Como Saber Em Que Escola Meu Filho Foi Matriculado?

 Como Saber Em Que Escola Meu Filho Foi Matriculado?

Tire suas dúvidas sobre as matrículas nas escolas estaduais para o ano letivo de 2021

O período de pré-matrículas online para novos alunos na rede estadual de ensino inicia dia 03 de fevereiro e foi prorrogado até o dia 05 de fevereiro de 2021. Já para as 30 unidades escolares que farão sorteio de vagas, o período de inscrição para o sorteio será do dia 25 a 26 de janeiro de 2021.

  • Veja abaixo uma série de perguntas e respostas para tirar todas as suas dúvidas.
  • Caso ainda permaneça com dúvidas, entre em contato com as Coordenadores Regionais de Educação pelo telefone: 0800-6447890
  • Como será feita a rematrícula para quem já é aluno da rede estadual?

Em função da pandemia de COVID-19, as rematrículas dos alunos para 2021 ocorrerão de forma automática no Sistema de Gestão da Educação de Santa Catarina (Sisgesc). Os pais ou responsáveis serão orientados pelas escolas a atualizarem seus documentos ao longo do próximo ano letivo. 

Quando será o período de pré-matrículas?

Para as escolas que não farão sorteio de vagas, o período será a partir das 9h00min do dia 03 de fevereiro até as 17h00min do dia 05 fevereiro de 2021.

 Já para 30 unidades escolares que farão sorteio de vagas em função de a demanda ser maior que o número de vagas ofertadas, o período de inscrição para o sorteio será a partir das 9h do dia 25 de janeiro de 2021 até as 23h59min do dia 26 de janeiro, exclusivamente pelo site.

As escolas estão localizadas nas cidades de Biguaçu, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Ituporanga, Joinville, Palhoça, São Bento do Sul, Timbó e Tubarão. Saiba mais detalhes aqui.

Todo o processo será online?

O procedimento é dividido em duas etapas.

A primeira é a pré-matrícula, feita em uma plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo.

A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola). 

E quem não tiver equipamentos para fazer o cadastro online?

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que precisarão de auxílio no preenchimento da pré matrícula utilizando os meios eletrônicos da Unidade Escolar, a inscrição será realizada das 9h às 12h e das 13h às 17h dos dias 03 e 05 de fevereiro de 2021. 

Qual é o prazo para matrícula?

Para as escolas que não farão sorteio de vagas a plataforma online estará aberta entre 9h00min do dia 03 fevereiro até 17h00min do dia 05 de fevereiro. A documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 03 e 08/02/2021, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Qual é o critério para a seleção das vagas?

A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas. 

Posso escolher vaga em qualquer escola?

Apesar de os responsáveis encontrarem diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivar a matrícula.

O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola.

Essa confirmação será feita com o comprovante de residência que será entregue na escola. Consulte aqui a escola mais próxima. 

E se não houver mais vagas em escolas próximas?

Nesse caso, a orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola. Se os responsáveis tiverem a negativa de vaga em escolas próximas, os alunos podem contar com o transporte escolar. 

É possível escolher pelo turno da manhã ou da tarde? 

O cadastro da pré-matrícula permite apenas selecionar o período diurno ou noturno. A definição pelo turno matutino ou vespertino será feita na etapa da efetivação da matrícula e de acordo com a disponibilidade da escola. 

Quais os documentos exigidos para a matrícula?

Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar (PlanCon-EDU), como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares. Veja abaixo a lista de documentos:

a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;b) Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;c) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável.

Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário.

 Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação;d) Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;

  1. e) Ficha de Matrícula Assinada – clique aqui para formulário;
  2. E se os documentos não forem entregues até o prazo limite?

f) Atestado de frequência e/ou boletim atual;g) Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (Todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.

Na impossibilidade da apresentação da documentação indicada nas datas acima, o candidato perderá o direito à vaga. Os responsáveis poderão comparecer de forma presencial e matricular o aluno posteriormente na unidade escolar que ainda tiver vaga disponível. 

Leia também:  Como Saber O Dpi Que Estou Usando?

Há casos em que a matrícula será presencial? 

Resultado Pré Matrícula 2021: Consultar Matrícula, Municipal e Estadual

O resultado pré matrícula 2021 é muito aguardado pelos alunos que pretendem estudar na rede pública de ensino. Basta uma consulta rápida no site para descobrir qual o resultado pré matrícula 2021 e se você já pode efetivar sua matrícula na escola estadual ou municipal.

