Como Saber As Calorias Que Consumo?

Se você quer emagrecer ou engordar, ou mesmo se está satisfeito com seu peso, em algum momento de sua vida você vai descobrir quantas calorias têm os alimentos é algo bem relevante na alimentação.

As calorias dos alimentos determinam a quantidade de energia que você está fornecendo ao seu corpo todas as vezes que você se alimenta. Por exemplo, uma colher de margarina normal tem 60 calorias, enquanto a mesma medida da margarina light tem 29 calorias.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

E descobrir quantas calorias têm os alimentos não interessa apenas àqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso de alguma forma. Saber o valor nutricional e energético dos alimentos influencia diretamente na saúde e é por isso que esse é um assunto tão importante.

Então, tenha em mente: se você quiser fazer qualquer tipo de dieta, procure um nutricionista.

Como descobrir quantas calorias têm os alimentos?

Mas, voltando ao assunto, como será que as pessoas descobrem quantas calorias têm os alimentos? Existe um cálculo para saber esse tipo de coisa?

Para quem não sabe, o profissional responsável por calcular e descobrir as calorias dos alimentos são os nutricionistas. Eles seguem um cálculo que leva em consideração o grupo alimentar da comida que está sendo avaliada, como se é proteína, carboidrato, lipídio e assim por diante.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

Entretanto, a primeira coisa a se levar em consideração mesmo são as porções e as medidas que serão calculadas e que costumam variar de acordo com a especificidade do produto. Pode ser gramas, fração, fatia, rodela, colher, unidade e assim por diante.

Quando o assunto são pessoas leiga, como eu e você (caso você não seja um profissional da área), o que costuma prevalecer nas dietas são as medidas caseiras. Nesse caso, as medidas convencionais, como gramas e mililitros; são convertidos em medidas possíveis de se mensurar em casa, como xícara, colher de sopa, prato raso, prato fundo e daí para frente.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

Calculando o valor energético

  • Na hora de descobrir quantas calorias têm os alimentos o que os nutricionistas fazem é listar os ingredientes usados na receita ou identificar que tipo de comida é aquela e fazer a conta levando em consideração valores pré-estabelecidos para cada grupo de alimento.
  • Para cada grama de carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ)
  • Para cada grama de proteína: 4 kcal (ou 17 kJ)
  • Para cada grama de gordura: 9 kcal (ou 37 kJ)

No caso de um bolo, por exemplo, para cada 100 gramas de farinha, temos 77,7 gramas de carboidrato.

Logo, em 14,117 gramas de farinha há 10,96 gramas de carboidrato.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

E assim segue o cálculo com os demais ingredientes usados na preparação. No final, é só somar tudo para descobrir a caloria total da receita e, claro, fracionar por porções para descobrir quantos calorias ele terá por porção, colher e assim vai.

O “peso” do consumo diário nos cálculos

Agora, se você está tentando descobrir o quanto de cada grupo alimentar um determinado alimento oferece, o cálculo é feito por porcentagens. É assim que se comprova, por exemplo, que aquele mesmo pedaço de bolo que a gente acabou de citar é rico em carboidratos e não em proteínas, entendeu?

Para chegar a esse tipo de valor energético e nutricional, você precisa levar em consideração o total diário da dieta ou o total diário dos grupos de alimentos.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

  1. Dessa forma, para saber o percentual de carboidratos ou de proteínas em uma comida, você vai precisar calcular o total do grupo alimentar em investigação e verificar o quanto isso corresponde em porcentagem ao total diário apresentado na tabela.
  2. Valor energético (calorias): 2000
  3. Proteínas: 75 gramas
  4. Gorduras Totais: 55 gramas
  5. Gorduras Saturadas: 22 gramas
  6. Carboidratos: 300 gramas
  7. Fibras: 25 gramas
  8. Sódio: 2400 miligramas

Tabela TACO

Claro que para quem não estudou nutrição essa parece (e deve ser mesmo) uma tarefa bem complicadinha. No entanto, como já dissemos no início, quem deve se preocupar em descobrir as calorias dos alimentos são os nutricionistas, até porque viver contando calorias não faz bem a ninguém!

Mas, para dar aquele auxílio na dieta ou para matar a curiosidade, existe uma tabela prontinha com quantidade enorme de alimentos que consumimos diariamente no Brasil já com as calorias calculadas (usando como referência porções de 100 gramas).

