Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

O rastreamento dos Correios é uma ferramenta online e gratuita disponibilizada pelos Correios para ajudar a localizar uma encomenda em qualquer localidade do Brasil a partir do código identificador atribuído ao produto. Dessa forma, pode-se saber se o produto já está chegando, quantos dias ainda pode levar para a entrega ou entender os motivos de possíveis atrasos.

Quando se compra uma mercadoria pela internet ou pelos meios de venda direta em lojas online são entregues pelo principal distribuidor: os Correios. O meio tempo entre o pedido enviado e a ansiedade de recebê-lo em casa são sentimentos que geram vontade contínua de confirmar onde está a mercadoria e quanto tempo leva para que ela chegue.

Assim, você sabe tudo o que está acontecendo com suas encomendas por meio do portal dos correios, de modo que a logística integrada está sempre coligada direto com o rastreamento de objetos, além dos preços e prazos, independente se é sedex hoje, sedex 12, mala direta e quaisquer que sejam os tipos de suas encomendas colocadas no banco postal.

A ferramenta para rastrear mercadorias tem fácil uso, mas para consultar é preciso ter em mãos o código identificador: um número que é gerado no momento em que a mercadoria é entregue em uma agência dos Correios. É por meio dela que você vai rastrear objeto do Correios fácil.

Já quando se trata de casos de compra de produtos online o número da mercadoria geralmente é passado para o comprador para que ele possa realizar o rastreamento e também para notificar as autoridades em caso de extravio, roubo ou outras situações.

Se você precisa de ajuda pode verificar as perguntas frequentes no blog dos correios, lá você sabe mais sobre o rastreamento de objeto, mais sobre o tamanho padrão da mercadoria e como funciona um banco postal.

Como rastrear uma mercadoria

O uso da ferramenta de rastreamento é simples. A pessoa que está te enviando sua mercadoria ao realizar a postagem, recebe automaticamente no recibo um código de rastreamento, automaticamente gerado e que corresponde aquele material enviado exclusivamente. Veja como fazer:

  1. Acesse o site oficial do Correios no campo de rastreamento (www2.correios.com.br)
  2. Coloque o código alfanumérico correspondente a mercadoria. Se você quer fazer a consulta de múltiplas mercadorias basta separa os respectivos códigos por ponto vírgula (;) por exemplo: AA123456789BR;AA987654321BR sem espaços
    Como Saber Onde Está Minha Encomenda?
  3. Pronto, assim que a página carregar você terá as informações de onde a sua mercadoria está localizada, se ela já foi devidamente enviada, se houve alguma tentativa de entrega ou em que agência do Correios ela se encontra no momento

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

O sistema de rastreamento de uma mercadoria fica disponível até 180 dias após a data de envio do objeto, caso o objeto não tenha chego até este prazo é possível que ele esteja preso em alguma agência dos Correios  ou tenha dado algum erro na entrega. Neste caso, você deve entrar em contato com as agência por meio do atendimento telefônico de reclamações.

Atenção! Não acesse outros sites de rastreamento de mercadorias que não seja por meio do site do Correios pois a plataforma de informação interna da empresa tem acesso restrito, portanto não há garantias de que o sistema alternativo esteja correto e você estará vulnerável a tentativas de golpes.

O serviço de rastreamento de objetos dos Correios é disponível para todo o Brasil e não funciona para regiões fora de território nacional.

Entenda o código alfanumérico da sua mercadoria

O código alfanumérico é um comprovante de que a mercadoria foi realmente postada, eles são compostos por 13 dígitos, incluindo letras e números misturados.

Os dois primeiros números são correspondentes as siglas do serviço selecionado, são mais de 230 códigos usados, os mais comuns são:

  • EC: Pac – método de envio tradicional e que demora cerca de 10 dias na maioria das cidades, tem um custo mais em conta;
  • DU: E-sedex – utilizado por empresas em maioria, o prazo de envio é menor e o preço é quase igualado ao do PAC;
  • SA: Sedex – uma das maneiras mais rápidas de enviar mercadorias, geralmente leva o tempo de 24 horas.
    Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Os 9 números são correspondentes a transição de envio e recebimento, todos os dados estão incluídos em conjunto com esses numerais.

