Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Máquinas lentas, instáveis e sem espaço para gravação de novos dados no hard disk. Esse é um cenário frequente encontrado ao operarmos computadores mais antigos, com hard disks de baixa capacidade ou já tomados pela grande quantidade de informações armazenadas.

Além disso, devido ao crescimento exponencial de informações que consomem muito espaço, como vídeos em 4k ou fotos em alta resolução, usuários que não se preocupam em organizar sua área de armazenamento podem ser surpreendidos sem espaço de armazenamento.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

  • Downloads de aplicativos já instalados, arquivos temporários, cookies, correções do sistema operacional e outros softwares já instalados e não mais necessários também continuam consumindo espaço precioso em disco.
  • A parte boa é que esses arquivos são mantidos organizadamente em pastas específicas, facilitando sua localização e respectiva limpeza.
  • Assim, fabricantes de sistemas operacionais e outros softwares tem disponibilizado ferramentas para que possamos otimizar o espaço de nossos hard disks.

Para liberar espaço de armazenamento de um PC verifique os seguintes pontos:

1- Remova as pastas e arquivos desnecessários;

Duplicamos muitas pastas e arquivos com o decorrer do uso de nossos computadores. Além disso, muitos arquivos perdem a função com o passar do tempo. Remova todos os itens que não são mais necessários e que não afetarão o funcionamento do sistema.

2- Limpe a lixeira e os arquivos de cache;

A lixeira é a área onde nossos arquivos deletados ficam aguardando para serem definitivamente excluídos e a área de cache mantém nossos históricos de navegação, páginas mais visitadas e outras informações desse tipo.

Faça a exclusão definitiva de tudo que não interessa, porém certifique-se que tudo que será apagado não será mais usado.

3- Desinstale aplicativos indesejados;

Aplicativos e dados antigos ocupam muito espaço de armazenamento. Remova todos aplicativos e dados que não mais são usados.

3- Utilize uma ferramenta para limpeza de disco;

Ferramentas de limpeza oferecem uma grande ajuda na hora de desocupar espaço em disco. Abaixo relacionamos três boas alternativas para limpar seu hard disk.

4- Exclua todas as imagens e vídeos duplicados;

Vídeos e fotos consomem muito espaço de armazenamento. Exclua tudo que for desnecessário, priorizando a limpeza pelo tamanho de cada arquivo. Abra as pastas desses arquivos e organize os dados por tamanho, muita coisa pode também estar em duplicidade.

5- Mantenha os arquivos colaborativos em dispositivos externos;

Um storage NAS é o equipamento para manter e compartilhar arquivos em rede de forma segura. Esse equipamento é um repositório de informações para todos os dispositivos da casa. Nele é possível guardar fotos de celulares, sua coleção de filmes e todos os arquivos que não fazem parte da rotina.

Transferir pastas e arquivos de diversos computadores, tablets, celulares e notebooks para um NAS é duplamente bom: Essa ação permite organizar todo os dados num único lugar e libera espaço em disco de todos os dispositivos.

6- Limpe a pasta de downloads;

A pasta “Downloads”geralmente é o lugar onde só baixamos nossos programas e demais conteúdos e nunca limpamos. Vale a pena dar uma olhada periódica nesses arquivos para excluir o que for desnecessário.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Liberar espaço é sempre bom

  1. Liberar espaço de armazenamento de computadores, sejam eles PCs ou Macs, sempre melhora o desempenho do sistema.
  2. Isso acontece porque como hard disks são divididos logicamente em pequenas áreas conhecidas como setores e trilhas, que serão preenchidas de dados com o passar do tempo.

  3. Como as constantes operações de leitura, edição, cópia e escrita dos arquivos podem exigir espaço adicional do hard disk para serem realizadas, é comum que os dados sejam fragmentados em diversos pedaços de forma ordenada.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

  • Com isso, essas “atualizações” dos arquivos existentes são distribuídas em diversas áreas físicas do HD, exigindo que a cabeça do disco tenha que se movimentar mais entre os diversos setores e trilhas para buscar o arquivo completo.
  • Essas operações de escrita e leitura de dados acontece milhares de vezes durante a vida útil do computador, fragmentando e distribuindo os dados em toda a superfície do hard disk.
  • Além disso, como discos são muito exigidos, também é comum que áreas sejam inutilizadas pelo sistema operacional porque sua vida útil chegou ao fim ou por problemas técnicos, como trilhas e setores defeituosos.
  • Para reorganizar essa bagunça é necessário que softwares específicos sejam executados, agrupando e organizando dados em setores e trilhas confiáveis e de forma otimizada.
  • Outra informação importante é que mesmo arquivos deletados do sistema nem sempre são excluídos totalmente, mantendo fragmentos de dados que continuam a ocupar espaço.
  • De tempos em tempos o sistema operacional faz uma faxina interna, limpando e organizando as informações automaticamente.
  • Isso acontece nas versões mais novas do Windows e Mac OS, em períodos que a luz de atividade do hard disk de nossos computadores se mantém em “constante e inexplicável” operação.

