Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Tudo sobre

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Microsoft

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Se você por acaso perdeu as informações de licença do Windows, do Office ou de algum outro produto instalado no seu PC, mas vai formatar a máquina e precisa desses dados, fique tranquilo: um “truque” relativamente simples pode ajudar você a recuperar tudo.

Logicamente, o processo descrito aqui precisa ser feito antes de você desinstalar o software ou reinstalar o Windows, então uma excelente dica é realizar o passo a passo e manter as chaves de ativação dos seus softwares armazenadas em algum lugar — quem sabe em um gerenciador de senhas, por exemplo.

Isso é possível porque a chave do produto fica armazenado no registro do Windows, mas, obviamente, a informação está codificada. Assim sendo, você pode decodificar tal informação e recuperar a sequência que libera o uso completo do Windows e de outros softwares. Sem mais enrolação, vamos ao tutorial.

Encontrando a chave do Windows

Passo 01

Copie o código abaixo e cole-o em um Bloco de notas.

Set WshShell = CreateObject(“WScript.Shell”)MsgBox ConvertToKey(WshShell.RegRead(“HKLMSOFTWAREMicrosoftWindows NTCurrentVersionDigitalProductId”))

Function ConvertToKey(Key)Const KeyOffset = 52i = 28Chars = “BCDFGHJKMPQRTVWXY2346789″DoCur = 0x = 14DoCur = Cur * 256Cur = Key(x + KeyOffset) + CurKey(x + KeyOffset) = (Cur 24) And 255Cur = Cur Mod 24x = x -1Loop While x >= 0i = i -1KeyOutput = Mid(Chars, Cur + 1, 1) & KeyOutputIf (((29 – i) Mod 6) = 0) And (i -1) Theni = i -1KeyOutput = “-” & KeyOutputEnd IfLoop While i >= 0ConvertToKey = KeyOutputEnd Function

Passo 02

Agora, vá em Arquivo > Salvar como, ative a opção “Todos os arquivos” e salve o documento com o nome productkey.vbs. É crucial realizar esse passo corretamente, inclusive inserindo a extensão VBS ao final do nome do arquivo, pois é isso que vai permitir a “mágica”.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Depois disso, dê um duplo clique no arquivo gerado e uma pequena janela aparece na tela com o número da licença do Windows.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Encontrando a chave de outros produtos da Microsoft

Uma ótima opção para realizar essa tarefa é o aplicativo ProduKey, que pode ser baixado gratuitamente no site oficial de sua desenvolvedora.

Passo único

Após fazer o download do aplicativo, basta executá-lo para visualizar as chaves de todos os produtos da Microsoft instalados em sua máquina, como mostra a imagem abaixo.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

E pronto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como localizar a chave de produto do Windows

Se você precisa instalar o Windows em seu computador, mas não sabe onde encontrar a chave de produto (número serial) da sua licença do Windows, nesse artigo vamos lhe mostrar todas as opções que você tem para localizar sua chave de produto (número serial) do Windows 10, Windows 8.1, Windows 8 e Windows 7.

Opção 1: Usar o programa Produkey

Uma das formas mais simples de você recuperar a chave de produto (número serial) do Windows é usando o programa ProduKey. Se você ainda possui o Windows instalado em seu computador, basta você baixar e usar o programa ProduKey para recuperar a chave de produto usada para ativar o Windows no computador.

Opção 2: Usar o programa LazerSoft

Se você não está conseguindo mais iniciar o Windows para utilizar o programa Produkey para recuperar a chave de produto do Windows, você pode usar o LazerSoft , um programa gratuito que lhe permite criar um disco de boot capaz de recuperar a chave de produto do Windows quando o sistema não está inicializando.

Opção 3: Verificar na parte de trás do notebook

Notebooks mais antigos possuem um adesivo na parte de trás com as informações da licença do Windows que veio junto com o notebook, incluindo a chave de produto do Windows. Portanto, basta virar o notebook para verificar se ele possui o adesivo com as informações da licença do Windows e a sua chave de produto.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Opção 4: Verificar na parte interna do notebook

Se você não encontrou o número serial do Windows na parte de trás, ele pode estar na parte interna, junto com a bateria ou HD do notebook. Retire a bateria e o HD para verificar. Geralmente o acesso ao HD não é complicado, basta tirar um ou dois parafusos e ver se o adesivo com sua licença está colado embaixo dele.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Opção 5: Chave de produto na BIOS/UEFI

Se você comprou um notebook ou desktop com o Windows 8/8.1/10 pré-instalado, provavelmente você não irá encontrar a etiqueta colada na parte de trás do computador. Agora, a chave de produto está incorporada a BIOS/UEFI. Nesse caso, você pode usar o Product Key Viewer ou o próprio Produkey para salvar sua chave.

