Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Primeiro, a placa-mãe do seu computador é o componente principal e é responsável por fazer com que todos os outros componentes se comuniquem.

É uma placa de circuito impresso à qual os componentes que compõem um computador estão conectados. Você também pode conhecê-lo como uma placa-mãe ou placa principal.

Mais cedo ou mais tarde, você precisará saber qual placa base possui, pois, com essas informações, é possível fazer atualizações nos aplicativos que você instalou e também executar outras ações, como, por exemplo, executar a expansão da memória do computador. Existem três maneiras de ver o que são:

Abrindo a CPU e vendo diretamente

Dessa forma, não o recomendo por dois motivos: o primeiro é que, a menos que você seja um técnico, nunca descubra seu computador ou poderá danificar qualquer peça, e o segundo é que, se você tiver algum selo ou etiqueta no momento da abertura do dispositivo, poderá perder Sua garantia

Programas

Instalar programas que jogam as informações para você, mas não é algo que eu recomendo, pois você pode instalar acidentalmente vírus e programas maliciosos.

Verificando você mesmo (recomendado)

Ao vê-lo no computador, é a opção mais segura e super simples, que eu recomendo quando você está dando os primeiros passos no mundo da computação. Você apenas tem que seguir os passos que eu mostro abaixo.

Conheça sua placa-mãe no Windows

Primeiro, veja se o seu computador possui um sistema operacional Windows 10 ou Mac OS; se for o Windows, siga as etapas mostradas abaixo:

Quando você já estiver conectado à sua conta do Windows, pressione as teclas Windows + R.

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Ao fazer isso, uma janela como esta será aberta:

Relacionado:  Falta NTDLR: Como corrigi-lo no Windows XP, 7 ou 10Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Na caixa, você escreverá: msinfo32 e pressione a tecla ENTER. Isso abrirá outra janela com as informações do sistema:

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Lá você verá não apenas os dados da placa-mãe instalada em seu computador (quem a fabricou, seu modelo, o nome que possui), mas também poderá ver qual processador possui, que tipo de Windows possui (qual versão) e especificações completas e detalhado de tudo que sua equipe tem.

Por exemplo, o modelo do computador, sua arquitetura (se for de 128 bits, 64 bits ou 32 bits). Isso pode ser útil quando você precisar instalar um aplicativo e escolher entre esses três.

Se você escolher outro que o seu computador possua, poderá gerar erros quando você estiver usando o aplicativo.

Conheça sua placa-mãe no Mac OS

Se você possui o Mac OS X, não precisa conhecer os detalhes da placa-mãe do seu computador, pois para fazer atualizações, você precisa apenas saber qual modelo de Mac você possui em sua casa.

No entanto, se você não souber qual modelo de Mac você possui, poderá acessar o perfil do sistema, que é um aplicativo que possui o Mac OS X. Ele contém as informações de hardware, software e tudo relacionado às redes conectadas ao nosso computador.

Para acessar o perfil do sistema, existem duas opções, mas vou falar sobre o mais rápido e fácil: vá para a barra de menus e clique no ícone da Apple, um submenu será exibido e você selecionará “Sobre este Mac” (Sobre este Mac, se estiver em inglês):

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Clicar em abrirá uma janela como a abaixo:

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Você clicará em “Mais informações …” (Mais informações …) e uma guia como esta será aberta:

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Então, você clica em Relatório do sistema … e, finalmente, você terá o perfil do sistema aberto. No hardware, que é a primeira guia que é aberta por padrão, você pode ver o modelo do seu MAC.

5 dicas ao comprar sua nova placa-mãe

April 21 2020

  • Compartilhar com
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Pinterest

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Então, é hora, é hora de construir esse novo equipamento para jogos que você economiza o ano todo, mas qual placa-mãe, também conhecida como mainboard, você compra? Bem, reunimos 5 dicas para você, que mostrarão como escolher uma placa-mãe e ajudarão a garantir que você escolha a melhor para o trabalho. Como sempre, depois de ter uma ideia do que você deseja, é recomendável fazer uma comparação de placas-mãe e comparar placas-mãe para que você possa comparar sua seleção com todas as ofertas disponíveis.

