador da pátria podendo dar uma olhada nos componentes da sua máquina para ter uma noção do que há de errado.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Exemplo de relatório gerado pelo AIDA64 Extreme; usuário pode enviar arquivo para assistência técnica remota conferir o que pode haver de errado (Captura de tela: Sergio Oliveira)

O único revés do AIDA64 Extreme é que ele é um software pago, custando a partir de US$ 39,90. Apesar disso, uma versão trial, que libera 30 dias de teste, está disponível para download no site oficial da ferramenta.

Hardinfo

Muito parecido com o AIDA64, o Hardinfo segue a proposta de analisar todo o hardware do usuário, executar testes de desempenho e gerar relatórios detalhados de todo o equipamento, mas no Linux.

A familiaridade com o AIDA64 ocorre não só pelas ferramentas, mas também pela interface gráfica adotada pelo software. Cada tipo de componente é listado num menu à esquerda; quando clicado, detalhes e informações sobre aquele componente são exibidos na parte direita da janela.

Para quem está passando por momentos de sufoco, o Hardinfo também gera relatórios em HTML para que alguém que manje do assunto dê uma conferida sem necessariamente estar por perto.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Hardinfo é uma alternativa ao AIDA64 Extreme para usuários Linux; software conta com praticamente os mesmos recursos e funcionalidades que seu irmão pago (Imagem: Grey Slate Wiki)

O Hardinfo já vem pré-instalado no Linux Mint, mas pode ser baixado a partir do Terminal no Debian, Ubuntu e derivados. Para isso, basta executar o comando a seguir:

sudo apt-get install hardinfo

No Fedora, o aplicativo pode ser instalado com o seguinte comando:

sudo yum install hardinfo

Para usuários do openSUSE, o pacote oficial está disponível no site do projeto. Há outro pacote disponível no site do Arch Linux para usuários dessa distribuição.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como Identificar a Motherboard do meu PC (4 Soluções)

Identificar corretamente a Motherboard do computador é de extrema importância. Dessa forma, é possível compreender o tipo de hardware que ela suporta, e claro, caso seja necessária a sua substituição, não corre o risco de usar um modelo diferente e comprometer a licença do Windows.

Para identificar a motherboard, poderá usar a linha de comandos do Windows, um programa específico, ou em último caso, abrir o seu computador e procurar a etiqueta de identificação.
Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Comece por pressionar as teclas de atalho Windows + R para lançar a caixa de execução do Windows. Digite cmd.exe e pressione a tecla Enter. Na linha de comandos digite o seguinte comando:
wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber
Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Existem diversos programas no mercado capazes de identificar os componentes do seu computador com relativa facilidade. Aqui fica uma lista com as melhores soluções gratuitas:

  • Speccy
  • CPU-Z
  • Berlac Advisor

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Método 3: Visitar o site do fabricante

Por norma, o fabricante fornece uma lista detalhada de todo o hardware contido no seu computador (ou pelo menos devia). Para obter mais detalhes, basta aceder ao site do fabricante e pesquisar pelas especificações do modelo que você possui.

Não sabe qual é o modelo do seu PC? Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como identificar o modelo do meu PC.

Método 4: Abrir a computador

Identificar a motherboard quando o computador está operacional é bastante simples, no entanto, quando o computador não funciona e as informações do fabricante são insuficientes, a única solução acaba por ser abrir o seu computador. Caso o seu computador ainda se encontre em período de garantia, aceder ao interior do computador irá comprometer a sua garantia. Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc? Antes de abrir o seu computador é necessário algumas precauções (especialmente contra a eletricidade estática). Poderá encontrar vários vídeos online que exemplificam como desmontar um computador.

Quando visualizar a motherboard, procure as etiquetas identificativas coladas no corpo da motherboard. Poderá fazer uma pesquisa na Internet com os números contidos nessa mesma etiqueta para obter mais detalhes da motherboard.

