Como Saber O Que É Latao?

Publicado por admin em 29 de agosto de 2019

Você conhece o latão? Nos dias de hoje, diversos itens e equipamentos são feitos de metais, o que mostra a grande importância que esse material tem em nossa sociedade. Porém, nenhum deles é tão versátil e eficiente quanto o latão. Nesse texto, iremos abordar um pouco mais sobre como essa liga metálica é aplicada nos mais diversos itens, vamos lá?

Como Saber O Que É Latao?

O que é o latão?

Como Saber O Que É Latao?

  • O latão é uma mistura entre Cobre (Cu) e Zinco (Zn), extremamente ideal para a utilização em peças, componentes e demais outros equipamentos. Ele se destaca dos demais tipos de metais por apresentar características como:
  • Brilho – O latão é uma liga metálica que apresenta um brilho intenso, de cor dourada a;
  • Maleabilidade – O latão é muito maleável e essa propriedade torna o material adequado para que sejam feitas chapas e lâminas de latão;
  • Ductilidade – O latão pode ser reduzido a fios;
  • Condutibilidade – O latão é um ótimo condutor de energia elétrica e de calor.

Esses são alguns dos aspectos a serem comparados entre os metais convencionais e o latão. A comparação entre elas mostra que a mescla entre Cobre e Zinco se mostra muito mais vantajosa.

Uma outra vantagem que o latão oferece é a sua alta resistência mecânica e à corrosão. Essas são algumas características que o torna totalmente diferente das outras ligas metálicas e funcional para as mais diversas aplicações.

Como Saber O Que É Latao?

O latão pode ser encontrado em diversos formatos, como:

Fios: Ideal para filtros de linha, tomadas e conectores, o fio de latão é um excelente condutor de energia. O procedimento para deixar o metal desse formato é feito através de um trabalho de pressão.

Chapas: assim como os fios de latão, as chapas também passam por um processo de pressão, deixando ele no formato ideal. Elas são utilizadas para a criação de bijuterias e demais outros itens.

Arames: O arame de latão é obtido através de processos de trefilação, podendo ser encontrado de forma mole, indicado para trabalhos manuais de forma dura, para locais que aceitam efeito mola.

O latão é tão versátil que pode ser aplicado nos mais diversos segmentos e em produtos variados, como por exemplo:

  • Moedas;
  • Latas;
  • Torneiras;
  • Parafusos;
  • Instrumentos médicos;
  • Instrumentos musicais;
  • Objetos de decoração;
  • E muito mais.

Como Saber O Que É Latao?

Para aumentar a sua resistência à corrosão e oxidação, o latão recebe as propriedades de outras ligas metálicas. Porém, é importante tomar alguns cuidados com esse tipo de material, evitando que ele entre em contato excessivo com amônia, água quente e demais reagentes que possam prejudicar seu desempenho e qualidade.

Onde encontrar latão de qualidade?

Somente a Kingler consegue proporcionar o máximo de qualidade e desempenho para quem procura por latão de qualquer modelo e formato. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais de extrema qualidade para a produção dessa liga metálica.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre o ramo de latão e ligas metálicas, fique atento ao nosso blog. Aqui você encontrará tudo sobre o segmento. Até a próxima!!!

Como Saber O Que É Latao?

Tarugo de latão preço

  • Como Saber O Que É Latao?
  • Como Saber O Que É Latao?
  • Como Saber O Que É Latao?

Clique nas imagens para ampliar

CONHEÇA A FUNCIONALIDADE DO TARUGO DE LATÃO PREÇO

No segmento industrial, muitas são as peças que compõem a montagem de equipamentos e estruturas essenciais para o funcionamento de grandes indústrias do segmento, entre essas peças está o tarugo de latão preço. O tarugo de latão preço é uma haste de liga metálica com formato cilíndrico que possui comprimento e largura exatamente iguais. O tarugo latão preço, pode ser utilizado em:

  • Montagem de carga;
  • Montagem de equipamentos;
  • Variados tipos de estruturas.

O tarugo de latão preço pode ser cortado e moldado com medidas específicas, de acordo com o projeto ao qual será utilizado para que possa atender a demanda com maior eficiência e qualidade.

Além disso, o tarugo de latão possui alta resistência para ser aplicado com segurança para variadas finalidades, isso confere ao tarugo uma durabilidade altamente vantajosa.

