Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo?

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) é um sistema que tem como principal finalidade armazenar os dados todos os veículos que circulam no país. Cada veículo possui um código único de 11 dígitos, que pode ser usado para consultar informações na base do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Através da base RENAVAM, os proprietários podem utilizar o código, placa e CPF para acessar dados como cor, quantidade de passageiros, número da carroceria e até mesmo se existem multas ou ocorrência de furto. Confira abaixo o passo a passo para acessá-la!

  • IPVA 2021: como consultar e pagar pelo celular

Como encontrar o código RENAVAM

O código RENAVAM é um registro único de 11 dígitos que cada veículo possui. Para consultá-lo, localize no canto superior do seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) o item “CÓD. RENAVAM”. Caso queira baixar o CRLV Digital, confira abaixo nosso tutorial:

  • Como baixar e imprimir o CRLV Digital do seu veículo pelo celular

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Localize o código do RENAVAM diretamente no seu CRLV (Foto: Matheus Bigogno/Canaltech)

Como consultar a situação do veículo na base RENAVAM

Passo 1: acesse, através de um navegador, o Portal de Serviços do DENATRAN e realize o login com a conta do Gov.br utilizando o seu CPF.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Acesse a base RENAVAM e efetue o login na sua conta do Gov.br utilizando seu CPF (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: digite a senha no campo indicado e clique em “Entrar”.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Digite a sua senha e clique em “Entrar” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: preencha os campos “Código RENAVAM”, Placa, CPF/CNPJ do proprietário e clique em “Prosseguir”.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Digite o código RENAVAM, Placa, CPF/CNPJ e clique em “Prosseguir' (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: na aba seguinte, você pode visualizar várias informações associadas ao veículo como cor, capacidade e mais.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Em seguida, você pode visualizar todos os dados do seu veículo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: clique em “Indicadores de Situação do Veículo” para verificar se há registro de furto ou multas.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Na aba “Indicadores de Situação do Veículo”, você pode visualizar se há registro de furto ou multa (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: caso o veículo possua um condutor principal, esta informação pode ser acessada na aba “Principal Condutor”.

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo? Na aba “Principal condutor”, é possível visualizar o nome do condutor principal (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode consultar a situação do seu veículo usando a base RENAVAM do DENATRAN.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Saiba como consultar um veículo pela placa

Como Saber Em Nome De Quem Esta Um Veiculo?

Uma placa pode revelar muito sobre um automóvel. Por exemplo, a ordem das letras pode indicar o estado onde ele foi emplacado, dentre outros dados. Na hora de vender e comprar é muito importante saber como consultar um veículo pela placa, para checar se existe alguma multa pendente ligada ao carro. Saiba como fazer a consulta neste artigo.

Conheça o Detran e Denatran

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão executivo que existe em cada estado brasileiro. Suas principais atribuições em geral são as de planejar, coordenar, executar, fiscalizar e controlar ações relacionadas ao trânsito, tais como:

  • Habilitação de condutores;
  • Veículos;
  • Fiscalização, autuação e arrecadação de multas;
  • Estatísticas de trânsito;
  • Educação para o trânsito.

Toda placa de carro é registrada no Detran de seu estado e funciona como uma impressão digital do veículo. Mas vale lembrar que se um automóvel é vendido e transferido para outro Estado, a placa se mantém, alterando apenas o nome do Estado e cidade registrados nela. Portanto, todas informações serão transferidas ao novo Detran.

Além disso, por meio do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), você também pode ter acesso a algumas informações sobre a situação do veículo.

Consultar o veículo pela placa

Para acessar as informações do automóvel, basta acessar o site do órgão correspondente ao Estado registrado. Para isso, digite: www.detran.sigla do estado.gov.br. Veja os exemplos:

  • São Paulo/SP: www.detran.sp.gov.br;
  • Rio de Janeiro/RJ: www.detran.rj.gov.br;
  • Pará/PA: www.detran.pa.gov.br.