← Posts Anteriores

Próximos Posts →

Um simples tutorial: como saber qual placa-mãe, process

Ok, tenho que ser sincero: uma grande parte dos usuários do Adrenaline é composta de gente com muita experiência em mexer em computadores, e que já manjam muito tanto de hardware quanto de software. Mas esse não é o caso para todos e, querendo ou não, sempre dá para aprender algo novo, por mais que você saiba.

Leia também:  Como Fazer Ele Perceber Que Esta Me Perdendo?

Pensando nisso, nós trazemos esse tutorial que ensina como ver as especificações do seu computador. Isso pode ser muito útil por vários motivos. Primeiro, você pode simplesmente querer descobrir se a sua máquina atende os requisitos mínimos ou recomendados de um título que você quer jogar.

Depois, pode ser que você queira atualizar as peças do seu computador. Aí, é sempre bom saber que podem haver vários problemas de compatibilidade.

Por exemplo, processadores de Intel ou de AMD só são compatíveis com chipsets específicos, então é importante saber se sua placa-mãe suporta determinada CPU.

Além disso, a grande maior das placas-mãe só suporta memórias RAM DDR3 ou DDR4, raramente as duas ao mesmo tempo.

Se você acabou de formatar seu computador, é possível que esteja atrás de quais drivers baixar. É importante saber qual o modelo exato de sua placa-mãe, para ter certinho os drivers de rede, do processador e acesso a alguns outros recursos.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Primeira ferramenta: CPU-Z

Link de download: cpuid.com
Na hora de ver as especificações da sua máquina, poucos programas são tão úteis quanto o CPU-Z. Ele tem tudo que você precisa e até mais.

Informações como o nome do seu processador, velocidade de clock, especificações e até mesmo a famigerada litografia.

O programa ainda vai além, dizendo qual a sua placa-mãe, qual versão da BIOS está instalada e mais.

Você ainda pode ver especificações de suas memórias e da placa de vídeo.

– Continua após a publicidade –

Um detalhe muito relevante é que o CPU-Z aponta se as suas memórias estão em dual-channel ou em single-channel.

Sempre recomendamos que, se for possível, você utilize dois ou mais módulos de memória em dual-channel (ou triple-channel, quad-channel, enfim).

Isso vai aumentar consideravelmente o desempenho da sua máquina. Ensinamos como deixá-las em dual-channel no vídeo!

Ainda aproveitamos o vídeo para apresentar para vocês o HWMonitor, que mostra a temperatura das suas peças e várias outras especificações importantes!

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Segunda ferramenta: Belarc Advisor

Link de download: belarc.com
Se o CPU-z não funcionar para você, uma alternativa é o Belarc Advisor.

Ele traz ainda mais detalhes, como a condição que está seu anti-vírus, benchmarks de segurança e até correções da Microsoft para o Windows que você ainda não possui. Para mais informações sobre este programa, clique aqui.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Terceira ferramenta: Sys Spec

Link para donwload: alexnolan.net
O Sys Spec fica como uma terceira dica mesmo, para dar uma maior variedade de escolha. Ele não faz nada de muito especial que os outros já não façam, mas fica como alternativa.

– Continua após a publicidade –
Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?

Ferramentas do Windows

O próprio sistema operacional Windows já tem ferramentas próprias que mostram suas especificações, mesmo que elas não sejam tão completas quanto o CPU-Z, por exemplo.

No vídeo, nós mostramos o Diagnóstico de DirectX (DXDiag) e as Informações de Sistema (MSInfo).

Para quem preferir a opção “hacker dos anos 90”, a alternativa fica para o Prompt de Comando. Nele, temos dois códigos que você pode digitar.

Se quiser saber mais sobre sua placa-mãe, digite:

WMIC Baseboard Get Product, Manufacturer, Version

Se quer saber mais sobre seu processador, digite:

Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?

por Felipe Alencar Para o TechTudo

Descobrir o modelo da placa-mãe instalada no seu computador é importante por diferentes motivos.

Em caso de upgrade de hardware, por exemplo, é necessário saber se o modelo é compatível com um novo processador, assim como na hora de revender o produto, se for o caso.

Uma maneira comum de fazer isso é por meio de programas como CPU-Z, mas há formas mais rápidas e nativas do Windows que não exigem a instalação de outro software na máquina. Confira a seguir como fazer isso pelo prompt de comando do Windows.