  Além das grandes indústrias, o segmento da construção civil é um dos mais beneficiados pela comercialização da peça, pois o tarugo de latão preço, por possuir uma estrutura em forma de haste, é amplamente utilizado para suporte de fundações.

O tarugo de latão é utilizado como matéria-prima para laminação, através do lingotamento contínuo ou convencional, por isso é amplamente solicitado no segmento industrial.

A fundição da peça é essencial para determinar a qualidade do produto até chegar ao seu processamento final.

  Antes de ser comercializado, o tarugo de latão preço sofre inúmeros testes para garantir sua resistência, considerando que em geral é utilizado para ser aplicado em processamentos industriais de grandes dimensões.

Atualmente no mercado existem inúmeras empresas especializadas na fabricação e comercialização de tarugos de latão. Essas empresas realizam a confecção da peça de acordo com as especificações apresentadas pelo cliente para que possam se adequar ao plano apresentado.

A LUNAMETAIS COMERCIALIZA TARUGO DE LATÃO PREÇO DE QUALIDADE

A LUNAMETAIS está no mercado desde 1992, oferecendo matéria-prima para manutenção de equipamentos industriais, comercializando peças em bronze, latão alumínio e cobre, como o tarugo, por exemplo.

A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para garantir eficiência no atendimento, venda especializada e uma entrega eficiente.

Além disso, a empresa possui responsabilidade social, se preocupando com a sustentabilidade para conservação do meio ambiente.

Ligue para 11 5514-8200 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Arame de latão – Lacobre

  • Como Saber O Que É Latao?
  • Como Saber O Que É Latao?
  • Como Saber O Que É Latao?

Clique nas imagens para ampliar

O arame de latão pode ser fornecido com o comprimento, tamanho e diâmetro especificados pelos fabricantes em diversas alternativas, a preços variáveis. Nesse contexto, os principais usos para o arame de latão incluem os enrolamentos de transformadores e bobinas para outros aparelhos elétricos.

Esses fios de arame de latão são recozidos e passam por um processo alternativo de aquecimento e resfriamento para fornecer resistência e flexibilidade adequadas ao arame. Assim, pode-se dispor de arame de latão de acordo com o comprimento, área transversal, largura e espessura desejados, a depender das exigências de cada aplicação.

VERSATILIDADE DO ARAME DE LATÃO

O arame de latão é extremamente seguro, resistente e durável, fornecendo um excelente material de base para as indústrias de cabos.

Leia também:  Como Dizer Que Se Esta Apaixonado?

Além disso, o arame de latão também pode ser utilizado para propósitos domésticos, em plantas e dispositivos elétricos e industriais em geral, conforme o seu uso, o arame de latão pode ser adquirido com ou sem vedação em PVC.

Nesse último caso, é muito eficiente para aplicação em cabeamentos e fiações resistentes a óleos e à corrosão.

Vale notar que o latão é relativamente macio e maleável, o que melhora sua capacidade de ser moldado em diferentes formas, de acordo com as especificações da aplicação. As ligas de latão também possuem propriedades de alta resistência à tração, sendo que seu alto nível de flexibilidade não compromete sua força.

Adicionalmente, o latão pode ser facilmente anexado a outras peças usando vários métodos, como brasagem, solda, parafusamento, rebitagem e crimpagem.

Assim, o arame de latão é usado em muitas indústrias, nas quais hastes de metal resistentes e duráveis são necessárias.

Esse tipo de arame também é utilizado na mineração, em ferrovias, automóveis, defesa e muitas outras indústrias.

FORNECIMENTO DE LATÃO E OUTROS METAIS PARA TODO O BRASIL

Com grande experiência no segmento, adquirida ao longo de anos de atuação no mercado, a Lacobre Ind. E Com. De Metais Ltda.

fornece em caráter nacional diversas soluções de alta qualidade em metais, ligas metálicas, bobinas, chapas, folhas e arames metálicos. Prezando pela satisfação das necessidades de cada cliente, a Lacobre Ind. E Com.

De Metais Ltda. fornece os produtos de acordo com as especificidades de cada projeto.

Ligue para 11 4178-2053 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Entenda a diferença entre cobre, latão e bronze

Home > Informações > Entenda a diferença entre cobre, latão e bronze Como Saber O Que É Latao?

