Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Fazer compras em outros países traz algumas vantagens, como pagar mais barato por algumas categorias de produtos ou conseguir itens que não são vendidos aqui no Brasil. Por outro lado, as encomendas demoram muito mais tempo para chegar se compararmos uma compra internacional com uma nacional.

É possível comprar em sites como o Gearbest ou Tomtop, além de outros endereços, e o recomendado é acompanhar cada bloco de compras por meio de um código de rastreio. Mas esses códigos não são iguais aos fornecidos pelos Correios aqui no Brasil.

Por isso, neste artigo vamos especificar como rastrear encomendas internacionais e garantir que o produto chegue na sua casa.  

Leia também:

O que é o código de rastreio?

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

O código de rastreio é uma combinação de letras e números com o total de treze dígitos que garante o conhecimento sobre onde sua mercadoria está, considerando todas as partes do trajeto que ela deve percorrer até chegar a você.

Imagine o seguinte código, hipotético: LM897475734US.

As duas primeiras letras correspondem às características do pacote e à modalidade de envio; os números são aleatórios, mas a sequência é única para cada código; e as duas últimas letras dizem respeito ao país de origem do pacote: no caso, United States (Estados Unidos). 

O código de rastreio de compras internacionais é liberado logo após você finalizar a compra, mas não aparece já compatível e “legível” para o site dos Correios. Por isso, é importante saber algumas formas de rastrear o pedido sem ser por esse meio. 

Ainda é possível fazer compras internacionais sem código de rastreio, mas isso é arriscado, porque sem o código você não consegue saber se a sua encomenda foi taxada ou se já foram feitas tentativas de entrega e você não estava em casa, por exemplo. 

Então como rastrear encomendas internacionais?

Os códigos de rastreio fornecidos pelas lojas internacionais têm sequências e combinações diferentes das utilizadas pelos Correios.

Eles podem ter apenas números; ter apenas duas letras no início e depois seguirem com uma sequência de números; ou até, principalmente os que estão vinculados à produtos chineses, serem uma sequência de letras X.

Isso porque, geralmente, estes códigos não são fornecidos pelo serviço postal do país que você comprar o produto, mas sim pelos vendedores da própria encomenda.

Por isso, se você pegar este código gerado pelo vendedor ou pela transportadora e tentar rastreá-lo no site dos Correios, ele não vai funcionar.

  É nessa hora que entram em cena os sites de rastreamento de objetos que, além dos códigos dos Correios, também abrangem todas as informações de rastreamento de quase todos os lugares do mundo.

Basta você colocar o código que recebeu lá e verificar se o site consegue decifrá-lo ou não. A seguir, listamos alguns que fazem esse serviço. 

Global Order Tracking

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

O Global Order Tracking é uma das opções de sites para rastrear e decifrar um código de rastreio internacional. Para rastrear um código, basta acessar o site, colocá-lo no campo em branco da página e clicar em “Track”.

Automaticamente a página já puxará as informações sobre o seu pedido: se ele já foi recebido no serviço postal internacional correspondente, se está na triagem, se já saiu do Brasil, se saiu para a entrega no endereço final, etc.

Se você preferir, ele ainda vai te disponibilizar um código “decifrado” que é compatível com o site dos Correios para você rastrear a encomenda por lá, se preferir. 

Track It Online

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

O Track It Online é outra opção para você conseguir rastrear encomendas internacionais e funciona quase como o Global Order Tracking. Para você rastrear um pedido, basta entrar no site e colocar o código de rastreio internacional no campo correspondente. Os campos “País de Destino” e “Qual é o serviço?” não precisam ser modificados. 

Para exemplificar melhor como um site de rastreamento de encomendas internacionais funciona, colocamos no Track It Online um código de rastreio de uma compra feita na China em 2017. 

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

O código de rastreio destacado em vermelho na parte de cima da imagem é o internacional, fornecido pelos vendedores da loja. Foi este que cadastramos no Track It Online para rastrear a encomenda.

Dá para perceber que no próprio site é possível rastrear o pacote, mas ele também dá uma alternativa de rastreio para o site dos Correios aqui no Brasil, por meio do segundo código destacado, na parte inferior direita da imagem.