Resultado Pré Matrícula 2021

O bom é que, da mesma forma que a pré matrícula pode ser feita on-line, o resultado também é divulgado pela internet.

Portanto, continue neste artigo para saber como consultar a matrícula nas escolas municipais e estaduais.

O que é pré matrícula 2021?

  • A pré matrícula consiste na reserva de vagas para alunos que queiram ingressar em alguma escola municipal ou estadual de ensino público.
  • Trata-se, portanto, da primeira fase da matrícula 2021, onde o aluno apenas garante a reserva, mas precisa ainda passar pela fase classificatória.
  • Isso porque, o candidato, durante a pré matrícula 2021, informa a unidade e turno nos quais deseja estudar.
  • Os critérios, então, para ser aprovado pode levar em conta a proximidade entre a casa do estudante e a escola, possível dificuldade de locomoção, ou deficiência física ou intelectual.
  • E, como é para facilitar a vida do estudante ou dos responsáveis pelo aluno, a pré matrícula pode ser feita on-line, bem como a consulta do resultado, dependendo apenas da escola e da região a disponibilidade na internet.

Quem pode participar da pré matrícula?

Todas as pessoas que desejam ingressar em uma escola pública pode fazer o cadastro da primeira fase e aguardar o resultado pré matrícula 2021. Os candidatos podem ser:

  • Crianças em fase de matrícula creche 2021;
  • Alunos que vieram de escolas particulares;
  • Transferidos de uma escola pública, ou;
  • Que desejam retomar as aulas após saída/abandono da escola.

Se você, aluno da rede pública, vai continuar na mesma escola, é só aguardar a renovação de sua matrícula de forma automática.

Portanto, o resultado pré matrícula 2021 é dado somente a alunos que se cadastraram na primeira fase classificatória.

Como se inscrever na pré matrícula?

Para conseguir ser um aluno matriculado na rede pública, é necessário realizar a pré matrícula, como já vimos neste artigo.

Sendo assim, para se inscrever na primeira etapa da matrícula, é só seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o portal Matrícula Fácil Rio;
  • Vai em “Faça sua Inscrição”;
  • Informe o nome do candidato, da mãe e a data de nascimento;
  • Clique em “Continuar”.

Na próxima página é só preencher um formulário, verificar se está tudo correto, e enviar.

Consultar resultado pré matrícula 2021

Fez a matrícula e agora só está esperando pelo resultado? Então saiba que o processo é todo feito pela internet também. A consulta é no mesmo site da Secretaria da Educação onde o aluno reservou a vaga.

Veja como consultar o resultado pré matrícula 2021 sem sair de casa:

  • Acesse o Portal Matrícula Fácil RJ → Clicando aqui;
  • Clique em “Consulte a sua inscrição”;
  • Informe seus dados para ter acesso ao resultado.

Se você, aluno, ou responsável pelo estudante descobrir a aprovação para estudar na escola e turno que escolheu, é hora de levar seus documentos para efetivar a matrícula!

Documentos de matrícula

Com o resultado pré matrícula 2021 em mãos, você ou responsável pelo aluno vai precisar juntar os documentos para a efetivação da matrícula.

Abaixo, segue uma lista de documentação necessária para a próxima etapa:

  • RG e CPF do responsável e aluno (caso o estudante tenha tais documentos);
  • Certidão de nascimento;
  • Histórico escolar;
  • Pedido de transferência carimbado pela escola anterior;
  • Comprovante de residência recente;
  • 2 fotos 3×4.

A matrícula (ainda) não pode ser feita de maneira on-line, por isso é necessário levar os documentos até a escola em que houve a reserva de vagas.

Essas informações sobre o resultado da primeira etapa da matrícula foram úteis para você? Pois saiba que este artigo poderá sofrer alterações caso haja alguma novidade. Então, fique ligado nas possíveis atualizações!

Avalie este artigo! Avaliação média: 4.5Total de Votos: 8 Resultado Pré Matrícula 2021: Consultar Matrícula, Municipal e Estadual

Resultado Pré Matrícula 2021: Consulte Matrícula, Municipal e Estadual

Se você fez o cadastro online para garantir a vaga desejada na escola Municipal e Estadual, fique atento ao resultado de Pré Matrícula 2021! Para saber o resultado do procedimento feito você precisa acessar o mesmo portal, por ele sairá o resultado tão esperado. Para saber mais sobre o resultado de Pré Matrícula 2021, continue lendo!