Com tudo isso dito, vamos pular para nossas 5 dicas para que você possa seguir em frente e escolher a melhor placa-mãe para esse novo equipamento de jogos. Afinal, a placa-mãe é um dos principais componentes em sua nova versão de jogo. É fácil escolher coisas como sua placa de vídeo e discos rígidos, mas pode ser difícil escolher a placa-mãe.

Escolha um lado – Intel ou AMD

Ah, o debate interminável que vem ocorrendo desde os primórdios, o que é melhor, Intel ou AMD? Esta é a primeira peça do quebra-cabeça a ser descoberta ao escolher uma nova placa-mãe. Qual CPU você vai usar?

Intel e AMD são os principais players no que diz respeito às CPUs e pode ser difícil escolher com qual delas usar. Tanto a Intel quanto a AMD oferecem uma gama completa de processadores, desde CPUs de nível básico até CPUs de ponta, voltadas para overclock pesado.

Realmente não existe uma resposta simples de “escolher essa opção” porque as duas empresas produzem uma ótima variedade de produtos, devido ao fato de ambas atualizarem constantemente com seus produtos com a melhor e mais recente tecnologia, melhorando o desempenho.

Qual CPU é melhor para você realmente depende exatamente de como você deseja usar o seu computador. Se você deseja um computador que possa usar vários núcleos de processador, é possível que o AMD Ryzen seja uma boa escolha para você. Se você está procurando uma CPU de jogos que possa fazer overclock ao máximo, talvez a Intel seja uma boa escolha.

De qualquer forma, pesquise um pouco sobre qual processador você deseja usar como soquetes de CPU na placa-mãe varia dependendo da CPU que você escolher.

Depois de escolher sua CPU, você poderá começar a olhar para placas-mãe compatíveis com Intel, como as placas compatíveis com Z390 AORUS PRO ou AMD, como a X570 AORUS Master.

Fator de forma – tamanho importa

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Você escolheu sua aliança de CPU e agora é hora de passar para o próximo passo na escolha de uma placa-mãe. A pergunta que você precisa se perguntar agora é “Qual o tamanho que eu quero que meu computador seja?”.

Existem vários tamanhos de placas-mãe, também conhecidos como fator de forma, e é importante escolher qual o tamanho do PC que você deseja montar.

Você quer um PC de mesa grande com bastante espaço para opções de refrigeração, personalização e atualização? Ou você quer algo pequeno e portátil, perfeito para festas Lan? Bem, é aqui que diferentes fatores de forma entram em cena.

Existem diversos tamanhos de placas-mãe, no entanto, os três principais fatores de forma são os seguintes:

ATXEsse é o tamanho mais comum da placa-mãe e é o padrão principal. É uma placa de tamanho normal que vem com 12 x 9,6 polegadas e fornece 7 slots de expansão, até 8 slots de RAM, suporta até 4 GPUs e até 12 portas SATA.

E-ATXAs placas E-ATX são maiores que as placas-mãe ATX, com 12 x 13 polegadas. Essas placas-mãe permitem um conjunto maior de recursos e opções de criação aprimoradas. Normalmente, as placas E-ATX terão mais slots PCI-E e opções de conectividade do que as placas ATX. A Z390 AORUS XTREME é um ótimo exemplo de placa-mãe E-ATX de qualidade.

Leia também:  Como Evitar Que A Agua Da Piscina Fique Verde?

MicroATXAs placas MicroATX são o meio termo em termos de tamanho. Chegando a 9,6 x 9,6 polegadas, eles fornecem 4 slots de expansão, até 4 slots de RAM, geralmente suportam até 2 GPUS e até 8 portas SATA.

Mini-ITXAs placas ITX são de 6,69 x 6,69 polegadas e possuem 1 slot de expansão, 2 slots de RAM, suportando 1 GPU e até 6 portas SATA.

RAM – A necessidade de velocidade

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

A RAM é parte integrante do seu equipamento de jogo e é aí que realmente importa a velocidade. Quanto mais rápida a RAM, mais rápido é o acesso às informações armazenadas e quanto mais RAM, melhor.

Todos os jogos têm especificações mínimas recomendadas para executar o jogo e é essencial ter a quantidade certa de RAM.