Armazenamento insuficiente: como resolver o problema de espaço

A primeira boa dica é utilizar as ferramentas que os sistemas operacionais disponibilizam para esse fim. Tanto em ambientes Windows como Mac é possível eliminar arquivos temporários desnecessários e deixar o computador mais rápido.

  1. Além disso, alguns software de terceiros fazem esse trabalho de forma mais detalhada, apontando inclusive versões de backup desatualizadas ou quais softwares podem ser removidos por falta de utilização.
  2. Abaixo um pequeno tutorial para esses respectivos sistemas:
  3. Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Como liberar espaço no PC (Windows)

Para limpar arquivos do sistema Windows existem duas ferramentas presentes no sistema operacional, seja para serem usadas em computadores, servidores ou pequenos sistemas de armazenamento. A “Limpeza de Disco” e o “Desfragmentador de Disco”.

Limpeza de Disco

  1. Digite no campo de pesquisa do menu iniciar Windows: “Limpeza de Disco”;
  2. Clique e acesse o programa.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Após aberto, selecione na janela que aparecer os locais onde pretende analisar em busca de arquivos para limpar o PC. O computador irá realizar a análise que leva alguns minutos e depois, fornecer as pastas que podem ser selecionadas para exclusão dos arquivos.

Selecione quais quer excluir e clique em OK para iniciar o processo e limpar arquivos temporários ou inutilizados no computador.

Desfragmentador de disco

O desfragmentador de disco tem por sua vez, unir os arquivos que estão espalhados pelo disco rígido. Isso faz com que o computador leia as informações com mais velocidade.

  1. Digite no campo de pesquisa do menu iniciar Windows: “Desfragmentador”;
  2. Clique e acesse o programa.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Na janela aberta, selecione “Analisar disco”, assim o sistema irá realizar uma busca no HD para ver quais arquivos estão fragmentados.

Depois que o procedimento acabar, clique em “Desfragmentar disco”. Este processo pode demorar algumas horas mas no fim, quando terminar clique em “Ok” para concluir.

Como liberar espaço no Mac (Apple)

Os computadores com sistema operacional macOS possuem opções para otimizar, excluir, reduzir o acúmulo e armazenar na nuvem os dados que estão lotando o disco do da máquina. Em poucos passos, é possível selecionar uma das opções:

  1. Selecione “Sobre Este Mac” no menu Apple no topo esquerdo da tela;
  2. Clique em “Armazenamento”;
  3. Uma visão geral do espaço livre e do espaço usado por categorias diferentes de arquivos aparecerá. Após isso, clique no botão “Gerenciar” para ver as recomendações de otimização da Apple.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Armazenar no iCloud

Armazenar os arquivos na nuvem é uma boa opção para aliviar espaço no disco rígido. Transfira os arquivos e fotos do HD para o iCloud, o serviço da Apple sincroniza automaticamente os dados enquanto a máquina estiver ligada, dando mais produtividade ao usuário.

Otimizar armazenamento

Economize espaço removendo automaticamente filmes e programas do iTunes, mantendo apenas os anexos de e-mails mais recentes no computador, economizando espaço de armazenamento.

Esvaziar lixo automaticamente

Economize espaço eliminando automaticamente os itens que estiverem no Lixo há mais de 30 dias, sempre abrindo espaço no disco rígido.

Reduzir acúmulo

Utilizando esse recurso, a própria máquina sugere arquivos que não estão sendo mais usados ou não são necessários há certo tempo, dando a opção para o usuário excluí-los.

Clean My Mac

O CleanMyMac é o aplicativo mais simples para utilizar no Mac. Em poucos minutos arruma e limpa tudo aquilo que está em excesso no computador, através de uma leitura completa de todos os arquivos que estão salvos no HD, desde arquivos mortos no e-mail até extensões de browser.

Este programa vem em uma versão de teste já está instalado na maioria dos Macs. Para acessá-lo é simples:

  1. No topo direito da tela, clique na lupa de pesquisa e digite “CleanMyMac” e aperte enter.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

É possível fazer análises específicas ou gerais do sistema para limpeza do Mac. Tudo vai com a preferência do usuário. Se por acaso o aplicativo não esteja instalado no computador, é possível baixar uma versão de teste que permite realizar a limpeza algumas vezes gratuitamente.