As duas últimas letras são correspondentes ao país de origem da mercadoria, variando de acordo com o nome. Mercadorias enviadas dentro do Brasil tem comumente no final o BR.

Como receber a encomenda

Nem toda as encomendas são entregues diretamente na sua casa. Quando são feitas postagens da modalidade econômica, por exemplo, você pode ter que retirar na sede mais próxima. Em geral são feitas 3 tentativas de entrega, se não houver ninguém para receber ele é enviado de volta para quem a enviou.

Veja os tipos de postagens mais comuns dos Correios:

  • PAC: Você recebe na sua casa, mas o tempo de entrega é somente estimado. Para isso é preciso fazer o rastreamento da mercadoria para conseguir saber onde ela se encontra e quanto tempo ainda vai demorar para chegar. Saiba como funciona o PAC. 
  • Sedex: São modalidades de entrega mais rápidas, as encomendas podem chegar até no mesmo dia. Saiba como funciona o Sedex. 
  • Disque Coleta: Para os contrates do serviço é possível realizar o disque entregas para que a encomenda seja levada até você de acordo com datas marcadas.

Objetos que tem origem no Brasil para o Exterior

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Dependendo do país que receberá o objeto pode ser que se tenha ou não a identificação,enquanto a mercadoria estiver dentro do Brasil é possível realizar o rastreamento, depois as autoridades competentes do país destinatário é que passa ter responsabilidade sobre a entrega, a consulta pode ser feita por meio da União Postal Universal.

Objetos postados no Exterior e que vêm para o Brasil

Todos os objetos que foram postados no exterior e chegarão ao Brasil (importação) e também os famosos casos de compras em sites estrangeiros deverão iniciar o código com R.

Muitos dos casos não possuem a modalidade de rastreamento ponto a ponto e, neste casos, a pessoa pode consultar somente quando a mercadoria chega no Brasil e se já houve tentativas de entregas ou se o produto está aguardando recebimento em alguma unidade do Correio.

Leia também:  Como Fazer Com Que As Borbulhas Desaparecem?

Neste caso você precisa fazer a busca com base no CEP do remetente. Clique aqui para usar o Buscador de CEP, com o serviço é possível descobrir o código de áreas somente pelo nome da rua ou bairro.

Como funciona a alfândega

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

A cobrança de juros de produtos importados precisa ter quitação num prazo máximo de 40 dias úteis a partir da liberação da mercadoria da alfândega. Se o pagamento não for feito a encomenda não poderá sair do campo de fiscalização.

Posso rastrear uma mercadoria sem saber o código?

Não é possível localizar uma mercadoria se você não tiver em mãos o código numérico que a identifica. No Brasil toda mercadoria tem obrigatoriamente de se registrada no momento de postagem no Correio com exceção de cartas, que podem optar pelo registrou ou não.

Caso a sua encomenda tenha sido postada no exterior ela também deve ter uma identificação, a única coisa que muda é o tipo de código que ela recebe. Se ela é fruto de uma compra online se certifique que o remetente lhe enviou este identificador, caso contrário entre em contato com as autoridades competentes para exigir a informação que lhe é devida.

Não Recebi Minha Mercadoria, e Agora?

É bem comum muitas pessoas terem encomendas para serem entregues em casa e no ato do recebimento, não ter ninguém para atender e assinar os papéis. Os Correios realizam até 3 tentativas de entregas, caso nenhuma delas seja bem sucedida o produto fica armazenado na filial dos Correios mais próximo ao remetente.

Para saber qual a posição ou o que está acontecendo com o produto que não está chegando, realize a consulta de rastreamento. Lá você terá todos os detalhes do envio do item, desde o horário em que foi postado, qual foi o local de envio, baldeações, tentativas de entrega e se está “preso” na filial dos Correios.

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Em alguns casos é enviado uma carta com o aviso de que o item está na filial de armazenamento. É importante ficar atento, pois existe um limite de tempo em que o produto fica à espera do destinatário para retirá-lo, após um tempo, uma taxa de armazenamento é cobrada ou o produto pode ser devolvido ao remetente.