A maioria dos jogos funcionará completamente bem com 8 GB de RAM, no entanto, é recomendável instalar um mínimo de 16 GB de RAM na sua compilação de jogos. Portanto, com isso dito, é importante garantir que você tenha uma placa-mãe com slots de RAM adequados.

A RAM também entra em velocidades diferentes e, obviamente, mais rápido é sempre melhor. É importante lembrar, porém, que nem todas as placas-mãe suportam as mais recentes velocidades de RAM disponíveis.

Se você decidir obter RAM mais rápida, como a RAM DDR4 AORUS RGB 3600MHz, é importante escolher uma placa-mãe que suporte velocidades mais altas. Você não deseja adquirir RAM de alto desempenho apenas para que sua placa-mãe a execute em velocidades mais lentas, sem suporte.

GPU – Única ou Multi

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

A parte mais importante do seu PC quando se trata de jogos é a sua placa de vídeo. É esta placa que fornece os quadros por segundo que você precisa para experimentar toda a glória dos jogos para PC.

Quando se trata de sua GPU, você tem 3 opções disponíveis. Primeiro, você pode usar os gráficos integrados e não uma placa de vídeo dedicada, isso é ruim, não faça isso. Segundo, você pode executar uma única GPU e, terceiro, executar várias placas gráficas.

É importante escolher se você deseja executar uma única GPU ou várias placas, porque nem todas as placas-mãe suportam uma configuração de múltiplas GPU.

Geralmente, a maioria das pessoas segue uma única configuração de placa, como a AORUS GeForce RTX 2070 SUPER 8G e a AORUS Radeon RX 5700 XT 8G. Isso fornecerá uma configuração simples que pode jogar até os jogos mais exigentes.

Conectividade – Verifique se você pode conectar tudo

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Um erro comumente cometido pelas pessoas que constroem seus computadores é que elas compram uma placa-mãe que não possui todas as opções de conectividade necessárias.

O painel traseiro do computador é onde você conecta todos os seus periféricos que deseja usar. As pessoas costumam conectar seus múltiplos monitores apenas para descobrir que não há conexões HDMI ou porta de vídeo suficientes disponíveis.

Pense em toda a configuração do seu PC, pense em quantos monitores você vai usar e também em quais tomadas eles têm. Pense em qual teclado e mouse você deseja usar, porque muitos teclados requerem mais de uma porta USB.

Você precisa de WiFi embutido ou várias portas LAN? Você precisa de USB 2 ou 3? E o USB-C?

Pense em tudo o que você deseja usar e pense nas coisas que você pode querer usar no futuro. Não há nada pior do que construir um novo equipamento de jogo apenas para descobrir que você não pode usar seus periféricos.

O velho ditado soa verdadeiro aqui, meça duas vezes e corte uma vez. Em ordem, verifique se tudo o que você precisa conectar pode ser conectado.

Se você seguir estas dicas, terá uma experiência de criação de PC muito mais suave, que o deixará fragmentado e exigente nos próximos anos.

DICA DE BÔNUS – Resfriamento

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Uma coisa importante a se pensar quando se trata de sua compilação tem a ver com sua CPU, e é assim que você pretende mantê-la funcionando de maneira agradável e divertida. Quanto mais fria a CPU, melhor o desempenho.

Quando se trata de refrigeração, você tem as principais opções disponíveis, refrigeração a ar e água. O resfriamento a água rapidamente se tornou o método mais popular para manter a CPU em funcionamento, graças à sua saída de ruído muito baixa e ao excelente desempenho de resfriamento.

Já se foram os dias em que você teria que criar seu próprio ciclo de resfriamento de água personalizado, graças à disponibilidade de refrigeradores de água AIO (all in one/tudo em um). Os coolers AIO são acessíveis, muito fáceis de instalar e oferecem resultados fantásticos, por isso é uma ótima ideia colocar algo como o AORUS LIQUID COOLER 240 em seu equipamento.

Um simples tutorial: como saber qual placa-mãe, process

Ok, tenho que ser sincero: uma grande parte dos usuários do Adrenaline é composta de gente com muita experiência em mexer em computadores, e que já manjam muito tanto de hardware quanto de software. Mas esse não é o caso para todos e, querendo ou não, sempre dá para aprender algo novo, por mais que você saiba.