Atualmente, se você colocar esse código no site dos Correios ele não vai funcionar porque é muito antigo e os dados já não estão mais registrados, mas neste vídeo é possível ver que realmente funciona. 

Muambator

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Rastreamento Internacional: O Jeito Fácil de Rastrear

Opa, tudo bem? Quer saber fazer um rastreamento internacional e não sabe como? Aprenda agora o jeito fácil de fazer.

Nas compras feitas pela internet, um dos pontos que traz preocupação em relação à segurança da compra é a entrega do produto. Quanto mais isso demora, maior o medo do consumidor.

  • Por isso, hoje trouxe para você algumas dicas essenciais sobre como realizar o rastreamento de objetos adquiridos em outros países.
  • Então vamos lá!
  • Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Leia também:  Como Evitar Que O Periodo Venha?

Como fazer um rastreamento internacional?

O processo de rastreamento internacional  mais comum, é feito diretamente no site da empresa que faz a venda do produto. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse sua conta no site da compra;
  2. Vá até meus pedidos;
  3. Selecione o pedido desejado;
  4. Confira as informações fornecidas sobre o progresso/andamento da sua encomenda.

Contudo nas informações do pedido já vai estar ali todo o trajeto do produto e também o código de rastreio.

E se você não quiser aquelas informações e preferir usar um site próprio de rastreamento é só anotar o código de rastreio e seguir o próximo tópico.

Outros sites para fazer o seu Rastreamento Internacional

Existe a possibilidade de rastrear sua encomenda diretamente de outros sites. Basta saber o código de rastreio da sua encomenda.

  1. Vou deixar aqui 2 sites que eu uso para fazer rastreamento internacional.
  2. Portanto, assim que acessar, você verá um box para inserir o código de rastreio! Coloque seu código e clique no botão para fazer o rastreio:
  3. Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Como rastrear objetos internacionais pelo site dos Correios?

Para rastrear objetos internacionais pelo site dos Correios, é necessário saber o código de rastreio do seu pedido, explicado acima. Sabendo qual é, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o site dos Correios na área de rastreamento internacional;
  2. No campo em branco, insira o seu código de rastreamento internacional e clique em buscar.
  3. Caso você queira fazer a consulta de mais de um produto, basta inserir todos os códigos no campo em branco separados por ponto e vírgula, um atrás do outro, sem espaçamentos.
  • Portanto uma vez feita a consulta, você tem a chance de verificar onde o produto se encontra e o caminho que ele está levando até chegar à sua residência.
  • Contudo os objetos que são registrados com código de rastreio iniciado pela letra “R” não pertencem a modalidade expressa de entrega dos correios, sendo assim o site não disponibiliza um tipo de rastreio ponto a ponto, sendo então um rastreio mais geral.
  • E de acordo com o site dos Correios, as informações contidas para esses tipos de produtos trazem apenas os eventos ocorridos com ele, como recebimento no Brasil, entregas, tentativas de entregas, aguardo da retirada na unidade responsável.

Códigos “UM” não possuem rastreio no Brasil

  1. Cabe ainda ressaltar que nos códigos de rastreio das remessas internacionais que apresentam as letras “UM” não há possibilidade de rastreio dentro do Brasil, e por isso o site dos Correios não vai conseguir encontrar informações a respeito.

  2. E já que esse código é utilizado no país de origem para indicar que a remessa do produto ainda está passível de pagamento de impostos e de detalhes sobre importações, sendo assim ainda não é um objeto postado.
  3. Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Já sabe como rastrear sua encomenda internacional?

Sim! Agora você já sabe tudo sobre rastreamento internacional e já pode fazer sua compra no exterior com muito mais tranquilidade, pois saberá exatamente onde sua compra e seus objetos vão estar.

  • Portanto agora você pode fazer compras em qualquer País, e rastrear facilmente os pacotes usando o passo a passo desse guia.
  • Contudo, se você tem interesse de conhecer mais sobre o mundo importação, não deixe de assistir nossa aula GRATUITA: Os 3 passos simples da importação.
  • E claro, leia nossos artigos aqui do Blog:

Mercadoria presa na alfândega? Saiba o que fazer!

