Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Supondo que você tenha configurado corretamente, a Pesquisa do Windows é bastante poderosa. Hoje, mostraremos como encontrar arquivos que você modificou recentemente e como salvá-las para acesso rápido a qualquer momento.

RELACIONADAS: Como escolher quais arquivos de índice de pesquisa do Windows no seu computador

Vamos pesquisar diretamente no File Explorer neste artigo, embora essa seja apenas uma das maneiras de pesquisar arquivos no Windows. Há momentos em que você deseja procurar arquivos que foram criados ou modificados recentemente.

Talvez você tenha alterado recentemente um arquivo, mas não consegue se lembrar de onde o salvou. Ou talvez você tenha acidentalmente permitido uma instalação de software de terceiros e queira localizá-los rapidamente.

Seja qual for o motivo, é fácil encontrar arquivos com base em seus carimbos de data / hora.

Todo arquivo em um sistema Windows possui um ou mais carimbos de data / hora. Os três carimbos de hora primários com os quais você trabalharão incluem:

  • Data de criação: A data e a hora em que a instância atual do arquivo foi criada. Este valor é definido e o próprio Windows não alterará o valor. Algumas ferramentas de terceiros permitem que você altere esse valor.
  • Data de modificação: A data e a hora em que o arquivo foi gravado pela última vez (ou seja, quando seu conteúdo foi modificado pela última vez). Renomear o arquivo não altera esse carimbo de hora. Nem abrir o arquivo sem fazer nenhuma alteração.
  • Data de acesso: A data e nos volumes NTFS, o tempo em que o arquivo foi acessado pela última vez para leitura ou gravação.

um número de outros carimbos de tempos disponíveis no Windows que são usados ​​em determinados tipos de arquivo ou sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, um registro de data e hora gravado é gravado quando as imagens são capturadas com uma câmera.

Outros carimbos de hora podem ser criados e usados ​​por determinados aplicativos.

Por exemplo, o software de backup pode usar um carimbo de data e hora de arquivamento de data e alguns aplicativos de escritório usam um carimbo de data e hora para marcar um documento concluído.

para itens no File Explorer. Para visualizar os detalhes de um único arquivo, clique com o botão direito do mouse nesse arquivo e escolha “Propriedades” no menu de contexto.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Na janela de propriedades do arquivo, vá para a guia “Detalhes” e role para baixo. > Se você quiser visualizar as informações do registro de data e hora de todos os itens de uma só vez, poderá fazê-lo na exibição Detalhes do Explorador de Arquivos. Na janela do Explorador de Arquivos, na guia “Visualizar”, clique na opção “Detalhes”. Isso alterna sua visualização para um layout de coluna.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Por padrão, apenas uma coluna para o registro de data e hora “Data de modificação” é mostrada. Para adicionar outros carimbos de tempo, clique com o botão direito em qualquer lugar no cabeçalho da coluna e, em seguida, escolha a opção “Mais”.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Na janela “Escolher Detalhes”, desça um pouco e você verá um monte de Entradas. Escolha os que você deseja e, em seguida, clique no botão “OK”. Aqui, estamos apenas escolhendo os carimbos de data “Data Accessed” e “Date Created” para adicionar à nossa visualização do File Explorer.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

De volta ao File Explorer, você pode ver as novas colunas foram adicionadas. Você pode arrastar os cabeçalhos da coluna para organizar sua posição ou clicar em um cabeçalho para organizar os arquivos na sua janela de acordo com esse valor. Reordenar assim facilita muito a localização de arquivos acessados ​​ou modificados recentemente.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

A adição dessas colunas de registro de data e hora funciona muito bem se você sabe em que pasta você armazenou um arquivo ou não se importa em fazer um pouco. cavando ao redor. Mas o que acontece quando você não tem certeza de onde você colocou algo que você trabalhou recentemente, ou você quer apenas uma visão mais ampla dos arquivos recentes? Para isso, vamos voltar para o Windows Search.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Exibir arquivos recentes usando o Windows Search

