Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

No segmento da eletricidade e gás natural, o mercado está cheio de ofertas que nem sempre são percetíveis para os clientes. Para ajudar na escolha, foi agora criar a plataforma Poupa Energia que permite aos consumidores comparar um conjunto vasto de ofertas tarifárias dos 23 fornecedores de eletricidade e gás natural.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Chama-se Poupa Energia, e é uma nova plataforma que permite simular e comparar mais de 200 tarifários de energia – gás natural e eletricidade.

Esta plataforma é gerida pela Agência para a Energia (ADENE), entidade privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, e o objetivo principal é ajudar as famílias a poupar e a mudar os seus hábitos de consumo, aumentando em pelo menos dez por cento o atual número de mudanças de operadores de energia.
Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Simulador simples

O Poupa Energia está disponível em duas versões: Na versão mais simples os consumidores têm de indicar o número de pessoas que integram o agregado familiar, o tipo de utilização dos serviços de energia, o ano de construção do edifício que habitam e o tipo de pagamento e de fatura – eletrónica ou em papel – que pretende.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Simulador avançado

Relativamente ao simulador avançado, o consumidor necessita de indicar mais informação, como por exemplo, equipamentos em uso, dados de consumo e outras informações.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

  • Depois do uso de um dos simuladores,o consumidor tem acesso às mais de 200 propostas de tarifas de eletricidade, de gás natural ou de ambas combinadas, dentro da oferta disponível pelos 23 operadores em Portugal, sendo posteriormente enviado para a morada indicada o contrato de formalização da adesão aos serviços.
  • O consumidor pode ainda comparar, neste portal, o que paga no mercado liberalizado com o que continuaria a pagar no mercado regulado, caso se mantivesse neste.
  • O portal dispõe ainda de algumas dicas para poupar na eletricidade, como por exemplo reduzir o consumo associado à TV, entre outras informações.
  • Poupa Energia

Quem tem a melhor oferta de luz, gás ou dual? Veja aqui

Há cada vez mais operadores no mercado de energia, seja com ofertas de luz, gás ou de ambas.

Qual a mais barata? Nem sempre é fácil identificar as opções mais em conta, mas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dá uma ajuda, revelando quais as ofertas mais atrativas no final do terceiro trimestre deste ano. São ofertas que permitem poupar centenas de euros.

Muon, GoldEnergy e Endesa. Estas são as três operadoras que oferecem “pacotes” mais baratos do que o mercado regulado, mostra o Boletim de Ofertas Comerciais de Eletricidade e Gás Natural da ERSE.

A Muon é mesmo a operadora que apresenta a fatura da luz mais em conta para todos os tipos de agregados familiares considerados pela ERSE, permitindo poupanças avultadas face à tarifa regulada. No caso do gás, é a Endesa que brilha.

A poupança anual da oferta mais competitiva face ao mercado regulado pode chegar aos 287 euros no caso de uma família numerosa que contrate apenas eletricidade da Muon. Para a mesma família que contrate uma oferta dual (eletricidade e gás natural), a poupança pode chegar aos 272 euros ao ano, no caso da GoldEnergy.

Para um casal sem filhos

Para um casal sem filhos que contrate um tarifário de eletricidade no mercado regulado, a fatura mensal será de 37,35 euros.

Mas há 11 operadoras que oferecem opções mais baratas no mercado liberalizado.

A alternativa mais em conta é oferecida pela Muon: 32,79 euros mensais, o equivalente a um desconto de 12% e a uma poupança mensal de 4,6 euros face à tarifa regulada.

A opção da Muon é uma oferta padrão, ou seja, sem qualquer tipo de restrição. Entre as ofertas condicionadas (com certas condições contratuais), é a GoldEnergy que fica mais em conta com uma fatura mensal de 32,91 euros por mês. Esta alternativa, ainda assim mais onerosa que a da Muon, permite também uma poupança de cerca de 12% face ao mercado regulado.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Se a tarifa contratada for de apenas gás natural, o mercado regulado prevê uma fatura mensal de 12,09 euros. Mas há cinco opções mais baratas. A Endesa tem a alternativa mais económica: 8,99 euros, o equivalente a um desconto de 26% e uma poupança mensal de 3,1 euros face ao mercado regulado. A opção mais cara é da Audax: 20,44 euros por mês.

Para o mesmo casal sem filhos que pretenda contratar eletricidade e gás natural na mesma fatura (dual), a tarifa do mercado regulado representa uma fatura mensal de 49,44 euros.

Contudo, há quatro comercializadores com preços mais competitivos. A opção mais em conta é da Endesa: 42,35 euros por mês, permitindo uma poupança de 14% face ao mercado regulado.

A Rolear, por sua vez, tem a tarifa mais cara: 54,34 euros por mês.