Ao acessar o site, localize a área de consulta da placa de carro que, em geral, vai aparecer como “Consulta de Veículo” ou semelhante. Os sites não são padronizados, por isso deve-se observar atentamente onde está localizada a ferramenta de busca, ao encontrar, clique nela.

Na janela que se abre, informe os dados solicitados para consultar o veículo pela placa. As informações exigidas também podem variam conforme o Estado. Por isso, tenha em mãos o documento veicular e a CNH. Por questões de segurança, muitos órgão pedem além da placa o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Esse procedimento ajuda a evitar que qualquer pessoa possa consultar a placa de seu veículo, sem a posse dos documentos. Por isso, se você quer verificar a placa de um automóvel que pretende comprar, a dica é que solicite ao atual proprietário o número do Renavam.

Após informar esses dados, confirme as informações gerais do veículo. O site poderá mostrar a marca/modelo, espécie/tipo, data de fabricação e licenciamento atual, possíveis débitos ou restrições e histórico de infrações. Com relação às multas podem surgir informações sobre pendências pagas, vencidas ou em andamento.

É possível consultar o dono do veículo?

Não, já que isso é um dado confidencial e o site em questão não pode apresentar dados sobre o proprietário do veículo, portanto, é uma prática ilegal. Sendo assim, tome muito cuidado ao acessar qualquer tipo de site em busca dessa e outras informações. Opte sempre pelos órgãos responsáveis.

Compra, venda ou troca de carro

Está com dúvidas em relação ao seu veículo? Saiba que além da consulta pela placa, existem outros procedimentos que envolvem essas questões de compra, venda e troca. Por isso separamos artigos que podem ser do seu interesse logo abaixo.

Leia também:  Como Ver O Perfil De Uma Pessoa Que Me Bloqueou No Instagram?

Boa leitura e até a próxima!

Ative as notificações para receber dicas e ofertas exclusivas

Como descobrir pela matrícula o dono de um carro? – Automóveis Online – A Sua Revista de Automóveis

São diversas as razões que nos podem levar a obter informações acerca do dono de um dado veículo. Por exemplo, a compra de um automóvel usado, um acidente de viação procedido de fuga ou carro roubado. Nestes casos, obter a identificação do dono de um carro pode ser feita através da matrícula do carro.

Assim à primeira vista pode parecer uma tarefa difícil de executar, mas não é, e é de muita utilidade em determinadas circunstâncias.

Por exemplo, imagine que vai comprar um automóvel usado, saber através da matrícula quem foram os antigos donos do veículo é importante para perceber se o veículo teve ou não uma boa utilização. Ao descobrir os seus anteriores donos conseguimos, se os contactarmos, saber se o veículo teve sinistros, se fez as revisões na marca e se os quilómetros atuais são os reais.

Sinistros

Os sinistros num automóvel nem sempre são descobertos, bastando para isso que o dono do veículo não tenha comunicado à Companhia de Seguros o respectivo sinistro de viação. Sim, por existirem sinistros que não resultam de acidentes de viação e não existem mais intervenientes no sinistro. Neste exemplo, sabermos quem era o anterior dono e conseguirmos falar com ele, pode ajudar.

Acidente de viação com fuga

Se for vítima de uma situação de acidente de viação precedido de fuga, saber a matrícula do veículo infrator é extremamente importante.

O Automoveis-Online escreveu o artigo, “Destruíram-lhe o carro e fugiram? Como acionar o FGA – Fundo de Garantia Automóvel?“, onde explicamos o que é que o lesado deve fazer para conseguir minimizar as suas perdas. Porém, a matrícula neste processo é muito importante.

Carro Roubado

Seguramente que já se deu conta que um determinado veículo está estacionado num dado local há imenso tempo e até apresenta estado de degradação anormal. Isto pode indiciar que se trata de uma viatura roubada e neste caso, através da matrícula pode identificar o seu dono e contacta-lo para o informar. A outra alternativa é notificar por email as autoridades para esta situação.

