Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

A partir do smartphone é possível identificar um veículo pela matrícula com recurso a aplicações para dispositivos móveis Android e iOS, existindo ainda outras formas de identificar carros pela matrícula que aqui damos a conhecer.

Seja para satisfazer a curiosidade ao passar por um carro desconhecido e querer saber qual é a marca do automóvel, ou para saber as características pela matrícula da viatura e até se tem seguro, estas são as melhores formas de o fazer.

1. Qual veículo é – para Android

A app “Qual veículo é” está disponível gratuitamente para Android e é da autoria do estúdio romeno GliApps. Esta mesma empresa também desenvolveu a “Matrículas Canceladas Portugal”, uma app simples que cumpre bem o propósito.

Infelizmente a aplicação em causa não está disponível para dispositivos iOS à data de redação deste artigo. De igual modo, não está disponível para todos os países, apesar de Portugal ser um dos contemplados, tal como a Espanha e França, entre outros.

  1. Instalar a aplicação Qual veículo é
  2. Selecionar o país pretendido, por exemplo, Portugal
  3. Utilizar a aplicação para rastrear matrículas

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

Em seguida, para utilizar a aplicação, basta inserir o número da matrícula a verificar e pressionar o botão “Que carro é esse?”, com os resultados a serem apresentados quase de imediato. Note-se que a app, para funcionar, requer ligação à Internet.

A pesquisa de matrículas permite descobrir os modelos de carros

A informação é apresentada de forma simples através de um cartão de texto, tal como ilustramos abaixo. No entanto, a aplicação oferece a possibilidade de consultar mais informações sobre a viatura em questão.

  • Para identificar carros pela matrícula com esta app para dispositivos móveis Android, podemos inserir manualmente os dados, registando a matrícula no campo indicado, utilizando uma imagem da galeria, ou captando uma fotografia da mesma.
  • Como Saber Em Que Nome Está O Carro?
  • Os resultados apresentados dizem ao utilizador qual é o modelo do carro em questão, além de este ter acesso a mais informações sobre a motorização, transmissão, dimensões, performance e outras características a partir da matrícula.

Importa, contudo, referir que esta app não revela nenhuma informação pessoal ou sensível, não sendo possível descobrir o proprietário de um veículo pela matrícula. Permite, tão-somente, saber mais sobre o modelo de carro.

2. Tem Seguro? – para Android e iOS

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

A aplicação “Tem Seguro?” da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) deixa o utilizador saber se um automóvel está segurado através dos dados da matrícula. Para tal, basta ter a app instalada no dispositivo móvel.

A pesquisa de matrículas pode ser feita manualmente, ao registar os dados na app, através de uma imagem na galeria do smartphone, ou apontando a câmara à viatura. Em seguida, os resultados são apresentados de forma clara e simples.

  1. Instalar a aplicação Tem Seguro?
  2. Escolher o método para registar a matrícula
  3. Utilizar a aplicação para saber se o veículo tem seguro

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

A verificação de matrícula pode ser feita através de três métodos. (1) Inserindo manualmente os dados da matrícula, (2) através da câmara do smartphone, captando uma fotografia. (3) submetendo uma imagem a partir da galeria do dispositivo móvel.

Ficamos a saber se um carro tem seguro através da matrícula

A aplicação informa o utilizador sobre a existência e validade do seguro automóvel, bem como o número da apólice, a entidade seguradora (empresa) e, por fim, as datas de início e fim do seguro. Os dados têm um grande índice de fiabilidade.

Alternativamente pode aceder ao site da ASF, inserir a data e dados da matrícula do veículo a consultar, sabendo em seguida se o automóvel tem seguro e qual é a empresa seguradora associada.

3. Carros raros – para Android

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

A aplicação “Carros Raros“, da autoria do programador português David Magalhães, é uma ferramenta indispensável para os entusiastas do mundo automóvel. É uma plataforma colaborativa com várias informações de diferentes modelos.

Introduzindo a matrícula, o utilizador tem acesso a vários dados do veículo em questão, tal como o modelo, ano, versão do mesmo e outras fotografias após a aprovação do dono. A app apresenta ainda o número de unidades em Portugal.

A plataforma é utilizada sobretudo pelos donos de carros clássicos, ou viaturas raras, bem como pelo público em geral. Os primeiros podem disponibilizar informações, imagens e detalhes dos seus automóveis para os restantes utilizadores.