Opção 6:  Outras formas

Se você comprou sua licença do Windows no varejo, você irá encontrar a chave de produto do Windows na caixa do DVD do Windows. Já se você comprou a licença do Windows online, você pode verificar sua caixa de entrada, procurando por chave de produto ou product key para localizar o e-mail com a chave de produto.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Você conhece outra forma de recuperar a chave de produto do Windows? Deixe seu comentário:

Quer saber a chave do Windows 10? Corra este comando na PowerShell

A forma como é feito o licenciamento do Windows 10 mudou as bases da Microsoft e cada vez menos a chave deste sistema é importante. Ainda assim, em muitas situações essa deve ser obtida e guardada para ser usada mais tarde.

Na maioria dos casos esta está bem guardada pela Microsoft, não sendo simples de obter. No entanto, com um simples comando este pode ser obtido e guardado para mais tarde. Conheçam então o comando que devem usar nestas situações.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Obter a chave do Windows 10

Mesmo não sendo um comando simples de recordar, esta é provavelmente a forma mais simples de obter a chave do Windows 20. Será apresentado no PowerShell e pode depois ser copiado e guardado em qualquer lugar que o utilizador pretenda.

Comecem abrir a pesquisa associada ao Menu Iniciar. De seguida, e nessa janela, vão poder escrever o comando powershell. Será lista todas opções presentes, devendo ser escolhida a que lança a PowerShell como Administrador. Normalmente esta é a segunda opção presente na pesquisa.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Uma janela de PowerShell

Devem entretanto ter preparado o comando a ser usado para obter a chave do Windows 10. Este deverá ser colocado na janela que abriram agora e que está preparada para ser usada.

Este comando a ser usado é wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey e deve ser colado e de seguida dar um Enter. De imediato surge o valor que procuravam na janela.

Leia também:  Como Conquistar A Amiga Que Tem Namorado?

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Um comando que dá este número

De seguida só precisam de copiar e guardar o número obtido na janela da PowerShell. Esta é a chave do Windows 10 e que podem usar depois, se necessitarem. Tudo fica assim mais fácil de usar por parte dos utilizadores.

Na verdade, este pode não ser o comando mais simples de memorizar, mas é a forma mais simples de obter a chave deste sistema. Guardem o comando e usam a qualquer altura que necessitarem de obter a informação.

Minha licença Windows é válida? Descubra se seu Windows é original

  • Texto: Natália NascimentoRevisão: Antônio Carlos Barros
  • Conheça o passo a passo para descobrir se a sua licença Windows é original de fábrica
  • Quer seja para evitar problemas de vulnerabilidade de segurança, quer para estar em conformidade ou para evitar os inúmeros riscos e problemas que um software não-licenciado pode trazer, o fato é que é de fundamental importância que todo computador que tenha Windows esteja devidamente licenciado. 

NA hora de escolher o modelo de licenciamento, o mais comum e indicado é o OEM (Original Equipament Manufacturer), em que a licença do sistema operacional Windows é adquirida junto com a máquina. Lembrando apenas de uma peculiaridade a respeito deste tipo de licença: são intransferíveis, ou seja, se a máquina, por algum motivo, for inutilizada, a licença vai junto com ela. 

Você deve ter notado que hoje em dia os fabricantes de computadores pararam de colar a etiqueta COA (Certificate of Authenticity), com a chave de instalação, na caixa da máquina. Em vez disso, a chave está incorporada na BIOS, desta forma ao formatar e instalar (desde que seja exatamente a mesma versão licenciada para o aparelho), ele será automaticamente ativado. 

