Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

Descubra o melhor método para aprender a rastrear localização de número de celular gratuitamente online.

Nós orientaremos como você pode facilmente rastrear online gratuitamente um celular usando três sites online e três apps de terceiros.

Este artigo também fornece informações sobre o FamiSafe para dominar o rastreamento de celulares gratuito online.

Com a tecnologia em constante evolução, há muitos recursos que agora também estão disponíveis para nós. Um desses recursos é o rastreamento de celulares.

Isso não está disponível apenas para a polícia, mas nós também podemos rastrear online de forma gratuita a localização de um número de celular. Existem muitas razões pelas quais gostaríamos de rastrear um celular gratuitamente online.

Alguns de nós simplesmente poderíamos ser vítimas de Nomofobia – o medo de perder seu telefone celular. Esse medo não é irracional, já que hoje em dia costumamos armazenar praticamente tudo – fotos, documentos e informações importantes como senhas, em nossos celulares.

Pode ser um grande alívio saber que existem formas de rastrear o celular online gratuitamente caso ele seja perdido. Além disso, muitos de nós, poderíamos estar interessados em saber o paradeiro de uma outra pessoa.

Existem aplicativos disponíveis como GPS Phone e Locate Any Phone que são ótimos para rastreamento online gratuito de celular. Eles funcionam mesmo quando o telefone está desligado.

Esses apps fornecem as coordenadas de GPS do telefone em apenas alguns segundos. Além disso, eles também te permitem rastrear números de celular por mensagens de WhatsApp ou SMS.

Os pais podem especialmente achar esses apps úteis, pois querem saber constantemente sobre o paradeiro de seus filhos para garantir a segurança deles.

O FamiSafe é um ótimo software de controle parental com muitos recursos úteis. Além disso, você pode usá-lo para rastrear a localização do celular facilmente. Tem sistema de rastreamento por GPS que irá ajudá-lo a rastrear facilmente qualquer dispositivo alvo. Aplicativos sociais e jogos impedem seus filhos de estudar ou dormir à noite.

O FamiSafe pode ajudá-lo a simplesmente bloquear todos esses aplicativos nos iPhones e iPads deles e fazê-los se concentrarem melhor. O FamiSafe é um aplicativo avançado de geolocalização para iOS que te permite delimitar cercas geográficas em quantos lugares desejar.

Você receberá alertas instantâneos quando seus filhos entrarem ou saírem de lugares cercados geograficamente a qualquer momento. Com os controles de Tempo de Tela do FamiSafe, você pode bloquear aplicativos em seus dispositivos durante a noite. Dessa forma, você pode garantir que eles não usem seus telefones e tenham um boa noite de sono.

É um software gratuito com um período experimental de 3 dias. Tem alguns recursos ótimos como –

  • Localização de GPS em tempo real
  • Histórico de localizações
  • Geofencing
  • Bloquear aplicativos
  • Tempo de tela
  • Bloquear sites
  • Visualizar histórico de navegação

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

Poderia haver muitas razões pelas quais alguns de nós procuraríamos por rastreio online gratuito de celular . Podemos querer saber a localização precisa de um número de celular por diversos motivos.

Existem muitos sites e apps disponíveis que poderiam ajudar com rastreamento online gratuito de celular. Os 3 melhores são –

1. Free Phone Tracer

Este é um ótimo site para rastrear online gratuitamente um celular. Também é muito simples de usar. Basta digitar e pesquisar o número do celular que você deseja rastrear.

Características:

        

  • O site é declarado seguro pela McAfee Security
  • O site fornece rastreamento para ambos, números de telefone fixo e celular
  • O funcionamento do app é fácil de entender

Website Oficial:

http://freephonetracer.com

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

2. GPS Cell Phone Locator

Este site fornece serviço de rastreamento para celular gratuitamente . Você pode encontrar a localização do número do celular de destino em alguns simples passos. Basta digitar e pesquisar seu número de telefone de destino.

