Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao?

Com a necessidade de trabalhar em casa, surge a obrigação de ter uma boa internet no nosso apartamento. E devido a localidade e falta de espaço nas caixas de operadoras comuns (GVT, Net e Oi) na região, começamos a buscar outros tipos de internet para que pudéssemos ser bem atendidos e ter uma rede de qualidade no nosso lar.

Além disso, assim como eu, sei que muita gente também não está satisfeita com essas operadoras, pois em toda minha vida de internet já tive pelo menos 2 dessas empresas na minha casa. Então vale a pena fazer uma comparação das nossas outras opções para tentar fugir um pouco da convencionalidade.

Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao?

Contudo, preciso avisar que não sou nenhuma técnica na área, e essa é uma pesquisa que fiz para que nós mesmos pudéssemos tomar a melhor decisão sobre os melhores tipos de internet para nosso apê.

Tipos de internet mais usadas:

Internet Banda Larga 3G

Muita gente conhece e já utiliza esse tipo de conexão nos próprios celulares e smartphones, e fazendo dele uma espécie de “wi-fi”, podemos utilizar no computador também.

 Ela pode ser contratada por meio das grandes operadoras de celular (Vivo, Tim, Claro e OI) e dependendo muito da sua região ela pode ou não ter um bom sinal, mas a velocidade nunca será muito grande.

Esse tipo de internet é válido para quem utiliza apenas para e-mails, redes sociais e ler alguns sites.

Internet Banda Larga 4G

Não são todas as localidades que possuem essa conexão. Embora a operadora disponibilize o sinal, não é sempre possível que ele chegue no seu aparelho. Além do que, aparelhos mais antigos não recebem esse sinal, pegando apenas o 3G.

O 4G é mais rápida que a anterior, com taxas de download e upload mais rápidas.

As grandes empresas de celulares dispõe no próprio site, um mapa para você saber se na sua região já está disponível o sinal para o 4G ou somente o 3G tem cobertura ainda.

Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao?

Conexão de internet convencional – Banda larga

Como todo mundo sabe, essa internet chega para todas as residências (das grandes e médias cidades) via cabeamento telefônico geralmente.

 A velocidade desse tipo de internet varia de 1Mbps a 50Mbps, dependendo da disponibilidade da operadora e da região, porém, a taxa de download e upload é bem mais baixa e, segundo a Anatel, a empresa precisa enviar o mínimo de 30% da velocidade contratada, só que sabemos que a realidade não é essa e muitas vezes não recebemos nem 10% da velocidade contratada.

Em dias de chuva, assim como todos os tipos de internet, a conexão piora bastante por haverem barreiras entre as antenas, atrapalhando a passagem de sinal. As empresas mais comuns que disponibilizam banda larga são: Net, GVT e Oi.

Conexão Via rádio

A internet via rádio é toda feita por antenas. Muita gente acha que por ser apenas via rádio a internet cai o tempo todo, porém, isso acontecia anos atrás quando pessoas não preparadas trabalhavam com isso.

Hoje em dia é importante que você pesquise uma empresa com frequência própria e um bom suporte para que você não tenha surpresas ruins com a mesma. É comum que as empresas que trabalham com esse tipo de rede sejam menores e atendam algumas cidades próximas ou regiões.

Pelo que pesquisei, os planos residências variam de 1MB a 5MB, porém, possuem planos empresariais feitos especialmente para atender este outro tipo de demanda.

Via Fibra Ótica

Esse tipo de internet é todo feito com cabos de fibra ótica que possibilitam uma maior velocidade no envio de dados sem perca de sinal e qualidade.

O único defeito dessa opção é o custo de instalação, afinal, toda tecnologia nova possui um preço mais elevado e é por isso que ela ainda não é utilizada por grandes operadoras para atender a maioria dos clientes.

Então se você está pensando em contratar uma empresa de Fibra Ótica, precisará pesquisar bem e ver se está disponível na sua região. Com a Vivo, em algumas cidades do Brasil, já é possível contratar a Fibra para sua empresa ou residência, basta verificar no site da vivo.com.br.

Melhor internet para nós:

No nosso caso, o 3G e 4G não era uma opção devido a grande demanda que precisamos de internet. A internet convencional (OI, GVT, NET) não estava disponível na região por se tratar de um bairro novo, e a fibra ótica precisava de uma boa quantidade de contratos para ser instalada devido ao grande custo.

Optamos então pela internet via rádio de uma empresa local, com ótimas qualificações e ótima taxa de download e upload.

Atualização: Atualmente a nossa internet via rádio, instalou fibra ótica no prédio para melhor atender a todos. Porém sinto que nem sempre a internet chega com total velocidade. Quando usamos Netflix, por exemplo, vários sites ficam mais pesados para usar no computador.