Leia também:  Como Se Alegrar Quando Se Esta Triste?

O espaço de armazenamento ainda é insuficiente?

Muitas vezes, mesmo com todos os procedimentos realizados acima, a unidade de armazenamento de seu computador ou servidor continua sem espaço livre. Obviamente, não é necessário realizar uma restauração do sistema para poder esvaziar o disco.

Algumas opções são bem seguras e garantem resultados para os usuários que precisam de um computador limpo:

  1. CCleaner
  2. Advanced SystemCare
  3. Auslogics Registry Cleaner

Mas preste atenção, estes programas não fazem milagres. Se por algum motivo, mesmo com o uso deles, o HD ou storage ainda está próximo da capacidade máxima, está na hora de pensar em outra solução.

Soluções para otimizar o armazenamento nos computadores

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

  • Realizar a limpeza de disco no computador é essencial, mas muitas vezes o volume de arquivos consumido não é compatível com o HD.
  • Existem outras soluções que além de aumentar a capacidade de armazenamento de arquivos com segurança na máquina, oferecem melhorias para o computador.
  • Atualmente, o mercado possui equipamentos como sistemas de armazenamento de dados (NAS) e drives LTO, que são alternativas para manter não só os arquivos organizados mas que as informações também fiquem armazenadas e seguras, seja em residências ou escritórios.
  • Além de possuírem alto volume de armazenamento, podem realizar procedimentos que otimizam mais os dados do usuário como backup dos arquivos.

Para entender melhor quais soluções podem otimizar o computador e evitar que o disco rígido fique cheio, nós da Controle Net podemos lhe auxiliar. Nossa equipe de especialistas em armazenamento podem fornecer a melhor solução para você.

10 formas de liberar espaço no seu PC Windows

Talvez você utilize seu computador há alguns anos e por isso tenha acumulado arquivos desnecessários ao longo desse tempo. Apesar de as máquinas atuais contarem com bom espaço em HD, há maneiras de remover documentos e aplicativos sem importância que não estão sendo utilizados no seu PC com Windows.

Que tal descobrir algumas formas de liberar espaço no disco rígido do seu PC com Windows e melhorar seu desempenho?

1. Remova arquivos desnecessários 

O CleanMyPC é uma ferramenta útil que ajuda você a liberar espaço no disco rígido e acelerar o seu PC com Windows. Com interface simples, a plataforma permite que o computador se mantenha limpo automaticamente, removendo programas e arquivos que não são utilizados.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc? Reprodução iPhoneHacks

2. Desinstale aplicativos indesejados

Outra opção para liberar espaço no disco rígido é desinstalar aplicativos que você não usa. Para isso, utilize a ferramenta “Adicionar/Remover” programas do próprio Windows, ou aproveite serviços de terceiros, como Geek Uninstaller, IOBit Uninstaller e Revo Uninstaller, que acabam sendo mais eficientes.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc? Reprodução GeekUninstaller

Você sabia que o Windows tem uma ferramenta própria capaz de excluir arquivos temporários e outros dados sem importância? Para isso, acesse “Computador” e clique na opção “Propriedades”. Na nova aba, selecione “Limpeza de disco” e, depois da pesquisa, escolha os tipos de arquivos que você deseja excluir.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

4. Analise o espaço do disco rígido do seu computador

Como você já sabe, desinstalar programas para liberar espaço em disco é uma boa pedida. No entanto, como saber quais são os que mais ocupam espaço de armazenamento?

Para descobrir exatamente os arquivos que estão pesando no seu HD, o WinDirStat é uma das melhores opções disponíveis. Com a ferramenta, você tem acesso às pastas e arquivos que ocupam mais espaço na máquina. Vale lembrar, porém, que o programa não desinstala os arquivos, apenas mostra quais são os mais pesados.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

Se você é do tipo que armazena fotos no PC, provavelmente tem um monte delas duplicadas. Para encontrar essas duplicações, há uma ferramenta gratuita, bastante utilizada, chamada VisiPics. Usando o programa, é possível descobrir quais são os arquivos de imagens duplicados para que você delete e libere espaço no seu HD.

5 maneiras de liberar espaço no seu computador Windows – Positivo do seu jeito

Hoje em dia o espaço de armazenamento já não é mais algo tão caro quanto foi no passado. No entanto, isso não significa que seja possível salvar de forma indiscriminada todos os arquivos que você baixa sem precisar liberar espaço no windows.