Saber o quem foi o último proprietário do veículo é muito importante para saber se está ou não a correr o risco de estar a comprar um carro roubado.

Comprar um carro usado

Comprar um veículo em segunda mão requer muita atenção por parte de quem compra, seja ele o cliente final ou mesmo o profissional.

Ambos poderão obter, junto de uma Conservatória do Registo Automóvel, diversas informações acerca de uma viatura e para isso é fundamental saber-se a matrícula do veículo em questão.

Existem outras formas de o conseguir, nomeadamente através do Portal do Cidadão, que poderá ser utilizado e consultado por qualquer cidadão Português ou Empresa dentro do horário de funcionamento das Lojas do Cidadão que tenham este serviço. Outra forma é consultar no balcão de atendimento do IRN  – Instituto dos Registos e Notariado.

Este serviço é gratuito?

Não. O serviço tem um custo. Independentemente de ser um direito do cidadão, nos dois exemplo acima descritos, o requerente terá de pagar 5€ pela informação obtida,

No entanto, se a sua intenção for obter informação mais detalhada, ou seja, obter a totalidade de todos os anteriores donos, eventuais penhoras ou reservas de propriedade sobre o automóvel, o valor a pagar passa para os 7€.

Pode ainda obter uma informação mais completa sobre essa matrícula, solicitando uma certidão permanente de registo automóvel no Portal Automóvel Online.

Este serviço é muito completo e tem um custo de 10€. Depois de fazer o pedido vai poder, através de um código, obter informações sobre as alterações ao registo automóvel, dados atualizados sobre a propriedade do veículo, identificação do automóvel, bem como o titular e existência de ónus ou encargos sobre o veículo. Atenção que o código só tem validade de seis meses.

Locais onde pode obter outras informações importantes

No processo de compra e venda de automóveis usados é muito importante saber se a matrícula de um dado veículo está ou não cancelada no IMTT. Para o saber, baste consultar o site do IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes, na área destinada a matrículas canceladas, coloque a matricula e obterá a informação se a matrícula foi ou não cancelada.

Como saber se o veículo está em seu nome?

Ao comprar ou vender um carro, você precisa averiguar se ele está em seu poder junto aos órgãos responsáveis. Saiba aqui como saber se o veículo está em seu nome e faça a consulta sem burocracia!

Você vendeu o seu automóvel, fez todos os processos exigidos pelo Detran, mas não sabe se ele foi realmente transferido para o novo proprietário. Ou até mesmo comprou uma moto, mas não tem certeza se ela já está em seu nome.

Será que o automóvel ou a moto consta que agora você é o dono? Ou ainda é preciso fazer algo para atestar que esse bem lhe pertence? Como saber se o veículo está em seu nome? Quais os passos a serem seguidos a fim de resolver essa pendência?

É bem comum do veículo ainda estar em seu nome, mesmo tendo feito todos os trâmites. A maioria das pessoas deixa para resolver as papeladas após um tempo, o que acaba prejudicando o antigo ou o novo proprietário.

Para evitar esse tipo de constrangimento é bom fazer uma consulta sobre a situação do veículo. Dessa forma, você pode tomar as medidas certas a fim de resolver tudo o que for preciso!

Leia também:  Como Fazer Com Que A Menstruação Acabar Mais Rapido?

Abaixo você terá um passo a passo de como saber se o veículo está em seu nome a fim de se certificar de que tudo foi realizado com segurança!

Se você possui veículos em seu nome chegou à hora de descobrir! Aqui abaixo você poderá realizar a consulta de quantos automóveis ou motos ou quaisquer outros bens locomotivos estão registrados em seu poder!

Além disso, poderá saber se o veículo que vendeu ou comprou já se encontra em seu nome ou no novo proprietário.

  • Passo 1 – Acesse o site para a pesquisa ao clicar em Portal de Serviços DENATRAN
  • Passo 2 – Clique na opção login ou cadastro ao lado esquerdo da tela. É preciso ter cadastro no portal para acessar aos serviços! Além disso, você deve ter CNH Digital ativa para realizar a consulta!
  • Passo 3 – Já feito o login com senha no portal clique na opção Meus Veículos
  • Passo 4 – Preencha as informações exigidas e prossiga
  • Passo 5 – Pronto! Aparecerá uma listagem com todos os veículos em seu nome, caso tenha!