Características:

        

  • O site é de fácil utilização
  • Você não precisa baixar nenhum aplicativo de terceiros para usufruir deste serviço. Basta usar o site para rastrear um celular gratuitamente online.
  • Ele consegue rastrear qualquer celular funcionando em iOS, Android, Windows ou Blackberry
  • Você pode usar este site para rastreamento online gratuito de celular a qualquer momento.

Website oficial:

http://gpscellphonelocator.com/

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

3. Online GPS Phone Tracker

Você pode usar este site para rastrear online a localização de um celular gratuitamente. É conveniente e fácil de usar.

Características:

        

  • O site permite o rastreamento de celular, bem como números fixos.
  • Seu recurso de rastreamento funciona globalmente.

Website oficial:

http://www.online.gps-phonetracker.com/

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

Você pode usar esses 3 aplicativos de terceiros para executar rastreamento de celular online gratuito

1. Truecaller

O Truecaller é um dos principais aplicativos para localizar números globalmente. Com o Truecaller Phone Tracer, você pode rastrear qualquer número desconhecido.

Características:

  • Está disponível para usuários de iPhone e de Android
  • O Truecaller oferece rastreamento online gratuito de celular
  • Você também pode ver o nome e a foto do dono do telefone que você está rastreando.
  • O Truecaller também vem com um recurso de “bloqueio”, através do qual você pode bloquear alguém que te liga, em particular.

Website:

https://www.truecaller.com/

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

2. Mobile Number Tracker Pro

Este é um aplicativo líder de rastreamento de números móveis. Ele permite que você rastreie um celular online gratuitamente e não é complicado de usar.

Características:

        

  • Está disponível para usuários de iPhone
  • Tem uma base de dados numérica de mais de 200 países
  • O aplicativo avisa quando seu número de telefone segmentado foi localizado

Website:

https://itunes.apple.com/ke/app/mobile-number-tracker-pro-sim/id1071406553?mt=8

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

3. Mobile Number Locator

O Mobile Number Locator é um aplicativo útil para rastrear a localização online de um número de telefone gratuitamente. Além de ser livre de custos, o aplicativo é bastante amigável também.

Características:

  • Está disponível para usuários de Android
  • O aplicativo é acompanhado por um recurso de identificação automática de quem liga
  • Todos os códigos globais estão no banco de dados do aplicativo

Localizar pessoas pelo celular: veja como é simples com o passo a passo

Digamos que você tinha em seu iPhone a função “Amigos”. E certamente se divertia, adicionando pessoas (desde que usassem dispositivos com iOS).

Entretanto, com o iOS 13, última versão do sistema operacional da Apple para seus celulares, a função foi desativada. Antes de mais nada, não se assuste, pois as funcionalidades para localizar pessoas estão todas lá.

Da mesma forma, é possível também achar pessoas se o seu smartphone for Android. Em síntese, mostramos logo abaixo para você.

iPhone: localizar pessoas pelo “Buscar”

No iOS 13 dos iPhones, o que mudou foi o aplicativo, que agora se chama “Buscar”. O conceito é o mesmo, e dessa maneira continua sendo possível localizar pessoas. Porém, fique atento: somente é possível localizar pessoas que estejam conectadas à internet. Como consequência, não dá para localizar smartphones desligados ou desconectados da rede.

Leia também:  Quando O Telemóvel Derrete Com O Calor Como Recuperar?

Outro detalhe: o localizado será o aparelho, e eventualmente a pessoa pode nem estar por perto. E não apenas isso pois a pessoa a ser localizada igualmente deve ter o aplicativo “Buscar” instalado. No entanto, a maioria dos iPhones já utiliza o iOS 13 e, desse modo, tem o aplicativo. E, então, como fazer? Siga nosso tutorial e descubra.

O ícone é um círculo verde

Em primeiro lugar, abra o aplicativo
Buscar.

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?O ícone do aplicativo Buscar é um círculo verde.