  1. Mas, afinal, como descobrir se minha licença Windows é original? 
  2. Para encontrar a Chave do Produto Windows e saber se ele veio de fábrica com a licença OEM, há duas formas: 
  3. Pelo prompt de comando: 
  • Digite cmd na Pesquisa do Windows e clique com o botão direito do mouse nela; selecione Executar como administrador. 
  • Agora digite o seguinte nocmd e pressione Enter: wmic path softwarelicensingserviceget OA3xOriginalProductKey 
  • O comando acima mostrará a chave do produto associada ao seu Windows.  Como o exemplo abaixo: 

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Através do PowerShell: 

  • Digite powershell na Pesquisa do Windows e clique com o botão direito do mouse nela; selecione Executar como administrador
  • Agora digite o seguinte comando no Windows PowerShell: wmic path softwarelicensingserviceget OA3xOriginalProductKey 
  • A chave de produto do Windows aparecerá, conforme a foto abaixo: 

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

 Já sei sobre a minha licença. O que fazer? 

Bem, acreditamos que depois desse tutorial você: 

  1. Ficou tranquilo com a certeza de que todo o seu parque possui Windows original; 
  2. Ou ainda ficou em dúvidas sobre o seu licenciamento por ele não ser OEM.

Seja qual for a opção, entre em contato com os nossos profissionais especializados em gestão de ativos de software. Eles estarão prontos para te indicar o melhor caminho, seja para regularização do seu software ou para te ajudar a fazer um controle efetivo de todos os softwares instalados nos computadores da sua empresa. 

➕ Descubra aqui porque é importante gerenciar ativos de software. 

Como descobrir a chave de ativação do Windows 10 | Aplicativos e Software

Quando optamos por reinstalar o sistema operacional, precisamos ter em mãos a chave de ativação do Windows 10. A chave do produto (Product Key) é um código de 25 caracteres usado para ativar o Windows (preso à uma etiqueta na máquina).

Ele tem seguinte aparência:

CHAVE DO PRODUTO (PRODUCT KEY): XXXXX-XXXXX-XXXXX-XXXXX-XXXXX

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

Onde localizar a chave do produto do Windows 10

Isso vai depender de como você adquiriu sua cópia original e licenciada do Windows.

  • De um revendedor autorizado A chave está em uma etiqueta ou um cartão dentro da caixa do Windows.
  • Um novo computador com WindowsÉ pré-instalada, incluída na embalagem ou no Certificado de Autenticidade (COA).
  • Uma cópia digital da MicrosoftEstá no e-mail de confirmação que você recebeu depois de comprá-la.Ou também pode ser distribuída como uma licença digital do Windows 10.
  • Upgrade gratuito para o Windows 10Se você fez a atualização gratuita do Windows 7 ou Windows 8.1 para o Windows10, deve ter uma licença digital em vez da chave (a Microsoft detalha aqui).

Se você já revirou a casa e não encontrou a sua chave do Windows 10 (ou, como aconteceu comigo, a etiqueta que ficava fixada na parte de baixo do notebook ficou ilegível), existem outras formas de descobrir qual a sua chave de ativação do Windows.

ProduKey

Um programinha simples, chamado ProduKey rapidamente analisa o seu sistema e informa uma lista de chaves de ativação de programas instalados no seu computador.

Como Saber Qual A Minha Chave Do Windows?

  • Download ProduKey
  • Download ProduKey para x64

Basta instalar e executar e o ProduKey vai mostrar todas as chaves instaladas no PC.

Como reinstalar o Windows 10 com licenças digitais

Se você quiser formatar ou atualizar o computador com uma licença digital, precisa tomar cuidado para não perder a sua ativação (que não opera com uma chave de 25 dígitos). Se você já tiver o Windows 10, faça login na sua conta da Microsoft antes para atrelar a licença ao seu e-mail, assim o Windows vai ser ativado automaticamente.

Como descobrir chave de produto do seu Windows 8 e 10

Chave de Produto

Você já precisou descobrir a chave do seu Windows e não localizou a etiqueta atras, na lateral ou embaixo do seu computador?

Você sabia?

Já faz alguns anos que a Microsoft não adota mais as etiquetas com as famosas chaves de produto, Product Key ou Serial para computadores com o Windows Pré-Instalado como mostra a imagem acima? existiam alguns modelos variados de etiquetas com a chave de produto.

Quem utiliza versões anteriores ao Windows 8 geralmente utilizam programas como o KeyFinder Pro para recuperar sua chave do Windows.

Acontece que apartir do Windows 8 algumas maquinas não mais vinham com as etiquetas coladas, agora o código já vem com o próprio sistema, ficando armazenado dentro da própria BIOS/UEFI do PC. Mas e se você quiser ter o número “em mãos”, por qualquer motivo que seja? Aí a história pode se complicar.