Conhecida como Tabela de Composição de Alimentos ou, simplesmente, tabela TACO, essa lista para lá de completa foi elaborada pela Unicamp e é uma das mais completas e recomendadas atualmente, como você pode conferir nesse link aqui.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

E aí, matou a curiosidade? Agora, falando na quantidade calórica que a gente “manda para dentro” todos os dias, essa outra matéria vai fazer você sorrir de orelha a orelha: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar.

Fonte: Tua Saúde, Rótulo de Alimentos, CFN

Calculadora de calorias para saber quantas precisa por dia

Para a ajudar a perder peso, a calculadora de calorias diárias indica a quantidade de calorias que precisa diariamente.

Como Saber As Calorias Que Consumo?
Calculadora de Calorias Diárias

Calcule as suas necessidades
energéticas diárias

Selecione o seu nível de atividade:

Nível estimado de calorias diárias:

calculadora de calorias diárias é uma ferramenta essencial para quem procura perder ou manter o seu peso. Saber o número de calorias que o seu corpo precisa diariamente é o primeiro passo para conseguir alcançar os seus objetivos.

Naturalmente, se consumir mais calorias do que aquelas que o seu organismo precisa ou do que as que consegue gastar, o resultado vai notar-se na balança com um aumento de peso.

Como funciona a calculadora de calorias diárias?

Para determinar as calorias diárias necessárias para manter as funções vitais do organismo, os nutricionistas consideram dois fatores:

  1. Taxa de metabolismo basal (TMB)
  2. Atividade física

1. Taxa de metabolismo basal

A taxa de metabolismo basal diz respeito à quantidade de energia, ou seja, de calorias, que o organismo consome em repouso.

Dito por outros palavras, é a quantidade de calorias necessárias para que mantenha as funções vitais mesmo a dormir, por exemplo.

Mesmo em repouso o corpo consome entre 60% a 80% de calorias.  O melhor: quanto maior a taxa de metabolismo basal, mais peso consegue perder.

Para calcular a taxa de metabolismo basal, na nossa calculadora foi considerada a equação de Harris-Bennedict, onde são considerados quatro fatores: o sexo, a idade, a altura, e peso:

  • TMB Mulher= 655,1 + (9,5 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade)
  • TMB Homem= 66,5 + (13,8 x Peso (kg)) + (5 x Altura (cm)) – (6,8 x Idade)

2. Nível de Atividade Física

A atividade física é o segundo fator determinante para a calculadora de calorias diárias e este número varia de acordo com a frequência, intensidade e duração do exercício que faz diariamente. Quando falamos de exercício, não se trata apenas das horas que passa no ginásio mas também da atividade física que o seu trabalho e o seu dia exige. 

Se trabalha à secretária, precisará de menos calorias do que um trabalhador agrícola, por exemplo. Para calcular o fator de atividade são considerados os seguintes valores:

  • Sedentário = 1,2
  • Exercício físico leve ou prática desportiva 1-3 dias/semana = 1,375
  • Exercício físico moderado ou prática desportiva 3-5 dias/semana = 1,550
  • Exercício físico intenso ou prática desportiva 6-7 dias/semana = 1,725

Estes valores são uma média do nível de atividade física (PAL) definido pela American Dietetic Association, Dietitians of Canada, e pelo American College ofSports Medicine.

Como calcular as calorias diárias totais?

Calculada a taxa de metabolismo basal e atribuído o nível de atividade física, pode ser feito o cálculo para determinar o número de calorias diárias necessárias. Desta forma, tem a base para definir um plano alimentar que lhe permita alcançar ou manter os seus objetivos. 

As calorias diárias totais ou valor energético total resulta, então, da multiplicação dos dois pontos acima falados:

  • Valor Energético Total = Taxa de Metabolismo Basal x Factor de Atividade

Saber a quantidade calorias que precisa diariamente é essencial para perceber se está a ingerir calorias a mais ou de menos e que ajustes precisa fazer para conseguir alcançar os seus objetivos. Não se esqueça que reduzir calorias não significa deixar de comer!

Consulte um nutricionista para saber o que deve fazer para conseguir atingir a forma física que pretende.

Como Saber As Calorias Que Consumo? Quer calcular as calorias gastas em diferentes exercícios? Experimente a nossa Calculadora de calorias gastas nos diferentes tipos de exercício físico

Recomendamos

Como calcular calorias corretamente?

por Yana Glaser

Não há como tratar de nutrição sem falar em calorias. Eu não sou a favor de dietas que se baseiam em contagem de calorias, pois há muita diferença entre você consumir 100kcal através de uma maçã ou de um brigadeiro.