Espero ter ajudado um pouco vocês a definir esse assunto que para alguns pode parecer bobagem, mas para quem realmente necessita deste bem… Ou mal, que chamamos de internet, é um assunto de extrema importância!

Qualquer dúvida que tenha, pode deixar nos comentários, terei o maior prazer em lhe ajudar.

Quer saber também sobre a instalação dos ares-condicionados? Veja nesse link.

Como solicitar a Internet de Fibra Óptica na sua rua?

Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao?

Fibra Óptica é melhor. Já ouviu essa frase? Se sim, nesse artigo te explicamos como solicitar a internet com a tecnologia de fibra óptica e as reais vantagens de tê-la em sua casa.

Sumário:

Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao? 0800 561 1515 ???? Atenção! Este número 0800 é válido somente para contratação.

A Fibra Óptica

Já faz anos que a fibra óptica tem superado o desempenho do ADSL pela diferença da velocidade. Conforme a cobertura de fibra aumenta, a internet a cabo vai perdendo cada vez mais clientes.

Agora vem o problema, quando queremos solicitar fibra óptica, as vezes ouvimos que “na nossa casa não chega”, apesar de seu vizinho haver essa conexão.

Todos querem solicitar a instalação da fibra óptica porque é uma internet mais estável e que alcança velocidades muito maiores que a internet por ADSL. O seu desempenho é muito melhor nos processos que necessitam de uma internet melhor.

A fibra possui uma conexão FTTH que entrega uma internet estável e não cai a conexão como acontece com a tecnologia de ADSL. As diferenças entre as duas tecnologias são bastante perceptíveis, a fibra óptica entrega uma internet mais estável, com velocidade assimétrica de download e upload e não é necessário ter uma linha telefônica na instalação.

Mesmo assim, no momento de solicitar a internet via fibra, o ADSL algumas vezes sai na frente pela vantagem de ter maior cobertura que a internet fibra, pois ainda existem muitos lugares onde os cabos de fibra óptica não chegaram.

  • Maior velocidade
  • Internet estável
  • Velocidade assimétrica
  • Não tem cobertura de fibra em todos os lugares

Como solicitar a instalação da fibra óptica na minha rua?

Para saber se em sua rua possui o cabeamento de fibra óptica é preciso consultar a cobertura das operadoras que atendem na sua cidade. Depois de consultar a cobertura, você poderá solicitar para a operadora escolhida a instalação em sua casa e se necessário, na sua rua.

Para realizar a instalação é importante que você saiba que pode levar um tempo para a empresa organizar a instalação. Mesmo assim, não se preocupe, você poderá seguir utilizando a internet de ADSL até que tudo se resolva.

Se você mora em um lugar afastado que não possui internet via ADSL, o processo pode ser ainda mais lento. Você terá que encontrar uma operadora que tem o interesse em instalar seu cabeamento na região e aguardar a instalação. Ainda assim, você tem a opção de contratar internet via rádio para permanecer conectado.

Não deixe de comparar as ofertas das operadoras para não perder nenhuma promoção de internet na sua localização.

Melhor plano: como descobrir quanto de Internet você precisa

Saber quanto de dados ou velocidade de conexão você precisa é uma tarefa simples com o Melhor Plano, site de comparativo de planos de Internet móvel e residencial.

A ferramenta gratuita ajuda o consumidor a descobrir qual o plano ideal para celular, por exemplo, pré-pago ou pós-pago, ou banda larga de acordo com as suas necessidades de uso.

Além do resultado, também é possível conferir operadoras que atendem ao seu perfil e estão disponíveis na sua região.

O recurso funciona por meio de um questionário simples e rápido. Para ser mais assertivo, o usuário deve responder se costuma assistir a vídeos por streaming, joga com frequência, trabalha de forma remota, realiza muitos downloads, entre outros hábitos de navegação. O perfil é calculado com base nas respostas e com a média de Internet que é gasta por pessoa para realizar cada atividade.

1 de 10
Ferramenta online permite descobrir qual o melhor plano de Internet residencial ou móvel — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Ferramenta online permite descobrir qual o melhor plano de Internet residencial ou móvel — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No tutorial a seguir, confira como usar o site Melhor Plano para descobrir qual o pacote de dados ou banda larga ideal para você ou para sua casa. A ferramenta é grátis, roda online e não requer nenhum tipo de cadastro.

Passo 1. Acesse a página do teste em “melhorplano.net/melhor-plano-para-voce” (sem aspas) e pressione Enter ou toque em “Começar”;

2 de 10
Questionário revela qual a Internet ideal para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Questionário revela qual a Internet ideal para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Leia também:  Como Cada Signo Reage Quando Esta Com Ciumes?