Saber como liberar espaço no Windows é uma das formas de garantir que o sistema operacional não fique sobrecarregado. Além disso, ter espaço livre em disco significa poder executar qualquer tipo de aplicativo ou jogos sem se preocupar se ele vai caber ou não.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?®GIPHY

1. Apague arquivos duplicados

Arquivos duplicados são responsáveis por consumir uma parcela importante do espaço de armazenamento de qualquer PC sem nenhuma necessidade. Porém, dependendo das suas aptidões de organização, localizar todos eles manualmente é uma tarefa quase impossível.

Felizmente é possível recorrer a aplicativos que auxiliam nesse processo. Nossa sugestão é o Advanced SystemCare, um software gratuito que conta com a função de encontrar e remover arquivos duplicados. Vá em “Ferramentas”, “Avançado” e escolha “Verificar Arquivos Duplicados” para iniciar uma varredura.

2. Exclua arquivos de atualizações antigas

Se você mantém o seu Windows sempre atualizado, então é bem provável que um espaço importante do seu disco rígido seja ocupado por arquivos de atualização de versões passadas. Certos fragmentos são mantidos na máquina, mesmo depois que se tornam inúteis.

Felizmente é possível se livrar delas sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Pressione Windows + R e digite o comando “wr” (sem as aspas). Depois, selecione a unidade de disco em que o sistema operacional está instalado e marque “Instalações anteriores do Windows”.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

3. Exclua programas que não estão sendo utilizados

Quando se fala em programas sem uso, é preciso adotar uma regra: se você não utiliza um programa há mais de dois meses, então é sinal que ele está ali apenas ocupando espaço. Na maioria dos casos, vale mais a pena apagá-lo e baixá-lo novamente, se necessário.

Ainda pior são os aplicativos sem uso que estão configurados para iniciar junto com o seu computador. Vá em “Painel de Controle” e clique em “Programas”. Lá, além da lista de aplicativos instalados, haverá uma data indicando a última vez que o software foi utilizado. Certamente há coisas lá das quais você nem se lembra.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

4. Faça uma limpeza de disco periódica

O Windows conta com um recurso nativo no sistema, mas que poucas pessoas utilizam: a limpeza de disco. Esse procedimento serve para que, a partir de uma varredura, arquivos desnecessários sejam excluídos, liberando mais espaço de armazenamento.

Isso ocorre porque, mesmo quando desinstalamos alguns programas, arquivos de registro ficam para trás, não sendo acessíveis com facilidade. A recomendação é fazer esse procedimento pelo menos uma vez a cada 30 dias.

5. Mande arquivos para a nuvem

Saiba o que ocupa mais espaço em disco no seu computador usando o WizTree

November 12, 2019| Renan Rodrigues|

RECOMENDADO: Clique aqui para solucionar erros do Windows e otimizar o desempenho do sistema

Você constantemente enfrenta avisos de baixo espaço de armazenamento do Windows? Bem, a solução óbvia para este problema seria mover alguns arquivos para uma unidade externa ou apagá-los. Em tal situação, geralmente excluímos os arquivos que não parecem importantes e vêm em primeiro lugar.

E isso acontece na maioria das vezes que percebemos que poderíamos ter excluído outros arquivos em vez dos que excluímos. Saber o que ocupa a maior parte do espaço no seu computador é uma obrigação antes de começar a apagar quaisquer ficheiros.

Neste post, cobrimos uma ferramenta chamada
WizTree(Alaska)

que te permite fazer exactamente isso.

O WizTree é um software gratuito de Analisador de Espaço em Disco para Windows 10 que lhe permite analisar o seu computador e analisar o que ocupa mais espaço no disco rígido dos seus computadores. Você pode usar esta ferramenta para descobrir os arquivos e pastas usando o maior espaço em disco no seu disco rígido.

  • WizTree para Windows PC
  • Atualizado: abril 2021.

WizTree para Windows PC



Recomendamos que você tente usar esta nova ferramenta. Ele corrige uma ampla gama de erros do computador, bem como proteger contra coisas como perda de arquivos, malware, falhas de hardware e otimiza o seu PC para o máximo desempenho. Ele corrigiu o nosso PC mais rápido do que fazer isso manualmente:

  1. Etapa 1: download da ferramenta do reparo & do optimizer do PC (Windows 10, 8, 7, XP, Vista – certificado ouro de Microsoft).
  2. Etapa 2: Clique em Iniciar Scan para encontrar problemas no registro do Windows que possam estar causando problemas no PC.
  3. Clique em Reparar tudo para corrigir todos os problemas
  4. Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

O WizTree é um freeware para Windows que lhe permite digitalizar o seu computador e criar um belo treemap colorido. Treemap é uma representação pictórica de uma estrutura de dados de uma árvore que pode lhe dar uma visão detalhada do tamanho ocupado por cada ramo e raiz da árvore. Neste caso, ele foi usado para representar o tamanho de cada arquivo e pasta.