Mercadorias que chegam de outros países podem ficar “presas” na alfândega por uma série de motivos. No entanto, isso não quer dizer que a mercadoria não será entregue. Entenda.

Os brasileiros adoram fazer compras online. Em 2018, o eMarketer registrou 21.2 milhões de consumidores digitais cross-border. Os eletrônicos 34% da preferência de compras internacionais; já computadores e equipamentos, além de moda e acessórios, representam 24 e 25% das compras cross-border. O mesmo relatório também mostrou que 53% dos brasileiros compram da China.

Após 20 dias da chegada da mercadoria no Brasil, a maior parte dos produtos é enviada para o Centro de Tratamento Internacional (CEINT) em Curitiba – que recebe em torno de 300 mil encomendas diariamente.

Depois disso, as compras passam por um processo de verificação, o que significa que a encomenda pode levar mais 40 dias úteis até chegar ao seu destino.

Por isso, consumidores e comerciantes podem ter a impressão de que a mercadoria foi perdida ou está retida pela alfândega, quando na verdade o processo de entrega é estendido em função de todos os processos burocráticos.

Ainda assim, existem alguns motivos pelos quais os produtos são retidos indeterminadamente ou demoram mais tempo para serem entregues. Se a encomenda chega ao Brasil com informações de endereço incompletas ou com etiquetas mal impressas, a mercadoria não é entregue.

De acordo com os Correios, esses elementos correspondem a mais de R$ 1 bilhão de perdas anualmente. Além disso, a legislação brasileira também pode impedir a entrada de determinadas mercadorias.

Alguns produtos, como determinados alimentos, suplementos e itens farmacêuticos, entre outros, necessitam de licenças específicas para serem importados.

Portanto, quando os consumidores devem se preocupar com o status de entrega da sua mercadoria? Quais são os procedimentos que os compradores devem realizar para garantir o recebimento do produto? Para responder essas questões, precisamos entender o processo de entrega no Brasil.

Leia também:  Como Evitar Que As Cebolas Grelem?

Entenda o processo de entrega de mercadorias importadas no Brasil

De acordo com a Receita Federal, 40% dos produtos importados que entram no Brasil legalmente correspondem à pedidos realizados por pessoa física. No entanto, o processo ainda é confuso para alguns consumidores. Além disso, comerciantes cross-border também devem ficar atentos à essas questões para que eles possam guiar os consumidores em diferentes cenários.

A maior parte dos produtos importados chegam ao Brasil por meio da remessa postal dos Correios e, em seguida, são enviados para o CEINT de Curitiba – e, de acordo com a estatal, 80% das mercadorias importadas vêm da China.

Nesse caso, o consumidor deve efetuar o pagamento do despacho postal, além dos impostos incididos nos produtos acima do valor total de 50 dólares – o que pode acrescentar 60% no valor da mercadoria.

Se o consumidor não efetua o pagamento, o processo de entrega é interrompido e a mercadoria não chega nas mãos do consumidor.

Entenda o caminho da mercadoria quando ela é enviada por remessa postal e o que fazer nesse cenário:

1. A mercadoria chega no Brasil e é enviado para o CEINT

Conforme mencionado anteriormente, assim que os produtos chegam no Brasil eles são encaminhados para um dos três CENIT espalhados pelo país, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Os produtos são distribuídos de acordo com os seguintes critérios: peso, tipo de remessa e transporte.

Produtos enviados via remessa expressa – como FedEx, por exemplo – e que pesam entre 2kg e 30kg são enviados para o CENIT do Rio de Janeiro. Já o centro localizado em São Paulo recebe encomendas não-urgentes que pesam até 30kg e que chegam por via marítima. Finalmente, o CENIT de Curitiba recebe todas as encomendas de até 2kg com códigos que iniciam com “L” ou “R”.

Assim que os produtos chegam no CENIT, eles passam por um processo que verifica se a entrada da mercadoria é permitida no país e se a documentação está correta. Depois disso, avalia-se se o produto está sujeito à tributação.

2. O consumidor é notificado dos custos adicionais

Depois da verificação, o consumidor é notificado da situação do pedido. Se o produto for taxado, o comprador receberá uma cobrança relativa ao pagamento de tributos – além do despacho postal.