Passo 2. Digite o seu nome e pressione Enter ou selecione “OK”;

3 de 10
O questionário perguntará o seu nome — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

O questionário perguntará o seu nome — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Agora, entre com o CEP da sua casa;

4 de 10
Informe o seu CEP para saber os melhores planos de Internet disponíveis onde você mora — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Informe o seu CEP para saber os melhores planos de Internet disponíveis onde você mora — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Escolha se você quer descobrir o seu plano ideal de Internet móvel (celular) ou para sua casa (banda larga);

5 de 10
Escolha o tipo de conexão desejada: Internet móvel ou Internet residencial — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Escolha o tipo de conexão desejada: Internet móvel ou Internet residencial — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 5. Assinale “Sim” para iniciar o questionário;

6 de 10
Questionário online revela o plano de Internet ideal — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Questionário online revela o plano de Internet ideal — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 6. Responda algumas perguntas sobre o seu perfil de uso;

7 de 10
Responda o questionário sobre hábitos de uso para descobrir qual plano será ideal para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Responda o questionário sobre hábitos de uso para descobrir qual plano será ideal para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 7. Ao final, caso queira, entre com o seu endereço de e-mail e pressione “Enviar”;

8 de 10
Informe o seu endereço de e-mail — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Informe o seu endereço de e-mail — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 8. O plano de Internet residencial ou móvel indicado para você será exibido. Assinale “Ver planos para você” para conferir as opções disponíveis na sua região;

9 de 10
Descobrindo o plano de Internet mais indicado para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Descobrindo o plano de Internet mais indicado para você — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 9. Use os filtros à esquerda para refinar os resultados. À direita, você encontra a lista de planos e operadoras que atendem às suas necessidades. Você pode ligar para contratar, acessar o site da operadora ou ver mais detalhes sobre a oferta.

10 de 10
Site compara os planos de Internet disponíveis no seu CEP — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Site compara os planos de Internet disponíveis no seu CEP — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para descobrir qual o plano de Internet móvel ou residencial é mais indicado para o seu perfil de uso.

Quer melhorar o seu Wi-Fi? Veja como no Fórum do TechTudo.

Como Saber Qual A Melhor Internet Para Minha Regiao?

Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

TudoCelular Ensina: como saber qual a melhor operadora de telefonia móvel da sua região

Seja por conta de um plano mais interessante, um custo menor, bônus mais atrativos ou outros diferenciais, muitas pessoas pensam em trocar de operadora para aproveitar algo melhor que a atual operadora não possui. Entretanto, ainda existem muitas localidades pelo Brasil a dentro sem cobertura por determinadas operadoras, fazendo com que a sua mudança seja muito mais difícil do que você gostaria.

O TudoCelular Ensina de hoje vai te ajudar a como descobrir qual é a melhor operadora de telefonia móvel da sua região.

Android 17 Jan

Android 12 Jan

Antes de tudo você precisará baixar o aplicativo OpenSignal no seu smartphone. Para a felicidade de todos ele está disponível tanto para Android, clicando aqui, como para iOS, clicando aqui. Depois de instalado, você terá que acessar o app e permitir que ele obtenha acesso à sua localização para que possa buscar precisamente pelas operadoras disponíveis ao seu redor.

Uma vez feito isso, na página inicial do app toque no ícone de pino, o último ícone da barra inferior. Ele vai abrir a página de mapa de cobertura, que te permite visualizar como está o sinal das operadoras na sua região.

Nessa mesma página do mapa de cobertura você pode selecionar uma localização diferente da que você está agora – caso queira visualizar uma cidade onde esteja indo se mudar ou viajar – e também escolher qual operadora você quer ver o sinal e ainda qual a geração da rede de telecomunicações que você pretende utilizar prioritariamente: 2G/3G ou 4G.

E com isso é possível ainda comparar o desempenho de velocidade e sinal da sua atual operadora com a que você pretende migrar.

Depois de realizar testes de rede você pode ainda comparar os dados de internet da sua operadora com as outras. É importante ter em mente que tanto os dados de download, upload, latência e sinal são informações coletadas por medições dos próprios usuários do aplicativo nas áreas em que eles se encontram, gerando uma estimativa generalizada e não precisa, mas ainda extremamente útil.

Além disso, o aplicativo também oferece medição de velocidade da rede Wi-Fi e Celular, mostra quais as antenas mais próximas, a força e qualidade do seu Wi-Fi ou rede, além de contar estatísticas para verificar, em porcentagem, quanto tempo você esteve conectado pela rede 4G, 3G, 2G ou sem sinal desde que utilizou o app.

Melhor internet residencial em 2020: disputa acirrada

Em alguns momentos pode ser um pouco difícil escolher o melhor plano de internet residencial para as suas necessidades. Seguindo dados coletados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2019, as principais operadoras de telecomunicações do Brasil estão equilibradas perante aos olhos do consumidor. Ou seja, a disputa é acirrada.