É comum que haja confusão entre cobre, latão e bronze. Isso ocorre porque ambos são ligas de cobre, têm quase a mesma cor e são utilizados para fabricar alguns produtos em comum.

A grande diferença entre eles está na composição da liga e em suas aplicações. Para te ajudar a compreender melhor como eles funcionam, a seguir,  explicamos as diferenças entre cobre, latão e bronze.

Qual é a composição do cobre e para que ele serve?

O cobre é um metal bastante importante e o mais antigo a ser utilizado em diversas aplicações. Excelente condutor de eletricidade, é maleável e dúctil. Possui uma coloração vermelho alaranjado e, em geral, é combinado a outros elementos para ser utilizado na indústria.

As principais ligas derivadas do cobre são latão e bronze. Elas são consideradas não-ferrosas, ou seja, não contêm ferro em sua composição química.

Latão: para que serve essa liga metálica?

Composto basicamente de 70% cobre e 30% zinco, o latão é uma liga metálica que também pode ter outros elementos adicionais, tais como chumbo, estanho ou alumínio.

Maleável, o latão é um grande condutor de energia elétrica e térmica. Além disso, tem alta resistência à corrosão.

Com coloração amarelada, semelhante ao ouro, o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. Em geral, seu uso é indicado para a produção de peças por meio do processo de estampagem (prensas).

Além disso, é utilizado na fabricação de objetos como bijuterias, torneiras, moedas, parafusos, válvulas, instrumentos médicos, itens de decoração, panelas, tachos, etc.

Aplicações do bronze e como ele é obtido

O bronze é uma liga metálica composta por cobre (67%) e estanho (33%) principalmente. Pode, ainda, receber elementos como alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.

Com tons normalmente dourados, escuros e sem brilho, o bronze é resistente à corrosão e conduz muito bem o calor e a eletricidade.

Utilizado em suportes, válvulas, estátuas, itens de decoração e componentes de máquinas, o bronze tem características acústicas e gera sons puros. Por isso, é ideal para a  fabricação de bocais de instrumentos musicais e na fabricação de sinos.

12 de abril de 2019

Diferença entre Latão e Bronze/ O Portal das Maravilhas/ blog

Muitas pessoas confundem latão com bronze. Afinal, são ligas de cobre, têm praticamente a mesma cor, são utilizados para fabricar alguns produtos em comum e tem quase as mesmas aplicações na indústria.

A grande diferença está na composição da liga.

Cobre

Cobre é um dos metais mais importantes industrialmente, e o mais antigo a ser utilizado. É um ótimo condutor de eletricidade e térmico, é maleável e dúctil. Tem a coloração vermelho alaranjado. É encontrado na natureza sob a forma de minério, a calcopirita.

O cobre, quando não se encontra na forma de ligas, é tão mole e dúctil que é muito difícil de ser usinado. Por isso a necessidade de adicionar outros elementos para torná-lo utilizável.

Suas principais ligas, são latão e bronze consideradas ligas não ferrosas (não contém ferro na composição química).

Latão

O latãoé uma liga metálica composta basicamente de cobre e zinco, numa proporção de 70% de cobre e 30% zinco, que também podem ter uma variação na proporção dos elementos, dependendo da utilização do metal. O Zinco adicionado ao cobre pode ter uma varição de 5% á 45%.

Alguns outros elementos podem ser adicionados na liga, em proporções bem menores, para dar resistência mecânica e física ao metal, tais como, chumbo, estanho, alumínio.

O latão é um metal maleável e dúctil, é um excelente condutor de energia elétrica e térmica. Tem alta resistência a corrosão.

Ligas de cobre-zinco com concentrações aproximadamente de 35% de zinco são relativamente moles, dúcteis e facilmente submetidos à deformação plástica a frio. As ligas de latão que possuem um maior teor de zinco são mais duras e mais resistentes.

Por estas características o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. É uma liga muito utilizada para a produção de peças por meio do processo de estampagem (prensas).

  • Tem uma coloração amarelada, semelhante ao ouro.
  • É utilizado na fabricação de objetos para uso doméstico, panelas, tachos, bijuterias.
  • As utilidades do latão variam de acordo com sua composição, normalmente podemos encontrar a liga em torneiras, instrumentos musicais, moedas, arames, parafusos, joias e bijuterias, rodas para carros, armamentos, válvulas, instrumentos médicos e odontológicos, aletas de radiadores de veículos (por ter uma alta capacidade de trocar o calor com o ar), objetos de decoração e em muitos outros itens.
  • Curiosidade: Na antiguidade o latão polido era usado como espelho.
Leia também:  Como Formatar Uma Partição Que Tem Windows Instalado?