Se quiser ver todos os arquivos recentes no sistema, a Pesquisa do Windows é a resposta

Iniciar abrindo o Explorador de Arquivos para a pasta de nível superior que você deseja pesquisar. Por exemplo, selecionar sua pasta Documentos pesquisa tudo nessa pasta e todas as subpastas que ela contém. Selecionar sua unidade C: pesquisa tudo nessa unidade. E selecionar “Este PC” pesquisa tudo em todas as suas unidades.

O File Explorer tem uma maneira conveniente de pesquisar arquivos modificados recentemente, incorporados na guia “Pesquisar” na faixa de opções. Alterne para a guia “Pesquisar”, clique no botão “Data de modificação” e selecione um intervalo. Se você não vir a guia “Pesquisar”, clique uma vez na caixa de pesquisa e ela deverá aparecer.

Aqui, fizemos uma pesquisa por arquivos modificados na última semana.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Observe que selecionar este comando inseriu automaticamente termos de pesquisa na caixa de pesquisa na janela do Explorador de Arquivos (destacada em vermelho na captura de tela acima). Você mesmo pode pesquisar esses termos se preferir apenas digitar sua pesquisa.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Na janela do Explorador de Arquivos, digite “datemodified:” na caixa de pesquisa. Você também pode digitar “datecreated:” ou “dateaccessed:” na caixa se quiser pesquisar por esses valores.

No momento em que você digita os dois pontos após o campo que está pesquisando, aparece um pop-up que você pode usar para restringir sua pesquisa.

Selecione uma data específica no calendário, mantenha pressionada a tecla Control enquanto clica para selecionar um intervalo de datas ou selecione um dos intervalos pré-configurados listados no calendário.

Você também pode continuar digitando suas datas ou intervalos em vez de usar o pop-up . Você pode digitar qualquer um desses intervalos pré-configurados (hoje, ontem, esta semana e assim por diante) logo após o termo de pesquisa “datemodified:”. Um exemplo de pesquisa pode ter esta aparência:

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

datemodified: last week

Você também pode digitar uma data específica usando formatos de data regulares. Os formatos específicos que você pode usar dependem de como seu sistema está configurado, mas se você estiver configurado com os formatos de data dos Estados Unidos, poderá usar diversas variações. Por exemplo, para procurar arquivos modificados em 8 de fevereiro de 2018, você pode digitar a seguinte pesquisa:

datemodified: 02/08/18

Como saber quando um arquivo foi acessado no Linux

Eu tenho Linux é um sistema de arquivos poderoso Uma ferramenta madura que permite aos usuários explorar uma variedade de ferramentas integradas para uma variedade de propósitos.

Leia também:  Como Cobrar Uma Pessoa Que Não Quer Pagar?

Mais comumente, os usuários acessarão os arquivos para que possam ser copiados, modificados, abertos ou excluídos.

Às vezes, isso é intencional e, em outras ocasiões, especialmente no caso de servidores, isso pode ser prejudicial.

É hora de direcionar seu Sherlock Holmes interior. Vamos caçar a bobina!

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Por que isso é importante?

Pode ajudar saber quando um arquivo está sendo usado, acessado ou alterado por meio de acesso não autorizado ou simplesmente como uma forma de acompanhar o que aconteceu.

Pode ser uma investigação em nível profissional, com uma análise forense dedicada, ou em nível de usuário doméstico, tentando ver quais de suas fotos foram copiadas e quais provavelmente acabariam.

Este artigo também tem como objetivo fornecer aos administradores de sistema um guia vital para otimizar suas ferramentas para suas atividades e tarefas diárias.

Dê-me os arquivos, comece!

Abra seu terminal com root, se precisar. Uma vez feito isso, você estará pronto para pesquisar esse arquivo duvidoso ou verificar quando algo foi acessado.