De acordo com o levantamento, TIM, Claro, Algar e Vivo estão entre as mais queridas do consumidor brasileiro e para que você possa escolher com tranquilidade, separamos alguns dos principais planos das operadoras.

Na verdade, nesse caso o que diferencia cada uma são os planos disponíveis. Para isso, ferramentas como o Compara Plano podem ajudar a escolher a melhor opção dentro das suas necessidades.

  • Nesse post, vamos detalhar um pouco mais sobre o melhor plano de internet residencial.
  • Confira!
  • Leia mais: Quer ter uma internet estável? Siga essas dicas simples
  • CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que dizem os dados da Anatel

A pesquisa feita pela Anatel em 2019 reuniu dados de todo território nacional nos mais diversos quesitos do setor de telecomunicação. Com ela é possível verificar a nota geral de telefonia, internet, serviços móveis e atendimento ao cliente prestado pelas empresas.

Para avaliar os serviços foram distribuídas notas de 6 à 8,5. Com os resultados obtidos, foi feita uma média nacional bem como uma lista com a nota de cada operadora.

Liderando a lista de melhor internet residencial está a TIM, seguida da Claro, Algar e então, a Vivo. Também é possível acessar os dados coletados pela Anatel de acordo com a região do país, ótimo para quem deseja analisar mais a fundo a situação das operadoras em seu estado.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA INTERNET RESIDENCIAL

Planos TIM

Considerada a operadora com a melhor internet residencial, a TIM foi avaliada por seus usuários com a nota de 6,96 para o serviço. Um pouco diferente das outras operadoras, a TIM oferece internet banda larga através de um chip 4G, inserido em um modem da operadora. Além da praticidade da instalação, a internet fixa da TIM conta com uma série de vantagens.

A primeira delas, o  TIM Protect Backup oferece a possibilidade de guardar em um serviço de nuvem da própria operadora até 150 GB de arquivos, sejam eles fotos, vídeos e outros conteúdos. Perfeito para quem está sempre procurando por mais espaço em seus dispositivos.

Outra ótima solução, o TIM Protect filhos é uma ferramenta que permite que o titular do plano monitore o acesso de internet das crianças que acessam essa rede, podendo bloquear e liberar o acesso a sites pré-aprovados pelo adulto responsável.

Camada de segurança

Com o TIM Protect segurança uma camada extra de segurança se faz presente para que você possa navegar sem medo. O serviço protege o usuário contra os mais diversos malwares e outras ameaças virtuais, ideal para quem utiliza a rede para realizar transações financeiras e compras.

Já o TIM Protect Wi-Fi permite que seus usuários naveguem na internet sem medo. Com ele é possível utilizar qualquer rede Wi-Fi, seja ela pública ou privada, sem medo de ter seus dados roubados e seus dispositivos invadidos.

  1. Essas ferramentas e soluções estão presentes nas duas opções de plano residencial da TIM, que podem ser adquiridos nas opções de 50 GB, por apenas R $99,90 ou de 80GB por R$ 127.
  2. Confira mais detalhes sobre os planos da TIM aqui.
  3. Leia também: Qual o melhor plano de TV por assinatura: descubra com o nosso comparador

Planos Algar

A Algar opera em apenas alguns estados do país mas mesmo assim conseguiu a posição de segundo melhor plano de internet residencial da lista. Segundo a Anatel, a empresa ganhou a nota de 6,86 de seus usuários no quesito banda larga.

A empresa possui planos surpreendente de internet, com franquias que vão de 100 GB à 300 GB. Dentro dos planos é possível destacar o plano Algar Fibra de 100 GB por apenas R$ 184.

O plano dá acesso a 24 GB de internet para um aparelho móvel, além de WhatsApp ilimitado e outros serviços digitais gratuitos. A Algar também trabalha com combos, e é possível montá-los de acordo com a necessidade do cliente.

Serviços digitais

Dentre os serviços digitais disponíveis estão as opções do Vid+, serviço de streaming similar ao Netflix e  Hero, que oferece segurança digital para todos os cantos da internet. Também é possível utilizar o serviço Upload 50%, que permite direcionar os GB de upload para subir arquivos em nuvem, baixar vídeos e afins.

Leia também:  Virus Que Desliga O Pc Como Remover?

Outras vantagens exclusivas para clientes da Algar é, por exemplo, franquia ilimitada para navegar sem preocupações durante o mês. Ao contratar internet banda larga, também é possível ter acesso ao dobro de dados todo mês, para aqueles que possuírem plano de celular Algar.

Para aqueles que sofrem com o sinal de Wi-Fi em suas casas, a Algar oferece aos seus clientes o serviço de amplificador de sinal. Com ele é possível deixar todas as áreas da casa conectada e permitir que várias pessoas utilizem a Wi-Fi sem interferências bruscas.