Para um casal com dois filhos

No caso de um casal com dois filhos que contrate um tarifário com apenas eletricidade no mercado regulado, a fatura mensal será de 90,79 euros.

Mas há 11 operadoras que oferecem opções mais baratas.

A alternativa mais em conta é oferecida novamente pela Muon: 78,53 euros mensais, o equivalente a um desconto de 14% e a uma poupança mensal de 12,3 euros face à tarifa regulada.

Também aqui a opção da Muon é uma oferta padrão. Se analisarmos apenas as ofertas condicionadas, é a GoldEnergy que fica mais em conta com uma fatura mensal de 78,87 euros por mês. Esta alternativa permite também uma poupança de 13% face ao mercado regulado.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Se a tarifa contratada for de apenas gás natural, o mercado regulado prevê uma fatura mensal de 23,08 euros. Mas há cinco opções mais baratas. A Endesa tem a alternativa mais económica: 19,33 euros, o equivalente a um desconto de 16% e uma poupança mensal de 3,8 euros face ao mercado regulado. A opção mais cara é novamente da Audax: 33,65 euros por mês.

Para o mesmo casal com dois filhos que pretenda contratar eletricidade e gás natural na mesma fatura (dual), a tarifa do mercado regulado representa uma fatura mensal de 113,87 euros.

Contudo, há quatro comercializadores com preços mais competitivos. A opção mais em conta é da GoldEnergy: 100,97 euros por mês, permitindo uma poupança de 11% face ao mercado regulado.

A Rolear tem novamente a tarifa mais cara: 120,67 euros por mês.

Para um casal com quatro filhos

No caso de um casal com quatro filhos que contrate um tarifário com apenas eletricidade no mercado regulado, a fatura mensal será de 191,56 euros.

Mas há 11 operadoras que oferecem opções mais baratas.

A alternativa mais em conta é oferecida novamente pela Muon: 167,65 euros mensais, o equivalente a um desconto de 12% e a uma poupança mensal de 23,9 euros face à tarifa regulada.

Também aqui a opção da Muon é uma oferta padrão. Se analisarmos apenas as ofertas condicionadas, é a GoldEnergy que fica mais em conta com uma fatura mensal de 167,95 euros por mês. Esta alternativa permite também uma poupança de 12% face ao mercado regulado.

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Se a tarifa contratada for de apenas gás natural, o mercado regulado prevê uma fatura mensal de 45,22 euros. E aqui há apenas uma opção mais barata: a da Endesa, por 43,32 euros por mês, o equivalente a um desconto de 4% e uma poupança mensal de 1,9 euros face ao mercado regulado. A opção mais cara é da Audax: 58,73 euros por mês.

Para o mesmo casal com quatro filhos que pretenda contratar eletricidade e gás natural na mesma fatura (dual), a tarifa do mercado regulado representa uma fatura mensal de 236,78 euros.

Contudo, há quatro comercializadores com preços mais competitivos. A opção mais em conta é da GoldEnergy: 214,10 euros por mês, permitindo uma poupança de 10% face ao mercado regulado.

A Rolear tem novamente a tarifa mais cara: 248,58 euros por mês.

Qual é a melhor tarifa de electricidade para a tua empresa? Nabalia Energía

Como Saber Qual A Melhor Tarifa De Electricidade?

Encontrar a melhor tarifa de electricidade para a tua empresa ou negócio pode tornar-se um processo cansativo se não conheceres os aspectos mais importantes a ter em consideração.

No geral, o consumo de energia de uma empresa costuma ser elevado pelo que no mercado liberalizado podemos encontrar propostas que permitem obter descontos no preço por kilowatt ou na potência contratada.

Hoje abordaremos os aspectos a ter em consideração para conseguir uma melhor tarifa para a tua empresa. Mas antes convém relembrar que não existe uma única tarifa e a melhor para o teu negócio será aquela que te oferece um preço por kilowatt e por potência contratada mais reduzido, bem como determinadas condições e um serviço de qualidade.

O que devemos ter em consideração quando vamos contratar uma tarifa de electricidade para empresas?

Podemos identificar dois pressupostos principais: uma empresa com um consumo de energia muito elevado e outra com um mais reduzido. Nestas situações, quando é necessária muita energia convém fixar-se naquelas comercializadoras de electricidade que oferecem descontos no preço do kilowatt. E quando o consumo é menor convém obter um desconto no preço da potência.

Dimensão das instalações

É essencial ter em consideração as dimensões do imóvel onde se situa o nosso negócio porque isto nos ajudará a escolher uma tarifa ou outra. Quanto maior for a dimensão das instalações, normalmente, maior será o consumo de energia.

