Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Parece óbvio, mas como dissemos, nem sempre é fácil descobrir qual é a quantidade máxima de RAM que você pode instalar no seu PC.

Muitos PCs OEM usam placas-mãe personalizadas que são difíceis de encontrar informações e, no final, mesmo que você as encontre, você terá perdido muito tempo.

Para evitar esses aborrecimentos, ensinaremos como saber quanta RAM o seu PC suporta, basta digitar alguns comandos, fácil e rapidamente.

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Quanta RAM o seu computador possui?

Se você não sabe a quantidade de RAM instalada, vamos começar ensinando como ver. No Windows é tão simples quanto acessar o Gerenciador de Tarefas (clique com o botão direito na barra de início -> Gerenciador de Tarefas) e você pode vê-lo na guia Desempenho -> Memória.

Se você possui um computador Mac, basta clicar no ícone da maçã no canto superior esquerdo e selecionar a opção “Sobre este Mac…”. No Linux, você precisará de software como hardinfo , que fornecerá todas as informações de que você precisa sobre o seu hardware. Você encontrará a quantidade de RAM instalada em Dispositivos -> Memória.

Como saber quanta RAM o seu PC suporta

Agora que você sabe quanta RAM você instalou, vamos ver como é o máximo que a placa-mãe do seu PC suporta.

No Windows

Abra um console de comando (clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar -> Prompt de Comando) e digite o seguinte comando:

wmic memphysical get MaxCapacity, MemoryDevices

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

No exemplo acima, você pode ver que a memória máxima suportada é 67,108,864, ou seja, 64 GB de RAM. Além disso, o parâmetro “MemoryDevices” indica o número máximo de soquetes de RAM na placa; portanto, se dividirmos os 64 GB por 4, teremos de suportar módulos de até 16 GB por módulo de memória RAM.

No Mac OS

Assim como a quantidade de memória RAM instalada, no Mac OS é muito fácil saber o máximo de memória suportada pelo sistema.

Simplesmente clique no ícone da maçã no canto superior esquerdo e selecione “Sobre este Mac…”. Uma vez dentro, clique no botão “Mais informações …” e vá para a guia “Memória”.

Lá você verá o tamanho máximo suportado, o número de soquetes e a quantidade instalada.

No Linux

Para saber quanta RAM você pode instalar em um sistema Linux, será necessário executar o dmidecode comando, que não é instalado por padrão na maioria das distribuições, portanto, você precisará fazer isso manualmente. Para instalá-lo, você precisará inserir o seguinte comando, dependendo da distribuição usada:

  • ubuntu / debian : sudo apt install dmidecode
  • arco: sudo pacman -S dmidecode
  • Fedora: sudo dnf install dmidecode
  • openSUSE: sudo zypper em dmidecode

Depois de instalá-lo, basta digitar o seguinte comando em uma linha de comando:

sudo dmidecode -t memory

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Como você pode ver, ele indica claramente a quantidade máxima de RAM que você pode instalar no sistema, além de fornecer os detalhes técnicos do que você já instalou.

Tudo que você precisa saber sobre a memória RAM do seu computador

Muitas pessoas prezam pela memória RAM na hora de comprar um computador, mas poucos sabem qual é a sua função na máquina. A especificação é uma das mais cruciais do hardware de um dispositivo, mas também é muito fácil de entendê-la.

A memória RAM, basicamente, é o que vai determinar o que o seu computador vai ser capaz de rodar, ou seja, se ela for baixa, ela pode até funcionar com eficiência naquele editor de imagens básico, mas um editor de vídeo ou alguns jogos mais modernos precisarão ser deixados de lado.

O site Make Use Of esclarece algumas outras dúvidas sobre memória RAM, veja quais são:

O que é RAM?

RAM significa “random access memory”, ou em português “memória de acesso aleatório”. Ela funciona como um armazenamento de dados que permite com que arquivos sejam escritos e lidos em curto prazo, não importando em qual ordem individual as entradas estão sendo acessadas.

Existem alternativas de armazenamento de dados, discos rígidos e discos que podem não coincidir com esta velocidade por razões que envolvem limitações físicas e mecânicas. A memória RAM vai permitir que o seu computador tenha acesso imediato aos dados que ele deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta.

