Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

A Certidão Negativa de Bens serve para a verificação de que um CPF ou CNPJ não possui imóveis registrados na localidade alvo da pesquisa.

Essa certidão também pode ser classificada como a Certidão de Inteiro Teor do Imóvel ou Matrícula, quando a pesquisa de bens retorna positiva.

Como Solicitar a Pesquisa de Bens?

Por meio da Certidão Online Brasil, você pode solicitar a pesquisa de bens. Vamos dar o passo a passo para solicitar a pesquisa de bens:

Primeiro, acesse o site do Cartório de Registro de Imóveis, clicando aqui!

Você será direcionado para a página do pedido. No formulário escolha o Tipo de Certidão: Certidão Negativa de Bens.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Preencha com dados qual Estado, Cidade e Cartório deseja realizar a pesquisa, clique em “Continuar”.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Informe os dados da Pessoa Física ou Jurídica que deseja a busca de bens.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Informe agora seus dados e o endereço de envio da certidão.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Para finalizar, escolha uma forma de pagamento. Que pode ser: Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Depósito, Transferência ou Paypal.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Clique em “Realizar Pagamento”. Pronto! Você solicitou sua certidão, em alguns dias receberá o documento no sua casa!

Qual o Valor?

O valor, conforme nossa calculadora, leva em consideração o ano de registro e local (Estado/cidade) de origem da certidão.

Dessa forma, para a fixação do valor estimado, o tipo de certidão e o local são os fatores que decidem o preço.

O preço apresentado se refere apenas ao custo da certidão e envio gratuito. O valor de envio por sedex  são calculados diretamente no pedido, pelo CEP de destino.

Resultados da Pesquisa

  • Dentre os vários tipos de certidões de regularidades que existem há a certidão negativa.
  • Essa certidão dá informações sobre a situação de uma pessoa física ou jurídica perante a questão imobiliária.
  • Ela é denominada “negativa” caso não haja nenhum imóvel registrado em nome do indivíduo da referida busca.
  • Certidões negativas podem ser solicitadas em casos de financiamentos, compra e venda de imóveis, espólios, concorrência pública, saída do país, auditorias e licitações.
  • Assim, ao solicitar a Certidão Negativa de Bens, o resultado da pesquisa retornará a certidão 100% oficial, tanto eletrônica quanto impressa, expedida pelo órgão competente, contendo uma formalização que o titular possui ou não imóveis registrados em determinado cartório.

Consultar bens pelo CPF

  1. A  consulta deve ser efetuada pelo nome do indivíduo ou razão social, se empresa, e pelo número do CPF ou CNPJ.
  2. A Certidão Online Brasil é uma empresa especializada no envio de certidões para todo o Brasil e também internacional.
  3. Assim, você tem à disposição um serviço online e com certificação 100% oficial, para a obtenção de certidões na comodidade do seu lar, sem maiores burocracias ou deslocamentos.

Pesquisa de bens: é possível saber o que uma pessoa têm em seu nome?

Além do longo tempo que se espera pelo trânsito em julgado de uma ação judicial, uma decisão favorável nem sempre significa que o demandante receberá aquilo que lhe é devido. Saber como realizar uma pesquisa de bens é fundamental para sair do famoso e indesejável “ganha, mas não leva”.

Por livre iniciativa, a tendência é que o devedor mantenha-se inerte e não faça qualquer esforço para pagar a condenação. Nesse caso, o autor e seu advogado devem ser diligentes, para que consigam encontrar bens suficientes para o pagamento da sentença a eles favorável.

E a melhor forma de garantir isso é fazendo uma Pesquisa de Bens! E você pode fazer isso AGORA, basta clicar no botão abaixo e iniciar o pedido…

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Ainda sim, caso queria saber mais e conhecer os passos necessários a trilhar para que seja possível localizar bens de um devedor, continue sua leitura!

Bacenjud

O Bacenjud funciona como um convênio entre o Poder Judiciário e o Banco Central do Brasil. Por meio dele, é possível consultar se o devedor possui dinheiro em suas contas bancárias e aplicações financeiras.

