Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto? Como criar um slideshow com música no Android 26 novembro, 2020 — Silvana

O que acha de reunir aquelas fotos de momentos especiais em um slideshow com sua música favorita tocando ao fundo? Neste post, mostramos como criar apresentações surpreendentes para compartilhar com amigos ou em suas redes sociais. Muitas coisas que antes só podiam ser feitas…

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto? Melhores aplicativos para editar fotos no Android 24 novembro, 2020 — Silvana

Criar colagens perfeitas, transformar fotos em obras de arte ou monetizar imagens originais? Neste post, apresentamos aplicativos recheados de recursos e que podem fazer toda a diferença na hora de editar suas fotos. Em alguns momentos, bastam pequenos retoques; em outros, po…

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto? Instagram faz 10 anos: desbloqueie o ícone clássico e outras opções secretas 13 outubro, 2020 — Silvana

O Instagram está fazendo aniversário e, para comemorar os 10 anos de existência, a plataforma anunciou uma série de novidades, incluindo a possibilidade de personalizar o aplicativo com ícones clássicos e outras variações. Desde que chegou à App Store em 6 de outubro de 2010,…

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto? Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android 16 setembro, 2020 — Silvana

Os deepfakes continuam em alta: a tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para substituir rostos em vídeos está ao alcance dos usuários e, neste post, mostramos como criar montagens realistas com a ajuda de aplicativos para Android. Se usadas com fins de entretenimen…

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto? Como analisar os metadados para descobrir onde uma foto foi tirada 5 agosto, 2020 — Silvana

Em algumas situações, a localização das fotos pode ser salva por aplicativos e, neste tutorial, mostramos como recuperar essa informação através da leitura dos metadados. O que são os metadados de uma fotografia? Quando o assunto são os metadados das imagens, geralmente se fa…

O que são dados EXIF de fotos e como encontrar ou esconder – Tecnoblog

O Exchangeable Image File Format — ou apenas EXIF — é uma especificação que permite que fabricantes de câmeras digitais (e também de celulares ou outro aparelho com câmera) gravem informações sobre quais foram as condições técnicas (ou configurações) na hora da captura junto ao arquivo da foto, como um metadado.

  • Como mudar nome de exibição e URL de perfil no Flickr

Sendo assim, em cada foto, a câmera registra, automaticamente, como, quando e onde a imagem foi registrada. Esses metadados contêm informações como nome da marca e do modelo da câmera, as dimensões da foto e, quando disponíveis, coordenadas de GPS que revelam o local onde foi tirada (ocorre, especialmente, em smartphones).

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Os dados EXIF são encontrados nos formatos JPEG, TIFF (imagem) e wave RIFF (áudio). Infelizmente, o único formato amigável para a web (em termos de tamanho) para manipular ​​é o JPEG.

Outros formatos populares, como PNG e GIF, também podem conter metadados semelhantes.

Além disso, os fornecedores de câmeras podem usar um formato de metadados proprietário da marca, parcialmente redundante com EXIF.

Esses dados podem ajudar iniciantes que tentam reproduzir as configurações e ferramentas que foram usadas em uma imagem. Alguns fotógrafos optam, inclusive, por esconder os dados EXIF ​​das fotos para proteger o seu estilo. Entretanto, há outros dados interessantes e usos para tais informações; veja quais são esses metadados.

Tipos de metadados EXIF registrados nas fotos

  • Data e Hora a maioria das câmeras digitais registra a data e a hora na hora do clique;
  • Localização físicaas câmeras com GPS, especialmente os smartphones, podem georreferenciar fotos com coordenadas de GPS exatas de onde a foto foi tirada;
  • DimensõesResolução da imagem, compactação, largura e altura (medidas em pixels);
  • Configurações da câmeraincluindo a velocidade do obturador, tempo de exposição, tamanho da abertura, distância focal, modo de medição, velocidade ISO e orientação da câmera (rotação) no momento em que a foto foi tirada e se o flash foi usado ou não;
  • Informações de câmeramarca, modelo, número de série e se uma lente foi usada;
  • Miniaturauma versão menor da imagem é armazenada para visualização rápida na tela LCD da câmera, gerenciadores de arquivos e software de manipulação de fotos.