  • Em segundo lugar, toque na aba “Pessoas”
    e, logo após, em “Compartilhar localização”, o que deixa sua localização disponível.

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular? Toque em “Compartilhar localização” para abrir a possibilidade de achar pessoas.

No próximo passo, escolha a pessoa com
quem deseja compartilhar sua localização. Para continuar toque em “Enviar”.

Defina o tempo do compartilhamento

Para completar o processo, é necessário
ainda definir por quanto tempo haverá o compartilhamento da localização. As
opções são por uma hora, até o final do dia ou indefinidamente.

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular? Por quanto tempo você quer compartilhar? Escolha uma opção.

Entretanto, o compartilhamento da
localização somente será efetivado se a outra pessoa aceitar seu convite. Ou
seja: é uma alternativa para fazer com amigos de verdade.

Porém, vai eventualmente chegar um momento em que você não quer mais compartilhar sua localização. O processo para isso é, contudo, bem simples. Basta clicar no botão “Ajustes”, e depois tocar em seu nome. Na próxima página, toque em “Buscar” e conclua o processo desativando o botão de “Compartilhar localização”.

Rastreador de celular pelo número – Apps no Google Play

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?OneLocator: Rastreador de celular pelo número é a maneira perfeita para ajuda a localizar seus celulares, rastrear seus filhos e identifica GPS localização exata no mapa. Rastreador de celular gratuito é projetado para ajudá-lo a encontrar a localização de seus celulares e seus filhos de uma forma muito precisa e rápida.

Serviço Rastreador de celular: Atendendo 50 milhões de usuários em todo o mundo para localizar seus filhos e até mesmo perder telefones, o App foi traduzido para 44 idiomas.

recursos do aplicativo:✓ Totalmente gratuito para um número infinito de usuários. ✓ app rastreador de celular usa rastreamento de celular e rastreamento GPS para otimizar o uso da bateria e precisão do local.✓ Encontre o seu celular perdido ou roubado com facilidade.✓ Funciona com todas as operadoras de redes móveis.✓ Você receberá uma notificação instantânea quando seus filhos mudarem de um local para outro. Não é necessário atualizar locais para obter as atualizações mais recentes de localização.✓ Ele aponta a localização exata do seu filho e fornece ajuda de navegação em um mapa para que você possa direcionar para a sua localização.✓ Veja o nível de carga da bateria dos telefones celulares da sua família em cada local.✓ Caso seu telefone seja perdido, verifique sua localização o mais rápido possível no telefone de um membro da família.✓ Veja todos os seus filhos como ícone no mapa que mostra o endereço exato com o nível da bateria para cada um deles.✓ Acompanhe a localização atual do seu celular. Acompanhe e registre todos os locais visitados desde que você instalou o aplicativo.✓ Você pode ver o histórico completo de seus filhos em um mapa a qualquer momento.

Proteção de privacidade: Sua privacidade é nossa principal preocupação. O aplicativo requer poucas permissões para proteger sua privacidade. As únicas permissões necessárias são para executar a função principal do aplicativo sobre o rastreamento de localização, para que não seja necessário acessar suas fotos, contas.

Como usá-lo para localizar o telefone infantil

1. Instale o aplicativo e registre-se usando seu número de telefone2. Dentro do aplicativo, toque no botão enviar convite e selecione qualquer número de seus filhos.É isso aí! Quando seu filho seguir o link do convite e aceitar o convite, vocês dois serão conectados uns aos outros em uma rede privada, para que você possa localizá-los em todos os locais.

Recursos premium: –

✓ Você pode ver o histórico de localização completo. ✓ Localize a qualquer momento – Obtenha atualizações de localização mais rápidas pelo botão de atualização de localização. ✓ Sem anúncios – Aproveite o uso do aplicativo sem anúncios.Este aplicativo não é uma solução de vigilância espionagem ou secreta e o aplicativo não pode ser instalado remotamente ou secretamente. Para participar deste serviço, o usuário precisa instalar o aplicativo e aceitar a solicitação de compartilhamento de local.