A busca é feita pelo cadastro de pessoa física e/ou jurídica do demandado e estende-se por todas as instituições financeiras do Brasil.

É necessário requerer ao juízo a consulta ao sistema, o que, a rigor, será deferido. Por ser menos onerosa e bastante eficiente, é a primeira medida a ser tomada por quem busca receber algum valor em uma ação judicial.

Consulta a órgãos públicos

  • Uma ferramenta útil para quem busca localizar bens de um devedor é a consulta a órgãos públicos, pois alguns guardam informações do registro de determinados bens.
  • É possível saber se o devedor possui propriedade rural em seu nome por meio de consulta perante o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), autarquia que realiza o ordenamento fundiário no país.
  • Sobre bens móveis, é viável localizar automóveis ao consultar o DETRAN (Departamento de Trânsito).

Por ser um órgão estadual, é possível que diversas pesquisas tenham que ser realizadas. Já sobre embarcações, você pode localizá-las por meio de consulta à Marinha Mercante, que mantém os registros das embarcações privadas nacionais.

Pesquisa de bens em cartórios

  1. A principal forma de encontrar bens de um devedor é realizando pesquisas em cartórios, especialmente os destinados ao registro de imóveis (RGI).
  2. Como cada RGI é responsável por uma área específica, e que não extrapola um município, também é previsível que se tenha que efetuar mais de uma consulta.

  3. O credor deve listar os municípios em que é mais provável que o devedor possua bens e propriedades para aumentar a eficiência dessa forma de pesquisa.
Leia também:  Porque A Marca Keloggs Tem O Tigre Como Icon?

O interessado deverá buscar certidões negativas ou positivas para a existência de bens e propriedades.

Também é necessário que o credor esteja com alguns dados do devedor, a exemplo do número de identidade, CPF e/ou CNPJ.

A tecnologia também permite que essa busca seja feita de modo mais cômodo, por meio de um cartório online.

O preço baixo também é um atrativo desse tipo de serviço, e você pode considerar, ainda, a economia com transporte e tempo. Todavia, o valor é variável, visto que cada estado tem a sua própria tabela de custas e emolumentos.

Agora que você sabe como fazer uma pesquisa de bens, conheça o Cartório de Registro de Imóveis! Faça a sua pesquisa de bens agora mesmo!

Como saber se uma pessoa tem imóveis e bens pela internet – SIMPLES

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?

Seja para investir em imóveis ou realizar o sonho da casa própria, a matrícula de um imóvel faz parte da documentação de um terreno e é muito importante para vários trâmites legais, questões de segurança e garantia da propriedade. Existem situações em que é preciso saber se uma pessoa tem bens no nome e fazer uma consulta de matrícula online. Felizmente, a tecnologia pode ser sua aliada nesses casos. Entenda neste artigo do umCOMO como saber se uma pessoa tem imóveis pela internet e onde conseguir a matrícula do imóvel.

A maneira convencional para descobrir o proprietário de um imóvel é consultando o seu registro no cartório de imóveis do município em questão.

Se a cidade tem mais de um cartório, o ideal é começar essa procura no cartório mais próximo ao terreno do imóvel que se deseja consultar o nome do proprietário, o mesmo vale para quem deseja saber se uma pessoa tem bens no nome.

Onde conseguir a matrícula do imóvel?

O registro de um imóvel é uma informação pública que não viola o sigilo fiscal previsto no artigo 198 do Código Tributário Nacional[1]. Como explicado, a forma mais simples de acessá-lo é pessoalmente através do Cartório de Registro de Imóveis onde foi registrado.

Se o proprietário e matrícula a serem avaliados são de um empreendimento (imóvel à venda em construção) muitas vezes ela fica disponível no próprio panfleto de publicidade do imóvel. Caso não esteja, você pode pedi-lo na central de vendas.

Outra maneira de saber quem é o proprietário de um imóvel é tendo acesso ao carnê de IPTU e número de referência. No entanto, esse número de é sigiloso e não é considerado informação pública.

Por que é importante consultar a matrícula de um imóvel?