Leia também:  Como Saber Os Alimentos Que Me Engordam?

Não apenas que o WizTree também permite que você navegue pelos resultados em uma visualização de lista normal e conveniente. Para começar, você precisa selecionar uma unidade que deseja digitalizar. Acerte o
Scan

e sem perder muito tempo, o programa teria resultados.

Os resultados podem ser visualizados em dois formatos, sendo o primeiro e o mais popular a Vista em Árvore. O que lhe permite ver a árvore de directórios real e a árvore correspondente. Treeview deve ser sua escolha se você estiver procurando por qual pasta ou seu conteúdo ocupa a maior parte do espaço em seu disco rígido.

Os resultados podem ser ordenados com base no tamanho percentual de seu pai, no tamanho que ocupa, no número de itens e na última data modificada. Selecionar um registro na vista em árvore também o destacará no mapa em árvore, facilitando a visualização dos resultados.

Da mesma forma, seleccionar uma caixa da árvore irá realçar o registo na árvore de directórios. A partir da árvore de directórios e do treemap, pode visualizar a pasta e o ficheiro que ocupa a maior parte do espaço no disco. E então tome decisões sábias sobre a escolha daqueles que você deseja excluir.

Fora isso, você também pode fazer uma pesquisa na divisão com base nos formatos de arquivo. Você pode facilmente rever que tipo de arquivos estão ocupando mais espaço e direcioná-los diretamente. Por padrão, o WizTree não inclui espaço livre em nenhum lugar nos resultados dos testes, mas você pode ativá-lo a partir das opções.

O WizTree também vem com excelentes recursos de exportação, onde você pode facilmente exportar resultados de varredura como arquivos CSV ou exportar o treemap como um arquivo PNG. Além disso, você também pode decidir esquemas de cores e aumentar ou diminuir o zoom do treemap.

Clicar com o botão direito do mouse em um item na exibição traria o menu de contexto original mais algumas opções adicionais do WizTree. Então, você pode realmente usar o WizTree como um explorador de arquivos com alguns recursos adicionados.

A outra visualização na qual você pode ver os resultados da varredura é chamada de
Visualização de Arquivos

A Visualização de Arquivos permite que você visualize informações sobre todos os arquivos individualmente. Novamente, você pode ordenar os registros por ordem de tamanho, a porcentagem do drive, atributos e o último timestamp modificado.

Como Saber O Que Ocupa Mais Espaço No Pc?

O programa também oferece uma série de opções de personalização onde você pode facilmente controlar os atributos dos resultados gerados.

O WizTree é uma ótima ferramenta de análise que pode ser facilmente usada para ver o que ocupou o armazenamento do seu computador. O programa faz um bom trabalho e exibe os resultados do scan de forma informativa e intuitiva. Clique
aqui

para baixar o WizTree.

RECOMENDADO: Clique aqui para solucionar erros do Windows e otimizar o desempenho do sistema

Renan descreve-se como um fã apaixonado do Windows que adora resolver problemas do Windows mais do que qualquer outra coisa e escrever sobre tecnologias MS em geral.

Como verificar o espaço utilizado pelos Apps no Windows 10?

  • Saber administrar o espaço livre na memória do seu computador é extremamente importante, principalmente se você costuma baixar ou produzir uma quantidade muito grande de arquivos e, para isso, é preciso monitorar o tempo todo qual é o tamanho dos aplicativos que estão instalados na máquina.
  • No Windows 8 era relativamente simples verificar o quão pesados eram os seus aplicativos, no novo sistema operacional da Microsoft, ficou um pouco mais complicado, mas ainda bem acessível.
  • Hoje você vai aprender a verificar o espaço que os aplicativos e outros softwares ocupam no seu HD, assim ficará mais fácil administrar o espaço útil do seu disco.
  • Para começar, vamos abrir o painel de configurações do Windows 10, portanto, clique no botão do Menu Iniciar e então clique em “Configurações“.

No painel de configurações, clique no menu “Sistema“.

Na aba “Armazenamento” e então clique em “Meu computador” ou qualquer que seja o nome do seu HD.

No botão “Aplicativos e jogos” você pode ver o espaço ocupado pelos aplicativos e softwares que estão instalados no seu computador. Caso você queira verificar cada aplicativo, basta clicar sobre o mesmo.