É possível descobrir o proprietário do veículo pela matrícula

Em Portugal, através do Portal do Cidadão, é possível obter informações através do Registo Automóvel. Algo útil sobretudo nos casos de acidente e fuga, em que também deverá reportar o caso às autoridades competentes, fornecendo todos os dados.

Seja a GNR ou a PSP, além de conseguirem identificar o veículo pela matrícula, também poderão descobrir o proprietário e agir consoante a situação.

Outra das instâncias em que tal pode ser útil é no processo de compra de carro usado. Neste caso, indicamos a plataforma online do Instituto dos Registos e Notariado em que também é possível descobrir o proprietário do veículo pela matrícula.

3 dicas ao rastrear matrículas com o smartphone

1. Enquadrar bem a matrícula do carro. Com especial cuidado para alinhar bem horizontalmente a matrícula dentro da imagem, enquadrando-a na área indicada no ecrã do smartphone para cada aplicação.

2. Não captar a foto de lado, ou de cima. Evitando captar as imagens de um lado, ou outro, nem mesmo de cima, ou de baixo. Ângulos acentuados, ou rotações, dificultarão o reconhecimento das matrículas, distorcendo as suas proporções.

3. Capta uma Imagem focada. Evitando a captação de imagens desfocadas, tocando no ecrã do smartphone para garantir que o ponto de foco reside na matrícula do carro, aumentaremos as chances de sucesso ao verificar a matrícula.

Recomendamos a qualquer utilizador a boa-fé na utilização desta aplicação de pesquisa por matrícula, além do respeito pela propriedade alheia. Alertamos ainda para a possibilidade de as informações estarem incompletas, ou erradas.

Agora que sabes como identificar um veículo pela matrícula, descobre as melhores apps para seguir encomendas internacionais, com sugestões para Android, iOS e computador. Por fim, vê ainda os melhores aquecedores, com opções de vários tipos.

Como rastrear e localizar um veículo a partir da placa

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

A placa de um veículo funciona como a sua identificação e é possível encontrar informações sobre ele a partir da sua numeração. Isso serve tanto para quando uma pessoa precisa localizar um veículo em casos de problemas (como acidentes, atropelamentos e assaltos) quanto para rastrear informações sobre ele em casos de compra.

Mas como localizar um veículo a partir da placa? Descubra a resposta para essa pergunta no nosso artigo de hoje!

A importância da identificação pela placa do veículo

Ao ver um veículo se envolver em algum tipo de acidente, seja um atropelamento ou alguma manobra irregular que tenha levado prejuízo a outro condutor ou a nós mesmos, inclusive quando notamos que aquele carro foi utilizado na participação de algum roubo ou assalto, sempre temos como instinto anotar a placa do automóvel. Mas de que forma essa informação é útil?

Pela consulta do número da placa, é possível saber algumas informações valiosas daquele carro, como o ano de fabricação, o número do chassi e o modelo correto do veículo. Isso fará com que as autoridades competentes se encarreguem de praticar as ações necessárias, para que você não tenha que lidar sozinho com atitudes alheias que poderão oferecer algum tipo de prejuízo.

Onde fazer a consulta para localizar um veículo

Uma das opções é se dirigir ao Detran mais próximo de sua residência. Eles contam com um serviço que fornece algumas informações a respeito de um veículo pela placa.

Este serviço também é disponibilizado no site de alguns Detrans. Normalmente, os sites têm o endereço: www + detran +sigla do estado +gov.br.

Para acessar o serviço, o caminho é entrar no site referente ao seu estado e encontrar a opção “Consulta de Veículo” ou “Consulta de Placa”. Mas se tratam de informações bem básicas.

Outra boa opção é a Carcheck. Fornecemos informações completas a respeito de um veículo pela sua placa, o que além de facilitar o rastreamento, proporciona segurança em negociações. Afinal, informamos o histórico do carro de maneira rica, evitando que ele seja adquirido sem os devidos dados sobre sinistros, multas e outros inconvenientes.

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

Lembrete

Muitos dos dados são considerados confidenciais, portanto não perca a sua razão com conflitos relacionados. Fornecer informações sobre o proprietário do veículo, por exemplo, é considerado ilegal e é um serviço que a Carcheck não realiza.

Outro fator que deve ser considerado é não confiar em sites que oferecem o rastreamento de placa de forma gratuita.

Atualmente, na internet, existem muitos malfeitores que podem trazer várias dores de cabeça, como a instalação de vírus em seu computador e até mesmo o roubo de dados.