Em apenas 5 passos, você tem acesso a quantos veículos estão em seu poder ou se não há nenhum em seu nome.

Também poderá realizar a consulta com o acesso pelo Certificado Digital, caso possua. Outra forma de acessar os dados no sistema é realizando o cadastro no Brasil Cidadão.

Para isso, clique Conta Brasil Cidadão e faça o cadastro agora mesmo! É rápido e simples! Como saber se o veículo está em seu nome? Confira agora!

Consultas Veiculares mediante placa ou chassi – Passo a passo!

Se você quiser consultar o veículo pela placa ou chassi a fim de saber a sua situação, então, siga os passos abaixo!

O valor para cada consulta realizada é de apenas R$ 3,50. Você só paga se usar, então, aproveite que não tem mensalidade e nem burocracia! Faça agora mesmo!

  • Acesse o site para realizar a consulta clicando Consulte Fácil
  • Procure Consultas Veiculares dentre as opções existentes e clique em Consultar
  • Escolha entre as opções Pessoa Física e Pessoa Jurídica para fazer o cadastro no sistema. Ele é gratuito! Preencha todos os campos, aceite os termos e clique em enviar!
  • Após isso, entre em sua conta no menu Minha Conta. Insira o seu e-mail, senha e clique em Entrar
  • Agora, insira créditos em sua conta e aguarde eles serem liberados
  • Depois de liberado, realize a consulta do veículo pela placa ou chassi em mãos
  • Pronto! Você terá um demonstrativo da situação do veículo conforme a sua necessidade

Essa consulta que você fará em nosso sistema Consulte Fácil utiliza o mais atual sistema da CDL. Ele é um dos maiores bancos de informações cadastrais do Brasil estando disponível em âmbito nacional.

Há uma variedade de consultas que atendem a sua necessidade. Ao informar a placa ou chassi do seu veículo é possível consultar um carro, moto ou caminhão.

Cada consulta possui uma finalidade e você pode escolher a que mais se adequa a sua necessidade.

  • Decodificador de Chassi
  • Leilão
  • Localizador de Motor
  • CRV’s / CRLV’s Bloqueados
  • Agregados
  • PT (Indenização Integral Irrecuperável)
  • BIN Nacional
  • BIN Estadual
  • BIN Roubo e Furto
  • Gravame

Outras informações importantes!

  • Antes de comprar um veículo verifique se ele está regularizado perante o Detran realizando a consulta
  • Após feita a transferência do veículo, o antigo proprietário tem 30 dias para avisar ao Detran que vendeu e para quem vendeu o veículo
  • Nunca forneça uma procuração em branco a loja ou qualquer pessoa, pois ela terá poderes legítimos de agir em seu lugar. É um risco muito grande de você ser prejudicado pela má fé dos outros!
  • Caso você compre um veículo e queira garantia, não aceite a transferência direta. Para isso, exija que o veículo seja transferido da loja para você
  • Se o lojista não fizer a transferência e o novo dono cometa infrações, multas, essas serão todas pontuadas para o antigo dono. Por isso, tome cuidado e realize a transferência o quanto antes!

Caso queira realizar outras consultas, escolha uma das opções em nosso site Consulte Fácil!

✅ Consultar Proprietário de Veículo pela Placa → ✓【CONFIRA AQUI】

Consultar proprietário de veículo pela placa, é mais um dos muitos cuidados que se deve ter ao comprar um veículo usado. Pois a placa de um veículo, traz muitas informações! Esta averiguação pode ser muito importante para evitar dor de cabeça no futuro.

Para Consultar  o proprietário junto aos DETRAN só é possível com o código RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou o número do Chassis do veículo.