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Outras informações adicionais que podem incluídas na foto após terem sido tiradas:

  • Descrição e palavras-chavetexto descrevendo o que a foto e tags que ajudem a encontrá-la depois;
  • Informações sobre direitos autoraisfotógrafos e sites de banco de imagens podem proteger fotos com informações;
  • Dados de manipulação de imagemquando uma imagem é editada, o fabricante do software pode inserir seus próprios metadados identificando o software que fez as alterações e quem fez.

Quem criou o EXIF?

O formato foi desenvolvido pela JEIDA (Japan Electronic Industries Development Association) em 1995. Desde então, as informações são armazenadas no arquivo da foto para que fiquem em formato “não legível” para humanos. Mas, com um software correto, podem ser lidas e extraídas de qualquer foto — mesmo as que foram editadas.

Aliado dos fotógrafos

É é isso que faz do EXIF um ótimo aliado dos fotógrafos. Quando se trata de direitos autorais, o EXIF ​​é mais uma camada de proteção.

Mesmo que a foto seja aberta no Adobe Photoshop e editada (por exemplo, com remoção da marca d’água), geralmente o sistema salva a imagem sem perder dados.

Desta forma, podem até roubar sua foto, mas deixarão uma trilha de informações que pode-se usar para provar a propriedade.

Além de, claro, ajudar na organização da sua coleção e no rastreio de imagens com alguma característica específica que você pode estar procurando no seu acervo.

Aliado da polícia

Metadados de fotos e vídeos também são ótimos parceiros de policiais e investigadores.  Imagens de criminosos (e também de vítimas em cativeiros) podem ajudar a encontrá-los.

Se um criminoso tirou uma foto ou fez um vídeo durante ou após um crime, qualquer geodata que tenha sido gravado pode ajudar os investigadores forenses a identificar a localização exata e o momento em que a foto foi tirada e iniciar uma busca.

Outro grupo que se beneficia dos dados EXIF são vítimas de roubos. Se o número de série de uma câmera estiver armazenado nos metadados, uma câmera roubada pode ser rastreada a partir do momento que as fotos registradas com ela forem publicadas.

Leia também:  Como Se Produz A Energia Que Consumimos?

Como encontrar ou esconder dados EXIF

Como ler dados EXIF

Há uma infinidade de sites com web apps capazes de ler dados EXIF na internet. Assim como aplicativos de “EXIF View” para Android, iOS (iPhone) e Windows Phone. Mas você pode buscar dados em qualquer visualizador de imagem, também no macOS e no Windows, buscando seções com nomes como Detalhes, Informações ou Metadados.

Atenção: datas podem estar erradas por erro ou falta de ajuste na própria câmera.

  • Como ler dados EXIF no Windows
  1. Encontre a pasta onde estão as imagens;
  2. Na miniatura, clique com o botão direito;
  3. Clique em “Propriedades”;
  4. Acesse a aba “Detalhes”;
  5. Nesta mesma tela, você pode editar algumas das informações.

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

  • Como ler dados EXIF no Mac
  1. Abra a foto na “Pré-Visualização”;
  2. No menu do topo, clique em “Ferramentas”;
  3. Clique em “Mostrar Inspetor”;
  4. Em mais informações, clique na aba “EXIF”;
  5. Nesta mesma tela, você pode remover as informações de localização.

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Como esconder dados EXIF

Você pode remover os dados por completo com alguns aplicativos como Image Optim (macOS, Windows e Linux), aplicativos para Android e iOS (basta procurar por EXIF), no GIMP, ou nos detalhes do arquivo usando o Windows e do macOS (explicados acima).