Leia também:  Como Os Homens Reagem Quando Terminam O Namoro?

Para mim, o que importa é qualidade na alimentação e preocupação com os nutrientes ingeridos. Ainda assim, não é possível fugir das calorias.

E volto a reforçar, não há segredo: para emagrecer, você tem que gerar um balanço energético negativo (consumir menos do que você gasta).

Não existem fórmulas milagrosas nem receitas prontas para um plano alimentar perfeito. Tudo varia de acordo com cada indivíduo, com seu metabolismo, características, treinamento e objetivos.

As fórmulas das quais falarei a seguir têm como objetivo orientar para que você tenha uma base para saber se o consumo de calorias está adequado ou em excesso.

Como Saber As Calorias Que Consumo?

Diariamente, todos nós gastamos determinado número de calorias para as funções vitais: a taxa metabólica basal. Para se chegar ao número correto dessa taxa, não se leva em conta a energia despendida com exercício físico ou atividades extras, aqui, só é calculado o gasto energético como se a pessoa ficasse o dia inteiro deitada, assistindo TV.

  • Umas das fórmulas mais aceitas e utilizadas para calcular a taxa metabólica basal é a Equação Harris- Benedict:
  • Para Homens: 66,5 + (5 x altura [cm]) + (13,8 x peso [kg]) – (6,8 x idade [anos])
  • Para mulheres 655,1 + (1,8x altura [cm]) + (9,5 x peso [kg]) – (4,7 x idade [anos])
  • Para adicionar o gasto do exercício, como regra geral, basta adicionar 30% do valor da taxa metabólica basal.
  • Exemplo: Joana 60kg, 1,60m e 30 anos
  • TAXA METABÓLICA BASAL (TMB) = 655,1 + (1,8x 160) + (9,5 x 60) + (4,7 x 30) 655,1 + 288+ 570 + 141 = 1654,1
  • (TBM + ATIVIDADE FÍSICA): 1654,1 x 30%= 2150,3
  • Exemplo: João 60kg, 1,60m e 30 anos
  • TAXA METABÓLICA BASAL (TMB)= 66,5 + (5x 160) + (13,8 x 60) +(6,8X 30) 66,5 + 800 + 826 + 204 = 1896,5

(TBM + ATIVIDADE FÍSICA): 1896,5 + 30%= 2.465,56 Assim, foi estimado o gasto calórico de João e Joana com e sem atividade física para manter o peso. Um cálculo bruto generalizado para perder peso é diminuir 550kcal por dia desse valor total.

O número de 550 kcal se baseia no fato de que 500g de gordura = 3850kcal, divididos em 7 dias da semana = 550kcal. Assim, acontecerá uma perda de meio kg por semana (uma perda de peso ideal e saudável para atletas, por semana).

De acordo com o objetivo de perda de peso, essas calorias podem variar entre 550 a 1000 kcal por dia (entre 500g a 1000g por semana).

Ex: Para Joana perder 1/2 kg por semana, precisaria consumir 1650 kcal por dia (2150,3- 500).

Para João perder 1/2 kg por semana, precisaria consumir 1965,5kcal por dia (2.465,56- 500).

Outra maneira de fazer o cálculo para atletas e praticantes de exercício é da seguinte maneira:

Para manter o peso: TBM + (kcal utilizadas no treino) Para perder peso: {TBM + (kcal utilizadas no treino)} – 500kcal.

O ideal para calcular as calorias do treino é utilizar um frequencímetro, pois as calorias gastas durante os treinos variam de acordo o peso, percentual de gordura, condicionamento físico, genética e intensidade do treino. Existem alguns guias que ajudam a descobrir o gasto calórico no exercício, como o healthstatus.com, myfitnesspal.com.

Média dos gastos calóricos:

  • Corrida: 600 a 800 kcal por hora
  • Ciclismo: 500 a 900 kcal por hora
  • Natação: 400 a 600 kcal por hora
  • Musculação: 200 a 400 kcal por hora

[nextpage title=”Cálculo De Calorias Pré-Treino”]

Muitos atletas cometem o erro de começar sessões de treino com uma alimentação insuficiente. O importante é pensar que cada treino é uma oportunidade de se tornar mais forte e rápido.

Independente da duração ou intensidade do treino, a sua refeição pré-treino é muito importante.

A quantidade de carboidratos pré-treino depende do quão antes do treino será consumido e se terá proteínas e gorduras durante essa alimentação.