Leia mais: Internet lenta? Conheça o teste de velocidade da Algar

Planos Claro

A Claro é uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil e desde que adquiriu a NET, vêm trabalhando cada mais para se tornar a melhor internet residencial do país. Segundo os dados divulgados pela Anatel, a Claro recebeu a nota de 6,81 em sua nota de satisfação geral.

Em questão de planos propriamente ditos, a Claro oferece mais de 5 opções de planos de internet para sua casa, além da possibilidade de criar-se combos personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Atualmente, o plano com maior destaque da empresa é o Claro Net Virtua de 120 GB que ao ser contratado dá ao usuário mais 120 GB por 1 ano pelo valor de R$ 99,99 nos primeiros 2 meses.

É interessante salientar que todos os planos são acompanhados de serviço extras como a Net proteção digital. Com esse adicional a operadora proporciona uma proteção extra para todos os dispositivos dos seus clientes que estão conectados à rede. É possível gerenciar a rede, bem como os dispositivos conectados à ela com apenas alguns cliques.

Outra vantagem interessante é o serviço de internet fora de casa. A Claro conta com com mais de 2,7 milhões de pontos espalhados pelo Brasil, e oferece aos seus clientes internet gratuita nos mais diversos locais.

Para clientes que optam por adquirir combos de serviços, empresa oferece vantagens na plataforma de streaming Tamanduá TV. As modalidades Cine BR, Cine Euro e Cine Docs disponibilizam uma gama de conteúdos interessantes para os mais diversos gostos.

Confira mais detalhes sobre os planos da Claro aqui.

Planos Vivo

A Vivo foi avaliada por seus usuários com a nota de 6,78 e entra para a lista como a quarta melhor internet residencial para se ter em 2020. São 5 opções de planos banda larga, que vão desde 5 GB à 300 GB de internet, para todos os gostos e necessidades.

Além disso, todos os planos possuem acesso à fibra ótica, garantindo mais qualidade e velocidade para a rede. Atualmente, o plano de maior destaque da operadora é o Vivo Fibra de 100 GB, que dá aos usuários um adicional de 100 GB por um ano por apenas R$ 119,99.

  • Da mesma forma que as outras operadoras citadas, a Vivo também oferece uma série de vantagens extras para seus planos, como por exemplo o Vivo Protege Light, pacote com os mais diversos modos de proteção para o titular e seus adicionais.
  • Com o Vivo Smart Wi-Fi, clientes da operadora conseguem encontrar o melhor sinal possível da sua rede, além de conseguir gerenciá-la com facilidade e rapidez.
  • Outros serviços como acesso a canais digitais, mais internet e segurança também estão disponíveis para clientes Vivo e podem ser adquiridos de acordo com a modalidade do plano.
  • Leia mais: Comparador de planos de celular

Praticidade para seu dia a dia

Nem sempre é fácil escolher a melhor internet residencial para nossas necessidades. São inúmeros fatores e operadoras e todo o processo de procurar a internet ideal para a sua casa pode se tornar cansativo e estressante.

Por isso é importante sempre ter em mente um comparador de planos confiável para lhe ajudar nessas decisões, como por exemplo o Compara Plano. Com um bom comparador de planos em mãos, você pode descobrir o seu plano ou combo perfeito em apenas alguns clicks e sem perder tempo!

Lembrando que todas as ofertas citadas podem estar disponíveis por tempo limitado e podem variar de região para região. O mundo da tecnologia está sempre em movimento, por isso não deixe de conferir os mais diversos conteúdos sobre este vasto universo, bem aqui, no blog do Compara Plano!

Vai contratar banda larga? Pesquisa diz qual é a melhor do país atualmente

O site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão, compartilhou com exclusividade para Tilt o resultado da sua tradicional pesquisa nacional de satisfação e velocidade de banda larga no Brasil.

O ranking final, definido a partir de 15 milhões de testes de velocidade e 440 mil opiniões de usuários, avalia o desempenho de operadoras em mais de 800 municípios brasileiros. Os vencedores são divididos nas categorias “velocidade”, “satisfação” e “melhor provedor”.

No ranking geral, quem levou o prêmio do Melhor Plano em todo o Brasil foi a Claro pelo segundo ano consecutivo, vencendo no maior número de estados brasileiros nos quesitos “velocidade” e “melhor provedor”.