Dados EXIF na nuvem e nas redes sociais

Você deve ter ficado preocupado com o fato de as fotos revelarem tanto sobre si mesmas, incluindo a localização exata do clique.

É compreensível que você queira esconder alguns desses dados, principalmente em se tratando de redes sociais e armazenamento em nuvem.

A Kaspersky fez um levantamento com serviços populares que permitem o upload de fotos e revela quais deles excluem dados EXIF no upload.

Excluem metadados:

Como saber a localização GPS de alguem através da fotografia

Tem uma fotografia mas não faz ideia de onde foi tirada e precisa de conhecer a sua localização? Sim, existe uma forma de conseguir descobrir onde a fotografia foi tirada.

Existem várias formas de descobrir a origem de uma fotografia. Quer seja através dos metadados EXIF, da pesquisa inversa e da busca por através de pistas. Também pode descobrir a origem de uma fotografia pedindo ajuda online a alguém que conheça o contexto onde essas imagem foi obtida.

Porém, não há garantia de que vai conseguir descobrir, com 100% de certeza, o local exato a fotografia foi realmente tirada. No entanto, há muitas coisas que pode tentar saber sobre essa fotografia.

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Foto de Pixabay no Pexels

Vantagens da localização das fotografias

Na era das notícias falsas, é mais importante do que nunca verificar as informações que recebemos. No entanto, as aplicações de edição de imagem são cada vez mais sofisticadas e podem tornar isso muito mais complicado.

Aliás, por vezes uma falsificação não está na própria fotografia, mas sim no contexto em que ela foi utilizada. O que acontece muitas vezes é que os artigos de notícias são ilustrados com fotografias genuínas mas que são utilizadas fora de contexto.

Ou seja, a fotografia é real mas não corresponde à história.

Por isso, é importante por vezes conseguir confirmar se uma fotografia realmente foi tirada no local de origem de um determinado artigo. As ferramentas gratuitas de verificação e mapeamento de imagens tornam possível localizar (quase) qualquer lugar da Terra.

De facto, é uma tecnologia que pode ser muito útil para algumas pessoas. Por exemplo, na investigação de crimes ou até mesmo para os fotógrafos que precisam de criar catálogos para conseguirem sistematizar o seu trabalho.

Como descobrir a localização de uma fotografia

Assim, mostramos a seguir alguns métodos que pode utilizar para conseguir descobrir e confirmar a origem real de uma qualquer fotografia. São técnicas que deve apenas utilizar para fins legítimos, nunca para comprometer a privacidade de alguém.

Lembramos que a violação dos dados pessoais é um crime previsto na lei com consequência para quem o pratica.

Procurar em sites online

Existem muitas ferramentas tanto online como offline para conseguir descobrir a localização de alguém pela fotografia. Deixamos a seguir apenas algumas que nos pareceram mais eficazes e fáceis de utilizar.

PHOTO LOCATION

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

O Photo Location é um site simples que ajuda a encontrar a localização da fotografia rapidamente. Basta arrastar e soltar a imagem para o botão upload.

Se os dados EXIF ​​tiverem na fotografia, irá conseguir descobrir os dados relativos à latitude e longitude juntamente com a morada da rua.

Como saber a data em que uma foto foi tirada no iPhone

Como saber a data em que suas fotos foram tiradas no iPhone

Hoje, vamos ver um artigo interessante, onde você aprenderá como saber a data em que suas fotos foram tiradas no iPhone. É bastante simples para o qual vamos precisar de um aplicativo simples e gratuito.

Quando tiramos uma foto com nosso iPhone usando a câmera digital, não apenas salvamos um momento único. Caso contrário, muitas informações também são armazenadas automaticamente.

Essa informação é conhecida como metadados e nela podemos encontrar uma grande quantidade de dados: formato, data da foto, abertura do diafragma, resolução, Localização GPS, de qual dispositivo foi retirado e muitos outros dados interessantes.