Ele pode exibir o comando estado Tamanho, tipo, UID / GUID do arquivo e hora de acesso / modificação.

  Cinco novos recursos do Windows 10 já estavam presentes no Linux

Aqui esta estado Pasta “/ Etc“. Observe como é simples.

Você pode ver a última data de entrada, hora da última modificação e alteração.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Mas esqueci o nome!

Isso é comum, especialmente ao pesquisar em um disco rígido externo antigo o documento ou a foto de que você precisa. Felizmente, o Terminal vem em seu socorro.

O comando é obrigatório ls.

Existem quatro variáveis ​​principais que você pode usar com ls:

ls -a

Isso listará todos os arquivos, incluindo os ocultos:

ls -l

Isso permite a exibição de formatação de lista longa:

ls – time-style = FORMAT

Exibe esta hora em um formato específico:

ls +٪ D

Esta é a data exibida / usada no formato% M /% d /% y:

Quando está agrupado, ele nos dá este comando. É o menu básico do diretório principal do Ali Sistema Ubuntu Comprovado para teste.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Você pode ver as permissões, nome de usuário, data e local. Na maioria das vezes, ele localizará o arquivo, mas e se você tiver um diretório com centenas ou milhares de arquivos? Pesquisá-lo manualmente consome muito tempo. Portanto, podemos restringir um pouco a pesquisa adicionando a seguinte tag:

ls  -alx –time-style=+%D

Isso listará as coisas em ordem alfabética ou, se preferir, os arquivos por tamanho como este:

ls -als –time-style=+%D

Bônus de pesquisa

Com os comandos a seguir, os usuários podem ver quando o arquivo foi acessado.

ls -l –time=atime

Aqui estão algumas opções que você pode definir para o parâmetro de tempo:

  • um tempo – É atualizado ao ler o arquivo
  • mtime – É atualizado quando o arquivo é alterado
  • ctime – Atualizado quando o arquivo, proprietário ou permissões mudam

  Como usar o comando ss para monitorar a comunicação de rede no Linux

Pesquisar e buscar

Outra ótima ferramenta do Linux é o comando de pesquisa (Mais sobre isso aqui). Suponha que eu precise dos arquivos modificados mais recentes, organizados em ordem reversa, gostaria de escrever o seguinte no dispositivo:

find /etc -type f -printf '%TY-%Tm-%Td %TT %p
' | sort -r

Isso parece muito difícil, mas realmente não é. Mais podem ser encontrados em Página inicial do Ubuntu. O resultado está abaixo.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Esperamos que este artigo forneça as habilidades necessárias para trabalhar dentro do prédio e descobrir o que está acontecendo com um sistema específico.

Isso permitirá que você revele “quem, onde e o quê”, permitindo que você proteja seu servidor ou simplesmente encontre o documento de que precisa.

O que você está usando? Existem algumas ferramentas ou software matadores que você está usando? Existe uma ferramenta que pode ser executada em ambos os dispositivos e tem uma GUI para iniciantes? Deixe-nos saber na seção de comentários e ajude seus colegas entusiasmados.

Como eu vejo quem está visualizando meus arquivos?

Com as informações do visualizador, você pode conferir se alguém está vendo um arquivo no momento. Clientes de alguns planos do Dropbox também podem ver quando alguém visualizou um arquivo pela última vez.

Ainda não está usando o Dropbox? Veja como o Dropbox ajuda você a compartilhar facilmente arquivos e pastas.