Esse procedimento é feito e seguido à risca, pois é preciso o registro de que alguém realmente recebeu a mercadoria,caso contrário, a empresa pode ter problemas futuros em relação a mercadorias não recebidas e até processos do comprador.

Tenha certeza de que as informações de bancos postais como o seu CEP (Código de Endereçamento Postal), número da casa ou apartamento, rua, cidade e bairro relacionadas ao seu envio ou registro para recebimento da encomenda estão corretos.

Quando o caso é de erro de logística dos Correios pode-se iniciar um processo de indenização pelo atraso ou extravio da mercadoria. Em outros países também é possível correr atrás do prejuízo, mas as autoridades competentes são outras.

Como registrar uma reclamação

A reclamação por conta de perda, atraso ou extravio da mercadoria só pode acontecer caso o prazo para entrega tenha sido expirado. Demais reclamações ou retirada de dúvidas podem ser feitas pelo site ou atendimento telefônico dos Correios. Confira os contatos:

Atendimento telefônico

Capitais e Regiões Metropolitanas – 3003 0100
Demais localidades – 0800 725 7282
Sugestão ou reclamações – 0800 725 0100
Para quem tem deficiência auditiva – 0800 725 0898
Para conseguir informações sobre bancos postais – 3003 1383

Se você quer solicitar uma informação pessoalmente consulte a agência mais próxima da sua casa nos seguinte campo de consulta dos Correios: http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/

Os Correios Via SMS

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

É simples! Basta ativar a entrega interativa, por meio dela você realiza o cadastro do seu número de celular. O envio de mensagens será de todo o caminho da encomenda até sua casa, desde quando o carteiro saiu para realizar a entrega até tentativas falhas.

Dessa maneira, fica fácil se programar para estar em casa e não deixar o item passar.

Aplicativo dos Correios

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Basta acessar a loja do seu celular, pesquisar “Correios” e fazer o download do primeiro aplicativo que aparecer na busca.

Dessa maneira, sempre que quiser consultar e saber onde o item está, basta preencher com o código de rastreamento e pronto.

Como rastrear objeto pelo correio: guia passo a passo – Kangu

Com a expansão dos e-commerces, a compra online tem se tornando cada vez mais comum. Mesmo não sendo uma modalidade nova, muitos lojistas e clientes ainda não sabem como rastrear objeto pelo correio. 

Para te ajudar a localizar o produto durante o percurso de envio e ter a certeza que ele será entregue com segurança e dentro do prazo, preparamos um guia com o passo a passo para realizar o procedimento de forma simples e fácil. 

Entenda como funcionam os marketplaces

Como rastrear objetos pelo correio?

Quer saber como rastrear objeto? Não precisa se preocupar, pois o procedimento não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário.

A consulta do item é feita de forma muito ágil no próprio site dos Correios ou no Rastreador dos Correios de plataformas parceiras, como o da Nuvemshop por meio de um código de registro, que consta do comprovante de postagem. 

Esse rastreamento funciona para o Mercado Livre e outros?

A resposta é sim. De maneira geral, tanto o Mercado Livre quanto outras lojas virtuais disponibilizam informações sobre o rastreamento do item comprado, a partir do momento que a compra foi despachada.

No entanto, se preferir, é possível também ter acesso às informações do rastreamento do Mercado Livre diretamente no site dos Correios ou da transportadora, responsável pela entrega. 

Em ambas as formas de rastreio, você conseguirá saber de forma mais precisa em qual cidade a encomenda se encontra e quando chegará ao endereço do destinatário. 

Preciso saber o código de rastreio?

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Além de entender como rastrear objetos no correio, é importante que saiba que, caso não tenha essa combinação numérica, você pode fazer o rastreamento pelo CPF ou CNPJ do remetente ou destinatário. 

Como saber em qual transportadora ou agência está meu pedido?