  1. Em geral, consome-se de 1g a 3,5 g de carboidrato por kg de peso entre 1 e 4 horas antes do treino.
  2. Exemplo: Joana, com 60kg, deve consumir entre 60g a 210g de carboidratos antes dos treinos.
  3. Sabendo-se que 1 g de carboidrato fornece 4 kcal, o ideal é uma refeição entre 840kcal (se for 4 horas antes) a 240kcal (1 hora antes).

Lógico que ocorrem mudanças nesses números se a modalidade for diferente. Por exemplo, comer antes de um treino de pedal é mais fácil do que antes de um treino de corrida. Além disso, a quantidade de calorias de 4 horas antes de uma refeição não precisa ser atingida somente com carboidratos, podendo incorporar proteínas e gorduras.

Obviamente, o cálculo preciso para cada indivíduo só pode ser realizado com um profissional especializado, que personalize e oriente o plano alimentar do atleta de acordo com seus objetivos.

> Leia também mais artigos sobre NUTRIÇÃO no MundoTRI

Como Saber As Calorias Que Consumo?

Por Yana Glaser – nutricionista e triatleta há mais de 10 anos, colunista da Revista MundoTRI Magazine do Portal MundoTRI. Dúvidas sobre Nutrição? Entre em contato com a Yana: [email protected]

________

Comentários

comentários

Pasos para calcular cuántas calorías consumo al día – TotMagazine by Assegur

Skip to content

A la hora de perder peso el recuento del valor energético de aquello que comemos es fundamental. Sin embargo, muchas veces nos faltan las herramientas necesarias para llevar esta cuenta. ¿Cuántas calorías consumo al día? Nosotros te ayudamos a saberlo para que puedas llevar una alimentación mucho más sana y equilibrada.

Variables que afectan al gasto calórico diario

Para saber cuántas calorías consumo al día es importante conocer determinados aspectos que son propios de cada persona. Hay personas que no logran sus objetivos porque están haciendo un cálculo erróneo de este consumo. Para aproximarte lo más posible a tu gasto calórico diario deberás tener en cuenta:

Como Saber As Calorias Que Consumo?

  1. La edad: no es lo mismo una mujer en la edad de los 40 que una chica joven. Tampoco consume el mismo número de calorías un hombre de constitución fuerte que otro de constitución delgada.
  2. El sexo: las mujeres tienden a tener más problemas para perder peso que los hombres. Esto es debido, sobre todo, a las hormonas femeninas.
  3. Enfermedades: algunos problemas de salud como el estrés, la diabetes, el hipotiroidismo, y otras, afectan al consumo de calorías.
  4. Rutina: la vida sedentaria afecta directamente al gasto calórico diario. Las personas que practican algún deporte de manera regular consumen unas 1.500 calorías más por semana.

Una vez que tengas en cuenta todos estos condicionantes ya podrás hacer un cálculo aproximado de las calorías que consumes al día.

Conoce tu tasa metabólica basal

Para saber cuántas calorías consumo al día es importante conocer mi tasa metabólica basal. Es decir, el número de calorías mínimas que necesita un cuerpo para sobrevivir. Para calcular tu metabolismo basal aplica la fórmula de Harris Benedict:

  • Para hombres: (10 x peso de Kg) + (6,25 x altura en cm) – (5 x edad en años) + 5.
  • Para mujeres: (10 x peso en kg) + (6,25 x altura en cm) – (5 x edad en años) – 161.

A partir de este resultado podrás calcular cuántas calorías necesitas en función de tu actividad física.

Otra fórmula mucho más exacta que puedes utilizar es la de Katch-McArdle:

  • 370 + (21,6 x masa corporal magra en kg).

Finalmente, si no quieres complicarte demasiado te proponemos una fórmula más básica, pero menos precisa:

  • Para hombres: 1 caloría x Peso x 24 horas.
  • Para mujeres: 0,9 calorías x Peso x 24 horas.

Otros elementos clave para conocer el consumo de calorías

No podemos olvidar aspectos como la actividad física (RAR), así como el efecto termogénico de los alimentos (ETA) para obtener el consumo exacto de energía diario. De todas formas, la red está llena de calculadoras online que pueden ayudarte a saber cuántas calorías consumes al día.