Veja qual operadora venceu em cada estado:

  • Acre: Vivo (velocidade);
  • Alagoas: SimTV (velocidade), Start (satisfação) e Claro (provedor);
  • Amapá: Você Telecom (velocidade), Gnex (satisfação) e Você Telecom (provedor);
  • Amazonas: TIM (velocidade), Claro (satisfação) e Claro (provedor);
  • Bahia: Claro (velocidade), Cybertubo (satisfação) e Claro (provedor);
  • Ceará: Brisanet (velocidade), GL Net (satisfação) e Brisanet (provedor);
  • Distrito Federal: Claro (velocidade), Lignet Provedor (satisfação) e Claro (provedor);
  • Espírito Santo: Claro (velocidade), Novatec (satisfação) e Claro (provedor);
  • Goiás: Omni Telecom (velocidade), TBN (satisfação) e Omni Telecom;
  • Maranhão: IBL (velocidade), Connect Telecom (satisfação) e Júpiter (provedor);
  • Mato Grosso: New Life Fibra (velocidade), Wavemax (satisfação) e Primatec (provedor);
  • Mato Grosso do Sul: IDL (velocidade), Topnet MS (satisfação) e IDL (provedor)
  • Minas Gerais: Algar (velocidade), Iconecta (satisfação) e Algar (provedor);
  • Pará: IBL (velocidade), Jetz Internet (satisfação) e WLAN (provedor);
  • Paraíba: Tely (velocidade), Dataconnection (satisfação) e Vivo (provedor);
  • Paraná: Claro (velocidade), Portal Medianeira (satisfação) e Sercomtel (provedor);
  • Pernambuco: Brisanet (velocidade), Trend Connect (satisfação) e Junior-Net (provedor);
  • Piauí: G3 Telecom (velocidade), Multlink Telecom (satisfação) e Virtex (provedor);
  • Rio de Janeiro: Sumicity (velocidade), Flecha Network (satisfação) e Claro (provedor);
  • Rio Grande do Norte: Brisanet (velocidade), Netjat (satisfação) e Netjat (provedor);
  • Rio Grande do Sul: Claro (velocidade), A Platéia (satisfação) e Claro (provedor);
  • Rondônia: Brasil Digital (velocidade), Connect 7 (satisfação) e Oi (provedor);
  • Roraima: Amazonia (velocidade);
  • Santa Catarina: MHNET (velocidade), Internet.com (satisfação) e Claro (provedor);
  • São Paulo: Claro (velocidade), Connect Fibra (satisfação) e Claro (provedor);
  • Sergipe: Claro (velocidade) e Netglória Telecom (satisfação);
  • Tocantins: Toledo Fibra (velocidade) e BRT Internet (satisfação).

Ao clicar em cada estado, nos links acima, é possível ver os vencedores também por município. Mas em alguns estados, não há vencedores em todas as categorias. Nestes casos, ou as avaliações foram insuficientes ou não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação” para chegar ao resultado de “melhor provedor”.

O site Melhor Plano, no ar desde 2015 comparando ofertas de internet móvel, fixa, TV por assinatura e outros serviços, elege a operadora com a melhor banda larga anualmente desde 2019. A edição deste ano teve como base os testes de velocidade de internet feitos de janeiro a novembro de 2020 no site Minha Conexão, com exceção dos realizados via celular ou tablet.

Apenas provedores com no mínimo mil testes de velocidade realizados no período participaram do comparativo. Além disso, cada operadora precisava ser responsável por pelo menos 3% dos testes de velocidade em cada região do país avaliada.

Só foram incluídas as cidades com, no mínimo, 3 mil testes de velocidade realizados entre janeiro e novembro de 2020. “A análise contou com algoritmos para filtrar e eliminar fraudes, junto de auditorias manuais para checar possíveis duplicações e a procedência das informações de cada provedor”, declarou o Melhor Plano a Tilt.

Para dizer qual operadora tinha a “melhor velocidade” em uma região (cidade ou estado), o ranking compara as médias de velocidade por IP (protocolo de internet, um número que define cada conexão na rede) em cada operadora em um mês. Na nota final, a velocidade de download tem 90% do peso e a de upload tem 10%.

Na categoria “maior satisfação”, foram usados dados do site Minha Conexão. Ao conferir a velocidade da sua internet no site, o usuário pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 para a provedora. Foi considerada, então, a média das notas por IP em cada região, apenas daquelas operadoras com mais de 30 avaliações.

O prêmio de “melhor provedor” em cada cidade e estado vai para quem somar mais pontos nas categorias de velocidade e satisfação.

“Nunca se falou tanto na necessidade dos serviços de banda larga como nos últimos meses. Afinal, passar mais tempo dentro de casa, trabalhando e estudando à distância, foi algo que nos exigiu uma boa qualidade de conexão nesse contexto de isolamento”, comenta Felipe Byrro, cofundador do Melhor Plano.

Qual é o melhor plano de internet da minha região?

Saber qual é o melhor plano de internet na sua região nunca é uma tarefa fácil. Existem vários fatores que influenciam nessa resposta, como: preço, cobertura, tecnologia do produto, entre outros.

Para te ajudar, criamos este guia completo, com mapas de cobertura, melhores ofertas e muito mais. Confira!