Em alguns casos quando você instala o Windows ele já identifica qual é a versão que veio pré instalada nele e já determina qual versão deve ser instala e no primeiro acesso a internet ele ativa automaticamente seu sistema operacional.

Acontece que nem sempre funciona e nesses casos você receberá aquela famosa tela Ativar O Windows em cima do relogio do seu Windows 8 ou Windows 10.

Mensagem solicitando ativação do Windows 10

Leia também:  Como Parcelar Conpras Que Você Fez A Vista?

“Como assim devo ativar meu Windows se ele é original e veio junto com a maquina?
Será que fui enganado quando comprei minha maquina e ela estava com o Windows pirata?”

Nada disso neste caso você vai precisar inserir sua chave do Windows para ativar sua nova instalação do Windows.

  • Criamos uma passo a  passo de como obeter sua chave do Windows que está gravada na BIOS do seu computador, vamos lá!
  • Como fazer?

Passo 1:

Clique no Menu Iniciar e no campo Pesquisa digite “CMD”, clique com o Botão direito do Mouse sobre o item Prompt de Comando, em seguida clique em Executar como Administrador; ou clique na opção Executar como administrador na lista de opções que aparecem ao lado direito.

Menu iniciar mostrando o Prompt de Comando no Windows 10

Passo 2:

Se aparecer uma mensagem solicitando a permissão para executar o prompt de comando clique em Sim.

Controle de conta de usuario solicitando permissão para executar o CMD no Windows 10

Passo 3:

Com o Prompt de comando aberto digite o comando abaixo, e em seguida pressione a tecla Enter e a chave de produto “Product Key” será exibida no Prompt de Comando.

wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey

Resultado do comando executado com a Chave do Windows

  1. E ai gostou da nossa dica de como descobrir a chave do Windows?
  2. Tem alguma sugestão de tutoriais curtos como este?
    Comente abaixo o que gostaria de ver no site O Cara do TI
  3. Veja também como descobrir a data de instalação do seu Windows

Como descobrir a data de instalação do Windows?

Часто задаваемые вопросы о ключах продукта Windows

Предустановленные на заводе Windows 8 и Windows 10 отличаются от предыдущих версий Windows. Ключ продукта для Windows раньше указывался на наклейке, прикрепленной к корпусу компьютера. Этот ключ вводился, когда требовалась переустановка операционной системы.

Для Windows 8 и Windows 10 ключ продукта «вводится» на системную плату компьютера на заводе. При установке и активации Windows для проверки подлинности версии используется информация в BIOS компьютера. Владельцам таких компьютеров не требуется вводить физический ключ.

Определение подлинности Windows 8 или Windows 10, установленных на компьютере

На компьютерах Dell с заводской установкой Windows 8 или Windows 10 на упоре для рук может быть закреплен логотип. Этот логотип подтверждает, что компьютер является подлинным устройством Windows 8 или Windows 10 и имеет ключ продукта на системной плате.

Более подробную информацию по определенным логотипам, которые корпорация Microsoft использует для маркировки оборудования, можно получить на веб-сайте How to Tell. На вкладке На что следует обращать внимание в верхней части страницы приведены изображения и подробная информация.

Где находится ключ продукта Windows 7?

На компьютерах с установленной операционной системой Windows 7 ключ продукта может иметься в одном из двух вариантов:

  • ключ продукта, указанный на наклейке на компьютере;
  • ключ продукта Windows 8, введенный на системной плате, и лицензия на понижение версии до Windows 7.

Подробнее о Windows 7 и предыдущих версиях Windows см. на веб-сайте Microsoft.

Дополнительная информация

Для устранения проблем с активацией Windows, таких как ошибки «Копия Windows не является подлинной» см. следующую информацию.

Дополнительную информацию и поддержку по операционным системам Windows можно найти на веб-странице технической поддержки Windows.     Истек срок гарантии? Нет проблем! Нажмите здесь, введите сервисный код и просмотрите наши предложения.  В настоящее время предложения доступны только для заказчиков в США, Канаде, Великобритании и Франции. Предложение не распространяется на серверы и системы хранения.

К сожалению, наша система обратной связи в настоящее время не работает. Повторите попытку позже.

Como descobrir a chave da ativação do Office instalado no PC?

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como descobrir a chave da licença do Office instalado no PC?