Na lista você pode ver o tamanho da cada aplicativo separadamente, a data em que foram instalados e também quem é o seu distribuidor.

Pronto! Agora que você já sabe o quanto seus aplicativos ocupam do seu HD, que tal deixar nos comentários alguma dúvida que você tenha sobre o Windows 10? Postaremos um tutorial o mais breve possível caso ainda não tenhamos nada a respeito.

Top 5 programas para analisar o espaço em disco

Uma forma simples de liberar espaço no disco rígido é apagar arquivos grandes que não são mais necessários. Mas encontrar esses arquivos usando a pesquisa do Windows não é a melhor opção.

Para lhe ajudar a descobrir onde foi parar o espaço que existia no disco rígido do seu computador, selecionamos os 5 melhores programas gratuitos para você analisar o espaço em seu disco rígido.

Programas para analisar o espaço em disco:

1. WinDirStat

WinDirStat é um programa gratuito que oferece uma forma fácil de você descobrir como o espaço no disco rígido está sendo usado. Ele faz uma varredura no disco rígido e exibe um mapa que lhe permite encontrar rapidamente os arquivos que estão ocupando mais espaço em seu disco rígido.

2. Xinorbis

Xinorbis é outro programa gratuito que lhe mostra como o disco rígido do computador está sendo usado. Ele faz uma varredura no disco rígido para localizar as pastas e arquivos armazenados no disco rígido e organiza o conteúdo de forma que você possa entender como o HD sendo utilizado.

3. SpaceSniffer

O SpaceSniffer é um excelente programa gratuito de análise de disco para Windows. Ele faz uma varredura no disco e lhe mostra como o espaço está sendo usado. Com base nessas informações você pode identificar rapidamente quais os arquivos e pastas que ocupam mais espaço em disco.

4. WizTree

WizTree é um programa gratuito que analisa o disco rígido do computador e lhe mostra o espaço usado por cada arquivo e pasta. Com ele você pode encontrar os arquivos grandes armazenados no disco rígido do computador e deletar os arquivos desnecessários para liberar espaço em disco.

5. Disk Savvy

Disk Savvy é uma ferramenta gratuita que lhe oferece uma forma fácil de identificar os arquivos e pastas que estão ocupando mais espaço em disco. Depois de varrer o disco rígido, ele exibe uma lista de pastas e arquivos armazenados no disco rígido ordenados pelo espaço utilizado em disco.

Resolvido: O Que Está Ocupando Espaço no Meu Disco Rígido no Windows 10/8/7

P: Como ver o que está ocupando espaço no PC?

“Cerca de três semanas atrás, meu disco rígido de 500GB ficou extremamente lento repentinamente e restava apenas 50GB. Agora, o disco rígido tem apenas 100MB e não consigo nem abrir o disco para usar um arquivo rapidamente. Parece que algo está comendo meu espaço no disco rígido, mas não sei o que poderia ser.

Como posso descobrir o que está ocupando espaço no meu disco rígido e resolver esse problema? Alguém pode ajudar? Estou usando o Windows 10.”

Seu disco rígido pode ficar cheio repentinamente sem um motivo específico. Se o disco rígido for um disco de sistema e estiver quase cheio, o Windows será afetado e ficará lento. Se você perceber que o espaço em disco está se esgotando, siga em frente para descobrir o que está ocupando espaço em seu disco rígido e, em seguida, resolva o problema e libere espaço em disco.

Como ver o que está ocupando espaço no PC Windows 10/8/7

Há duas etapas que você pode fazer para saber o que está ocupando espaço no PC:

Etapa 1. Mostrar arquivos ocultos no disco rígido

Nós fornecemos um guia completo com três métodos para exibir arquivos ocultos no disco rígido.
Você pode consultar esta página para um guia: como mostrar arquivos ocultos no disco rígido do computador.

Etapa 2. Analisar o disco rígido e descobrir o que está ocupando o espaço no disco rígido

Aqui, usaremos o Windows 10 como um exemplo para mostrar a você como descobrir o que está ocupando espaço no seu disco rígido. 
O método fornecido também pode ser aplicado ao Windows 8.1/8/7:

1. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows e selecione “Configurações”.

2. Clique em “Sistema” e, em seguida, clique em “Armazenamento” no painel do lado esquerdo.

3. Na janela Armazenamento, você terá uma visualização das situações de uso do espaço em todas as partições do seu disco rígido, conforme mostrado na imagem abaixo:

Leia também:  Como Se Chama Quem Pratica Bullying?