Bronze

O bronze é também uma liga metálica, porém seus principais elementos são o cobre e o estanho. Em proporções de 67% cobre e 33% estanho, sendo que o estanho pode variar de 1% a 33%. Também pode ocorrer variações se adicionados elementos como o alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.

Possui uma coloração normalmente dourada, escura e sem brilho, podendo variar também de acordo com a composição da liga.

É resistente a corrosão e um excelente condutor de calor e eletricidade. É um metal maleável e dúctil. A liga é dura, funde-se facilmente e é extensivamente usada em suportes, válvulas e outros componentes de máquinas.

O Bronze possui características acústicas, produzindo sons puros e um timbre bem distinto, tornando-se assim um metal excelente para a fabricação de bocais de instrumentos musicais e na fabricação de sinos.

O uso do Bronze também varia de acordo com sua composição é utilizado para fabricar instrumentos musicais e está presente em tomadas e componentes dos interruptores, em parafusos e rebites, em aparelhos de telecomunicação, em objetos de decoração, em estátuas, como componentes de maquinários nas indústrias, em  sinos, moedas, válvulas, utensílios domésticos, e em equipamentos que exige alta capacidade de resistência a corrosão.

Curiosidade: Assim como o latão, o bronze foi muito utilizado desde os tempos pré-históricos e marcando uma época conhecida como Idade do Bronze (4000 a 1500 a.C).

  1. Se gostou do artigo, dê um clique
  2. Compartilhe com os amigos
  3. Luci Buzo
  4. Veja Também:

Faça fruteiras com vidro de lustres

Como Saber O Que É Latao?

Pintando metal com tinta Spray

Ligas metálicas

Maçarico a querosene

Relacionado

Como Distinguir o Latão do Cobre

Baixe em PDF
Baixe em PDF

O cobre é um só metal, portanto cada objeto feito dele tem aproximadamente as mesmas propriedades.

O latão, por outro lado, é uma liga de cobre, zinco e muitas vezes outros metais também. As centenas de combinações diferentes indicam que não há uma maneira infalível de identificar todos os tipos de latão.

Dito isso, a cor dessa liga geralmente é diferente o bastante para separá-la do cobre.

  1. 1

    Limpe o metal, se necessário. Tanto o cobre quanto o latão desenvolvem pátina com o tempo. Esta geralmente é verde, mas às vezes tem outras cores[1]
    . Se não houver nada do metal original visível, tente limpá-lo com técnicas para limpeza de latão. Elas costumam funcionar para ambos os metais, mas você pode usar um limpador comercial para não arriscar.

  2. 2

    Segure o metal sob luz branca. Se ele estiver muito polido, você pode ver cores falsas devido à luz refletida[2]
    . Olhe para o material sob a luz do sol ou uma lâmpada fluorescente branca, não embaixo de uma lâmpada amarela incandescente.

  3. 3

    Identifique a cor avermelhada do cobre. Ele é um metal puro que sempre tem uma aparência marrom-avermelhada. A moeda de cinco centavos de real é revestida em cobre, portanto serve para comparação.

  4. 4

    Inspecione o latão amarelo. A palavra latão se refere a qualquer liga que contenha cobre e zinco. As diferentes proporções destes metais produzem cores diversas, mas os tipos mais comuns de latão têm uma cor amarela pálida ou uma aparência amarelo-acastanhada parecida com a do bronze. Essas ligas são amplamente utilizadas em peças maquinadas e parafusos[3]
    .

    • Alguns latões têm uma aparência amarelo-esverdeada, mas essa liga só é usada para alguns propósitos especializados na decoração e na munição[4]
      [5]
      .
  5. 5

    Aprenda sobre o latão vermelho ou laranja. Muitas outras ligas desse metal podem parecer laranja ou marrom-avermelhadas quando contêm pelo menos 85% de cobre[6]
    . Elas costumam ser encontradas em joias, fechos decorativos e encanamentos[7]
    .