Nós gostamos de ouvir dos clientes. Se você tiver dúvidas ou sugestões, por favor entre em contato conosco: https://rastreadordecelular.com

Leia a política e informações• monitore sua velocidade enquanto dirige um carro• atualizações de localização mais rápidas• Precisão de localização aprimorada

• Melhor interface de usuário

Whatsapp: Função permite descobrir localização do contato via GPS

  • Você gostaria de saber como rastrear a localização de amigos e familiares no WhatsApp, através de aparelhos Android e iOS?
  • Saiba que o próprio aplicativo fornece uma opção de consulta, através de uma ferramenta voluntária que depende apenas do usuário liberar ou não o compartilhamento através do GPS.
  • Nas recentes atualizações do WhatsApp, o app permite que seus usuários possam compartilhar a localização individual, para que outros usuários possam descobrir onde eles estão.
  • Porém para que seja possível rastrear o WhatsApp é preciso verificar se o aplicativo no Iphone ou aparelhos Android está com as configurações ativadas, permitindo que o aparelho celular possa ser localizado pelo sinal de GPS.

Como Saber Onde Esta Alguem Pelo Celular?

Atualmente a localização pode ser compartilhada em três opções de tempo:

  • Rastreio de WhatsApp por 15 minutos
  • Rastreio de WhatsApp por 1 hora
  • Ou rastreio de WhatsApp por 8 horas
  1. A funcionalidade ficará ativada em tempo real, porém é preciso que haja conexão com a internet, via 3G, 4G ou Wi-Fi.
  2. Como rastrear e enviar a localização em tempo real no Android?
  3. Em aparelhos Android é preciso acessar a área de ferramentas do aplicativo “Localização”.
  • Na conversa com o familiar ou amigo que deseja permitir o rastreio, clique no ícone “Clipe” ao lado do ícone da câmera na conversa.
  • Depois clique no ícone que está entre “Áudio” e “Contato”, o “Localização”.
  • Então será necessário ativar o GPS caso ele esteja desativado.
  • Depois clique em “Localização em tempo real”, aí é só clicar em “Continuar”.
  • Então escolha o tempo que irá permitir o rastreio, 15 minutos, 1 ou 8 horas. Se for o caso, escreva algum recado e então clique na seta verde para finalmente compartilhar a localização.
  • No chat o amigo ou familiar poderá tocar no quadrado da localização e então acompanhar a movimentação em tempo real.

Como rastrear e enviar a localização em tempo real no iPhone (iOS)?

  • O passo a passo é parecido no iPhone. Primeiramente abra o chat do amigo ou familiar que deseja permitir o rastreio. Então clique no botão “+”.
  • Depois clique na opção “Localização”. Então ative o GPS caso ele esteja desativado.
  • Toque em “Localização em tempo real” e também escolha por quanto tempo deseja compartilhar a informação (15 minutos, 1 ou 8 horas). Então escreva algum recado se for o caso e depois envie a mensagem e a localização, clicando no ícone SETA.
  • No mesmo chat o seu familiar ou amigo poderá clicar na opção enviada e “Ver Localização em Tempo Real”. O passo a passo do usuário poderá ser monitorado durante o tempo pré estabelecido.
Leia também:  Banda Portuguesa Que Se Vestem Como Bichos?

Lembrando que este procedimento é feito somente com o consentimento do usuário que está compartilhando a informação de localização. Não é possível fazer isso sem que a pessoa saiba através do WhatsApp. Inclusive o rastreio sem autorização prévia é considerado “Invasão de Privacidade” e é crime.

Esta opção criada pelo WhatsApp funciona como um mecanismo de segurança. Onde ao ir em algum lugar suspeito ou até mesmo uma saída durante o dia dos filhos, as informações do GPS em tempo real podem evitar diversos transtornos.

É possível rastrear a localização de onde mensagens do WhatsApp foram enviadas mesmo se o celular não tiver chip?

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às quintas-feiras.