São dois tipos diferentes de RAM que podem ser encontrados: o estático e o dinâmico. O DRAM, dinâmico, oferece tempos de acesso de cerca de 60 nanossegundos, enquando o SRAM, estático, pode oferecer 10 nanossegundos. O DRAM é o mais utilizado por ser o mais barato.

Como descobrir o quanto de memória RAM existe em seu computador

Para descobrir qual é a memória da sua máquina, abra uma janela do Windows Explorer e clique com o botão direito no ícone “Computador”, como mostra a imagem abaixo. Em seguida, clique em “Propriedades”.

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Lá, você vai conferir um resumo de todas as especificações do seu computador.

Como aproveitar o máximo de sua memória RAM

Uma vez sabendo como verificar dados da sua memória RAM, o usuário agora pode sempre conferir se a máquina está usando toda a potência dela.

Quem quiser aumentar a memória, precisa saber que existem variadas maneiras e um método certo para cada caso.

Leia também:  Como Por Mais Do Que Uma Historia No Instagram?

Tudo vai depender das características do software executado no sistema, assim como o seu nível de experiência com configuração de computadores.

Um jeito simples de dar um “impulso” à sua RAM é usando ferramentas como o ReadyBoost.

O programa já acompanha o sistema operacional da Microsoft desde o Windows Vista e pode ser usado com a ajuda de um pen drive, usando a sua memória como um adicional.

Ele não é tão efetivo quanto comprar uma memória RAM de fato, mas é uma alternativa fácil e rápida, principalmente se o computador em questão for muito lento.

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Outra maneira é usar o Gerenciador de Tarefas do computador para monitorar quais programas estão abertos e o quanto eles estão consumindo. Para acessar, use o comando Ctrl + Alt + Del e clique em “Gerenciador de Tarefas”. A aba a ser utilizada é a “Processos”.

Se você observar que um programa está aberto, consumindo memória e não sendo utilizado, basta clicar com o botão direito e escolher “Finalizar processo”.

Mas tome cuidado, feche apenas programas que você sabe quais são, senão pode acabar finalizando serviços comuns do Windows e comprometer o funcionamento do seu sistema operacional.

Quanto de memória RAM você precisa?

Como cada vez mais vamos adicionando novos programas no computador, a sensação é de que ele sempre precisa de mais memória. Verifique os requisitos de cada um deles para ter a certeza de que ele vai ser capaz de fazer o que você precisa.

Um computador com 4GB de memória RAM é bom, mas não espere que ele seja capaz de executar softwares de alta intensidade, ou ter vários programas abertos ao mesmo tempo.

Computadores com 8GB de memória RAM seriam os essenciais, pois o seu desempenho é o suficiente para manter o seu computador sempre “fresco”. Mas para os gamers e editores de vídeo, a necessidade aumenta, então a possibilidade de um computador com menos de 16GB está praticamente descartada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como escolher a Memória RAM certa para o seu notebook | Blog Memory Company | Solution I.T

A memória RAM tem como objetivo o acesso rápido aos dados sem armazená-los permanentemente, por isso é fundamental para manter a rapidez do seu notebook.

A memória RAM é responsável por manter vários programas funcionando ao mesmo tempo, sem grandes problemas. Resumidamente, é usada como uma memória temporária.

Um fato negativo da memória RAM é que ela armazena os dados temporariamente, somente quando o notebook está ligado.

Neste post iremos destacar três fatores e quatro dicas rápidas para você considerar antes de escolher a memória RAM para o seu notebook.

Quanto de Memória RAM você realmente precisa?

A capacidade da memória RAM dependerá muito do sistema utilizado e de quanto o seu notebook suporta, mas geralmente as memórias de 8GB a 16GB atendem a maioria dos usuários.

Se a procura é para um notebook mais econômico ou até mesmo para jogadores iniciantes, uma memória de 8GB pode ser a mais indicada, mas para jogos mais pesados ou estações de trabalho que exijam um desempenho alto, o ideal é iniciar por uma de 16 GB ou mais, isso pode depender muito do sistema e do seu orçamento. Mas um ponto importante a se falar é que esse componente é muito fácil de atualizar ou adicionar.