Em caso de dúvidas quanto a melhor forma localizar um veículo de maneira segura e com riqueza de dados, entre em contato com a gente.

Já passou por algum inconveniente em que foi necessário anotar a placa do veículo do infrator? O rastreamento necessário foi bem-sucedido? Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Aproveite os comentários, compartilhe com a gente as suas experiências sobre o assunto e até o próximo post!

Saiba Como Consultar Veículo Pela Placa Gratuitamente Em 3 Minutos

Consultar um veículo pela placa é uma boa maneira de antecipar e resolver possíveis pendências constantes no automóvel. Porém, nem todos os condutores entendem como funciona esse processo.

Leia também:  Como Se Chama Pessoa Que Muda De Sexo?

Você sabe como funciona o emplacamento de veículos no Brasil? Ou, ainda, que todas as informações que podem ser obtidas por meio de uma consulta pela placa do veículo? Para muitos condutores que estão adquirindo um veículo, realizar uma consulta pela placa pode evitar uma série de problemas, como multas e débitos.

Outra novidade recente nas estradas brasileiras são as placas padrão do Mercosul; você já se perguntou se deve fazer a troca para esse modelo? Tem alguma dúvida de como fazer a consulta pela placa corretamente? Então acompanhe este artigo até o final!

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?

Já precisou consultar um veículo pela placa e não soube como fazer? Neste artigo, explicarei isso e muito mais sobre o emplacamento de veículos no Brasil.

  • As placas dos veículos têm finalidades bastante importantes, como a sua identificação, a organização e o controle do sistema de trânsito e de seus integrantes.
  • Muitas vezes, no entanto, nos questionamos sobre como funciona a distribuição das placas para os veículos no país, quem regulamenta esse processo e de que forma podemos fazer uso da placa para obter informações.
  • Por exemplo, se um veículo colide com o seu e o motorista foge, com o número da placa é possível encontrar proprietário do veículo responsável pelos danos.
  • Além disso, você, quando vai adquirir um veículo usado, pode utilizar dados de identificação do veículo para saber se ele possui dívidas com o Poder Público e, assim, você pode se livrar de uma furada.

Consulte qualquer veículo pela placa em poucos minutos. Descubra AGORA: Chassi, renavam, proprietário e multas de um veículo:  Clique aqui e consulte agora.

  1. Por isso, reuni, neste artigo, uma série de informações valiosas para que você compreenda melhor o sistema de emplacamento de veículos e de que maneira as placas podem ser usadas a seu favor.
  2. Além disso, explicarei as mudanças que estão acontecendo nas placas usadas nos veículos no Brasil, quais são as novas características e suas finalidades.
  3. Falarei, ainda, o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), lei que rege o nosso Sistema de Trânsito, sobre o emplacamento dos veículos e sobre as consequências para os condutores que desrespeitarem essa legislação.
  4. Ao final deste artigo, você saberá:
  • a função das placas dos veículos;
  • como funciona a placa no padrão Mercosul;
  • quem é obrigado a fazer a troca da placa do veículo para o novo modelo;
  • onde encontrar o RENAVAM do veículo;
  • como consultar a situação dos veículos utilizando a placa e outros dados;
  • onde a consulta pode ser feita;
  • quais infrações de trânsito estão relacionadas a irregularidades no emplacamento.

Preparado para se tornar um motorista bem informado?

Boa leitura!

Qual a Função da Placa do Veículo?

No Brasil, há uma determinação para que todos os veículos automotores – carros, motos, caminhões, ônibus, etc. – sejam emplacados.

  • As placas são uma forma de identificar os veículos e são registradas no RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores.
  • O órgão responsável por cuidar desse registro e realizar a distribuição das sequências a serem estampadas nas placas dos veículos é o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
  • A sequência da placa de um veículo é única em todo o país e não pode ser atribuída a outro automóvel, mesmo depois de seu primeiro ter recebido baixa.
  • Ela funciona, de certa forma, como o seu RG ou CPF, mas do veículo: único, pessoal, intransferível e reconhecido em todo o país.
  • O tipo de placa utilizado atualmente mostra uma série de informações acerca do veículo e permite que os órgãos o reconheçam caso, por exemplo, seja preciso multá-lo por algum motivo.
  • A seguir, falarei sobre essas características e como você pode reconhecer a categoria de um veículo por meio da placa.