O problema é que no iOS não podemos ver todas essas informações nativamente. Para acessar todos esses dados, é essencial que utilizemos um aplicativo de terceiros. Felizmente, na App Store, podemos encontrar um bastante interessante, gratuito e leve.

Um pouco mais adiante, veremos tudo o que você precisa saber para acesse os metadados de uma foto tirada com seu iPhone e dessa forma, você não pode apenas saber a data em que foi criada. Caso contrário, você também terá muitas informações que podem ser extremamente interessantes.

Leia também:  Como Saber De Quem É Um Dominio Na Internet?

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Como ver a data em que uma foto foi tirada no iPhone

Infelizmente nativamente é impossível ver metadados para uma foto no iPhone. No entanto, isso não significa que é impossível fazê-lo. Graças a um aplicativo simples chamado Photo Investigator, que é totalmente gratuito. Podemos ver os metadados de qualquer foto que esteja no nosso dispositivo.

  • O que devemos fazer é baixar o aplicativo a partir do Apple Store e instale-o no nosso dispositivo. É um processo extremamente simples que, provavelmente, você já fez em várias ocasiões. Uma vez instalado, podemos investigar os dados de todas as nossas fotografias.
  • Após abrir o aplicativo, pressionaremos no canto superior esquerdo da tela, onde podemos ver um logotipo semelhante a um álbum de fotos.
  • O aplicativo abrirá os álbuns em nosso dispositivo e podemos ver uma prévia de todas as fotos que temos nele. As miniaturas com o ícone do relógio são aquelas com informações EXIF.

Geralmente todas as fotografias devem ter Informação EXIFEssas fotos que não possuem esses dados são porque, possivelmente, foram baixadas da Internet, em sites ou aplicativos como WhatsApp ou Messenger, entre outros.

Como Saber Onde Foi Tirada Uma Foto?

Como visualizar os metadados de uma foto no iPhone

Depois de selecionar a foto, o aplicativo cuidará de mostrar todas as informações disponíveis sobre ele. Você poderá apreciar seu tamanho, pixels, data de criação, nome e vários outros dados.

Como se isso não bastasse, também temos acesso a mais informações sobre a foto, como a lente, zoom, abertura, exposição, etc. Em suma, muitas informações relacionadas à fotografia em questão.

Então podemos ver que também temos Informações TIFF O que é isso? Em poucas palavras, poderemos ver todos os dados do equipamento usado para capturar a fotografia, do modelo, software, resolução, etc. Portanto, temos muitas informações interessantes sobre a foto em questão e tudo graças a este aplicativo simples.

Lembre-se de que, se você ainda tiver alguma dúvida sobre como conhecer a data de criação Você pode deixar uma foto no meu iPhone um pouco mais abaixo na seção dedicada aos comentários e teremos o maior prazer em ajudá-lo a resolvê-la o mais rápido possível.

Metadados: suas fotos online revelam mais informações do que você imagina

Postado em 16/08/2017

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido quanto na internet.

Isso porque os arquivos de fotos online armazenam metadados que revelam muitas informações, como data e horário em que a foto foi tirada, além da marca do equipamento utilizado na captura.

Quando o dispositivo possui GPS, os metadados ainda informam a localização exata de onde a fotografia foi registrada.

É verdade que essa série de dados ajuda profissionais e usuários a organizar melhor seus álbuns. No entanto, essas mesmas informações podem ser usadas para expor a sua privacidade. Quem tiver acesso a elas pode saber qual é a sua rotina, os locais que você mais frequenta, o endereço da sua casa e por aí vai.

E a pessoa não precisa ter acesso direto ao dispositivo para ter conhecimento dos metadados. Se você publicar uma foto em algum blog sem ocultar essas informações, é possível que qualquer usuário acesse os metadados dela. Nesse sentido, antes de publicar ou enviar fotos para alguma pessoa na internet, procure limpar esses dados. Veja como fazer isso abaixo:

Acessando os metadados

Primeiramente, é importante saber o caminho para encontrar os metadados das fotos armazenadas em seu dispositivo.