4. Em seguida, clique em uma partição do disco rígido quase cheia. Você poderá ver o que está ocupando mais espaço na partição, incluindo aplicativos e recursos que ocupam espaço de armazenamento..

Agora que você sabe que aplicativos e recursos estão ocupando armazenamento em seu PC, você pode limpar manualmente seu disco rígido removendo arquivos temporários, aplicativos inúteis, etc.

Se você não gosta de remover arquivos manualmente, como liberar espaço em disco de forma completa e automática e tornar o computador mais rápido? Continue lendo e você aprenderá todos os métodos práticos para liberar disco e acelerar o Windows 10.

7 Métodos eficazes de liberar espaço em disco no Windows 10/8/7

Depois de saber o que está ocupando espaço no PC, siga os métodos fornecidos aqui para obter ajuda:

Método 1. Remover arquivos de lixo/arquivos grandes inúteis

Se você descobriu que o espaço do disco rígido é ocupado por muitos arquivos temporários ou grandes arquivos inúteis, o EaseUS Tools M é a ferramenta ideal. É um programa gratuito e leve para resolver muitos problemas difíceis, incluindo a remoção da proteção contra gravação em USB, cartão SD, disco rígido interno e externo no Windows 10/8/7.

Ele também suporta a limpeza de todas as partições do disco rígido com a função System Cleanup, limpando arquivos inúteis e arquivos grandes. Instale-o no seu PC agora para liberar espaço rapidamente no disco rígido e melhorar o desempenho do computador.

Passo 1. Baixe e instale o EaseUS Tools M. Selecione “System Cleanup” na tela principal.

Passo 2. Selecione o tipo de arquivos inúteis que deseja verificar e clique em “Analyze”.

Passo 3. Identifique e selecione arquivos inúteis e clique em “Clean up” para remover esses arquivos de seu PC ou laptop.

Método 2. Executar a limpeza de disco para limpar arquivos temporários

Ao contrário da desfragmentação de disco, que reorganiza os arquivos, a Limpeza de disco trabalha para remover arquivos temporários e outros dados sem importância do disco rígido e ajuda a recuperar o espaço em disco.

Etapa 1. Abra este PC, clique com o botão direito na unidade do sistema e escolha “Propriedades”.

Etapa 2. Clique em “Limpeza de disco” na guia “Geral” e o utilitário começará a verificar sua unidade e calcular quanto espaço você pode liberar.

Etapa 3. Quando terminar, escolha “Limpar arquivos do sistema” na janela para permitir que a ferramenta verifique o disco novamente.

Etapa 4. Após a conclusão da verificação, clique em “OK” na nova janela. Em seguida, você verá uma notificação perguntando: “Tem certeza de que deseja excluir permanentemente estes arquivos?”. Clique em Excluir arquivos. Como essas operações apenas removem arquivos desnecessários do sistema, você não precisa se preocupar em perder arquivos importantes.

Se a limpeza de disco não estiver funcionando no Windows 10, saiba como consertá-la primeiramente aqui.

Método 3. Desinstalar software Bloatware não utilizado

Muitos PCs vêm com vários programas pré-instalados que você não quer ou precisa, que são grandes e fazem com que seu computador fique com pouco espaço em disco. Para liberar espaço no disco rígido e tornar o Windows 10 mais rápido, você pode desinstalar o bloatware.

Clique com o botão direito no menu Iniciar, escolha “Painel de controle” > “Programas e Recursos”. Selecione os programas que você não precisa mais e clique em “Desinstalar” no topo da lista.

Método 4. Liberar espaço armazenando arquivos em outro hd ou na nuvem

  • Se você tiver alguns arquivos grandes importantes que ocupam grande espaço em um disco rígido, tente uma das dicas abaixo:
  • Dica 1: Adicione um novo disco ao seu PC, mova e armazene os arquivos no novo disco.
  • Dica 2: Armazene arquivos em um dispositivo de armazenamento externo.
  • Dica 3: Armazene os arquivos em uma conta na nuvem, como OneDrive.
  • Dica 4: Faça o backup de arquivos grandes em uma imagem com um formato compactado, o que economizará quase meio espaço no disco.

Método 5. Transferir programas, aplicativos e jogos para um hd externo

Se o disco rígido interno do Windows estiver cheio de programas, aplicativos e jogos instalados, você pode alterar o local de instalação desses programas.

Você pode liberar espaço em seu disco rígido movendo programas para um disco rígido externo e certifique-se de que pode executar o programa em qualquer outro computador.