Tipos de Placas e Significado das Cores

Como Saber Em Que Nome Está O Carro?Placas vermelhas com caracteres brancos são usadas em táxis e veículos de aluguel

  1. As placas, no Brasil, são divididas por cores, de acordo com o seu tipo e, por meio delas, é possível saber a que atividade um veículo se destina.
  2. O sistema brasileiro de emplacamento de veículos dispõe, atualmente, de 6 cores de placas: branco, preto, cinza, azul, vermelho, verde.
  3. Suas finalidades são as expostas abaixo.
  4. – Branco com caracteres vermelhos: veículo de aprendizagem (utilizados por autoescolas).

– Preto: quando com caracteres cinza, veículos de coleção; quando com caracteres dourados, veículos de representação (usados por Presidente e Vice-Presidente da República, ministros, ex-Presidente, etc.).

  • – Cinza com caracteres pretos: veículos particulares.
  • – Azul: veículos de missão diplomática, corpo consular, organismo internacional, corpo diplomático, organismo consular/internacional e acordo de cooperação internacional.
  • – Vermelho: veículos de aluguel em geral, veículos usados para transporte público e táxis.

Consultar Carros

Como Consultar Carros em Meu Nome? É do conhecimento da maioria da população Brasileira que um dos comércios que mais cresceram nos últimos anos é o de automóveis.

No entanto, há muitas dúvidas e também problemas que envolvem as negociações principalmente de veículos usados.

Que poderiam ser resolvidos com uma simples consulta de carros em seu nome. Sendo assim, é indispensável fazer uma consulta do carro que está em seu nome.

No entanto, ela pode ser feita de várias maneiras e para várias situações que envolvem qualquer assunto de veículos.

Portanto, é importante lembrar que o procedimento de fazer uma consulta é acima de tudo simples. Leia o artigo até o fim e veja como proceder.

Ao consultar o carro em meu nome, o proprietário fica sabendo como está a documentação do veículo. Dessa forma ele também sabe o que fazer para resolver algum problema que houver com o veículo.

Para tal procedimento, é necessário acessar o site oficial do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). E saber se:

  • Os documentos do carro estão em dia.
  • Seguro obrigatório e licenciamento estão legalizados.
  • O IPVA ( Imposto sobre Propriedades e Veículos Automotores).
  • Quantos donos o carro já teve.
  • O veículo já se envolveu em colisões.
  • A porcentagem de danos decorridos em colisões.
  • O carro já teve PT(Perda Total).
  • O veículo pode ser aceito por alguma agência de seguros.
  • Como transferir um veículo e outros pontos importantes.

COMO CONSULTAR CARROS EM MEU NOME

O DETRAN(Departamento estadual de trânsito) fornece aos seu usuários todas as informações que eles precisam a respeito do seu veículo.

Acima de tudo é um serviço totalmente gratuito, pois se trata de um órgão estadual. Dessa forma vamos apresentar neste artigo todos os DETRANS estaduais do Brasil, confira como é feita a consulta:

Passo 1 – Acesse o site oficial do DENATRAN: https://sso.acesso.gov.br/login.

Passo 2 – No menu à esquerda escolha “Login” em baixo de “Usuário”. O sistema vai te identificar dessa forma.

Passo 3 – Depois de fazer o login, no menu à esquerda escolha “Veículo” em baixo de “Consultar Carros em Meu Nome”

Passo 4 – Na página “Consultar Veículo”. Preencha os campos Código Renavam, Placa ou CPF/CNPJ.

  • Passo 5 – Faça “Prosseguir”
  • Recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN
  • Vale lembrar que o interessado em obter informações de como está o seu carro, precisa passar detalhadamente os dados do veículo no site oficial do DENATRAN de seu estado.
  • O DENATRAN é um órgão público nacional que atende todo o território nacional.

ACRE / AC

Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN Acre – CRLV Digital. Com a instalação do aplicativo será possível consultar carros em seu nome e demais serviços disponíveis.

ALAGOAS- AL

Para o estado de Alagoas, é necessário acessar o DETRAN alagoano. Para um procedimento feito a partir de um celular, recomendamos a leitura do artigo: Como baixar o aplicativo do DETRAN Alagoas.

AMAPÁ-AP

O proprietário do veículo no estado do Amapá que desejar fazer uma consulta do carro em seu nome, deverá acessar o site oficial do DETRAN( Departamento Estadual de Trânsito).

Também é possível consultar carros em meu nome instalando o aplicativo do DETRAN em seu aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN Amapá.

AMAZONAS-AM

O procedimento para consultar carros em seu nome no estado do Amazonas é acessando o site oficial do DETRAN e especificando o que você precisa  saber.