Como Saber O Maximo De Ram Que Meu Pc Suporta?

Como analisar a compatibilidade com a Memória RAM

Para verificar a compatibilidade da memória RAM com o seu notebook, você precisará verificar quatro informações: Geração DDR, Slots DIMM da placa-mãe, Liquidação do dissipador de calor da CPU e o Fator de forma.

  • Geração de DDR – É necessário verificar a geração da memória RAM, pois uma recente não é compatível com uma que seja mais antiga, e vice-versa. Por exemplo, uma memória DDR3 não pode ser colocada em uma placa-mãe com slots DDR4 DIMM.
  • Slots DIMM da placa mãe – É necessário verificar quantos slots a placa-mãe do seu notebook possui. Por exemplo, uma placa-mãe que tem dois slots, você não conseguirá colocar 4 memórias de 4 GB, mas sim terá que optar por 2 de 8 GB.
  • Dissipador de calor – É necessário verificar se os resfriadores não estão interferindo na memória RAM, pois em alguns casos eles podem impedir a instalação de memória RAM com espalhadores de calor elevado.
  • Fator de forma – Existem dois fatores o DIMM que é o fator de forma da área de trabalho e o SO-DIMM que é o fator de forma do notebook.

Velocidade da Memória RAM

A frequência e a latência são os dois fatores que determinam o desempenho da memória RAM. Quanto mais rápida for a frequência, mais rápida a memória processará os dados e quanto menor a latência for, mais rapidamente a memória passará para o próximo processo.

Porém, para essa questão é necessário verificar vários fatores como, por exemplo, os programas que serão utilizados e quais jogos deseja executar, para após isso definir se a memória RAM escolhida fornecerá ou não um desempenho melhor.

Qual Memória RAM escolher para o seu notebook

Os três fatores mencionados anteriormente ajudarão na compra da melhor memória RAM conforme a compatibilidade do seu aparelho, porém um dos fatores que poderá ser determinante é o orçamento disponível para compra deste produto.

Leia também:  Como Saber Que Uma Pessoa Esta Mentindo Por Telefone?

Dicas rápidas:

Dica 1. Se o seu notebook suporta 16GB e o preço comparado a uma de 8GB estiver muito próximo, opte por uma de 16GB, pois você terá muito mais facilidade em trabalhar com vários programas ao mesmo tempo, com uma capacidade maior.

Dica 2. A velocidade da placa-mãe é limitada, portanto, se atente a esta informação. Por exemplo, se o seu sistema suporta 2.666 MHz, não compre uma de 3.600 MHz, pois não atingirá a velocidade mais alta.

Dica 3. Se precisar de componentes que suportam uma alta velocidade, precisará de uma memória com clock mais alto e placa dedicada, porém, se não deseja investir em uma placa gráfica dedicada poderá comprar uma memória RAM mais rápida suportada e terá uma taxa de quadro melhores.

Dica 4. Se o seu software não utilize tanta memória e já tenha uma placa gráfica dedicada, uma opção é realizar a compra de uma memória RAM com menor capacidade e investir em um SSD maior ou uma placa gráfica melhor.

Esperamos que vocês tenham gostado. Se você precisa escolher um novo notebook, aqui no blog Memory Company também temos o post Notebook Dell Vostro 5481 – uma boa escolha para profissionais e empresas.

Autora: Karoline Teotonio

Precisa de ajuda para encontrar produto certo para sua empresa? Fale com nossa equipe.

Como Descobrir a Quantidade Máxima de Memória RAM Suportada pelo Seu Computador

Baixe em PDF
Baixe em PDF

A RAM (Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico) é a memória que o seu computador usa para guardar dados dos programas que estão em uso.

Geralmente, quanto mais RAM você tem instalado, mais programas poderá abrir de uma vez. Entretanto, quantidade máxima de memória é determinada tanto pelo hardware do computador quanto pelo sistema operacional.

Será necessário verificar ambos para saber a quantidade de RAM que pode ser adicionada.