Tipo de actividade

O tipo de actividade a que nos dedicamos terá uma importância relevante na hora de escolher a tarifa de electricidade para a nossa empresa. Não será igual, por exemplo, quando temos um negócio dedicado ao transporte e logística em comparação com uma empresa de produção de peças de montagem/instalação.

Leia também:  Gengibre Para Que Serve E Como Usar?

A quantidade de energia necessária para cada uma das actividades é muito diferente, pelo que as tarifas de electricidade devem adaptar-se a cada uma das empresas.

Horário

Como sabes, o preço do kilowatt pode variar em função da hora do dia. Relembra-te que a discriminação horária consiste na variedade de tarifas estabelecendo custos distintos para a energia.

Existem empresas com horário de comércio; outras que concentram a sua produção durante o dia, e outras cuja actividade é realizada durante a noite.

É importante ter em consideração estes parâmetros na hora de conseguir a melhor tarifa de electricidade para a nossa empresa, pois se os nossos picos de consumo se concentram num determinado período talvez seja adequado contratar uma tarifa na qual o preço do kilowatt é mais reduzido nessa faixa horária.

Preço fixo ou variável?

Também devemos decidir se pretendemos deixar o destino do valor das nossas facturas nas mãos do mercado energético ou se preferimos ter um controlo absoluto. Neste sentido, podemos optar entre tarifas fixas ou indexadas. A diferença reside em consumir energia sabendo que o preço do kilowatt será sempre igual ou variável em função da oferta e procura no mercado.

Energia renovável, a melhor alternativa

Sem dúvida que devemos ter bem claro qual o tipo de energia pela qual devemos optar, fontes renováveis sempre.

Todas as empresas, devido ao elevado volume de energia consumida e ao seu impacto no meio ambiente, têm um papel decisivo na transição energética. Assim, consumir exclusivamente energia renovável é o primeiro passo que devemos dar em direcção à adopção de hábitos sustentáveis.

Se necessitas de aconselhamento personalizado para escolher a tarifa de electricidade para a tua empresa não hesites em contactar com a Nabalia Energia. Apresentaremos, de forma gratuita, as diferentes alternativas para que a factura de electricidade referente ao teu negócio nunca mais seja um problema.

Será que compensa ter uma tarifa de eletricidade bi-horária?

A escolha de tarifas de luz deve incidir não apenas no preço por kWh, mas essencialmente no tipo de equipamentos que se utiliza e nos hábitos de consumo dos mesmos. Se durante a semana só está em casa à noite ou se acaba por realizar tarefas domésticas só aos fins de semana, pode compensar contratar a chamada tarifa bi-horária.

Sempre que fizer uma nova ligação à rede elétrica, terá de contratar uma tarifa de eletricidade, que consiste no preço que vai pagar ao seu comercializador de energia pelo consumo deste serviço que efetuar.

Existem horários em que a eletricidade é mais cara devido ao facto de haver maior procura e outros em que é menor devido a um decréscimo da utilização nessas horas. Estes períodos são estabelecidos de forma a gerir a pressão sobre o sistema elétrico nacional.

Que tipos de tarifas de eletricidade existem?

Existem três tipos de tarifas.

1 – Tarifa simples

O consumidor paga o mesmo preço de energia elétrica a qualquer hora do dia e em qualquer altura do ano.

2 – Tarifa bi-horária

Existem dois preços diferentes para o consumo de energia elétrica que se aplicam conforme dois períodos distintos e horários de consumo:

  • Horas de vazio: neste período a eletricidade tem um custo mais reduzido e normalmente tal aplica-se no período noturno e aos fins de semana;
  • Horas fora de vazio: paga-se mais pelo consumo energético porque é nestas horas que geralmente se gasta mais eletricidade.

3 – Tarifa tri-horária

Similar à tarifa bi-horária, mas com três períodos de consumo:

  • Horas de vazio: com custo mais reduzido, sendo as horas do período noturno (a partir das 22h) e os fins de semana;
  • Horas de cheias: energia com preço intermédio;
  • Horas de ponta: custo mais elevado.

Basicamente, e resumindo, a distinção entre tarifas de luz incide nos preços a que a eletricidade é faturada conforme a altura do dia: se o preço é o mesmo em qualquer horário (caso em que se aplica a tarifa simples) ou se existem horas do dia em que o custo é mais acessível (tarifa bi-horária/tri-horária).

Como saber quais são os períodos horários?

As opções de períodos horários dividem-se em dois ciclos:

  • Ciclo diário: no qual os períodos horários são iguais em todos os dias;
  • Ciclo semanal: no qual os períodos horários diferem consoante se trate de um dia útil ou de fins de semana e ainda de acordo com a época do ano (inverno versus verão).

Qual a melhor opção?

A melhor solução de tarifa de eletricidade será a que lhe permite maximizar a poupança neste serviço. Abaixo deixamos-lhe três exemplos de situações que são adequadas à escolha de determinadas tarifas para que avalie se, por acaso, se identifica com algum.