Black Friday 2020: veja cinco notebooks Core i5 que ficaram mais baratos

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

Passo 1.Use a combinação de teclas WinKey + R para abrir a ferramenta 'Executar' do Windows. Em seguida, digite 'cmd' (sem aspas) e aperte Enter;

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. O prompt de comando será aberto. Trata-se de uma janela com fundo preto e letras brancas. Nele digite o seguinte: wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber. Essa é a ferramenta WMIC (Instrumentation Command-line). Ela serve justamente para mostrar o modelo de sua placa-mãe;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Veja que na coluna 'Product' há o modelo e sua placa-mãe. Em nosso caso é uma Gigabyte Z77X-D3H.

Como Saber Qual A Motherboard Do Meu Pc?Veja qual o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Agora com essa informação em mãos você já pode procurar por peças compatíveis com o modelo da sua placa-mãe sem correr o risco de dar algum conflito ou incompatibilidade.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !
  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !

Como Identificar uma Placa Mãe

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Este artigo mostra como encontrar informações da placa-mãe do computador.

Elas costumam ser mais importantes para usuários de computadores de mesa com Windows do que com Mac, pois os aparelhos da Apple não permitem o upgrade ou a substituição de componentes.

É possível realizar o procedimento com o Prompt de Comando ou um programa gratuito chamado Speccy. Além disso, dá para simplesmente conferir o modelo da placa-mãe desmontando o gabinete. Caso tenha um Mac, faça a busca com o número serial do computador.

  1. 1

    Abra o Menu Iniciar

    . Clique no logotipo do Windows no canto inferior esquerdo da tela.

  2. 2

    Digite cmd na barra de busca. Assim você procura o Prompt de Comando.

  3. 3

    Clique no Prompt de Comando. Deve ser a primeira opção.

  4. 4

    Digite o comando que mostra as informações da placa-mãe. Escreva o seguinte:

      wmic baseboard get product, manufacturer, version, serialnumber

    • Aperte a tecla ↵ Enter.
  5. 5

    Leia as informações apresentada no Prompt de Comando. Elas devem estar divididas em quatro partes:

    • Manufacturer (fabricante): o nome do fabricante da placa-mãe. Se você comprou o computador de uma empresa como a HP, Dell ou Acer, é provável que apareça o nome dela.
    • Product (produto): o nome da placa-mãe.
    • Serial number (número de série): o número que identifica individualmente a sua placa-mãe.
    • Version (versão): a versão do modelo da placa-mãe.
  6. 6

    Procure os detalhes na internet. Se estiver faltando uma das informações mencionadas, digite o que você obteve em um buscador seguido da palavra placa-mãe.

    • Use as informações para descobrir qual é o hardware do seu computador.
    • Caso o método não tenha funcionado, tente o próximo.
  1. 1

  2. 2

    Aperte o botão Download Free Version. É um botão verde do lado esquerdo da página.

  3. 3

    Clique em Free Download quando aparecer a opção. Assim, você é levado à página de escolha da versão.

  4. 4

    Aperte o botão verde “Download” abaixo de Free. Dessa maneira, o download será iniciado.

    • Caso o arquivo não comece a ser baixado imediatamente, clique em Start Download na parte de cima da tela para forçar o início do download.
  5. 5

    Instale o Speccy. Dê um clique duplo no arquivo de instalação e faça o seguinte:

    • Aperte em Yes quando for solicitado.
    • Marque a caixa de seleção “No thanks, I don't need CCleaner” no canto inferior e direito da tela.
    • Clique em Install.
    • Aguarde a conclusão da instalação.
  6. 6

    Clique em Run Speccy. É um botão roxo no meio da tela de instalação.

    • Caso não queira ler as informações sobre a versão atual do programa, desmarque a caixa de seleção “View release notes” que fica embaixo de Run Speccy.
  7. 7

    Clique em Motherboard. A guia fica do lado esquerdo da janela.