Pensando nisso, nós trazemos esse tutorial que ensina como ver as especificações do seu computador. Isso pode ser muito útil por vários motivos. Primeiro, você pode simplesmente querer descobrir se a sua máquina atende os requisitos mínimos ou recomendados de um título que você quer jogar.

Depois, pode ser que você queira atualizar as peças do seu computador. Aí, é sempre bom saber que podem haver vários problemas de compatibilidade.

Por exemplo, processadores de Intel ou de AMD só são compatíveis com chipsets específicos, então é importante saber se sua placa-mãe suporta determinada CPU.

Além disso, a grande maior das placas-mãe só suporta memórias RAM DDR3 ou DDR4, raramente as duas ao mesmo tempo.

Se você acabou de formatar seu computador, é possível que esteja atrás de quais drivers baixar. É importante saber qual o modelo exato de sua placa-mãe, para ter certinho os drivers de rede, do processador e acesso a alguns outros recursos.

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Primeira ferramenta: CPU-Z

Link de download: cpuid.com
Na hora de ver as especificações da sua máquina, poucos programas são tão úteis quanto o CPU-Z. Ele tem tudo que você precisa e até mais.

Informações como o nome do seu processador, velocidade de clock, especificações e até mesmo a famigerada litografia.

O programa ainda vai além, dizendo qual a sua placa-mãe, qual versão da BIOS está instalada e mais.

Você ainda pode ver especificações de suas memórias e da placa de vídeo.

– Continua após a publicidade –

Um detalhe muito relevante é que o CPU-Z aponta se as suas memórias estão em dual-channel ou em single-channel.

Sempre recomendamos que, se for possível, você utilize dois ou mais módulos de memória em dual-channel (ou triple-channel, quad-channel, enfim).

Isso vai aumentar consideravelmente o desempenho da sua máquina. Ensinamos como deixá-las em dual-channel no vídeo!

Ainda aproveitamos o vídeo para apresentar para vocês o HWMonitor, que mostra a temperatura das suas peças e várias outras especificações importantes!

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Segunda ferramenta: Belarc Advisor

Link de download: belarc.com
Se o CPU-z não funcionar para você, uma alternativa é o Belarc Advisor.

Leia também:  Foliculite O Que É E Como Tratar?

Ele traz ainda mais detalhes, como a condição que está seu anti-vírus, benchmarks de segurança e até correções da Microsoft para o Windows que você ainda não possui. Para mais informações sobre este programa, clique aqui.

Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Terceira ferramenta: Sys Spec

Link para donwload: alexnolan.net
O Sys Spec fica como uma terceira dica mesmo, para dar uma maior variedade de escolha. Ele não faz nada de muito especial que os outros já não façam, mas fica como alternativa.

– Continua após a publicidade –
Como Saber Qual A Minha Motherboard?

Ferramentas do Windows

O próprio sistema operacional Windows já tem ferramentas próprias que mostram suas especificações, mesmo que elas não sejam tão completas quanto o CPU-Z, por exemplo.

No vídeo, nós mostramos o Diagnóstico de DirectX (DXDiag) e as Informações de Sistema (MSInfo).

Para quem preferir a opção “hacker dos anos 90”, a alternativa fica para o Prompt de Comando. Nele, temos dois códigos que você pode digitar.

Se quiser saber mais sobre sua placa-mãe, digite:

WMIC Baseboard Get Product, Manufacturer, Version

Se quer saber mais sobre seu processador, digite:

Como descobrir o modelo da sua placa-mãe via prompt de comando?

por Felipe Alencar Para o TechTudo

Descobrir o modelo da placa-mãe instalada no seu computador é importante por diferentes motivos.

Em caso de upgrade de hardware, por exemplo, é necessário saber se o modelo é compatível com um novo processador, assim como na hora de revender o produto, se for o caso.

Uma maneira comum de fazer isso é por meio de programas como CPU-Z, mas há formas mais rápidas e nativas do Windows que não exigem a instalação de outro software na máquina. Confira a seguir como fazer isso pelo prompt de comando do Windows.