No entanto, se o produto não for taxado, o consumidor deverá somente efetuar o pagamento do despacho postal. O passo-a-passo dos pagamentos pode ser consultado no site dos Correios.

3. O processo de entrega é retomado

Assim que o pagamento dos tributos e do despacho postal é efetuado, o processo de entrega é retomado, e o consumidor receberá a mercadoria no destino final. Entretanto, existem algumas situações em que o consumidor deve retirar o produto na agência dos Correios. Mais informações podem ser encontradas no site dos Correios.

Como Saber Onde Está Minha Encomenda Internacional?

Como rastrear produtos importados

  • A melhor forma de acompanhar o status de entrega de um produto é por meio do site dos Correios, com o código de rastreamento fornecido após a efetuação da compra.
  • Com esse código, o consumidor pode acessar um ambiente virtual que fornece o status da entrega e links de redirecionamento para o pagamento de tributos e do despacho postal.
  • No entanto, caso o consumidor enfrente outros problemas, ele pode solicitar um Pedido de Informação (PI) no site dos Correios.

???????????? Muambator – Rastreamento de Objetos, Pacotes e Encomendas

Perguntas Frequentes

O Muambator é a forma mais inteligente e prática para rastreio Correios e outras empresas.

O Muambator funciona de forma automatizada, e monitora constantemente os pacotes que você cadastrar na sua conta.

Todas as vezes que é detectado uma mudança no rastreio do pacote, o Muambator te avisa por e-mail ou pelo melhor aplicativo de rastreamento, disponível para Android, iOS e Windows Phone.

O Muambator é a melhor opção para rastrear pacotes. E você precisa fazer só uma coisa: cadastrar o código de rastreio. Deixa todo o resto conosco. Simples, fácil, inteligente e grátis!

O Muambator está disponível para as 3 principais plataformas: Android, iPhone/iPad e Windows Phone. Todos eles são grátis e possuem push notifications para avisa-los quando ocorrer uma mudança no rastreamento dos objetos.

Um código de rastreio emitido pelos Correios, tem o seguinte formato de apresentação: LLNNNNNNNNNBR. São duas letras, seguidas por nove números mais duas letras com final BR.

As primeiras duas letras indicam o tipo da encomenda (se é Sedex, PAC, Carta Registrada). Os oito primeiros números são o código de identificação da encomenda.

O nono número, é um dígito verificador, muito semelhante aos dois últimos dígitos de um CPF e/ou CNPJ.

O Muambator é a ferramenta de rastreio perfeita pra você! Com integrações com Shopify, WooCommerce e até com arquivos CSV, com o nosso plano PRO é possível importar os pacotes automaticamente na plataforma.

Isso mesmo: Não precisa cadastrar pacote nenhum! Importamos tudo! Notificamos se você quiser, diretamente para o e-mail do seu cliente, com o logotipo da sua loja.

Ganhe tempo e agilidade para a sua logística!

Para realizar uma consulta utilizando o CPF ou CNPJ do remetente ou do destinatário do pacote, é necessário utilizar o site dos Correios, bastando digitar o número no campo “Rastreamento de Objeto”, sem utilizar caracteres especiais como ponto ou vírgula, logo em seguida, será necessária a inserção de login e senha, caso o usuário não seja cadastrado na plataforma, terá que efetuar o cadastro no idCorreios.

SRO significa o Sistema de Rastreamento de Objetos. O Muambator contempla o mais fácil rastreamento, porque além da informação em tempo real, também é possível receber avisos quando ocorrerem mudanças nos pacotes que você informou.

Sim! E você tem as mesmas ferramentas inteligentes que irão te ajudar a rastrear objetos da China, Estados Unidados ou qualquer outro país.

Leia também:  Como Ver Quanto Espaço Tem No Pc?

Os Correios são uma agência estatal vinculada ao Ministério de Comunicações responsável por entregas de encomendas, pelo monopólio do serviço postal (cartas, cartões postais, telegramas e correspondência agrupada) em todo o território nacional pode ser considerado um rastreamento confiável, por vezes sendo a única opção possível.

O rastreamento dos Correios é considerado confiável, no entanto, tudo depende da categoria de entrega escolhida para o objeto, quanto mais caro, em teoria, mais rápido, preciso e confiável será o rastreamento dos Correios.