  8. 8

    Leia as informações da placa-mãe. Embaixo de “Motherboard” devem aparecer vários detalhes sobre a placa-mãe, como fabricante, modelo, versão etc.

    • Use as informações para descobrir qual é o hardware do seu computador.
  1. 1

    Abra o Menu Apple

    . Clique no logotipo da Apple na parte superior e esquerda da tela para mostrar um menu suspenso.

  2. 2

    Aperte em Sobre Este Mac. A opção fica no topo do menu suspenso.

  3. 3

    Anote o número de série. Procure o número à direita de Número de Série.

  4. 4

    Faça uma pesquisa com o número de série.

Como saber qual é minha Placa Mãe ? Entenda

Confira nosso guia com dicas de como descobrir qual é sua placa mãe.

“Como saber qual é minha placa mãe?”, essa pergunta vai fazer parte de algum momento na vida do usuário. Muitas vezes, para atualizar os drivers de hardware ou para comprar um novo hardware, é importante saber o essa informação do computador.

Felizmente, é possível descobrir essa informação sem precisar abrir o gabinete do computador.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Como descobrir qual é minha placa mãe?

Embora o hardware do computador, como a RAM e a placa de vídeo, seja fácil de identificar no resumo do sistema, descobrir qual é a placa mãe, nem sempre é fácil. No entanto, existem algumas maneiras.

Através do prompt de comando

Você pode verificar facilmente o modelo da e o número de série usando o prompt de comando do Windows. No Windows 10, selecione o campo de pesquisa na barra de tarefas, digite cmd e pressione Enter.

Outro método para abrir o Prompt de Comando é usar o atalho Executar Windows + R e digitar cmd na janela pop-up.

Você não precisará executar o Prompt de Comando como administrador. Assim que a janela de comando estiver aberta, você pode solicitar que o Windows Management Interface Command (WMIC) verifique o fabricante, modelo, nome e outros recursos.

  • Para fazer isso, basta inserir o seguinte diretamente no Prompt de Comando:
  • wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber
  • Lembre-se de não incluir espaços entre os modificadores, como produto e fabricante, separando-os apenas com uma vírgula.

As informações do sistema Windows também podem fornecer os detalhes da placa-mãe. No entanto, este método é imprevisível. Parece ser compatível com placas-mãe Gigabyte e MSI, mas não conseguiu identificar detalhes para placas-mãe da Asus, Dell e Razer em nossos testes.

Primeiro, inicie o Windows’ Run função usando Windows + R . Quando a janela Executar abrir, digite msinfo32 e pressione Enter. Isso abrirá a visão geral das Informações do sistema do Windows.

As informações devem ser especificadas ao lado de Fabricante da placa mãe, Produto e Versão da placa-base. Se os campos indicarem que as informações não estão disponíveis, você deve usar um dos outros métodos de verificação neste artigo.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Através do CPU-Z

Se o prompt de comando não puder recuperar as informações da placa mãe ou se você quiser uma visão geral mais completa de suas especificações, você pode usar CPU-Z. Este software gratuito fornecerá um amplo resumo dos componentes de hardware do seu PC.

Você pode baixar o programa no site da CPU-Z. Depois de instalar e iniciar o programa, ele analisará imediatamente seus componentes para identificá-los.

Para saber mais sobre sua placa mãe, basta selecionar a guia Placa  mãe. Desse modo, você verá informações como o fabricante da placa mãe, modelo, chipset e muito mais.

Como descobrir no Linux

  1. Se você não tem o Windows e usa o Linux, o processo para descobrir qual placa-mãe você tem é tão fácil quanto.
  2. Primeiro, abra o Terminal no Linux usando Ctrl + Alt + T .

     Em seguida, digite o seguinte comando:

  3. sudo dmidecode -t 2

Desse modo, você terá um resumo de sua placa mãe, incluindo sua marca, modelo e número de série. Se você estiver usando uma máquina virtual, o nome do produto identificará isso.

 No entanto, se você estiver executando o Ubuntu em seu computador real, verá as informações do modelo e do número de série.