Como saber qual é a melhor internet?

Como falamos, existem alguns fatores principais que influenciam a definir melhor internet, os três principais são: 

  • Cobertura
  • Qualidade da internet (tecnologia utilizada) 
  • Preço 

Vamos falar um pouco mais sobre esses pontos e como você entender qual é o ideal para sua casa.

Leia também:  Como Saber Qual A Cor De Cabelo Que Me Fica Bem?

Cobertura: veja nos mapas qual está disponível na sua casa

  • Antes de olhar os planos, o ideal é sempre saber qual operadora tem sinal na sua região. 
  • A maioria das pessoas descobre isso perguntando para vizinhos e amigos, mas poucos sabem, exatamente, quais cidades estão disponíveis. 
  • Veja aqui os mapas de cobertura de todas as operadoras (SKY, TIM, Vivo, Claro/NET) e saiba quem atende a sua região!  

Quer saber como usar os mapas? É bem simples! 

  1. Clique no mapa da operadora que deseja 
  2. Insira sua cidade clicando na lupa de pesquisa
  3. Se o serviço existir, aparecerá uma ‘’pin’’ como indicado abaixo
  4. Veja em todas as operadoras que pensa em comprar (Vivo, Oi, TIM, SKY e Claro/NET)

Vivo Fibra Cobertura

  1. A Vivo Fibra, está entre as operadoras que prioriza banda larga de fibra óptica, é a que tem a maior cobertura no país. 
  2. Em geral, a operadora atua em quase todas as capitais, além de municípios na região Sudeste do Brasil.
  3. Para conferir o mapa de cobertura da Vivo, clique aqui.

Cobertura Oi

Hoje, a Oi possui uma das maiores coberturas entre as operadoras. Isso acontece porque ela trabalha tanto com tecnologia cabeada quanto via satélite, o que amplia o seu alcance.

Entretanto, a Oi não atua em algumas regiões centrais do país, como São Paulo. Porém, tem presença forte em outros estados, como o Rio de Janeiro. 

Veja como está a cobertura da Oi atualmente clicando aqui.

Claro Cobertura

A Claro é uma operadora que tem uma das melhores coberturas nacionais. Isso acontece porque ela usa tecnologia via satélite para sua conexão residencial. Com isso, ela é ideal para quem mora em regiões fora dos grandes centros ou onde o cabeamento não é de qualidade.

Confira as cidades cabeadas da Claro clicando aqui.

Cobertura TIM

A TIM é uma operadora que trabalha principalmente com internet cabeada, seja ela metálica ou fibra óptica. Porém, por ter essa estratégia, trabalha muito em regiões específicas, como as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Você pode conferir as cidades cabeadas pela TIM aqui.

SKY Banda Larga Cobertura

  • A SKY tem como seu principal produto sua TV por assinatura, mas também atua no segmento de internet banda larga, com a tecnologia via satélite. 
  • Por ter um foco menor nesse produto, a operadora atua em regiões que as demais marcas não costumam dar tanta atenção, sendo sempre uma opção alternativa para os moradores locais.
  • O preço é um pouco maior que das outras operadoras, mas a velocidade que costuma oferecer para os municípios, costuma ser maior do que as outras marcas oferecem.   

Quer saber se a SKY está disponível na sua região? Dá uma olhada no mapa e tire sua dúvida aqui!

NET Cobertura

A NET é uma das operadoras mais populares do país. Desde que ela foi incorporada pela Claro, o alcance aumentou, já que as áreas que ambas cobriam começaram a contar como uma só. 

A operadora, que oferecia internet cabeada, tem um alcance menor do que a internet via satélite, mas está disponível em diversas regiões, como uma tecnologia mais estável.

Confira a cobertura NET aqui!

Planos com os melhores preços

Esse é o ponto que muitas pessoas olham antes de ver o produto, mas não é (e nem deve ser) o principal para escolher o seu plano. Muitas operadoras, em seus sites, oferecem um desconto nos primeiros meses, para depois aumentar o valor. 

  1. Aqui na Zelas Conecta, mostramos tudo isso de maneira clara e, se você quer adquirir o produto, vai ter essa informação disponível.  
  2. Neste tópico, vamos mostrar as promoções das operadoras e os pacotes que mais compensam de cada uma. 
  3. Veja as melhores ofertas de cada operadora:
  • Vivo: Internet fixa 100 mega, a partir de R$119,99/mês. Você recebe o dobro da velocidade por 12 meses (confira os combos com Vivo Fixo também).
  • TIM: TIM Live 150 mega, a partir de R$120,00/mês. Possui uma velocidade média muito boa e um preço interessante, comparado a outras operadoras.
  • Oi: Internet Fibra 200 mega, a partir de R$189,90/mês. É o plano mais oferecido e buscado pelos clientes.
  • SKY: Banda Larga 25 mega, a partir de R$139,90/mês. É o plano mais buscado da operadora, por ser o que tem a maior velocidade dentro da sua área de cobertura.
  • Claro/NET: Internet 35 mega, a partir de R$89,00/mês. É mais procurada dentre os planos da Claro NET, por ter uma velocidade interessante e um preço não muito alto

Vale lembrar que, sempre que comprar um plano de internet, não fique atento só a marca, mas também a tecnologia que ela usa para oferecer o serviço.