    Qualquer sinal de laranja, amarelo ou dourado indica que o item é de latão. Caso a liga de latão seja quase que toda de cobre, pode ser necessário compará-la lado a lado com uma joia ou cano desse metal.

    Se você ainda não tiver certeza, trata-se de cobre ou latão com um teor de cobre tão alto que a distinção talvez nem seja importante.

  6. 6

    Identifique outros latões. O latão com alto teor de zinco pode parecer dourado, branco-amarelado e até branco ou cinza[8]
    . Essas ligas não são comuns, pois não podem ser trabalhadas em máquinas, mas podem ser encontradas em joias[9]
    .

  1. 1

    Bata no metal e ouça o som. Como o cobre é bem macio, ele deve produzir um ruído abafado e sonoro[10]
    . Um teste em 1967 descreveu o som do cobre como “morto”, enquanto o latão emitiu “um ruído claro de badalada”[11]
    . Pode ser difícil julgar sem experiência, mas aprender talvez seja útil para um hobby de coleção de antiguidades ou sucata.

    • Esse método funciona melhor em objetos grossos e sólidos de metal.
  2. 2

    Procure por códigos carimbados. Os objetos de latão feitos para fins industriais muitas vezes têm um código estampado neles para identificar a liga exata. No sistema adotado internacionalmente, os códigos do latão começam com um C e são seguidos por vários números. O cobre costuma ficar sem numeração, mas se você quiser ter certeza, confirme o código com esse guia rápido:

    • O sistema UNS usa etiquetas para o latão começando com C2, C3 ou C4, ou entre C83300 e C89999. O cobre, se rotulado, pode usar códigos de C10100 a C15999 e C80000-C81399 [12]
      . Os dois últimos dígitos muitas vezes não são usados.
    • No atual sistema europeu, tanto o cobre quanto o latão começam com C. O latão termina com as letras L, M, N, P ou R, enquanto o cobre termina com A, B, C ou D[13]
      .
    • O latão mais antigo talvez não esteja em conformidade com esses sistemas. Alguns padrões europeus mais velhos que eram usados até pouco tempo listam os símbolos do elemento seguidos por uma porcentagem. Qualquer coisa que contenha “Cu” e “Zn” é considerado latão.
  3. 3

    Verifique a dureza do metal. Esse teste geralmente não é muito útil, pois o latão é só um pouco mais duro do que o cobre[14]
    . Alguns tipos de cobre tratado são especialmente macios, por isso talvez você consiga arranhá-los com uma moeda, o que nunca ocorre no caso do latão[15]
    . Em muitos casos, porém, não há um objeto conveniente que arranhe um metal, mas não o outro.

    • O cobre é mais fácil de dobrar também, mas é difícil tirar conclusões exatas desse teste, ainda mais sem danificar o objeto.
  • O cobre é melhor condutor do que o latão, e é por isso que todos os fios elétricos avermelhados são de cobre.
  • Termos como “latão vermelho” e “latão amarelo” podem ter significados especializados em diferentes indústrias e regiões. Nesse artigo, eles são usados apenas para descrever a cor.
  • Quase todos os instrumentos musicais da categoria “metais” são de latão, não de cobre. Quanto maior o teor de cobre do latão, mais profundo e vigoroso será o som produzido por ele[16]
    . O cobre é usado em algumas partes de certos instrumentos de sopro, mas não parece afetar o som deles[17]
    .

Esta página foi acessada 38 680 vezes.

Aço inoxidável, bronze, latão ou alumínio: como escolher o material da maçaneta?

As maçanetas das portas são uma parte onipresente da vida cotidiana, sendo utilizadas constantemente em quase todos os espaços, mas raramente consideradas pelo usuário comum.

No entanto, o material escolhido para cada uma pode variar amplamente em termos de estética, durabilidade e sustentabilidade, com boas e más escolhas.

Para objetos que são vistos e usados várias vezes ao dia sem falhas, é imperativo que os projetistas façam a escolha certa.

Para aprofundar este assunto, a empresa FSB nos auxilia para a definição das propriedades de quatro dos materiais mais comuns de maçanetas abaixo, permitindo que você tome uma decisão informada sobre qual material se alinha melhor às necessidades do seu projeto.

Aço inox

O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos. Como resultado, as alças de aço inoxidável requerem muito pouco ou nenhum cuidado.