Cuida también de tu salud con nuestras pólizas de seguros hechas especialmente para ti. Pídenos información sin compromiso, y nos pondremos en contacto contigo para asesorarte en función de tus necesidades. ¡Te esperamos!

https://www.assegur.com/totmagazine/pasos-para-calcular-cuantas-calorias-consumo-al-dia 555 Pasos para calcular cuántas calorías consumo al día 0.0 https://www.assegur.com/totmagazine/wp-content/uploads/2019/02/cuantas-calorias-consumo-al-dia.jpg /category/vida/ Consejos saludvida saludable https://www.assegur.com/totmagazine/wp-content/uploads/2019/02/cuantas-calorias-consumo-al-dia.jpg

Como calcular o gasto calórico?

Tem gente que consome mais calorias que precisa. Outras pessoas, consomem menos.

Qualquer que seja o seu caso, é importante ter a conta na ponta do lápis para estruturar uma rotina de exercícios e de dieta que ajudem você a atingir o objetivo desejado. Seja ganhar massa magra, seja tirar aquela gordura localizada que te incomoda.

Leia também:  Como Limpar Aliança De Prata Que Ficou Preta?

Neste texto, você entenderá tudo que precisa para calcular seu gasto calórico, como:

Quer saber mais? Então, veja tudo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é gasto calórico basal?

O gasto calórico basal é a quantidade de energia gasta pelo organismo apenas para manter as funções vitais, como o funcionamento dos pulmões ou o batimento do coração, por exemplo. Já o gasto energético total é a soma das atividades que se fazem ao logo do dia e o gasto energético basal.

Como funciona o gasto calórico?

Como você deve imaginar, o gasto calórico está ligado à caloria. Ou seja, a energia que você acumula a cada vez que se alimenta. Funciona como se fosse um combustível para que você possa realizar qualquer atividade, mesmo as mais básicas, como dormir. 

Ou seja, precisamos das calorias para viver. O problema acontece quando a quantidade que você consome é maior que do as que seu corpo gasta. Com isso, você acumulará, gerando uma pequena reserva. Isso é tudo o que você não deseja no momento: células de gorduras.

Essas células só abastecem o seu corpo caso seja necessário. Ou seja, quando você precisa de mais calorias do que consumiu. Caso contrário, as consumidas sempre serão utilizadas primeiro. 

Como calcular o gasto calórico basal?

Entre 18 e 30 anos

Para calcular o gasto calórico dos 18 aos 30 anos de idade, basta seguir a seguinte fórmula matemática:

  • Mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia
  • Homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia

Entre 31 e 40 anos

Para calcular o gasto calórico dos 31 aos 40 de idade, basta seguir a seguinte fórmula matemática:

  • Mulheres: (0,034 x peso em quilos + 3,538) x 239 = resultado em calorias gastas por dia
  • Homens: (0,048 x peso em quilos + 3, 653) x 239 = resultado em calorias gastas por dia
  • Por exemplo: uma mulher de 20 anos que pesa 70 quilos deve fazer a seguinte conta: (0,062 x 70 + 2,036) x 239 = 1524 calorias
  • Através do cálculo do gasto calórico é possível saber quantas calorias o indivíduo gasta por dia e, assim, se ele deseja emagrecer, basta ingerir uma menor quantidade de calorias do que a que ele encontrou no resultado da conta.
  • De acordo com o exemplo dado acima, se esta mulher desejar emagrecer, ela deve ingerir diariamente menos de 1524 calorias, ou aumentar o seu gasto energético através da atividade física.
  • Atenção: este cálculo é refente ao repouso, isto é, gasto calórico do indivíduo sem realizar nenhum tipo de atividade.

Já o gasto calórico na atividade física é diferente, Saber qual o gasto calórico dos exercícios pode ajudar a estabelecer um programa de treino, tanto para emagrecer como para engordar ou aumentar a massa magra. Por isso, confira o gasto calórico de diversas atividades físicas.

Quantas calorias gastamos por dia: calculadora de gasto calórico

Quer saber quantas calorias você gasta por dia?

Achou o cálculo meio complicado de ser feito? Então, nós desenvolvemos uma ferramenta para você fazer o cálculo de forma automática.

A calculadora também é chamada de taxa de metabolismo basal ou simplesmente TMB.

Se você não conseguir usar a calculadora de calorias, experimente clicar em nosso link.

Como calcular as calorias em alimentos?

Para começar a fazer seus cálculos, lembre-se de que:

  • carboidratos e as proteínas têm 4 kcal/g de energia;
  • alcóol consegue fornecer 7 kcal/g;
  • lipídeos têm 9 kcal/g.
  1. Suponha que um determinado alimento tenha 13g de carboidratos, 2g de proteínas e 3 de lipídios.
  2. Agora, para fazer o cálculo, basta multiplicar o peso(g) pelo número informado acima. 
  3. Nesse caso, o cálculo de quilocalorias será:
  4. Carboidratos: 4*13 = 42
  5. Proteínas: 2*4 = 8
  6. Lipídeos = 9*3 = 27
  7. Total= 77 kcal

Entender o gasto calórico é fundamental para que você possa mudar sua dieta. Por isso, preparamos um guia completo para você.