Black Friday 2020: veja cinco notebooks Core i5 que ficaram mais baratos

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

Passo 1.Use a combinação de teclas WinKey + R para abrir a ferramenta 'Executar' do Windows. Em seguida, digite 'cmd' (sem aspas) e aperte Enter;

Como Saber Qual A Minha Motherboard?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. O prompt de comando será aberto. Trata-se de uma janela com fundo preto e letras brancas. Nele digite o seguinte: wmic baseboard get product,Manufacturer,version,serialnumber. Essa é a ferramenta WMIC (Instrumentation Command-line). Ela serve justamente para mostrar o modelo de sua placa-mãe;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como Saber Qual A Minha Motherboard?Use o comando par descobrir o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Veja que na coluna 'Product' há o modelo e sua placa-mãe. Em nosso caso é uma Gigabyte Z77X-D3H.

Como Saber Qual A Minha Motherboard?Veja qual o modelo de sua placa-mãe (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Agora com essa informação em mãos você já pode procurar por peças compatíveis com o modelo da sua placa-mãe sem correr o risco de dar algum conflito ou incompatibilidade.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !
  • Drekiel no meu aparece o seguinte —– mainboard – Alias não encontrado.
    é um notebook samsung rv410
  • Marcus Guimaraes no meu só aparece: lenovo lenovo
  • lucas Leite o meu aparece: Manufacturer Product SerialNumber Version
    Sony Corporation VAIO N/A N/A
  • Rogerio Silva Ok, muito obrigado, foi de grande valia….
  • Junior Lan excelente, muito obrigado, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Junior Lan muito útil, parabéns!!
  • Cronos aqui apareceu a mensagem invalid query
  • Leandro Guimarães Digitei o comando certinho e não apareceu os dados.
  • Luan Jesus Excelente
  • Márcio Faria up
  • Israel Samuel Muito Obrigado!!!
  • Eduardo Bertolucci Ótimo tutorial, ajuudou eeee muiiiiiito. Obrigado.
  • Fábio Gomes incrível, muito obrigado!
  • José Raul Não funcionou.
  • Antonio Xavier obrigado deu certo.
  • Edmilson Oliveira Obrigado funcionou perfeitamente
  • Andre Shigeru Obrigado.
  • José Ferreira Muito obrigado, com esse tutorial ficou fácil demais de descobrir.
  • Sergio Lima valeu mesmo…muito bom este tutorial se assim posso dizer.
  • Fabio Rose Foi muito útil, obrigado !
  • Emerson Vasconcellos Muito Obrigado meu caro !

Como saber se um processador é compatível com a placa-mãe do seu computador?

Existe uma variedade de processadores de computador com uma série de características diferentes que irão atender uma variedade de necessidades do mercado. Mas na hora de escolher um processador deve ter diferentes aspectos em conta,  e é que nem todos os processadores são compatíveis com as placas mãe de um computador .

Para saber se um processador suporta uma placa-mãe, deve prestar atenção para o chipset inserido em cada versão da placa e BIOS . Isto pode soar chinês, mas não entres em pânico, porque as placas base geralmente são acompanhadas por um manual de instruções onde informam os modelos de processadores com os quais elas são compatíveis.

Se por algum motivo tiver perdido o manual de instruções, normalmente os fabricantes costumam incluir essa informação em seus sites oficiais com o objectivo de facilitar o acesso às informações pelos utilizadores.

E se esta informação não tiver disponível, também podes aceder através do programa CPU-Z, que te oferecerá todos os tipos de informações sobre o teu computador, incluindo informações sobre a placa-mãe e processadores compatíveis.

O CPU-Z pode fazer o download on-line grátis.

Passos de compatibilidade entre o processador e placa-mãe

Veja por si mesmo

Se te atreves a verificar-se tu mesmo a compatibilidade entre o processador e a placa-mãe do teu computador, vais precisar de ter o manual de instruções da placa, uma chave de fenda de estrela na maioria dos casos e uma lanterna para facilitar a visualização .

Primeiro que tudo, ter o manual de instruções da placa e procurar a lista de especificações, que informam o tipo de processador que deve aparecer com a placa-mãe de cada computador.