  • No momento que é fornecido o código de rastreio do produto, a maioria das vezes, o usuário é direcionado para o site da transportadora, onde é possível acompanhar a situação do pedido. 
  • Para quem se pergunta como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda, saiba que também é muito simples. 
  • Com o código em mãos, você conseguirá saber em qual agência está o produto despachado, fazendo uma consulta direto no site da empresa de envio. 
Leia também:  Como Fazer Quando Os Dentes Unem Por Falta De Dentes?

Rastreando meu objeto pelo correio: passo a passo

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Se você quer saber como rastrear objeto pelo correio, confira o passo a passo. A primeira coisa a fazer é acessar o site do Correio e clicar no ícone “acompanhe seu objeto”.

No mesmo espaço, mas logo abaixo, você verá um campo em branco, onde será necessário digitar o código de rastreio, que consta do comprovante de postagem. A combinação numérica tem 13 dígitos. 

Depois disso, clique no botão pesquisar. Se na hora de checar encomenda correios, você não tiver o código, basta digitar o CPF ou CNPJ. Mas nesse caso, será necessário fazer um login no idCorreios. 

Quando o pacote é atualizado?

Tanto no site da transportadora como no portal dos Correios, seu pacote será atualizado sempre que houver uma mudança de status.

Ou seja, a atualização ocorre quando a encomenda estiver em determinada unidade da transportadora responsável ou da agência do correio. 

Como é calculado o prazo de entrega?

  1. Além de entender como fazer o rastreamento correios ou transportadora, é importante que você tenha conhecimento de como é feito cálculo do prazo de entrega.
  2. O prazo de entrega do produto é calculado a partir do primeiro dia útil seguinte em que ocorre a postagem.

     

  3. O tempo para a entrega do objeto também pode variar de acordo com a localidade de origem e de destino do produto.

  4. Se além de entender como rastrear objeto pelo correio, você quer saber quais as modalidades de entregas atualmente disponíveis, existe o envio comum, quando o prazo de entrega é maior e o valor do frete é mais baixo.

     

Há ainda a possibilidade de contratar a entrega expressa, quando o produto é enviado no mesmo dia ao cliente ou o mais rápido possível. Claro que, nesse caso, o prazo também varia de acordo com a localidade de origem e de destino da encomenda.

Como a Kangu pode me ajudar com minhas entregas?

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Se você quer vender roupas na internet ou qualquer outro produto, não basta apenas saber como usar código de rastreio.

De acordo com pesquisas, o índice de pessoas que colocam o produto no carrinho, mas depois abandonam o site chega a mais de 70%. Diante disso, cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. 

  • Inclusive, um dos motivos que levam os usuários a abandonar o carrinho de compras são os custos do frete e também o prazo de entrega do produto.
  • Claro que é importante entender como checar encomenda correios, mas mais importante ainda é oferecer um envio rápido e seguro. 
  • Se você quer garantir boas vendas, uma das atitudes mais recomendadas é reduzir o valor do envio das suas encomendas e também o prazo para a chegada da encomenda no endereço do destinatário. 

E nesse sentido, a Kangu pode te ajudar. Nossa plataforma de envio de produtos utiliza uma rede de parceiros, onde você tem acesso a diversas transportadoras e também a uma rede de locais para o envio e retirada de seus produtos em todo o Brasil. 

E o melhor de tudo é que nosso serviço é acessível para qualquer tamanho de negócio, oferecendo os melhores preços do mercado. 

Somado a isso, a coleta das encomendas são muito facilitadas e garantimos ainda rastreamento do Mercado Livre e qualquer outra loja virtual, controle de envios e uma logística simplificada.

Conclusão

  1. Depois de entender como rastrear objeto pelo correio, opte sempre pelos melhores parceiros para o seu negócio, que ofereçam serviços de qualidade, pontualidade e segurança.
  2. Na hora de escolher a melhor empresa de envio de encomendas, conte com a Kangu, que garante entregas ágeis para todo o Brasil, de uma maneira simples, inteligente e sustentável. 
  3. Reduza o tempo e também o valor de envio das encomendas para os seus clientes, utilize a nossa rede de parceiros Kangu.
  4. Conheça as soluções da Kangu para sua loja virtual

Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda | Aplicativos e Software

Nem sempre é vantagem indicar o endereço residencial para receber encomendas. Esse é o caso de pessoas que passam grande parte do dia fora de casa e não há ninguém presente no local de moradia para receber pacotes ou envelopes. Nesta circunstância, é possível retirar a encomenda na agência dos Correios mais próxima.