Por exemplo, na Bahia, executar o serviço de:  proprietário de veiculo ba, é só acessar o site http://www.detran.ba.gov.br/ e ir na opção situação do veículo!

Já em Brasília, é muito fácil consultar proprietário de veiculo pelo RENAVAM df. É só acessar o site http://www.detran.df.gov.br/ e ir na opção situação do veículo!

Porém existem muitos sites na internet oferecendo este serviço Proprietário de um Veículo pela Placa. São disponibilizadas algumas informações básicas gratuitamente e outras informações mais complexas, pagas.

Para ficar mais prático seu entendimento sobre o tema Consultar Proprietário de um Veículo pela Placa, responderemos os seguintes tópicos abaixo:

Como Consultar Proprietário De Veículo Pela Placa?

  • Consultar  Veículo pela Placa é uma das facilidades que o mundo da internet tem para nos oferecer. São várias informações obtidas através destas consultas, tais como:
  • Multas de trânsito, envolvimento com acidentes ou sinistros, quilometragem, risco de recusa em companhias de seguro, roubos, furtos e muito mais!
  • As informações e os valores a serem cobrados por estes sites variam de acordo a quantidade de informações solicitadas.
Leia também:  Explica O Que É O Bit E Como É Representado?

A seguir os principais sites: https://www.olhonocarro.com.br/consultar-veiculo-pela-placa-gratis-e-paga – https://tabelademultas.com.br/consultar-nome-proprietario-pela-placa-carro – https://www.ghconsultas.com.br/ – https://doutormultas.com.br/consultar-veiculo-pela-placa

Ao acessar o site, Proprietário de Veículo pela Placa, você deve ter a numeração da placa do veículo em mãos e um e-mail cadastrado, para onde a informação solicitado será enviada.

Os serviços oferecidos são classificados de acordo a complexidade das informações. São oferecidos: Informações completas de veículos, informações básicas, informações de leiloes ou simplesmente dados cadastrais do veículo. No Estado de São Paulo, operacionalizar o serviço, consultar dados do proprietário do veiculo pela placa sp é muito simples!

Acesse o site agora no endereço https://www.detran.sp.gov.br e faça sua pesquisa. Os Detrans só disponibilizam este serviço de Proprietário de Veículo pela Placa, se você estiver de posse do código RENAVAM ou do número dos chassis do veículo. Você pode consultar proprietário de veiculo pela placa grátis, somente através dos DETRAN estaduais.

Consultar RENAVAM Pela Placa

Alguns estados da federação através do DETRAN oferecem este serviço de consultar o RENAVAM pela placa à população. Você deve acessar o DETRAN de seu estado e acessar a ABA que contem “SITUAÇÃO DO VEÍCULO”.

Porém a grande maioria dos Detran só oferece este serviço se você estiver de posse do número do chassi do carro. No entanto, existem sites na internet especializados em oferecer estas informações. Ao acessar um destes sites, você deve ter a placa do carro em mãos e um e-mail cadastrado, para onde a informação solicitado será enviada:

https://www.olhonocarro.com.br/consultar-veiculo-pela-placa-gratis-e-paga https://tabelademultas.com.br/consultar-nome-proprietario-pela-placa-carro https://www.ghconsultas.com.br/

Consultar Placa De Veículo Roubado, Como Fazer?

Como saber se o Veículo que você está planejando comprar, não é roubado ou está com mandado de busca por falta de pagamento? Atualmente estas consultas para saber se o Veículo foi roubado, são bem simples de se fazer. Você deve ter em mãos documentos do veículo como o código RENAVAM ou o número dos chassis.

Você deve acessar o DETRAN de seu estado e acessar a ABA que contem “SITUAÇÃO DO VEÍCULO”. Portanto, se você não tiver o código RENAVAM ou o número dos chassis do veículo, você pode fazer esta consulta acessando os vários sites disponíveis na internet, como os sugeridos abaixo:

https://www.olhonocarro.com.br/consultar-veiculo-pela-placa-gratis-e-paga https://tabelademultas.com.br/consultar-nome-proprietario-pela-placa-carro https://www.ghconsultas.com.br/

Consultar Veículo pela Placa Grátis

O Site do DETRAN disponibiliza várias ferramentas de consultas online totalmente gratuitas, facilitando assim a vida de quem está prestes a adquirir um veículo ou até mesmo vendê-lo.