Quando alguém está visualizando um arquivo compartilhado, o avatar desse usuário fica colorido na visualização prévia do arquivo no site dropbox.com. Ao passar o mouse sobre o avatar, você verá Visualizando no momento

Se alguém tiver permissões de visualização ou de edição em um arquivo, o avatar desse membro aparecerá em cinza ao lado do botão Compartilhar, a não ser que a pessoa esteja vendo o arquivo naquele momento. Se você compartilhar conteúdo com um membro da equipe através de um link compartilhado, o avatar desse membro só aparecerá depois de ele ver o arquivo.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Confira se alguém está vendo um arquivo no momento

Clientes destes planos podem ver quando alguém visualizou um arquivo pela última vez:

  • Plano Advanced do Dropbox Business
  • Plano Enterprise do Dropbox Business
  • Plano Education do Dropbox Business
  • Dropbox Professional

Passe o mouse sobre o avatar cinza da pessoa na visualização prévia de um arquivo no site dropbox.com para ver quando ela Visualizou o arquivo.

Você também pode ver o histórico completo de quando as pessoas visualizaram arquivos.

Como Saber A Ultima Vez Que Um Arquivo Foi Acessado?

Veja quando um membro visualizou um arquivo pela última vez

As informações de visualizadores mostram se uma pessoa que acessou um arquivo é ou não membro de uma equipe do Dropbox Business. Você pode convidar pessoas para participar da equipe diretamente de um arquivo que você esteja visualizando.

Para convidar alguém para participar da equipe:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em Todos os arquivos na barra lateral esquerda.
  3. Clique no arquivo que você quer abrir.
  4. Clique na foto de perfil ou nas iniciais da pessoa que você quer convidar.
  5. Clique em Convidar para equipe.
    • Somente os administradores da equipe podem convidar novos membros. Se você não é administrador da equipe, verá a opção Sugestão de convite em vez de Convidar para equipe. Clique em Sugestão de convite para notificar o administrador de que você gostaria de convidar um novo membro para a equipe.

Como solicitar a participação em uma equipe a partir das informações de visualizadores de um arquivo

Você pode solicitar a participação em uma equipe diretamente de um arquivo que esteja acessando.

Leia também:  Como Saber A Que Escalão De Irs Pertenço?

Como solicitar a participação em uma equipe:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em Todos os arquivos  na barra lateral esquerda.
  3. Clique no arquivo que você quer abrir.
  4. Clique na foto de perfil ou nas iniciais da pessoa que pertence à equipe em você quer entrar.
  5. Clique em Solicitar participação.

Como desativar informações do visualizador para arquivos ou pastas específicos

As informações do visualizador devem estar ativadas por padrão em sua conta. Se não estiverem, ative-as.

Uma vez que as informações do visualizador estejam habilitadas, ela são disponibilizadas automaticamente para todos os seus arquivos. Se não quiser ver as informações do visualizador em um arquivo ou pasta específicos, você pode desabilitá-las:

Para desabilitar as informações de visualizador para um arquivo ou pasta compartilhados

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em Todos os arquivos na barra lateral esquerda.
  3. Passe o mouse sobre o nome do arquivo e clique no ícone de compartilhamento (pessoa).
  4. Clique no ícone da engrenagem.
  5. Ao lado de Informação de visualizador, clique para Desativar.
  6. Clique em Salvar.

Atenção: Só o proprietário de uma pasta compartilhada pode desabilitar as informações do visualizador para a pasta inteira. Qualquer pessoa que gerencia o acesso de uma pasta pode desabilitar as informações do visualizador em arquivos compartilhados dentro de uma pasta compartilhada.

Você também pode desativar as informações do visualizador para a sua conta inteira.

Se estiver vendo um arquivo, você não poderá ocultar as informações do visualizador do proprietário do arquivo caso elas estejam habilitadas.

As pessoas que virem o seu conteúdo não podem desabilitar as informações do visualizador no seu arquivo ou pasta compartilhada.

Por exemplo: uma equipe está com as informações do visualizador desabilitadas. Um membro da equipe é convidado para uma pasta compartilhada de alguém de fora da equipe com as informações do visualizador habilitadas. O membro da equipe aparece nas informações do visualizador da pasta compartilhada em questão.