Para evitar dores de cabeça.

Consultar o registro de imóvel é considerado uma boa prática antes de fazer um investimento imobiliário para ter certeza de que você realmente está comprando do proprietário e garantir então que a propriedade será realmente sua.

Além disso, fazendo a consulta da matrícula de um imóvel você também tem acesso à todo o histórico da propriedade (ônus, hipotecas, penhoras, desmembramentos e vendas).

Apesar de ser uma dúvida comum, consultar imóveis pelo CPF grátis é quase impossível. Um caminho que pode te ajudar a chegar lá, no entanto, é tentar consultar o IPTU pelo CPF para conseguir então o número de referência do IPTU do proprietário e dados referentes.

Como explicado no artigo que ensinamos como consultar IPTU pelo CPF, essa consulta online nem sempre é disponibilizada por todas as prefeituras e o procedimento muda par cada uma delas. São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, por exemplo, são municípios que permitem saber o número do IPTU pelo CPF pela internet.

Para ter certeza, vale a pena consultar a prefeitura da cidade em que o imóvel se localiza.

O que é igual para todos os municípios é o fato de que sempre será obrigatório apresentar o número de inscrição do IPTU e CPF, pelo proprietário.

Veja também: Como saber o número do IPTU pelo endereço

Comparecer presencialmente ao cartório com a matrícula do imóvel é a forma mais simples, mas existem caminhos legais para saber se uma pessoa tem imóveis pela internet.

Cartórios online

Existem serviços e cartórios privados online que permitem saber se uma pessoa tem imóveis e bens pela internet e fazer a consulta da matrícula do imóvel online. Algumas opções são:

  • Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI): é uma ferramenta instutuída pela Corregedoria Nacional de Justiça que oferece serviços online consulta de matrícula de imóvel online, pesquisa de bens (pelo CPF ou CNPJ), dentre outros.
  • Cartório 24 horas: presta serviços cartorários para todo o Brasil, incluindo matrícula de imóvel e busca de bens (para saber se uma pessoa tem bens no nome pela internet);
  • Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo: também presta serviços que permitem saber se uma pessoa tem imóveis pela internet como pesquisa de bens, indisponibilidade de bens, penhora online, matrícula online, acompanhamento registral, entre outros.
Leia também:  Como Evitar Que Os Gatos Subam Nos Moveis?

As taxas referentes e documentos necessários para cada um dos trâmites são disponibilizadas nas respectivas páginas.

Leia também: Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pessoa tem imóveis pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Referências

  1. BRASIL. DECRETO Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966. Código Tributário Nacional Brasília,DF. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2019.

Como descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome

Está precisando descobrir se uma pessoa tem bens imóveis no nome? Através de uma busca no Cartório de Registro de Imóveis é possível ter acesso à Certidão de Registro Atualizada do (s) imóvel (is) que a pessoa tiver.

Caso precise descobrir se uma determina pessoa tem algum imóvel no nome, saiba que esse tipo de pesquisa pode ser feito sem burocracia, inclusive pela internet, basta que o interessado tenha o nome completo da pessoa e, se possível, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). A informação pode ser útil em caso de processos por danos morais e/ou cobrança de dívidas.

Caso tenha um processo da justiça com pedido de indenização por danos morais, pagamento de pensão alimentícia ou cobrança de dívida, a própria justiça pode pedir a quebra do sigilo dos dados de uma pessoa.

Caso o juiz solicite informação sobre a pessoa à Receita Federal poderá ter a relação completa de bens móveis e imóveis que determinada pessoa tem no nome e, consequentemente, pedir a penhora do (s) bem (s) caso você ganhe a causa e a pessoa ainda assim não queira pagar.

Como Saber Os Imóveis Que Uma Pessoa Possui?Registro de Imóvel é público, qualquer pessoa pode fazer a consulta de imóveis por nome completo da Pessoa Física ou empresa no cartório de registro de imóveis ou pela internet (divulgação)

COMO PESQUISAR SE FULANO TEM IMÓVEL NO NOME

Há duas opções: pela internet via Cartório 24 Horas ou então pessoalmente no município em que deseja descobrir. A opção mais acessível é comparecer no Cartório de Registro de Imóveis do seu município, basta dizer que deseja fazer uma busca para saber se determinada pessoa tem bens imóveis no nome.