Solução de Problemas — Meu Computador Não Inicializa o Windows — Intel

Pode ser frustrante quando um computador não inicializa corretamente. Se você está montando uma configuração ou o seu sistema de repente parou de funcionar, saber por onde começar a consertar um computador pode ser difícil. Essa dificuldade é agravada se você não consegue acessar o sistema operacional.

Nesse guia, abordaremos os passos a executar caso o computador esteja ligando e o monitor funcionando, mas não permite o acesso ao sistema operacional (SO) e estáparado na tela de BIOS. Existem muitas causas possíveis para esse problema, por isso abordaremos alguns dos problemas mais comuns para tentar colocar o sistema em funcionamento novamente.

Observe que, caso o seu computador não esteja ligando (ou seja, nada acontece quando você pressiona o botão liga/desliga, ou quando você pressiona o botão, ele liga por um segundo e, em seguida, desliga novamente) tratamos esse conjunto de problemas aqui.

Se você consegue acessar o sistema operacional, mas ainda enfrenta problemas, convém solucionar alguns problemas de software. Há muitos recursos que podem ser usados para resolver problemas relacionados ao sistema operacional.

Dependendo das características específicas da sua situação, pode fazer sentido ir direto para uma seção específica desse artigo.

Se você tiver conectado um novo periférico USB, como um teclado, mouse ou fone de ouvido, continue lendo. Se tiver adicionado um novo dispositivo de armazenamento, comece pela seção “Atualizar o BIOS”.

Se o seu computador nunca inicializou com êxito, a seção “Mensagens de erro do BIOS” pode ser o melhor lugar para começar.

Antes de alterar quaisquer configurações, tente desconectar todos os periféricos do computador. Isso inclui tudo o que não seja o cabo de alimentação, o cabo conectado ao seu monitor, e um teclado para navegar nos menus.

Periféricos como HDs externos ou até mesmo mouses conectados via USB podem potencialmente causar problemas com energia, conflitos de driver, ou problemas com a ordem de inicialização e podem impedir a inicialização do sistema operacional.

Se o sistema inicializa corretamente o sistema operacional sem qualquer dispositivo conectado, conecte cada um individualmente e reinicie até encontrar o periférico que está causando o problema.

Depois de eliminados os periféricos externos como culpados, é hora de para procurar mensagens de erro no BIOS.

Muitas vezes, se o BIOS detectar um problema de hardware, ele irá lhe dizer antes mesmo de você ter acesso ao menu do BIOS. A mensagem de erro irá variar, dependendo do BIOS que você está usando e o problema apresentado, mas aqui estão alguns exemplos para referência:

  • Ventoinha da CPU não detectada — Problema com a ventoinha ou cooler.
  • Erro de dispositivo de inicialização — há um problema com uma de suas unidades de armazenamento.

Se você encontrar um erro e não for imediatamente aparente ao que o problema está relacionado, procure os detalhes específicos na documentação da placa-mãe ou online. Isso pode ser um passo importante na identificação de onde reside o problema e na execução dos passos necessários para corrigi-lo.

Se você ainda estiver enfrentando problemas para entrar no sistema operacional depois de explorar e abordar as mensagens de erro, pode ser hora de redefinir o BIOS para seu estado padrão.

Uma palavra de advertência: o BIOS controla o funcionamento básico do sistema, portanto, seja cauteloso ao fazer alterações.

1. Se já não estiver lá, acesse o menu do BIOS.

Esse processo irá variar dependendo do fabricante, mas geralmente envolve o pressionamento de uma tecla, imediatamente após ligar o seu sistema (muitas vezes, o F2 ou a tecla DEL).

A maioria dos sistemas informará a chave correta na tela, imediatamente após a inicialização. Toque nessa tecla várias vezes assim que ligar o sistema, e você vai entrar no menu do BIOS.

2. Redefinir para as configurações padrão.

Você tem que procurar como fazer isso exatamente com base no fabricante da placa-mãe, mas essa opção está geralmente localizada na seção “Salvar e Sair” do menu.

Isso irá redefinir as configurações do BIOS para o padrão, o que pode ajudar a aliviar os problemas causados pela alteração da configuração. Salvar e reiniciar para aplicar as alterações.