Como fazer isso? Use o EaseUS Todo PCTrans para realizar a migração de aplicativos com apenas alguns cliques.

Passo 1. Inicie o EaseUS Todo PCTrans e selecione o modo de transferência

Na tela principal do EaseUS Todo PCTrans, vá para a seção “Migração da Aplicação” e clique em “Começar” para continuar.

Passo 2. Selecione aplicativos e outra unidade para transferir

1. Selecione a partição de origem e marque os aplicativos, programas e softwares (marcados como “Sim”) que você deseja migrar.

2. Clique em “Pesquisar” para selecionar outra unidade ou disco como dispositivo de destino e clique em “Transferir” para iniciar a migração.

  1. Passo 3. Conclua o processo de migração
  2. Quando o processo de transferência terminar, clique em “OK” para concluir.
  3. Você pode reiniciar o PC para manter todas as alterações e conseguir executar os aplicativos migrados na outra unidade novamente.

Método 6. Desativar hibernação

Ao hibernar o sistema, ele salva o conteúdo da RAM no disco rígido.

Isso permite que ele salve o estado do sistema sem qualquer uso de energia – na próxima vez que você inicializar o computador, estará de volta de onde parou.

O Windows salva o conteúdo da RAM no arquivo C:hiberfil.sys. Para economizar espaço no disco rígido, você pode desativar totalmente a hibernação, o que remove o arquivo.

Se você estiver usando este recurso e for útil para você, não o desligue. Você decide.

Etapa 1. Clique em Iniciar, abra o Painel de controle e clique em “Opções de Energia”. No lado esquerdo, clique em “Alterar quando o computador é suspenso”.

Etapa 2. Agora clique em Alterar configurações de energia avançadas. Na janela de opções avançadas de energia, expanda “Suspender”. Em seguida, expanda “Hibernar após” e altere os minutos para 0 para desligá-lo.

Etapa 3. Ou você pode especificar a quantidade de minutos que deseja passar antes de entrar em hibernação. Clique em “Aplicar” e “OK” e feche as telas restantes.

Método 7. Atualizar para um HD/SSD maior

Se nenhuma das opções acima liberar espaço livre suficiente em seu disco rígido no Windows 10 ou Windows 7, a solução mais completa é substituir o disco rígido antigo por um novo disco rígido maior. A clonagem é a melhor maneira de substituir uma unidade de disco rígido, porque a clonagem pode migrar seu disco antigo para o novo exatamente, sem nenhuma perda de dados, e é muito conveniente.

EaseUS Partition Master, uma ferramenta de gerenciamento de partição definitiva, permite clonar um disco inteiro em outro, mesmo que a partição de destino seja menor do que a origem, o que significa que você pode clonar um HD maior em um HD menor.

Baixe este programa de gerenciamento de disco fácil de usar para clonar o disco rígido em HD ou SSD com guias simples.

Teste Gratuito

Para Windows 10/8/7/Vista/XP

 

Passo 1. Selecione o disco de origem.

Abra o EaseUS Partition Master. Clique com o botão direito do mouse no disco que deseja copiar ou clonar. Depois, selecione “Clonar”.

Passo 2. Selecione o disco de destino.

Escolha o HD ou o SSD desejado como seu destino e clique em “Avançar” para continuar.

Passo 3. Visualize o layout do disco e edite o tamanho da partição de disco de destino.

Em seguida, clique em “Sim” quando o programa avisar que todos os dados serão apagados no disco de destino. (Se você tiver dados valiosos no disco de destino, faça backup antecipadamente.)

Você pode selecionar “Ajustar automaticamente o disco”, “Clonar como a origem” ou “Editar layout do disco” para personalizar o layout do disco. (Selecione a última se desejar deixar mais espaço para a unidade C.)

Passo 4. Clique em “Avançar” para iniciar o processo de clonagem de disco.

Exceto para clonagem de disco, EaseUS Partition Master oferece mais recursos de gerenciamento de partição de disco, como redimensionar/mover partições para resolver problemas de pouco espaço em disco, mesclar partições, criar/excluir/formatar partição, limpar dados de partição e conversão de disco/partição.

Teste Gratuito

Para Windows 10/8/7/Vista/XP

Palavras Finais

Agora você aprendeu como ver o que está ocupando espaço no PC Windows 10/8/7 e como liberar espaço no disco rígido com sete soluções possíveis. No entanto, não existe uma solução única.

Frequentemente ocorre alto uso de espaço em disco, mesmo que você tenha feito upgrade para um disco rígido maior.

Portanto, lembre-se de usar esses métodos de limpeza de espaço em disco para limpar o disco regularmente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*