1 de 1
Rastreamento da localização de contatos pode ser realizado pelos dados cadastrais do assinante da conexão, mesmo quando informações de GPS estiverem indisponíveis. — Foto: Buffik/Pixabay

Rastreamento da localização de contatos pode ser realizado pelos dados cadastrais do assinante da conexão, mesmo quando informações de GPS estiverem indisponíveis. — Foto: Buffik/Pixabay

Gostaria de saber: pelo número da linha usada em um WhatsApp, mesmo que o celular não funcione chip (só funcione em Wi-Fi), tenho como saber a localidade de onde as mensagens foram enviadas? – Hans

Esta pergunta é muito confusa, então vamos separar um pouco as coisas.

Em primeiro lugar, nada será possível “só com o número” – o número é necessário para iniciar o processo de rastreamento, pois as contas no WhatsApp são identificadas pelo número do telefone.

Contudo, a conta do WhatsApp por si só não têm nenhuma relação com a linha de telefonia ou com a operadora.

Entenda o cenário em detalhes:

  • O 'número' do WhatsApp permite identificar a conta do WhatsApp: O WhatsApp registra as conexões ao serviço feitas pelos usuários (quando você baixa novas mensagens, por exemplo, isso exige uma conexão ao serviço). O endereço IP pode ser usado para identificar o assinante de internet do Wi-Fi usado para se conectar ao WhatsApp, mesmo que o celular não tenha chip ou até use um chip de um número diferente do cadastrado no WhatsApp. Como esse assinante tem um endereço cadastrado no provedor de internet, você pode chegar a um “local” aproximado de onde as mensagens foram enviadas.
  • A operadora pode ter informações, apesar do aparelho não ter chip: mesmo que o chip tenha sido cancelado pela operadora, ele teve que funcionar em algum momento para permitir o cadastro da conta do WhatsApp. Dessa forma, é possível resgatar as informações do dono daquele chip antes do cancelamento. Dependendo da situação, a operadora pode saber o endereço físico cadastrado pelo dono da linha.
  • A 'localização' não é identificada, mas sim a conexão: o WhatsApp não registra a localização das mensagens e é geralmente desnecessário associar informações de uso de rede móvel e WhatsApp para identificar a localização. É a identificação do serviço de internet que permite estimar o local de envio das mensagens, ou mesmo o responsável por elas.
  • Serviços de VPN vão dificultar esse tipo de rastreio. Serviços do tipo “VPN” adulteram o endereço IP usado nas conexões e vão impedir esse tipo de rastreamento diretamente pelo provedor. Mas alguns serviços de VPN podem ceder dados dos usuários e revelar o endereço de IP verdadeiro.

Em outras palavras, não é correto prender-se à ideia de rastrear a “localização” das mensagens. O que será identificado é o serviço de internet utilizado – e isso será feito pelos dados cadastrais mantidos pelos provedores de internet.

Nenhuma dessas informações é fácil de ser obtida. É preciso obter autorização na Justiça, com uma investigação fundamentada.

Ou seja, é preciso haver um motivo (um ato ilícito ou crime) que justifique a obtenção desses dados. Após o primeiro passo solicitando dados ao WhatsApp, será necessário obter as informações dos provedores de acesso à internet responsáveis pelos endereços de IP.

Se a operadora de telefonia tiver dados cadastrais da linha, o caminho é um pouco mais curto.

Caso você esteja recebendo ameaças ou outras mensagens que constituem crimes, denuncie à polícia.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

VÍDEOS: Aprenda dicas sobre segurança digital

Como governos estão usando dados de localização dos celulares no combate à Covid-19

Enquanto o coronavírus se espalha pelo planeta, governos do mundo inteiro tentam desenvolver formas de conter a transmissão e identificar mais rapidamente pessoas contaminadas antes que elas possam infectar outras pessoas.

Dentro desse cenário, uma ferramenta poderosíssima está sendo analisada por vários países pela sua vantagem: ela já está no bolso de bilhões de pessoas ao redor do planeta.