Isso pode não ser tão relevante se você estiver usando uma máquina pré-montada ou se o computador estava funcionando e, em seguida, começou a funcionar mal; mas se você estiver montando um novo PC, e especialmente se estiver usando uma placa-mãe mais antiga, a atualização de BIOS pode ser útil ao solucionar problemas de inicialização.

Mais uma vez, o processo vai variar um pouco dependendo do fabricante, então, vale a pena procurar as especificações. O fabricante da placa-mãe, provavelmente tem o procedimento apropriado documentado no manual ou on-line. Muitos fabricantes têm diferentes processos, e algumas placas-mãe mais avançadas ainda têm recursos de atualização automática.

A atualização do firmware pode resolver problemas causados por pareamento de hardware mais recente, tais como unidades de armazenamento de dados com capacidades maiores com placas-mãe mais antigas.

O sistema operacional está instalado em uma unidade de armazenamento, de modo que a falha ao carregar esse SO pode ser indicativo de um problema com a unidade. Há algumas maneiras de diagnosticar problemas de armazenamento. Vamos começar com a ordem de inicialização.

A ordem de inicialização ou prioridade de inicialização é a ordem em que o computador analisa as opções de armazenamento disponíveis e decide quais priorizar. Se a unidade do SO não é a mais alta na ordem de inicialização, isso poderia explicar porque ela não está carregando adequadamente.

Ajustar essas configurações permite a inicialização a partir de um disco ou armazenamento externo, que pode ser útil para algo como a atualização do BIOS mencionada acima.

Isso também pode causar problemas se a prioridade de inicialização estiver incorreta ou se o sistema não estiver detectando o principal dispositivo de armazenamento.

1. Remova o armazenamento externo. Para determinar a ordem de inicialização, reinicie o sistema, desconecte todo armazenamento externo ou unidade flash e entre no BIOS pressionando a tecla apropriada durante o processo de inicialização.

2. Navegue até a seção de inicialização do BIOS. O nome pode ser um pouco diferente, mas você está procurando a seção dedicada ao armazenamento, provavelmente chamada menu Prioridade de Inicialização ou Ordem de Inicialização.

3. Como determinar a unidade de inicialização adequada. A unidade principal deve ser a mesma do sistema operacional instalado.

Se você não sabe a partir de qual unidade inicializar, talvez precise olhar para a unidade propriamente dita, já que a capacidade e a marca frequentemente estão evidentes na etiqueta, e essa informação também é frequentemente referenciada no BIOS.

Se você não tiver certeza de qual das suas unidades tem o SO, desative todas as unidades, exceto uma, no BIOS e veja se o sistema é inicializado. Caso contrário, continue o processo de eliminação até encontrar a unidade correta.

Você pode, então, voltar para o BIOS e habilitar novamente as outras unidades de armazenamento de dados. Apenas certifique-se de que a unidade com o SO esteja no topo da lista de prioridades.

4. Salvar alterações. Depois de priorizar corretamente a ordem de inicialização, salve as alterações e saia.

Se o BIOS não estiver detectando a unidade, o que significa que o disco com o sistema operacional não está aparecendo no menu de ordem de inicialização, você poderia verificar um problema na própria unidade ou em como ela está configurada.

Se seu sistema tiver sido inicializado com êxito no passado, mas o BIOS não detecta mais a unidade de armazenamento, você pode estar enfrentando um problema com a própria unidade.

Se for esse o caso, está na hora de solucionar problemas de hardware, o que envolverá abrir o sistema.

Antes de fazer isso, certifique-se de desconectar o cabo de alimentação, assegure-se de que conhece a maneira mais segura de abrir a caixa e tenha em mente que, se estiver trabalhando em um sistema pré-montado, pode potencialmente violar a garantia. Verifique com o fabricante do sistema se isso é uma preocupação.

Depois que o sistema estiver aberto, verifique se os cabos conectados à unidade de armazenamento estão corretamente conectados e não estão soltos. Se você estiver usando uma unidade M.2, verifique se ela está devidamente encaixada no slot correto na placa-mãe.