Dentre os serviços online do DETRAN de consultas pela placa do veículo, você irá encontrar:

  • Registro de furto ou roubo
  • Débitos
  • Restrições
  • Vistorias
  • Consultar proprietário de veículo pela placa grátis
  • Consultar multas pela placa grátis

Para quem deseja obter mais informações é necessário comparecer até o DETRAN de sua cidade, e esclarecer todas as suas dúvidas. Mas para quem deseja mais comodidade, pode acessar o Portal do Detran de onde estiver.

  • DETRAN São Paulo: https://www.detran.sp.gov.br/
  • DETRAN Rio Grande do Norte: http://www.detran.rn.gov.br/
  • DETRAN Minas Gerais: https://www.detran.mg.gov.br/
  • DETRAN Rondônia: https://www.detran.ro.gov.br/
  • DETRAN Maranhão: http://www.detran.ma.gov.br/
  • DETRAN Paraíba: http://detran.pb.gov.br/
  • DETRAN Amazonas: https://www.detran.am.gov.br/
  • DETRAN Piauí: http://www.detran.pi.gov.br/

Consulta No Detran, Quais Serviços Estão Disponíveis?

As consultas disponíveis nos Detran de todo Brasil, oferecem todos os serviços gratuitamente, relacionadas ao veículo e ao condutor. Você pode solicitar informações a respeito de:

  • Situação do Veículo;
  • Pontuação do condutor;
  • De como adquirir a primeira habilitação e/ou renovação de habilitação;
  • De como licenciar seu veículo;
  • Resultado de exames;
  • De como adquirir Permissão internacional para dirigir.

Como Localizar o Endereço de uma Pessoa pela Placa

Infelizmente por forma de busca online não existe mais a possibilidade de realizar pesquisa.

Para obter essa informação, é necessário comparecer ao DETRAN de sua cidade e solicitar um formulário que será preenchido solicitando essa informação.

Geralmente essa certidão possui uma taxa a ser paga. O valor varia entre os DETRANS de cada estado.

Como Saber se o Veículo está no Meu Nome

Para realizar a consulta de forma online e saber se consta em seu nome algum veículo, basta primeiramente se cadastrar no Portal de Serviços do DENATRAN, depois é só seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Portal de Serviços do DENATRAN
  • No menu à esquerda clique em “Login” logo embaixo de “Usuário”
  • Depois de fazer o login, no menu à esquerda selecione “Veículo” embaixo de “Consulta”
  • Na página “Consulta Veículo”, preencha os campos “Código do RENAVAM, Placa ou CPF”
  • Clique em “Prosseguir”
  • Confira a listagem.

Mas também se preferir, basta ir até o DETRAN de sua cidade.

Baixar Aplicativo Consulta Placa

Outra ferramenta gratuita para consultar placa de um veículo é o aplicativo Sinesp Cidadão. Ele fornece uma consulta que busca a situação do veículo a partir da digitação da placa.

A partir de pesquisa à base de dados do Denatran, recebe as informações sobre a existência de restrição por furto ou roubo, além de informações sobre a marca, modelo, cor, cidade/UF e final do chassi do veículo.

Se o aplicativo detectar algo irregular, o sistema avisa e dá a opção do usuário ligar de forma anônima para a polícia, que irá até o local para averiguar a situação do veículo.

De forma gratuita, o aplicativo está disponível para dispositivos com os sistemas operacionais IOS e Android. Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples consultar proprietário pela placa. Não perca Tempo!

Aproveite e acesse nosso artigo principal: → Consultar a Placa: Saiba Mais Sobre a Placa do Seu Veículo  e veja outros artigos.

Veja o vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*