Também é possível consultar veículos em seu nome usando o aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como baixar o aplicativo DETRAN Amazonas

BAHIA-BA

Na Bahia, o condutor pode acessar o site oficial do DETRAN e solicitar uma consulta do veículo que está em seu nome.

No entanto, é necessário digitar com detalhes os dados do veículo que está sendo consultado, e assim ter o conhecimento de como está o carro em seu nome.

Também é possível realizar esse tipo de consulta através do celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: DETRAN Mobile Bahia.

CEARÁ-CE

Para consultar carros em seu nome no estado do Ceará, é necessário acessar o site oficial do DETRAN do referido estado.

Dessa forma, o proprietário do veículo pode ter a consciência das condições do veículo que está em seu nome, se está tudo legalizado e em condições de uso normal.

Também é possível realizar uma consulta de veículos usando o aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como baixar o Aplicativo DETRAN Ceará.

Leia também:  Como Se Chama A Planta Que Dá O Melão?

DISTRITO FEDERAL-DF

No distrito federal, o condutor que quiser consultar o carro em seu nome deve acessar o site oficial do DETRAN.

Sendo assim  ele detalhar os serviços do órgão, escolhendo as opções que o próprio site do DETRAN mostra aos motoristas.

Os usuários também podem consultar veículos com o aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN – Distrito Federal.

ESPÍRITO SANTO-ES

  1. Acesse o site oficial do DETRAN no estado do Espírito Santo, e tenha conhecimento do carro registrado em seu nome.

  2. Portanto, ao saber como está seu veículo você deve se informar também sobre o que fazer para resolver os possíveis problemas do carro,  no site estão disponíveis essas informações.

  3. Também é possível realizar consultas de veículos com o aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN – Espírito Santo

GOIÁS-GO

Para consultar carros em seu nome no estado de Goiás, o interessado deve acessar o site oficial do DETRAN( Departamento Estadual de Trânsito).

E assim obter as informações que precisa. Da mesma forma, o condutor pode saber detalhes importantes da documentação do carro registrado em seu nome. E se pode continuar usando-o normalmente.

Você pode consultar veículos em seu nome e também as demais informações usando o celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como Baixar o Aplicativo do DETRAN – Goiás.

MARANHÃO-MA

No Maranhão, o proprietário do veículo pode consultar o carro em seu nome, acessando os site oficial do DETRAN.

Depois disso, ele terá consigo as informações precisas a respeito do seu veículo. No entanto, é preciso especificar de forma objetiva os dados do veículo que está sendo consultado. Pois o sistema de informações trabalha com dados passados pelos usuários.

Com o celular também é possível realizar esse tipo de consulta em seu veículo. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como Instalar e Usar o Aplicativo DETRAN Maranhão.

MATO GROSSO-MT

Os dados do veículo que você deseja consultar estão no site oficial do DETRAN do estado do Mato Grosso. Para ter acesso a este site.

  • Dessa forma você vai ter conhecimento das condições que seu veículo apresenta, e saber também detalhes sobre os possíveis serviços necessários que a documentação do seu carro precisa.
  • Usando a aparelho celular também é possível consultar as condições de um veículo em seu nome.
  • Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo> Aplicativo do DETRAN Mato grosso – Serviços Disponíveis

MATO GROSSO DO SUL-MS

Da mesma forma os sul-mato grossense podem consultar carros em seu nome no DETRAN de seu estado. No site oficial do órgão, ele pode saber as condições que seu veículo se encontra.

No entanto, para tais informações, ele precisa acessar o site oficial do DETRAN, e dessa maneira conseguir o que necessita do seu veículo.

Você também pode consultar veículos através do seu aparelho celular. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como instalar o Aplicativo do DETRAN – Mato Grosso do Sul.

MINAS GERAIS-MG

Para saber os detalhes do seu carro em Minas Gerais. Em seguida passe os seus dados detalhadamente para que eles possam analisar seu veículo e responder sobre as condições dele.

Depois disso, digite detalhadamente os dados dos veículos que deseja consultar, alguns instantes depois você terá total consciência de como verdadeiramente se encontra seu veículo.

Os usuários podem consultar veículos e todas as suas condições através de um aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN – Minas Gerais.

PARÁ-PA

Neste grande estado brasileiro é possível se informar a respeito do veiculo em seu nome. Para isso, acesse o site oficial do DETRAN do Pará.

Depois disso,  passe detalhadamente os dados do carro em seu nome. Se você agir de acordo com o que o site pede, em alguns instantes terá as informações que necessita do seu carro.