O caso da Ana e do Tiago

O Tiago e a Ana são um casal de 30 e tal anos e têm um filho, Jorge. Ela sendo Analista Financeira e ele Psicólogo, ambos saem de casa de manhã cedo, de segunda a sexta-feira, só regressando a partir das 19h/20h e ambos não trabalham aos fins de semana.

Como também gostam de aproveitar os fins de semana para sair com o filho, acabam por ir tratando das tarefas domésticas à noite, durante a semana.

No exemplo específico deste casal, compensa contratar a tarifa bi-horária com ciclo diário, para que paguem menos de eletricidade à noite.

O caso da Marina

A Marina trabalha por turnos numa fábrica de peças para automóveis, sendo que os seus horários de trabalho vão diferindo de duas em duas semanas, acabando por realizar as suas tarefas domésticas tanto de dia como de noite, consoante a sua disponibilidade.

Numa situação como esta torna-se mais aconselhável optar pela tarifa simples, uma vez que existem semanas em que, muito provavelmente, os consumos de eletricidade vão fazer-se durante o dia.

O exemplo do António e da Catarina

A Catarina e o António praticamente não realizam tarefas domésticas durante a semana, deixando-as para o fim de semana, que é quando acabam por realmente ter mais disponibilidade.

Neste caso compensa mais escolher a tarifa bi-horária com ciclo semanal para pagarem menos de eletricidade aos fins de semana.

Como alterar a opção horária?

Deve entrar em contacto com o seu fornecedor de eletricidade (EDP, Endesa, Iberdrola, Goldenergy ou outro) para fazer esta mudança, que pode ser realizada em qualquer altura, sem custos associados.

A empresa de energia irá então mexer no seu contador para o efeito. Se mudar para a tarifa bi-horária, o seu contador passará a contabilizar as horas de vazio e fora de vazio.

Afinal, compensa aderir à tarifa bi-horária?

Tome atenção aos seus hábitos de consumo e verifique se está a consumir mais eletricidade no período em que esta é mais cara.

A maior desvantagem da tarifa bi-horária a assinalar é que se decidir usar grandes eletrodomésticos (tais como o forno, máquinas de lavar roupa e/ou loiça e ar condicionado) fora das horas de vazio, é possível que nesses períodos pague bem mais de eletricidade do que se tivesse a tarifa simples.

Veja estes valores na sua fatura da luz. Existe uma área da mesma na qual pode ter acesso ao consumo real, em kWh, nas horas de vazio, cheias e ponta. Olhe para esses valores e utilize o seguinte cálculo para saber se a tarifa bi-horária compensa:

Nº de kWh no Vazio x 2 comparado com Nº de kWh fora do Vazio

Para achar o consumo fora do vazio na sua fatura, basta somar o consumo em ponta e em cheia.

Se o número de kWh de eletricidade que consome no vazio vezes dois for inferior ao número de kWh que consome fora do vazio, então não compensa ter tarifa bi-horária. É uma questão de fazer as contas.

Luz e Gás: Compare e descubra o melhor preço de eletricidade e gás

Compare no simulador de eletricidade e gás os fornecedores de energia. Descubra a eletricidade mais barata de Portugal e quem garante o gás mais barato ao comprar as tarifas de energia no comparador de preços.

Saiba qual é o melhor plano de energia, quem tem os melhores descontos e os preços eletricidade mais baratos. Veja também quanto pode poupar com uma fatura dual de luz e gás, combinando os dois serviços para ter melhor preço kWh de eletricidade e gás.

Como escolher o melhor plano de luz e gás?

Os custos nas faturas de luz e gás afetam todos os portugueses, já que é dinheiro gasto todos os meses. Por isso há que procurar reduzir os seus custos e encontrar a eletricidade mais barata.

Endesa vs Goldenergy: Simule e descubra a mais barata

Em primeiro lugar, procure reduzir os desperdícios de energia em casa, por exemplo nos consumos dos eletrodomésticos. Mas para poupar ao máximo na fatura deve comparar tarifas eletricidade e gás existentes no mercado português, para saber quem lhe tem o preço eletricidade mais baixo.

Todos os anos a ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, faz uma revisão do preço kWh para o mercado regulado, mas também das tarifas de acesso para todos os clientes, mesmo aqueles que já estejam no mercado liberalizado. Por isso, convém usar o comparador de eletricidade para ver todas as tarifas luz e gás e optar pela energia mais barata em Portugal.

Qual é a diferença entre o mercado livre e o mercado regulado de energia?

Desde 31 de dezembro de 2012 que, em Portugal, o preço da eletricidade deixou de ser imposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos com tarifas luz fixadas anualmente. Ou seja, há liberdade para definir a tarifa de eletricidade e gás no mercado livre, o que permite encontrar um melhor fornecedor de energia. Por isso, cada empresa apresenta um preço eletricidade kWh distinto.