Qual é o gasto calórico por atividade física?

Esta lista a seguir apresenta o gasto calórico por atividade física por minuto, por isso, para saber o valor calórico total que foi gasto tem que se multiplicar as calorias indicadas pelo tempo em minutos que a atividade foi feita.

  • Caminhada (piso plano) – 6.1 cal/min.
  • Trabalho doméstico – 4.6 cal/min.
  • Corrida (5 min/Km) – 16 cal/min.
  • Bicicleta (9 km/h) – 4.9 cal/min.
  • Bicicleta (15 Km/h) – 7.7 cal/min.
  • Alongamento – 5.4 cal/min.
  • Ginástica aeróbica – 8.1 cal/min.
  • Ginástica localizada – 5.6 cal/min.
  • Step – 10.1 cal/min.
  • Musculação – 8.9 cal/min.
  • Mergulho – 15.8 cal/min.
  • Dança de salão – 3.9 cal/min.
  • Basquete – 10.6 cal/min.
  • Natação crawl – 9.8 cal/min.
  • Natação peito – 12.4 cal/min.
  • Ping pong – 5.2 cal/min.

Esta lista revela valores aproximados, pois não leva em conta intensidade da atividade física.

A massa muscular que se desenvolve durante o esforço da atividade física aumenta o gasto energético em repouso, ajudando a queimar gordura mesmo dormindo, por isso, é importante realizar exercícios sempre que desejar emagrecer para acelerar o processo.

O que influencia na queima de calorias na academia?

Intervalo entre as séries

Quanto mais intenso for o treino, maior será seu gasto calórico. Isso se deve ao baixo período de inatividade, fazendo que o corpo precise trabalhar mais.

Carga usada

Muita gente pensa que se você usar cargas leves repetidamente, conseguirá queimar calorias. Entretanto, o gasto mais alto está ligado ao treino pesado. Por exemplo, mais vale quem levanta 50kg em 8 repetições do que quem levanta 5kg em 100.

Quantidade de músculos utilizada

De forma básica, quanto mais músculos você usar em um treino, maior será as calorias gastas.

Por isso, prefira exercícios que envolvam os músculos maiores (como membros inferiores e costas), pois eles querem mais energia para ser executado.

Os chamados exercícios compostos devem ser realizados com antecedência no treino, como agachamento e supino. Deixe para mais tarde, aqueles que são isoladores.

O que é o déficit calórico?

De forma prática, o déficit calórico é quando você ingere menos calorias do que você gasta. Para isso, é necessário reduzir a quantidade de calorias. Mas isso sempre é feito equilibrando alimentação e atividade física.

Mas sempre é recomendado que você faça um acompanhamento para que sua saúde não corra nenhum risco.

Veja agora as melhores dicas para realizar seu déficit calórico:

  • prefira alimentos da estação, já que você consegue variar o cardápio e ainda economizar;
  • tome muita água, assim, você sentirá menos fome e terá um organismo mais eficiente;
  • alimente-se de forma saudável, já que fornece mais energias e protege seu sistema imunológico;
  • faça uma alimentação balanceada;
  • dê preferência para os alimentos naturais;
  • procure por alimentos que tenham calorias negativas;
  • mastigue de vagar e prefira pratos de tamanhos menores.

Quer entender mais sobre o déficit calórico? Preparamos um post para que você saiba como emagrecer. Confira!

É possível resolver o problema de gordura de diversas formas, como:

Agora que você sabe como calcular o gasto calórico, é hora de descobrir se você está ingerindo a quantidade certa de calorias. Com isso, você pode tanto elaborar uma rotina de treinos e dietas para emagrecer ou ganhar massa magra.

E você, qual é a sua principal dificuldade com as calorias? Comente agora mesmo este post e compartilhe seu dia a dia com a gente!

espaço

Como Saber As Calorias Que Consumo?