Qual é a melhor operadora para minha região?

Essa resposta varia de acordo com a sua região, mas, de forma geral, esses são os melhores pontos de cada operadora: 

  • TIM: boa em São Paulo e possui internet fibra óptica ;
  • Vivo: os planos vivo priorizam o cabeamento de fibra óptica, com uma das maiores redes do Brasil ;
  • Oi: tem um serviço de qualidade para o Rio de Janeiro;
  • SKY: é uma conexão alternativa, com um preço maior que o normal, porém, mais veloz que as outras que são oferecidas na região;
  • Claro/NET: a união das operadoras fez com que a Claro, que absorveu a NET, tivesse sua área de cobertura ampliada, o que faz dela uma das que mais atende todo o Brasil.

Descubra agora mesmo qual é a melhor operadora de internet da sua região

Não importa qual seja a operadora de telefonia que você contratou para fornecer internet na sua casa, é quase certo que você já tenha reclamado dela em algum momento. Isso pode acontecer por vários motivos, que vão desde a latência muito alta até as velocidades muito baixas.

Será que existe alguma ferramenta que ajude você a saber quais são as melhores operadoras na região? A verdade é que sim, graças a um serviço bem interessante criado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações do NIC.br. Estamos falando do SIMET, que possui um “Mapa de Qualidade” em todo o Brasil.

O serviço utiliza todos os testes realizados por usuários para criar relatórios com médias e demonstrar quais são as operadoras com maior qualidade em cada local. Dessa forma, consegue revelar aos consumidores como está a situação de um modo bastante localizado.

O mapa de qualidade

O SIMET possui um mapa de qualidade de internet que pode ser acessado por este link. Nele, você pode fazer a verificação da situação das conexões com base na sua rua ou bairro, por exemplo. Para isso, basta procurar por endereço na barra de buscas ou então fazer a seleção diretamente no mapa.

Assim que faz isso, um gráfico é aberto e você tem informações sobre as operadoras que trabalham na região — desde que outros consumidores já tenham feito testes com elas.

Como você pode ver na imagem abaixo,  a abertura-padrão mostra todos os testes.

Pouco abaixo, há abas de acesso para as operadoras específicas, e elas são ordenadas de acordo com a quantidade de testes realizados anteriormente.

Basta clicar sobre o que você deseja avaliar para então ter acesso a todos os dados médios da empresa desejada. São vários gráficos exibindo todos os detalhes mais relevantes para quem quer conferir a saúde das redes na região.

Faça o teste você mesmo

Para dar mais dados ao SIMET, você pode fazer os testes na sua conexão e garantir que os outros usuários vão ter uma base maior para avaliar a oferta na região. O teste pode ser realizado diretamente a partir de um navegador — por meio deste link — ou por apps disponíveis para smartphones: Android ou iPhone.

Além de contribuir para os relatórios do SIMET, você ainda fica sabendo todos os detalhes da sua própria conexão. Nisso, incluem-se vários detalhes bem legais que vão desde a velocidade de download até latência, passando por TCP e Jitter (explicaremos tudo isso logo em seguida).

Nos dois casos, para fazer os testes você só precisa estar conectado à internet e então clicar sobre o botão “Iniciar teste”. Em alguns minutos você tem um relatório completo exibido na sua tela.

Interpretando os testes

Você deve ter percebido que há vários dados exibidos após os testes, mas sabe dizer o que significa cada um deles? Pois agora nós vamos explicar o que são cada um dos parâmetros analisados pelas varreduras do SIMET.

  • TCP Download: velocidade no processo de envio e recebimento de pacotes se repete toda vez que você clica em um link, faz um login, publica um comentário ou faz basicamente qualquer coisa. Quanto maior, melhor!
  • UDP Download: o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. Quanto maior, melhor!
  • Latência: é o tempo que a sua conexão leva para fazer com que um pacote saia de um ponto e chegue a outro. Quanto menor, melhor!
  • Perda de pacotes: é o valor referente aos dados que deixam de ser entregues em transmissões. Quanto menor, melhor!
  • Jitter: é uma informação similar ao “ping” da latência, mas referente a análises mais continuadas. Trata-se de um valor médio completamente ligado à latência. Quanto menor, melhor!

……

Você já fez os testes e contribuiu para que essas estatísticas fiquem mais completas?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*