  • Como fazer o ID dos Correios
  • Como calcular o frete nos Correios

Além disso, quando as tentativas de entrega no endereço do destinatário não têm êxito, também é preciso saber em qual agência está a encomenda.

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Como checar em qual agência está a encomenda (Imagem: Correios/Divulgação)

Como saber em qual agência está a minha encomenda?

Você pode rastrear seu objeto no próprio site dos Correios [correios/rastreamento] e usar o código ou CPF/CNPJ para fazer isso. Outra opção para checar o endereço de retirada do seu pacote é por meio do aplicativo Ebanx Track, disponível para smartphones com Android e iPhone (iOS).

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Rastreamento de encomendas no app Ebanx Track (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

No app, é possível ver todo o trajeto de entrega da encomenda e a sua localização no mapa. Vale destacar que algumas agências podem ser nomeadas de forma diferente dos Correios — um indicativo das variadas funções que podem ser executadas.

Entenda as siglas:

Sigla Significado
AC Agência de Correio
ACF ou AGF Agência de Correio Franqueada
CDD Centro de Distribuição Domiciliar
CEE Centro de Entrega de Encomendas
CTC Centro de Tratamento de Cartas
CTCE Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas
CTCI Centro de Tratamento de Correio Internacional
CTE Centro de Tratamento de Encomenda
CTE-SEI Centro de Tratamento de Encomendas – Setor de Encomendas Internacionais
CTO Centro de Transporte Operacional
______ Fonte: Ebanx Track

Quando o destinatário não tem o código de rastreio, é recomendável checar se a encomenda está na agência mais próxima do endereço de entrega. Esse tipo de encaminhamento é comum e há um prazo de sete dias para a retirada na unidade.

Clique e Retire [Correios]

O Clique e Retire é um serviço disponível nacionalmente, para quem quer receber suas encomendas em uma das unidades dos Correios.

No momento da postagem, deve ser informada a agência mais adequada para fazer a retirada, o CEP do “Clique e Retire” da respectiva agência e um número de celular válido do destinatário.

Dessa forma, é possível avisá-lo, por SMS, quando o item estiver disponível.

Com informações de: Correios¹, Correios² e Ebanx Track

Como saber em qual agência dos Correios está minha encomenda

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Você consultou o site de
rastreamento e viu que sua encomenda não será entregue no endereço residencial.
Nesse momento a dúvida que fica é como
saber em qual agência dos Correios está minha encomenda?

  • Se você está passando por esse
    tipo de situação, saiba que ter uma encomenda redirecionada para uma unidade
    dos Correios é mais comum do que pode imaginar.
  • E nesse post nós vamos mostrar o
    passo a passo para você obter essa informação, e também saber quando a sua
    encomenda pode acabar indo para uma agência ao invés de seguir para o seu
    endereço.
  • Confira!

Como saber em qual agência dos Correios está
minha encomenda: Passo a passo

Hoje em dia tem como saber em qual agência dos Correios está sua
encomenda. E, para isso, é preciso seguir alguns passos simples. O
protocolo padrão da empresa de entregas, quando um objeto não pode ser enviado
diretamente até o endereço do destinatário, é encaminhá-lo até agência mais
próxima do logradouro.

E para descobrir onde fica essa
unidade, é só seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o rastreamento dos correios;
  2. Clique na opção Encontre Sua Agência. A opção fica um pouco abaixo do banner animado do site;
  3. Clique na opção Localidade;
  4. Em seguida selecione o Estado, Município e Bairro.

Logo abaixo você poderá ver quais
a agência mais próxima do seu endereço. Há 99% de chances da sua encomenda
estar lá.

Contudo, o ideal é que você
telefone para a unidade antes de se deslocar, confirmando se a sua encomenda se
encontra no local. O atendente consegue fazer a consulta pelo nome do
destinatário, mas, o ideal é ter em mãos o código de rastreio.

Quando uma encomenda não é entregue no endereço
do destinatário?