O Correio é uma agência de alcance nacional que transporta milhares de mercadorias diariamente é natural que hajam problemas como atrasos e perdas de pacotes eventualmente, não é o ideal, mas acontece, no entanto não tira a legitimidade da empresa no transporte e rastreamento de mercadorias.

O Governo Federal já demonstrou interesse público nos Correios privatizados.

De acordo com a revista Exame, a privatização dos Correios deve ser um processo longo e complexo que deve passar pelo congresso por meio de Proposta de Emenda Constitucional.

Supostamente, de acordo com o jornal O Dia, a Amazon (Empresa mais valiosa do mundo em 2019) e Alibaba (Proprietária da Aliexpress) estudam a compra dos correios.

Depende: os Correios e as maiores transportadoras do país disponibilizam rastreamento de remessas online, no entanto, não há como garantir que todas elas tenham esse serviço.

O horário de atendimento das agências do Correios é de segunda a sexta feira das 09:00h às 17:00h, é durante esse período que o transporte de mercadorias e as entregas rastreadas acontecem, no entanto o serviço de rastreamento via web é 24 horas.

O idCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelos Correios para os clientes e usuários do seu site internet e permite acesso seguro e padronizado, eliminando a necessidade de se informar um login e uma senha para cada serviço utilizado.

Hoje o pagamento de taxas e do despacho postal é feito inteiramente no portal dos correios por meio do Portal do Importador usando seu idCorreios. Para encomendas que estejam vinculadas ao seu CPF/CNPJ o pacote já se encontrará cadastrado, caso contrário, será necessário cadastrar qual o pacote a ser pago manualmente.

Minhas Importações

Caso você discorde do valor estabelecido como o Imposto de Importação, poderá solicitar a Revisão de Tributos no ambiente Minhas Importações ANTES da emissão do boleto.

  A Receita Federal Brasileira (RFB) é a instituição responsável pela análise dos pedidos de Revisão de Tributos. O resultado da análise é exibido no ambiente Minhas Importações.

Ressalvamos que a RFB analisa os pedidos na ordem cronológica de registro. O prazo para análise da Revisão dos Tributos é de, aproximadamente, 30 dias. Durante esse período, não é possível efetuar o pagamento de tributos e taxas e/ou cancelar o Pedido de Revisão, devendo-se aguardar a avaliação do processo por parte da Receita Federal.

Além do preenchimento do formulário eletrônico de revisão, a plataforma também permite o upload de documentos e comprovantes que embasem a solicitação desde que atendidos os requisitos para upload de arquivos. A não observância dos requisitos pode acarretar no atraso da análise ou no indeferimento do Pedido de Revisão.

ATENÇÃO!De acordo com a situação que motivou o pedido de revisão de tributos, existem documentos obrigatórios a serem enviados, como por exemplo:

Para contestação de valor do Tributo:

Tela do site da compra ou e-mail com o pedido, contendo descrição detalhada dos bens e valores negociados, inclusive frete de entrega na residência e o comprovante de pagamento (boleto bancário, fatura de cartão, etc).

Retorno de bens exportação temporária:

Comprovante de saída do Brasil – Declaração de Exportação (DE), Declaração Simplificada de Exportação (DSE), Declaração Única de Exportação (DU-E) e documentos instrutivos de exportação temporária.

A Receita Federal informa que a revisão de tributos pode resultar no aumento de tributação e na aplicação de multas e outras penalidades, caso sejam constatadas irregularidades.

Por exemplo, remessas postais com valores subfaturados poderão estar sujeitas a multas, devolução à origem ou perdimento, de acordo com os art.

703, 711 e 725 do Inciso I, do Decreto no 6759/2009, sem prejuízo de outras penalidades.

– Para que os Correios apresentem o Pedido de Revisão à Receita Federal, deverá ser anexado pelo menos um arquivo de comprovação de valor. – Remessas postais contendo presentes enviados por pessoas físicas devem ser acompanhadas de documento com imagem e valor de cada produto, além de declaração expressa do exportador confirmando se tratar de presente.

– Decisões judiciais somente serão acatadas pela Receita Federal se pertencentes ao próprio destinatário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*