Para consultar veículos usando o aparelho celular que estão registrados no estado do Pará, recomendamos a leitura do artigo: Como Instalar o Aplicativo do DETRAN – Pará.

PARAÍBA-PB

Na Paraíba é possível consultar seu veículo acessando o site oficial do DETRAN(Departamento Estadual de Trânsito).

Depois disso, é preciso digitar os dados do carro em análise no site, e em alguns instantes receber as informações que estão sendo buscadas pelo órgão do DETRAN da Paraíba.

Se você é condutor de veículos, e mora em alguma cidade do estado da Paraíba, saiba que é possível consultar carros em seu nome pelo celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN Paraíba – Serviços Disponíveis.

PARANÁ-PR

Para consultar um carro no estado do Paraná, o proprietário deverá acessar o site oficial do DETRAN do estado. Em seguida, ele precisa digitar os dados do veículo em pauta.

Dessa forma, ele vai receber informações precisas que o ajudarão a conhecer as condições do seu carro.

Também é possível consultar veículos em seu nome no estado do Paraná. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN Paraná Inteligente.

PERNAMBUCO-PE

O estado de Pernambuco conta com um excelente serviço de DETRAN. Portanto, nele você pode fazer uma consulta detalhada do veículo registrado em seu nome.

Dessa forma, o usuário deve acessar o site oficial do órgão de DETRAN. E em seguida apresentar os dados do veículo que está sendo buscado. Com isso o condutor passa a saber os detalhes que compõem seu carro.

Com seu aparelho celular também é possível consultar carros em seu nome. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Como Baixar e Usar o Aplicativo do DETRAN Pernambuco.

ESTADO DO PIAUÍ-PI

Para consultar o carro que está em seu nome no estado do Piauí, o usuário deve acessar o site oficial do DETRAN. Através dessa busca ele passa a conhecer os documentos do seu carro.

Vale lembrar que o usuário vai fazer uma consulta bem particular de um bem que está em seu nome. Por isso, é bom seguir as diretrizes que o site pede e assim desfrutar do serviço deste importantes órgão público.

No estado do Piauí os condutores de veículos também podem realizar consultas gerais usando o aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Como Baixar o Aplicativo do DETRAN Piauí.

 RIO DE JANEIRO-RJ

No estado do Rio De Janeiro, o proprietário que precisar consultar um carro em seu nome devem em primeiro lugar acessar o site oficial do DETRAN.

E assim detalhar especificamente o que deseja saber sobre seu veículo. Depois disso, o sistema vai mostrar como está a documentação do carro e se está tudo legalizado conforme a lei pede.

Você também pode consultar veículos em seu nome usando o aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN – Rio de Janeiro.

RIO GRANDE DO NORTE-RN

Para consultar carros no Rio Grande do Norte, o usuário deve acessar o site oficial do DETRAN e assim obter as informações que deseja do seu veículo.

Portanto, as informações concedidas pelo site do DETRAN de RN são de suma importância para quem deseja conhecer as condições do seu carro.

Também é possível consultar veículos no DETRAN do Rio Grande do Norte usando apenas um celular conectado a internet. Para este procedimento, recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN RN.

RIO GRANDE DO SUL-RS

  1. O dono de um veículo que precisar consultar o carro no Rio Grande Do Sul deve acessar o site oficial do DETRAN estadual.
  2. Logo em seguida, o proprietário do veículo vai receber os dados que compõem as condições do veículo em seu nome.

  3. No entanto, vale lembrar que estas informações são de cunho particulares entre órgão e o proprietário do veículo.

Você também pode consultar veículos em seu nome pelo celular.

Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN – RS – Veja como baixar e usar.

RONDÔNIA-RO

Em Rondônia você pode fazer uma consultado seu carro através do site oficial do DETRAN estadual. Em seguida você precisa seguir os passos que o site do DETRAN te pedir.

E assim, passar os dados do veiculo que está em seu nome para enfim conseguir obter as informações desejada do seu veículo. Acesse o site oficial e conclua sua consulta.

Com o aparelho celular também é possível consultar veículos em geral no estado de Rondônia. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN RO.

RORAIMA-RR

O DETRAN de Roraima oferece seus serviços que ajudam a população de condutores a resolver quaisquer situações que envolvem veículos.

Para fazer uma consulta basta e acessar o site oficial do DETRAN estadual. Dessa forma, os proprietários de veículos poderão saber as condições dos seus carros.