Quantas calorias ingerir por dia para emagrecer (com calculadora)

  • Para emagrecer 1 kg por semana é necessário reduzir 1100 kcal ao consumo diário normal, o equivale a cerca de 2 pratos com 5 colheres de sopa de arroz + 2 colheres de sopa de feijão 150 g de carne + salada.
  • Reduzir 1100 kcal por dia durante uma semana resulta em um total de 7700 kcal, valor que corresponde à quantidade de calorias armazenadas em 1 kg de gordura corporal.
  • No entanto, chegar a esse nível de redução calórica na dieta normalmente é um grande desafio, e por isso também é necessário praticar atividade física para aumentar a queima de calorias e acelerar o metabolismo.
  • Como Saber As Calorias Que Consumo?
  • Para saber quantas calorias é preciso consumir por dia para conseguir perder até 1 kg por semana, o primeiro passo é calcular o gasto energético basal, que é a quantidade de energia gasta pelo organismo apenas para manter as funções vitais, como o funcionamento dos pulmões ou o batimento do coração, por exemplo.

Em seguida, deve-se somar o gasto de calorias feito pelas atividades que se faz ao logo do dia e pela atividade física. O valor final são as calorias necessárias para manter o peso estável, sem ganhar e sem perder. Faça o seu cálculo inserindo seus dados na calculadora a seguir:

Leia também:  Como Sei Que Estou Com Contrações?

A partir do resultado da calculadora, deve-se reduzir 1100 kcal, e o resultado final corresponde ao número de calorias que se deve consumir por dia para conseguir a perda de peso desejada.

Quantidade de calorias gastas na atividade física

Para ajudar na queima de calorias e redução do peso, uma boa estratégia é aumentar a prática de atividade física, que acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. 

Em média, uma pessoa com 60 kg gasta cerca de 372 calorias ao praticar 1h de musculação, enquanto uma pessoa com 100 kg gasta cerca de 600 kcal para fazer essa mesma atividade. Isso acontece porque quanto maior o peso, maior esforço do corpo para realizar a mesma atividade e garantir oxigênio e nutrientes para todas as células.

Insira seus dados na calculadora a seguir e veja quantas calorias você gasta para realizar diversas atividades físicas:

Também é importante lembrar que quanto maior a quantidade de músculos no corpo, maior o gasto energético do indivíduo, pois a massa muscular consome mais calorias que a gordura para se manter no corpo.

Porque emagrecer vai ficando mais difícil

Emagrecer vai ficando cada vez mais difícil porque ao perder peso, o gasto energético do corpo também diminui, pois o esforço para manter um corpo de 80 kg é menor do que o esforço para manter um corpo de 100 kg, por exemplo.

Além disso, o metabolismo também diminui com o avançar da idade, e por isso é comum sentir mais dificuldade para perder peso à medida que se envelhece.

Para superar essa dificuldade, é necessário ajustar a alimentação e aumentar a prática de atividade física, pois isso mantém o metabolismo ativo e aumenta a quantidade de massa muscular no corpo, ajudando na perda e no controle do peso.

Para ajudar na perda de peso, conheça 7 alimentos que aceleram o metabolismo.

Saiba como calcular as calorias dos alimentos! | Growth Blog

Um ponto em comum para quem faz dieta é saber calcular as calorias dos alimentos. Conhecer esse valor é muito importante para entender o quanto de energia você fornece ao organismo todas as vezes se alimenta. Dessa forma, é ter a certeza de que segue o plano alimentar corretamente.

O conhecimento do valor energético da comida influencia diretamente no sucesso da sua dieta e saúde. É por isso que esse é um assunto muito importante e deve ser pensado na hora de fazer um regime, seja para emagrecer, seja para ganho de massa.

Neste artigo, vamos explicar como calcular calorias por alimento e identificar o seu gasto calórico. Continue a leitura!

Afinal, o que são as calorias dos alimentos?

Como o próprio nome já indica, a caloria é uma unidade de calor — que serve, entre outras funções, para medir a energia convertida quando ingerimos um alimento e a queima. De modo mais prático, uma caloria equivale a um centésimo do calor necessário para aumentar a temperatura de 1g de água em 1º Celsius.

Já no caso dos alimentos, para saber a quantidade de energia convertida é preciso somar as calorias produzidas pelos macronutrientes que compõe um alimento: gorduras, proteínas, carboidratos.

Segundo Midori Ishii, nutricionista da USP, é comprovado cientificamente que 1g de gordura produz cerca de nove calorias.

Para a mesma quantidade de proteína e carboidrato, por exemplo, o valor cai para quatro.