  1. 1

    Determinando se o Windows é 32-bit ou 64-bit. O sistema operacional Windows têm uma quantidade máxima de RAM suportada. Caso você tenha mais memória que o suportado, essa quantidade excedente não será usada. Esse máximo é definido pela arquitetura usada pela sua versão do Windows, que pode ser 32-bit ou 64-bit.

    • Veja esse guia para saber detalhes sobre como verificar o seu Windows. Geralmente você pode saber se o seu Windows é 32- ou 64-bit na janela “Propriedades”.(⊞ Win+Pause)
    • 32-bit pode suportar até 4 GB de RAM
    • 64-bit pode suportar até 128 GB de RAM[1]
  2. 2

    Verificando o modelo do seu Mac. A quantidade máxima que o seu Mac suporta depende do modelo que está sendo usado. Muitos Macs suportam diferentes quantidades de memória. Verifique a documentação da maquina para saber os números exatos. Alguns dos modelos mais populares incluem:[2]

    • iMac (27 polegadas, final de 2013) – 32 GB
    • iMac (de 2009 até o final de 2012) – 16 GB
    • iMac (de 2006 à 2009) – 4 GB
  3. 3

    Determinando a quantidade suportada pelo seu sistema Linux.

    Um Linux 32-bit suporta até 4GB, mas se o kernel PAE estiver ativado (isso acontece na maioria das distribuições mais novas), então o sistema 32-bits poderá suportar até 64 GB de RAM.

    Um Linux de 64 bits teoricamente pode suportar até 17 bilhões de GB de RAM, apesar da maioria se limitar a 1 TB (Intel) ou 256 TB (AMD64).[3]

    • Para determinar a quantidade exata suportada pelo sistema, abra o Terminal, pressionando Ctrl+Alt+T. Digite sudo dmidecode -t 16. A sua senha de administrador será pedida. Procure pela capacidade máxima na lista.
  1. 1

    Identifique sua placa mãe. Mesmo que o seu sistema operacional suporte grandes quantidades de RAM, você ainda estará limitado pela quantidade suportada pela placa mãe. Caso você não ache o manual da sua placa, será necessário procurar pelas especificações dela online.

    • Você provavelmente precisará abrir o seu gabinete e ver o modelo da placa.
  2. 2

    Verifique a documentação da placa mãe. Perto do começo do manual, você deverá uma tabela com as especificações. Procure pela quantidade máxima de RAM ou “Memória do Sistema” suportados. Será possível também saber o número máximo de pentes de memória suportados.

    • As memórias RAM devem ser instaladas em pares. Se a sua placa mãe suporta 16 GB de RAM e suporta 4 pentes, você pode instalar 4 pentes de 4GB ou dois de 8GB para atingir o máximo.
  3. 3

    Use uma ferramenta de diagnóstico. Se você não está confortável em abrir o computador ou ler as especificações do manual, existem vários programas que podem ser usados para fazer um diagnóstico geral do sistema, informando a quantidade, os tipos e as velocidades de RAM suportadas.

    • Você pode achar esses programas nos sites dos maiores fabricantes de memórica, como Crucial ou MrMemory.
  4. 4

    Atualize sua RAM. Após determinar a quantidade suportada pelo seu sistema, será possível instalar a sua nova RAM. Tenha certeza de que o pente adicionado tem a mesma velocidade de clock de um eventual pente existente. Veja este guia para saber como instalar uma nova Memória RAM.

Como descobrir o tamanho, tipo e a freqüência da memória RAM do seu PC?

A memória RAM do seu computador é um dos seus componentes mais importantes: Ela é responsável por carregar e executar todos os softwares que você usa. Então, se você está diagnosticando problemas ou procurando atualizar, saber exatamente com quanto de RAM você trabalha. Saiba como descobrir qual o tipo e a freqüência da memória RAM do seu PC.

Aumentar a memória RAM no seu PC é uma ótima maneira de obter um pouco mais de velocidade para seu computador de mesa ou notebook, mas antes de comprar qualquer RAM, é importante saber qual é o tipo correto de memória para a sua máquina.