Patenteado pela primeira vez em 1912 por Krupp em Essen, o aço inoxidável foi referido como “V2a-steel” ou “Nirosta” (nunca oxida).

Reconhecido por suas propriedades fáceis de cuidar e sem manchas desde o início, o material já foi usado em cenários que exigem uso contínuo e manutenção pouco frequente.

Como material para maçanetas, o aço inoxidável é, portanto, melhor aplicado a portas muito usadas, principalmente em edifícios públicos, hospitais, áreas de serviço, parques e instalações esportivas e outros locais com grandes trânsito de usuários e um grande uso esperado.

Uma vez que não oxida, vestígios de sujeira acumulados por longos períodos de tempo podem ser rapidamente removidos com um pano úmido. Para alças de aço inoxidável em piscinas cloradas, o que parece ser ferrugem na superfície geralmente não provem do material em si, mas é transportado desde o exterior . Essas manchas também podem ser removidas com fricção vigorosa.

Bronze

O bronze é um material esteticamente agradável que se torna mais radiante ao longo dos anos devido às propriedades de sua composição química. Ao desenvolver uma incrustação denominada pátina por oxidação e anos de uso, essa alteração é normalmente considerada de alto valor ornamental.

Com a crescente ocorrência de germes resistentes a antibióticos, a higiene da superfície pode ser uma preocupação para as maçanetas de bronze, principalmente devido à sua alta frequência de uso.

No entanto, o bronze criado a partir de ligas de cobre ostenta propriedades bactericidas que podem eliminar esse problema quase completamente, com estudos nos EUA e na Grã-Bretanha revelando que as bactérias nas superfícies de liga de cobre são 99,9% eliminadas após duas horas, no máximo.

Entre eles, está o MRSA ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina, um dos germes mais virulentos conhecidos. Independentemente da escolha das maçanetas de bronze, recomenda-se que os projetistas especifiquem fornecedores que possam fornecer bronze bactericida com ligas de cobre.

Alumínio

O alumínio é um material leve e altamente durável, concebido desde o início como uma opção de alta tecnologia. É resistente e agradável de manusear, é muito hábil frente à temperatura ambiente e permite uma infinidade de opções estéticas devido à sua capacidade de ser pintada em uma ampla gama de cores.

Amplamente utilizado nas indústrias automobilística, aeronáutica e aeroespacial, o alumínio pode ser aplicado às maçanetas das portas, não apenas por seu baixo peso, resistência e durabilidade, mas por seu ciclo de vida ecologicamente correto. Enquanto a extração inicial de alumínio requer uma grande quantidade de energia, o material pode ser reciclado repetidamente sem perdas.

As opções de coloração de alumínio também abrem caminho para possibilidades estéticas aparentemente ilimitadas, variando de emulações clássicas de metais reais a aplicações animadas de centenas de cores puras.

Dependendo dos métodos de coloração, algumas maçanetas de alumínio coloridas são mais duráveis do que outras – por exemplo, acabamentos de alumínio anodizado.

Se a cor e a durabilidade são uma prioridade para o projetista, recomendamos considerar as diferenças nas propriedades produzidas pelos diferentes processos e opções disponíveis.

Latão

Formado por uma liga de cobre e zinco, o latão é utilizado desde tempos imemoriais na fabricação de elementos decorativos e acessórios para portas e janelas devido aos seus tons dourados únicos.

Se não for encerado ou lacado, o latão reagirá naturalmente às condições ambientais, causando corrosão e desenvolvimento de uma pátina marrom a cinza esverdeada. Este efeito é valorizado por muitos projetistas e usuários por representar graciosamente a passagem do tempo.

No entanto, para aqueles que desejam manter o tom dourado original, recomenda-se escolher superfícies polidas e evitar o uso do latão para portas usadas com frequência ou em espaços expostos às condições ambientais.

Com essas características em mente, os projetistas devem avaliar a importância de durabilidade, estética, cor, manutenção, peso, sustentabilidade, higiene e temperatura em relação a seus projetos específicos e escolher o material que melhor se adapte às suas necessidades.

Enquanto muitas dessas propriedades são inerentes a cada material, outras são aumentadas ou introduzidas pela qualidade da produção que varia com cada fornecedor.

Como em qualquer outro componente da arquitetura, para todas as opções, há uma infinidade de considerações que todo projetista deve levar em conta.

Confira a matéria na íntegra

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*