Se não quiser ver nem exibir as informações do visualizador em qualquer parte do seu conteúdo, você pode desabilitá-la:

Para desativar as informações do visualizador para sua equipe do Dropbox Business:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique na seção de Administração.
  3. Clique em Configurações.
  4. Clique em Informação de visualizador.
  5. Altere o menu suspenso para Desativado por padrão ou Completamente desativado.
    • Desativado por padrão: Os membros da equipe podem ativar as informações do visualizador para arquivos ou pastas de propriedade deles.
    • Completamente desativado: Os membros da equipe não podem ativar as informações do visualizador para arquivos ou pastas de propriedade deles.
  6. Salve as alterações.

Para desativar as informações do visualizador da sua conta do Dropbox Business:

Se você for membro de uma equipe do Dropbox Business, seu administrador é quem escolhe o padrão para a equipe.

  • Ativado por padrão ou Desativado por padrão: Você pode alterar as configurações das informações do visualizador para arquivos e pastas específicos que você tenha.
  • Completamente desativado: Você não poderá ativar as informações do visualizador para arquivos ou pastas de sua propriedade.

Para desativar as informações do visualizador da sua conta pessoal:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique no seu avatar (imagem de perfil ou ícone de rosto).
  3. Clique em Configurações.
  4. Alterne Informações do visualizador para todos os meus arquivos para Desativado.

Observação: Se você escolher Desativado, pode ativar as informações do visualizador em arquivos ou pastas específicos que você tenha.

Privacidade

  • De quem são as informações mostradas?
  • Você pode ver as informações do visualizador dos membros da sua equipe ou de pessoas com permissão de edição ou de visualização.
  • Quem pode ver as informações do visualizador e o que é mostrado?
  • Os membros da equipe e as pessoas com permissão de edição em um arquivo podem ver os nomes e e‑mails dos membros da equipe, das pessoas com permissão de ediçãoe de visualização, além do nome da equipe do Dropbox Business a que pertencem, se for o caso.
  • Pessoas com permissão de visualização não podem ver a informação de visualizador.
  • De quem são as informações do visualizador não mostradas?

Quando alguém acessa um link compartilhado, mas não é membro de uma equipe ou não foi convidado especificamente para o arquivo, a pessoa aparece como Convidado ao ver o arquivo. Você não pode ver o nome ou e-mail de um Convidado em um arquivo.

  1. Convidados não podem ver a informação de visualizador.
  2. Quem pode acessar meus arquivos?
  3. Só você ou as pessoas que você convida para editar um arquivo podem convidar outros para os seus arquivos compartilhados.
  4. Saiba como alterar as permissões para as suas pastas compartilhadas e links compartilhados.

Atenção: Se alguém baixar um link compartilhado sem visualizá-lo no dropbox.com, ele não será exibido nas informações do visualizador.

Clique em uma pergunta para saber mais:

  • A informação de visualizador pode ser habilitada por padrão em sua conta.
  • Se a informação de visualizador não estiver aparecendo no seu conteúdo, você pode habilitá-la para todos os seus arquivos:
  • Para ativar as informações do visualizador para sua equipe do Dropbox Business:
  1. Acesse o site dropbox.

    com usando sua conta de administrador.

  2. Clique na Administração.
  3. Clique em Configurações.
  4. Clique em informação de visualizador.
  5. Altere o menu suspenso para Ativado por padrão.
  6. Salve as alterações.

Observação: Se você for membro de uma equipe do Dropbox Business e o seu administrador desabilitou as informações do visualizador, entre em contato com o administrador para habilitar esse recurso.

Para ativar as informações do visualizador da sua conta pessoal:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em seu avatar.
  3. Clique em Configurações.
  4. Alterne Informações do visualizador para todos os meus arquivos para Ativado.