Em um computador Windows, por exemplo, basta clicar com o botão direito no mouse sobre o arquivo de imagem. Lá, vá até a opção “Propriedades” e, na sequência, “Detalhes”.

Nessa seção é possível visualizar informações do equipamento, data, horário e até a localização de onde a fotografia foi capturada.

Nos dispositivos móveis, o processo pode variar um pouco conforme o modelo e o sistema operacional. Mas, basicamente, basta abrir o aplicativo de galeria de imagens do aparelho e localizar a opção “Detalhes” para ter acesso aos metadados de cada foto.

Por fim, existem serviços online que fazem esse trabalho. Em sites como Metapicz e AddictiveTips basta fazer o upload de uma imagem ou inserir a URL da foto para visualizar todas essas informações.

Ocultando os metadados

O processo para limpar os metadados das fotos é muito simples. Sem instalar nada em computadores Windows, você precisa ir a “Propriedades” > “Detalhes” do arquivo de imagem e clicar no botão “Remover propriedades e informações pessoais”.

Para fazer o mesmo nas fotos de smartphones e tablets, você pode recorrer a alguns aplicativos, como Exif Eraser (Android) e Metapho (iPhone).

Relação dos metadados e redes sociais

Metadados: como suas fotos online revelam mais do que deveriam na Internet

1 de 4
Metadados são informações técnicas e de catálogo anexadas a arquivos de imagem — Foto: Caio Bersot/TechTudo

Metadados são informações técnicas e de catálogo anexadas a arquivos de imagem — Foto: Caio Bersot/TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Metadata, ou metadados, quando relacionados a imagens, são informações referentes à criação da foto, mais ou menos como as antigas anotações na parte de trás de fotografias de família.

Essas ''etiquetas digitais'', também conhecidas como EXIF (Exchangeable image file format , ou Formato de Imagem Alterável em português), concentram informações como data e horário na qual a fotografia foi capturada, marca da câmera e até mesmo localização exata, via coordenadas de GPS, quando esse tipo de tecnologia está disponível no dispositivo usado.

Outros dados são informações técnicas sobre a máquina, como distância focal, tipo de sensor, abertura, obturador e configurações de ISO. Entretanto, em geral, as informações mais sensíveis do ponto de vista da segurança e da privacidade são as de data, hora e local em que foto foi registrada.

O problema dos metadados é o potencial que essas informações dão para que curiosos invadam a sua privacidade. Ao tirar uma foto de algo que deseja vender e publicar a imagem num site de vendas que não oculte esses dados ou oublicá-las em blogs, é possível de que criminosos acessem o EXIF para saber onde a foto foi tirada para tentar roubar o item, por exemplo.

Leia também:  O Que Posso Usar Como Lubrificante?

Outro problema é a possibilidade de que você seja rastreado. Com as informações de suas fotos, alguém pode acompanhar os lugares que você frequenta, seus hábitos e horários, descobrir seu endereço residencial e de trabalho, por exemplo.

Como ver os dados das suas fotos?

No Windows 10, basta clicar em ''Propriedades'', com o botão direito do mouse, e em seguida, acessar a aba ''Detalhes'' para visualizar as informações EXIF anexadas a uma imagem.

Em sistemas operacionais móveis, como celulares com Android e iPhone (iOS), o processo pode variar um pouco: em geral, basta selecionar a foto e procurar por ''Detalhes'' no app de galeria de imagens do sistema operacional.

2 de 4
Exemplo de algumas das informações de metadados de uma imagem no Windows 10 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Exemplo de algumas das informações de metadados de uma imagem no Windows 10 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Há, também, serviços online como o Metapicz (metapicz.com) que exibem esses dados ao fazer upload da imagem ou indicar a URL da foto em um site.