Se tudo estiver no lugar, pode ser o momento de remover o armazenamento e testá-lo com outro sistema que você sabe que está funcionando. Se você puder instalar a unidade em outro sistema funcional para fins de teste, isso seria o ideal.

Caso contrário, existem adaptadores USB que permitem que você conecte a unidade na porta USB de outro sistema para verificar se a unidade é detectada.

Isso permitirá que você verifique se outro sistema operacional é capaz de detectar a unidade e executar verificações de diagnóstico usando ferramentas como o Windows Disk Utility ou o Intel® Solid State Drive Toolbox para determinar o status da unidade.

Se o dispositivo de armazenamento ainda não foi detectado, mesmo em um sistema diferente, isso pode significar que a unidade está avariada. Se a unidade não está mais funcionando, provavelmente está na hora de substitui-la.

Apesar de não ser uma ocorrência comum, ocasionalmente problemas na bateria CMOS podem impedir que o sistema inicialize corretamente.

Na placa-mãe, a bateria CMOS (complementary metal-oxide-semiconductor, semicondutor de metal-óxido complementar) é um chip alimentado por uma bateria que armazena informações importantes de sistema, como as configurações de hardware básico e data.

A falha de CMOS é frequentemente indicada por um relógio que é redefinido constantemente ou por uma mensagem de erro do BIOS envolvendo a CMOS. A vida útil dessas baterias normalmente gira em torno de uma década sob condições de uso típicas, mas isso pode variar.

Se você estiver utilizando uma placa-mãe antiga ou usada, vale a pena certificar-se de que a bateria esteja funcionando corretamente. Elas são relativamente baratas e o processo de substituição geralmente é simples.

1. Encontre a bateria. Localize a CMOS na placa-mãe (ela é uma bateria em forma de moeda, prateada e achatada). Se você tiver problemas para encontrá-la, consulte a documentação da placa-mãe.

2. Recoloque a bateria. Antes de tentar uma substituição, puxe a bateria para fora e recoloque-a. Remover a bateria deve ser relativamente simples. Pode haver uma trava ou prendedor segurando-a no lugar, mas geralmente ela pode simplesmente ser removida manualmente ou cuidadosamente com uma chave de fenda, e substituída da mesma forma.

3. Remover e substituir a bateria CMOS. Se a recolocação não corrigir o problema, tente uma substituição. A bateria CMOS mais comum é a CR2032, mas ao remover a bateria, certifique-se de anotar suas características a fim de encontrar uma substituição idêntica.

4. Reinicie o sistema. Depois que você conseguir recolocar ou substituir a bateria, reinicie o sistema e entre no BIOS. Em seguida, redefina as configurações de data e hora, salve e saia.

Além do armazenamento, é possível que outros itens de hardware estejam causando uma falha na inicialização, especialmente se for indicado por uma mensagem de erro.

Vale a pena verificar todos os cabos e garantir que todos os outros itens de hardware estejam encaixados corretamente se nada mais estiver funcionando.

Você pode seguir esse guia para obter um detalhamento passo-a-passo de como testar o hardware peça por peça e ver se isso resolve o problema.

Testes adicionais

Se você já tentou todas as recomendações acima e ainda está parado na tela de BIOS, testar sua configuração de hardware atual com uma nova placa-mãe pode ser uma próxima etapa útil. Isso requer a reinstalação da CPU, do cooler e a reconexão de todos os componentes necessários, porém, ajudará a eliminar a placa-mãe como sendo o problema.

Os testes com hardware de substituição são sempre ideais, caso tenha essa opção, e podem ser particularmente úteis se o BIOS apontou na direção de um determinado componente.

A maioria dos problemas do computador pode ser corrigida, mas se você estiver trabalhando com um sistema mais antigo, pode ser simplesmente a hora de fazer uma atualização.

O hardware de computador pode durar por um longo tempo, quando corretamente mantido, mas, como a tecnologia dos computadores continua a avançar, mesmo os componentes mais confiáveis precisam, mais cedo ou mais tarde, ser atualizados para a ideal experiência do usuário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*