Como ativar informações do visualizador para arquivos ou pastas específicos

Se as informações do visualizador estiverem desabilitadas na sua conta, você pode habilitá-las para pastas ou arquivos específicos:

Para habilitar as informações de visualizador para um arquivo ou pasta compartilhados:

  1. Acesse o site dropbox.com.
  2. Clique em Todos os arquivos na barra lateral esquerda.
  3. Passe o mouse sobre o nome do arquivo e clique no ícone de compartilhamento (pessoa).
  4. Clique no ícone da engrenagem.
  5. Ao lado de Informação de visualizador, clique para Ativar.
  6. Clique em Salvar.

Você só poderá ver as informações e o histórico do visualizador no dropbox.com. No entanto, as informações e o histórico do visualizador mostram quando alguém visualiza ou visualizou um arquivo para além do dropbox.com:

Quais plataformas são compatíveis com as informações do visualizador?

Durante a visualização prévia de um arquivo, você pode ver quando alguém está visualizando um arquivo compartilhado pelo dropbox.com. Caso a pessoa use o Emblema do Dropbox, você poderá ver quando a pessoa estiver visualizando um arquivo compartilhado do Microsoft Office. 

  1. Atenção: Isso não se aplica a documentos do Paper ou apresentações.
  2. Quais plataformas são compatíveis com o histórico do visualizador?
  3. Se tiver acesso ao histórico do visualizador no dropbox.com, você pode ver quando alguém usou do seguinte para visualizar um arquivo:
  • dropbox.com
    • Atenção: Isso não se aplica a documentos do Paper ou apresentações
  • Aplicativos do Dropbox para dispositivos móveis
  • No aplicativo do Dropbox para desktop

Para usuários do Windows, é possível ver quando as pessoas visualizam arquivos na maior parte dos aplicativos.

Se você estiver usando macOS 10.9 ou versões superiores, é possível ver quando alguém visualizou um arquivo usando:

  • Adobe Acrobat Pro
  • Adobe Photoshop CC 2015 & 2016
  • Microsoft PowerPoint 2011 & 2016
  • Microsoft Word 2011 & 2016
  • Microsoft Excel 2011 e 2016
  • iWork Keynote, Numbers, Pages
  • Visualização prévia
  • TextEdit

Atenção: Se alguém estiver visualizando seu arquivo usando macOS 10.14 (Mojave), talvez a pessoa precise primeiro habilitar as configurações adicionais.

Os membros de pastas compartilhadas que Podem editar a pasta podem convidar pessoas. Clique em Compartilhar em um arquivo para ver quais permissões (Pode editar ou Pode visualizar) a pessoa tem. 

Se você for o proprietário de uma pasta compartilhada, pode restringir quais pessoas podem convidar outros para a pasta.

Se você vir um Convidado em seu arquivo, significa que ele acessou o arquivo por um link compartilhado. Um Convidado também pode ser alguém que tenha acesso a um arquivo, mas está acessando um link compartilhado por não estar conectado.

Se mais de quatro pessoas visualizarem um arquivo, você verá um ícone com um número dentro dele na visualização prévia do arquivo no site dropbox.com. Esse ícone mostra quantas pessoas viram o arquivo. Clique nesse ícone para ver todo mundo que tem acesso ao arquivo.

Se não vir a pessoa que está procurando, pode ser que ela não tenha visto o conteúdo ainda ou pode tê-lo visto sem estar conectada. Se não estiver conectada, ela é mostrada como Convidado ao ver o arquivo. 

Configurações de informações do visualizador 

Se as informações do visualizador forem desativadas em uma pasta compartilhada, também serão desativadas em todo o conteúdo da pasta em questão. Só o proprietário pode ativar as informações do visualizador em arquivos individuais na pasta compartilhada. 

Se as informações do visualizador estiverem habilitadas para uma pasta compartilhada, o proprietário ou um editor podem desabilitá-las para arquivos específicos naquela pasta. Membros que Podem editar a pasta podem desativar as informações do visualizador de arquivos na pasta compartilhada.