Uma das áreas mais difíceis de entender pode ser a RAM do seu computador. Se você está sentindo que sua máquina está sobrecarregada ao tentar abrir um programa um pouco mais pesado, saiba como verificar sua memória RAM.

Muitas vezes, as pessoas acabam trocando de computador, achando que o seu está lento demais e não tem como melhorá-lo. Mas uma forma de melhorar consideravelmente a velocidade de um computador sem gastar muito é otimizando e ampliando a sua memória RAM.

Dica: 5 Ações para dispensar o uso do CCleaner

O que é memória RAM?

  • A Memória de Acesso Aleatório, ou RAM, é o hardware físico dentro de um computador que armazena dados temporários, servindo como a memória de “trabalho” do computador.
  • A RAM permite que um computador trabalhe com mais informações ao mesmo tempo, o que geralmente tem um efeito crucial no desempenho total do sistema.
  • Alguns fabricantes populares de RAM incluem Kingston , PNY , Crucial Technology e Corsair.

Qual o objetivo da memória RAM?

Simplificando, o objetivo da RAM é fornecer acesso rápido de leitura e gravação a um dispositivo de armazenamento. Seu computador usa a RAM para carregar dados porque é muito mais rápido do que executar os mesmos dados diretamente de um disco rígido.

Pense na RAM como uma mesa de escritório. Uma mesa é usada para acesso rápido a documentos importantes, ferramentas de escrita e outros itens de que você precisa no momento.

Sem uma escrivaninha, você guardaria tudo em gavetas e armários, significando que levaria muito mais tempo para realizar suas tarefas diárias, já que você teria que constantemente entrar nesses compartimentos de armazenamento para obter o que precisa, e depois gastar mais tempo guardando-os novamente.

Da mesma forma, todos os dados que você está usando ativamente em seu computador, são armazenados temporariamente na RAM. Esse tipo de memória, como uma mesa na analogia, fornece tempos de leitura / gravação muito mais rápidos do que o uso de um disco rígido.

Como descobrir quanta memória RAM está instalada no meu computador sem nenhum programa?

1. Pressione a tecla Windows + R para ativar o comando Executar. No campo Abrir: digite dxdiag e clique em OK;

Na janela que aparece, você poderá ver quanta memória está dentro do seu PC em Memória.

Como descobrir o tipo e freqüência da RAM?

Para obter essas informações, você precisa de um programa de terceiros, como o software CPU-Z. Instale o programa e execute ele. Quando ele começar, digitalize o sistema, pois ele pode mostrar mais informações sobre o seu computador, exibidas em guias fáceis de navegar.

Descobrir o tipo de memória RAM e a freqüência

Acesse a guia “memory” para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook.

Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.1 MHz.

Quantidade de memória RAM

Ainda na guia “memory“, em Size você verá a quantidade de memória RAM do seu PC. No exemplo abaixo, você pode ver que meu notebook tem 6 GB (6060Mbytes).

Na guia “SPD”, você pode consultar outras especificações da RAM, separadas por slot, caso seu PC use dois ou mais pentes de memória RAM. Na caixa “Memory Slot Selection” você pode selecionar um slot diferente para ver informações.

Como descobrir qual a memória RAM máxima meu PC suporta?

Antes de comprar mais memória RAM para seu computador ou notebook, é muito importante você saber qual a capacidade máxima de RAM da sua máquina. Afinal, o que adianta você comprar dois pentes de 8Gb, para fazer sua máquina ter 16GB de RAM, se a capacidade máxima dele for 8GB? Valeria mais a pena ter comprado dois pentes de 4GB, não é mesmo?

Lembre-se de que, quanto maior for a capacidade de um pente de memória, maior será seu preço no mercado.

Para fazer a verificação é necessário acessar o site Mr Memory. Após acessar o site, que é em inglês, vá na caixa de pesquisa e insira o modelo do seu dispositivo (você também pode navegar pelo próprio site para encontrá-lo) e clique quando localizar o modelo.

Na próxima página, você poderáconferir a capacidade máxima de memória RAM do seu PC.

E então, as informações acima ajudaram você? Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para interagir conosco na seção de comentários.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*