Na indústria, a quantidade de calorias é medida por meio de uma máquina chamada calorímetro bomba. Resumidamente, são colocados dentro da câmara de combustão os alimentos. Ao redor, no vaso calorimétrico, fica uma determinada massa de água. Em seguida, ele é queimado, liberando calor para o meio, o que aumenta a temperatura da água.

Então, um termômetro mostra a temperatura antes e depois da combustão. A partir do resultado dessa variação é determinada a energia ou a quantidade de calorias que o alimento fornece.

Um ponto que os professores da Universidade de Harvard Richard Wrangham e Rachel Carmody destacam é que é preciso tomar cuidado com as comidas processadas, mesmo que elas contenham o mesmo número de calorias. Segundo a dupla, parte do valor energético do alimento é perdido a depender de quão processado ele é.

Como calcular o seu gasto calórico diário?

Quem deseja emagrecer precisa que a quantidade de energia consumida seja menor que a necessária pelo corpo. Já quem quer ganhar massa deve ingerir mais do que o organismo usa. Por isso, na dieta é fundamental considerar o gasto calórico diário, bem como a idade, a prática de exercícios físicos e atividades realizadas ao longo do dia.

Para calcular o gasto calórico diário existem diferentes fórmulas.

No entanto, o primeiro passo é saber qual o nosso consumo metabólico basal (MB), ou seja, quantas calorias o nosso corpo utiliza apenas para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos e a respiração. Essa não é a quantidade de calorias que você deve consumir, mas sim o quanto seu organismo gasta para mantê-lo ativo.

Para calcular o consumo metabólico basal de pessoas entre 18 a 30 anos, basta utilizar a seguinte fórmula:

  • mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = calorias gasta por dia;
  • homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = calorias gasta por dia.

Para quem tem entre 31 e 40 anos o cálculo muda um pouco:

  • mulheres: (0,034 x peso em quilos + 3,538) x 239 = calorias gasta por dia;
  • homens: (0,048 x peso em quilos + 3,653) x 239 = calorias gasta por dia.

Agora, para determinar o gasto calórico total, que inclui todas as atividades realizadas ao longo do dia, devemos adicionar o resultado das fórmulas anteriores de acordo com a nossa atividade física. Da seguinte forma, onde MB equivale a consumo metabólico basal:

  • pessoas que se exercitam de 1 a 3 vezes por semana: MB x 1,3;
  • de 3 a 5 vezes por semana: MB x 1,5;
  • todos os dias da semana: MB x 1,7;
  • exercícios intensos ou profissionais: MB x 1,9;
  • sedentárias: MB x 1,2.

É claro que os resultados não são precisos nem 100% verdadeiros. Portanto, eles devem ser utilizados como uma estimativa. Além disso, é sempre bom consultar um nutricionista, pois ele saberá identificar quais são as suas necessidades nutricionais e indicar qual a melhor dieta para você atingir os seus objetivos.

Como calcular calorias por alimento?

No cálculo de calorias por alimento, são considerados três macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras (lipídios). Conhecer a quantidade de cada um deles é de suma importância para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Para começar o cálculo, é importante analisar a tabela nutricional que fica nos rótulos dos alimentos. Ela contém todas as informações sobre a composição daquele produto. Em seguida, será preciso ter uma referência de valores para calcular a quantidade de calorias por alimento.

A Tabela de Composição de Alimentos criada pela Unicamp é uma das mais completas e recomendada por diversos profissionais. Nela é possível encontrar o valor energético de porções de 100g — o que facilitará o cálculo a seguir.

O próximo passo é fazer uma regra de três a partir do valor sugerido na tabela. Vamos exemplificar:

Em 100g de farinha, temos 77,7g de carboidrato. Para descobrir quantas calorias desse nutriente há em 14,117g de farinha, é só montar a regrinha de três — o resultado será 10,96g.

O mesmo cálculo pode ser feito para descobrir a quantidade dos outros ingredientes do alimento. Ao final, é só somar a quantidade de carboidrato, de proteína e de gordura de cada um dos ingredientes. O resultado será a quantidade de calorias daquela comida.

Agora que você já sabe como calcular calorias por alimento não tem mais desculpa para fugir da dieta. Tenha sempre em mente o seu gasto calórico e o seu objetivo, em seguida trace um plano alimentar e comece a sua dieta. Mas não se esqueça, é muito importante ter a orientação de um profissional de saúde.

Aproveite a visita ao nosso blog e descubra se comer carboidrato à noite engorda.

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física – 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva – 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos.

  • Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements .
  • Diogo Cirico;
    Nutricionista esportivo
  • CRN 10 – 2067

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*