Leia também:  Novo Skype Como Ver Quem Esta Online?

A liberalização do mercado permitiu novas oportunidades para o fornecimento de luz e gás, já que permite conseguir ter eletricidade mais barata em Portugal.

Mas isso exige também uma maior necessidade de informação por parte dos consumidores, que agora podem escolher conscientemente qual é o melhor serviço.

A solução é, portanto, usar o comparador de tarifas de energia.

Endesa vs Iberdrola: Compare os preços no simulador e descubra a mais barata

Há várias empresas que comercializam energia em Portugal. As mais populares e com mais clientes são a EDP Comercial, GALP, Endesa, Iberdrola e a Goldenergy, com diversos planos de energia para particulares e também tarifas de luz para empresas.

Devo mudar já para o mercado livre?

Se ainda não mudou o seu contrato de luz ou gás do mercado regulado para o mercado livre saiba que tem de o fazer até final de 2025. Contudo, esta mudança só traz vantagens.

Em primeiro lugar, o mercado livre ajuda-o a poupar na fatura de luz ou gás porque tem melhor preço eletricidade. Em segundo lugar porque pode comparar preços de luz e gás e as ofertas e descontos de várias empresas. 

Mas não se esqueça. No caso do mercado liberalizado, quando quiser alterar o comercializador de energia, faça a mudança só depois de usar o simulador de luz e gás que compara o preço da eletricidade e permite descobrir a energia mais barata em Portugal. Assim vai estar a poupar ao máximo na luz e gás. 

Tarifa eletricidade ou tarifa dual de luz e gás: qual é a melhor?

Ao contratar eletricidade e gás a um único fornecedor tem mais controlo das despesas, já que tem uma única fatura dual. Além disso, ajuda a poupar na fatura porque os fornecedores oferecem melhores tarifários de energia e aplicam descontos no preço eletricidade quando se escolhe uma tarifa eletricidade + gás.

Só algumas companhias oferecem tarifas de energia dual: a GoldEnergy, a EDP Comercial e a Galp Energia, a Endesa e a Iberdrola.

Mas deve sempre garantir que escolhe a tarifa de eletricidade mais barata, de acordo com a potência elétrica, o período horário (simples ou bi-horário) e o melhor preço kWh de energia. Por isso não se esqueça de comparar preços de eletricidade antes de escolher.

Utilize o nosso simulador para comparar preços de luz e gás e ter acesso aos melhores tarifários de energia. Comece agora a poupar nas suas faturas.

???? Como posso contratar uma tarifa de luz e gás?

  • Para fazer um contrato de eletricidade e/ou gás natural com qualquer fornecedor, deve apresentar os seguintes documentos e dados:
  • – Dados pessoais: cartão de cidadão e NIF
  • – Código Ponto de Entrega (CPE) e/ou Código Universal de Instalação (CUI)
  • – Contrato de arrendamento ou escritura do imóvel
  • – Detalhes da tarifa escolhida

– Meio de pagamento. Se quiser aderir ao débito direto, deve apresentar IBAN e SWIFT.

⚖️ Como posso comparar os preços de luz e gás?

Para encontrar a energia mais barata em Portugal deve comparar os preços de eletricidade e gás, levando em conta os elementos que mais pesam na fatura (além dos impostos). Ou seja, comparar os preços kWh de luz e gás, bem como o preço diário da potência contratada.

Uma vez que cada empresa tem valores diferentes para o kWh e a potência contratada, por vezes torna-se difícil descobrir qual o melhor preço electricidade. Mas, se comparar tarifas eletricidade e gás, fica a saber os preços de todas as empresas.

Endesa vs Iberdrola: Compare no simulador e poupe mais

Por isso, pode recorrer a um comparador de tarifas de luz e gás para avaliar o custo final na fatura de eletricidade com diferentes fornecedores de energia. Estas plataformas vão fazer automaticamente a combinação entre o preço kWh e preço da potência contratada e depois comparar as tarifas de luz e gás, para lhe indicar como conseguir os preços eletricidade mais baratos.

Qual é a melhor tarifa de gás e luz?

A melhor tarifa para obter os preços electricidade mais baratos vai depender de vários fatores mas, principalmente, das necessidades e hábitos do cliente. Deve ter noção do consumo médio de luz e gás por mês, do tipo de tarifa que mais lhe convém (simples ou bi-horária), considerar os preços da potência contratada, etc.

Endesa vs Goldenergy: Compare no simulador e descubra a mais barata

Além disso, para conseguir a energia mais barata em Portugal deve ter noção dos períodos do dia em que gasta mais eletricidade e gás.