O próximo passo será abrir a caixa do computador, mas antes deves desligar o computador e desconectar da energia . Desapertar e remover a caixa, e com uma lanterna tentar aceder à placa, para saber o número do fabricante e o modelo da placa, com estes dados não deve ter nenhum problema em obter quaisquer detalhes dos processadores compatíveis.

Com esta informação, vá ao site do fabricante e tenta conhecer os diferentes processadores que são compatíveis com o seu computador. Se ainda tiver alguma dúvida e quiser optar pela forma fácil, contacte o suporte técnico da sua placa-mãe para que lhe sejam fornecidas todas as informações que precisa saber.

Leia também:  Como Afastar Uma Pessoa Que Nos Quer Mal?

CPU-Z 

A outra maneira de saber se um determinado processador é compatível com sua placa-mãe, é através do programa CPU-Z , que já falamos acima. É simples e é gratuito.

A primeira coisa é fazer o download, instalá-lo no seu computador e abri-lo diretamente na etiqueta “Mainboard “, onde podes saber a marca e o modelo da placa.

A seguir irá verificar os processadores que são compatíveis com a sua placa-mãe, e é mais eficaz fazê-lo através da página do fabricante do computador ou através do computador nas páginas especializadas.

Uma vez lá, tente aceder às especificações técnicas da placa-mãe.

Como Identificar uma Placa Mãe

Baixe em PDF
Baixe em PDF

Este artigo mostra como encontrar informações da placa-mãe do computador.

Elas costumam ser mais importantes para usuários de computadores de mesa com Windows do que com Mac, pois os aparelhos da Apple não permitem o upgrade ou a substituição de componentes.

É possível realizar o procedimento com o Prompt de Comando ou um programa gratuito chamado Speccy. Além disso, dá para simplesmente conferir o modelo da placa-mãe desmontando o gabinete. Caso tenha um Mac, faça a busca com o número serial do computador.

  1. 1

    Abra o Menu Iniciar

    . Clique no logotipo do Windows no canto inferior esquerdo da tela.

  2. 2

    Digite cmd na barra de busca. Assim você procura o Prompt de Comando.

  3. 3

    Clique no Prompt de Comando. Deve ser a primeira opção.

  4. 4

    Digite o comando que mostra as informações da placa-mãe. Escreva o seguinte:

      wmic baseboard get product, manufacturer, version, serialnumber

    • Aperte a tecla ↵ Enter.
  5. 5

    Leia as informações apresentada no Prompt de Comando. Elas devem estar divididas em quatro partes:

    • Manufacturer (fabricante): o nome do fabricante da placa-mãe. Se você comprou o computador de uma empresa como a HP, Dell ou Acer, é provável que apareça o nome dela.
    • Product (produto): o nome da placa-mãe.
    • Serial number (número de série): o número que identifica individualmente a sua placa-mãe.
    • Version (versão): a versão do modelo da placa-mãe.
  6. 6

    Procure os detalhes na internet. Se estiver faltando uma das informações mencionadas, digite o que você obteve em um buscador seguido da palavra placa-mãe.

    • Use as informações para descobrir qual é o hardware do seu computador.
    • Caso o método não tenha funcionado, tente o próximo.
  1. 1

  2. 2

    Aperte o botão Download Free Version. É um botão verde do lado esquerdo da página.

  3. 3

    Clique em Free Download quando aparecer a opção. Assim, você é levado à página de escolha da versão.

  4. 4

    Aperte o botão verde “Download” abaixo de Free. Dessa maneira, o download será iniciado.

    • Caso o arquivo não comece a ser baixado imediatamente, clique em Start Download na parte de cima da tela para forçar o início do download.
  5. 5

    Instale o Speccy. Dê um clique duplo no arquivo de instalação e faça o seguinte:

    • Aperte em Yes quando for solicitado.
    • Marque a caixa de seleção “No thanks, I don't need CCleaner” no canto inferior e direito da tela.
    • Clique em Install.
    • Aguarde a conclusão da instalação.
  6. 6

    Clique em Run Speccy. É um botão roxo no meio da tela de instalação.