O smartphone tem virado arma pela sua capacidade de monitorar a localização de seu usuário em tempo real.

A Coreia do Sul é hoje o maior exemplo de um país que conseguiu controlar o coronavírus. Desde que o governo percebeu a dimensão do problema que teria em mãos, passou a testar ampla e ostensivamente a população para obter diagnósticos rápidos e isolar os contaminados antes que pudessem repassar para o vírus para outras pessoas.

publicidade

O que não se fala tanto é o componente tecnológico envolvido nesta política tão ampla de testes, que tem o smartphone como peça central. Graças a ele, o governo sul-coreano é capaz de intensificar o combate à Covid-19 utilizando a geolocalização como forma de identificar contaminados.

Quando alguém é diagnosticado com o coronavírus, sua vida é completamente revirada.

O governo olha o histórico de uso do cartão de crédito, que permite saber quais estabelecimentos a pessoa visitou, mas talvez mais impactante é o monitoramento do histórico de localização por meio do GPS do smartphone. Com isso, é possível traçar uma linha do tempo de todos os lugares por onde a pessoa contaminada andou.

Com essa informação em mãos, o governo passa para a parte dois. Isso envolve cruzar a trajetória da pessoa contaminada com a de outras e publicar alertas para todos que potencialmente dela se aproximaram, dando dados detalhados dos locais por onde o paciente infectado passou. Isso serve de orientação para que o público possa se testar e buscar atendimento o mais rápido possível.

Os dados de geolocalização também serve para garantir que as ordens de isolamento estão sendo cumpridas. Com ela, é possível para as autoridades perceber que alguém que tenha suspeita de Covid-19 está saindo para a rua quando deveria ficar em casa. A punição envolve multa pesada, que pode chegar a passar do equivalente a R$ 12 mil.

Leia também:  Qual A Validade Dos Exames Nacionais Como Provas De Ingresso?

Outros países no mundo estão adotando a tecnologia de geolocalização. Israel tem emitido alertas para pessoas com suspeitas de infecção.

O Reino Unido utiliza a informação de forma anonimizada para entender se as pessoas estão realmente se isolando.

Taiwan utiliza a tecnologia de geofencing, criando “cercas” invisíveis ao redor de casas das pessoas que deveriam estar em quarentena para garantir que elas não saiam de casa.

Os contras dessa abordagem

A primeira e mais óbvia questão neste caso é a privacidade. Nem todo mundo quer ter seus passos ostensivamente monitorados e retransmitidos para tantas pessoas, mesmo em uma situação de crise como a do coronavírus. Um cenário no qual governos podem monitorar pessoas em tempo real não é muito distante de distopias da ficção científica.

A Electronic Frontier Foundation (EFF), organização que defende uma série de temas relacionados à liberdade e privacidade digital, faz uma série de apontamentos críticos sobre a abordagem e como muitas dessas medidas podem parecer abusivas e pouco efetivas.

Uma das observações do grupo é que, se o número de contaminados no país for grande o suficiente, com transmissão comunitária, tentar definir quem infectou quem se torna imprático e pouco útil. “Se a transmissão comunitária já se tornou comum, rastrear os contatos pode se tornar inviável e retirar recursos de formas mais efetivas de contenção”, diz a organização sobre o assunto.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que, por mais que o smartphone já seja uma tecnologia completamente difundida na maior parte do planeta, ainda há quem não tenha um.

Quantos idosos deixam de usar smartphone por ter dificuldades com o dispositivo? Quantas pessoas muito pobres têm dinheiro smartphones? Não há como recorrer à tecnologia para monitorar essas pessoas, que, inclusive, correm mais riscos do que a média da população.

Uma complicação observada na Coreia do Sul ligada ao monitoramento de localização das pessoas é que foram observados casos de pessoas que preferiram não buscar atendimento e testes após apresentarem sintomas temendo a exposição dos lugares por onde passaram.