Se você recebeu o aviso de que a
encomenda não será entregue na sua casa, é importante entender os possíveis
motivos. Isso porque, dependendo da situação diferentes atitudes devem ser
tomadas.

Por exemplo, nos casos em que o
objeto foi tributado pela Receita Federal, será necessário fazer o pagamento
das tarifas alfandegarias de importação. Normalmente quando elas são pagas, os
Correios darão prosseguimento a entrega.

Endereço errado ou inelegível

Outra situação que é muito comum
é quando o endereço está errado ou inelegível. Aqui, você provavelmente terá
que ir diretamente até a agência retirar o objeto. Isso também acontece quando
a área de entrega oferece algum tipo de risco.

Várias tentativas de entrega

Mais uma situação bastante comum
é quando houve três tentativas de entrega sem sucesso. Nesse caso, a encomenda
será encaminhada paras agência mais próxima.

Uma coisa importante é ficar de
olho no site de rastreio dos Correios. Nele você poderá verificar a situação do
objeto e assim tomar as providências necessárias. Além disso, também é possível
cadastrar o seu número no site da empresa, para receber notificações sobre a
encomenda.

Agora que você já tem a resposta
de como saber em qual agência dos
Correios está minha encomenda, não deixe de verificar onde seu objeto se
encontra. Isso porque, no caso de encomendas nacionais ele fica guardado na
agência por apenas 7 dias corridos, e depois é devolvido para o remetente.

Como rastrear um objeto

Para consultar o rastreamento de um objeto, basta informar seu código de registro no Sistema de Rastreamento. Esse código, presente no ticket comprovante de postagem, é composto por 13 dígitos alfanuméricos, organizados da seguinte forma:

Como Saber Onde Está Minha Encomenda?

Veja aqui as siglas utilizadas no rastreamento de objetos

A consulta também pode ser realizada pelo CPF/CNPJ do destinatário ou do remetente, caso esse dado tenha sido informado no momento da postagem.

A consulta pode ser realizada por:

Um objeto (consultas individuais)

Digite no campo “Rastreamento de objetos” o código com as 13 posições do seu comprovante de postagem e clique no botão “Pesquisar”. Ex: SS123456789BR

Lista de objetos

Para buscar informações sobre múltiplos objetos cujos identificadores são independentes, separe com ponto-e-vírgula os identificadores a serem consultados. Ex: SS123456789BR; SSB912345678R; SS891234567BRS

Para consultar um intervalo de objetos sequenciados, separe com traço “-” os identificadores a serem consultados. Ex: SS123456789BR-SS123456799BR

CPF ou CNPJ

Para consultar objetos a partir do CPF/CNPJ do remetente ou do destinatário, basta digitá-lo no Sistema de Rastreamento de Objeto, sem caracteres especiais (pontos e hifens, por exemplo), inserir login e senha. Caso o usuário não seja cadastrado no Portal Correios, poderá se registrar. A autenticação é obrigatória.

  • O sistema exibirá os últimos 50 objetos associados àquele CPF ou CNPJ que tenham tido algum tipo de movimentação nos últimos 180 dias.
  • A consulta por CPF ou CNPJ só é possível quando esses dados tiverem sido informados pelo remetente durante a postagem ou pré-postagem.
  • Rastreamento internacional

Objetos postados no Brasil

O rastreamento para objetos postados no Brasil com código iniciado por “R” e “C” não é garantido fora do território brasileiro.

Para esses objetos, os operadores postais de outros países podem não disponibilizar e/ou transmitir informação de rastreamento para o Brasil.

Sendo assim, consultas de rastreamento de objetos podem também ser realizadas nos sites dos operadores de destino disponíveis em: http://www.upu.int/en/the-upu/member-countries.html.

Objetos postados no Exterior

O serviço contratado pelo remetente na origem determina o nível de informação de rastreamento dos objetos em nosso site.

Neste contexto, os objetos registrados recebidos do exterior que apresentam código iniciado por “R”, não possuem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável. Em alguns casos, pode haver os eventos de: encaminhamento para fiscalização; tributação e saída da fiscalização.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*