O custo desse tipo de consulta no Cartório de Registro de Imóveis varia de acordo com o município, geralmente custa entre R$3,20 e R$60,00. Por esse valor o interessado conseguirá obter uma cópia atualizada da Certidão de Registro do imóvel, se houver. O custo é por registro que for encontrado, então se a pessoa e/ou empresa tiver vários bens no nome, prepare-se para pagar várias taxas.

É comum que os municípios tenham mais de um cartório de registro de imóvel. Exemplo: 1º Cartório de Registro de Imóveis; 2º Cartório de Registro de Imóveis; 3º Cartório de Registro de Imóveis, etc. Geralmente os cartórios são responsáveis pelo registro de acordo com a região em que o imóvel está situado; exemplo: Zona Sul é Cartório X, Zona Norte é Cartório Y, e assim por diante.

Pesquise na internet quais são os cartórios disponíveis na sua cidade. Chegando lá você só precisará do nome completo ou CPF do proprietário para fazer a busca. Alguns cartórios não cobram pela busca, mas a pesquisa gratuita só dirá verbalmente se a pessoa tem ou não bens no nome, caso o interessado queira a (s) certidão (es) terá que pagar por cada certidão de matrícula atualizada.

O registro de imóveis é público, qualquer pessoa pode obter essa informação, basta solicitar ao cartório.

Caso precise de uma busca nacional, nossa recomendação é para que procure um advogado ou corretor de imóveis especializado, pois esse tipo de pesquisa pode custar caro, o ideal é fazer a pesquisa por prováveis municípios em que a pessoa tenha bens no nome.

O que é Certidão de Pesquisa de Bens?

A Certidão de Pesquisa de Bens é um documento disponibilizado pelo Cartório de Registro de Imóveis em todas as unidades da federação. Ao ser emitido, a certidão pode possuir diferentes nomes. São eles: negativa de propriedade, negativa de bens, Certidão de Propriedade Negativa, Certidão de Propriedade Positiva.

Para que serve a Certidão de Pesquisa de Bens

Apesar de possuir variações, a certidão tem o mesmo objetivo, que é o de informar sobre a situação de bens imóveis. A pesquisa de bens é realizada com base nos bens de imóveis que estão registrados no Cartório de Registro em que foi realizada a busca. O interessado pode optar por realizar a buscaem nome de pessoa física ou pessoa jurídica.

Quer a segunda via da Certidão de Imóvel? Solicite conosco!

Como obter a Certidão

Oprocesso tem início quando o Cartório de Registro de Imóveis recebe o pedido de solicitação e inicia a busca porbens imóveis em seu arquivo.

Leia também:  Como Ver Qual É O Windows Do Meu Pc?

Depois de realizar a pesquisa, um documento será expedido para a pessoa interessado e nele será informado se há ou não imóveis registrados no nome que foi pesquisado.

Quando há, o documento é denominado de Certidão de Busca de Bens, e quando é inexistente, o documento formaliza o “Nada Consta”.

Há a possibilidade também de, em caso afirmativo, a pessoa optar por emitir uma Certidão de Matrícula do Imóvel Atualizada. A partir desta outra certidão o interessado terá acesso a informações gerais a respeito do imóvel. Na maioria dos casos a busca de bens é realizada para pessoas que desejam comprar ou vender, realizar financiamentos,apresentação de inexistência de bens, etc.

Solicite a Pesquisa de Bens com o Cartório no Brasil

Pedidos pela internet

Para solicitar uma busca de bens o interessado deve procurar um Cartório de Registro de Imóveis. Caso você deseje pesquisar em outros cartórios da cidade pode ser preciso ir de cartório em cartório. Contudo, a internet já funciona como uma aliada para as pessoas que precisam emitir documentos e não querem enfrentar a burocracia de um cartório.