Isso permite adaptar os seus consumos aos momentos, otimizando-os para os períodos em que tem preços eletricidade mais baratos. Todos estes fatores vão determinar qual é o melhor tarifário para si.

Mas, se pretende saber qual a escolha acertada, pode usar um simulador para comparar tarifas eletricidade e gás.

Quando surgiu o mercado livre de energia, os clientes deixaram de estar obrigados a ficar ligados a um fornecedor de energia. Ou seja, podem trocar de empresa, sem qualquer custo e sempre que desejem.

Além disso, podem escolher entre muitos fornecedores de energia para encontrar preços eletricidade mais baratos. É por isso que, para encontrar a melhor tarifa de luz e gás, deve simular as ofertas de luz e gás dos diferentes fornecedores de energia. Deve fazer a comparação sempre que quiser e mudar gratuitamente de empresa.

A nossa sugestão é contratar tarifário dual pois é melhor que o simples e tem descontos melhores.

???? Como escolher o melhor preço kWh e a melhor potência contratada?

Tanto para saber o melhor preço de luz e gás (kWh) como o custo mais baixo para a potência contratada deve usar o comparador de tarifas dos fornecedores de energia.

Para saber a potência contratada, deve ter noção da quantidade de equipamentos elétricos que vai utilizar pois, se exceder os limites, o quadro vai “disparar”. Por isso, deve usar um simulador de potência contratada. Depois deve ver os preços da potência contratada que cada fornecedor tem, já que este é um dos principais valores a ter em conta na fatura de luz e gás.

Mas o elemento que mais peso tem na conta da energia é o preço por kWh. Para saber os preços eletricidade mais baratos deve comparar os tarifários de luz e gás dos vários fornecedores no simulador de luz e gás. Ou seja, ver qual o custo por cada kWh de eletricidade que gasta em casa, avaliando também a poupança que pode ter com descontos e outras promoções.

Uma das vantagens de usar um simulador de luz e gás é precisamente saber as tarifas dos fornecedores de energia na combinação entre o preço kWh da energia e o preço da potência contratada. Ou seja, avaliar e, conjunto os dois fatores que mais pesam na fatura de energia.

Como mudar de fornecedor de energia?

Sempre que não tiver um contrato de fidelização, poderá mudar de fornecedor sem nenhum tipo de custos. A grande vantagem do mercado livre é ter liberdade para mudar de empresa sem grandes complicações, permitindo obter um preço eletricidade mais baixo.

Em primeiro lugar, deve selecionar um operador. Para isso pode usar o site comparamais.pt que o ajuda a comparar os diversos fornecedores de eletricidade e gás, adequando-os à sua realidade económica e ao que precisa.

Simule, compare e opte pela opção mais adequada para si. Deve ter em atenção vários aspectos, tais como: preço eletricidade, condições de pagamento, prazos de resposta, reclamações e  pedidos de informação.

Em segundo lugar, deve contactar o fornecedor energético que lhe parece mais vantajoso e pedir soluções baseadas nos seus consumos atuais. Em regra geral, o novo fornecedor tratará dos procedimentos que necessita para a mudança. A rescisão do contrato com o antigo fornecedor é da responsabilidade da nova empresa a quem está a contratar o serviço.

Quando mudar de fornecedor deve pedir a ficha contratual, negociar as fidelizações (se for o caso), deve analisar muito bem as condições e os preços antes de assinar, ter atenção aos prazos e controlar os consumos.

Posso rescindir o Contrato de Energia?

Pode rescindir o contrato sempre que quiser e depois contratar eletricidade a um novo fornecedor. A maioria das empresas têm um formulário online através do qual você poderá pedir a rescisão dos serviços. Por norma, pedem os seguintes documentos:

  • Última fatura
  • Leitura do contador de eletricidade e/ou gás

Contudo, saiba que não é preciso cancelar o contrato se o seu objetivo é mudar de empresa fornecedora ou mudar de endereço. Nestes casos, não é preciso o cancelamento, podendo apenas contratar eletricidade a outra empresa com preços eletricidade mais baratos.

???? Se mudar de casa posso manter o mesmo contrato de luz e gás?

Sim, pode mudar de casa e manter o contrato de energia e gás. Para isso deve entrar em contacto com o seu fornecedor e apresentar os seguintes documentos:

  • Identificação do titular do contrato
  • CPE e CUI
  • Contrato de arrendamento ou título de propriedade da nova morada
  • A última leitura do contador anterior.

Dessa forma consegue manter o mesmo preço eletricidade e gás, com as vantagens que já tinha junto do seu comercializador de energia.

Quanto tempo demora ter eletricidade e gás em casa?