Oi, Ronaldo! Eu tenho uma licença origina do Microsoft Office, mas perdi a embalagem que continha o serial. Como eu faço para descobrir o serial do Office instalado no meu PC? Dionísio

1 de 1
Microsoft Office 2019 — Foto: Divulgação

Microsoft Office 2019 — Foto: Divulgação

Olá, Dionísio! Para identificar qual é a chave correspondente ao Microsoft Office instalado no seu PC, siga os passos descritos abaixo:

  1. Digite a palavra CMD no Cortana ou clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar e selecione “Prompt de comandos”;
  2. Na janela de Prompt de comandos digite a instrução cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus e tecle ENTER.
  3. Serão exibidos os três últimos caracteres correspondente a licença. O restante dos dados você obterá ligando para o suporte da Microsoft (0800-761-7454.).

O comando indicado acima varia, dependendo da versão do Office e da arquitetura do Windows. Veja qual é o comando apropriado, de acordo com as configurações do seu PC:

  • Office 2010cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2013cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2016cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2010 (64 bits)cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice14OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2013 (32 bits) cscript “C:Arquivos de Programas (x86)Microsoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2013 (64 bits)cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice15OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2016 (32 bits)cscript “C:Arquivos de ProgramasMicrosoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;
  • Office 2016 (64 bits)cscript “C:Arquivos de Programas (x86)Microsoft OfficeOffice16OSPP.VBS” /dstatus;

Oi, Ronaldo! O meu notebook possui uma boa configuração de hardware, mas, depois de algum tempo, é necessário “formatá-lo”, para recuperar o desempenho. Por que isso acontece? Mônica

Olá, Mônica! A perda de desempenho do Windows está relacionada a diversos fatores. O principal deles é a ausência de manutenções preventivas.

O ideal é que você siga algumas boas práticas para manter o sistema otimizado. A reinstalação do Windows resolve, porque o sistema volta a funcionar como se tivesse saído da fábrica. Mas recorrer à “formatação” de ser a última alternativa para a correção de problemas.

O ideal é entender o problema e resolvê-lo sem ter que reinstalar o Windows. O blog já publicou um guia completo sobre as melhores práticas para manter o desempenho do PC sem ter que reinstalar o Windows.

Existe programa espião para iPhone?

Eu acho que instalaram um programa espião no meu iPhone e estão monitorando as minhas mensagens. Isso é possível? Carlos Alberto

Olá, Carlos Alberto! Oficialmente não existe esse tipo de app, porém fora da app store são anunciados aplicativos que prometem funções para o monitoramento do iPhone.

Para instalar esse tipo de aplicativo requer que o “espião” tenha acesso ao seu celular, o que despertaria desconfiança. Para eliminar qualquer dúvida, você pode realizar a redefinição das configurações originais através do iTunes. Após o procedimento, se havia algum aplicativo malicioso, ele será removido pelo processo de restauração.

Leia também:  Como Ajudar Alguem Que Bebe Demais?

Tem como descobrir a chave de ativação do Windows 10?

Nos últimos dias o Windows 10 completou um ano desde seu lançamento. Junto das comemorações veio também a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft. Além da correção de alguns bugs, ajustes finos e mudanças de itens do layout, o povo brasileiro recebeu a assistente de voz Cortana, falando português e tudo mais.

Com o update podemos notar o empenho que a fabricante tem em manter o sistema em dia para fornecer a melhor experiência possível aos milhões de usuários, mas também é possível compreender que a Microsoft está aprendendo com os erros e começa a utilizar práticas mais conservadoras para evitar a disseminação da pirataria com o Windows 10.

>>> Confira o Guia do Windows 10

Todos os usuários de Windows 7, 8 ou 8.1 – independente da procedência de seu sistema operacional, tiveram o último ano todo disponível a atualização gratuita para o Windows 10. Com a medida, a Microsoft consegue contabilizar o número de dispositivos utilizando W10 e pode, assim, também tentar ações para cobrança de licença aos usuários piratas.

Mas e se for necessário formatar seu computador e, com isso, for também solicitada a chave de ativação do Windows, você sabe onde ela está? Existem alguns locais para procurar, vamos lá?

O que é e para que serve a chave do Windows?

O Windows é um software, certo? Assim como a grande maioria dos softwares, o Windows possui um número de série que indica e comprova a autenticidade do programa, além de comprovar que você é o dono desta licença.