Resultado Pré Matrícula 2021

Sobre a Pré Matrícula

Agora você não precisa passar horas enfrentando  filas para conseguir matricular seu filho na escola desejada, tudo é feito online com apenas alguns cliques. No conforto da sua casa a Matrícula Fácil 2021 poderá ser feita.

A pré matrícula 2021 garante a vaga do estudante na escola em que deseja estudar. Porém, você precisa entender que o cadastro não garante a vaga. .

No site onde você fez o procedimento para reservar a vaga do seu filho, sairá o resultado de Pré Matrícula 2021. Fique atento!

➤ Regras da Pré Matrícula

Poderão fazer o procedimento da Pré Matrícula apenas:

  • Pais ou responsável  pelo aluno de menor;
  • Alunos que tem idade de 18 (Dezoito) anos;
  • Alunos serão transferidos;
  • Quem vai ingressar no ensino público.

Acesso ao resultado de Pré Matrícula

Todos os alunos que iniciarão os estudos na escola deseja, precisam passar pelo processo de matrícula? Saiba agora quem pode ter acesso ao resultado de Pré Matrícula!

  • Quem deseja mudar de escola Municipal ou Estadual também tem acesso;
  • Estudantes que irão iniciar uma nova etapa nos estudos;
  • Alunos transferidos de outros municípios.
Leia também:  Como Saber Quem Bloqueou No Instagram?

Quem pode fazer o processo de Pré Matrícula sãos os alunos maior de idade ou pais e responsáveis, mas se você não tem acesso a internet não se preocupe! Para saber o resultado você pode utilizar um computador da escola, mas peça autorização.

Consultar resultado de Pré Matrícula 2021

  • Se você deseja saber sobre sua situação em relação ao procedimento, faça a consulta do resultado de Pré Matrícula!
  • Esse procedimento encontra-se no portal da Secretaria de Educação no qual você fez a inscrição, com apenas alguns cliques todos os dados fica a sua disposição.
  • Como exemplo iremos utilizar o site da Secretaria e Educação do estado de São Paulo, e te mostrar o passo a passo:
  • Acesse o site, clique aqui;

Portal da Secretaria de Educação SP

  • Agora, clique na opção de matrícula;
  • Em seguida, preencha a ficha de inscrição com cuidado;
  • Finalize.

Atenção: Quando novas informações surgirem atualizaremos o artigo!

Resultado e Matrícula 2021

Quando o processo da Pré Matrícula acontece não significa que seu filho já possui a vaga definitivamente, por isso é tão importante observar o resultado de Pré Matrícula 2021! Porque, é por ele que você terá informações como:

  • O turno que o aluno irá estudar;
  • A escola na qual o mesmo reservou a vaga.

Sabendo disso, após a divulgação do resultado você precisa ir a escola escolhida a qual conseguiu a vaga para fazer a efetivação da matrícula Municipal e Estadual 2021.

Documentos necessários para matrícula

Para ir a escola na qual foi selecionado e efetivar a matricula Municipal e Estadual, você precisará de alguns documentos importantes. Para te ajudar separamos uma lista com os documentos que geralmente são exigidos pelas escolas, veja:

  • RG – Dos pais ou responsável;
  • CPF – Dos pais ou responsável;
  • RG do aluno – Em casos de alunos que já possuem esse documento;
  • Comprovante de residência – O mais atualizado possível;
  • CPF do aluno – Se o mesmo tiver;
  • Certidão de Nascimento do aluno;
  • 2 fotos 3×4, não leve fotos antigas elas precisam ser recentes;
  • Histórico escolar – Esse histórico deverá ser da escola na qual o aluno participava, além disso prcisa estar assinado pela secretaria.

Se seus documentos estiverem corretos, a escola analisará eles e te dará a vaga definitivamente. Boa sorte!