Ao mover conteúdo

Quando você move um arquivo para uma pasta compartilhada, o arquivo adota a mesma informação de visualizador estabelecida para a pasta compartilhada. Se você mover um arquivo para uma pasta compartilhada que não lhe pertence, o proprietário pode ter configurações diferentes para a informação de visualizador.

  • Observação: Se tiver alterado as configurações das informações do visualizador no seu arquivo antes de movê-lo para outra pasta, ele manterá as configurações que você escolheu.
  • Ao entrar em uma equipe
  • Se você entrar em uma equipe do Dropbox Business, as configurações da equipe para a informação de visualizador serão aplicadas à sua conta.

Propriedades do arquivo

Para ver informações sobre um arquivo ou pasta, clique com botão direito nele(a) e selecione Propriedades. Você também pode selecionar o arquivo e pressionar Alt+Enter.

A janela de propriedades de arquivos mostra a você informações como o tipo de arquivo, o tamanho do arquivo e quando você modificou pela última vez. Se você precisa desta informação com frequência, você pode tê-la exibida em colunas de visão de lista ou legenda de ícones.

A informação dada na aba Básico é explicada abaixo. Também há as abas Permissões e Abrir com. Para determinados tipos de arquivos, como imagens e vídeos, haverá uma aba extra que fornece informações como as dimensões, duração e codec.

Propriedades básicas

Nome

Você pode renomear o arquivo alterando este campo. Você também pode renomear um arquivo fora da janela de propriedades. Veja Renomeando um arquivo ou uma pasta.

Tipo

Isso ajuda você a identificar o tipo de arquivo, como um documento PDF, texto OpenDocument (odt) ou imagem JPEG. O tipo de arquivo determina quais aplicativos podem abrir o arquivo, além de outras coisas. Por exemplo, você pode abrir uma imagem com um reprodutor de música. Veja Abrindo arquivos com outros aplicativos para mais informações sobre isto.

O tipo MIME do arquivo é mostrado em parênteses; tipo MIME é uma forma padrão que computadores usam para se referir aos tipos de arquivos.

Conteúdo

Este campo é exibido se você estiver procurando pelas propriedades de uma pasta em vez de um arquivo. Isso ajuda você a ver o número de itens na pasta. Se a pasta inclui outras pastas, cada pasta interna é contada como um item, mesmo se ela contiver mais outros itens. Cada arquivo é contado como um único item. Se a pasta estiver vazia, os conteúdos vão exibir nada.

Tamanho

Este campo é exibido se você estiver vendo um arquivo (não uma pasta). O tamanho de um arquivo informa você quanto espaço ela utiliza. Isso também é um indicador de quanto tempo levará para baixar um arquivo ou enviá-lo em um e-mail (arquivos grandes demoram mais para enviar/receber).

Tamanhos pode ser mostrados em bytes, KB, MB ou GB; no caso dos últimos três, o tamanho em bytes também vai ser fornecido em parênteses. Tecnicamente, 1 KB é 1024 bytes, 1 MB é 1024 KB e por aí vai.

Pastas pai

A localização de cada arquivo em seu computador é fornecido pelo seu caminho absoluto. Este é um “endereço” único do arquivo em seu computador, feito de uma lista de pastas que você precisaria acessar para encontrar o arquivo. Por exemplo, se Jim tivesse um arquivo chamado Resumo.pdf em sua pasta pessoal, sua pasta pai seria /home/jim e sua localização seria /home/jim/Resumo.pdf.

Espaço livre

Isso é exibido apenas para pastas. Isso fornece a quantidade de espaço em disco que está disponível no disco na qual está a pasta. Isso é útil para verificar se o disco rígido está cheio.

Acessado

A data e hora de quando o arquivo foi aberto pela última vez.

Modificado

A data e hora quando o arquivo foi salvo e alterado pela última vez.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*