Quando se compra um novo computador e o sistema operacional está incluso no pacote de produtos, o usuário recebe também uma chave que permite efetivação do Windows.

Este número também será utilizado quando necessário (depois de uma formatação, por exemplo).

Como encontrar a Chave de ativação do Windows 10?

A primeira opção para encontrar a chave do Windows é também a forma mais rápida para saber se seu SO está ativo corretamente. Para isto, basta acessar as Configurações do Windows > Atualização e segurança > Ativação.

Na imagem você pode ver que o Windows NÃO informa a chave do produto, apenas diz que seu sistema está ativo e operando de forma legítima.

Outra opção de visualização da chave de produto, é ir até o painel de controle (basta pressionar o botão

e digitar “painel”) > procurar a opção que mostra “Todos os itens do painel de controle” > Sistema.

Nesta imagem você pode ver que a ativação do Windows mostra que o SO está ativo corretamente e também fornece um serial com o ID do produto. Este ID não é a chave que estamos procurando. Portanto, nada feito aqui também.

Cadê a chave, então?

Só existem três opções de descobrir a chave de ativação do Windows 10 e, são em sua totalidade, físicas. O que isso significa? Significa que, se você fez a compra do Windows 10 via Windows Store ou qualquer mídia digital do SO, não há uma chave de ativação.

Como assim?

Uma das grandes medidas para acabar com a pirataria para cima de seu sistema operacional, fez a Microsoft acabar com as chaves de ativação, fornecendo aos usuários apenas um “Direito de posse” – que confirma ativação do produto sem a necessidade de uma chave numérica especifica. PS: Você sabe como funcionam a maioria dos sistemas que burlam esta validação e utilizam seriais clonados para permitir que centenas de milhares de usuários usem Windows sem ter pago por ele, não sabe?

Então quem é que tem essa chave?

Aos usuários, fica reservado apenas a chave de ativação para quem fez a compra do Windows 10 em uma loja física ou pelo menos comprou a mídia física do SO. Se você é um destes, sua chave de ativação pode estar em três locais:

1 – Colado via adesivo em alguma das superfícies do gabinete (caso dos desktops). Pode ser na parte de fora como também na superfície interna;

2 – No caso do notebook, a chave deve estar fixada na superfície inferior (parte de baixo), junto da etiqueta de informações do produto;

3 – Em caso de compra de uma mídia física do Windows 10 (DVD ou pendrive), a chave do produto deve estar em uma das superfícies da caixa ou no livrinho de recomendações e manual.

As três possibilidades acima também servem para quem comprou, originalmente, o Windows 7, 8 ou 8.1 e posteriormente fez a atualização automática para o Windows 10.

Porém, a chave de ativação do Windows contida no gabinete, notebook ou caixa do produto servirão apenas para reinstalação dos respectivos sistemas operacionais.

Para estes casos, o usuário precisa realizar todo o caminho já feito (instalação do sistema comprado e atualização para Windows 10).

Sem chance então?

E equipe do Oficina da Net fez uso de códigos disponibilizados na web para tentar acessar os números da chave de produto via Prompt de Comando e Powershell, no entanto, alguns códigos pareciam suspeitos e outros simplesmente não funcionaram.

E com programas?

Um último recurso foi a utilização do software AIDA64 – que é uma poderosa ferramenta de diagnóstico, identificação e avaliação de peças de hardware.

Com ele o usuário tem acesso todas as informações importantes do PC, inclusive, dados acerca das placas gráficas, nome da placa-mãe, e versão do sistema operacional.

O AIDA64 é pago, mas o usuário tem acesso à uma versão Trial de 30 dias para conferir todas as suas funções.

Com o AIDA, tivemos acesso ao número da chave de ativação do Windows 10. Na versão Trial o programa informa apenas os quatro primeiros números da chave, já na versão completa toda a chave fica à tona. Nas duas versões os quatros primeiros dígitos conferem, mas não há certeza de que este número seja autêntico.

A Microsoft esconde bem a chave de ativação do Windows 10 e, ao que tudo indica, pretente seguir com este pensamento. Gosto de lembrar que se você é um usuário autêntico do Windows, não há com o que se preocupar e, mesmo perdendo a localização da sua Key, a Microsoft fará todo o esforço para que ninguém saia dessa prejudicado, não é mesmo? Um abraço.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*