Avalie este artigo Avaliação média: 4.65Total de Votos: 20 Resultado Pré Matrícula 2021: Consulte Matrícula, Municipal e Estadual

Prefeitura DBSeller – Matricula Fácil

  • A quem se destina a inscrição na Central de Vagas Online?
  • Pessoas físicas residentes no Município de Carazinho (RS), que sejam pais ou responsáveis por crianças de 0 meses a 3 anos, 11 mese s e 29 dias que queira ingressar seu filho na escola de Educação Infantil da Rede Municipal.
  • Qual o período de inscrição?
  • O sistema estará aberto de Novembro de 2020 à Outubro de 2021.
  • Onde posso fazer minha inscrição?
  • Na Secretaria de Educação de Carazinho, nas segundas, terças, quartas, quintas e sextas ou em qualquer computador com acesso à internet.
  • Caso não tenha acesso à internet, onde posso fazer a pré-matrícula?
  • Na Secretaria de Educação de Carazinho. OBS: a Secretaria de Educação atenderá somente nas segundas, terças, quartas, quintas e sextas.
  • Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?
  • Dados do responsável (nome, endereço, telefone, CPF, identidade Dados do aluno (nome, CPF, certidão de nascimento, cartão do SUS (se houver). No caso do cartão do SUS, ele será opcional na inscri ção, mas obrigatório quando a matrícula for efetivada na unidade escolar.
  • Como saberei se meu filho conseguiu a vaga?
  • O responsável deverá acompanhar pelo endereço eletrônico https:// matriculaonline.carazinho.rs.gov.br/alocado.php. Tenha em mãos seu protocolo de inscrição. Quando a vaga for concedida, o responsáv el deverá comparecer à escola ou à creche para confirmar a matrícula no prazo de 5 dias, levando os documentos que comprovem as infor mações fornecidas no momento da inscrição, e os demais documentos necessários para a efetivação da matrícula. Caso a matrícula não seja efetivada no prazo estipulado, a vaga será perdida. Caso isso ocorra, a vaga voltará para o sistema e será disponibilizada para outro candidato.
  • Após ter conseguido a vaga na Rede Municipal, qual a documentação necessária a apresentar no ato da matrícula na Unidade Escolar?
    • Comprovante de escolaridade original ? protocolo, declaração ou guia de transferência ou o histórico;
    • Certidão de nascimento (original e cópia);
    • CPF e RG (original e cópia) ? do(s) responsável (eis) pelo aluno;
    • CPF do aluno;
    • Comprovante de residência (cópia).
    • Cartão de vacinação, atualizado (cópia).
    • Duas fotos 3X4 recentes.
    • Declaração de próprio punho informando cor/raça.
    • Laudo médico e parecer comprobatório no caso de aluno com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, quando for o caso;
    • Cópia do cartão do Bolsa Família, quando for o caso;
    • Cópia do cartão do SUS;
    • Comprovante do grupo sanguíneo e fator RH;
    • Teste do pezinho (cópia), caso aluno da Educação Infantil.

    OBS: Respeitando o prazo estabelecido para a efetivação da matrícula. Para candidatos com deficiência ou transtornos globais do des envolvimento, a não apresentação do laudo poderá ocasionar a perda da vaga.

OBS: Respeitando o prazo estabelecido para a efetivação da matrícula. Para candidatos com deficiência ou transtornos globais do des envolvimento, a não apresentação do laudo poderá ocasionar a perda da vaga.