A consulta de veículos também pode ser feita usando o aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Como baixar e usar o Aplicativo DETRAN Roraima.

SANTA CATARINA-SC

Para fazer uma consulta de veículos em Santa Catarina, é preciso acessar o site oficial do DETRAN, e depois disso especificar detalhadamente os dados do seu carro.

Leia também:  Como Saber Quanto Dinheiro Tenho No Banco?

Depois disso, o sistema do site do Detran vai te apresentar as condições que seu carro se encontra. Através dessa consulta você vai saber o que precisa ser feito para que seu carro continue sendo usado de forma legal.

Com o aparelho celular também é possível consultar veículos em seu nome no DETRAN de Santa Catarina. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Como Baixar e usar o aplicativo do DETRAN – SC.

SÃO PAULO?

Para consultar carros  em meu nome no estado de São Paulo. O interessado deve acessar o site oficial do DETRAN(Departamento Estadual de Trânsito).

E assim obter informações que ele deseja a respeito do seu carro. É necessário escolher o serviço que você quer realizar, o próprio site do DETRAN vai te orientar como fazer.

A consulta de um veículo e demais informações também podem ser feitas com o aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN SP – Veja como baixar e usar.

SERGIPE-SE

Para consultar carros em seu nome no estado de Sergipe. Em seguida você vai entrar no site oficial do DETRAN de Sergipe e assim saber as condições do veículo em seu nome.

Sendo assim, é uma consulta particular entre você e o site do DETRAN. Por isso, você pode passar os dados do seu carro com segurança pois está usando um órgão público do Estado.

No estado de Sergipe também é possível consultar veículos em seu nome usando o aparelho celular. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN Sergipe.

TOCANTINS-TO

Se você tocantinense quiser fazer uma consulta de veículos em seu nome, você será levado direto ao site oficial do DETRAN de Tocantins.

Depois disso, eles vão pedir para você passar de maneira correta os dados do veículo em seu nome. Alguns instantes depois o próprio site vai passar a vocês os detalhes de com está o seu veículo.

Com seu aparelho celular também é possível consultar veículos em seu nome. Para este procedimento recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo do DETRAN  – Tocantins.

Concluímos este artigo desejando que todos os usuários que o acessarem consigam as informações que precisam de seus carros. Um grande abraço da Equipe Consultar Carros!

Imposto Sobre VeículosImposto Único de Circulação

  • Tem sido uma relativa surpresa para muitas pessoas o facto de encontrarem no Portal das Finanças automóveis que já foram seus, mas que neste momento por diversas razões já não são sua propriedade.
  • Isto acontece porque as Finanças recebem as bases de dados das Conservatórias do Registo de Veículos (antigas Conservatórias do Registo Automóvel) e associam os sujeitos passivos aos números de contribuinte constantes nos registos.
  • A entidade pública responsável pelo registo dos automóveis é o Instituto dos Registos e do Notariado através das Conservatórias do Registo de Veículos, sendo que a entidade emissora das matrículas é o IMT.
  • O problema nunca deverá ser resolvido através das Finanças, a não ser em casos de erro, mas sempre através do IMT ou da Conservatória do Registo de Veículos.
  • De forma simples, o que precisa de fazer caso esteja nesta situação é uma de três coisas:
  • fazer o registo (como vendedor)
  • pedir a apreensão do veículo
  • cancelar a matrícula.

Fazer o registo e pedir a apreensão só é possível através da Conservatória. Cancelar a matrícula (dar baixa) só é possível através do IMT e deve ser sempre a última opção.

  1. O que é que deve fazer entre estas opções depende muito do que aconteceu.
  2. Pelo que tenho constatado, existem os seguintes casos:
  • vendeu o carro a um comerciante de automóveis
  • vendeu o carro a um particular
  • o carro foi para a sucata ou foi entregue para abate
  • teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros
  • está abandonado ou inutilizado
  • foi roubado e nunca apareceu

A primeira coisa que deverá saber é que a não comunicação da transferência de propriedade nos 60 dias seguintes à ocorrência do acto implica o pagamento de uma multa. Ou seja, se vender um carro e não fizer o registo dessa venda na conservatória no prazo de 60 dias após a venda, está sujeito a multa.

Vendeu o carro a um comerciante de automóveis

Se vendeu o carro a um comerciante e ainda tem o carro em seu nome, fique sabendo que, na maior parte dos casos, os comerciantes não fazem o registo dos carros em seu nome. Até que o comerciante venda o carro, este ficará em seu nome.