3 de 4
Metapicz exibe metadados de imagens — Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti

Metapicz exibe metadados de imagens — Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti

Como remover metadata de fotos?

Existem algumas formas de remover essas informações. Sem instalar nada, no Windows 10, basta clicar em “Remover propriedades e informações pessoais” na aba ''Detalhes''. Em celulares com Android e no iPhone (iOS), alguns aplicativos podem limpar essas informações das imagens.

No Android, o Exif Eraser é uma opção gratuita. Para iPhone (iOS), há o Metapho, que cumpre a mesma função. Editores de imagem, como Lightroom, Gimp e Photoshop também permitem que o usuário apague esses dados na foto.

4 de 4
Metadados também podem ser visualizados em celulares e tablets — Foto: Reprodução/Filipe Garret

Metadados também podem ser visualizados em celulares e tablets — Foto: Reprodução/Filipe Garret

Redes sociais e o metadata

3 maneiras rápidas de verificar imagens em um smartphone

Publicado originalmente em inglês no site do GIJN. Traduzido por Ana Beatriz Assam.

Este guia passo a passo explica como fazer uma pesquisa de imagem inversa para verificar se a foto que você viu nas redes sociais é real.

Quando uma fotografia do ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, supostamente dançando colado a jovem cantora Babes Wodumo surgiu nas redes sociais em 2016, os sul-africanos compartilharam-na por todo lado.

Na realidade, a foto era uma montagem de Photoshop de duas imagens diferentes. O resultado foi um exemplo perfeito de como as informações falsas geralmente tem um fundinho de verdade.

Nesse caso, a reputação do ex-presidente como mulherengo e também o fato de ter dançado com músicos famosos em comícios políticos deram crédito à foto. 

No caso de Jacob Zuma, a reputação do ex-presidente — como mulherengo e seu hábito de dançar com músicos famosos em comícios políticos — pode ter levado muitos a pensarem que a foto era genuína.

Com a crescente disseminação de “fake news”, as pessoas estão mais cautelosas ao clicar no botão de compartilhar. Mas como você pode verificar rapidamente se o que está vendo é verdadeiro, especialmente quando você está no seu celular? Felizmente, existem muitos sites e aplicativos gratuitos disponíveis para isso. Aqui estão 3 que ajudarão você a evitar erros constrangedores.

TinEeye

TinEye é uma poderosa ferramenta gratuita de pesquisa de imagem reversa, uma espécie de mecanismo de pesquisa de fotos, que permite encontrar online outros lugares em que a mesma imagem ou uma semelhante tenham sido publicadas.

A ferramenta encontra as versões “mais modificadas”, “mais antigas” e “mais recentes” de uma foto. Usando isso, você teria descoberto rapidamente que a imagem de Zuma e Babes Wodumo era resultado de Photoshop.

É uma composição de duas imagens diferentes: uma de um show de Wodumo e outra de Zuma dançando com o ex-presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, durante um jantar de gala na Etiópia em 2012.

Como fazer uma pesquisa com TinEye

  • Salve ou baixe a imagem que você deseja verificar. Normalmente, você clica na imagem com o lado direito do mouse, abrindo uma opção para salvá-la. Ou você pode copiar o endereço da web da imagem que deseja verificar. (Deve ser o URL só da foto, não da página da web inteira.)
  • Abra o www.tineye.com no navegador do seu celular.
  • Selecione “fazer upload de imagem” e selecione a cópia salva da foto nos seus arquivos ou na galeria de imagens do seu telefone ou cole o URL da imagem na barra de pesquisa do TinEye.
  • Selecione uma das imagens retornadas e, em seguida, alterne entre “sua imagem” e “correspondência de imagem”. Você verá como a foto de Zuma e Wodumo foi alterada.

Assista a um vídeo de demonstração desse processo aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*