  • Caso não compareça à Unidade Escolar no prazo para a efetivação/confirmação da matrícula, perco a vaga?
  • Sim. O não cumprimento dos prazos estabelecidos implicará na perda da vaga.
  • Como saber a etapa de ensino para a idade do meu filho?
  • De acordo com a data corte estabelecida por lei federal (31/03), calcule a idade que seu filho terá no ano de 2021.
  • A partir de quantos meses posso fazer a inscrição do meu filho?
  • A partir do nascimento, mediante toda a documentação necessária. Entretanto, a Secretaria de Educação orienta os pais que devem uti lizar o período da licença maternidade, tendo a garantia que a vaga estará disponível para a criança ao término da mesma.
  • O que fazer se eu perder o prazo da matrícula?
  • Deverá fazer nova inscrição e aguardar na lista de espera.
  • O que fazer se a vaga disponível não for a 1ª opção de minha preferência?
  • Deverá comparecer na escola, informar da desistência, fazer nova inscrição e aguardar na lista de espera.
  • Todo aluno tem direito ao transporte escolar?
  • O direito à utilização do transporte escolar é garantido aos alunos da Educação Básica, devidamente matriculados na Rede Mu nicipal de Ensino, residentes na área rural ou de locais comprovadamente de difícil acesso, dentro dos limites territoriais do Município, onde não haja circulação de transporte coletivo. Ressaltamos que, ainda que o aluno tenha direito ao transporte escolar, es te não acontece a partir da residência do aluno, mas em local de embarque que pode ficar distante até 2 (dois) quilômetros da residênci a, dependendo da rota estabelecida pelo município.
  • Quanto tempo devo aguardar para ter a resposta da matrícula?
  • As inscrições poderão ser realizadas durante todo o ano letivo. O responsável poderá consultar periodicamente no sistema https://matriculaonline.carazinho.rs.gov.br/alocado.php, a medida em que as vagas ficam disponíveis nas escolas, a Central de Vagas irá chamar o primeiro candidato da lista, por isso, solicitamos que mantenham os dados de contatos atualizados .
  • Por que minha classificação mudou?
  • A classificação só muda quando é inscrito um pretendente à vaga que possua alguma deficiência, conforme amparado pela lei nº13.146/ 2015, pois é o único critério para distribuição das vagas.
  • Quando e onde devo efetivar a matrícula?
  • A matrícula deverá ser efetivada na unidade escolar (creche ou escola) par a qual o candidato foi alocado. No menu https://matriculaonline.carazinho.rs.gov.br/alocado.php o sistema irá mostrar os dados da escola para a qual seu filho foi alo cado, tais como nome da escola, endereço, telefone e data limite para efetivação da matrícula.
  • Quem pode fazer/solicitar a inscrição?
  • O cadastro no sistema pode ser feito por qualquer pessoa que disponha de todas as informações e documentos necessários. Caso a cria nça consiga a vaga, a efetivação da matrícula na escola ou creche deve ser feita por um responsável legal.
  • Posso trocar a preferência de escola?
  • Sim, pode trocar a qualquer momento caso não tenha conseguido a vaga e esteja na lista de espera. Mas atenção, sua classificação poderá alterar.
  • Posso desistir de uma vaga?
  • Pode, mas a desistência da vaga implica em iniciar novamente o processo de inscrição para candidatar-se uma vaga. Por isso, orientamos que a escolha da(s) unidade(s) no sistema da central de vagas seja feita com toda a atenção para evitar problemas ou a alocação em uma unidade considerada inadequada pelo responsável.
  • Qual(is) critério(s) de preferência de vaga?
  • Conforme Legislação Federal LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. I – Criança com deficiência; II – Data e hora da inscrição.
  • O que acontece, caso eu preencha alguma informação incorreta ou inverídica?
  • Se forem informações inverídicas, o cadastro é anulado e a vaga perdida, caso o aluno tenha sido alocado. Se forem informações incorretas, o responsável pelo preenchimento do cadastro poderá alterar as informações e fazer as correções necessárias.
  • Se eu for contemplado com uma vaga integral e só quiser parcial, como faço o cadastro na unidade que não oferece parcial?
  • Você pode, no ato da matrícula, informar que seu filho(a) só ficará no período desejado, liberando a vaga do outro turno para outra criança.
  • Se eu não tiver a documentação solicitada na inscrição, posso fazer a matrícula?
  • Não, pois ao efetivar a matrícula na unidade escolar, as informações serão verificadas e, se não forem iguais, a vaga será perdida e o cadastro anulado.
  • Se meu filho(a) for alocado e eu só vir após o prazo estipulado para fazer a matrícula? Mantenho a vaga?
  • Não, se não houver a efetivação da matrícula no prazo estipulado, a vaga será ofertada ao próximo da listagem, cabendo ao responsável que perdeu a vaga fazer novo cadastro.
  • No cadastro, existem 2 opções de escola, mas só desejo pleitear a vaga numa única unidade.O que fazer?
  • Preencha apenas a primeira opção, sabendo que a chance de conseguir a vaga é menor do que colocando as duas opções.
  • Não consegui encontrar a escola onde quero a vaga. O que fazer?
  • Confira se a escola pretendida consta da lista, pois existem escolas que não estão no sistema por conta da inexistência de vagas.
  • Existe legalidade que garanta a alocação de irmãos na mesma unidade escolar?
  • O município não possui legislação específica, mas procura alocar ambos os irmãos na mesma escola para assim permitir maior comodida de para a família e segurança para as crianças.
  • Jovens, com mais de 15 anos, e adultos também devem fazer pré-matrícula no sistema?
  • Não, jovens estudantes do ensino fundamental, a partir dos 15 anos de idade e adultos não precisam fazer inscrição no sistema, devem procurar uma das unidades que oferecem as modalidades de ensino fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos. OBS – Criançãs que completam 6 anos de idade até 31/03 devem ser matriculados no 1º ano do ensino fundamental.
  • Não encontrou sua resposta?
  • Entre em contato com a Secretaria de Educação através do telefone (54) 3331-2633 (Setor Central de Vagas).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*