Se quiser apenas trocar o seu fornecedor de eletricidade e já tiver os contadores, o seu fornecimento de eletricidade nunca ficará suspenso. O seu novo fornecedor de eletricidade fica totalmente responsável pela troca, solicitando a mudança através da plataforma de gestão de mudança de comercializador.

Leia também:  Fmi O Que É E Como Funciona?

Por lei, o processo de troca após contratar eletricidade não pode demorar mais que três semanas. No entanto, o prazo costuma ser bastante inferior. Caso não seja necessária qualquer intervenção técnica, por exemplo aumento da potência contratada ou troca de uma tarifa simples para bi-horária, normalmente demora entre cinco e sete dias.

Se for uma nova instalação de luz e gás, optar por um tarifário dual ou mudar a potência contratada, a ligação pode demorar um pouco mais. Mas não costumam ser mais de 10 dias úteis. O ideal é ligar sempre primeiro a luz e depois o gás para poder realizar os testes de segurança pertinentes.

???? Se trocar de fornecedor, quanto tempo fico sem luz e gás?

Muitas pessoas têm medo que ao contratar eletricidade a uma nova empresa possam ficam, por exemplo, dois ou três dias sem luz. No entanto, isso não acontece.

Se tem os contadores instalados em sua casa e deseja apenas trocar de fornecedor de energia, o seu fornecimento nunca será suspenso.

Além disso, não tem de se preocupar com nada, já que o seu novo fornecedor fica responsável por todo o processo de troca.

Por isso, se quer poupar na fatura de eletricidade e gás, apenas precisa de aceder a um simulador e comparar os preços de luz e gás, para saber os preços eletricidade mais baratos e como contratar a melhor tarifa de energia.

Quais são os fornecedores de energia mais comuns em Portugal?

Os fornecedores mais comuns e usados em Portugal são: EDP Comercial, Galp, GoldEnergy, Endesa e Iberdrola. Além disso, existem outras empresas como a LuzBoa, YLCE, Muon, Energia Simples ou a Audax. Por fim, quem ainda não está no mercado livre continua a ter o fornecimento da SU Eletricidade, a antiga EDP Universal.

Para saber quais os preços de energia mais barata em Portugal deve usar o simulador de luz e gás, que lhe mostra a diferença no custo mensal das tarifas destas empresas.

???? Quais são os fornecedores de gás disponíveis?

A partir da liberalização do mercado, entraram novas empresas em Portugal, abrindo as possibilidades de escolha. Algumas das companhias fornecedoras de gás no mercado livre são: Alfa, Audax, Ecochoice, EDP Comercial, Endesa, Galp, GoldEnergy, Naturgy, entre outros.

Além disso, existem diversas empresas responsáveis pela distribuição de gás (instalação do serviço até casa dos clientes) e que também atual como comercializados de último recurso.

É o caso de companhias como a Portgás (EDP Gás), a TagusGás, a Setgás, a Paxgás, a Medigás, a Lusitaniagás, a Lisboagás, a Dianagás, a Duriensegás ou a Beiragás, que atuam em diferentes regiões de Portugal.

No entanto, eles têm menos vantagens do que as empresas que atuam n mercado livre de energia.

Para saber qual a energia mais barata em Portugal deve comparar as tarifas de todos estes fornecedores no simulador de preços de gás.

???? O que são as tarifas simples e as tarifas bi-horárias?

Existem diferentes tarifas horárias, que podem fazer o preço kWh variar consoante o momento do dia. Assim, os clientes têm três tipos de tarifas:

  • Tarifa simples: paga-se o mesmo preço eletricidade a qualquer hora do dia. Os preços nunca mudam.
  • Tarifa bi-horária: esta tarifa divide o dia em duas partes e, portanto, com dois preços diferentes. Nas chamadas horas de Vazio – das 22h às 8h -, a energia tem um custo mais reduzido porque o consumo é geralmente mais baixo. Pelo contrário, nas horas Fora de Vazio – das 8h às 22h -, a energia tem o custo mais alto.
  • Tarifa tri-horária: neste caso, o dia divide-se em três partes – horas de Vazio, horas Cheias e as horas de Ponta. Nas horas Cheias existe um preço eletricidade médio, mais alto do que o da tarifa simples, e nas horas de Ponta existe o período com o custo mais alto. Por isso, nas tarifas de luz para empresas é mais vantajoso optar pelas tri-horárias.

☀️???? A que horas a luz é mais barata?

Se tem uma tarifa bi-horária, nos dias da semana as horas com preço eletricidade mais barato situam-se no período noturno, entre as 22H e as 8H. Além disso, durante o fim-de-semana a luz também é mais barata.

Este período em que há eletricidade mais barata chama-se “Vazio”, e tem um preço kWh que chega a ser inferior em mais de 50% ao custo da luz no período “Fora-Vazio”.

Por isso, é o período em que pode aceder à energia mais barata em Portugal.