Mas também há dúvidas sobre a eficácia da geolocalização como ferramenta de monitoramento e contenção do vírus do ponto de vista tecnológico. Essas críticas recaem sobre a eficácia do GPS para essa função, que tem um nível de imprecisão muito alto.

A imprecisão do GPS pode chegar a uma casa de 60 metros.

Se lembrarmos que as orientações de distanciamento social dos especialistas preveem uma distância de dois metros, não é difícil entender como o método pode gerar muitos falsos-positivos.

Muitas pessoas que podem estar “potencialmente infectadas” aos olhos de governos sequer chegaram perto de alguém que realmente estava contaminado, mesmo que os dois “pontinhos” estivessem totalmente sobrepostos no mapa.

O GPS também tem a complicação de não ser capaz de medir altitude, o que significa que mesmo que duas pessoas estejam no mesmo prédio, elas podem estar a vários andares de distância uma da outra, o que torna a informação de geolocalização pouco confiável.

Com tudo isso, a EFF diz que não há clareza sobre a eficácia da utilização da geolocalização para contenção do coronavírus. Se agentes de saúde determinarem que a prática é necessária por motivo de segurança, “esses poderes precisam expirar assim que a crise acabar, conter regras rígidas contra vieses e serem sujeitos a auditorias e garantias estritas”.

E o Brasil?

O Brasil também começou recentemente a utilizar a tecnologia de geolocalização para ajudar a combater o coronavírus no Brasil. O destaque vai para a prefeitura do Recife, que fechou uma parceria com uma empresa chamada In Loco, empresa especializada em soluções de marketing e segurança digital utilizando, como o nome indica, em dados de localização.

Por meio da parceria, a prefeitura do Recife pode planejar ações para garantir o isolamento dos cidadãos. Com os dados, é possível perceber se, por exemplo, um bairro não está seguindo a recomendação, com muitas pessoas na rua. A partir daí, é possível tomar alguma ação, como enviar um carro de bombeiro para o local para avisar as pessoas para que fiquem em suas casas.

Da mesma forma, aplicativos da prefeitura podem ser equipados com a tecnologia, o que permitiria dispensar a presença física para emitir o alerta.

Assim, caso percebam um comportamento perigoso em uma região, é possível enviar apenas uma notificação para os celulares das pessoas em vez de precisar direcionar um agente até a área para orientação.

É possível identificar se alguma pessoa saiu de casa quando não deve e orientar

Como informou ao Olhar Digital André Ferraz, CEO da In Loco, a empresa está presente em 60 milhões de smartphones no Brasil, sendo que 700 mil destes aparelhos está localizado na cidade de Recife, o que representa cerca de metade da população da capital pernambucana. Os dados são obtidos por meio de aplicativos que contam com a tecnologia da empresa.

Ferraz diz que o processo é voluntário. O usuário verá um alerta para saber se ele gostaria de oferecer seus dados para contribuir com os relatórios para auxiliar no combate ao coronavírus.

Segundo o CEO da In Loco, o papel da empresa na parceria é oferecer estes relatórios, e os dados dos usuários são anonimizados, o que diz que nem a empresa, nem a prefeitura pode identificar quem são as pessoas por trás daqueles dados.

Até o momento, o Recife é a única cidade a fechar parceria com a In Loco, mas a empresa diz que várias outras prefeituras já entraram em contato para tentar aplicar a mesma ideia para tentar combater o coronavírus. A ideia da In Loco é disponibilizar sua tecnologia o mais rápido possível pelo país.

A abordagem da In Loco e da prefeitura do Recife é bem diferente do que se tem visto em outros países, principalmente na Coreia do Sul, que utilizam as informações de geolocalização quase como um método de prevenção pela humilhação.

André Ferraz defende que o método coreano “é um constrangimento para a pessoa e muito invasivo”, principalmente pela natureza delicada dos dados de localização. “É um tipo de informação muito sensível, porque é coletada passivamente.

A pessoa não aperta um botão para declarar por onde ela passou”.C

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*