Não é a forma mais correcta de fazer as coisas mas, é a prática comum no mercado. Isto porque, registar os carros assim que os compram acrescenta custos e trabalho que, muitas vezes não se justifica pelo pouco tempo que os carros ficam com os comerciantes.

Outras vezes haverá em que o comerciante apenas é um intermediário, que retoma o seu carro e o revende a outro comerciante.

As razões são diversas e variadas, o importante a reter é que é relativamente habitual e que, desde que tenha consigo uma declaração de venda assinada pelo comerciante, não deverá ter problemas, porque a responsabilidade pelo registo é sempre do comprador.

Mas, se está a ler isto, é porque já passou algum tempo, e o carro ainda está em seu nome.

Nesses casos o que tem que fazer é, na minha opinião, contactar o comerciante e dizer que pretende que ele faça o registo e que, se não o fizer, mandará apreender o carro.

O comerciante terá todo o interesse em resolver a situação. Se tal não acontecer, o que tem que fazer é: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

Vendeu o carro a um particular

Se já passaram alguns dias, pelo menos 30, desde que vendeu o carro e este ainda aparece em seu nome no Portal das Finanças, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador.

O carro foi para a sucata ou foi entregue para abate

Este processo deverá ser automatizado desde que tenha feito a entrega num centro de abate autorizado. Nesse caso, deverá ter consigo um certificado de destruição.

Na posse desse certificado, deverá dirigir-se ao IMT e pedir o cancelamento da matrícula.

Se entregou o carro numa sucata não autorizada e não tem certificado de destruição, deverá assumir a transacção como se fosse um venda a particular e pedir a apreensão e se for caso disso, o cancelamento da matrícula.

Teve um acidente e entregou o carro à companhia de seguros

É como se fosse uma venda normal a particular, pode fazer uma de duas coisas: pedir a apreensão ou fazer o registo em nome do comprador. Na minha opinião, deve contactar a seguradora antes, de forma a esclarecer se existe algum procedimento administrativo já pré-estabelecido para estes casos, pode ser que seja mais simples de resolver do que pensa.

Está abandonado ou inutilizado

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT se pretende ficar com o veículo. Se não pretende ficar com o veículo, deve entregá-lo num centro de abate autorizado.

Foi roubado e nunca apareceu

Deve pedir o cancelamento da matrícula no IMT por desaparecimento.

O que é que deve fazer para não se ver nesta situação no futuro?

Imprima em casa o Requerimento de Registo Automóvel (use a mesma folha para frente e verso – imprima mais de uma cópia para o caso de se enganar), preencha e desloque-se com o comprador do automóvel a uma Conservatória do Registo de Veículos ou a uma Loja do Cidadão. Aí, presencialmente, tenha a certeza de que o registo é efectuado.

Se vai entregar o automóvel numa sucata, vai para abate, é salvado ou está/será inutilizado ou guardado sem intenções de circular futuramente, deverá cancelar a matrícula (dar baixa). Para saber como o fazer consulte esta página.

Como mandar apreender um automóvel

Para apreender o automóvel deverá dirigir-se a uma Conservatória do Registo de Veículos, confirmar que ainda está em seu nome, pedir um documento em como o veículo ainda está em seu nome e solicitar a apreensão por não regularização do registo.

A partir daí é aguardar notícias. No entanto, isso não o inibe de continuar a pagar o IUC. Por isso, quanto mais cedo fizer tudo isto, menos chatices e menos imposto pagará. É lógico que as autoridades deverão demorar algum tempo a encontrar o seu carro, e enquanto isso não acontecer é a si que as Finanças irão pedir o pagamento do imposto.

Já agora, aqui fica como saber que carros estão em nosso nome no sítio das Finanças: Como consultar os veículos em meu nome.

09.07.2007. 12:53

Última >>

Acerca do impostosobreveiculos.info | Contacto

Todas as informações pretendem ser de leitura clara, simples e acessível, com o objectivo de constituirem um primeiro acesso à informação pretendida. Por essa razão, poderão não ser totalmente completas ou tecnicamente exactas. No entanto, são dadas de boa fé e com base fundamentada na legislação em vigor.

  • Devido ao contexto e unicidade de cada caso, sempre que necessário, todas as informações deverão ser validadas por escrito junto da entidade oficial responsável.
  • Todos os direitos reservados – é permitida a cópia ou reutilização de partes deste sítio desde que seja atribuída a sua origem e autoria. Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*