Para saber qual a opção mais indicada e o melhor preço eletricidade. deve recorrer ao simulador de luz e gás. O resultado da simulação  indica o fornecedor com a eletricidade mais barata e que lhe permite obter maior poupança.

???? Quais são as vantagens de aderir a uma tarifa dual?

Por norma, os fornecedores oferecem descontos muito atraentes quando o cliente contrata os serviços de eletricidade e gás em conjunto. E, por isso, garantem que consegue o energia mais barata em Portugal.

A tarifa dual também simplifica a gestão do orçamento familiar, visto que vai receber uma única fatura pelos dois serviços e, por último, vai lidar só com uma empresa.

Qual a electricidade mais barata em 2021?

Fique a conhecer os fornecedores do mercado livre de eletricidade e gás natural mais competitivos do mercado livre energético, saiba qual a empresa de energia com tarifas de eletricidade mais barata e conheça também as distribuidoras de eletricidade e gás natural do mercado português.

Índice

Quais as empresas de eletricidade mais barata?

Abaixo, poderá consultar as principais tarifas de eletricidade de quatro dos vários fornecedores de energia do mercado livre português.

Preço do kWh EDP, Endesa, Goldenergy e Iberdrola: Qual a eletricidade mais barata?

Fornecedora Preço da Potência 6.9 kVA Preço do kWh

A EDP é das principais empresas comercializadoras e distribuidoras de energia do país. Apesar de não ser a mais barata do mercado, é a mais escolhida pelos clientes particulares e a que mais relevância tem a nível nacional.

Geralmente, as empresas de eletricidade mais barata são as mais recentes no mercado, pois entram no mesmo com preços muitos competitivos e como opções mais económicas para os consumidores.

Como exemplo, podemos encontrar a Goldenergy, a Endesa ou até mesmo a Iberdrola.

Os preços da eletricidade apresentados abaixo são baseados nas tarifas base de cada uma das empresas. Os valores apresentados são para contratos em que a potência contratada é de 6.9 kVA – uma das mais comuns em Portugal – e com um ciclo horário simples.

Já para comparar preços de gás natural, além de termos em conta as tarifas base de cada comercializadora, apresentamos o preço do kwh quando o cliente tem o escalão 1 de consumo de gás natural.

EDP, Endesa, Goldenergy e Iberdrola: Qual o gás natural mais barato?

Fornecedora Preço do Escalão 1 Preço do kWh

Empresas de Eletricidade e Gás Natural

O mercado de energia livre português divide-se em dois tipos de empresas energéticas: os fornecedores e as distribuidoras. Os fornecedores são a entidade que se contrata quando queremos ligar a luz ou o gás em casa ou no local de trabalho.

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

211 451 223 OU Receber chamada grátis

Por outra parte, as distribuidoras são quem realiza a instalação das redes elétricas e de gás natural para que seja possível que os fornecedores liguem eletricidade e gás em todo o país.

Conheça a seguir os principais fornecedores e distribuidores de energia do mercado livre.

Os arquipélagos dos Açores e da Madeira funcionam de forma distinta e independente. A Eletricidade dos Açores é a fornecedora e distribuidora de eletricidade da ilha e a Eletricidade da Madeira tem as mesmas funções mas, tal como o nome indica, na Madeira.

Distribuidoras de Eletricidade e Gás Natural

Contrariamente aos fornecedores, as distribuidoras de luz e gás são atribuídas de acordo com a sua zona de residência. Enquanto a luz já chega à maior parte do território de Portugal, a cobertura e distribuição de gás natural ainda não.

As distribuidoras de energia, ao contrário dos fornecedores, são quem permite que a luz e o gás chegue a sua casa. Isto é, os fornecedores são as empresas que oferecem as tarifas e que se contratam para ter energia em casa. E as distribuidoras são responsáveis pelas instalações de luz e gás.

No caso da eletricidade, para o país inteiro, a EDP Distribuição é a única distribuidora de eletricidade operacional. E dependendo da região onde more, terá à sua disposição uma das seguintes distribuidoras de gás natural:

Além destas empresas, existem outras que, entretanto, deixaram de existir. É esse o caso da Elusa, que acabou em 2018.

As Melhores Tarifas de Electricidade e Gás do Mercado Livre

Para encontrar a empresa de eletricidade mais barata, uma das melhores formas é comparar as tarifas de luz e gás do mercado livre. Através do nosso comparador de energia, poderá ter acesso às últimas ofertas do mercado e explorar todas as opções, até encontrar a que melhor se adapte ao seu consumo energético.

Lembre-se que para encontrar a tarifa elétrica ideal para a sua casa ou para o seu local de trabalho será sempre necessário avaliar um conjunto de fatores, como quantas pessoas vão utilizar energia em simultâneo, em que horários, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*