No caso da Pesquisa de Bens, o documento não é entregue em uma Certidão Física. Ela costuma ser confundida com a Certidão Negativa de Propriedade. Entretanto, é possível sim realizar a pesquisa de bens imóveis em portais que disponibilizam o serviço no próprio sistema, sendo um ótimo auxílio na busca de matrícula de imóvel.

Após o pedido ser feito é necessário aguardar um tempo, que varia de acordo com as informações que foram disponibilizadas. A pessoa que optar pela entrega presencial, em endereço fixo, deve estar atento para os valores cobrados, já que a taxa dos Correios também estará inclusa.

2º Registro de Imóveis de São Paulo

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

A Consulta Eletrônica é a forma mais fácil, rápida na localização de bens imóveis e outros direitos reais registrados no 2 RI SP.

É mais fácil porque o manuseio é de simples entendimento e o acesso é feito pelo usuário diretamente de seu computador, em qualquer dia e horário.

É a forma mais rápida porque, além de evitar deslocamento até o cartório de registro de imóveis, a resposta é obtida no momento da pesquisa e complementada eletronicamente pela serventia.

A pesquisa é realizada diretamente pelo usuário na base de dados (Banco de Dados Light), composta pelos números dos CPFs e CNPJs constantes dos índices do Registro de Imóveis, de pessoas que são ou foram proprietários ou titulares de outros direitos imobiliários inscritos. A utilização do sistema está subordinada ao aceite dos termos e condições abaixo discriminados:

1.

Tratando-se de localização pelo número do CPF ou do CNPJ, fica o consulente ciente de que a facilidade da consulta traz implícita a relativa imprecisão da pesquisa, tendo em vista que, na formação do Banco de Dados Light, constam dados antigos e/ou incompletos, sem possibilidade de consulta aos sistemas alternativos que possibilitam maior segurança à informação, quando obtida em pesquisa convencional efetuada pelo próprio cartório, mediante solicitação de certidão positiva ou negativa.

2. A consulta abrange as ocorrências registradas a partir de 1º de Janeiro de 1976 e não aponta transcrições e inscrições anteriores a esta data, bem como eventuais títulos aquisitivos ou transmissivos em tramitação na serventia e prenotações prorrogadas.

3. A consulta retrata a situação dos indicadores até o último dia útil anterior à data da pesquisa, e inclui a visualização da matrícula eventualmente encontrada. (Para visualização da imagem da matrícula, clique no número da Matrícula após o resultado da busca se positiva).

4. Serão informados os números das matrículas até o limite de 10 imóveis. Para complemento com todas as aquisições e alienações feitas pelo pesquisado, o interessado deverá formular a pesquisa diretamente no setor de atendimento.

5. Em caso de localização do número do CPF/CNPJ na base de dados da serventia, fica o interessado ciente de que o lançamento poderá corresponder a ato de registro ou de averbação relativos a imóveis ou direitos que não mais se encontram registrados na titularidade do pesquisado, ou ainda, à indisponibilidade de bens, pacto antenupcial, locação, usufruto etc.

6. Todas as normas especificadas neste termo podem ser alteradas a qualquer momento, a critério único e exclusivo do 2 RI SP. A cada oportunidade em que o usuário acessar este serviço de Consulta Eletrônica, estará concordando com regras de uso do sistema.

Expressamente declaro que aceito os termos e condições de utilização do Sistema De Consulta Eletrônica. Manifesto formalmente minha concordância, por meio do prosseguimento de acesso, conforme abaixo assinalado.

Nosso site tem 2 fontes de consultas:

1ª – BUSCA – Digite o nome do proprietário ou o endereço do imóvel.

Se o imóvel estiver matriculado aparecerá o número da matrícula. Se não, é imóvel transcrito antes da lei 6015/76. Neste caso, ir ao Cartório de Imóveis e pedir a certidão de propriedade.

2ª – CERTIDÃO – De posse do número da matrícula, vá em certidão, faça seu pedido e efetue o respectivo pagamento.

  Confirmo que li e aceito os termos, desejo continuar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*