    • Caso não queira ler as informações sobre a versão atual do programa, desmarque a caixa de seleção “View release notes” que fica embaixo de Run Speccy.
  7. 7

    Clique em Motherboard. A guia fica do lado esquerdo da janela.

  8. 8

    Leia as informações da placa-mãe. Embaixo de “Motherboard” devem aparecer vários detalhes sobre a placa-mãe, como fabricante, modelo, versão etc.

    • Use as informações para descobrir qual é o hardware do seu computador.
  1. 1

    Abra o Menu Apple

    . Clique no logotipo da Apple na parte superior e esquerda da tela para mostrar um menu suspenso.

  2. 2

    Aperte em Sobre Este Mac. A opção fica no topo do menu suspenso.

  3. 3

    Anote o número de série. Procure o número à direita de Número de Série.

  4. 4

    Faça uma pesquisa com o número de série.

Como saber qual é minha Placa Mãe ? Entenda

Confira nosso guia com dicas de como descobrir qual é sua placa mãe.

“Como saber qual é minha placa mãe?”, essa pergunta vai fazer parte de algum momento na vida do usuário. Muitas vezes, para atualizar os drivers de hardware ou para comprar um novo hardware, é importante saber o essa informação do computador.

Felizmente, é possível descobrir essa informação sem precisar abrir o gabinete do computador.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Como descobrir qual é minha placa mãe?

Embora o hardware do computador, como a RAM e a placa de vídeo, seja fácil de identificar no resumo do sistema, descobrir qual é a placa mãe, nem sempre é fácil. No entanto, existem algumas maneiras.

Através do prompt de comando

Você pode verificar facilmente o modelo da e o número de série usando o prompt de comando do Windows. No Windows 10, selecione o campo de pesquisa na barra de tarefas, digite cmd e pressione Enter.

Outro método para abrir o Prompt de Comando é usar o atalho Executar Windows + R e digitar cmd na janela pop-up.

Você não precisará executar o Prompt de Comando como administrador. Assim que a janela de comando estiver aberta, você pode solicitar que o Windows Management Interface Command (WMIC) verifique o fabricante, modelo, nome e outros recursos.

  • Para fazer isso, basta inserir o seguinte diretamente no Prompt de Comando:
  • wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber
  • Lembre-se de não incluir espaços entre os modificadores, como produto e fabricante, separando-os apenas com uma vírgula.

As informações do sistema Windows também podem fornecer os detalhes da placa-mãe. No entanto, este método é imprevisível. Parece ser compatível com placas-mãe Gigabyte e MSI, mas não conseguiu identificar detalhes para placas-mãe da Asus, Dell e Razer em nossos testes.

Primeiro, inicie o Windows’ Run função usando Windows + R . Quando a janela Executar abrir, digite msinfo32 e pressione Enter. Isso abrirá a visão geral das Informações do sistema do Windows.

As informações devem ser especificadas ao lado de Fabricante da placa mãe, Produto e Versão da placa-base. Se os campos indicarem que as informações não estão disponíveis, você deve usar um dos outros métodos de verificação neste artigo.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Através do CPU-Z

Se o prompt de comando não puder recuperar as informações da placa mãe ou se você quiser uma visão geral mais completa de suas especificações, você pode usar CPU-Z. Este software gratuito fornecerá um amplo resumo dos componentes de hardware do seu PC.

Você pode baixar o programa no site da CPU-Z. Depois de instalar e iniciar o programa, ele analisará imediatamente seus componentes para identificá-los.

Para saber mais sobre sua placa mãe, basta selecionar a guia Placa  mãe. Desse modo, você verá informações como o fabricante da placa mãe, modelo, chipset e muito mais.

Como descobrir no Linux

  1. Se você não tem o Windows e usa o Linux, o processo para descobrir qual placa-mãe você tem é tão fácil quanto.
  2. Primeiro, abra o Terminal no Linux usando Ctrl + Alt + T .

     Em seguida, digite o seguinte comando:

  3. sudo dmidecode -t 2

Desse modo, você terá um resumo de sua placa mãe, incluindo sua marca, modelo e número de série. Se você estiver usando uma máquina virtual, o nome do produto identificará isso.

 No entanto, se você estiver executando o Ubuntu em seu computador real, verá as informações do modelo e do número de série.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*